Os bastidores do poder e da
política em primeira mão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Jaboatão orientação
Pernambuco 26.05.2022 00:00

Coluna da quinta-feira

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A culpa é do PSB

Diante de tudo que foi visto, ontem, no Recife, com ruas que viraram mar, famílias desabrigadas, carros levados pelas enxurradas e ameaças de desabamentos, em consequência das fortes chuvas que caíram na cidade, a pergunta elementar está na boca de todos os recifenses: o que o PSB fez em nove anos para mudar esse quadro?

Oito anos, de Geraldo Júlio, um do infante-viajante João Campos. Com eles tendo o poder da caneta, Recife não avançou em nada. Não melhorou seus índices sociais, os morros não ganharam mais segurança para os efeitos das chuvas, os esgotos continuam a céu aberto, o saneamento capenga e nem há manutenção sequer das galerias, entupidas e malcheirosas.

Os recifenses viveram um dia de caos, ontem, com chuvas que começaram na noite da terça-feira e se prolongaram pela madrugada, dando uma paradinha já no início da tarde. Atônito, mais perdido do que cego em tiroteio, porque não tem o menor tirocínio administrativo, o infante João Campos comunicou pelas redes sociais que estava indo fazer o monitoramento das chuvas do seu gabinete, na Prefeitura. Não quis botar o pé na lama e ver de perto o sofrimento do povo.

Informou que havia acordado pela madrugada e que estava extremamente preocupado com o excesso de água que desabou na cidade. Mentiu. Na verdade, ele nem estava na cidade. Havia chegado de São Paulo, onde foi se apresentar como um dos integrantes do conselho de campanha do ex-presidente Lula. É só o que ele sabe fazer: viajar.

Vive em permanente lua de mel com a sua Tabata Amaral em São Paulo, depois que largou uma noiva no Recife que já havia, inclusive, agendado a data do casamento. Coitada da população do Recife que não tem em quem confiar! A gestão do infante é medíocre. Vai sair da prefeitura mais rejeitado do que Geraldo Júlio. Massa de manobra, o povo tem o governo que merece. Desculpe, leitor, o lugar comum.

Sem aulas – A Secretaria Estadual de Educação suspendeu as aulas presenciais na rede. Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Itamaracá, Paulista, Ipojuca e Araçoiaba ficaram sem atividades nas escolas municipais. No Recife, além da rede municipal, o prefeito orientou que a rede particular de ensino também suspendesse as aulas presenciais, logo cedo em vídeo postado pelas redes sociais anunciando que estava indo acompanhar o monitoramento das chuvas com sua equipe em seu gabinete.

Tudo foi válido – Um bote inflável puxado por um caiaque chamou a atenção de moradores de Olinda em meio às fortes chuvas que atingiram, ontem, o Grande Recife. Foi possível ver nas imagens de vídeos duas pessoas empurrando o barco. As imagens foram feitas pela funcionária pública Luzimar Silva, que ficou sem ter como sair de casa e fez o registro da parte superior do imóvel, que fica em frente ao Canal do Fragoso. Ela disse que, entre as pessoas, havia crianças.

Risco alto – A Apac – Agência Pernambucana de Águas e Clima – alterou o nível de riscos de alagamento na Região Metropolitana do Recife, além de Mata Norte e Mata Sul. Segundo a agência, a decisão foi tomada por conta do acúmulo de chuvas estarem muito altos. "A previsão indica que a chuva pode ir reduzindo ao longo dos próximos dias, mas de forma contínua e persistente", informou.

Famílias desabrigadas – De acordo com a Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), até a manhã de ontem 37 famílias moradoras de Olinda e Recife estavam desabrigadas por conta da destruição causada pelas chuvas. Ainda de acordo com a Codecipe também foram registradas quedas de árvores e deslizamentos de barreiras, mas sem óbitos ou feridos. O temporal também causou grandes alagamentos em diversos bairros da RMR e em algumas das principais avenidas da cidade, como a Avenida Recife, provocando longos engarrafamentos. 

