Os bastidores do poder e da
política em primeira mão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Jaboatão orientação
Brasil 28.06.2022 15:30

Governo quer que empresas do agro façam a própria fiscalização sanitária

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Depois de passar por trâmite acelerado na Câmara, um Projeto de Lei foi aprovado na última quinta-feira (23), na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, com objetivo de repassar do governo para as empresas de agronegócio a responsabilidade de fiscalizar as normas sanitárias. O texto iria diretamente para sanção do presidente Jair Bolsonaro (PL), mas um grupo de 10 senadores pediu ontem que o projeto seja apreciado em plenário. As informações são do colunista Chico Alves, do UOL.

"Esse projeto trata da fiscalização sanitária, que é uma coisa muito séria. Uma falha levaria a um grande dano à saúde coletiva do povo brasileiro", alerta a senadora Zenaide Maia (Pros-RN), uma das que assinou o requerimento para votação em plenário.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Petrolina - São João
Brasil 28.06.2022 15:00

A expectativa do governo e do Centrão é que novo presidente da Petrobras consiga baixar o preço dos combustíveis

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A expectativa que o governo e o Centrão têm sobre Caio Paes de Andrade é alta. É muito mais do que apenas não reajustar o preço dos combustíveis até 30 de outubro, dia em que o brasileiro votará para presidente da República no segundo turno. As informações são do colunista Lauro Jardim, do O Globo.

O que essa turma espera do novo presidente da Petrobras é uma fórmula que faça o preço dos combustíveis diminuir nos postos, assim como o gás de cozinha nos revendedores. E num prazo rápido, pois faltam três meses para a eleição, Jair Bolsonaro está em segundo lugar nas pesquisas e a população precisa perceber logo uma queda nos preços.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Ipojuca - Maio 2022
Brasil 28.06.2022 14:30

Cresce possibilidade de avançar CPI do MEC no Senado

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O Palácio do Planalto já começou a se movimentar para a hipótese de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o Ministério da Educação efetivamente funcionar este ano. As informações são do Valor Econômico.

O Valor apurou que o presidente Jair Bolsonaro já consultou alguns senadores próximos, ao longo do fim de semana, sobre a possibilidade de se formar uma nova tropa de choque governista, como aconteceu na CPI da Covid. O principal obstáculo, no entanto, é que diversos parlamentares bolsonaristas irão disputar os governos de seus Estados e não têm condição de acumular as duas tarefas.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Caruaru - Junho 2022
Brasil 28.06.2022 14:00

Ex-ministros inauguraram obra inacabada em Goiânia

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Os ex-ministros Gilson Machado (Turismo) e João Roma (Cidadania) participaram da inauguração de uma praça poliesportiva em Goiânia cujas obras nem sequer foram finalizadas, mesmo após cinco meses da realização do evento. As informações são do Metrópoles.

A inauguração da Praça dos Esportes e da Cultura no bairro Buena Vista IV ocorreu em 20 de agosto do ano passado, e mobilizou até mesmo um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Hoje, o espaço, além de não oferecer os serviços prometidos, é alvo de ações de furto e vandalismo, segundo a comunidade local.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Cabo - Unidade de Saúde da Família
Brasil 28.06.2022 13:30

Bolsonaro sanciona lei para devolução de cobrança indevida na conta de luz

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou hoje um projeto de lei que prevê restituir o consumidor de cobranças duplicadas feitas nas contas de luz pelas distribuidoras de energia. A nova lei foi publicada no Diário Oficial da União após aprovação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Com informações do Uol e Agência Senado.

Com isso, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) deverá repassar valores "diretamente aos consumidores em virtude de decisões administrativas ou judiciais" que encontram cobranças indevidas na conta.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Arcoverde - São João 2022
Brasil 28.06.2022 12:00

Atual ministro disse à CGU que alertou Ribeiro sobre atuação de pastores no MEC

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Hoje à frente do Ministério da Educação, Victor Godoy Veiga afirmou à Controladoria-Geral da União (CGU) que, na época em que ocupava o cargo de secretário-executivo da pasta, tentou alertar o então ministro Milton Ribeiro sobre o que chamou de atuação “desnecessária” dos pastores Arilton Moura e Gilmar Santos no âmbito do MEC. As informações são da CNN Brasil.

A informação consta no relatório da CGU sobre supostas irregularidades da gestão de Ribeiro no MEC. Como mostrou a CNN no último domingo, a atuação dos pastores no gabinete do então ministro foi apontada como motivo para demissão de assessores de Ribeiro.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Toritama
Brasil 28.06.2022 10:30

Donos de plano de saúde doam R$ 750 mil ao PT neste ano

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Integrantes da família Koren de Lima, donos da operadora de saúde Hapvida, doaram R$ 750 mil ao PT em 2022. De acordo com informações do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o grupo é um dos maiores doadores do partido registrados na Justiça Eleitoral neste ano. As informações são do Poder360.

As doações foram feitas em abril e maio, todas em nome de 4 integrantes da família. Os dados foram repassados pelo partido à Justiça Eleitoral. A legislação veda doações de recursos diretamente de empresas para partidos ou candidatos. Os proprietários das empresas, entretanto, podem fazer doações como pessoas físicas, estratégia utilizada pela Hapvida.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Serra Talhada 2021
Brasil 28.06.2022 10:00

Petrobras reabre processo de venda de três refinarias

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

No dia em que o Conselho de Administração da Petrobras aprovou o nome de Caio Paes de Andrade para comandar a companhia, ontem, a estatal reiniciou, os processos de venda da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Pernambuco, Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná, e Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), no Rio Grande do Sul, bem como os ativos logísticos integrados a essas refinarias. As informações são do O Globo.

O processo de venda dessas unidades estava parado desde o ano passado após o baixo interesse das empresas pelos ativos. O plano de desinvestimento em refino da Petrobras representa, aproximadamente, 50% da capacidade de refino nacional, totalizando 1,1 milhão de barris por dia de petróleo processado.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Belo Jardim 2 - Abril
Brasil 28.06.2022 09:30

Relator da PEC dos combustíveis adia entrega do parecer

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O senador Fernando Bezerra (MDB-PE), relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 16/2022, chamada de “PEC dos Combustíveis”, adiou de ontem para hoje a entrega do relatório da proposta. Segundo a assessoria do parlamentar, ainda é necessário esperar as “conclusão das avaliações técnicas e jurídicas sobre os temas relacionados à PEC 16/2022”. A proposta deverá ser apresentada às 11h e votada pelo plenário do Senado amanhã. As informações são do Congresso em Foco. 

Apresentada pelo líder do governo, Carlos Portinho (PL-RJ), a PEC faz parte do pacote dos combustíveis, uma tentativa do governo em conter a alta do preço da gasolina.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Bandeirantes Maio 2022
Brasil 27.06.2022 22:50

Novo presidente da Petrobras dará “nova dinâmica” para preços dos combustíveis, diz Bolsonaro

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, hoje, que o novo presidente da Petrobras, Caio Mário Paes de Andrade, dará uma nova dinâmica aos preços dos combustíveis na gestão da empresa.

Andrade é o quarto presidente da Petrobras indicado pelo governo Bolsonaro. Ele substitui José Mauro Coelho que permaneceu 68 dias no comando da empresa. As trocas no comando da empresa se deram após pressões do próprio governo por conta da alta de preços dos combustíveis.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Nord Hotels
Brasil 26.06.2022 21:00

Situação econômica piorou nos últimos meses para 67% dos brasileiros

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Pesquisa do DataFolha, divulgada, hoje, pela Folha de S. Paulo, aponta que para 67% dos brasileiros, a situação econômica do país nos últimos meses piorou. E, com a inflação generalizada dos preços e a queda da renda do trabalho, 63% dos brasileiros sentem que não ganham o necessário para cobrir as despesas do dia a dia. O instituto entrevistou 2.556 pessoas em 181 cidades na quarta-feira (22) e quinta (23). A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou menos.

O instituto aponta que 63% dos brasileiros afirmam não ganhar o necessário e têm problemas financeiros em casa. Desse contingente, 37%, declaram que o dinheiro da família hoje não é suficiente, e que às vezes até falta. Outros 26% afirmam que ganham muito pouco, o que traz dificuldades.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE SESC - Férias de Janeiro
Brasil 26.06.2022 20:00

Tasso é aposta de Simone Tebet para diálogo com Ciro, 3ª via e mercado

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O senador Tasso Jereissati (CE) aguarda o desfecho das negociações no Rio Grande do Sul entre seu partido, o PSDB, e o MDB para selar o acordo com Simone Tebet e ser anunciado como candidato a vice da senadora, pré-candidata à Presidência. Segundo pessoas próximas, o tucano já aceitou o “desafio”, mas só vai falar do assunto após formalizado o acordo. Do Estadão.

Aos 73 anos, o empresário e parlamentar cearense, um dos últimos representantes da velha guarda tucana em atividade na política nacional, tem o apoio integral do PSDB e se prepara para entrar na campanha presidencial enquanto estreita laços com o clã Ferreira Gomes, de Cid e Ciro Gomes, e mantém pontes com o petista Luiz Inácio Lula da Silva.

...



compartilhamentos
Brasil 26.06.2022 19:00

Risco-país cresce mais no Brasil do que em outros países da América Latina

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A percepção de risco dos investidores internacionais piorou de forma mais intensa com o Brasil do que com o conjunto das economias da América Latina. Desde o início do ano, o risco-país brasileiro medido em CDS (Credit Default Swap) subiu 87 pontos, para o patamar de 290 pontos, de acordo com um monitoramento realizado pela consultoria Tendências. Nesse mesmo período, a média do risco-país da Colômbia, Chile, Peru e México avançou 58 pontos, para 168 pontos. As informações são do G1.

O CDS é uma espécie de seguro contra calote e, portanto, funciona como uma das principais medições de riscos entre as economias. Quanto mais alto é o CDS, mais arriscado o país é considerado pelos investidores.

...



compartilhamentos