Faculdade de Medicina de Olinda

09/04


2008

PF: já presos um juiz, 12 prefeitos e nove advogados

 A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira uma operação contra um esquema de liberação irregular de recursos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Já foram presas 44 pessoas suspeitas de envolvimento com o esquema. Entre os presos estão 12 prefeitos de cidades de Minas Gerais e da Bahia.

Também foram presos um juiz federal, nove advogados, quatro procuradores municipais, quatro funcionários do Judiciário, um gerente da Caixa Econômica Federal e um lobista. A PF informou que o nome dos presos não será divulgado por determinação da Justiça.

Além de Minas e Bahia, a operação --batizada de Pasárgada-- também foi deflagrada no Distrito Federal. Cerca de 500 policiais foram mobilizados para cumprirem 150 mandados --100 de busca e apreensão e 50 de prisão.

A investigação, iniciada há oito meses, revelou a envolvimento de magistrados, prefeitos, advogados, procuradores municipais, assessores e lobistas no esquema. Segundo a PF, a suposta quadrilha teria causado um prejuízo de R$ 200 milhões aos cofres públicos.

O esquema consistia na negociação de decisões judiciais para repassar verbas do FPM para municípios em débito com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Segundo a PF, os prefeitos contratavam, sem licitação, um escritório de advocacia que oferecia indevidas vantagens a juízes e servidores da Justiça para obter decisões favoráveis. O escritório pertenceria supostamente a um lobista, que repartiria seus honorários com os prefeitos envolvidos no esquema. (Folha de S.Paulo)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Pedro Batista Filho

.... Raul Massagem em hotel Jungmann, Alváro aloprado Dias, Cesar Dengue Maia,Eduardo Mensalão Azeredo, queres mais ou tá bom?

Pedro Batista Filho

João, ñ sou de fugir de nada nem de ninguém, só parei de responder tuas bobagens, mais se queres uma relação de santos, ai vai: Joaquim Bandepe Francisco,Jarbas Celpe Vasconcelos,Roberto Mandioca Magalhães,Inocêncio Denocs Oliveira,Pedro CPIs Correia,Roberto se Deus quiser p/sempre sem mandato Freir

Tajmahal Cruz

Aqui em PE, deveria começar por Vitória de Santo antão. O prefeito faz o que quer, sem um pingo de respeito por qualquer lei. Aliás, tás pouco se lixando para TCE, ou assemelhados. outro caipora na lista negra é o de Catende. Aguardemos...

Marcelo Araújo

Gilberto Balbino (PR), de Sobradinho (BA). Esse último continua preso na Delegacia da PF em Juazeiro-BA.

Marcelo Araújo

Entre os prefeitos presos, segundo informou a Polícia Federal, estão Carlos Alberto Bejani (PTB), de Juiz de Fora-MG; Demetrius Arantes Pereira (PTB), de Divinópolis-MG; Júlio Cesar de Almeida Barros (PT), de Conselheiro Lafaiete-MG; José Eustáquio Ribeiro Pinto (DEM), de Cachoeira da Prata; Geraldo


Governo de PE

09/04


2008

Famílias atingidas pelas cheias recebem ajuda

O Governo de Pernambuco começa a distribuir hoje, 3,750 colchões e cobertores e mais 750 cestas básicas às famílias atingidas pelas cheias em todas as regiões do Estado. Por volta das 16 horas, quatro carretas sairão da sede da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) em direção aos municípios contemplados.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Governo de PE

09/04


2008

PF caça quadrilha de juízes, promotores e prefeitos

 Cerca de 500 policiais federais deram início, na manhã desta quarta-feira (9/4), à Operação Pasárgada. O objetivo é colocar fim em um esquema de liberação irregular de verbas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Os prejuízos para os cofres públicos podem ultrapassar R$ 200 milhões. Segundo a PF, serão cumpridos 100 mandados de busca e apreensão e outros 50 mandados de prisão em Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal. São suspeitos juízes, prefeitos, advogados, procuradores municipais, assessores e lobistas. Por determinação da Justiça, o nome dos presos e os municípios onde está sendo deflagrada a operação não podem ser divulgados.

De acordo com a Polícia Federal, o esquema consistia em repassar a verba do FPM a municípios em débito com o INSS a partir de decisões judiciais negociadas. Ficou também evidenciado nas investigações que os prefeitos contratavam, sem licitação, um escritório de advocacia, supostamente de um lobista, que oferecia indevidas vantagens a juízes e servidores para obter decisões favoráveis e posteriormente repartia seus honorários com os prefeitos.(Do Consultor Jurídico)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Raimundo Eleno dos Santos

TENHO CERTEZA QUE ESSES LUGARES NÃO SÃO ILHAS. ESSA ATIVIDADE É ERVA DANINHA, DÁ EM TODO LUGAR. ACHO QUE A OPERAÇÃO PASSÁRGADA DEVE VIR DEPRESSA, VIR CORRENDO, VIR DEPRESSA, VIR CORRENDO...VIR DEPRESSA VIR CORRENDO PARA PERNAMBUCO...


Prefeitura do cabo

09/04


2008

Polícia Federal prende prefeito de Sobradinho

Acusado de desvio de verbas do Fundeb - o Fundo de Desenvolvimentpo da Educação - o prefeito de Sobradinho, Gilberto Balbino (PL) acaba de ser preso pela Polícia Federal, informa de Petrolina Josélia Maria, correspondente do blog no Vale do São Francisco. E prestao depoimento neste momento na sede da PF.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


09/04


2008

Querem derrubar fidelidade e salvar 128 cassados

 Seis meses depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) definir que o mandato pertence ao partido, e não ao eleito, deputados se movimentam em duas frentes para derrubar a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que regulamentou a fidelidade partidária.

A primeira delas é a votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, na próxima semana, do projeto de decreto legislativo que anula a norma do TSE. A aprovação da proposta, que recebeu parecer favorável ontem do relator, é dada como certa na comissão.

Caso seja referendada pelos plenários da Câmara e do Senado, a proposição invalidará todos os 8,5 mil processos de perda de mandato por infidelidade partidária em tramitação na Justiça eleitoral. Mais do que isso: anulará as 128 cassações determinadas até o momento, estabelecendo uma verdadeira batalha entre o Legislativo e o Judiciário. (Do Congresso em Foco)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

milton tenorio pinto junior

Legislar em causa própria é imoral. O Supremo é Supremo, é perda de tempo desses escrotos.


Prefeitura de Abreu e Lima

09/04


2008

Diretor da Abin diz que em 15 dias PF avalia caso dossiê

O diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Paulo Lacerda, disse que a perícia nos computadores da Casa Civil deve durar 15 dias, pela sua experiência. Ontem, foram apreendidos cinco notebooks e um computador de mesa na Casa Civil, onde pode ter sido montado o dossiê com gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, informa a repóter do blog em Brasília, Vanessa Laurino. Lacerda foi diretor da Polícia Federal, falou com base na sua experiência.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Magno coloca pimenta folha

09/04


2008

Proibir Internet na campanha: um retrocesso

De volta a concepção elitista na figura dos que fazem o Tribunal Superior Eleitoral, os quais não admitem que os candidatos usem a grande conquista da comunicação universal em nossos dias, ou seja, a Internet, para, livremente, enviarem suas mensagens aos eleitores e fazerem propaganda de campanha eleitoral. Para os proibidores elitistas – que ainda não entenderam o que significa a presença da rede mundial de computadores – é um absurdo permitir que os candidatos usem esse instrumento. O TSE ainda está no tempo limitado à mídia impressa, no tempo do papel, da radiofonia em ondas curtas e da televisão analógica.Não vêem que a chamada “terra sem lei” da Internet – com seus sites, blogs, spams, comunidades – é um espaço que dá chance igual para todos, democraticamente.

O mundo avança nós recuamos, quer dizer o jornalista Sérgio Augusto Silveira, no recado acima e no restantre de seu artigo de hoje no blog, inconformado com a proibição, imposta pelo TSE, do uso da comunicação pela Internet. Como ocorre sempre que Sérgio fala de política neste espaço, o tema é atual e importante para a análise do leitor. Assim, vale a pena ler o desabafo do jornalista no artigo de hoje. Boa leitura. 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Limoeiro

09/04


2008

As determinantes do crime na Colômbia

''''Interessado que fiquei em analisar o caso das reduções expressivas do crime violento em cidades como Bogotá e Medelín, me levou a um maior cuidado na análise dos determinantes do crime violento, sobretudo da violência homicida, na Colômbia. Alguns “violentólogos” destacavam uma “cultura da violência” por parte do povo colombiano ou um ethos da violência como se isto fizesse parte da “natureza humana” daquele povo. Nada mais falacioso. Estudos recentes de cientistas sociais e economistas daquele país mostram que toda esta repercussão em torno de aspectos culturais e, também, relacionados à pobreza e desigualdade nada explica o fenômeno da violência. A maioria dos estudos que se baseiam nessas hipóteses não tem sustentação empírica.''''

O cientista político José Maria Nóbrega Jr volta ao blog com seu artigo semanal, postado hoje, para continua a série de artigos em que trata da violência, suas causas e feitos no Brasil e América Latina. Tudo é bem fundamentado, como indica o parágrafo acima e deve ser lido na íntegra. Vale a pena.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banner de Arcoverde


Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/cpanel/ea-php56/root/usr/lib64/php/modules/mcrypt.so' - /opt/cpanel/ea-php56/root/usr/lib64/php/modules/mcrypt.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0