Blog do Magno 15 Milhões de Acessos 2

18/05


2013

Estranho nacionalismo

ANDRÉ SINGER *

 A MP dos Portos, aprovada depois de impressionante guerra político-empresarial no Congresso, deverá marcar o governo Dilma, talvez comprometendo de maneira indelével o caráter nacional-desenvolvimentista que a presidente procurou imprimir aos anos iniciais de seu mandato.

Em primeiro lugar, porque a orientação do projeto é privatista, embora o Executivo não goste que se fale em privatização. É verdade que os portos já estavam parcialmente em mãos privadas desde a reforma de 1993. No entanto, em lugar de restabelecer o primado do Estado numa área vital, a 595 abriu o espaço dos negócios portuários para outras empresas (as quais também já operavam no setor, porém em caráter, digamos, provisório).

Daí a disputa que se estabeleceu na Câmara dos Deputados nesta semana. Os que já estavam não queriam sair. Os ''de fora'' queriam substituir os antigos donos do pedaço.

Como se trata de interesses que envolvem bilhões de reais, vastos recursos foram usados para mobilizar parlamentares de um lado e de outro. Empresários como Daniel Dantas e Eike Batista e conglomerados como Odebrecht e Oetker (que detém a companhia de navegação Hamburg Süd) foram alguns dos nomes famosos que circularam nas notícias da semana. Ou seja, além de aumentar a privatização dos portos, a MP acelerou a galopante privatização do Legislativo brasileiro.

Em segundo lugar, a pretexto de aumentar a concorrência, o novo marco regulatório parece ter dado a alguns gigantes econômicos benefícios de tal ordem que, no médio prazo, os portos estatais irão quebrar. É o que afirmaram o senador Roberto Requião (PMDB-PR) e, por incrível que pareça, a nota técnica da liderança do PT. Isso explica por que o partido votou em bloco a favor da medida, mas com defesas tímidas do conteúdo, apelando para uma vaga ideia de modernização, tão a gosto dos liberais.

Ao aceitar o argumento neoliberal de que só o mercado é capaz de controlar o mercado, deixou-se de lado a alternativa de reconstruir a capacidade pública para ordenar um setor-chave da economia brasileira. Em outras palavras, aprofundando o viés liberalizante da política iniciada na década de 1990, Dilma pode ter enterrado o sonho de recuperar a soberania nacional em terreno estratégico.

Ainda que possa estar satisfeita com a vitória de última hora, não creio que o instinto desenvolvimentista da presidente a deixe dormir em paz com a perspectiva acima, que o grande capital evidentemente comemora. Resta ver se, pelo menos, tantas concessões irão trazer os frutos esperados em matéria de crescimento do PIB. A conferir. (*Folha de S.Paulo) 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

O Jornal do Poder

18/05


2013

Aécio diz que vencer o PT é dificil, mas não impossível

 Pré-candidato à Presidência da República pelo principal partido oposicionista ao governo, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) disse neste sábado, em convenção que o aclamou como presidente da legenda, que quer tirar o País das ''garras'' do PT. Para ele, a trajetória será difícil, mas não impossível.

''Queremos tirar o Brasil das garras do partido político que se esqueceu da sua história'', afirmou Aécio. ''Não será fácil nossa trajetória, mas está longe de ser impossível''. Segundo o pré-candidato, o PSDB vai enfrentar o partido que ''se encastelou no Estado''.

Na avaliação do pré-candidato, a gestão petista vem deixando um legado de economia ruim. ''''PIBinho'', inflação e infraestrutura fora de controle'', elencou.

Rival nos bastidores, o ex-governador de São Paulo e candidato derrotado em dois pleitos presidenciais José Serra sinalizou que não fará campanha contra a pré-candidatura de Aécio. ''Não vou botar minhas paixões acima da decência'', declarou.(Portal Terra)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

ele é mineiro


Abreu no Zap

18/05


2013

Geraldo anuncia Ecoestações e combate aos alagamentos

Foto: Andréa Rêgo Barros - PCR

O prefeito Geraldo Julio reuniu, na manhã desta sábado (18), secretários e presidentes de diversos órgãos municipais para fazer o monitoramento do trabalho realizado pelo município e um balanço das ocorrências, além de anunciar novas medidas para reduzir o impacto dos problemas provocados pelas chuvas. Entre as ações, está o lançamento, no próximo dia 24, do edital de licitação para execução de serviços em quatro pontos críticos de alagamento localizados nas avenidas Boa Viagem, Recife e Norte e na Rua Santos Araújo, em Afogados.

