22/04
2008
O salto de Suape
A revista Exame desta semana traz excelente matéria, com chamada de capa, mostrando como Suape se transformou no maior pólo de investimentos do País. Veja alguns destaques do texto com o título “O maior pólo de investimento do Brasil”:
1) Até 2010 o porto atrairá investimentos da ordem de 6 bilhões de dólares; 2) Vinte e três indústrias estão sendo implantadas e a direção do porto negocia mais 7,5 bilhões de dólares em investimentos; 3) Apenas na construção das indústrias serão gerados 45 mil postos de trabalho, sendo 11 mil empregos diretos;
4) A Bunge está construindo o maior moinho de trigo da América Latina, com capacidade para produção de 850 mil toneladas de farinha por ano; 5) O estaleiro da Camargo Corrêa será o maior do hemisfério sul, com capacidade para processar 160 mil toneladas de aço por ano.
Já tem encomendas de 12 navios petroleiros e do casco da plataforma P-55 da Petrobras. Por fim, ressalta que a refinaria, carro-chefe dos empreendimentos, custará 4 bilhões de dólares e processará 200 mil barris de petróleo por dia, a partir de 2011.
O PAI? - O secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, comete um deslize na matéria da Exame. Ele diz que Pernambuco ganhou a refinaria por causa do alinhamento do governador Eduardo Campos com o presidente Lula. Ora, até o mais neófito pernambucano sabe que essa foi uma conquista anterior à eleição de Eduardo Campos e que resultou de uma mobilização suprapartidária! E da sociedade.
Rangendo os dentes - Se for pra valer a decisão de que político com ficha suja ou prefeito que tenha tido contas rejeitadas ficarão inelegíveis nas eleições deste ano, em Pernambuco o listão será maior do que o do vestibular. Prefeitos nessa situação rangem os dentes e dormem sob efeito de tranqüilizantes.
Almoço sem quórum - Um socialista, também profundamente desapontado, confirma que o evento que João Lyra Neto e José Queiroz organizaram em Caruaru, para o governador entregar viaturas da PM, foi um verdadeiro fiasco, como antecipou o ex-prefeito Tony Gel. Pelas contas do socialista, no almoço apareceram apenas 25 das 100 pessoas convidadas.
PT rompe - Em Paudalho, o PT rompeu com o prefeito José Pereira, com quem conviveu a vida inteira entre tapas e beijos, e lançou candidato próprio ao Governo Municipal. É o presidente da legenda, Josimário Marques. Com isso, Pereira pode tropeçar no seu projeto de reeleição.
Bem articulado - O ex-senador José Jorge, que hoje preside a CEB - Companhia de Energia de Brasília - dá provas mais uma vez de que é um político articulado nacionalmente. Toma posse, hoje, em Brasília, na presidência do Conselho Diretor da Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia.
Curtas
AUSÊNCIA 1 - O secretário de Saúde, Jorge Gomes, não estava no evento chinfrim organizado em Caruaru por João Lyra Neto e José Queiroz, conforme noticiamos ontem. Sua ausência tem explicações.
AUSÊNCIA 2 - Jorge Gomes não se interessou em aparecer ao lado de José Queiroz porque ainda não digeriu a decisão do PSB de forçar sua esposa Laura Gomes a retirar sua candidatura à prefeita de Caruaru.
O PRÓXIMO - A próxima intervenção da direção do PSB será em Petrolina. O secretário Fernando Bezerra Coelho pressiona para que o partido degole a candidatura de Gonzaga Patriota, líder nas pesquisas.
''Quem é repreendido muitas vezes e teima em não se corrigir cairá de repente em desgraça e não poderá escapar''. (Provérbios 29-1)
Eduardo vai dar a outro,eu estou ocupado.... ok
Cala a boca, tabacudo de uma figa!!! Deixa de ser donzelo, cabra!!!
Grangeiro tú esqueceu Lex Luthor(dudu) e Mumm-Ra(arrasta)...Esse dois arrobaram nosso estado...
Parabéns Grangeiro, se essa penca de políticos parasitas, ineficientes e de ética duvidosa não existissem em Pernambuco, ou fossem para o "sul maravilha" que eles se prestam a defender "ingenuamente", o estado, com certeza, iria bem melhor.
Nesse ritmo, Pernambuco vai passar São Paulo e o Brasil vai passar os Estados Unidos. Conclusão: vamos cuidar para que fiquem bem longe de Pernambuco, sujeitos como Krause, Mendoncinha, Mendonção, Marco Maciel, Jarbas, Sérgio Guerra, Raul Henry, Raul Jungman, Roberto Freire e assemelhados.
22/04
2008
Na próxima quinta-feira, o projeto "Palestras no Interior", que faz a integração direta deste blog com os seus leitores, chega ao município de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife. Lá, a palestra sobre o tema "Blog, a nova mídia e a política" está marcada para 20 horas, no plenário da Câmara de Vereadores. Espero que repita o sucesso das cidades por onde tenho passado. Desde já, aproveito para estender o convite a todos que gostam de mídia e política em Camaragibe.
22/04
2008
O pré-candidato a prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB), reagiu ontem aos comentários do adversário no município, Joaquim Barretto (DEM), de que ele mente ao dizer que poderá ter o apoio dos democratas. De acordo com o tucano, as declarações são “levianas” e “preconceituosas”. “Eu disse que até junho havia muito tempo para conversar. Não disse que estávamos fechados com o DEM”, ressaltou Gomes. Barretto ainda afirmou que não sobe em palanque de forasteiro - Elias foi prefeito do Cabo por três vezes.
Parabéns ao PSDB de Jaboatão: lugar de DEMO é no inferno. Pena que no plano federal os tucanos (que tem até alguns políticos sérios e respeitáveis) andem de mãos dadas com os DEMONIOCRATAS, fazendo o jogo do quanto pior melhor desses elitistas e reacionários-mor que tem horror ao cheiro do povo.
22/04
2008
Uma coligação mesclada com partidos governistas e oposicionistas, unindo o PSB, PSDB, DEM, PPS, PCdoB, entre outros. Hoje, esse é o maior objetivo do PSB em Paulista. A Prefeitura já é administrada pelo prefeito socialista Yves Ribeiro e pelo vice-prefeito Duffles Pires (PSDB), cujas siglas são adversárias nas esferas estadual e nacional. Além da possibilidade grande de a aliança ser reeditada, de acordo com Duffles, há conversas adiantadas com o presidente do DEM municipal, Cláudio Russel. “Russel disse que, por ele, não teria problema (em compor)”.
O prefeito vagabundo de plantão está se juntando com os demais marginais do município, formando uma grande quadrilha pra tentar ficar mais quatro anos assaltando os cofres do município... Porém, o povo já acordou para essa enrolação deste vagabundo e sua quadrilha e vai despachá-los dis 5 de outubro
Alô Yves: aliança cobra com jacaré até pode, mas aliança com o DEMO nem pra ir por céu, porque na verdade acaba-se indo mesmo é pro inferno. Cuidado prefeito!
Essa coligação do Yves está ampla demais pro meu gosto. Dessa penca de partiso eu só admitiria aliança com o PSDB. Com o PCdoB a aliança já seria natural, de centro-esquerda. Como DEMO e o PPS (o freireano partido da falsa esquerda) jamais!
22/04
2008
O Ministério Público Federal ofereceu denúncia criminal contra o prefeito do município de Cortês, Ernane Soares Borba. O procedimento administrativo que deu origem ao inquérito policial foi instaurado a partir de representações encaminhadas àquele órgão da Justiça pela presidência da Câmara Municipal de Cortês e de funcionários municipais. O prefeito foi acusado de não recolher contribuições previdenciárias descontadas dos funcionários da prefeitura no período de janeiro de 2001 até agosto de 2005.
22/04
2008
O New York Times faz uma revelação assustadora. Analistas militares que trabalham em vários canais de TV dos EUA, como Fox e CNN, na verdade estão fazendo o jogo do Pentágono, emitindo opiniões favoráveis às estratégias militares e às próprias guerras no Afeganistão e no Iraque. Todos os comentaristas apontados são oficiais de alta patente da reserva e a maioria têm ligações com empresas que são fornecedoras do Departamento de Defesa dos EUA, que somadas têm contrados de centenas de bilhões de dólares.
Coluna de Thomas Traumann - ÉPOCA
22/04
2008
A CPI mista dos Cartões dará um passo importante hoje: parlamentares iniciam a investigação em cima de documentos sigilosos em poder do Tribunal de Contas da União (TCU). ''Muita coisa vai surgir'', aposta a presidente da comissão, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS).
O acesso a esse material é considerado o ponto principal pela oposição dentro da CPI. Um grupo de oito parlamentares poderá averiguar os documentos, sendo quatro governistas e quatro de partidos adversários do Palácio do Planalto. A base aliada do governo promete blindar qualquer tipo de vazamento.
As regras serão rigorosas para a análise dos papéis. Deputados e senadores não poderão fotografar, nem tirar cópia das informações. Os dados tratam das despesas da Presidência da República com cartões corporativos consideradas sigilosas. São prestações de contas enviadas ao TCU.
A presidente da CPI nem marcou sessão administrativa nesta semana. Atendeu a apelos dos colegas para que os próximos dias sejam dedicados à investigação do material do TCU e também de toda papelada já enviada para a comissão.(Do Correio Braziliense)
O governo tem que ser transparente, mas não burro. Acreditar que a oposição não vai vazar informações para o PIG é o mesmo que acreditar em papai-noel. Falta ao governo cobrar aos oposicionistas do pau oco o mesmo procedimento em SP onde a farra dos corporativos no gov. Serra ainda rola solta.
22/04
2008
Após voltar a falar sobre Itaipu, o presidente eleito do Paraguai, Fernando Lugo, afirmou que pretende se aproximar ao máximo de outros líderes do continente. E não apenas do Mercosul.
Na entrevista à rádio católica "Fé e Alegria", o ex-bispo destacou que quer "continuar sonhando com os povos da América Latina", e citou vários presidentes da esquerda da região.
"Com os povos de (Rafael) Correa (Equador), de (Michelle) Bachelet (Chile), de Tabaré (Vázquez, do Uruguai)", disse. "Também com o de Evo (Morales, presidente da Bolívia), que entrou em contato conosco às duas da manhã para saber o resultado de domingo e se colocou à nossa disposição. Ou mesmo com (Cristina) Kirchner (Argentina)... e com (Hugo) Chávez (Venezuela) e a Nicarágua", completou.
Destes, o recém-eleito presidente tem ligações com os venezuelanos, segundo a oposição. Mas, por conta da Guerra do Chaco, uma aproximação com os bolivianos teria mais efeito histórico.
Com o Brasil, Lugo já havia dito que espera renegociar o tratado de Itaipu. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, porém, já afirmou que o tratado não será revisto, diferentemente do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.
Lugo, que assume o poder do país em 15 de agosto, disse também nesta segunda-feira (21), um dia após vencer as eleições presidenciais acabando com o poder de 61 anos do Partido Colorado, que sonha com "a grande pátria" de uma América Latina integrada e sem fronteiras. (Portal G1)
22/04
2008
Em meio à retomada de invasões pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no "Abril vermelho", os órgãos do governo que cuidam do assunto e deveriam fiscalizar esses atos não pensam em punição. O Ministério do Desenvolvimento Agrário nem sequer tem registro de sanções aplicadas a quem invadiu terra, prédio público ou empresa privada. A legislação federal diz que área invadida não pode ser desapropriada e ser destinada ao programa de reforma agrária, o que não está ocorrendo.
O Incra tem interpretação diferente e usa uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) para justificar essa posição. O entendimento da Justiça, segundo o órgão, é que só não se pode desapropriar a terra quando a invasão interfere nos índices de produtividade. Ou seja, quando há, por exemplo, destruição de plantações.
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, afirma que o governo cumpre a legislação.
— Não estamos fazendo vista grossa para essas ações. O governo respeita os movimentos sociais, mas não permite abusos — disse Cassel.(De O Globo)
Enquanto a justiça não exercer seu papel de verdade, e colocar os líderes dos terroristas do MST atrás das grades, nada mudará.Esse grupo terrorista, financiado c/ recursos públicos é uma ameaça ao direito de propriedade e ao estado democrático de direito.