Os bastidores do poder e da
política em primeira mão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Jaboatão orientação
Brasil 22.05.2022 20:00

Rejeição menor que a de Doria favorece Tebet como melhor opção na 3ª via

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A escolha de Simone Tebet (MDB) para representar a chamada terceira via na eleição presidencial não se explica pela principal informação revelada nas pesquisas de intenção de voto. Com apenas 2% da preferência, a senadora empata, dentro da margem de erro, com o ex-governador João Doria (PSDB), que chegou a 4% no mais recente levantamento do Ipespe. Em vez da intenção de voto, a resposta que lhe favorece é outra: a rejeição mais baixa. Segundo o instituto, 37% não votariam de jeito nenhum em Simone. Já em relação ao tucano, esse porcentual sobe para 53%. As informações são do Estadão.

Mas não é só. Há ao menos mais dois fatores que beneficiam Simone na disputa direta com Doria. O primeiro diz respeito à obrigatoriedade de partidos investirem ao menos 30% dos recursos dos fundos partidário e eleitoral em candidaturas femininas. Com uma mulher disputando a Presidência, o MDB já dará um passo importante no cumprimento da cota, uma vez que campanhas presidenciais devem ter um teto de aproximadamente R$ 70 milhões só no primeiro turno – o partido receberá acima de R$ 417 milhões.

O segundo fator adicional às pesquisas diz respeito ao apoio interno conquistado ao longo dos últimos meses. Diferentemente de Doria, a senadora tem seu nome defendido pelo presidente nacional da sigla, deputado Baleia Rossi (SP), e conta com a aprovação declarada de 20 dos 27 diretórios estaduais. Essa maioria deve lhe assegurar uma posição confortável na convenção do partido, que costuma ser acirrada.

Considerado por analistas uma espécie de confederação, por abrigar dentro do mesmo guarda-chuva diferentes correntes políticas, o MDB caminha para ter, pela segunda eleição consecutiva, candidato próprio à Presidência da República. Em 2018, a função coube ao economista Henrique Meirelles, ex-ministro da Fazenda do então presidente Michel Temer.

Ao contrário da trajetória de conflito trilhada por Doria no PSDB, a candidatura de Simone foi ganhando musculatura. Se no início a pré-campanha era vista no MDB como uma estratégia para marcar posição no debate presidencial, a mesma ganhou terreno nos Estados, especialmente nos mais conservadores. E por um motivo claro: a defesa de Simone se tornou um muro de contenção aos aliados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que se reaproxima de quadros do partido, especialmente na região Nordeste.

Não por acaso o Rio Grande do Sul, onde o MDB tem tradição e força política, tornou-se a principal base da senadora de Mato Grosso do Sul. O coordenador do programa de governo de Simone é o ex-governador gaúcho Germano Rigotto e o ex-senador Pedro Simon, decano da sigla, é um dos mais empenhados cabos eleitorais da pré-candidata.

Com o avanço nas negociações com o PSDB e o Cidadania para o lançamento de uma candidatura única, Simone começa a delimitar os rumos de sua campanha. O marqueteiro já foi escolhido. Será Felipe Soutello, que comandou várias campanhas tucanas, entre elas a disputa vitoriosa de Bruno Covas à Prefeitura de São Paulo, em 2020, e também trabalhou para o então governador paulista Márcio França (PSB), em 2018.

Confira aqui a reportagem completa.

compartilhamentos

Últimos posts

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Petrolina - São João
Pernambuco 28.06.2022 16:30

Cármen Lúcia vê gravidade em denúncia de interferência de Bolsonaro em investigação no MEC

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou, hoje, que vê "gravidade" na suposta interferência do presidente Jair Bolsonaro nas investigações de corrupção no Ministério da Educação.

A ministra enviou para análise da Procuradoria-Geral da República (PGR) um pedido apresentado pelo deputado Israel Batista (PSB-DF) para que o presidente seja investigado. O envio à PGR é praxe nesse tipo de caso. Isso porque cabe ao Ministério Público analisar se há indícios para abrir uma investigação.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Ipojuca - Maio 2022
Pernambuco 28.06.2022 16:00

Mais um vereador de Gravatá declara apoio à Marília Arraes

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Em vídeo encaminhado ao pré-candidato a vice-governador do Estado pelo Avante, Sebastião Oliveira, o vereador gravataense Cabritinha comunicou que mais um parlamentar da cidade declarou apoio à pré-candidatura de Marília Arraes (SD). Desta vez, o vereador Tonho Da Rodoviária (PTB) juntou-se ao projeto de Marília e Sebá e confirmou que fará campanha para os dois em Gravatá. Confira!

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Caruaru - Junho 2022
Pernambuco 28.06.2022 15:45

Estrutura de posto de combustíveis tomba com força do vento em Ipojuca

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Um posto de combustíveis foi derrubado pela força do vento, na manhã de hoje, na rodovia PE-09, conhecida como Estrada Nossa Senhora do Ó, no município de Ipojuca, no Grande Recife. De acordo com o corretor de imóveis Anderson Silva, que tem um escritório próximo ao local, chovia e ventava muito forte às 9h15, quando ele ouviu o barulho da estrutura do posto desmoronando. As informações são do portal G1/PE.

O Corpo de Bombeiros informou que não foi acionado para essa ocorrência. Procurada, a prefeitura de Ipojuca disse que enviou agentes da Defesa Civil ao local para fazer o isolamento da área. Ainda segundo o executivo municipal, os proprietários do posto já haviam recebido, no dia 1º de junho, uma notificação da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano sobre a identificação de ferrugem, o que poderia comprometer a estrutura do estabelecimento.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Cabo - Unidade de Saúde da Família
Brasil 28.06.2022 15:30

Governo quer que empresas do agro façam a própria fiscalização sanitária

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Depois de passar por trâmite acelerado na Câmara, um Projeto de Lei foi aprovado na última quinta-feira (23), na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, com objetivo de repassar do governo para as empresas de agronegócio a responsabilidade de fiscalizar as normas sanitárias. O texto iria diretamente para sanção do presidente Jair Bolsonaro (PL), mas um grupo de 10 senadores pediu ontem que o projeto seja apreciado em plenário. As informações são do colunista Chico Alves, do UOL.

"Esse projeto trata da fiscalização sanitária, que é uma coisa muito séria. Uma falha levaria a um grande dano à saúde coletiva do povo brasileiro", alerta a senadora Zenaide Maia (Pros-RN), uma das que assinou o requerimento para votação em plenário.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Arcoverde - São João 2022
Brasil 28.06.2022 15:00

A expectativa do governo e do Centrão é que novo presidente da Petrobras consiga baixar o preço dos combustíveis

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A expectativa que o governo e o Centrão têm sobre Caio Paes de Andrade é alta. É muito mais do que apenas não reajustar o preço dos combustíveis até 30 de outubro, dia em que o brasileiro votará para presidente da República no segundo turno. As informações são do colunista Lauro Jardim, do O Globo.

O que essa turma espera do novo presidente da Petrobras é uma fórmula que faça o preço dos combustíveis diminuir nos postos, assim como o gás de cozinha nos revendedores. E num prazo rápido, pois faltam três meses para a eleição, Jair Bolsonaro está em segundo lugar nas pesquisas e a população precisa perceber logo uma queda nos preços.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Toritama
Brasil 28.06.2022 14:30

Cresce possibilidade de avançar CPI do MEC no Senado

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O Palácio do Planalto já começou a se movimentar para a hipótese de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o Ministério da Educação efetivamente funcionar este ano. As informações são do Valor Econômico.

O Valor apurou que o presidente Jair Bolsonaro já consultou alguns senadores próximos, ao longo do fim de semana, sobre a possibilidade de se formar uma nova tropa de choque governista, como aconteceu na CPI da Covid. O principal obstáculo, no entanto, é que diversos parlamentares bolsonaristas irão disputar os governos de seus Estados e não têm condição de acumular as duas tarefas.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Serra Talhada 2021
Pernambuco 28.06.2022 14:01

Oposição protocola pedido de abertura de CPI do MEC

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Parlamentares de oposição protocolaram, hoje, o requerimento de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar as denúncias de corrupção e tráfico de influência no Ministério da Educação (MEC). Para que a comissão inicie os trabalhos, é necessário que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco(PSD-MG), faça a leitura do documento em plenário.

A criação da comissão ganhou força depois que, na última semana, o ex-ministro da educação Milton Ribeiro foi preso em uma operação da Polícia Federal que investiga possíveis irregularidades na liberação de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão vinculado ao MEC. O ex-ministro foi solto no dia seguinte, mas as investigações continuam.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Belo Jardim 1 - Abril
Brasil 28.06.2022 14:00

Ex-ministros inauguraram obra inacabada em Goiânia

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Os ex-ministros Gilson Machado (Turismo) e João Roma (Cidadania) participaram da inauguração de uma praça poliesportiva em Goiânia cujas obras nem sequer foram finalizadas, mesmo após cinco meses da realização do evento. As informações são do Metrópoles.

A inauguração da Praça dos Esportes e da Cultura no bairro Buena Vista IV ocorreu em 20 de agosto do ano passado, e mobilizou até mesmo um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Hoje, o espaço, além de não oferecer os serviços prometidos, é alvo de ações de furto e vandalismo, segundo a comunidade local.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Bandeirantes Maio 2022
Pernambuco 28.06.2022 13:40

Sextou faz tributo a Paulo Diniz com instrumentista Renato Bandeira

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O Sextou da próxima sexta-feira, produzido e transmitido pela Rede Nordeste de Rádio no horário do Frente a Frente, das seis às sete da noite, será um tributo ao cantor e compositor Paulo Diniz, que morreu há sete dias, aos 82 anos. Natural de Pesqueira, Paulo Diniz marcou uma geração entre os anos 70 e 80 com grandes sucessos, como “Pingos de amor”, “Quero voltar para Bahia”, “Um chopp pra distrair” e “E Agora, José".

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Nord Hotels
Brasil 28.06.2022 13:30

Bolsonaro sanciona lei para devolução de cobrança indevida na conta de luz

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou hoje um projeto de lei que prevê restituir o consumidor de cobranças duplicadas feitas nas contas de luz pelas distribuidoras de energia. A nova lei foi publicada no Diário Oficial da União após aprovação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Com informações do Uol e Agência Senado.

Com isso, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) deverá repassar valores "diretamente aos consumidores em virtude de decisões administrativas ou judiciais" que encontram cobranças indevidas na conta.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE SESC - Férias de Janeiro
Pernambuco 28.06.2022 13:15

Último prazo para desincompatibilização será dia 2 de julho

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Por Diana Câmara*

Nas Eleições que se aproximam, para disputar alguns cargos é necessário que o candidato desincompatibilize, ou seja, se afaste do cargo que ocupa, a fim de garantir a paridade de armas entre os postulantes.

...



compartilhamentos
Pernambuco 28.06.2022 13:00

Arcoverde encerra São João com Assisão, Nattan e Bruno e Marrone

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O último dia do São João de Arcoverde, hoje, vai ter do mais genuíno forró na voz do grande Assisão ao som romântico da dupla sertaneja Bruno e Marrone, que encerram a festa a 1h da manhã da quarta-feira, dia de São Pedro.

Mas, abrindo a última noite do Melhor São João do Nordeste, vem a dupla arcoverdense Carlos & Fábio, a partir das 19h30. Logo após ele, vem o forrozeiro Assisão e na sequência, às 22h, a mais nova sensação da juventude, o cantor Nattan. Uma noite que promete lotar a Praça da Bandeira na despedida dos festejos juninos da Capital do Samba de Coco.

...



compartilhamentos
Pernambuco 28.06.2022 12:45

No túnel do tempo

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O ex-prefeito de Palmeirina Eudson Catão com o cantor Reginaldo Rossi, nos anos 80, no restaurante Varanda, localizado na sede do Sport, no Recife. A foto é do arquivo do próprio Catão. Se você tem uma foto histórica no seu baú e deseja vê-la postada neste quadro, envie agora pelo WhatsApp: (81) 9.8222-4888.

...



compartilhamentos