Coluna da quinta-feira
Sinais de crime eleitoral
Em Pernambuco, o PSB está praticando vários crimes, desafiando o Ministério Público e a Justiça eleitoral, para viabilizar, a qualquer custo, a candidatura de Danilo Cabral, o Coronel Danulo, ao Governo do Estado. O primeiro foi noticiado por este blog, a assinatura de um convênio de R$ 9 milhões para Serra Talhada.
A prefeita Márcia Conrado, que é do PT, tão logo assinou o contrato, num ato no Palácio das Princesas, foi festejar num regabofe com o Coronel Danulo. É o dinheiro público estadual ajudando a prefeita a cumprir promessas de campanha e ao mesmo tempo pavimentando os caminhos para a eleição de Danulo.
Trata-se da tipificação do crime de abuso de poder econômico, de malversação do dinheiro público. Cadê o Ministério Público, os órgãos de controle e a justiça eleitoral? Não seria exagero concluir que a omissão dessas instituições é meio caminho andado para a destruição da democracia.
O PSB é plutocrata além de qualquer limite. Na eleição passada no Recife, o PSB foi acusado de alimentar milícias nas periferias das cidades, impedindo, à base da violência armada, qualquer manifestação popular que se coloque contra os que se consideram “donos do poder” nesse Estado cada dia fica mais pobre e desigual.
Aventura comunista – Danilo Cabral deu aval ao governador Paulo Câmara para escolher o deputado federal André de Paula, presidente estadual do PSD, candidato ao Senado na sua chapa. Isso há mais de 30 dias, sem que até o momento essa confirmação viesse a ser oficializada. Diante do silêncio do governador e do próprio Danilo, a vice-governadora Luciana Santos, do PCdoB, resolveu lançar sua candidatura avulsa ao Senado na próxima segunda-feira, mas não combinou com os caciques, nem mesmo com Danulo.
Teresa na vice – A não ser que ocorra uma hecatombe, a chapa da Frente Popular já está montada. André de Paula é o candidato ao Senado e a vice será oferecida ao PT. O nome mais cotado é o da competente e atuante deputada estadual Teresa Leitão. Com ela na chapa, o PSB abre o espaço para a mulher, já que Danulo terá, além de Anderson Ferreira (PL) e Miguel Coelho (União Brasil), duas mulheres na disputa para o Governo do Estado: Marília Arraes, do Solidariedade, e Raquel Lyra, do PSDB.
Ultimato – Temendo ser a próxima vítima do processo, André de Paula deu prazo até a próxima segunda-feira para o governador anunciar sua candidatura. É que o prazo para os partidos encaminharem a lista dos filiados no troca-troca vence no próximo dia 18 e André, se for rifado, pode abandonar o PSD e se filiar a outra legenda para buscar a reeleição, já que o seu partido não conseguiu montar chapa competitiva para Câmara dos Deputados.
Novo acesso – O novo prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Luiz Medeiros (PSC), entrega, hoje, uma nova via de acesso à BR-232, que passa a ser opção aos motoristas que seguirão para a região do Agreste, neste feriado da Semana Santa. A Avenida Adelina Lacerda Beltrão, com 2,5 km de extensão, tem início na PE-07 em Jaboatão Centro, e vai até a rodovia federal, nas proximidades da divisa com o município de Moreno.
Puxão de orelha em Lula – No jantar com senadores e lideranças do MDB em Brasília, segunda-feira passada, o ex-presidente Lula ouviu conselhos para priorizar, em suas falas, temas como o aumento da inflação, a volta da fome e o drama do desemprego. Foi também duramente criticado. "Lula passa muito tempo cercado por Gleisi e Janja. Está apaixonado, a gente sabe, mas é preciso parar de falar desses temas que não estão na ordem do dia da população”, disse um dos senadores presentes, lembrando a fala do petista em defesa do aborto e contra a prosperidade da classe média.
CURTAS
SÓ NOTÍCIA RUIM – O Recife apresenta alto risco de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya. Um levantamento feito pela Prefeitura, até março, aponta que, na média-geral, 3,4% dos imóveis da cidade estão com muitos focos do inseto. As fortes chuvas do início do ano podem ser apontadas como uma das causas para o aumento do risco de transmissão.
MARACUTAIA – Um esquema de fraudes em licitações em um hospital da rede pública no Grande Recife foi descoberto pela Polícia. Segundo a corporação, três ex-gestores da unidade de saúde foram afastados das funções e dois funcionários da empresa beneficiada pelo crime são alvo de investigações. A Polícia Civil deflagrou uma operação para aprofundar as investigações contra a organização, que também é suspeita de falsidade ideológica. O hospital que foi alvo das fraudes não teve o nome divulgado.
Perguntar não ofende: Paulo Câmara vai antecipar o anúncio do candidato a senador para esvaziar o balão de Luciana Santos?