FMO janeiro 2020

23/04


2012

Coluna da segunda-feira

         Por que Mendonça não une?

Dos candidatos da oposição a prefeito do Recife, Mendonça Filho (DEM) é o que se apresenta com mais potencial para enfrentar o PT, há 12 anos no poder. Nem sempre, no entanto, pesquisa é um fator preponderante numa eleição. O democrata está bem posicionado em todos os cenários levantados pelos mais diversos institutos, mas até agora não agregou.

Na pesquisa contratada por este blog ao Opinião, Mendonça é o segundo – tem 19% contra 25% do prefeito João da Costa. Já no cenário em que o prefeito é substituído pelo deputado Maurício Rands, o democrata assume a dianteira, conforme também registrou, ontem, o levantamento da Maurício de Nassau publicado no JC.

Enquanto os demais oposicionistas patinam entre 4% a 5%, com exceção de Raul Henry (PMDB), que chegou aos 12% em função da forte exibição na TV, há 10 dias, Mendonça mostra que sua posição nas pesquisas tende a ser uma tendência, desmistificando o argumento dos seus próprios aliados no campo da oposição, de que se trata de recall (lembrança).

Por que Mendonça não vence a barreira do isolamento, mesmo na liderança das pesquisas? Por um motivo muito simples: todos os candidatos oposicionistas acham que o PT se exauriu no Recife e que têm chances de conquistar o poder. Além disso, o partido de Mendonça tem uma imagem carcomida, daí a resistência para um entendimento por parte do PMDB, PSDB e PPS.

JOAQUIM  NA VICE – Numa eventual vitória de Rands nas prévias do PT em 20 de maio, o governador Eduardo Campos indicará um socialista para vice, que não será Danilo Campos nem muito menos Sileno Guedes. O nome que ganha mais força, hoje, é o do ex-governador Joaquim Francisco, ex-prefeito do Recife extremamente bem avaliado. Joaquim chegou à suplência do senador Humberto Costa apadrinhado pelo governador.

O imortal Rands - Ao apresentar nomes de intelectuais e literatos na lista que o credenciou a se inscrever nas prévias do PT no Recife, Maurício Rands, adversário do prefeito João da Costa, caiu na galhofa, mais uma vez. O que dizem, agora, é que não está disputando uma prévia partidária, mas sim uma vaga na Academia Pernambucana de Letras. Essa gente não tem jeito não!

Plano para seca - Antes de embarcar, hoje, para Aracaju, o governador Eduardo Campos recebe as propostas para levar a presidente Dilma das mãos do secretário de Agricultura, Ranilson Ramos. O Estado quer uma linha de crédito para financiar a compra de ração para 125 mil criadores, no valor de R$ 1,3 bilhão. O plano, que envolveu cinco secretários na discussão, pede a ampliação da frota de carros pipas de 550 para 800.

Estiagem duradoura - Em São Paulo, na semana passada, Ranilson participou de um evento climatológico e saiu de lá preocupado. Segundo ele, a previsão é que o Nordeste volte a ter um longo período de estiagem. Diante disso, ele incluiu no plano estadual a ampliação da capacidade hídrica das comunidades mais atingidas com a construção de 2,3 mil poços.

Assessor sergipano - Na reunião dos governadores hoje, em Aracaju, Eduardo, aliás, será auxiliado por Ranilson e pelo seu mais novo pupilo, que foi buscar em solo sergipano: o ex-deputado federal Pedro Valadares, sobrinho do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE). Pedrinho, como é mais conhecido, integra o núcleo palaciano da Assessoria Especial.

 

 

CURTAS

BALCÃO– O discurso do presidente da OAB, Ophir Cavalcanti, na posse do novo presidente do Supremo Tribunal Federal, Ayres Brito, provocou mal-estar no Congresso. Ele afirmou que o “Parlamento tornou-se um pântano” e que “com honrosas exceções, tem servido de balcão de negócios”.

GARANHUNS– Postaremos, hoje, a primeira pesquisa sobre a sucessão municipal em Garanhuns, contratada com exclusividade ao Instituto Opinião, de Campina Grande, que já fez levantamentos para o blog em Caruaru e Recife. Pelo nosso cronograma, mais de 20 municípios serão pesquisados.

PERGUNTAR NÃO OFENDE – Dilma tem dinheiro em caixa para atender aos pleitos dos governadores na reunião de hoje em Aracaju?

''O que é negligente na sua obra é também irmão do desperdiçador''. (Provérbios 18:9)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

milton tenorio

Joaquim de Vice de Rands?! Só se Joaquim estiver louco...Vice é como testículo, só assisti...

roberto lima

O novo assessor sergipano do governador , o sobrinho do companheiro (dele) Antonio Carlos Valadares é o verdadeiro "nepotismo" (nepotismo vem do latim "nepos"= sobrinho)


IPTU Cabo

23/04


2012

Lula atiça CPI para desviar o foco do mensalão

O desejo de retomar protagonismo no jogo político explica o empenho de Lula na instalação da CPI do Cachoeira. Não se trata apenas de ''fígado'', ''sede de vingança'' ou ''sangue nos olhos''. Foi por determinação de Lula que a direção do PT exortou a militância a cobrar investigações sobre os negócios do contraventor e sua ligação com líderes da oposição. Partiu do ex-presidente, também, a ordem para o partido fechar apoio à CPI. Há a intenção declarada de empastelar o mensalão -- denunciar os crimes da gangue de Cachoeira como o ''maior esquema de corrupção da história'', para diminuir o impacto do julgamento do principal escândalo da era Lula.(Folha de S.Paulo - Melchiades Filho)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Roberto Teixeira

Mensalão em processo final, e CPI Cachoeira no seu início, assuntos dominantes da àrea política que trazem as corruções antigas e atuais para a atenção popular, o povo já começou a acordar e ir para as ruas, e logo a revolta vai aumentar e quem sabe todos irão juntos finalmente parar esse país.

Flavio

se este pais fosse serio lula estaria na cadeia como o pai do mensalao, dilma teria o impechement por ser conivente e o congresso seria fechado por falcatuas generalizadas, vergonha de ser brasileiro o pais da impunidade e do jeitinho.

Galindo do Pajeú

Perguntar não ofende: Este blog destaca diariamente o "mensalão", matéria já esgotada e por quê não dar destaque nenhum a "Privataria Tucana"? Será porque os principais envolvidos pertencem aos quadros do PSDB?

Galindo do Pajeú

O maior escândalo da História deste país, foi o desvio bilionário das privatizações no Governo de FHC, que teve o Serra como principal beneficiário.O único jornalista deste país que tem a coragem, ética, imparcialidade em denunciar a "Privataria Tucana" é Paulo Henrique Amorim.

lino perrelli

...e quanto ao mensalão, não importa se as pessoas não tenham cultura ou outros quebradinhos de igual valor, os que essas pessoas não tem é interesse pela coisa pública. Isso sim, é da "cultura" de nossos brasileirinhos. Se diverso fosse, o Inácio nem existiria como político!



23/04


2012

Presidente do PT nega que pedirá renúncia de Agnelo

Montagem/247

Uma nota publicada na seção Holofote, do jornalista Otávio Cabral, da revista Veja, poderia ter consequências dramáticas para a política nacional, potencializando a crise aberta pelo caso Carlos Cachoeira, se fosse verdadeira. Segundo o texto, o presidente do PT, Rui Falcão, viajará a Brasília nesta semana para sugerir que tanto o governador Agnelo Queiroz, do PT, quanto o vice Tadeu Filipelli, que é do PMDB, renunciem aos mandatos. Assim, haveria nova eleição no Distrito Federal. Detalhe: um dos nomes que aparecem na frente é justamente o do ex-governador José Roberto Arruda, que perdeu o mandato com a Operação Caixa de Pandora. Procurado pelo 247, o deputado estadual Rui Falcão negou que irá propor a renúncia de Agnelo. Disse que sua posição é a mesma de uma semana atrás, quando divulgou nota afiançando apoio ao governo Agnelo. A nota de Veja, segundo sua assessoria, não teria “nem pé, nem cabeça”.    (Do Portal BR247)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

acolher

23/04


2012

Cinco dos sete crimes do mensalão podem prescrever

 Cinco dos sete crimes previstos no processo do mensalão prescreveram em agosto de 2011, caso os réus sejam condenados pela pena mínima no julgamento do maior escândalo do governo Lula. Mas, se houver condenação no Supremo Tribunal Federal e a penalidade for maior que a mínima, a próxima prescrição só ocorrerá em agosto de 2015 na maioria dos casos, diz o Código Penal. Os 38 réus do mensalão são acusados por sete crimes. Se eles forem condenados pela pena mínima em qualquer crime exceto gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro, a prescrição ocorreu já no ano passado. Há especialistas e ministros que defendem o julgamento neste ano porque acham que a demora pode macular a imagem do STF. (Folha de S.Paulo - Felipe Seligmann)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


23/04


2012

Datafolha confirma: Dilma deve ficar distante da CPI

 A pesquisa Datafolha divulgada ontem, que mostra Dilma Rousseff com uma aprovação recorde, reforça a posição do governo de evitar uma interferência pública e direta na CPI do Cachoeira, a ser instalada nesta semana. A avaliação é de assessores presidenciais, para quem parte dos 64% de bom e ótimo obtidos pela presidente deve-se ao fato de a população ver em Dilma alguém que não tolera corrupção. O Datafolha mostrou também que os brasileiros estão mais otimistas com o desempenho da economia na era Dilma.

Ela orientou sua equipe a não se envolver nas articulações da CPI, mas reservadamente o governo vai trabalhar para evitar que os trabalhos afetem o Executivo. O governo destacou ainda que a pesquisa revelou que a ação de Dilma no combate aos juros altos dos bancos privados, para buscar aumentar o ritmo de crescimento da economia, também rendeu pontos positivos ao governo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cúpula Hemisférica

23/04


2012

Denunciada, Delta segue trabalhando para o governo

Operários trabalham em obra da Transcarioca Foto: Paulo Nicolella / O Globo

Operários trabalham em obra da TranscariocaPaulo Nicolella / O Globo

Após ser apontada como líder de um esquema de corrupção que desviou milhões de reais dos cofres da União e veio a público em agosto de 2010 — na Operação Mão Dupla, feita pela Controladoria-Geral da União (CGU) com a Polícia Federal (PF) — a construtora Delta continuou assinando contratos de alto valor com órgãos federais.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Arnaldo Amaral

Quantas,aonde estão, preços contratados,e andamento das obras da DELTA em Pernambuco? Taí, imagino, boa e oportuna pauta para o jornalismo investigativo pernambucano.


Prefeitura de Serra Talhada

23/04


2012

CPI: PSDB quer saber da ligação de Perilo com a Delta

 O comando do PSDB chamou o governador Marconi Perillo (GO) para uma conversa nesta semana, informa Vera Magalhães, na Folha de S.Paulo de hoje. Querem saber exatamente o grau de ligação do tucano com a Delta e o esquema de Cachoeira. O partido teme, ainda, que os tentáculos do esquema atinjam o governo de Simão Jatene (PSDB-PA). Em São Paulo, a Executiva municipal do PSDB se reúne hoje para analisar a proposta do líder Floriano Pesaro de suspender o pedido de cassação dos mandatos dos seis vereadores que deixaram o partido para se filiar ao PV e ao PSD. O acordo é uma exigência de Serra para que não haja obstáculos às alianças eleitorais. .


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Limoeiro

23/04


2012

Mansão nos EUA, avião: Cachoeira nada em dinheiro

 Mansão nos EUA, casa de luxo em Goiânia e um avião. Esses são alguns dos bens que o empresário Carlinhos Cachoeira negociou, segundo conversas captadas pela Polícia Federal. As gravações, obtidas pela Folha, revelam o padrão de vida de Cachoeira. Em um só dia (21 de junho de 2011), Cachoeira discute a compra de uma mansão em Miami (EUA) de US$ 1,5 milhão (R$ 2,8 milhões) e de um avião de US$ 600 mil (R$ 1,1 milhão).

Ao ouvir o preço da casa, com seis quartos e cinco banheiros, não hesita. ''Liga lá [para o proprietário]. Vamos fazer uma oferta'', afirma. Ele recomenda à corretora que a casa tenha acesso à baía, como em outra mansão pertencente ao dono de um laboratório que ele conhece.

Ao negociar o avião, Cachoeira se surpreende com o baixo valor (US$ 600 mil). ''O que tem esse avião? Pegou fogo nele? Perda total?''. Informado sobre o modelo, de 1989, pergunta ao vendedor qual é o ano do jato de um vizinho seu, para comparar as aeronaves.

As investigações da PF indicam que uma casa de luxo em Goiânia (GO), comprada por R$ 2,2 milhões, foi em parte paga com dinheiro da empresa Alberto e Pantoja. Segundo a PF, a Pantoja é uma empresa fantasma que recebe 99% de seus recursos da Delta Construção, que tem bilhões em contratos com órgãos públicos.

Nos grampos, Cachoeira negocia um apartamento de R$ 3,5 milhões em Goiânia que seria para Cláudio Abreu, ex-diretor da Delta na região.Ainda segundo as gravações, Cachoeira gastou R$ 33 mil na reforma de sua casa em Goiânia, sendo R$ 16 mil apenas com a pintura.

Também não são raras as conversas em que o empresário, preso desde o final de fevereiro, determina a compra de carros de luxo, além de pagamentos e depósitos de altos valores. (Folha de S.Paulo - Natuza Nery, Cátia Seabra e Dimmi Amora)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banner de Arcoverde

23/04


2012

PF: desembargador acusado de vender sentença em MG

 

Depoimentos à Polícia Federal obtidos com exclusividade pelo Fantástico reforçam as acusações contra o desembargador Hélcio Valentim de Andrade Filho, afastado desde 2011 de suas funções no Tribunal de Justiça de Minas Gerais e alvo de ação penal no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele é acusado de ter recebido propina para conceder habeas corpus a traficantes de drogas. Procurado, Andrade Filho negou as acusações.

Acusados dos crimes de formação de quadrilha e corrupção, o comerciante Tancredo Tolentino (amigo do magistrado) e o advogado Walquir Avelar Júnior (que defendia os criminosos) confirmaram à PF que os presos compraram decisões judiciais para deixar a cadeia de Divinópolis (MG), onde aguardavam julgamento após terem sido flagrados com cerca de 60 kg de pasta-base de cocaína.

O advogado diz que Tolentino pediu R$ 150 mil para conseguir a liberdade dos traficantes - R$ 80 mil teriam sido entregues pessoalmente ao desembargador. ''A investigação foi muito bem feita. São provas contundentes dessa atuação criminosa'', afirma o procurador da República Eitel Santiago de Brito Pereira.Depois da sentença, os traficantes desapareceram. Foram condenados à revelia (sem a presença no julgamento) e, hoje, são considerados foragidos da Justiça.(Portal G1)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


23/04


2012

Como ganhar uma licitação

DO BLOG TRÁGICO E CÔMICO - DIOGO SALLES - JT

Vai uma licitação aí? Segundo Fernando Cavendish, dono da Delta Construções, é tranquilo. Só liberar uns 30 milhõezinhos na mão dos políticos, que está tudo certo. É assim que empresários e empreiteiros mantêm os políticos acorrentados aos seus bolsos e garantem ótimos retornos ao “investimento”.

Se isso não seria corrupção? Bom, aí já são outros 500… no bolso de advogados e bandidos de toga, claro.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Arnaldo Amaral

Alguém saberia informar quantas obras a DELTA realiza para os comunas do PCdoB em Olinda ?


Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores