Jaboatão - Nova UBS PET

03/08


2021

Reverendo chora ao falar à CPI da Covid

O fundador da associação Senah (Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários), reverendo Amilton Gomes de Paula, que negociou vacinas da AstraZeneca com o Ministério da Saúde em nome da Davati Medical Supply, chorou em seu depoimento, hoje, à CPI da Covid no Senado. Ele pediu desculpas ao Brasil e disse se arrepender de ter se envolvido nas negociações entre a Davati e o governo federal, que não foram concluídas. As informações são do Poder360.

O desabafo de Amilton foi durante os questionamentos do senador Marcos Rogério (DEM-RO), que disse que estar envolvido no caso controverso de venda de vacinas que não existiam era contrário a seus princípios religiosos.

“Eu tenho culpa sim, hoje de madrugada antes de vir pra cá eu dobrei os meus joelhos, eu orei. E aí eu peço desculpa ao Brasil e o que eu cometi não agradou primeiramente os olhos de Deus…E esse erro que eu cometi foi um erro que se pudesse voltar atrás eu voltaria. Peço perdão a todos os senadores, a todos os deputados”, declarou enquanto chorava.

Marcos Rogério citou a “bravata” alegada pelo reverendo ao ser questionado por mensagens ao vendedor de vacinas e cabo da PM Luiz Dominghetti citando autoridades e até a primeira dama, Michele Bolsonaro.

“Vossa senhoria usou ainda agora há pouco uma palavra que mexeu muito aqui com as pessoas, porque chocou as pessoas quando falou da bravata. Às vezes tentando demonstrar relacionamento, demonstrar nível de proximidade. Talvez seja o momento de fazer um juízo de mea culpa”, disse o senador Marcos Rogério.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cabo - Pavimentação e Drenagem

03/08


2021

Prefeito de Belo Jardim lamenta morte de Joaquim

O prefeito do município de Belo Jardim, Gilvandro Estrela (DEM), enviou, há pouco, ao blog, o seu relato emocionado de despedida ao ex-governador Joaquim Francisco, falecido na tarde de hoje. Gilvandro contou que, quando estava internado no Hospital Português, para o tratamento contra um câncer, era vizinho de quarto de Joaquim. Confira!

“É com muita tristeza que recebo a notícia do falecimento do governador Joaquim Francisco. Um político sério, honrado, humano e digno. Orgulho de Pernambuco!

Quando eu estava internado no Hospital Português ele era meu vizinho de quarto e tive a satisfação de visitá-lo no dia de minha alta médica e deixar com o mesmo um terço. Que Deus acolha a alma dele”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina setembro 2

03/08


2021

Editorial em homenagem a Joaquim Francisco

No Frente a Frente de hoje, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, o meu editorial foi uma homenagem ao ex-governador Joaquim Francisco, morto hoje, vítima de um câncer no pâncreas.

Infelizmente, o programa saiu do ar por causa de uma queda de internet. Para as emissoras parceiras e nossos ouvintes, disponibilizamos agora o editorial que conseguimos salvar. Vale a pena conferir!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Sindicontas

03/08


2021

Políticos se despedem e lamentam morte de Joaquim

Confira abaixo mais alguns depoimentos de políticos, amigos e admiradores do ex-governador Joaquim Francisco, falecido hoje, aos 73 anos, vítima de um câncer no pâncreas.

“Sou mais Recife, sou mais Joaquim. Meu voto vale muito, meu voto é Joaquim”. O slogan da campanha de 1988 à Prefeitura do Recife bate forte no coração. No dia de hoje, com a partida de Joaquim Francisco, tantas lembranças e, principalmente, aprendizados vêm à tona. Como militante partidária, ainda sem o título de eleitor, também aprendi a amar e lutar pelo Recife pelo olhar dele.

De lá para cá, a política e a amizade familiar nos uniu de forma definitiva. Não imaginava que lá na frente teria a honra e a responsabilidade de receber o seu importante e decisivo apoio para nossas batalhas políticas e eleitorais.

Sua liderança firme, inconfundível pela voz forte e já saudosa, deixa lições pra sempre. Pernambuco e o Recife devem muito a esse homem de gestos e realizações marcantes, grandes obras e muitos serviços prestados. Referência nacional de administração pública séria e eficaz, Joaquim deixa como um dos grandes legados à nação a exitosa e atualíssima Lei de Responsabilidade Fiscal, da qual foi um dos principais formuladores, celebrando o zelo que lhe foi peculiar – e já faz tanta falta – no trato da coisa pública.

Sílvia, filhas, genros e netos, recebam o meu abraço apertado e muitas orações, na certeza de que Deus nos dá forças. Joaquim sempre estará vivo por meio de seu legado, exemplo de dignidade e compromisso público”. – Priscila Krause, deputada estadual (DEM).

“Pernambuco e a política perdem um homem público íntegro, inovador, ousado, de posições firmes e que deixou sua marca na história de Pernambuco como prefeito do Recife, como governador, como deputado federal e como ministro. Nós do Democratas, perdemos um amigo querido, com quem tivemos o privilégio de compartilhar, como correligionários, parte de sua trajetória como homem público.

Nós do Democratas abraçamos dona Silvia, as filhas, Fernanda, Luciana e Cristiana, os cinco netos, familiares e amigos”. – Mendonça Filho, ex-ministro da Educação.

“A morte de Joaquim Francisco representa uma grande perda para Pernambuco. Ele nos deixou grandes ensinamentos como homem público, cujas características encarnavam muito bem o espírito de Pernambuco; altivo, afirmativo e dedicado às melhores causas.

Soube exercer o poder, mas soube também viver com muita dignidade fora dele. Nos últimos anos, era muito bom ouvi-lo, e tê-lo presente no debate dos temas de interesse do País e do mundo, pois mantinha-se sempre atualizado.

Tenho certeza de que o povo de Pernambuco saberá a esta hora lhe prestar um justo tributo. Deixo a expressão de meu profundo sentimento de pesar e de solidariedade a Dona Silvia e a toda sua família”. – Armando Monteiro Neto, ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

“Pernambuco perde mais um grande nome de sua história. O ex-governador Joaquim Francisco nos deixa com uma biografia honrada e enormes serviços prestados pela sua gente.

Prefeito do Recife, deputado federal e ministro de Estado, dentre inúmeras contribuições, Joaquim Francisco foi peça decisiva na construção da Lei de Responsabilidade Fiscal. Como prefeito e governador deixou incontáveis obras. Mas acima disso tudo, sua principal virtude foi a dedicação permanente por um Brasil justo.

Expresso aqui minhas condolências a todos os familiares e amigos do governador Joaquim Francisco”. – Miguel Coelho, prefeito de Petrolina pelo MDB.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


03/08


2021

Zé Neto sobre Joaquim: Era um contador de histórias de mão cheia

Após a morte do ex-governador de Pernambuco Joaquim Francisco, na tarde de hoje, o seu sobrinho e secretário da Casa Civil do Estado, José Neto, enviou, ao blog, uma nota de pesar emocionante e cheia de afeto pelo tio. Confira!

“Joaquim nos fará falta não apenas por ser um homem que dedicou a sua vida à gestão pública, sempre se destacando – com seriedade, correção e compromisso – em todas as funções que ocupou. Foi assim como secretário de Estado, prefeito do Recife, ministro, governador de Pernambuco e deputado federal. Este é um legado que tenho orgulho de destacar. Seu exemplo inspirou muitos que hoje se dedicam à causa pública.

Mas Joaquim também era o matuto de Macaparana, com o seu sotaque marcante, e um contador de histórias de mão cheia. Ele tinha uma facilidade enorme de fazer e cultivar amigos. Quem teve a oportunidade de conversar com Joaquim, tenho certeza, jamais esquecerá o seu carisma e bom humor”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca - Microempreendedores

03/08


2021

Mais políticos lamentam morte de Joaquim

Confira abaixo alguns depoimentos de políticos, amigos e admiradores do ex-governador Joaquim Francisco, falecido hoje, aos 73 anos, vítima de um câncer no pâncreas.

"Recebemos com tristeza a notícia do falecimento do amigo e ex-governador Joaquim Francisco. Seu valor para a história de Pernambuco e do Brasil é incontestável, mas registro seu imenso valor como amigo. Joaquim, que venceu tantos males ao longo de sua vida, agora pode, enfim, descansar. A nós, restam a saudade, os ensinamentos, o exemplo e a esperança do reencontro, quando Deus achar que este deve acontecer. Nossos mais sinceros pesares aos seus familiares. Pernambuco perde um grande homem, um bravo guerreiro, que, assim como seu legado, torna-se, agora, imortal". – Romero Albuquerque (deputado estadual), Andreza Romero (vereadora do Recife) e Aluízio Albuquerque (advogado).

"Recebo, com muita tristeza, a notícia do falecimento do ex-governador de Pernambuco Joaquim Francisco. Tínhamos uma relação forte de amizade. Recordo com muito carinho de uma conversa informal que tivemos. Eu perguntei sobre o ensinamento que ele poderia dar para a vida. Ele me respondeu: lealdade e gratidão. Passei a levar essa resposta como um mantra em cada passo que dou. Que Deus conforte o coração dos amigos e familiares. Siga em paz amigo". – Alberes Lopes, secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco.

“Registramos com profundo e sincero pesar o falecimento do ex-governador Joaquim Francisco. Joaquim faz parte de uma estirpe política que traz as marcas do compromisso intransigente com os valores morais mais caros de Pernambuco. Sério, decente, correto, leal, probo, esse era Joaquim.

Teve a oportunidade de, como homem público que ocupou diversos cargos, através dos seus gestos e atitudes, sempre expressar o espírito altivo e o irredentismo de Pernambuco. No momento tão desafiador que vivemos, o legado de Joaquim servirá de farol para nosso País, nosso Estado e nossa gente.

Em nome de sua mulher Silvia e seus filhos, e do fraterno amigo secretário da Casa Civil, José Francisco Neto, prestamos nossa solidariedade à família. Que Deus o guarde em merecido lugar e conforte toda a família”. – Danilo Cabral, deputado federal pelo PSB.

“Lamento profundamente a morte do ex-governador Joaquim Francisco, que também exerceu o mandato de prefeito do Recife, deputado federal e ministro. Um homem inteligente, que prezou pela boa política, pelo diálogo e, acima de tudo, sempre trabalhou em defesa dos interesses de Pernambuco. Nesse momento de dor, em nome da ex-primeira-dama Drª Silvia Cavalcanti, me solidarizo com todos os familiares e amigos que ele construiu ao longo da vida pública”. – Silvio Costa Filho, deputado federal e presidente do Republicanos/PE

Lamento com profundo pesar o falecimento do ex-prefeito do Recife e ex-governador de Pernambuco, Joaquim Francisco. Uma das mais importantes representações do quadro político do nosso Estado. Como homem público, sempre se destacou pela ética e sinceridade. Infelizmente nos deixou precocemente, após árdua luta contra um câncer, mas seu legado será eterno. Sua dedicação e amor à Pernambuco farão falta. Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos”. – Professor Lupércio, prefeito de Olinda.

"É com profundo pesar que recebo a triste notícia de que Pernambuco perdeu, hoje, um dos seus maiores líderes, um dos grandes pensadores e entusiasta da boa política. De uma trajetória marcada por grandes feitos e laços construídos em favor do nosso estado, destacou-se como prefeito, deputado federal, ministro e governador de Pernambuco. Construímos uma boa relação, da qual, com certeza, sentirei muita falta. Deixo aos familiares, amigos e apoiadores, meus mais sinceros sentimentos”. – Anderson Ferreira, prefeito do Jaboatão dos Guararapes.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Caruaru volta as aulas 2021

03/08


2021

João decreta luto oficial de 7 dias pela morte de Joaquim

O prefeito do Recife, João Campos (PSDB), decretou luto oficial de sete dias em memória do ex-prefeito do Recife e ex-governador de Pernambuco Joaquim Francisco, que faleceu na tarde de hoje, em decorrência de complicações causadas por um câncer. Joaquim Francisco foi prefeito do Recife por duas vezes, entre 1983 e 1986 e no período de 1989 a 1990. Ele também foi deputado federal, ministro de Estado e governador de Pernambuco.

“Estamos decretando luto oficial por sete dias pelo falecimento do ex-governador e prefeito do Recife, Joaquim Francisco. De longa e expressiva trajetória política e atuação no serviço público, sua passagem à frente da nossa cidade foi marcada pela dedicação e compromisso com os recifenses.  Meus mais profundos sentimentos à sua família e amigos. Que possam encontrar conforto nesse momento de dor”, declarou o prefeito João Campos.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

03/08


2021

Corpo de Joaquim será velado e cremado amanhã

A família confirmou, há pouco, que o corpo do ex-governador Joaquim Francisco, morto na tarde de hoje, aos 73 anos, vítima de um câncer no pâncreas, será velado amanhã, entre as 8h e às 10h, no Palácio do Campos das Princesas, na área central do Recife.

Após o velório, o corpo será cremado em cerimônia restrita à família, no Cemitério Morada da Paz, no município de Paulista, Região Metropolitana do Recife.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Pousada da Paixão

03/08


2021

A trajetória de Joaquim na política

O ex-governador Joaquim Francisco, falecido na tarde de hoje, aos 73 anos, foi conhecido por sua conduta ilibada e por ser um político ético e justo durante toda sua vida pública. Ele começou cedo na vida pública. Em 1967, entrou pela primeira vez no Palácio do Campo das Princesas, sede do executivo estadual, como oficial de gabinete de Nilo Coelho, então governador de Pernambuco.

Três anos depois, ele se formou em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como advogado, atuou no Instituto Nacional de Colonização e reforma Agrária (Incra) e na Junta Comercial do estado, onde foi procurador.

Durante a ditadura militar (1964-1985), Joaquim se filiou à Arena, partido que dava sustentação ao regime. Em 1975, se tornou secretário estadual de Ação Social, no governo de Moura Cavalcanti, que era seu primo.

Na primeira eleição para governador, após o golpe militar, em 1982, coordenou a campanha de Roberto Magalhães (PDS) ao principal cargo do Executivo pernambucano.

Com a vitória de Magalhães, Joaquim foi escolhido para ser prefeito do Recife. Na época, os chefes de executivo dos municípios eram indicados pelos governadores e não eleitos pela população.

Como prefeito da capital, apoiou a eleição indireta de Tancredo Neves (MDB) para a presidência da República, no Congresso Nacional.

Um dos marcos da gestão à frente do Recife foi o Viaduto Tancredo Neves, que liga as Zonas Sul e Oeste da cidade. Também foi na gestão de Joaquim que o Parque da Jaqueira, na Zona Norte, foi construído.

Na eleição para a Constituinte de 1986, Joaquim Francisco se elegeu deputado federal pelo PFL. Presidiu a comissão que aprovou a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que impõe limites aos gastos dos governantes.

Quando José Sarney assumiu a presidência da República, com a morte de Tancredo Neves, Joaquim se tornou ministro do Interior. Três meses depois, teve divergências com a cúpula e deixou o cargo, fazendo muitas críticas.

Em 1988, na primeira eleição para prefeito desde a ditadura militar, Joaquim se candidatou no Recife. Ganhou o pleito de Marcus Cunha (PMDB), que era apoiado pelo então governador Miguel Arraes e o então prefeito da cidade, Jarbas Vasconcelos.

Ele renunciou ao cargo e, em 1990, se candidatou ao governo de Pernambuco. No pleito estadual, venceu Jarbas Vasconcelos. Em 2015, Francisco se filiou ao PSDB e chegou a ser cotado para concorrer à Prefeitura do Recife em 2020, mas o projeto não decolou. Em agosto do mesmo ano ele entregou sua carta de desfiliação da legenda e não estava filiado a nenhum partido quando faleceu.  Com informações do Portal G1.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

SESC Agosto 2021

03/08


2021

Políticos e amigos lamentam partida de Joaquim Francisco

Confira abaixo alguns depoimentos de políticos, amigos e admiradores do ex-governador Joaquim Francisco, falecido hoje, aos 73 anos, vítima de um câncer no pâncreas.

“Com muita tristeza recebi a notícia do falecimento do ex-governador Joaquim Francisco. Pernambuco perde hoje um grande homem público. Recentemente, na Câmara dos Deputados, fui autor de um Voto de Louvor, em sua homenagem, na celebração dos seus 73 anos. Infelizmente a pandemia não nos deixou celebrar essa homenagem presencialmente. A trajetória de Joaquim se confunde com a história política de Pernambuco. Prefeito, deputado federal, ministro, governador… a nossa história carrega o DNA e o trabalho de Joaquim Francisco. Esse legado será eterno. Meus sentimentos aos amigos e familiares. Que Deus conforte o coração de todos. – Ricardo Teobaldo, deputado federal e presidente do Podemos

"Pernambuco perdeu, hoje, um de seus grandes líderes, o ex-governador, deputado e prefeito do Recife Joaquim Francisco. Em meu nome e de todos que fazem o PSDB, seu último partido político, o nosso reconhecimento a esse grande homem público por toda uma vida dedicada a Pernambuco e a defesa dos ideais democráticos. A sua família e inúmeros amigos, a nossa solidariedade neste momento de despedida”. – Raquel Lyra, prefeita de Caruaru e presidente do PSDB em Pernambuco.

“Recebi com pesar a notícia do falecimento do querido Joaquim Francisco, a quem tenho profunda admiração pelo político inspirador e por sua história no nosso estado como governador de Pernambuco, prefeito do Recife e deputado federal.

Nosso último encontro foi on-line, há um ano, durante o Projeto 100 Dias, quando o convidei para palestrar aos tucanos sobre os desafios de uma eleição marcada pela pandemia. Sentar para ouvir suas histórias era sempre agradável, foram verdadeiros momentos de aprendizado. Pernambuco perde com sua partida. Meus sentimentos à família”. – Alessandra Vieira, deputada estadual pelo PSDB.

“A Câmara Municipal do Recife lamenta profundamente a morte do ex-prefeito do Recife e ex-governador de Pernambuco Joaquim Francisco.  Ele nos deixa precocemente, após lutar com bravura contra um câncer. Um homem que pautou sua vida pública com sinceridade e ética. Sempre soube disputar a partir das ideias, sem jamais agredir ou atacar adversários. Certamente nos fará uma enorme falta. À família e aos muitos admiradores e amigos, nossos mais sinceros pesares”. – Romerinho Jatobá, vereador e presidente da Câmara Municipal do Recife.

“Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento do ex-governador Joaquim Francisco. Tive a honra de começar a minha vida pública como seu oficial de gabinete no governo de Pernambuco. Conciliador, firme, homem de palavra. Nunca abriu mão de seus princípios. Governador, prefeito do Recife, ministro de Estado, deputado federal. Honrou como poucos a tradição pernambucana. Exemplo de homem público, fará muita falta. Hoje perdi um amigo, um conselheiro. Meus sentimentos a sua esposa, Silvia, às filhas e netos e a todos os milhares de amigos e admiradores que Joaquim cultivou ao longo dos anos”. – Bruno Araújo, presidente nacional do PSDB.

“Pernambuco perdeu um dos seus filhos mais ilustres. O ex-governador Joaquim Francisco foi um homem de diálogo e extremamente dedicado à sua terra e ao seu povo. Ingressou cedo no serviço público chegando até o cargo de procurador. Joaquim também tinha a política no sangue. Foi secretário estadual, deputado federal por sucessivos mandatos, ministro do Interior e prefeito do Recife em duas ocasiões. E teve a honra de governar seu Estado, no período de 1991 até 1994.

Estamos decretando luto oficial em Pernambuco por sete dias em sua memória, e queremos manifestar nossa solidariedade, neste momento de profunda tristeza, aos seus familiares e amigos. Em especial à sua esposa Sílvia, suas filhas e genros, e ao seu sobrinho José Neto, nosso secretário da Casa Civil”. – Paulo Câmara, governador de Pernambuco


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bandeirantes Agosto 2021

03/08


2021

Morre ex-governador Joaquim Francisco

Faleceu, há pouco, no Hospital Português, o ex-governador de Pernambuco Joaquim Francisco, aos 73 anos. Ele travava uma batalha contra um câncer no pâncreas.

Joaquim Francisco também foi prefeito do Recife, deputado federal e ministro. Ele deixou a esposa e filhos.

O velório será amanhã, a partir das 8h, no Palácio do Campo das Princesas, na área central do Recife. Após o velório, o corpo será cremado no Cemitério Morada da Paz, em cerimônia restrita à família.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


03/08


2021

Com Almir, advogados se unem pela renovação na OAB

As eleições da OAB se aproximam e com ela o crescimento do movimento “Ordem é renovar”, capitaneado pelo advogado Almir Reis, pré-candidato da oposição. No último fim de semana, obedecendo todos os protocolos da pandemia, cem advogados, número máximo permitido para eventos fechados sem aglomeração, aplaudiram o start de uma estratégia que tende a atrair uma verdadeira legião de associados, aptos a votar, que entendem que chegou a hora da mudança. E o nome dessa renovação atende pelo nome de Almir Reis. Clique e confira o lançamento do movimento.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
Publicidade

Publicidade

Publicidade

TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Opinião

Publicidade
Apoiadores
Parceiros