01/10


2006

Collor vota, mas evita dar declarações

O ex-presidente Fernando Collor de Mello (PRTB) não quis fazer declarações à Imprensa na hora de votar, nesta manhã, em Maceió. Ele concorre ao Senado e aparece como líder nas pesquisas divulgadas pelos institutos Ibope e Gape. Collor foi questionado por vários jornalistas, mas disse apenas o seguinte: “Só falarei amanhã, em caso de vitória. As pesquisas são boas e esperamos o resultado”, afirmou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca 2021

01/10


2006

TSE: 109 urnas substituídas em todo o país até 10hs

 De acordo com informações dos Tribunais Regionais Eleitorais, reunidas pela Diretoria Geral do Tribunal Superior Eleitoral, até as 10 horas, houve 109 urnas substituídas, o que corresponde a 0,030% do total de 361.431 em atividade.

O maior número de substituições até agora ocorreu na região Nordeste: foram 75 urnas. Depois, vem a região Sul, onde foram repostas 18 urnas. Na região Norte, foram substituídas 9 urnas. Na região Sudeste, foram trocadas 5 urnas. No Centro-Oeste, foram 2 urnas. No exterior, nenhuma urna foi trocada. Até agora, em nenhum local foi necessária a votação manual, com cédulas de papel.

Às 11 horas, o diretor-geral do TSE, Athayde Fontoura, e o secretário de Tecnologia da Informação, Giuseppe Janino, darão entrevista coletiva aos jornalistas, para fornecer mais detalhes do andamento da votação em todo o país.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina abril 2021

01/10


2006

CE: Cid Gomes na Liderança

Pesquisas divulgadas ontem à noite pelos institutos Ibope e Datafolha apontam que o ex-prefeito de Sobral, a 240 quilômetros de Fortaleza, Cid Gomes (PSB), seria eleito hoje governador do Ceará. No Ibope Cid tem 63% dos votos válidos, contra 33% de atual governador e candidato à reeleição, Lúcio Alcântara (PSDB). No Datafolha, Cid tem 61% contra 35% de Lúcio.

A pontuação dos outros quatro candidatos chega a 4%. No Ibope, Renato Roseno (Psol) tem 3% e Horácio Gondim (PSDC), 1%. José Maria de Melo (PL) e Salete Silva (PCO) não atingiram 1%. Na Datafolha, Renato Roseno tem 2%; José Maria de Melo, 1%; Horácio Gondim, 1%; e Salete Silva, 0%. As pesquisas foram registradas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com os números 22.314 (Datafolha) e 22.290 (Ibope). Elas foram realizadas na sexta-feira e ontem. A margem de erro no Datafolha é de 2% mais cima ou para baixo e no Ibope, 3%. As informações são da Agência Nordeste.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

ALEPE

01/10


2006

NYT: Lula tenta reeleição em meio a escândalo

 O jornal New York Times traz uma chamada na página principal de seu site sobre as eleições no Brasil neste domingo. A reportagem, com o título de ''Brasil vai às urnas sob a sombra de outro escândalo'', é assinada pelo jornalista Larry Rohter. ''Com outro escândalo de corrupção batendo à porta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, será perguntado aos brasileiros hoje se vale a pena um segundo turno'', começa o texto. Rohter, que chama Lula de ''sr. Da Silva'', traça um breve perfil dos principais presidenciáveis e destaca os escândalos envolvendo pessoas próximas ao presidente e a possibilidade de segundo turno, depois da divulgação das pesquisas de sábado. Veja abaixo a íntegra da reportagem.

''Ex-operário e líder sindicalista de 60 anos, sr. da Silva vem liderando as pesquisas e parece em posição segura para terminar em primeiro lugar por uma margem confortável no primeiro turno.

O drama que cerca a votação de hoje advém da incerteza sobre se o presidente, mais vulnerável depois de uma surpresa de setembro envolvendo alguns de seus assistentes mais próximos, vai obter a maioria necessária para evitar um segundo turno.

Em um distante segundo lugar nas pesquisas, está Geraldo Alckmin, do PSDB, um médico de 53 anos e governador do Estado mais importante do País, São Paulo.

Os outros dois candidatos - ex-aliados do sr. Da Silva - estão hoje posicionados à sua esquerda: Heloísa Helena de Moraes, do Partido do Socialismo e da Liberdade, e Cristovam Buarque, do Partido Democrático Trabalhista. Uma série de pesquisas tem mostrado consistentemente que eles têm juntos cerca de 10% dos votos.

Em coletiva de imprensa para correspondentes estrangeiros ocorrida na última terça-feira, Alckmin reconheceu sua posição desfavorável, mas argumentou que um segundo turno será inevitável por causa do crescente desgosto dos eleitores com o novo escândalo e com o que ele chamou de ´corrosão da credibilidade do presidente´.

´O segundo turno é uma nova eleição´, disse ele, na qual o alto ´índice de rejeição´ a Lula será um fator importante. ´No primeiro turno, eu voto em quem eu quero, enquanto no segundo turno eu voto contra aquele que eu não quero.´

Eleito há quatro anos sobre uma plataforma de governo limpa, sr. Da Silva em vez disso presidiu o país em meio a escândalos de corrupção, desde a compra de votos no Congresso até o superfaturamento de ambulâncias e de contratos com o Correio. Os escândalos provocaram a renúncia de seu chefe de gabinete, do ministro da Fazenda e do presidente, tesoureiro e secretário geral do Partido dos Trabalhadores. Ainda assim, até meados de setembro, sr. Da Silva parecia no caminho para uma vitória no primeiro turno.

Mas representantes do Partido dos Trabalhadores, fundado pelo sr. da Silva em 1980 e ainda liderado por ele, foram flagrados tentando pagar US$ 792 mil em dinheiro por um dossiê que eles pensavam que iria incriminar o partido do sr. Alckmin em um escândalo de corrupção. Até agora, esse escândalo, no Ministério da Saúde, envolveu principalmente o partido do sr. Da Silva. Como resultado, o coordenador da campanha do sr. da Silva renunciou.

Cerca de 126 milhões de pessoas estão registradas para votar, na quarta maior democracia do mundo. A votação é obrigatória para todos os cidadãos entre 18 e 70 anos, mas a desilusão e a raiva, especialmente entre os eleitores mais jovens e idealistas, com a corrupção levam a preocupações de que alguns irão votar em branco ou nulo, ou mesmo ficar em casa, à custa de uma pequena multa.

Analistas políticos são unânimes em concordar que o sr. da Silva quer a todo custo evitar um segundo turno, que ocorreria em 29 de outubro.

Todos os dias a imprensa brasileira fica cheia de novas reportagens que incriminam seus companheiros mais próximos e que permitem que seus concorrentes levantem dúvidas sobre o conhecimento e o envolvimento do presidente em um caso que o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Marco Aurélio de Mello, chama de ´pior do que o Watergate´.

O sr. da Silva tem respondido, acusando simultaneamente a oposição de tentar atingi-lo por meios não democráticos e reconhecendo vagamente que alguns aos seu redor são responsáveis pelo que ele chama de um ato ´insano´ de ´barbaridade´.

Em campanha esta semana, sr. Da Silva comparou-se até mesmo com Jesus Cristo, afirmando que ambos foram traídos por seus discípulos.

O destaque da campanha seria o debate dos quatro (principais) candidatos na quinta-feira à noite. Horas antes, no entanto, sr. da Silva anunciou que não iria participar, reclamando em carta enviada aos organizadores que ´alguns adversários´ pretendiam transformar a discussão ´numa arena de insultos e agressões, em um jogo de cartas marcadas´ contra ele, o mandatário.

Mas a ausência do sr. da Silva não evitou que seus rivais se dirigissem à cadeira vazia com seu nome. ´Se as acusações forem provadas, o senhor irá renunciar?´, perguntou o sr. Buarque, o primeiro ministro da Educação do presidente. ´Seus eleitores estão votando em você ou em seu vice-presidente?´''. (Agência Estado)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Votando em Lulla pela segunda vez o elleitor passa a ser cúlplice da "gang" do PT. Estará dando um aval a corrupção.

Raimundo Eleno dos Santos

Ninguém está livre de traição.O tiro no pé foi articulado pelo inimigo qdo ofereceu vantagens aos assessores de Mercadante.Armado o esquema promoveram o flagrante.Naquela estória:Vamos atirar no q vemos e acertaremos o q queremos ver.Usaram o Serra e o Mercadante p/acertarem no Lula.É o que penso.



01/10


2006

Lula acaba de votar em escola do ABC Paulista

O candidato do PT à reeelição, Luiz Inácio Lula da Silva, está votando neste instante na Escola Estadual Dr. João Firmino Correia de Araújo, localizada na rua Maria Azevedo Florence, Jardim Lavínia - 296ª zona eleitoral de São Bernardo do Campo (SP).

Lula está acompanhado do candidado ao governo de São Paulo, Aloizio Mercadante e do senador Eduardo Suplicy, que está praticamente eleito para mais um mandato no Senado.

O presidente cumprimentou os mesários, posou para fotos e também gesticulou para os fotógrafos com o sinal de vitória. (Informações da Globo News)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bandeirantes 2021

01/10


2006

João Paulo confiante com ida de Humberto para 2º turno

Acompanhado do candidato do PT ao Governo de Pernambuco Humberto Costa, o prefeito do Recife, João Paulo (PT), votou, há pouco, no Instituto de Educação de Pernambuco (IEP), no bairro da Boa Vista, no Recife. João Paulo se mostrou otimista com a ida de Humberto Costa ao segundo turno em virtude dos trabalhos realizados no Estado. “Estamos confiante e a população viu o nosso trabalho nas ruas em todo o Estado”, afirmou.

 

Além de Humberto, estavam acompanhando João Paulo os deputados federais e candidatos à reeleição Fernando Ferro (PT) e Maurício Rands (PT) e a prefeita de Olinda, Luciana Santos (PCdoB). As informações são da Folha de Pernambuco.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

01/10


2006

CE: Urnas com defeito trocadas pelo TRE

 Cento e vinte e quatro urnas eletrônicas apresentaram defeito e foram imediatamente trocadas ontem, na checagem do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no Ceará. Além dessas, outras 12 já foram substituídas hoje em todo o Estado.

Todas as mais de 20,1 mil urnas já estão nos locais de votação nos 184 municípios cearenses. A previsão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é de que a votação ocorra sem grandes problemas. Para tanto 3 mil urnas estão de reserva para qualquer eventualidade.

 O TRE trabalha hoje com mais de 100 mil pessoas entre mesários, juizes, promotores, policiais militares, civis, federais, municipais e voluntários. Ônibus e trens receberam reforço na frota para o transporte dos eleitores. Supermercados, bares, restaurantes, barracas, postos de combustíveis de todo Estado estão proibidos de vender bebida alcoólica de zero às 18h, segundo portaria assinada pelo secretário de Segurança Pública, general Théo Basto. As informações são da Agência Nordeste.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Anuncie Aqui - Blog do Magno

01/10


2006

Governo de SE diz que Ibope faz o jogo do Planalto

 Em entrevista, há pouco, o governador de Sergipe, João Alves Filho (PFL), candidato à reeleição, disse que o Ibope está a serviço do Palácio do Planalto. “Estão vendendo as pesquisas, manipulando os números para prejudicar os candidatos que são contra o Palácio”, acusou. Segundo Alves, Montenegro é um assessor do presidente Lula", disse, referindo-se ao presidente do grupo ao qual o Ibope é ligado. As informações são da Agência Nordeste.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Raimundo Eleno dos Santos

Em Sergipe não há renovação. Um Estado da federação que não se desenvolve. É esquecido como é o Espírito Santo. Nem parece que faz parte do Brasil.


Blog do Magno 15 Milhões de Acessos 2

01/10


2006

Acre só começou a votar às 10hs, no fuso de Brasília

As eleições no Acre só começaram agora, às 10 horas, no horário de Brasília, duas horas depois que na maior parte do país. A apuração dos votos está prevista para ser encerrada por volta de meia-noite (2 hs de Brasília).

As principais ruas da cidade de Rio Branco amanheceram hoje forradas por material de campanha dos candidatos. No sábado, a Polícia Federal atendeu a uma série de denúncias de crimes eleitorais e arrombou comitês eleitorais de diversos candidatos, mas não divulgou os resultados.

Na última pesquisa do Ibope, divulgada em 27 de setembro, os candidatos Binho Marques (PT), com 49% e Márcio Bittar (PPS) com 30% polarizam as eleições. Com este resultado Binho Marques pode vencer no primeiro turno. (Agência Estado)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


01/10


2006

Segurança de Lula causa fila em seção eleitoral

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na manhã deste domingo, em seu apartamento, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, com o coordenador da campanha para a sua reeleição, Marco Aurélio Garcia, e com o candidato ao governo paulista, Aloizio Mercadante, além do ministro do Trabalho, Luiz Marinho.

Lula deveria sair de seu apartamento por volta das 9h40, seguindo para a Escola Estadual Dr. João Firmino Correia de Araújo, no Jardim Lavínia, no mesmo município, onde está localizada a 296ª zona eleitoral. O presidente votará na seção de número 70E.

Na zona eleitoral, uma longa fila é formada, estendendo-se inclusive para o lado de fora do colégio provocada pela revista que a segurança da Presidência da República realiza nos eleitores antes de ingressarem na parte interna do colégio.

De acordo com assessores da campanha, Lula seguiria diretamente para Brasília após a sua votação.(Agência Estado)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
Publicidade

TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores