Fausto De Sanctis: "Estão destruindo a Lava Jato"

"Estão destruindo a Lava Jato", diz desembargador que julgou Satiagraha. De Sanctis disse não saber se Lava Jato sobreviverá.

Foto: Edilson Dantas/O Globo

Época - Guilherme Amado

 

O desembargador Fausto De Sanctis, ex-juiz da operação Satiagraha, está preocupado com o que considera ataques feitos a Deltan Dallagnol e Sergio Moro na condução da Lava Jato, detonadas pela divulgação de mensagens entre Moro e a força-tarefa da operação.

Em entrevista à coluna, De Sanctis afirmou que a sobrevivência da Lava Jato é incerta, e que os juízes estão sendo "massacrados" no Brasil.

"Se você permitir que uma invasão virtual absolutamente ilícita produza efeito, no futuro você vai invadir a casa do juiz, ou torturar o juiz para que ele confesse que agiu de forma inconveniente. Vai invadir a casa para obtenção de documento que interessa ao acusado", disse De Sanctis.

Atualmente desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região em São Paulo, De Sanctis era o juiz de primeira instância à frente de duas operações momentosas da Polícia Federal que acabaram anuladas pela Justiça em 2011.

A Satiagraha, que envolvia o banqueiro Daniel Dantas, e a Castelo de Areia, uma operação que poderia ter se tornado uma Lava Jato com a participação da Camargo Corrêa.

O desembargador disse que não sabe se a Lava Jato vai sobreviver, e que o Direito Penal está sob forte ataque.

"Estão destruindo a Lava Jato", afirmou, emendando: "Acaba logo com o Direito Penal, vamos acabar com esse teatro. Quando o Direito Penal começou a ser usado... 'Não pode mais prender'. Vamos usar medidas alternativas... "Monitoramento eletrônico não pode mais, porque atinge a imagem do acusado'. Até quatro anos (de condenação), já não se prende", afirmou.

Publicado em: 18/08/2019


Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/cpanel/ea-php56/root/usr/lib64/php/modules/mcrypt.so' - /opt/cpanel/ea-php56/root/usr/lib64/php/modules/mcrypt.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0