O Jornal do Poder

27/02


2008

PSDB convidará Jarbas Vasconcelos para presidir CPI

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (PSDB-AM), informou no início da tarde de hoje que vai convidar o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) para presidir a CPI mista que investigará o uso dos cartões corporativos pelo governo federal. Segundo Virgílio, apesar de ser da base governista, Vasconcelos é um senador independente.

Hoje, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), anunciou que o PMDB cedeu e deixou a vaga da presidência da CPI para o PSDB. O nome da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) também foi lembrado para presidir a comissão.

Na condição de partidos com maior representação no Congresso, o PMDB havia indicado Neuto de Conto (SC) para a presidência da CPI e o PT escolhera Luiz Sérgio (RJ) para a relatoria. Com o recuo, o governo evita que a oposição crie uma segunda CPI, exclusiva do Senado. Do Portal Terra.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu no Zap

27/02


2008

Guido: eleição atrapalha votação da reforma tributária

 O ministro Guido Mantega (Fazenda) acredita que a reforma tributária poderá será aprovada neste ano mesmo com as eleições de outubro. Para ele, o processo eleitoral irá atrapalhar "um pouquinho", mas que com disposição será possível concluir a tramitação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que tratará do assunto.

"O ano eleitoral sempre atrapalha um pouquinho porque a partir de uma certa data os parlamentares estão interessados em suas campanhas, mas temos o ano inteiro pela frente. Se houver disposição, conseguiremos aprovar ainda neste ano", afirmou. Da Folha Online.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

27/02


2008

Lula: ''Não sou pé frio, sorte é para quem trabalha''

Ao rejeitar o rótulo de "sortudo" no campo econômico, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que os bons dados são o reflexo de políticas impopulares particadas em 2003. Irônico, aproveitou para atacar opositores.

“Estamos colhendo o que plantamos, mas tem gente que diz que nós só aproveitamos a situação internacional favorável. O fato é que, no passado, a economia mundial também viveu bons momentos e nem por isso o Brasil foi bem”, disse Lula.

“Outros dizem que tudo foi sorte. Da minha parte, acho que um pouco de sorte não faz mal a ninguém. Deus me livre de ser pé frio como muitos foram nesse país”, completou. Do Portal G1.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Paulo Kigrer

Como pode falar de trabalho, um pelego desse? Quando durante sua existência trabalhou o Inácio, o unanime?



27/02


2008

Governo cede presidência da CPI dos cartões ao PSDB

 O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse a jornalistas, ao deixar o Palácio do Planalto, que a presidência da CPI mista dos cartões será cedida ao PSDB.

Na condição de partidos com maior representação no Congresso, o PMDB havia indicado Neuto de Conto (SC) para a presidência da CPI e o PT escolhera Luiz Sérgio (RJ) para a relatoria.

Mas a oposição ameaçava criar um segunda CPI, exclusiva do Senado, se o governo não concordasse em dividir o comando da CPI mista.

Agora, caberá ao PSDB indicar o seu representante -- os nomes mais cotados são os dos senadores Marisa Serrano (MS) e Marconi Perillo (GO). Do Estadão.com.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/02


2008

Senado quer informações sobre depoimento de Buratti

 A Mesa Diretora do Senado acatou o pedido do senador Efraim Moraes (DEM-PB) para que a Advocacia-Geral do Senado investigue as informações prestadas por Rogério Buratti, ex-assessor do deputado Antonio Palocci (PT-SP) na época em que este era prefeito de Ribeirão Preto, para a CPI dos Bingos.

Em 2005, Buratti disse, em depoimento à comissão, que Palocci recebia propina de uma empreitaira quando estava à frente da prefeitura. Na semana passada, no entanto, o ex-assessor retirou, em cartório, todas as denúncias feitas anteriormente.

