FMO - Acesse Site

Coluna da quinta-feira

O que pesa contra Marcones é a rejeição 

Cria política da ex-prefeita Creuza Pereira, o médico Marcones Sá (PSB), prefeito de Salgueiro, se saiu muito bem nas duas gestões anteriores, mas não está bem no atual mandato, correndo o risco de não ser reeleito, porque sua desaprovação supera a casa dos 50%, segundo levantamento do Instituto Opinião abaixo, no qual Fabinho Lisandro, principal candidato da oposição lidera com 40% das intenções de voto.

Seja qual for o nível de poder, municipal, estadual ou federal, gestor em falta de sintonia com a população dificilmente emplaca a reeleição. Nesta pesquisa, Marcones tem 51,8% de desaprovação e apenas 41% de aprovação. Dos pré-candidatos, desponta com o mais rejeitado. Entre os eleitores entrevistados, 32% disseram que não votariam nele de jeito nenhum. O levantamento acende uma luz amarela no gabinete do prefeito.

Já Fabinho surge como a cara nova da política de Salgueiro, saído de uma eleição recente para deputado estadual na qual teve mais de 12 mil votos em Salgueiro e 26.666 votos no Estado, não se elegendo por causa do coeficiente eleitoral. Ligado ao grupo Coelho, o empresário teve papel importante em Salgueiro no segundo turno para governador.

No primeiro turno, a tucana teve pouco mais de mil votos, mas no segundo, com apoio do grupo de Fabinho e da família Coelho, sua votação subiu para 11 mil votos. Os ventos sopram favoráveis para ele chegar à Prefeitura de Salgueiro, mesmo que a distância hoje que o separa de Marcones não seja tão elástica.

Como candidato da oposição, Fabinho leva a vantagem, ainda, de ser o mais competitivo, já que Antônio Rocha, do Mobilidade, se apresenta apenas como franco aventureiro. A polarização frente ao prefeito, portanto, é muito importante, porque parte sem divisão no bloco oposicionista. Além disso tudo, Fabinho representa a renovação da política salgueirense. O município ainda está frustrado com o desastre também da gestão de Clebel, que havia tirado o grupo de Creuza do poder.

Aposta arriscada – Sem ter o que mostrar a população de Salgueiro, só restará ao prefeito Marcones Sá (PSB) apostar na força e popularidade do Governo Lula para se transformar num candidato mais competitivo à reeleição. Segundo o levantamento do Instituto Opinião, a aprovação da gestão petista no município é de 73,5%. Mas Lula não faz milagres e não é mais bom e eficiente cabo eleitoral como no passado. Tanto que, em nível estadual, não ajudou Danilo Cabral a chegar ao segundo turno em 2022 nem fazer Marília Arraes governadora no confronto com Raquel.

Clebel, o amaldiçoado – O ex-prefeito Clebel Cordeiro, empresário bem-sucedido no Sertão, fez uma gestão tão desastrosa em Salgueiro que se transferiu de mala e cuia para Petrolina. Trocou o ramo de plano funerário, que lhe rendeu uma fortuna, pelos campos irrigados do Vale do São Francisco, onde produz manga e uva. Ninguém quer o seu apoio em Salgueiro, principalmente a oposição, para não puxar Fabinho para baixo e correr o risco de perder a eleição.

Isenção do IR – O Senado aprovou, ontem, um projeto que, na prática, isenta de Imposto de Renda quem ganha até R$ 2.824 mensais – o equivalente a dois salários mínimos, em 2024. O texto, que já foi aprovado pela Câmara dos Deputados, seguirá para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Apresentada pelo líder do Governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), a proposta replica o teor de uma medida provisória, editada por Lula em fevereiro e que já está em vigor. Com a eventual sanção do texto, a MP será revogada, dando lugar à lei.

Diálogo para evitar CPI – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes assumiu o diálogo com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, para conter a instalação de uma CPI contra o Judiciário. Recentemente, Lira anunciou a instalação de cinco novas CPI’s, entre elas, a de Abuso de Autoridade do Judiciário. No entanto, parlamentares avaliam que ele pode desistir de instalar essa CPI para não se isolar. Lira tem adotado postura mais amenas com o Judiciário quando comparado com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Aliados avaliam que pode não ser estratégico comprar briga com os outros dois Poderes ao mesmo tempo.

Parou no tempo – A deputada estadual Mical Damasceno (PSD-MA) defendeu, ontem, que “o homem é o cabeça da família” e “a mulher é submissa ao seu marido”. Durante sessão plenária da Assembleia Legislativa do Maranhão, a deputada ainda afirmou que apenas homens devem participar da sessão solene que será realizada no dia 15 de maio, quando é comemorado o “Dia da Família”. “Veio uma ideia, em meu coração, que acredito que seja divina, de nós fazermos uma sessão solene, mas somente com homens para mostrar à sociedade que o cabeça da família é o homem”, disse. “Vamos encher esse plenário aqui de macho. A mulher tem que entender que ela deve submissão ao marido, doa a quem doer”. Em pleno século XXI, não parece piada?

CURTAS

FUTEBOL – Deputados federais aproveitaram o plenário esvaziado da Câmara, ontem, para assistir às quartas de final da Liga dos Campeões da Europa. Segundo o portal Estadão, enquanto as conversas entre o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e articuladores do governo Lula pegavam fogo nos bastidores, o espaço mais lotado da Casa era o “cafezinho”, onde um telão exibia o duelo entre Real Madrid e Manchester City.

EXPOCARPINA – Carpina está sediando, até o próximo domingo, a 45ª ExpoCarpina. O evento acontece no Parque Senador Paulo Guerra e tem a expectativa de movimentar cerca de R$ 40 milhões em negócios. A exposição funciona das 8h às 23h e a entrada é gratuita.

MAIS QUEIXAS – O Ministério Público de Pernambuco ofereceu, ontem, denúncia à Justiça contra Rodrigo Dib Carvalheira, que é investigado por estupros. A denúncia é referente a um dos três inquéritos em que a Polícia Civil indiciou o empresário, que tem 34 anos. Na tarde de ontem, Rodrigo foi solto após seis dias preso no Cotel. Segundo informações da TV Globo, mais duas mulheres prestaram queixa contra o empresário. Elas se juntam às outras três denunciantes. As acusações são de crimes sexuais.

Perguntar não ofende: Ainda há tempo para o prefeito de Salgueiro recuperar a aprovação?

Toca Jabô

Candidato a deputado estadual nas eleições passadas, o empresário Fabinho Lisandro (PRD) sai na frente, com 40% das intenções de votos, na primeira pesquisa para prefeito de Salgueiro encomendada por este blog ao Instituto Opinião. Em segundo lugar aparece o prefeito Marcones Sá (PSB), candidato à reeleição, com 30,8%. Como alternativa de terceira via, Antônio Rocha (Mobiliza 33) pontua apenas 3%.

Brancos e nulos somam 11,3% e indecisos chegam a 14,9%. Na espontânea, modelo pelo qual o eleitor é instigado a lembrar o nome do seu candidato preferido sem o auxílio do disco, um ponto separa o prefeito Marcones de Fabinho – 19,5% a 18,5%. Neste cenário foram citados ainda Doutor Edilton Carvalho, por 0,8% dos entrevistados, Clebel, com o mesmo percentual e Antônio Rocha (0,3%). Brancos e nulos somam 8,8% e indecisos sobem para 51,3%.

No quesito rejeição, Marcones lidera. Entre os entrevistados, 32% disseram que não votariam nele de jeito nenhum, seguido por Antônio Rocha, com 18%, e Fabinho, com 12,5%. Ainda entre os entrevistados, 4,5% disseram que rejeitam todos e 33% disseram que não rejeitam nenhum dos candidatos que foram colocados no disco da pesquisa.

No confronto direto com os seus dois adversários, o prefeito perde para Fabinho e ganha para Rocha. Se o seu concorrente fosse Fabinho, ele teria 33,3% dos votos e o oponente 47%.  Já se o adversário do prefeito fosse Antônio Rocha, ele teria 45% dos votos e o adversário apenas 23%. 

Estratificando o levantamento, as maiores taxas de intenção de voto de Fabinho despontam entre os eleitores com grau de instrução no ensino médio (44,9%), entre os eleitores na faixa etária de 35 a 34 anos (44%) e entre os eleitores com renda familiar até dois salários (42,1%). Por sexo, 43,9% dos seus eleitores são homens e 36,5% são mulheres.

Já o prefeito Marcones Sá tem suas melhores indicações de voto entre os eleitores entre os eleitores com renda familiar acima de cinco salários (38,2%), entre os eleitores na faixa etária entre 45 e 59 anos (35,1%) e entre os eleitores com grau de instrução superior (41,3%). Por sexo, 33,6% dos seus eleitores são mulheres e 27,5% dos seus eleitores são homens.

A pesquisa do Instituto Opinião, de Campina Grande (PB), que tem parceria com este blog há 16 anos, foi a campo entre os dias 13 e 14 deste mês, sendo aplicados 400 questionários. O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. A pesquisa está registrada sob o protocolo PE-06538/2024.

GESTÃO

O Opinião também avaliou o nível de satisfação do eleitorado de Salgueiro com os três níveis de poder – Federal, Estadual e Municipal. A gestão do presidente Lula tem aprovação de 73,5% e desaprovação de 21%. Já o Governo Raquel tem 53,5% de aprovação e 33.56% de reprovação. Dos três, o governo do prefeito é o mais rejeitado. Entre os entrevistados, 51,8% disseram que desaprovam a sua gestão e 41% disseram que aprovam.

Paulista - No ZAP

Daqui a pouco, exatamente à meia-noite, este blog traz a primeira pesquisa do Instituto Opinião, de Campina Grande, sobre a corrida sucessória em Salgueiro, a 500 km do Recife, um dos principais colégios eleitorais do Sertão. Um bom motivo para a cidade dormir um pouco mais tarde.

Jaboatão - Toca Jabô

O deputado Fernando Rodolfo (PL) ocupou a Tribuna da Câmara dos Deputados, há pouco, para fazer um belo e emocionante registro do aniversário dos 18 anos de fundação deste blog. A ele, meu agradecimento em nome de toda a minha equipe, por extensão da Rede Nordeste de Rádio, com 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife.

Petrolina - Melhor cidade para viver 2024

Uma rotina com mais água já não é uma realidade distante para os 2,5 mil moradores da comunidade da Horta, no bairro dos Torrões, Zona Oeste do Recife, que nos próximos meses poderão comemorar a chegada da água diariamente nas torneiras. Isso porque a Compesa iniciou, hoje, uma obra de ampliação do abastecimento de água na comunidade, um investimento de R$ 838 mil. A intervenção é uma das ações autorizadas pelo governo do estado no dia 22 de março, Dia Mundial da Água, quando foi anunciado um pacote de investimentos de R$ 52 milhões para ampliar a oferta de água na Região Metropolitana do Recife.

As intervenções estão em andamento na Rua Doutor Flávio Ferreira da Silva Marojo com execução dos primeiros serviços de implantação de trecho de rede de abastecimento de água. As tubulações serão interligadas à rede existente na Rua Doutor Antônio Correia de Oliveira, próximo ao cruzamento com a Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho, que tem pressões suficientes para atender à demanda da área. O projeto prevê, no total, o assentamento de 2.682 metros de uma nova rede de água para assegurar o atendimento diário na comunidade. O prazo de conclusão da obra previsto pela Compesa é para dezembro deste ano.

“A comunidade da Horta é abastecida atualmente no regime de um dia com água e um dia sem. Entretanto, em razão do crescimento da área, as tubulações existentes estão subdimensionadas para a demanda atual e, por isso, vamos reestruturar a rede de abastecimento de água, garantindo a continuidade do abastecimento e a eliminação do rodízio na área. Esse foi um compromisso assumido pela governadora Raquel Lyra e que a Compesa será responsável pela execução, levando mais água para os moradores”, explicou o presidente da Compesa, Alex Campos.

Ipojuca - Minha rua top

Após três dias de muito debate, o 7° Congresso Pernambucano de Municípios, realizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), foi encerrado, hoje, com a palestra “Dos Desafios da Atualidade à Excelência na Gestão Pública”, do jornalista Caco Barcellos.

Conhecido por suas reportagens investigativas e defesa dos direitos humanos, o jornalista separou a plateia em uma dinâmica que trouxe os extremos da sociedade, do bilionário ao mais pobre. Na ocasião, frisou que a grande aliada das populações mais vulneráveis é a gestão pública, são as prefeituras e que “quaisquer temas que podemos trabalhar irão tocar na questão da desigualdade social”.

No encerramento do Congresso, o presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, frisou o trabalho da Amupe em prol dos municípios pernambucanos e o trabalho dos prefeitos e prefeitas, de todo o corpo técnico municipal para o sucesso do evento. “Foram mais de 100 estandes, 12 salas temáticas e a participação recorde de 7,2 mil presentes nos três dias de evento. Agradecemos a todos e todas que compõem os municípios pernambucanos. É por e para vocês que trabalhamos diariamente”, enfatizou.

Com esta marca, o 7º Congresso Pernambucano de Municípios se torna o maior em quantidade de participantes, se consolidando também como o maior congresso de municípios do Nordeste, com a presença de prefeitos e prefeitas de todas as regiões de Pernambuco.

Caruaru - Geracao de emprego
Camaragibe Agora é Led

Do G1/PE

O empresário Rodrigo Dib Carvalheira, investigado por estupros, foi solto, há pouco. Ele estava preso no Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife, desde a última quinta-feira, após ter prisão preventiva decretada pela Justiça.

De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, Rodrigo Carvalheira deixa o Cotel após receber um alvará de soltura condicionado a monitoramento eletrônico, ou seja, com uso de tornozeleira eletrônica. A liberdade provisória foi concedida pelo juiz que recebeu a denúncia.

Na segunda-feira (15), a Polícia Civil indiciou o empresário após a conclusão de três inquéritos. O processo corre em segredo de Justiça, mas, no mandado de prisão, consta que ele é investigado pelo crime de estupro de vulnerável, previsto no artigo 217-A do Código Penal.

Os inquéritos foram encaminhados ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e estão sendo analisados por promotores de Justiça. O MPPE pode decidir apresentar denúncia à Justiça ou pedir novas diligências à Polícia Civil.  Caso o MPPE decida denunciar Carvalheira, o caso segue para o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que, por sua vez, deve decidir se aceita a denúncia, tornando o empresário réu, ou se arquiva o processo.

A advogada de Carvalheira, Graciele Queiroz, informou que o alvará de soltura foi concedido na tarde de hoje. “O alvará de soltura foi de fato deferido pelo juiz porque o inquérito policial foi finalizado e o juiz entendeu que ele não oferece nenhum tipo de perigo. Lembrando que a prisão dele só foi decretada porque, supostamente, ele estava dificultando a investigação. […] A prisão dele se deu pela obstrução das investigações. Ponto. Não por supostamente ele ter abusado alguém”, disse Graciele Queiroz.

O indiciado, que tem 34 anos, faz parte de uma família tradicional de Pernambuco, já foi secretário de Turismo de São José da Coroa Grande, no Litoral Sul, e presidiu a executiva estadual do antigo PTB.

Belo Jardim - Vivenciando Histórias

A pré-candidata à Prefeitura de Olinda pelo PSD, Mirella Almeida, vai receber a confirmação de mais um apoio. O partido Avante realizará, amanhã, um ato para reafirmar a adesão da legenda ao palanque da postulante à sucessão do prefeito Professor Lupércio. O evento acontecerá no Hotel Costeiro, localizado em Bairro Novo, às 18h.

O ato terá a presença do presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira, do prefeito Professor Lupércio e do deputado federal Waldemar Oliveira. Em Olinda, o partido construiu uma chapa proporcional com os vereadores Biai, Bruno D’Melo, Ricardo Souza e Tostão, além de ex-parlamentares, líderes comunitários e de movimentos sociais. Durante o evento, também será oficialmente apresentado o novo presidente municipal da legenda. Trata-se do jornalista e secretário de Comunicação de Olinda, Júnior Dionízio.

Vitória Reconstrução da Praça

Pré-candidato a prefeito de Condado, o empresário Albino Silva, mais conhecido como Albino da Click, recebeu, hoje, o apoio do atual prefeito da cidade, Antônio Cassiano, para disputar o Executivo municipal. A pré-candidata Genyalda Soares, antes apoiada por Antônio Cassiano, também anunciou a retirada do seu nome da disputa municipal para apoiar Albino. Desta forma, Albino reúne os principais apoios da cidade.

Albino disputou as eleições de Condado em 2020, ficando em 3º lugar, com 30% dos votos apurados. “Recebemos com muita alegria o anúncio do apoio do prefeito Cassiano e de Genyalda, que retirou sua candidatura para integrar nosso projeto. Isso mostra o quanto nosso conjunto político está consolidado e representa o melhor para Condado. Vamos seguir fortalecendo nossas propostas e discutindo soluções para nossa cidade”, afirmou Albino.

