Os bastidores do poder e da
política em primeira mão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Jaboatão orientação
Coluna 22.04.2022 00:00

Coluna da sexta-feira

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Presente de grego

Pré-candidato da Frente Popular ao Governo de Pernambuco, o deputado federal Danilo Cabral completou, ontem, 55 anos. Ao longo do dia, recebeu uma enxurrada de mensagens de felicitações e cumprimentos, ocupando também com destaque as redes sociais. O Coronel Danulo, como batizou Guilherme Uchoa, anda, entretanto, meio ressabiado com o seu entorno e já não tem motivos para comemorar a postulação estadual.

Caiu como um presente de grego. A expressão, bem popular, é usada para representar o recebimento de alguma coisa que traz prejuízo, quando se ganha algo que traz consequências danosas, uma surpresa ruim. Tem relação com a Guerra de Tróia, epopeia que teria sido travada entre os anos 1194 a 1184 a.C.

Danulo, segundo aliados de Surubim, sua terra natal, tinha assegurada a reeleição para a Câmara Federal. Iria, segundo assessores, para o seu último mandato de uma trajetória vitoriosa no curso de sua vida pública. Não guardava mais nenhuma expectativa majoritária depois de ter sido barrado, duas vezes, pelo ex-governador Eduardo Campos como candidato natural do PSB.

A primeira, nas eleições de prefeito do Recife, em 2010, Eduardo o rifou, indicando Geraldo Júlio para concorrer em seu lugar. A segunda, nas eleições para governador em 2014, quando o tirou da disputa para impor Paulo Câmara. Dois episódios que provocaram distância entre Danilo com a família Campos e que ele guarda com profundas mágoas até hoje.

Para o Governo do Estado, nas eleições deste ano, a opção número um do PSB era o ex-prefeito Geraldo Júlio. Caiu fora ao perceber que a viúva de Eduardo, Renata Andrade Lima, e o filho, João Campos, conspiravam contra ele o tempo todo. A segunda alternativa era o secretário da Casa Civil, José Neto, defendido pelo governador Paulo Câmara e pelas principais lideranças dos partidos que compõem a Frente Popular.

Mas Renata e João também vetaram seu nome. Sobrou para Danulo, o "Cavalo de Tróia", o presente de grego como candidato "regra três". Outra questão, essa de ordem pessoal, o afastava de projetos majoritários. Ele sofre de problemas cardíacos. Passou por cirurgia e internamentos, inclusive.

As recomendações médicas eram no sentido dele evitar sintomas de estresses, que certamente ocorrem numa campanha eleitoral acirrada. Foi orientado a dedicar-se mais à família ao fim dos próximos quatro anos como deputado federal reeleito, desfrutando ainda de sua aposentadoria funcional garantida e bem remunerada como auditor concursado do Tribunal de Contas do Estado.

Apesar de todas essas circunstâncias desfavoráveis, Danulo caiu no encanto de ser o candidato a governador do PSB e da Frente Popular. Passada a euforia dos dois meses desde que foi anunciado oficialmente, o coronel exportado de Surubim já dá sinais de insegurança. Constata a cada dia, assim como a queda de Tróia, outro provérbio igualmente popular, embora de origem histórica desconhecida: “Quando a esmola é grande demais, o santo desconfia”.

Chapa sai dia 7 – Apesar de ter sido anunciado há dois meses, Danulo não consegue decolar nas pesquisas. Aparece entre 5% a 6% das intenções de voto. Seus companheiros de chapa também são uma incógnita devido à briga interna entre os partidos da Frente. Em encontro com a cúpula nacional do PT em Brasília, o governador Paulo Câmara, condutor do processo, acertou que os nomes para o Senado e vice serão anunciados no próximo dia 7, data de lançamento da candidatura de Lula ao Planalto.

André derrota o PT – Na disputa para o Senado, o PT perderá a batalha. Segundo o blog apurou, o escolhido será o deputado federal André de Paula, presidente estadual do PSD. Isso se dará não apenas para atender a Gilberto Kassab, presidente nacional da legenda, que deve apoiar Lula na corrida presidencial, mas para cumprir um velho acordo fechado entre João Campos e André. Na disputa de 2020, André acertou apoiar João com a promessa de que seria indicado em 2022 candidato ao Senado com apoio do PSB.

