Os bastidores do poder e da
política em primeira mão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Jaboatão orientação
Coluna 14.04.2022 00:00

Coluna da quinta-feira

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Sinais de crime eleitoral

Em Pernambuco, o PSB está praticando vários crimes, desafiando o Ministério Público e a Justiça eleitoral, para viabilizar, a qualquer custo, a candidatura de Danilo Cabral, o Coronel Danulo, ao Governo do Estado. O primeiro foi noticiado por este blog, a assinatura de um convênio de R$ 9 milhões para Serra Talhada.

A prefeita Márcia Conrado, que é do PT, tão logo assinou o contrato, num ato no Palácio das Princesas, foi festejar num regabofe com o Coronel Danulo. É o dinheiro público estadual ajudando a prefeita a cumprir promessas de campanha e ao mesmo tempo pavimentando os caminhos para a eleição de Danulo.

Trata-se da tipificação do crime de abuso de poder econômico, de malversação do dinheiro público. Cadê o Ministério Público, os órgãos de controle e a justiça eleitoral? Não seria exagero concluir que a omissão dessas instituições é meio caminho andado para a destruição da democracia.

O PSB é plutocrata além de qualquer limite. Na eleição passada no Recife, o PSB foi acusado de alimentar milícias nas periferias das cidades, impedindo, à base da violência armada, qualquer manifestação popular que se coloque contra os que se consideram “donos do poder” nesse Estado cada dia fica mais pobre e desigual.

Aventura comunista – Danilo Cabral deu aval ao governador Paulo Câmara para escolher o deputado federal André de Paula, presidente estadual do PSD, candidato ao Senado na sua chapa. Isso há mais de 30 dias, sem que até o momento essa confirmação viesse a ser oficializada. Diante do silêncio do governador e do próprio Danilo, a vice-governadora Luciana Santos, do PCdoB, resolveu lançar sua candidatura avulsa ao Senado na próxima segunda-feira, mas não combinou com os caciques, nem mesmo com Danulo.

Teresa na vice – A não ser que ocorra uma hecatombe, a chapa da Frente Popular já está montada. André de Paula é o candidato ao Senado e a vice será oferecida ao PT. O nome mais cotado é o da competente e atuante deputada estadual Teresa Leitão. Com ela na chapa, o PSB abre o espaço para a mulher, já que Danulo terá, além de Anderson Ferreira (PL) e Miguel Coelho (União Brasil), duas mulheres na disputa para o Governo do Estado: Marília Arraes, do Solidariedade, e Raquel Lyra, do PSDB.

Ultimato – Temendo ser a próxima vítima do processo, André de Paula deu prazo até a próxima segunda-feira para o governador anunciar sua candidatura. É que o prazo para os partidos encaminharem a lista dos filiados no troca-troca vence no próximo dia 18 e André, se for rifado, pode abandonar o PSD e se filiar a outra legenda para buscar a reeleição, já que o seu partido não conseguiu montar chapa competitiva para Câmara dos Deputados.

Novo acesso – O novo prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Luiz Medeiros (PSC), entrega, hoje, uma nova via de acesso à BR-232, que passa a ser opção aos motoristas que seguirão para a região do Agreste, neste feriado da Semana Santa. A Avenida Adelina Lacerda Beltrão, com 2,5 km de extensão, tem início na PE-07 em Jaboatão Centro, e vai até a rodovia federal, nas proximidades da divisa com o município de Moreno.

Puxão de orelha em Lula – No jantar com senadores e lideranças do MDB em Brasília, segunda-feira passada, o ex-presidente Lula ouviu conselhos para priorizar, em suas falas, temas como o aumento da inflação, a volta da fome e o drama do desemprego. Foi também duramente criticado. "Lula passa muito tempo cercado por Gleisi e Janja. Está apaixonado, a gente sabe, mas é preciso parar de falar desses temas que não estão na ordem do dia da população”, disse um dos senadores presentes, lembrando a fala do petista em defesa do aborto e contra a prosperidade da classe média.

CURTAS

SÓ NOTÍCIA RUIM – O Recife apresenta alto risco de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya. Um levantamento feito pela Prefeitura, até março, aponta que, na média-geral, 3,4% dos imóveis da cidade estão com muitos focos do inseto. As fortes chuvas do início do ano podem ser apontadas como uma das causas para o aumento do risco de transmissão.

MARACUTAIA – Um esquema de fraudes em licitações em um hospital da rede pública no Grande Recife foi descoberto pela Polícia. Segundo a corporação, três ex-gestores da unidade de saúde foram afastados das funções e dois funcionários da empresa beneficiada pelo crime são alvo de investigações. A Polícia Civil deflagrou uma operação para aprofundar as investigações contra a organização, que também é suspeita de falsidade ideológica. O hospital que foi alvo das fraudes não teve o nome divulgado.

Perguntar não ofende: Paulo Câmara vai antecipar o anúncio do candidato a senador para esvaziar o balão de Luciana Santos?

compartilhamentos

Últimos posts

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Petrolina - São João
Brasil 25.06.2022 17:00

Bolsonaro investe no discurso do bem contra o mal na Marcha para Jesus

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Em evento da Marcha para Jesus, neste sábado, em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, o presidente Jair Bolsonaro disse que ao formar os ministérios para o seu governo, “fez o contrário” do que gestões anteriores fizeram em Brasília, mesmo sob pressão. A justificativa para tal atitude, segundo ele, foi a “lealdade” ao povo. As informações são do Correio Braziliense.

“Não é fácil, um milagre a minha sobrevivência, porque não dizer quase um milagre uma eleição. Depois, também, formar um ministério com pressões as mais variadas possíveis para que Brasília continuasse como sempre esteve ao longo das últimas décadas, fizemos ao contrário. Apostamos porque sempre devi lealdade ao povo que está na minha frente”, declarou para uma multidão de aproximadamente 50 mil participantes, que o ovacionaram com gritos de "mito".

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Ipojuca - Maio 2022
Brasil 25.06.2022 16:15

Ministro do STF é tachado de mentiroso em evento no Reino Unido

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso afirmou, hoje, que o Brasil se tornou um “país de ofensas” após ser interrompido em um evento no Reino Unido, quando defendia o processo eleitoral brasileiro. As informações são da CNN Brasil.

Barroso dizia que, quando presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre 2020 e 2022, precisou “oferecer resistência aos ataques contra a democracia e impedir esse abominável retrocesso que seria a volta do voto impresso com contagem pública manual, que sempre foi o caminho da fraude no Brasil”.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Caruaru - Junho 2022
Brasil 25.06.2022 16:00

Estratégia de reeleição de Bolsonaro se impõe e estados já sabem que vão perder receitas de ICMS até no STF

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A sabedoria popular ensina que contra fatos não há argumentos. E a política é a arte de transformar fatos em narrativas. Vale para o Governo como para quem está na oposição. As informações são do colunista Fernando Castilho, do Jornal do Commercio.

Os estados sabem agora que a decisão de confrontar o governo na questão do ICMS - quando ainda poderiam articular uma negociação assim que os preços do barril do petróleo explodiram e começaram a turbinar as receitas dos estados - foi um equívoco, embora sempre seja muito difícil fechar acordos com Jair Bolsonaro.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Cabo - Unidade de Saúde da Família
Pernambuco 25.06.2022 15:30

Rodrigo garante coordenar e estar à frente da campanha de Raquel em Caruaru

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Ele tem 40 anos e menos de três meses como gestor de uma das maiores cidades do interior pernambucano. Formado em administração/marketing, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), vem mostrando garras de leonino. Nos festejos juninos, recebeu em seu camarote, no Pátio de Eventos, todos os pré-candidatos ao Governo de Pernambuco. Os adversários elogiaram a acolhida e observaram a inquietação do jovem. As informações são da Folha de Pernambuco.

A aliada e ex-prefeita, também pré-candidata ao Governo, Raquel Lyra, chegou a se irritar e achar estar perdendo espaço. Nos bastidores, todos desconfiam que, solteiro e sem filhos, o prefeito esteja aproveitando para consolidar seu projeto político e construir sem amarras um caminho para reeleição, em 2024. Com o mesmo prazer de praticar exercícios, comer massas e reunir amigos (alguns que guarda da infância), garante coordenar e estar à frente da campanha de Raquel. Tem gente pagando para ver.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Arcoverde - São João 2022
Brasil 25.06.2022 15:10

Casal de idosos é morto a facadas num prédio de luxo no Rio

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Um casal de idosos foi morto a facadas na madrugada de hoje em um condomínio no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio. De acordo com as primeiras informações da Divisão de Homicídios, que investiga o caso, suspeito do crime, que é oficial da Marinha, seria namorado do filho do casal e teria atacado as vítimas supostamente motivado por ciúmes. As informações são do G1/RJ.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o pedido de socorro foi feito pouco depois da meia noite e atendido pelo Quartel do Humaitá. Ao chegarem no local, um apartamento na Rua Pio Corrêa, os bombeiros encontraram os idosos já mortos e um homem inconsciente, apontado pela polícia como suspeito do crime.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Toritama
Brasil 25.06.2022 15:00

Impeachment, a dúvida da oposição se vale a pena ou não nesse momento

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O escândalo da gravação que joga responsabilidade para cima de Jair Bolsonaro, no caso do ex-ministro Milton Ribeiro (Educação), não foi celebrado com salva de fogos pela oposição. Não na devida dimensão do episódio. Hoje, com as redes sociais, é fácil medir o alcance de um fato e sua repercussão. As informações são do Blog do Noblat.

Em outros tempos, o PT, por exemplo, já estava na rua com a campanha “Fora, Bolsonaro” mais ruidosa do que nunca. Por muito menos, o partido fez isso com Fernando Henrique Cardoso (FHC). Os tucanos não esquecem jamais do “Fora, FHC”.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Serra Talhada 2021
Brasil 25.06.2022 14:30

Minha história com Gonzaguinha

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

*Por Irineu Tamanini

O então presidente Fernando Collor visitou no dia 3 de abril de 1991 a cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará. Valter Lima, da Rádio Nacional viajou dois dias antes no escalão precursor da Presidência da República para transmitir, direto da terra de Padre Cícero, o programa “Revista Nacional”.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Belo Jardim 1 - Abril
Brasil 25.06.2022 14:00

PF alegou falta de recursos para transferir Milton Ribeiro, mas dispõe de três jatos

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A Polícia Federal tem três jatos da Embraer, mas alegou que não tinha recursos para transportar o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, na quarta-feira passada, data de sua prisão. Apesar de haver uma ordem judicial para que Ribeiro fosse transferido de Santos (SP), onde reside, até Brasília, a PF manteve o ex-ministro em São Paulo. As informações são do Estadão.

O descumprimento da ordem judicial foi citado pelo delegado Bruno Calandrini, que preside o inquérito sobre a existência de um gabinete paralelo no Ministério da Educação operado por Ribeiro e dois pastores, como indicação de interferência na investigação.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Bandeirantes Maio 2022