Os bastidores do poder e da
política em primeira mão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Jaboatão orientação
Pernambuco 23.05.2022 12:30

Bebês de 1 mês aguardam há dias por leito de UTI e mães denunciam falta de cirurgião

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A espera por um leito de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para bebês e crianças em Pernambuco continua longa. Algumas famílias passam dias na esperança de conseguir uma vaga. Até a sexta-feira (20), eram mais de 100 menores nessa situação. Entre eles, Ravi Van Egmond Silva, de pouco mais de 1 mês. A pedagoga Gicely Van Egmond Silva, mãe de Ravi, contou que está, desde a quinta-feira (19), aguardando um leito de UTI para o filho, diagnosticado com problemas respiratórios. As informações são do portal G1/PE.

Outro caso é o de Arthur Rafael Lima do Nascimento, de 1 mês e 3 dias, que teve diagnóstico de bronquiolite, a espera é desde o sábado (21). De acordo com a mãe, Júlia Silva, Arthur teve cinco paradas cardiorrespiratórias ainda na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ravi e Arthur estão internados no Hospital Barão de Lucena, que fica no bairro da Iputinga, na capital, e é referência em pediatria. Segundo as famílias, desde o sábado (21) não havia cirurgião no local para fazer o acesso venoso central nos bebês.

“Nós estamos com urgência de um médico plantonista cirurgião pediatra para que ele possa fazer acesso venoso nas crianças. Muitas crianças, por serem bebês, não conseguem o acesso e não estão tomando a medicação, correndo risco de vida”, disse Gicely. No caso de Ravi, a dificuldade é que o menino se move ou a veia fica "saturada" nos brações, perdendo o acesso chamado periférico. A mãe contou que precisou ficar segurando a mão do filho para que ele receba a medicação corretamente. Hoje, o acesso foi colocado no pé dele.

Nascido em 14 de abril, Ravi deu entrada na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da Caxangá, na Zona Oeste do Recife, na segunda-feira (16), mas precisou ser transferido para o Hospital Barão de Lucena. “Ele teve pneumonia e transferiram ele de emergência nessa promessa de que ele viria para uma UTI aqui no Barão de Lucena, mas não tinha vaga”, disse Gicely.

Desde então, a mãe e o bebê estão na emergência pediátrica da unidade. No sábado (21), a família tentou acionar o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), mas disse não ter conseguido por ser final de semana. No documento ao qual a reportagem teve acesso, a médica responsável diz que Ravi foi diagnosticado com um quadro de bronquiolite viral aguda complicada com infecção do trato respiratório bacteriana associada. Além disso, a médica já apontava que ele estava sem o acesso venoso no sábado (21) e estava em estado crítico de saúde.

“Ele está aguardando, ele e todas as crianças que estão aqui. Atualmente temos 14 crianças na emergência, que se transformou em uma UTI. [...] Meu foco não é julgar equipe médica. Meu foco é que os hospitais coloquem uma equipe completa”, declarou a mãe.

O pai de Ravi, o advogado Tim Van Egmond, contou que dói para eles ver a situação das outras crianças que também necessitam do acesso venoso central para evitarem serem furadas diversas vezes. "Não é só por Ravi que estamos lutando. Tem até um bebê de lado da gente que já teve umas quatro ou cinco vezes paradas respiratórias. [....] São os piores dias da minha vida. Ver um bebê assim, intubado, lutando pela vida, literalmente, é horrível ", afirmou Tim.

Entre as crianças que precisaram ser reanimadas estava Arthur Rafael, filho de Júlia Aline Lima da Silva e de Fernando Nascimento. "Meu filho teve várias complicações, de ficar roxo e os médicos tirarem a gente da sala. Reanimam e chamam a gente de volta", contou Fernando.

Segundo os pais, o menino, também diagnosticado com bronquiolite, teve duas paradas cardiorrespiratórias depois de conseguir ser transferido da UPA do Torrões, onde deu entrada na sexta-feira (20). "Já furou ele várias vezes, já fez vários acessos. [...] Ele já teve duas paradas e precisa de um acesso central e aqui no Barão está sem cirurgião pediatra para isso", disse a mãe.

Arthur nasceu aos 8 meses e 10 dias de gestação e, segundo o avô Thiago Lima, ele bronco-aspirou leite, o que piorou o quadro. "Ele está entubado, se alimentando por sonda. Só que todos os acessos periféricos dele, todas as veias do braço e da mão já estouraram, se estressaram. O menino está parecendo uma 'peneirazinha'", relatou o avô.

Thiago Lima afirmou que cobrou várias vezes do hospital a presença de um cirurgião para fazer o acesso venoso central do neto e, assim, fazer com que ele não precisasse passar por tanto "estresse". "Pelo acesso venoso, ele tomaria qualquer tipo de medicação sem estar passando por isso. Está correndo o risco de qualquer um dos acessos periféricos funcionar", disse o avô de Arthur.

Por volta das 11h40, as famílias de Ravi e Arthur afirmaram que os dois tinham conseguido atendimento com cirurgião, depois de aguardar durante a manhã. No caso de Arthur, o avô explicou que, perto do meio-dia, ainda aguardava o fim da cirurgia. Clique aqui e confira a matéria do portal G1 na íntegra.

compartilhamentos

Últimos posts

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Petrolina - São João
Brasil 25.06.2022 17:00

Bolsonaro investe no discurso do bem contra o mal na Marcha para Jesus

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Em evento da Marcha para Jesus, neste sábado, em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, o presidente Jair Bolsonaro disse que ao formar os ministérios para o seu governo, “fez o contrário” do que gestões anteriores fizeram em Brasília, mesmo sob pressão. A justificativa para tal atitude, segundo ele, foi a “lealdade” ao povo. As informações são do Correio Braziliense.

“Não é fácil, um milagre a minha sobrevivência, porque não dizer quase um milagre uma eleição. Depois, também, formar um ministério com pressões as mais variadas possíveis para que Brasília continuasse como sempre esteve ao longo das últimas décadas, fizemos ao contrário. Apostamos porque sempre devi lealdade ao povo que está na minha frente”, declarou para uma multidão de aproximadamente 50 mil participantes, que o ovacionaram com gritos de "mito".

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Ipojuca - Maio 2022
Brasil 25.06.2022 16:15

Ministro do STF é tachado de mentiroso em evento no Reino Unido

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso afirmou, hoje, que o Brasil se tornou um “país de ofensas” após ser interrompido em um evento no Reino Unido, quando defendia o processo eleitoral brasileiro. As informações são da CNN Brasil.

Barroso dizia que, quando presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre 2020 e 2022, precisou “oferecer resistência aos ataques contra a democracia e impedir esse abominável retrocesso que seria a volta do voto impresso com contagem pública manual, que sempre foi o caminho da fraude no Brasil”.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Caruaru - Junho 2022
Brasil 25.06.2022 16:00

Estratégia de reeleição de Bolsonaro se impõe e estados já sabem que vão perder receitas de ICMS até no STF

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A sabedoria popular ensina que contra fatos não há argumentos. E a política é a arte de transformar fatos em narrativas. Vale para o Governo como para quem está na oposição. As informações são do colunista Fernando Castilho, do Jornal do Commercio.

Os estados sabem agora que a decisão de confrontar o governo na questão do ICMS - quando ainda poderiam articular uma negociação assim que os preços do barril do petróleo explodiram e começaram a turbinar as receitas dos estados - foi um equívoco, embora sempre seja muito difícil fechar acordos com Jair Bolsonaro.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Cabo - Unidade de Saúde da Família
Pernambuco 25.06.2022 15:30

Rodrigo garante coordenar e estar à frente da campanha de Raquel em Caruaru

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Ele tem 40 anos e menos de três meses como gestor de uma das maiores cidades do interior pernambucano. Formado em administração/marketing, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), vem mostrando garras de leonino. Nos festejos juninos, recebeu em seu camarote, no Pátio de Eventos, todos os pré-candidatos ao Governo de Pernambuco. Os adversários elogiaram a acolhida e observaram a inquietação do jovem. As informações são da Folha de Pernambuco.

A aliada e ex-prefeita, também pré-candidata ao Governo, Raquel Lyra, chegou a se irritar e achar estar perdendo espaço. Nos bastidores, todos desconfiam que, solteiro e sem filhos, o prefeito esteja aproveitando para consolidar seu projeto político e construir sem amarras um caminho para reeleição, em 2024. Com o mesmo prazer de praticar exercícios, comer massas e reunir amigos (alguns que guarda da infância), garante coordenar e estar à frente da campanha de Raquel. Tem gente pagando para ver.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Arcoverde - São João 2022
Brasil 25.06.2022 15:10

Casal de idosos é morto a facadas num prédio de luxo no Rio

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Um casal de idosos foi morto a facadas na madrugada de hoje em um condomínio no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio. De acordo com as primeiras informações da Divisão de Homicídios, que investiga o caso, suspeito do crime, que é oficial da Marinha, seria namorado do filho do casal e teria atacado as vítimas supostamente motivado por ciúmes. As informações são do G1/RJ.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o pedido de socorro foi feito pouco depois da meia noite e atendido pelo Quartel do Humaitá. Ao chegarem no local, um apartamento na Rua Pio Corrêa, os bombeiros encontraram os idosos já mortos e um homem inconsciente, apontado pela polícia como suspeito do crime.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Toritama
Brasil 25.06.2022 15:00

Impeachment, a dúvida da oposição se vale a pena ou não nesse momento

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O escândalo da gravação que joga responsabilidade para cima de Jair Bolsonaro, no caso do ex-ministro Milton Ribeiro (Educação), não foi celebrado com salva de fogos pela oposição. Não na devida dimensão do episódio. Hoje, com as redes sociais, é fácil medir o alcance de um fato e sua repercussão. As informações são do Blog do Noblat.

Em outros tempos, o PT, por exemplo, já estava na rua com a campanha “Fora, Bolsonaro” mais ruidosa do que nunca. Por muito menos, o partido fez isso com Fernando Henrique Cardoso (FHC). Os tucanos não esquecem jamais do “Fora, FHC”.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Serra Talhada 2021
Brasil 25.06.2022 14:30

Minha história com Gonzaguinha

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

*Por Irineu Tamanini

O então presidente Fernando Collor visitou no dia 3 de abril de 1991 a cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará. Valter Lima, da Rádio Nacional viajou dois dias antes no escalão precursor da Presidência da República para transmitir, direto da terra de Padre Cícero, o programa “Revista Nacional”.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Belo Jardim 1 - Abril
Brasil 25.06.2022 14:00

PF alegou falta de recursos para transferir Milton Ribeiro, mas dispõe de três jatos

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A Polícia Federal tem três jatos da Embraer, mas alegou que não tinha recursos para transportar o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, na quarta-feira passada, data de sua prisão. Apesar de haver uma ordem judicial para que Ribeiro fosse transferido de Santos (SP), onde reside, até Brasília, a PF manteve o ex-ministro em São Paulo. As informações são do Estadão.

O descumprimento da ordem judicial foi citado pelo delegado Bruno Calandrini, que preside o inquérito sobre a existência de um gabinete paralelo no Ministério da Educação operado por Ribeiro e dois pastores, como indicação de interferência na investigação.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Bandeirantes Maio 2022