MDB Mulher – A fisioterapeuta Iza Arruda, filha do prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, já traçou um roteiro para andar o Estado inteiro na condição não apenas de pré-candidata à deputada federal, mas de nova presidente do MDB Mulher. Com a chegada de Iza, a expectativa é que o MDB Mulher avance ainda mais nos municípios. Iza tem uma história de militância antiga pela inclusão social através do esporte e da saúde pública e é considerada um nome fortíssimo para ocupar uma das 25 cadeiras de Pernambuco na Câmara dos Deputados.

CURTAS

APOIO TUCANO – A senadora Simone Tebet (MDB-MS), pré-candidata ao Planalto, disse, ontem, que não tem dúvida de que o PSDB apoiará sua candidatura. Ela conta com o apoio do Cidadania e está fazendo acenos ao ex-governador de São Paulo, João Doria, para ter todas as correntes tucanas em seu palanque.

SEM PALANQUE – O pré-candidato ao Governo da Bahia pelo União Brasil, ACM Neto, disse que “não tem obrigação de dar palanque” para nenhum candidato presidenciável.  ACM Neto elogiou o pré-candidato do PDT ao Planalto, Ciro Gomes, e destacou que a terceira via “não pode deixar de considerar o peso político de Ciro” nas negociações.

Perguntar não ofende: Quando o Recife ficará livre dos flagelos das grandes chuvas?

compartilhamentos

Últimos posts

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Petrolina - São João
Brasil 28.06.2022 14:30

Cresce possibilidade de avançar CPI do MEC no Senado

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O Palácio do Planalto já começou a se movimentar para a hipótese de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o Ministério da Educação efetivamente funcionar este ano. As informações são do Valor Econômico.

O Valor apurou que o presidente Jair Bolsonaro já consultou alguns senadores próximos, ao longo do fim de semana, sobre a possibilidade de se formar uma nova tropa de choque governista, como aconteceu na CPI da Covid. O principal obstáculo, no entanto, é que diversos parlamentares bolsonaristas irão disputar os governos de seus Estados e não têm condição de acumular as duas tarefas.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Ipojuca - Maio 2022
Pernambuco 28.06.2022 14:01

Oposição protocola pedido de abertura de CPI do MEC

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Parlamentares de oposição protocolaram, hoje, o requerimento de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar as denúncias de corrupção e tráfico de influência no Ministério da Educação (MEC). Para que a comissão inicie os trabalhos, é necessário que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco(PSD-MG), faça a leitura do documento em plenário.

A criação da comissão ganhou força depois que, na última semana, o ex-ministro da educação Milton Ribeiro foi preso em uma operação da Polícia Federal que investiga possíveis irregularidades na liberação de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão vinculado ao MEC. O ex-ministro foi solto no dia seguinte, mas as investigações continuam.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Caruaru - Junho 2022
Brasil 28.06.2022 14:00

Ex-ministros inauguraram obra inacabada em Goiânia

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Os ex-ministros Gilson Machado (Turismo) e João Roma (Cidadania) participaram da inauguração de uma praça poliesportiva em Goiânia cujas obras nem sequer foram finalizadas, mesmo após cinco meses da realização do evento. As informações são do Metrópoles.

A inauguração da Praça dos Esportes e da Cultura no bairro Buena Vista IV ocorreu em 20 de agosto do ano passado, e mobilizou até mesmo um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Hoje, o espaço, além de não oferecer os serviços prometidos, é alvo de ações de furto e vandalismo, segundo a comunidade local.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Cabo - Unidade de Saúde da Família
Pernambuco 28.06.2022 13:40

Sextou faz tributo a Paulo Diniz com instrumentista Renato Bandeira

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O Sextou da próxima sexta-feira, produzido e transmitido pela Rede Nordeste de Rádio no horário do Frente a Frente, das seis às sete da noite, será um tributo ao cantor e compositor Paulo Diniz, que morreu há sete dias, aos 82 anos. Natural de Pesqueira, Paulo Diniz marcou uma geração entre os anos 70 e 80 com grandes sucessos, como “Pingos de amor”, “Quero voltar para Bahia”, “Um chopp pra distrair” e “E Agora, José".

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Arcoverde - São João 2022
Brasil 28.06.2022 13:30

Bolsonaro sanciona lei para devolução de cobrança indevida na conta de luz

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou hoje um projeto de lei que prevê restituir o consumidor de cobranças duplicadas feitas nas contas de luz pelas distribuidoras de energia. A nova lei foi publicada no Diário Oficial da União após aprovação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Com informações do Uol e Agência Senado.

Com isso, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) deverá repassar valores "diretamente aos consumidores em virtude de decisões administrativas ou judiciais" que encontram cobranças indevidas na conta.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Toritama
Pernambuco 28.06.2022 13:15

Último prazo para desincompatibilização será dia 2 de julho

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Por Diana Câmara*

Nas Eleições que se aproximam, para disputar alguns cargos é necessário que o candidato desincompatibilize, ou seja, se afaste do cargo que ocupa, a fim de garantir a paridade de armas entre os postulantes.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Serra Talhada 2021
Pernambuco 28.06.2022 13:00

Arcoverde encerra São João com Assisão, Nattan e Bruno e Marrone

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O último dia do São João de Arcoverde, hoje, vai ter do mais genuíno forró na voz do grande Assisão ao som romântico da dupla sertaneja Bruno e Marrone, que encerram a festa a 1h da manhã da quarta-feira, dia de São Pedro.

Mas, abrindo a última noite do Melhor São João do Nordeste, vem a dupla arcoverdense Carlos & Fábio, a partir das 19h30. Logo após ele, vem o forrozeiro Assisão e na sequência, às 22h, a mais nova sensação da juventude, o cantor Nattan. Uma noite que promete lotar a Praça da Bandeira na despedida dos festejos juninos da Capital do Samba de Coco.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Belo Jardim 1 - Abril
Pernambuco 28.06.2022 12:45

No túnel do tempo

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O ex-prefeito de Palmeirina Eudson Catão com o cantor Reginaldo Rossi, nos anos 80, no restaurante Varanda, localizado na sede do Sport, no Recife. A foto é do arquivo do próprio Catão. Se você tem uma foto histórica no seu baú e deseja vê-la postada neste quadro, envie agora pelo WhatsApp: (81) 9.8222-4888.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Bandeirantes Maio 2022
Pernambuco 28.06.2022 12:30

Pessoas que perderam parentes e casas dizem que ainda não receberam dinheiro de governos um mês após tragédia das chuvas

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Em 28 de maio deste ano, 101 pessoas morreram em virtude de deslizamentos de barreiras ou enchentes provocados pelas fortes chuvas que atingiram Pernambuco. Um mês após o pior dia da tragédia, pessoas que perderam casas e familiares dizem que não receberam dinheiro dos governos e ainda cobram algum tipo de apoio ao poder público. As informações são do G1/PE.

Ao todo, as chuvas do fim de maio e do começo de junho deixaram 130 mortes em todo o estado. O número de desabrigados e desalojados chegou a mais de 128 mil, em 7 de junho.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Nord Hotels
Brasil 28.06.2022 12:00

Atual ministro disse à CGU que alertou Ribeiro sobre atuação de pastores no MEC

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Hoje à frente do Ministério da Educação, Victor Godoy Veiga afirmou à Controladoria-Geral da União (CGU) que, na época em que ocupava o cargo de secretário-executivo da pasta, tentou alertar o então ministro Milton Ribeiro sobre o que chamou de atuação “desnecessária” dos pastores Arilton Moura e Gilmar Santos no âmbito do MEC. As informações são da CNN Brasil.

A informação consta no relatório da CGU sobre supostas irregularidades da gestão de Ribeiro no MEC. Como mostrou a CNN no último domingo, a atuação dos pastores no gabinete do então ministro foi apontada como motivo para demissão de assessores de Ribeiro.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE SESC - Férias de Janeiro
Pernambuco 28.06.2022 11:50

Doideira leonina: Lisca é o novo técnico do Sport

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Por Claudemir Gomes*

...



compartilhamentos