Coluna deste sabadão na Folha

TSE no tira dúvidas de 2020

Em eleição, não basta apenas ter a melhor logística, a mais ampla aliança ou o melhor candidato. Tem que ter, também, uma bagagem invejável, principalmente quando o pleito municipal que se avizinha chega recheado de mudanças nas regras eleitorais. O maior diferencial, o fim das coligações na proporcional, tira o sono de muita gente.

O uso mais adequado da internet pode ser uma arma infalível em tempos do mundo online, na captura do eleitor por apenas um clique no celular. Candidatos a prefeito, vereador e profissionais envolvidos não podem perder o 1º Curso de Capacitação para as eleições 2020, na próxima segunda-feira, no Centro de Convenções, iniciativa do Instituto Eleitoral e Público de Pernambuco (IDEPPE).

Especialistas das diversas áreas do processo eleitoral foram selecionados a dedo, como o ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Tarcísio Vieira, que abordará a temática “Expectativa para as eleições 2020 do ponto de vista do TSE”.

Terror das fake news – Mestre e doutor em Direito pela PUC-SP, o advogado paulista Diogo Rais fará uma imperdível palestra sobre Direito eleitoral digital, propaganda na internet, mídias sociais, impulsionamento e fake news, este um dos maiores problemas que os candidatos devem enfrentar nas eleições municipais. Ele é autor de livros sobre a propagação de fake news (notícias falsas).

Fim das coligações – Já advogada Diana Câmara vai explicar o que mudou nas regras para o jogo municipal destrinchando a minireforma eleitoral aprovada pelo Congresso, o fim das coligações e os chamados mandatos coletivos. Tem, ainda, Marcela Montenegro, do Ipespe, falando sobre pesquisas eleitorais e Orson Lemos, do TRE, apontando as inovações da justiça eleitoral.

Inscrições – O 1º Curso de Capacitação para as eleições de 2020 conta o apoio da Comissão de Direito Eleitoral da OAB, do Tribunal Regional Eleitoral e do Conselho Regional de Contabilidade. Para garantir a sua vaga, corra e faça sua inscrição online no site www.ideppe.com.br. “A ideia é orientar quem vai enfrentar as urnas”, diz o presidente da Amupe, José Patriota.

Mudança – A Gerência Técnica Jurídico-Penal, da Secretaria Executiva de Ressocialização, passa ao comando da advogada Albenice Gonçalves, que priorizará as ações de promoção da defesa dos legítimos interesses do preso no complexo sistema penitenciário de Pernambuco.

Lobista – O ministro da Economia, Paulo Guedes, deu uma canelada entre as medidas do pacote enviado ao Congresso. Desobriga, simplesmente, os governos de construir escolas onde faltam vagas para as crianças. Na verdade, assumiu o lobby pela ampliação do ensino privado no País.

RENOVANDO – O Grupo Baterias Moura fez mudanças no seu comando e já tornou pública. O modelo de gestão, compartilhado atualmente por Sérgio Moura e Paulo Sales, passa a contar com Edson Viana Moura na presidência do Conselho de Acionistas, remanejado do Conselho de Administração.

Perguntar não ofende: Até quando o Túnel da Abolição vai continuar infernizando a vida do cidadão recifense?

Publicado em: 15/11/2019