23/06


2021

Deputado e secretário discutem inclusão de PE na Rota do Mel

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) e o secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, Claudiano Filho, se reuniram, ontem, com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Na reunião, foram tratadas demandas de apicultores, como a inclusão de Pernambuco na Rota do Mel, e melhorias no abastecimento de água para agricultores do estado. As demandas receberam sinalização positiva do ministro.

Também participaram da reunião o presidente do Sindicato dos Produtores de Leite de Pernambuco (Sinproleite), Saulo Malta, e Rogéria Martins.

“A reunião trouxe boas notícias, como a possível inclusão do nosso estado na Rota do Mel, o que vai promover renda e emprego para as famílias e impulsionar a apicultura no Sertão do Araripe e em todo Pernambuco. Outro ponto que conseguimos avançar é sobre a melhoria do abastecimento de água para pequenos agricultores do nosso estado, o que inclui a construção de pequenas barragens em áreas rurais”, afirmou Eduardo da Fonte.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Jaboatão Habitacional Suassuna

23/06


2021

Irmão de lobista é indicado para o CNMP

Conforme este blog já havia antecipado, José Robalinho, procurador da República pilhado nas gravações do site The Intercep, consta na lista tríplice para a vaga aberta no Conselho Nacional do Ministério Público. Ele é filho do ex-secretário de saúde de Jarbas e irmão do lobista Rogério Robalinho. No período da Lava Jato, ocupou a presidência da Associação Nacional dos Procuradores.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Pousada da Paixão

23/06


2021

Fundaj realiza tributo a Genival Lacerda amanhã

O dia de São João da Fundação Joaquim Nabuco será marcado por um show especial em tributo a Genival Lacerda, homenageado deste ano na celebração virtual. O cantor e compositor paraibano é uma das maiores referências do forró, com sucessos como “Severina Xique Xique”, “De quem é esse jegue?” e “Radinho de Pilha”. Ele faleceu no início deste ano, por complicações da Covid-19.

A homenagem será amanhã, a partir das 18h, com shows de João Lacerda, Novinho da Paraíba, Galeguinho de Gravatá e Banda Toque Nordestino. “Homenagear Genival Lacerda é celebrar a cultura nordestina. Ele carregava o forró e as nossas tradições no coração e, por isso, teve uma trajetória tão alegre e marcante. Genival representa a identidade do Nordeste, através de misturas da Paraíba com Pernambuco e influências dos outros estados”, explica Antônio Campos, presidente da Fundaj.

O chapéu, a dança com a barriga e as roupas coloridas de Genival marcaram gerações, que celebravam a tradição ao som do forró. O cantor nasceu em Campina Grande, em 1931, e se mudou para Pernambuco na década de 50, onde gravou seu primeiro disco de 78 rotações. Em 1975, lançou uma das suas músicas mais famosas, Severina Xique-Xique, em parceria com João Gonçalves. O disco vendeu cerca de 800 mil cópias.

“Genival Lacerda representa o Nordeste. Ícone da música popular brasileira, e como não poderia ser diferente foi e sempre será a minha maior referência musical, meu ídolo e exemplo de garra e determinação. Homenagens como esta são importantes para que o seu legado não fique esquecido, uma memória tão presente deve ser preservada e mostrada aos quatro cantos do mundo”, conta João Lacerda, cantor e filho do homenageado. Sua carreira musical teve influência do pai. Aos 11 anos, ele gravou a música “Dengo da menina” no LP de Genival e, a partir de então, não parou de cantar.

Celebração

A programação junina da Fundaj, está ocorrendo por meio das redes sociais do Museu do Homem do Nordeste, desde o dia 11 de junho, e segue até o próximo dia 30, com conteúdo em homenagem ao Dia Nacional do Bumba-meu-boi. As primeiras atividades preparadas pela equipe do MuHNE foram direcionadas a Santo Antônio, com roteiros de Dia dos Namorados e visitação virtual a aparelhos culturais do Recife. Na programação, o público ainda conheceu um pouco mais sobre a trajetória religiosa de Santo Antônio e sua importância no bairro de Camela, localizado no município de Ipojuca.

O ciclo junino revela histórias que fazem parte da tradição do Nordeste, como as danças típicas, culinária, folguedos e costumes da época. A programação voltada para o São João conta com receitas de bolo de fubá e bolo de pé-de-moleque, para quem quiser aprender, e interação do público que quiser compartilhar os seus pratos preferidos. Além disso, as redes sociais do Museu do Homem do Nordeste terão brincadeiras voltadas para toda a família, como o bingo das sílabas.

Outras atividades em homenagem ao santo que é conhecido como protetor dos doentes serão a apresentação de Rotas Juninas do Nordeste, com a diversidade cultural das festas por todos os estados da região, o Projeto Bumba-meu-boi, iniciado no Natal da Esperança, e até a história do Bacamarte, festividade junina que homenageia os santos com ritos, danças e performances com armas de fogo. A tradição segue com homenagens a todos aqueles que conservam a cultura nordestina, como Seu Ademário, antigo servidor da Fundaj, e homenageado do São João do Museu.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


23/06


2021

EPTI atende demandas dos passageiros do Sertão

A população de Floresta que utiliza o transporte intermunicipal está comemorando a retomada das viagens dos ônibus executivos no trecho que liga o munícipio à capital pernambucana. A decisão foi anunciada ontem, durante uma reunião que contou com as presenças do presidente da EPTI, Antônio Júnior, e do diretor da Progresso, Eduardo Tude.

“Trata-se de mais grande conquista para os moradores de Floresta. Esse tipo de ônibus é muito confortável e seguro. Graças ao ritmo de vacinação que Pernambuco estabeleceu, as pessoas estão voltando a viajar e a demanda aumentou, o que viabiliza a operação. Hoje os ônibus começam a rodar”, explicou Antônio Júnior.

De acordo com Eduardo Tude, a retomada gradual da economia estimulou a iniciativa: “Estamos otimistas com o momento atual. Já havíamos atendido a EPTI nas demandas de Araripina e Serra Talhada. Estamos sintonizados com a nova gestão e priorizamos prestar o melhor atendimento aos nossos passageiros”.

Recentemente, Araripina voltou a contar com viagens noturnas para o Recife. Já as viagens diárias dos ônibus leito no trecho Serra Talhada/Recife foram retomadas. O encontro também contou com a participação da diretora de Gestão da EPTI, Roberta Meneses.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


23/06


2021

Agrestina representa ComagSul em agenda com ministros

O Consórcio dos Municípios do Agreste e da Mata Sul (Comagsul) participou, no último sábado, da agenda dos ministros do Turismo, Gilson Machado Neto, e da Cidadania, João Roma, em Pernambuco.

Na ausência de seu presidente, o prefeito de Altinho, Orlando José, o Comagsul, que é composto por 22 municípios pernambucanos, esteve representado pelo prefeito de Agrestina, Josué Mendes, e coordenadores do órgão. O encontro aconteceu na cidade de Abreu e Lima, pela qual os ministros de Estado passaram em cumprimento de agenda ministerial.

Durante o encontro, o Consórcio dos municípios apresentou a intenção de pleitear uma agenda futura com os ministros, com o objetivo de levar até os ministérios as demandas dos municípios consorciados.

O Comagsul é um instrumento de cooperação técnica, científica, pedagógica, e de intercâmbio turístico e cultural entre os municípios, que inclui ações de gestão ambiental, política de resíduos sólidos, saúde, preservação de patrimônios históricos e muitas outras.

Após a conversa, ficou definida uma data pré-agendada para que brevemente o encontro possa acontecer, em Brasília (DF).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina abril 2021

23/06


2021

O que “Meu Pai” nos ensina

Por Luiz Carlos Trabuco Cappi*

A pandemia impôs às empresas o desafio fundamental de preservar vidas, com distanciamento social de funcionários e clientes. A expectativa é de ampliação da vacinação a partir de julho, o que faz surgir como cenário a perspectiva de uma retomada da economia e o retorno gradual do trabalho presencial.

Será fundamental para as empresas, agora, uma atitude de acolhimento das pessoas. O período de distanciamento mudou o processo de convivência social em todas as dimensões, o que implicou novas escolhas ou falta delas, e a redefinição dos propósitos de vida.

