Blog do Magno 15 Milhões de Acessos

08/12


2020

Coluna da terça-feira

Pressão fez Supremo recuar

Se na semana passada os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) tratavam como placar garantido permitir mais de uma reeleição para presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado na mesma legislatura, o cenário começou a virar na noite de sexta-feira passada. Alguns ministros que planejavam autorizar que Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP) tentassem permanecer nos cargos mudaram de ideia. Dois fatores pesaram mais.

O primeiro deles foi a repercussão negativa que a autorização para ambos disputarem a reeleição começou a gerar nas redes sociais e na imprensa. Ministros avaliaram que, ao beneficiar Maia e Alcolumbre, o Supremo acabaria com a imagem arranhada. Especialmente porque, para chegar a esta conclusão, seria necessário fazer uma interpretação da Constituição Federal considerada ampla demais no meio jurídico.

O presidente do STF, Luiz Fux, disse a interlocutores na semana passada que planejava votar pela reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado. Luís Roberto Barroso seguia na mesma toada. Por fim, ambos preferiram obedecer à literalidade da Constituição do que manchar a imagem do Supremo com uma interpretação mais ousada.

A Constituição proíbe com todas as letras a reeleição de integrantes das Mesas Diretoras do Congresso Nacional em uma mesma legislatura. Para permitir que Maia e Alcolumbre disputassem a reeleição, o relator do processo, Gilmar Mendes, argumentou que, desde a emenda constitucional que permitiu, em 1997, a reeleição para presidente da República, a Constituição poderia ser lida de acordo com esse novo parâmetro também para o Legislativo.

Outro fator que pesou para ministros mudarem de ideia foi o fato de que Gilmar Mendes era o maior defensor da possibilidade de reeleição de Maia e Alcolumbre. Na sexta-feira, ministros do STF trocaram mensagens por celular com notícias de que, se a reeleição fosse autorizada, Mendes sairia fortalecido no episódio. A luta interna por poder na Corte impediu alguns ministros de endossar Mendes – que, no STF, é dos principais interlocutores do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional. Dar mais poder ao ministro neste momento é uma forma de enfraquecer Fux na Presidência do Tribunal.

Só um voto – De nada adiantou o esforço do deputado Arthur Lira (PP-AL) em começar a sua campanha por Pernambuco em busca de voto para disputar a eleição à Presidência da Câmara dos Deputados. Dos 25 integrantes da bancada federal, apenas sete atenderam ao seu convite para o regabofe, ontem, no Palácio das Princesas, com o governador Paulo Câmara. Desse grupo, apenas Eduardo da Fonte seria voto seguro, porque nem mesmo Fernando Monteiro, também da bancada do PP, estaria propenso a seguir o partido.

Adversário – Lira não sabe ainda quem vai enfrentar. Seu adversário natural seria o atual presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ), mas o Supremo votou contrário à mudança da Constituição para permitir o direito à reeleição, assim como para o presidente do Senado. Entre os nomes que passaram a ser especulados, ontem, em Brasília, estão o do presidente nacional do MDB, Baleia Rossi (SP); o líder da Maioria, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB); e o vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira (Republicanos-SP).

Quem será? – O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse em entrevista a jornalistas, ontem, em Brasília, que escolherá um candidato para apoiar na eleição da Câmara “o mais breve possível”. No fim de semana o STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria para impedir a possiblidade de reeleição tanto de Maia quanto de Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Senado. Maia disse que, mesmo se pudesse, não seria candidato. “A gente tem que ter um nome para que possa ir atrás dos eleitores. O bloco é importante no primeiro momento, mas o candidato é fundamental”, declarou.

Abre o olho, Ciro! – O palanque do segundo turno, no qual foi eleito prefeito do Recife com Ciro Gomes em cima dele, sequer foi desarmado, mas João Campos já mandou o pré-candidato do PDT ao Planalto tirar o cavalinho da chuva. Em entrevista ao portal do Poder360, editado por Fernando Rodrigues, de Brasília, o filho de Eduardo Campos negou que tivesse qualquer compromisso em apoiar Ciro à Presidência da República, em 2022. Se isso se confirmar, será a segunda vez que o cearense será traído pelo PSB. Lá atrás, quando Dilma disputou pela primeira vez, a pedido de Lula, Eduardo Campos negou legenda a Ciro e ficou com a candidata do ex-presidente.

CURTAS

PAUTAS – Pautas que foram rebarbadas por Maia e que podem voltar com força se um aliado de Bolsonaro, no caso Arthur Lira, comandar a Câmara: fim da carteirinha de estudante monopolizada pela UNE, maior flexibilização do porte de armas, ações para proibir politização em sala de aula (Escola Sem Partido) e medidas ainda mais restritivas contra a prática do aborto. A mídia, que teve vida confortável com Rodrigo Maia, também enfrentará mais confronto com a chegada de um governista ao comando da Câmara.

SEM FUNDO – O resultado das eleições municipais deste ano projeta um mapa político com menos partidos. Se os cálculos para a cláusula de desempenho levassem em consideração a votação de novembro, legendas como o PSOL e o Novo ficariam sem acesso ao fundo partidário e às propagandas de TV. Outros quatro partidos que, hoje, têm ao menos um deputado federal - PCdoB, PROS, PV e Rede - também não passariam pelos limites legais para continuar recebendo dinheiro público.

Perguntar não ofende: Fux, voto de minerva que tirou de Maia e Alcolumbre o direito da reeleição, passará a ter uma gestão de crise pelos interesses contrariados?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

marcos Lolita mamador de piroca, sofreu estupro no jardim da infância.

marcos

Nehemias fernanda jaques é Frango

Fernandes

Deixa de ser chato. Pega o beco, marcos Lolita mamador de piroca garganta profunda, teu passatempo é queimar a tua rosca.

marcos

Deixa de ser Frango anemia fernanda, pega o beco da Charneca e vai dar esse teu rabo Folote.

Fernandes

Gás de cozinha fica mais caro a partir desta quinta-feira e acumula alta de 22% no ano. Quem está achando bom é marcos (Lolita) mamador de piroca garganta profunda da rua Judá de camaragibe.



07/12


2020

Editorial analisa decisão do Governo em barrar eventos

No Frente a Frente de hoje, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, o meu editorial foi sobre a decisão do Governo Paulo Câmara em barrar grandes eventos em todo o estado a partir de amanhã. A iniciativa prejudica diretamente os produtores de evento e acontece logo após as eleições, em que não houve nenhum tipo de preocupação com aglomerações. Vale a pena conferir!

O Frente a Frente tem como cabeça de rede a Rádio Hits 103,1 FM, em Jaboatão dos Guararapes.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

O Jornal do Poder

07/12


2020

Alcolumbre sinaliza que quer agir para eleger sucessor

Senadores que conversaram com o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (DEM-AP), desde a noite de ontem, perceberam que, mesmo fora da disputa, o parlamentar pretende exercer influência na escolha do próximo presidente do Senado.

Até aqui, nas primeiras horas após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de proibir a reeleição para os comandos da Câmara e do Senado, Alcolumbre tem dito que é preciso "manter a unidade" em busca de um nome independente.

Com base nesse perfil, interlocutores de Alcolumbre já citam o nome do atual vice-presidente do Senado, Antonio Anastasia (PSD-MG), que tem grande afinidade com o atual presidente da Casa.

Por enquanto, Alcolumbre não tem demonstrado intenção de apoiar nomes próximos ao Palácio do Planalto, como os dos senadores do MDB Eduardo Braga (AM), Fernando Bezerra Coelho (PE) e Eduardo Gomes (TO). Os três são, respectivamente, líderes do MDB no Senado, do governo no Senado e do governo no Congresso.

A interlocutores ouvidos pelo Blog do Camarotti, Alcolumbre também declarou que não pretende recorrer da decisão do Supremo Tribunal Federal – inclusive, para manter a independência e a harmonia entre os poderes.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu no Zap

07/12


2020

A vacina desembarca em janeiro no Brasil

A edição de hoje de “O Poder”, distribuído via WhatsApp, trouxe a informação de que São Paulo começa a aplicar a vacina contra o coronavírus em janeiro. O jornal informou também sobre o anúncio do PSB de que não tem compromisso com Ciro Gomes em 2022.

O Poder detalhou a histórica live de Alceu Valença, ontem, em Vila Rica (MG) e anunciou que o caderno “Município” traz, amanhã, às 13h, uma homenagem ao ex-deputado José Augusto Farias.

Fique por dentro de tudo o que interessa. Assine grátis “O Poder” e receba no seu WhatsApp.

Clique: https://wa.me/message/GUFM2SNLDH7LH1


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


07/12


2020

Decisão do Governo sobre eventos repercute mal

A decisão do Governo do Estado em não permitir a realização de festas de Natal e Réveillon em Pernambuco, além da proibição e shows com a cobrança ou não de ingressos em todo território estadual, a partir de amanhã, repercutiu muito mal nas redes sociais. Produtores de eventos e a sociedade em geral já criticam o ato e comparam com as campanhas eleitorais, onde os políticos não seguiram nenhum protocolo recomendado pela OMS nem evitaram aglomerações. Confira no vídeo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

07/12


2020

Genival Lacerda segue reagindo

O cantor e compositor paraibano Genival Lacerda, de 89 anos, segue internado na UTI do Hospital Unimed 1, mas apresenta boa evolução. Segundo os médicos o cantor continua se recuperando, as taxas estão normalizadas e o paciente está sem febre. O quadro clínico é animador.

No último final de semana, o artista foi alvo de fake news que espalharam a sua morte, em mensagem enviada a imprensa, a sua assessoria pediu que os fãs continuem orando e não espalhem mentiras. “Vamos continuar em orações para o restabelecimento da saúde de Genival. Pedimos, mais uma vez, que não compartilhem notícias falsas com relação ao cantor”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


07/12


2020

Ceará sai na frente para garantir vacina

Enquanto o governador de Pernambuco decreta lockdown disfarçado, proibindo festas de Natal e Réveillon, Camilo Santana, do Ceará, se movimenta para garantir o quanto antes a vacina para imunizar o povo cearense da Covid-19. Veja o que o governador petista acabou de postar em suas redes sociais:

Sobre as negociações para a aquisição da vacina da covid para os cearenses, informo que, desde o mês passado, tenho mantido conversas com o Governo de São Paulo, diretamente com o governador João Dória, e Instituto Butantã, responsável pela produção da CoronaVac, para a aquisição o mais rápido possível.

Temos, inclusive, reunião presencial já marcada em SP na próxima segunda-feira. Paralelo a essas conversas, venho, juntamente com nosso secretário Dr Cabeto, mantendo contatos com outros laboratórios que desenvolvem a vacina, bem como com o Ministério da Saúde.

Informo aos cearenses que tudo o que estiver ao meu alcance farei para que a vacina chegue ao nosso Estado com a máxima brevidade.

Camilo Santana – governador do Ceará


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Jornao O Poder

07/12


2020

Bivar confirma candidatura à Presidência da Câmara

O deputado federal e presidente do PSL, Luciano Bivar, confirmou a sua candidatura à presidência da Câmara, em fevereiro de 2021. O parlamentar conta com o apoio de Rodrigo Maia e de um grupo de partidos para concorrer ao pleito. Atualmente, Bivar é o segundo vice-presidente da Câmara.

“Somos o candidato que mais aglutinou força e apoio para a candidatura. Além de Rodrigo Maia, temos um bloco de partidos como PSL, PTB e Pros. E ainda tenho outras conversas marcadas para conseguir mais legendas para a nossa base visando a eleição do próximo ano”, comentou o deputado federal.

Na noite de ontem, o Superior Tribunal Federal (STF) barrou a possibilidade de reeleição dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado. Assim, Rodrigo Maia não seguirá no comando da Casa em 2021 e apoiará Luciano Bivar na disputa.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


07/12


2020

Pernambuco proíbe festas de Natal e Réveillon

O governo de Pernambuco anunciou, hoje, o cancelamento das festas de Natal e ano novo no estado, por causa da pandemia da Covid-19. O anúncio foi feito pelos secretários de Saúde, André Longo, e de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, em uma transmissão feita pela internet. As informações são do G1/PE.

"Com base no atual momento epidemiológico, estamos proibindo a realização de shows e festas de Natal e réveillon, incluindo as realizadas em espaços públicos, condomínios, clubes, hotéis e estabelecimentos afins, com ou sem cobrança de ingresso", disse o secretário André Longo. O decreto entra em vigor na terça-feira (8) e é válido para todo o estado.

O estado também determinou a proibição de shows, festas e similares, com ou sem cobranças de ingresso, independentemente do número de participantes. A exceção é para casamentos, formaturas e eventos sociais similares, desde que cumpridos os protocolos.

Ainda segundo o secretário de Saúde, a semana epidemiológica de número 49, que terminou no sábado (5), foi a terceira de aumentos consecutivos nos números da Covid-19 no estado.

"Diante do aumento das taxas de ocupação, também estamos trabalhando para abrir novos leitos. Em menos de um mês, reativamos 150, os últimos 20 foram reabertos hoje [segunda, 7], na maternidade Brites de Albuquerque [em Olinda]", afirmou.

"As medidas que estamos anunciando hoje são de prudência, para que possamos frear contaminações e diminuir o contágio. É uma ação de preservação da vida", disse Longo.

Festas canceladas em alguns municípios

Também nesta segunda (7), a prefeitura de Carpina proibiu festas de Natal e ano novo, além de comemorações de Dia de Reis e de carnaval em 2021. Segundo o prefeito do município, Manuel Severino, conhecido como Botafogo (PDT), a medida busca conter o aumento de casos de Covid-19.

Além de Carpina, a prefeitura de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, informou que a festa de réveillon do município não vai ser promovida devido à pandemia.

Por meio de nota divulgada no início de dezembro, a administração municipal informou que a decisão foi tomada “depois de um acompanhamento cuidadoso com relação ao número de casos da doença, que são diariamente apresentados pela Secretaria de Saúde”.

"Se a gente conseguir cumprir os protocolos, a gente consegue ter o nosso Plano de Convivência. O que não pode é descumprir os protocolos e foi isso que a gente observou", disse o secretário Bruno Shwambach, em relação a recentes fiscalizações que interditaram bares no Recife e flagraram aglomerações de mais de mil pessoas em Jaboatão dos Guararapes.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha