29/01


2013

Campanha de Dilma nas ruas: já tem até coordenador

 O PT decidiu antecipar o calendário eleitoral e já resolveu que o posto de coordenador-geral da campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff ficará mesmo com o presidente do PT. Quem informa é Lucina Lima, no blog Poder Online. Para ela,  a expectativa é de que o atual detentor do cargo, Rui Falcão, renove seu mandato à frente do partido na eleição interna marcada para novembro. Isso não significa que o papel do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na definição dos rumos da campanha será reduzido.
 
É certo, dentro do partido, que Lula dará as cartas na montagem do plano para reconduzir Dilma ao Palácio do Planalto. Formalmente, ele também irá comandar as caravanas da legenda previstas para este ano pré-eleitoral, explicam dirigentes da sigla.
 
O PT já deu início à mobilização de sua base de olho na eleição, com a convocação de prefeitos da legenda para um encontro em 28 de fevereiro. Parte dos trabalhos de articulações começaram na segunda-feira, na preparação do encontro de Dilma com chefes dos Executivos municipais.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Jaboatão Habitacional Suassuna

29/01


2013

Chávez pede unidade a presidentes latino-americanos

 O convalescente presidente venezuelano, Hugo Chávez, fez sua presença ser sentida nesta segunda-feira numa cúpula de um grupo de países latino-americanos com uma carta cheia de referências literárias em que apelou pela unidade regional. A carta foi lida pelo vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, para os líderes da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), uma organização que ele ajudou a criar, que estão reunidos em Santiago, no Chile, desde domingo.

''Desculpe, não posso participar deste evento em Santiago, no Chile, mas é do conhecimento de todos e todas vocês que desde dezembro do ano passado, eu estou lutando com a minha saúde novamente na Cuba revolucionária e irmã. Por isso, estas linhas são uma forma de me fazer estar presente'', disse Chávez na carta. Informações de O Globo. Leia matéria completa aqui Chávez pede unidade em carta a presidentes latino-americanos


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Pousada da Paixão

29/01


2013

Tristeza, revolta, dor: a tragédia de cada um

caixao Tristeza, revolta, dor: a tragédia de cada um

DO BLOG DE RICARDO KOTSCHO

''As palavras perderam o sentido'', diz o poeta gaúcho Fabrício
Carpinejar no último verso do comovente poema que escreveu logo após a tragédia de Santa Maria e que resume o sentimento de todos nós.

Pois foi isso exatamente o que senti quando abri o computador no
domingo e, por isso, só estou escrevendo agora, no final da manhã
desta segunda-feira.

Tristeza, revolta, dor: cada um de nós reage de forma diferente ou
temos todos esses sentimentos juntos no momento em que acontece algo tão traumático que foge à nossa compreensão.

''Por que acontece isso?'', é a primeira pergunta que muitos se fazem ao ver as imagens dramáticas dos mortos, feridos e seus parentes na
televisão.

''Descaso mata 231 jovens no Sul'', responde a manchete do
jornal O Globo. Ficamos sabendo ainda no domingo que a boate Kiss,
palco da tragédia, estava com o alvará de funcionamento vencido desde agosto e a única saída foi fechada por seguranças para que ninguém saísse sem pagar a conta, depois que um músico da banda Gurizada Fandangueira soltou um sinalizador conhecido por ''sputinik'', que botou fogo no teto da casa noturna.

Como acontece nos acidentes aéreos, nunca há uma única causa, mas um conjunto de fatores que se unem para provocar a tragédia. Aconteceu em Santa Maria, como poderia ter acontecido em qualquer outra das milhares de casas noturnas do País, que funcionam geralmente numa terra de ninguém, sem nenhuma fiscalização.

Depois da tragédia, providências são anunciadas por autoridades de
diversas latitudes, mas daqui a pouco chega o Carnaval, vem a Semana Santa, e o assunto é esquecido. No caso de Santa Maria, pelo menos, a polícia já prendeu três suspeitos de serem responsáveis pelo que aconteceu — um dos donos da boate e dois músicos da banda, como informa a matéria que está na manchete do R7.

Punir exemplarmente os responsáveis é a melhor maneira de alertar os donos das outras boates do País para que não coloquem em risco as vidas dos jovens que frequentam suas baladas.

De tanto ver pais chorando a morte de seus filhos quase todos os dias na televisão, ando meio traumatizado e confesso que não consegui acompanhar por muito tempo a oceânica cobertura feita pelas TVs, nem tive vontade de ler os jornais.

Preferi ficar no computador escrevendo uma reportagem, sem abrir o
noticiário da internet, gravei depoimento para um documentário do
amigo Ricardo Carvalho, e à noite fui ver uma comédia bem chinfrim no teatro para distrair a cabeça.

Deve ser a idade, mas fiquei mais sensível ultimamente, com vontade de chorar por qualquer besteira, até ao falar com os netos por telefone, e é bom poder dar risada de vez em quando, no momento em que nos sentimos impotentes diante da dor e do desespero dos parentes das vítimas em Santa Maria, uma tragédia que poderia ter sido evitada.

De tanto ver a repetição desses acontecimentos nos últimos 50 anos,
sem que se tenha notícia de que algo seja realmente feito para evitar
novas catástrofes, virei um cara cético e também acho, como o poeta
Carpinejar, que as palavras perderam o sentido.

Dizer o quê? Em outros tempos, certamente, quando trabalhava como repórter em jornal ou revista, seria o primeiro a correr para a
redação pedindo para me mandarem a Santa Maria fazer a cobertura. Hoje, tento fugir do assunto, mas não tem jeito, não posso brigar com os fatos.

Vida que segue para nós, os sobreviventes.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Emanuel Gonzaga Cursino Leite

Como disse Reinaldo Azevedo:"Esta não é uma tragédia fabricada pelo acaso. Com a conivência de muitos,a Kiss não era uma boate, mas uma armadilha". As armadilhas do Trânsito e da violência urbana continuam matando centenas de pessoas diáriamente.



29/01


2013

Multidão faz caminhada em lembrança às vítimas de incêndio

 Vestidas de branco, milhares de pessoas voltaram a se reunir na Praça Saldanha Marinho, em Santa Maria (RS), na noite desta segunda-feira (28), para fazer uma caminhada em homenagem às vítimas de um incêndio na boate Kiss. O incêndio atingiu o local durante uma festa universitária, deixando 231 mortos na madrugada de domingo (27), publicou o G1.

Por volta de 22h, o grupo partiu em silêncio da Praça Saldanha Marinho e, durante a marcha, cantaram o hino nacional e do Rio Grande do Sul. Pouco mais de uma quadra e meia depois, parte do grupo se deslocou até as proximidades da boate Kiss, ainda isolada pela Brigada Militar. Ali, se sentaram e fizeram um minuto de silêncio. Muitos choraram. Balões brancos foram jogados pelo ar e veio o clamor: “justiça, justiça, justiça”.

Segurando cartazes, lanternas e celulares ligados, o grupo seguiu caminho até o Centro Desportivo Municipal (CDM). A grande maioria vestia roupas brancas, alguns com adesivos colados com a palavra “luto” ou com fitas negras amarradas. De tempos e tempos, após alguns metros percorridos, um salva de palmas interrompia o silêncio. Orações, cantos, e muitas lágrimas eram as outras manifestações mais frequentes.

Pouco depois das 23h, os primeiros manifestantes começaram a chegar ao ginásio que serviu de base de operações das autoridades e das forças de segurança desde as primeiras horas após o incêndio e onde muitos corpos foram veladas. No local, mais lágrimas foram derramadas e se repetiram os gritos de “justiça”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


28/01


2013

Dor pela tragédia no RS deve lembrar da responsabilidade

A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (28) que a "dor indescritível" pelo  incêndio que matou ao menos 231 pessoas neste fim de semana, em Santa Maria (RS), deve lembrar os gestores públicos da responsabilidade com a população. Durante abertura de encontro nacional de prefeitos, a presidente pediu um minuto de silêncio e, em seguida, lamentou a tragédia, de acordo com o G1.

"A dor que presenciei é indescritível. Falo dessa dor para lembrar da responsabilidade que todos nós do poder Executivo temos com a nossa população. Diante dessa tragédia, temos o dever de assumir o compromisso, de assegurar que ela jamais se repetirá", afirmou a presidente, sob aplausos.

Neste domingo (27), após cancelar compromissos no Chile, Dilma foi a Santa Maria acompanhar o socorro às famílias. Em entrevista, chorou e disse que todo o país está "junto" com as famílias das vítimas. Foi decretado luto oficial de três dias.

Na tarde desta segunda, Dilma recebeu em seu gabinete o prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti (PDT). Ao final da reunião, ele relatou que a presidente "pediu solidariedade à cidade de Santa Maria e amparo às famílias”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Emanuel Gonzaga Cursino Leite

Dividindo o número de mortes no trânsito e da violência urbana anualmente por 365 dias do ano,vamos ter que chorar muito todos os dias. Façam as contas!


Petrolina abril 2021

28/01


2013

Justiça bloqueia bens de donos de boate de Santa Maria

A Justiça aceitou o pedido da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul e bloqueou os bens da da empresa que gere a boate Kiss, onde 231 pessoas morreram em um incêndio na madrugada deste domingo (27). Os proprietários do estabelecimentos tambéms tiveram os seus bens retidos. O pedido, julgado em caráter de urgência, foi deferido na noite de segunda-feira pelo juiz do fórum de Santa Maria, Afif Simões Neto.

Segundo a Defensoria, a ação tem o objetivo de garantir futuras indenizações a familiares da tragéria ocorrida em Santa Maria, informou o G1.

Dois sócios da casa noturna foram presos nesta segunda-feira. Elissandro Spohr, conhecido como Kiko, foi detido em um hospital de Cruz Alta e está sob custódia da polícia. Mauro Hoffmann também teve a prisão temporária decretada pela Justiça por 5 dias e foi encaminhado ao Presídio de Santo Antão, a cerca de 7 km do centro de Santa Maria.

Ainda na manhã de domingo, a Defensoria Pública gaúcha estabeleceu uma força-tarefa para atuar nos assuntos referentes ao incêndio. Segundo o órgão, familiares das vítimas podem receber orientações jurídicas e ter encaminhamento de documentos feito por defensores públicos.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Eduardo Silva

Quando serão presos o PREFEITO e quem deu alvará para funcionamento dessa boate???????????


Ipojuca 2021

28/01


2013

Após tragédia, Câmara fala em elaborar lei anti-incêndio

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), afirmou que a Casa vai acompanhar de perto as investigações sobre o incêndio na boate Kiss e deve propor uma lei nacional com normas mínimas para a prevenção de incêndios, de acordo com a Folha de S. Paulo.

"Já determinei à minha assessoria que faça um levantamento de tudo o que existe de legislação sobre o tema. É um tema que diz respeito à legislação municipal, mas acredito que seja possível que se produza uma legislação única federal, com regras que sejam cumpridas pelos municípios", afirmou na tarde desta segunda-feira. Maia ressalvou, no entanto, que a tragédia em Santa Maria não parece estar ligada à falta de uma lei --que é rígida na cidade, afirmou. "Há um problema de fiscalização."

Já nesta terça-feira (29), a presidência da Câmara deve compor um grupo de deputados para acompanhar as investigações do incêndio na boate, presidido pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS), de Santa Maria.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Emanuel Gonzaga Cursino Leite

Como alguns políticos inescrupuloso se aproveitam das tragédias! O Marcos Maia Pres. da Câmara dos Deputado, agora diz que vai tomar providências criando novas leis.As grandes tragédias são um prato cheio para eles tentarem aparecer.


Caruaru Campanha São João 2

28/01


2013

PF indicia 9 por desvio de dinheiro de programa federal

A Polícia Federal indiciou, por crimes de peculato, falsidade ideológica, formação de quadrilha, sonegação de contribuições previdenciárias, fraude à licitação e lavagem de dinheiro, nove envolvidos no desvio de recursos públicos concedidos no âmbito do Programa Segundo Tempo, do governo federal, para uma Organização Não Governamental (ONG), sediada em Jaguariúna (SP). Em julho de 2012, com a participação da Controladoria Geral da União (CGU), a Polícia Federal cumpriu sete mandados de busca e apreensão visando a apreender documentos relacionados ao caso, informou a Agência Estado.

Segundo a PF, "a ONG, comandada por uma ex-vereadora de Jaguariúna e que exercia suas atividades na mesma como se fosse empregada, promoveu várias alterações do estatuto social, fazendo figurar em sua diretoria diversas pessoas, sendo que algumas tinham idade avançada e sequer frequentaram a entidade".


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

CABO

28/01


2013

PSDB vai pedir que Procuradoria investige pronunciamento

O PSDB pretende ingressar nesta terça-feira (29) com uma representação na Procuradoria-Geral da República contra a presidente Dilma Rousseff. O partido de oposição acusa a presidente de usar o pronunciamento que fez em rede nacional de TV e rádio no qual anunciou a redução na conta de luz para "autopromoção", segundo a Folha de S. Paulo.

"Na ocasião, a presidente se valeu de uma prerrogativa do cargo não para tratar apenas de assuntos de interesse do país, mas fazer sua autopromoção e atacar aqueles que ousam discordar de seu governo", afirma nota divulgada nesta segunda-feira pelo partido.

A expectativa do PSDB é que o Ministério Público Federal abra investigação sobre o uso indevido da cadeia nacional de rádio e televisão convocada no último dia 23 de janeiro.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Raimundo Eleno dos Santos

Pescadores de águas turvas. Marionetes da direita insana.


Bandeirantes Junho 2021

28/01


2013

Suplicy pede que Renan deixe candidatura

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) encaminhou carta ao senador Renan Calheiros (PMDB-AL) com pedido para que o peemedebista retire seu nome da disputa à presidência do Senado. Suplicy defende que, no lugar de Renan, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) seja indicado pelo PMDB para concorrer ao comando da Casa nesta sexta-feira (1)

O petista argumenta que Simon, além de ter o "apoio unânime de praticamente os demais 80 senadores", é um parlamentar que não tem registro de "qualquer mal feito ou procedimento incorreto que possa ser considerado grave".

Apesar do apelo de Suplicy, Simon disse à Folha que não tem chances de se eleger presidente do Senado por adotar uma postura de "opositor" no Congresso.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Jânio Nunes

e não é que o "LOUCÃO" (com todo respeito, é claro) do SUPLICY tem toda RAZÃO, deixa a candidatura Renan LADRAlheiros, chega d tato cara de pau, te toca, braZil um país de TOLOS!!!

luiz carlos da silva

é por essas e outras que o suplicy foi corno!

arnaldo cicero marques

E SE OUTROS SENADORES TAMBÉM SE MANIFESTASSEM FAVORAVEL A IDEIA DE SUPLICY?


Serra Talhada 2021
Coluna do Blog
Publicidade

TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores