Os bastidores do poder e da
política em primeira mão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Jaboatão orientação
Coluna 25.05.2022 00:00

Coluna da quarta-feira

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Mão invisível de Fernando Monteiro

Pernambuco tem tradição de remeter para Brasília, pela livre manifestação popular nas urnas, políticos de envergadura com assento na Câmara dos Deputados. Uns, se revelam bons de tribuna, excelências na oratória, ganham projeção e viram estrelas nacional. No passado, isso se deu no campo da esquerda com Cristina Tavares, Fernando Lyra, Egidio Ferreira Lima, Maurílio Ferreira Lima, Maurício Rands, dentre tantos outros.

Na direita, Marco Maciel, Inocêncio Oliveira, Ricardo Fiúza e Gilson Machado. Há também os que são pródigos e operosos na articulação, têm visão estratégica e se preocupam em usar o peso do seu mandato para levar investimentos para o Estado, sem estar preocupados apenas com as suas bases. É o caso do deputado Fernando Monteiro (PP), que ganhou notabilidade na mídia nacional como presidente da Comissão Especial da Reforma Administrativa.

Sobrinho do ex-ministro José Múcio Monteiro, o mais bem-sucedido ministro de Articulação Política do Governo Lula, Fernando não é dado à disputa frenética e imbecil de grande parte do Congresso pelos holofotes, mas poucos têm prestígio, conhecimento no meio empresarial, especialmente no PIB paulista, quanto ele. E usa para ajudar Pernambuco.

Tiro essas conclusões porque acabei de ler, de um fôlego só, o livro "Lobby Stories", que esmiúça relações de poder, do consultor de empresas Jack Corrêa. São 46 capítulos nos quais cita personagens como Pelé, Maria Bethânia, Roberto Carlos e Chico Xavier, e autoridades dos três poderes em Brasília, algumas ainda protagonistas de decisões em Brasília. Relata fatos curiosos e fascinantes que presenciou além das antessalas de gabinetes importantes de Brasília.

Num deles, o personagem é Fernando Monteiro. Jack destaca o papel preponderante que o deputado teve para Pernambuco viabilizar a nova fábrica do Grupo Aché e um centro de distribuição de medicamentos na Região Metropolitana do Recife, resultando num investimento de mais de R$ 500 milhões, 500 empregos diretos e 2,5 mil indiretos. Até 2020, o Aché – que no ano passado teve receita líquida de R$ 2,4 bilhões – pretende dobrar de tamanho.

E a meta é manter esse ritmo de expansão a cada cinco anos até 2030. “Esse é o investimento da década em expansão industrial”, disse o presidente do laboratório, Paulo Nigro, ressaltando que, somados, os desembolsos em pesquisa e desenvolvimento realizados nos últimos anos superam o valor que será investido em Pernambuco. A maior parte do investimento deve ser financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e, possivelmente, também pelo Banco do Nordeste.

Bahia de olho – Conforme relato de Jack Corrêa, que conheci no lançamento do livro em Brasília, Fernando Monteiro soube da disposição do Grupo Achê em abrir uma nova fábrica e distribuidora de medicamentos em outra região, expandindo para o Nordeste, e procurou a direção da empresa. Outros Estados, como a Bahia e o Ceará, estavam de olho, mas graças ao deputado, que convenceu o governador Paulo Câmara a entrar na briga pela planta, o Estado ganhou o investimento depois de muitos encontros do governador com o grupo articulados pelo deputado.

Jarbas com Tebet – Sumido do noticiário, o senador Jarbas Vasconcelos, da ala histórica do MDB, apareceu, ontem, nas redes sociais, declarando apoio formal à pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MS) à Presidência da República. "É o melhor nome para este momento que o Brasil firme. Fico muito feliz em estar ao seu lado nessa luta", disse. Tebet deve ser lançada, oficialmente, com o apoio do PSDB e Cidadania.

Manifesto terceira via – Um grupo de empresários, economistas, representantes das áreas da educação e urbanismo e artistas indígenas assinaram um manifesto endossando o nome da pré-candidata do MDB à Presidência, Simone Tebet. No texto, o grupo defende que a senadora representa uma liderança “enérgica e pacificadora”, capaz de “unir o País”. O abaixo-assinado foi publicado na plataforma Change.org quatro dias antes de o ex-governador João Doria (PSDB) desistir de concorrer à indicação da chamada terceira via para a disputa. O número de assinaturas, somente ontem, já alcançou 3,4 mil pessoas.

Torcida gaúcha – O ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB-RS) observa como “natural” que seu partido encaminhe a discussão sobre um eventual apoio à senadora e pré-candidata Simone Tebet (MDB). Segundo o gaúcho, o PSDB precisa aprofundar a discussão com o MDB sobre o projeto para as eleições de outubro.  No Twitter, Leite afirmou que sua atenção está voltada ao Rio Grande do Sul e reafirmou que a “condução do processo nacional” está a cargo dos dirigentes partidários. “Terão minha parceria para isso, mas não articulo e nem participo das articulações nacionais”, disse.

Paulo escondido – Chamou atenção, ontem, o card pelas redes sociais do evento do pré-candidato da Frente Popular ao Governo do Estado, Danilo Cabral (PSB), em Surubim, sua terra natal, na próxima sexta-feira, com a chamada "Encontro de Danilo com o Agreste Setentrional". Traz apenas a foto dele ao lado de Lula, escondendo, estrategicamente, o governador Paulo Câmara. Tudo a ver, claro, com a estratégia de esconder o campeão em rejeição no País.

CURTAS

CONDENADO – O vereador Aderaldo Pinto, da bancada do PSB na Câmara do Recife, foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral por propaganda eleitoral antecipada. Segundo a Justiça Eleitoral, a condenação ocorreu devido a um banner que tinha uma foto do parlamentar, que se apresenta como pré-candidato a deputado estadual, e a mensagem "#2022 vem aí".

SERESTA – O Recife volta a realizar, a partir de amanhã, a edição nacional do Festival Nacional da Seresta. O evento, com shows gratuitos, acontece na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife. Entre as atrações, Wanderléa, Joanna, Leonardo Sullivan, Gilliard e Adilson Ramos. A noite de estreia do evento é reservada aos clássicos dos anos 1960 e 1970. A partir das 20h, se apresentam Mozart, "o príncipe da Jovem Guarda do Recife", e a banda The Rossi, que acompanhava Reginaldo Rossi, seguidos de Almir Bezerra, a voz dos Fevers.

Perguntar não ofende: Quando sairão as chapas de Raquel e Miguel?

compartilhamentos

Últimos posts

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Petrolina - São João
Brasil 28.06.2022 15:00

A expectativa do governo e do Centrão é que novo presidente da Petrobras consiga baixar o preço dos combustíveis

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A expectativa que o governo e o Centrão têm sobre Caio Paes de Andrade é alta. É muito mais do que apenas não reajustar o preço dos combustíveis até 30 de outubro, dia em que o brasileiro votará para presidente da República no segundo turno. As informações são do colunista Lauro Jardim, do O Globo.

O que essa turma espera do novo presidente da Petrobras é uma fórmula que faça o preço dos combustíveis diminuir nos postos, assim como o gás de cozinha nos revendedores. E num prazo rápido, pois faltam três meses para a eleição, Jair Bolsonaro está em segundo lugar nas pesquisas e a população precisa perceber logo uma queda nos preços.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Ipojuca - Maio 2022
Brasil 28.06.2022 14:30

Cresce possibilidade de avançar CPI do MEC no Senado

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O Palácio do Planalto já começou a se movimentar para a hipótese de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o Ministério da Educação efetivamente funcionar este ano. As informações são do Valor Econômico.

O Valor apurou que o presidente Jair Bolsonaro já consultou alguns senadores próximos, ao longo do fim de semana, sobre a possibilidade de se formar uma nova tropa de choque governista, como aconteceu na CPI da Covid. O principal obstáculo, no entanto, é que diversos parlamentares bolsonaristas irão disputar os governos de seus Estados e não têm condição de acumular as duas tarefas.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Caruaru - Junho 2022
Pernambuco 28.06.2022 14:01

Oposição protocola pedido de abertura de CPI do MEC

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Parlamentares de oposição protocolaram, hoje, o requerimento de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar as denúncias de corrupção e tráfico de influência no Ministério da Educação (MEC). Para que a comissão inicie os trabalhos, é necessário que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco(PSD-MG), faça a leitura do documento em plenário.

A criação da comissão ganhou força depois que, na última semana, o ex-ministro da educação Milton Ribeiro foi preso em uma operação da Polícia Federal que investiga possíveis irregularidades na liberação de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão vinculado ao MEC. O ex-ministro foi solto no dia seguinte, mas as investigações continuam.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Cabo - Unidade de Saúde da Família
Brasil 28.06.2022 14:00

Ex-ministros inauguraram obra inacabada em Goiânia

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Os ex-ministros Gilson Machado (Turismo) e João Roma (Cidadania) participaram da inauguração de uma praça poliesportiva em Goiânia cujas obras nem sequer foram finalizadas, mesmo após cinco meses da realização do evento. As informações são do Metrópoles.

A inauguração da Praça dos Esportes e da Cultura no bairro Buena Vista IV ocorreu em 20 de agosto do ano passado, e mobilizou até mesmo um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Hoje, o espaço, além de não oferecer os serviços prometidos, é alvo de ações de furto e vandalismo, segundo a comunidade local.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Arcoverde - São João 2022
Pernambuco 28.06.2022 13:40

Sextou faz tributo a Paulo Diniz com instrumentista Renato Bandeira

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O Sextou da próxima sexta-feira, produzido e transmitido pela Rede Nordeste de Rádio no horário do Frente a Frente, das seis às sete da noite, será um tributo ao cantor e compositor Paulo Diniz, que morreu há sete dias, aos 82 anos. Natural de Pesqueira, Paulo Diniz marcou uma geração entre os anos 70 e 80 com grandes sucessos, como “Pingos de amor”, “Quero voltar para Bahia”, “Um chopp pra distrair” e “E Agora, José".

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Toritama
Brasil 28.06.2022 13:30

Bolsonaro sanciona lei para devolução de cobrança indevida na conta de luz

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou hoje um projeto de lei que prevê restituir o consumidor de cobranças duplicadas feitas nas contas de luz pelas distribuidoras de energia. A nova lei foi publicada no Diário Oficial da União após aprovação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Com informações do Uol e Agência Senado.

Com isso, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) deverá repassar valores "diretamente aos consumidores em virtude de decisões administrativas ou judiciais" que encontram cobranças indevidas na conta.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Serra Talhada 2021
Pernambuco 28.06.2022 13:15

Último prazo para desincompatibilização será dia 2 de julho

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Por Diana Câmara*

Nas Eleições que se aproximam, para disputar alguns cargos é necessário que o candidato desincompatibilize, ou seja, se afaste do cargo que ocupa, a fim de garantir a paridade de armas entre os postulantes.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Belo Jardim 2 - Abril
Pernambuco 28.06.2022 13:00

Arcoverde encerra São João com Assisão, Nattan e Bruno e Marrone

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O último dia do São João de Arcoverde, hoje, vai ter do mais genuíno forró na voz do grande Assisão ao som romântico da dupla sertaneja Bruno e Marrone, que encerram a festa a 1h da manhã da quarta-feira, dia de São Pedro.

Mas, abrindo a última noite do Melhor São João do Nordeste, vem a dupla arcoverdense Carlos & Fábio, a partir das 19h30. Logo após ele, vem o forrozeiro Assisão e na sequência, às 22h, a mais nova sensação da juventude, o cantor Nattan. Uma noite que promete lotar a Praça da Bandeira na despedida dos festejos juninos da Capital do Samba de Coco.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Bandeirantes Maio 2022
Pernambuco 28.06.2022 12:45

No túnel do tempo

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O ex-prefeito de Palmeirina Eudson Catão com o cantor Reginaldo Rossi, nos anos 80, no restaurante Varanda, localizado na sede do Sport, no Recife. A foto é do arquivo do próprio Catão. Se você tem uma foto histórica no seu baú e deseja vê-la postada neste quadro, envie agora pelo WhatsApp: (81) 9.8222-4888.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Nord Hotels
Pernambuco 28.06.2022 12:30

Pessoas que perderam parentes e casas dizem que ainda não receberam dinheiro de governos um mês após tragédia das chuvas

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Em 28 de maio deste ano, 101 pessoas morreram em virtude de deslizamentos de barreiras ou enchentes provocados pelas fortes chuvas que atingiram Pernambuco. Um mês após o pior dia da tragédia, pessoas que perderam casas e familiares dizem que não receberam dinheiro dos governos e ainda cobram algum tipo de apoio ao poder público. As informações são do G1/PE.

Ao todo, as chuvas do fim de maio e do começo de junho deixaram 130 mortes em todo o estado. O número de desabrigados e desalojados chegou a mais de 128 mil, em 7 de junho.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE SESC - Férias de Janeiro
Brasil 28.06.2022 12:00

Atual ministro disse à CGU que alertou Ribeiro sobre atuação de pastores no MEC

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Hoje à frente do Ministério da Educação, Victor Godoy Veiga afirmou à Controladoria-Geral da União (CGU) que, na época em que ocupava o cargo de secretário-executivo da pasta, tentou alertar o então ministro Milton Ribeiro sobre o que chamou de atuação “desnecessária” dos pastores Arilton Moura e Gilmar Santos no âmbito do MEC. As informações são da CNN Brasil.

A informação consta no relatório da CGU sobre supostas irregularidades da gestão de Ribeiro no MEC. Como mostrou a CNN no último domingo, a atuação dos pastores no gabinete do então ministro foi apontada como motivo para demissão de assessores de Ribeiro.

...



compartilhamentos
Pernambuco 28.06.2022 11:50

Doideira leonina: Lisca é o novo técnico do Sport

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Por Claudemir Gomes*

...



compartilhamentos