Coluna desta segunda na Folha

Bolsonaro quer Gilson no Recife

À frente da Embratur numa missão que vem cumprindo bem-sucedida, por escolha pessoal e missão delegada pelo presidente Bolsonaro, o pernambucano Gilson Neto foi aconselhado, pelo próprio chefe, a transferir o seu domicilio eleitoral de Gravatá para Recife, com direito a uma conversa reservada: o senhor da República quer vê-lo candidato a prefeito da capital.

Pode vir a ser o nome da sua plena confiança para testar, eleitoralmente, no Recife, onde, a princípio, só teria Luciano Bivar, presidente do PSL, como alternativa. Empresário múltiplo – criador de gado guzerá para reprodução de filhotes no Mato Grosso, maior produtor de coco do Nordeste numa fazenda em Alagoas, dono de duas emissoras de rádio (Gravatá e Maragogi) e proprietário da banda Brucelose, Gilson Neto é, hoje, no staff de Bolsonaro, um dos que têm mais voz ativa e influência sobre o presidente, com chances de virar ministro do Turismo.

Aumento do Turismo – A ideia de isentar os Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália de visto de turismo e negócios, ideia dada por Gilson Neto a Bolsonaro, já produziu aumento de 52% de turistas estrangeiros no País, segundo o presidente da Embratur. O levantamento não é propaganda fantasiosa do Governo, mas da Associação Brasileira de Hotéis (ABH). A Embratur divulga o Brasil no exterior.

Topa – Numa entrevista gravada para o Frente a Frente, que irá ao ar hoje, às 18 horas, pela Rede Nordeste de Rádio, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, Gilson Neto fala da origem da sua relação com Bolsonaro, do seu trabalho na Embratur, dos seus negócios empresariais e admite, pela primeira vez, que pode entrar no páreo pela Prefeitura do Recife.

Frente – Pré-candidato a prefeito do Recife pelo PDT, o deputado Túlio Gadelha postou nas redes sociais uma foto ao lado do líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (AP), uma das principais lideranças nacionais do Rede, e o presidente estadual do partido, Roberto Leandro, comemorando a construção da Frente Democrática e Popular do Recife. Candidatíssimo!

Candeeiro – Do prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB), ao se posicionar contra a privatização da Chesf: “O Luz para Todos vai se acabar nos rincões do Nordeste e o aumento da energia vai levar os mais pobres a voltar a usar candeeiro, o que deixou de existir em nossa região”.

Festa – Contas aprovadas viraram objeto de comemoração, uma exceção à regra. É o caso do prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel (PSL), que teve suas contas de 2017 passadas a limpo pelo TCE. Trata-se do ano seguinte à herança maldita recebida pelo ex-prefeito Alexandre Arraes.

REINO ANIMAL – No Congresso, acontece de tudo: na última quinta-feira, na sessão pela passagem do Dia Mundial dos Animais, o deputado Fred Costa (Patriota-MG) surpreendeu a segurança da Câmara e os colegas adentrando ao plenário com o seu cão-guia, da raça labrador.

Perguntar não ofende: O ministro do Turismo se sustenta depois de ser indiciado no esquema do laranjal do PSL?

Publicado em: 07/10/2019