Em um momento de tensão entre Poderes, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, recebeu, hoje, para conversas, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Nos dois casos, os encontros foram para tratar do relacionamento entre o governo e o STF com o presidente da Casa.

Lira recebeu Rui Costa um dia depois de se reunir com líderes da Câmara e avisar que, a partir de agora, o governo terá de se virar sozinho e conseguir maioria na Casa para aprovar os projetos de seu interesse. Estariam fora desta lista as propostas da agenda econômica, como a que trata da regulamentação da reforma tributária. As informações são do blog do Valdo Cruz.

O presidente da Câmara avisou, inclusive, que vai liberar para votações projetos de interesse da oposição, como o pacote anti-invasão de terras. Ele afirma que a atitude é uma reação ao fato de estar se sentindo desprestigiado pelo Palácio do Planalto depois de ter ajudado a aprovar pautas prioritárias no ano passado.

No caso do encontro com o ministro do Alexandre de Moraes, o tema foi a relação com o STF e as insatisfações de deputados com decisões do Supremo que acabam atingindo os parlamentares. Entre elas, a prisão de deputados em condições contestadas pelos colegas, como o caso do deputado Chiquinho Brazão, acusado de ser o mandante do assassinato de Marielle Franco.

Por Juliana Albuquerque – repórter do Blog

Prestes a ser paga a terceira parcela dos precatórios do Fundef, a partir do dia 8 do próximo mês, ainda é grande o número de reclamações que chega ao conhecimento do Blog sobre o não pagamento das duas primeiras parcelas.

Além das queixas do não pagamento de nenhuma parcela até o momento, os relatos de problemas se estendem a complicações na plataforma criada pelo Governo do Estado para enviar documentação, o https://precatoriofundef.educacao.pe.gov.br/, e o não atendimento pelos meios de comunicação oficiais disponibilizados pela Secretaria de Educação para o beneficiário.

“Eu não recebi nenhuma das parcelas que foram disponibilizadas ao longo do ano passado. Assim como eu, há vários outros casos que eu tenho conhecimento no grupo de herdeiros que participo. No site criado para enviar documentação, o caos domina. Toda vez que entro para acessar, um documento que eu tinha inserido antes, simplesmente desaparece”, relata um herdeiro ao Blog.

Ainda de acordo com ele, o problema e a falta de transparência no processo se aplicam também ao acesso às informações. “Todas as fontes de contato que eles repassaram para a gente, não atende e nem responde. Já perdi a conta de quantas tentativas eu fiz, assim como a minha advogada, sem nenhuma resposta”, complementa o herdeiro.

De acordo com o cronograma divulgado pela Secretaria de Educação no fim de janeiro, as remessas de pagamento dos precatórios do Fundef referentes a primeira e segunda parcelas pendentes de 2023 serão feitas ao longo deste ano, com previsão de ser concluída no dia 20 de dezembro.

O problema é que até lá, muitos beneficiários, especialmente os herdeiros, não conseguem uma resposta concreta nem sobre em qual lote de pagamento se encontram, muito menos se há algum problema no cadastro que esteja impossibilitando o recebimento dos valores que têm direito.

“Todo mês é a mesma coisa. Esperamos o valor entrar na conta informada, mas toda vez é essa desorganização. Para ter uma noção, a coisa tá tão desorganizada, que esse pagamento tem sido feito de forma aleatória. Tem gente que recebeu a segunda, mas não recebeu a primeira; gente que recebeu a primeira e não a segunda. E tem gente, que assim como eu, não recebeu nenhuma das parcelas. Uma verdadeira esculhambação”, desabafa o herdeiro.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiu, na manhã de hoje, a sede do Instituto Nacional de Colonização e da Reforma Agrária (Incra) em Campo Grande (MS). O ato, iniciado por volta das 7h, foi informado pelo próprio movimento em nota em seu site oficial. Segundo o movimento, cerca de 200 militantes participam da ação. As informações são do portal Estadão.

As invasões realizadas pelo MST, desde segunda-feira (15), alcançaram 28 áreas em 11 Estados, segundo dados do próprio movimento. As invasões são registradas em Sergipe, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Bahia, Pará, São Paulo, Goiás, Ceará, Rio de Janeiro e no Distrito Federal. Os atos fazem parte do chamado ‘Abril vermelho’, em repúdio ao massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, em 17 de abril de 1996, quando 21 trabalhadores rurais ligados ao MST foram assassinados pela Polícia Militar.

Na nota sobre a invasão ao Incra, o MST informou que a mobilização tem o objetivo de “pressionar pela distribuição de terras para reforma agrária em áreas que já estão em negociação, que possuem ocupações ou cujos proprietários possuem irregularidades com a União”. “Nossa ocupação é uma ação organizada com o objetivo de avançarmos na negociação com o Incra em MS e no Brasil, rumo à Reforma Agrária”, disse Laura Santos, da direção estadual do MST em Mato Grosso do Sul.

No Estado, o MST reivindica áreas em Sidrolândia, Ponta Porã, Nova Andradina, Corguinho, Itaquiraí, Japorã, Bataiporã e Dourados para destinação a assentamentos para reforma agrária. O movimento também acusa fazendas crime de trabalho escravo.

No domingo, 14, o MST envadiu propriedades da Embrapa Semiárido, em Petrolina (PE), e uma segunda área da Codevasf, utilizada pela Embrapa também em Petrolina.

Nesta semana, o governo federal lançou o Programa Terra para Gente, para acelerar o assentamento de famílias no País. O programa prevê a inclusão de 295 mil famílias no Programa Nacional de Reforma Agrária, sendo 74 mil assentadas e 221 mil reconhecidas ou regularizadas em lotes de assentamentos existentes até 2026. O MST afirmou que as iniciativas do governo voltadas à reforma agrária são “insuficientes” e que há 70 mil famílias vivendo em acampamentos.

Um evento dinâmico, que reúne mentes brilhantes e marcas icônicas para discutir o futuro do Marketing, da Inovação, das Experiências e do Social Media. Assim é o Possible, que se encerra hoje, no hotel Fonteine Bleu, em Miami.

Entre os representantes do Brasil no evento internacional, a diretora da Gramado Parks, Lísia Diehl, marcou presença como uma das convidadas especiais. Durante sua participação, abordou a gestão de redes sociais e mídia de performance das empresas do grupo – que é especialista em entretenimento e hospitalidade – com foco em Marketing Analytics e BI. “Marketing e vendas caminham lado a lado e, com as tecnologias e plataformas que temos atualmente, podemos ser cada vez mais analíticos e estratégicos nos investimentos”, destacou e completou: “Assertividade é resultado e austeridade para a companhia”.

Para a executiva, que este mês completa um ano a frente da diretoria de Vendas de Hotéis e Parques da Gramado Parks e mais de dois anos na liderança do Marketing, contou que os resultados digitais alcançados pela empresa em 2023, a partir da unificação destes setores, foram significativos e muito comemorados.

“Tivemos um crescimento considerável, se comparado a 2022, quando as áreas atuavam separadas”, salientou ela, celebrando a conquista, e finalizou: “Participar de um evento como esse, com líderes que apresentam novas e disruptivas visões de futuro, é enriquecedor. Todo o Grupo sairá ganhando”.

Por três dias, Possible abordou pautas sobre tecnologias digitais, inteligência artificial, cultura, pessoas e algoritmos. Entre os nomes de peso convidados para participarem estavam a cantora, atriz e ícone da moda best-seller do New York Times, Janelle Monàe, o vencedor do Grammy, empreendedor e embaixador da educação, Armando Christian Pérez, o Pitbul, o diretor de Marketing e Experiência do Cliente do McDonald’s, Tariq Hassan, e a CEO da revista e das plataformas digitais da TIME, Jessica Sibley.

Sobre a Gramado Parks

Fundada em Gramado, na Serra Gaúcha, a Gramado Parks é um dos maiores grupos de hospitalidade e entretenimento do país. É responsável por empreendimentos inovadores como o Snowland, primeiro parque de neve indoor do país, o Acquamotion, primeiro parque aquático termal indoor e temático da América Latina, ambos em Gramado, e a Yup Star, rodas-gigantes localizadas no Rio de Janeiro e em Foz do Iguaçu.

Com mais de 1.700 colaboradores, a empresa também tem três hotéis em Gramado (Bella Gramado, Exclusive Gramado e Buona Vitta), quatro restaurantes (Dona Lira, Opiano, Don Milo e Signature). Ainda, mantém o Museu do Festival de Cinema de Gramado e está investindo nas regiões de Foz do Iguaçu e Carneiros (PE), possuindo salas comerciais do conceito de multipropriedade na Serra Gaúcha, Pernambuco, Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro.

Do G1

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), recebeu, hoje, o anteprojeto de reforma do Código Civil. O código trata de questões que envolvem o dia a dia dos brasileiros desde o nascimento. O texto regula questões importantes, como casamento e regulação de empresas.

A lei atualmente em vigor foi instituída em 2002 e começou a valer em 2003. A minuta apresentada a Pacheco nesta quarta foi elaborada por uma comissão de juristas que trabalhou no texto durante oito meses. O grupo foi criado por Pacheco, em agosto de 2023, e comandado pelo ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Agora, o presidente do Senado pode acolher o projeto integralmente ou parcialmente. Também poderá sugerir mudanças no texto. Depois disso, ele será o responsável por protocolar a proposta, dando início à discussão pelos senadores.

A proposta elaborada pelos juristas prevê modificações em diversas áreas, entre elas, a maneira com a qual animais e famílias são reconhecidos pelo Estado e nas regras para proteção de pessoas no ambiente virtual e em sistemas de IA.

Rodrigo Pacheco já colocou a análise do projeto como uma das prioridades deste ano e, em seu discurso nesta quarta-feira, disse que o texto será uma “bússola” para o Senado.

“Certamente os parlamentares vão trazer muitas contribuições ao texto aprimorando, alargando, eventualmente, restringindo o seu alcance, mas o fato é que a peça produzida por essa comissão de juristas, é o alicerce a partir do qual as paredes de um código civil atual e moderno serão edificadas”, afirmou Pacheco.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes também participou da sessão e destacou o trabalho da comissão. Em seu discurso, o ministro defendeu a necessidade de atualizar o código e de regulamentar as redes sociais.

“Vossa excelência lembrou que na virada do século, não existiam redes sociais, nós éramos felizes e não sabíamos. Há necessidade dessa regulamentação do tratamento da responsabilidade, do tratamento de novas formas obrigacionais. Então, a comissão fez exatamente isso”, afirmou Moraes.

De acordo com o coordenador do colegiado, ministro Luis Felipe Salomão, foram recebidas mais de 280 sugestões da sociedade civil. “No direito de família, talvez o centro maior de debates, avançamos muito para colocar a proposta de acordo com o que a jurisprudência vinha reconhecendo”, afirmou.

Por Juliana Albuquerque – repórter do Blog

A maioria dos membros da Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa de Pernambuco, formada por deputados da base aliada ao Governo Estadual, votou a favor da extinção das faixas salariais conforme projeto original enviado pelo Executivo.

Desta forma, mesmo diante da apresentação de uma emenda do relator do projeto, deputado Diogo Moraes (PSB), que previa deixar o projeto conforme proposto neste ano e extinguir as faixas no próximo ano, mediante ao orçamento de 2025, os bombeiros e policiais militares só terão o fim das faixas em 2026.

“O deputado Diogo Moraes fez a sua parte. Apresentou um relatório coerente com o que tinha sido colocado em discussão pelo próprio secretário da Fazenda, Wilson de Paula, semana passada. Porém, essa Casa se nega, mais uma vez, o poder que tem de contribuir com a Segurança Pública. Mas tudo bem, faz parte do jogo da política”, lamentou o deputado Coronel Feitosa (PL), em uma fala direta aos membros do colegiado, que votaram em defesa dos interesses da governadora Raquel Lyra (PSDB) e contra a corporação.

Com a aprovação, o projeto seguiu para ser analisado na Comissão de Administração, onde ja foi aprovado. Resta, agora, a votação em plenário, o que deve ocorrer, no máximo, até a próxima semana, uma vez que já ultrapassou o prazo regimental previsto no regime de urgência.

A Controladoria-Geral da União (CGU) aplicou, hoje, uma sanção disciplinar a Sérgio Nascimento de Camargo, presidente da Fundação Cultural Palmares durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Camargo foi punido com a sanção “destituição de cargo comissionado” e, na prática, fica impedido de ocupar cargos de comissão por um prazo de oito anos. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

A sanção resulta de um processo administrativo disciplinar instaurado para apurar se Sérgio Camargo praticou assédio moral durante o período em que presidiu a Fundação. Segundo a CGU, as investigações constataram que Camargo dirigia “tratamento sem urbanidade” aos colaboradores da entidade, promovia demissões de funcionários terceirizados “por motivos ideológicos” e tentou se valer do cargo para contratar um terceirizado da Fundação.