"Ele prestou depoimento [à CPI] sobre juramento. Então temos que investigar", disse o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) ao deixar a reunião da Mesa. Do Congresso em Foco.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/02


2008

Oposição protocola ação no STF contra Governo Federal

 O DEM e PSDB ingressaram nesta terça-feira com uma Adin (ação direta de inconstitucionalidade) no STF (Supremo Tribunal Federal) pedindo a suspensão e posterior declaração de inconstitucionalidade do decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que criou o programa ''Territórios da Cidadania''.

Segundo os partidos de oposição, os termos do decreto ''colidem frontalmente com preceitos basilares da Constituição Brasileira'' e, por isso, o decreto ''não deve prosperar''.

Além da Adin no Supremo, os partidos recorrerão ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e ao MPF (Ministério Público Federal). Segundo os comandos do DEM e PSDB, a legislação eleitoral veta a criação de novos programas via decreto presidencial, assim como o aumento de despesas só pode ocorrer por meio de projeto de lei. Da Folha Online.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Severino Isidoro Fernandes Guedes

PSDB e DEMO tem horror a choldra. Tudo que vem em benefício da escumalha eles torpedeiam. Eles gostam mesmo é da turma da banca e do pessoal fino dos salões.

Raimundo Eleno dos Santos

Os DEMOS são um bando de celerados, tucanos no meio. Eles, os tucanos, aprenderam com os DEMOS como é a melhor forma de tumultuar a dança que tá dando certo. Estão querendo colocar cabelo e pimenta no meio do salão de baile.Não vão conseguir. Com Lula rumo ao TRI!

guilherme alves

Esses dois partidos deveriam entrar com um ação para determinar que o executivo não pode fazer nenhuma ação que beneficie os mais carentes.Deviam ser chamados de Justos Verissímos por detestarem os pobres. Ficam sem discurso e vem com esse discurso de arrasa pobre.

Ivan Câmara de Andrade

Ô Magno, se a nossa grande imprensa não praticasse o jornalismo de esgoto e teU blog fosse imparcial, certamente a manchete do post seria essa: OPOSIÇÃO VAI AO SUPREMO CONTRA PROGRAMA QUE PREVÊ R$ 11,3 BI PARA COMBATER A POBREZA.

JARBASTA

O quê? eleitoreiro? já que estamos em ano de eleições municipais? Ora. no Brasil temos eleições de dois em dois anos, parece que a oposição quer que o governo só trabalhe também de dois em dois?. Nos outros, o governo deveria fazer o quê? Jogar paciência, freecell ou spider no computador?



27/02


2008

Lula reúne, urgente, toda a cúpula do PMDB

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai reunir hoje à tarde, no Palácio do Planalto, toda a cúpula do PMDB, os líderes no Congresso e os quatro ministros do partido (Agricultura, Integração Regional, Comunicações e Minas e Energia). José Gomes Temporão, da Saúde, e Nelson Jobim, da Defesa, também participarão da audiência, embora dirigentes do PMDB não os considerem integrantes da cúpula. O motivo oficial da convocação não foi revelado pelo Planalto.

No entanto, a reunião acontece justamente a uma crise entre governo e oposição no Senado, em torno do comando da CPI Mista dos Cartões Corporativos. O PMDB está no centro dessa crise, porque pelas regras regimentais é à legenda que cabe a presidência da CPI, reivindicada pela oposição (DEM e PSDB). Mas o impasse foi agravado, porque o PT, setores do Planalto e o próprio presidente Lula resistem a partilhar o comando do inquérito com os seus adversários no Congresso.

Embora o ministro das Relações Institucionais, Múcio Monteiro, tenha dito ontem, no Rio, que o governo concluiria hoje as negociações de uma dezena de cargos no setor elétrico, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que a definição será só amanhã. Do Estadão.com.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/02


2008

Ouça Magno Martins na Rádio Olinda

Clicando aqui , você escuta, sempre de segunda-feira a sexta-feira, o
comentário deste blogueiro no programa do radialista Edivaldo Moraes, um dos maiores comunicadores de Pernambuco, na Rádio Olinda. Meu comentário vai ao ar por volta das sete da manhã.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/02


2008

Chegou a hora de uma nova sacudidela na República

A chamada Nova República instituída no Brasil durante o final dos anos de chumbo, iniciados durante o golpe militar de 1964, e que teve como timoneiros Tancredo Neves e Ulysses Guimarães, chegou ao fim, haja vista o arremedo de práticas democráticas e ações anti que estamos vivendo hoje. Este raciocínio norteia o artigo do jornalista Sérgio Augusto Silveira, postado hoje no blog, de acordo com os dois parágrafos a seguir, do articulista. É uma análise perfeita do que estamos vivendo politicamente hoje, e vale a pena ser lida na íntegra. Leiam o artigo de Sérgio na íntegra, clicando na chamada à esquerda da página principal. Boa leitura.

''''Alguém já disse que, em média, a República brasileira vive fases de 20 anos de estabilidade institucional. Sucede-se, ao final desses 20 anos, o atropelamento das instituições – pelas armas ou pelas artimanhas dos governantes e legisladores do dia – seguindo-se uma crise e o início da fase seguinte. Com a ditadura de 64 aconteceu isso, que foi de fato  até 1984, e a atual, que iniciou em 1988.
 
Portanto, não é de espantar que toda aquela construção institucional emoldurada e comandada pelas figuras de Tancredo Neves e Ulisses Guimarães já esteja batendo os pinos. E entre esses pinos, o parlamento esvaziado de poderes decisórios. Chegou a hora de uma nova sacudida na República.''''


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

guilherme alves

Começou o delírio, e as cassandras saindo dos túmulos. A banda podre da UDN ainda vive no espírito das pessoas de índole golpista.

Raimundo Eleno dos Santos

Os DEMOS são um bando de celerados. De repente vai ter alguns elementos que querem azedar as Forças Armadas para requerer que detonem Lula. Se existe uma crise cíclica como está dizendo um escriba saudosista, erra redondamente. Crise fabricada não vale. Com Lula rumo ao TRI!



27/02


2008

Números manipulados sobre homicídios em PE

Nos últimos meses do ano de 2007 e no início deste ano a mídia vem divulgando, de forma freqüente, os dados da Gerência de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Defesa Social (GACE/SDS) focalizando a redução dos números comparativos mês a mês, entre os anos de 2006 e 2007, bem como o primeiro mês de 2008 com o mesmo mês de 2007. Em matéria altamente tendenciosa em veículo de comunicação impresso, foi cunhada a seguinte chamada: “Taxa de homicídios em Pernambuco cai 17,5% no mês de janeiro. Foram registrados 76 crimes letais intencionais a menos em janeiro de 2008. Este é o quinto mês consecutivo de queda de homicídios no Estado.” Porque chamo esta chamada de altamente tendenciosa? A tendência está, justamente, na falta de esclarecimento desses dados, onde vou procurar dar um outro viés nas linhas que se seguem.

Quem quiser saber o resultado da estatística sobre violência anunciada no parágrafo acima deverá ler o artigo de hoje no blog, do cientista político José Maria Nóbrega Jr, um estudioso no assunto, que tem criticado constantemente os números oficiais sobre homicídios em Pernambuco divulgados ultimamente. Leiam o artigo na íntegra. Boa leitura.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fabio Leite Macedo

Eis a republica dos precatórios, onde o que é ruim não é divulgado , maqueiam numeros e iludem a massa, ricupero fez escola, triste de nós que temos a cara de palhaço, nariz de palhaço, transparência nunca existiu, até quando?

Gilberto Carvalho Moura

Nenhuma novidade esse procedimento, é nacional. Aqui em Curitiba, Requião trocou o diretor do IML e este como primeira providência confiscou para si o livro de registro de óbitos.