O projeto prevê a recuperação, implantação ou substituição de redes coletoras e tubulação, implantação de reservatórios destinados à contenção de águas e construção de caixas de passagem. Após a licitação, as obras devem começar em um prazo de 90 dias. Outros pontos situados na avenida Domingos Ferreira, ruas Genaro Guimarães e Baltazar Passos; BR 101; ruas Princesa Isabel e José Rufino; ruas 48 e do Espinheiro; e também em outro trecho da avenida Recife serão contemplados com obras, cujas licitações devem ocorrer em até 30 dias.

Um ponto de destaque apresentado pelo prefeito Geraldo Julio foi o lançamento das Ecoestações. Esse projeto, pioneiro, oferecerá uma alternativa para que a população possa fazer o descarte de móveis velhos, resíduos de pequenas obras residenciais e outros materiais, com volume de até um metro cúbico em instalações apropriadas, dentro das normas ambientais, construídas especialmente com esse objetivo. Serão instaladas sete Ecoestações a um custo médio de R$ 290 mil por unidade. “Esse projeto vai oferecer uma alternativa ao descarte de um tipo de lixo que causa muitos transtornos para a cidade”, explicou Geraldo Julio.

A primeira unidade da Ecoestação deverá começar a funcionar no início do próximo mês na Avenida Agamenon Magalhães, no cruzamento com a Rua Odorico Mendes, em Campo Grande. Os outros locais selecionados para abrigar os equipamentos são a rua Rio Tapado, no Ibura; Estrada do Barbalho, no bairro da Iputinga; Avenida Beira Rio (sob a ponte da Torre); Avenida Mascarenhas de Morais, próximo ao Viaduto Tancredo Neves; Avenida Professor José dos Anjos, no Arruda; e Avenida Central, perto da Estação Mangueira.

ABRIGO – Ontem à noite, Geraldo Julio fez uma visita à Escola Municipal de Água Fria. No local, a Defesa Civil acomodou cerca de 15 pessoas, principalmente mulheres e crianças, moradoras da Campina do Barreto e que ficaram temporariamente desabrigadas. A maior parte dessas famílias já está cadastrada em projetos habitacionais da Prefeitura, cujas obras estão em fase de execução. Além da acomodação, as famílias abrigadas pela Defesa Civil recebem três refeições diárias e a apoio das assistentes sociais.

ANTECEDÊNCIA - As medidas preventivas tomadas pela Prefeitura desde o início do ano e, principalmente ontem, durante o período chuvoso, serviram para reduzir os impactos que a cidade sofreu. O prefeito ressaltou a conclusão dos serviços de dragagem e limpeza de 60 dos 67 canais existentes, que permitiram a retirada de 52 mil toneladas de entulhos, a poda de árvores e a distribuição de caminhões de bombeamento e guinchos em diversos pontos. As ações envolveram, ainda, 74 agentes de transito, pessoal da Defesa Civil e ambulâncias, que deram suporte aos casos mais críticos. “Foi um trabalho conjunto, coordenado e planejado, que envolveu diversas secretarias e órgãos da Prefeitura”, explicou Geraldo Julio, que já vistoriou as obras de limpeza de vários canais e deflagrou a Operação Faxina Geral.

“A Prefeitura atuou na prevenção durante esses quatro meses fazendo a vistoria e a limpeza dos canais, vistoria nos morros, colocação de lonas, drenagem na cidade; o que ajudou muito ontem a baixar o volume de água”, argumentou Geraldo Julio. O gestor destacou ainda que os serviços continuam durante todo o final de semana, com a retirada do lixo e dos entulhos que foram espalhados pela cidade, a limpeza de galerias e o abrigamento das pessoas.

A reunião de monitoramento contou com as participações do prefeito e do vice, Luciano Siqueira, além dos secretários Sileno Guedes (Governo e Participação Social); Nilton Mota (Infraestrutura e Serviços Urbanos); Antônio Alexandre (Desenvolvimento e Planejamento Urbano); Alexandre Rebêlo (Planejamento e Gestão); João Braga (Mobilidade e Controle Urbano); Ana Rita Suassuna (Desenvolvimento Social e Direitos Humanos); Jailson Correia (Saúde) e Carlos Percol (Imprensa). Também estivam presentes o secretário-executivo de Defesa Civil, Adalberto Ferreira; o presidente da URB, Antônio João Dourado; a presidente da CTTU, Taciana Ferreira; e o presidente da Emlurb, Antônio Barbosa.(Da Assessoria de Imprensa da PCR)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

o povo da de olho

VEJAM QUE NOME POMPOZO: ECOESTAÇÃO. FECHANDO A PORTA DEPOIS DE ROUBADO. QUE PROVIDENCIA...KKKK

Sandro de lima

Por que vocês só faz reunião de pois que o caso acontece,não sabia que teria inverno,mandei fotos do rio BEBERIBE todo obistruido para e-mail do seu secretário informando que deveria ser alargado o rio por motivo de estreitamento por criação de animais cavalo, porco,lixo,areis, etc

Sandro de lima

Meu Prefeito Geraldo Julio por favor ajude as pessoas que mora na rua Dr Trindade Henrique,todos os anos o rio Beberibe transbordam e as casas que fica perto das magem ficam todas alagadas meus pais estão velhinhos Eu não aguento mais tando sofrimento dele.pelo AMOR DE DEUS ajude eles e os outros.



18/05


2013

''''Foi difícil ser oposição ao maior canalha deste País''''

A frase é do governador de Goiás, Marconi Perillo, referindo-se ao ex-presidente Lula, em discurso na convenção do PSDB que efetivou Aécio Neves como presidente do partido; ''Eu sei o que é enfrentar esse poderio. Um dia eu alertei esse canalha que no governo dele havia mesada para comprar deputados e, desde então, fui escolhido, ao lado de José Agripino, Arthur Virgílio e Tasso Jereissati como os seus adversários maiores''; tucano ainda disse que, aos 50 anos e no terceiro mandato de governador, ''não tem que se preocupar com o que fala''; tucanos foram pintados para a guerra


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

macarrao

Assina no teu rabo.

macarrao

Assina no teu rabo.

Carlos Odair da Luz Sá

E de Canalhice o Perillo entende. Crápula...

jose antonio

faltou o complemento ladrao bandido amigo de collor sarney maluf finado chaves o do ira e ainda aparece gente safado comentando neste blog defendendo esse ladrao que encheu uma mala de euros deu a rose para levar para potugal filhos da puta os miseraveis do barsil nao e zero e sim 27000.0000

adeildo antonio de moura

esse cara e amigo de cachoeira e demostine torres e um dos maiores corrupto deste pais



18/05


2013

Em discurso, Aécio ataca PT e governo Dilma

Revista Veja - Gabriel Castro e Marcela Mattos

O primeiro discurso de Aécio Neves como presidente nacional do PSDB foi repleto de críticas ao PT e de referências ao futuro político do país, em tom eleitoral. Mas o tucano evitou se colocar como candidato ao Palácio do Planalto em 2014. ''Ainda não é hora de tratar disso'', afirmou Aécio, em seu pronunciamento.

O senador foi eleito neste sábado, em chapa única, com apoio de 521 dos 535 delegados votantes. ''Não é uma missão formal que assumo. Tampouco a recebo como uma homenagem, mas sim como uma tarefa que desempenharei ao lado de companheiros comprometidos com o mesmo ideal'', disse ele, que foi saudado diversas vezes por militantes como futuro presidente do Brasil.Clique aqui e leia na íntegra


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

18/05


2013

Ministro Bezerra Coelho visita Jaboatão neste domingo

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, visita, na manhã deste domingo (dia 19), áreas onde foram feitas obras de contenção de encostas e outras localidades com o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes. Ministro e prefeito irão se encontrar na sede da antiga prefeitura, hoje Regional 1, em Jaboatão Centro, às 10h. O ministro Fernando Bezerra Coelho também visitará as obras do canal do Rio das Velhas, em Prazeres.

No final da manhã, o ministro visitará o sistema de contenção da erosão marinha, em Candeias. A intervenção é pioneira no estado de Pernambuco e prevê a destinação de areia do fundo mar para um trecho com 5,8 quilômetros de extensão nas praias de Barra de Jangada, Candeias e Piedade.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


18/05


2013

Nos braços do povão

O PSDB está ciente que deve se aproximar das classes C e D. É o que diz Lauro Jardim em sua coluna Radar On-line de Veja.

''''O PSDB, enfim, rendeu-se às classes C e D . Será para elas que o partido olhará prioritariamente nos comerciais de 30 segundos que começam a ser exibidos na segunda-feira e no programa de TV que irá ao ar no dia 30.

Além de ser uma escolha natural – afinal, as classes C e D somadas formam a maioria do eleitorado – uma pesquisa do PSDB constatou que Aécio Neves e Dilma Rousseff estão praticamente empatados entre os eleitores da classe A.

A estrela dos comerciais e do programa será, nenhuma surpresa, Aécio Neves, que já surgirá no vídeo como presidente do PSDB. Em imagens externas gravadas no Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, Aécio aparecerá mostrando familiaridade — e solidariedade – com os problemas da população.

Numa palavra, ao menos no vídeo, o PSDB vai trocar os pisos acarpetados pelas ruas. A tentativa é a de dar uma nova cara ao partido.

O PSDB exibirá um novo slogan no programa de TV. Primeiro, como teste. Se pegar, continua até a campanha presidencial; se não colar, muda. O mote, quase uma resposta a Eduardo Campos e a Dilma Rousseff, que vêm batendo na tecla do “pode-se fazer mais”, é: “O PSDB vai fazer diferente e melhor”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

oldemir mendes felix filho

PSDB NOS BRAÇOS DOS RICÕES

Wellington Antunes

PSDB nos braços do povão? Quem quiser que compre.

Wellington Antunes

É piada achar que a Casa Grande vá à Senzala. E eu tô doido pra saber quantos pobres foram essa convenção nacional do PSDB, alguém pode me informar? Ah! já ia esquecendo, quantos negros foram a essa mesma convenção?

andre regidwitz

Eles detestam as classes c e d e estas por sua vez os detestam. Gostam mesmo é de luxo.

oldemir mendes felix filho

Eles agoram querem se aproximar das classes C e D e no passado não queriam se contaminar com as nossas classes por isso a reeleição de Dilma esta firme pois Dilma e Lula estiveram sempre com as classes A,B,C,D em diante rumo a vitoria Dilma e Lula em 2018


Jornao O Poder

18/05


2013

Por que a base trai

ISTOÉ - Paulo Moreira Leite

Vista do terceiro andar do Palácio do Planalto, onde se encontra o gabinete de Dilma Rousseff, a aprovação da medida provisória que cria um novo marco regulatório para os portos brasileiros – essa passagem estratégica que acompanha nosso desenvolvimento desde o tempo de dom João VI – representa uma vitória maiúscula da presidenta.

Ameaçada por uma rebelião de parlamentares que integram uma base de apoio teoricamente imensa, a MP foi debatida em menos de uma semana, numa guerra que assustou boa parte do governo.

A base de apoio de Dilma é 39% maior que a de Fernando Henrique Cardoso e um terço maior que a de Lula. Com 39 ministérios, o governo Dilma dá abrigo, com quantias variadas de riqueza, poder de emprego e de voto, a 20 partidos. Atualmente, a oposição nominal limita-se a 20% do Congresso.O sonho de um governo sem oposição costuma gerar a ilusão de que senadores e deputados podem ser tratados como alunos em sala de aula, que respondem de forma disciplinada à lista de chamada do professor. Mas isso é uma utopia.Os dias dramáticos da discussão da MP mostraram que não é assim. Leia mais


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


18/05


2013

Aécio é eleito presidente nacional do PSDB

 Com 97,3% dos votos dos integrantes do partido, o senador Aécio Neves (MG) foi eleito neste sábado (18) presidente nacional do PSDB. A convenção nacional da legenda oposicionista lotou o centro de convenções de um hotel de Brasília. Segundo a assessoria da sigla, entre governadores, parlamentares, prefeitos e militantes, cerca de 4 mil tucanos compareceram ao evento partidário.

A eleição que alçou Aécio ao principal posto do PSDB reuniu os principais expoentes da legenda. O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso prestigiou o evento e ficou sentado à direita do senador mineiro, na primeira fila do palco reservado aos dirigentes, durante todo o evento.

Potencial candidato do PSDB à Presidência da República em 2014, Aécio obteve 521 dos 535 votos dos delegados eleitos para escolher o sucessor do deputado federal Sérgio Guerra (PE) no comando do partido. O presidente do partido tem como função liderar as ações da sigla em época de eleição, administrar divergências internas e articular alianças nacionais e regionais.
(Portal G1)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

o povo da de olho

AÉCIO NEVES PARA PRESIDENTE DO BRASIL PARA O BEM DE PERNAMBUCO...

Wellington Antunes

Já vi esse filme. Esse PSDB nos diverte que é uma belezura. Para o ínfimo 5% que não aprova o governo é um prato cheio, os rola bostas fazem a festa. Viva os 95% que acredita no governo, viva a grande maioria do povo brasileiro que está com Lula e com Dilma! VIVA LULA, VIVA DILMA E VIVA 2014!

Wellington Antunes

PSDB falar em renovação é uma piada de péssimo gosto. O "renovar" é voltar a um Estado Liberal, conservador, de exclusão social, separatista e submissão ao EUA.