Recurso à cassação – O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), recorreu ao Supremo Tribunal Federal para que o Poder Legislativo tenha a palavra final nos casos de cassação de congressistas em julgamentos da Corte. O pedido veio no mesmo dia em que o Supremo condenou o deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) por declarações contra ministros da Corte. A pena foi fixada em 8 anos e 9 meses de prisão, em regime inicial fechado, mas ele ainda não foi preso porque cabe recurso ao próprio STF. O Tribunal também impôs multa de R$ 192,5 mil ao deputado.

Covarde – A advogada Paola da Silva Daniel, mulher do deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), usou, ontem, as redes sociais para defender o marido e também atacar o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Paola disse que Silveira “não é criminoso para ter pena estipulada”. “Ele não cometeu crime algum e posso garantir que ele não está assustado. Está ainda mais decidido a despertar pessoas para o que poderemos enfrentar“, afirmou, adiantando: "Arthur Lira é um covarde".

Marcha de prefeitos – Prefeitos de todo País invadem Brasília na próxima semana para reforçar o quórum da XXIII Marcha em Defesa dos Municípios. Na agenda, a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição que isenta de punição os gestores que não conseguiram investir o mínimo constitucional em educação - 25% da receita via impostos - nos anos de 2020 e 2021, devido à pandemia. Está marcada para a próxima quarta-feira, em sessão solene do Congresso Nacional. Trata-se de um pleito da CNM apresentado pelo senador Marcos Rogério (PL-RO).

CURTAS

QUÓRUM ALTO – Com o tema Município: o caminho para um Brasil melhor, a nova Marcha dos Prefeitos já tem confirmada a presença de seis mil inscritos. A abertura oficial da Marcha será na próxima terça-feira, no Centro de Convenções, com a participação de autoridades dos três Poderes.

MULHERES – O Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) irá comemorar cinco anos de existência durante a XXIII Marcha. Para marcar a data, a Marcha promoverá uma programação especial reunindo mulheres gestoras. Eleitas em 2020, as novas gestoras irão participar da Marcha pela primeira vez, assim como das atividades do evento.

Perguntar não ofende: Qual vai ser a nova aventura turística do infante prefeito-viajante João Campos?

compartilhamentos

Últimos posts

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Petrolina - São João
Brasil 25.06.2022 17:00

Bolsonaro investe no discurso do bem contra o mal na Marcha para Jesus

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Em evento da Marcha para Jesus, neste sábado, em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, o presidente Jair Bolsonaro disse que ao formar os ministérios para o seu governo, “fez o contrário” do que gestões anteriores fizeram em Brasília, mesmo sob pressão. A justificativa para tal atitude, segundo ele, foi a “lealdade” ao povo. As informações são do Correio Braziliense.

“Não é fácil, um milagre a minha sobrevivência, porque não dizer quase um milagre uma eleição. Depois, também, formar um ministério com pressões as mais variadas possíveis para que Brasília continuasse como sempre esteve ao longo das últimas décadas, fizemos ao contrário. Apostamos porque sempre devi lealdade ao povo que está na minha frente”, declarou para uma multidão de aproximadamente 50 mil participantes, que o ovacionaram com gritos de "mito".

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Ipojuca - Maio 2022
Brasil 25.06.2022 16:15

Ministro do STF é tachado de mentiroso em evento no Reino Unido

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso afirmou, hoje, que o Brasil se tornou um “país de ofensas” após ser interrompido em um evento no Reino Unido, quando defendia o processo eleitoral brasileiro. As informações são da CNN Brasil.

Barroso dizia que, quando presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre 2020 e 2022, precisou “oferecer resistência aos ataques contra a democracia e impedir esse abominável retrocesso que seria a volta do voto impresso com contagem pública manual, que sempre foi o caminho da fraude no Brasil”.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Caruaru - Junho 2022
Brasil 25.06.2022 16:00

Estratégia de reeleição de Bolsonaro se impõe e estados já sabem que vão perder receitas de ICMS até no STF

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A sabedoria popular ensina que contra fatos não há argumentos. E a política é a arte de transformar fatos em narrativas. Vale para o Governo como para quem está na oposição. As informações são do colunista Fernando Castilho, do Jornal do Commercio.

Os estados sabem agora que a decisão de confrontar o governo na questão do ICMS - quando ainda poderiam articular uma negociação assim que os preços do barril do petróleo explodiram e começaram a turbinar as receitas dos estados - foi um equívoco, embora sempre seja muito difícil fechar acordos com Jair Bolsonaro.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Cabo - Unidade de Saúde da Família
Pernambuco 25.06.2022 15:30

Rodrigo garante coordenar e estar à frente da campanha de Raquel em Caruaru

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Ele tem 40 anos e menos de três meses como gestor de uma das maiores cidades do interior pernambucano. Formado em administração/marketing, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), vem mostrando garras de leonino. Nos festejos juninos, recebeu em seu camarote, no Pátio de Eventos, todos os pré-candidatos ao Governo de Pernambuco. Os adversários elogiaram a acolhida e observaram a inquietação do jovem. As informações são da Folha de Pernambuco.

A aliada e ex-prefeita, também pré-candidata ao Governo, Raquel Lyra, chegou a se irritar e achar estar perdendo espaço. Nos bastidores, todos desconfiam que, solteiro e sem filhos, o prefeito esteja aproveitando para consolidar seu projeto político e construir sem amarras um caminho para reeleição, em 2024. Com o mesmo prazer de praticar exercícios, comer massas e reunir amigos (alguns que guarda da infância), garante coordenar e estar à frente da campanha de Raquel. Tem gente pagando para ver.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Arcoverde - São João 2022
Brasil 25.06.2022 15:10

Casal de idosos é morto a facadas num prédio de luxo no Rio

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Um casal de idosos foi morto a facadas na madrugada de hoje em um condomínio no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio. De acordo com as primeiras informações da Divisão de Homicídios, que investiga o caso, suspeito do crime, que é oficial da Marinha, seria namorado do filho do casal e teria atacado as vítimas supostamente motivado por ciúmes. As informações são do G1/RJ.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o pedido de socorro foi feito pouco depois da meia noite e atendido pelo Quartel do Humaitá. Ao chegarem no local, um apartamento na Rua Pio Corrêa, os bombeiros encontraram os idosos já mortos e um homem inconsciente, apontado pela polícia como suspeito do crime.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Toritama
Brasil 25.06.2022 15:00

Impeachment, a dúvida da oposição se vale a pena ou não nesse momento

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O escândalo da gravação que joga responsabilidade para cima de Jair Bolsonaro, no caso do ex-ministro Milton Ribeiro (Educação), não foi celebrado com salva de fogos pela oposição. Não na devida dimensão do episódio. Hoje, com as redes sociais, é fácil medir o alcance de um fato e sua repercussão. As informações são do Blog do Noblat.

Em outros tempos, o PT, por exemplo, já estava na rua com a campanha “Fora, Bolsonaro” mais ruidosa do que nunca. Por muito menos, o partido fez isso com Fernando Henrique Cardoso (FHC). Os tucanos não esquecem jamais do “Fora, FHC”.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Serra Talhada 2021
Brasil 25.06.2022 14:30

Minha história com Gonzaguinha

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

*Por Irineu Tamanini

O então presidente Fernando Collor visitou no dia 3 de abril de 1991 a cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará. Valter Lima, da Rádio Nacional viajou dois dias antes no escalão precursor da Presidência da República para transmitir, direto da terra de Padre Cícero, o programa “Revista Nacional”.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Belo Jardim 2 - Abril
Brasil 25.06.2022 14:00

PF alegou falta de recursos para transferir Milton Ribeiro, mas dispõe de três jatos

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A Polícia Federal tem três jatos da Embraer, mas alegou que não tinha recursos para transportar o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, na quarta-feira passada, data de sua prisão. Apesar de haver uma ordem judicial para que Ribeiro fosse transferido de Santos (SP), onde reside, até Brasília, a PF manteve o ex-ministro em São Paulo. As informações são do Estadão.

O descumprimento da ordem judicial foi citado pelo delegado Bruno Calandrini, que preside o inquérito sobre a existência de um gabinete paralelo no Ministério da Educação operado por Ribeiro e dois pastores, como indicação de interferência na investigação.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Bandeirantes Maio 2022