Revi o filme Meu Pai, obra vencedora do Oscar 2021 nas categorias de ator principal e roteiro. Seu enredo é boa referência para este momento de esperança, pois mostra de forma pungente a importância de não se negligenciar a saúde da mente. A cena final é emblemática. O protagonista vivido por Anthony Hopkins cai aos prantos tentando elaborar a realidade que o cerca. Visivelmente atordoado pela evolução do Alzheimer e abraçado à enfermeira, o personagem se sensibiliza: “Sinto como se estivesse perdendo todas as minhas folhas. Não sei mais o que está acontecendo”.

Nesta cena, a obra nos permite refletir sobre a tempestade de aflições e humores que tomou conta da sociedade durante a pandemia, e sobre a importância da sanidade mental como pilar para o bem-estar no trabalho, na família e no relacionamento social. A nossa identidade, ou seja, tudo que somos como indivíduos e trabalhadores, depende do bom funcionamento do cérebro.

Aos que ainda não tiveram a oportunidade de assistir a Meu Pai, a trama retrata a vida de um homem em fase de demência, um conjunto de sintomas relacionados ao declínio progressivo de competências funcionais e humanas. Embora comumente associados ao envelhecimento, os distúrbios mentais, mesmo aqueles leves como a ansiedade e a depressão, podem se manifestar e serem desencadeados em qualquer etapa da vida, muitas vezes tendo como estopim momentos de forte pressão e estresse. E a pandemia, sem dúvida, nos impôs o maior desafio deste século.

Pesquisa recente da Fundação Dom Cabral e do Talenses Group sugere que a disseminação da covid-19 prejudicou a saúde mental de 73,8% dos profissionais de nível executivo e Conselhos de Administração das grandes corporações. Esse dado torna premente um amplo trabalho em prol da saúde mental de colaboradores e lideranças por parte das organizações.

Entre jovens em idade escolar e universitários, a sensação de incerteza em relação ao futuro tem sido assustadora. Dentro dos lares, milhões de crianças sentem na família o medo da doença, a perda de renda, a escalada dos conflitos conjugais entre pais, a pobreza e a fome nos casos mais extremos. São jovens cujas habilidades socioemocionais (perseverança, resiliência, persistência) e cognitivas (raciocínio, memória) ainda estão em franco desenvolvimento.

O comprometimento do desenvolvimento desta geração poderá ter impactos severos à frente, fazendo os jovens encontrarem mais dificuldades de aprendizado e de ingresso no mercado de trabalho. O que afetará ainda mais a produtividade do País, questão sobre a qual governos e empresas terão imensa responsabilidade em dedicar atenção especial.

A boa notícia é que a humanidade sempre encontrou boas maneiras de reconstruir seu tecido social nos pós-guerras e epidemias. Devemos trabalhar, portanto, para que o otimismo com a aceleração da vacinação em massa contamine empresas, trabalhadores e clientes pela vontade de empreender, tomar riscos, gerar empregos e oportunidades para todos.

A história demonstra que os direcionamentos de uma agenda positiva estimulam os períodos de pós-crise.

Haverá novos desafios à frente? Sim, muitos. Mas é como diz Hopkins ao final da película: “Eu não tenho mais um lugar para aninhar a cabeça. Mas eu sei que o relógio está no meu pulso, isso eu sei. Marcando minha jornada”.

*Presidente do conselho de administração do Bradesco


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca 2021

23/06


2021

Ajude a obra social de Margareth Menezes

Entrevistar a cantora Margareth Menezes é um aprendizado de vida. A Maga, como é carinhosamente chamada, exibe encanto, charme e uma humildade invejável. Não é daquelas artistas que, de tão insuportáveis pelo estrelismo, não se acham deuses. Têm certeza. A conheci em Salvador, através do meu amigo publicitário Edinho Barbosa. E ontem a entrevistei novamente para o quadro Sextou, da Rede Nordeste de Rádio, no Frente a Frente. 

Viver fora da realidade só leva o artista a um abismo sem volta. A Maga tem os pés no chão. Deusa do regaee do axé baiano, construiu a sua vida aos poucos, lutando a cada dia e extraindo da vida o que ela tem de melhor: a simplicidade. Manuel Bandeira dizia que a delícia da vida é poder sentir as coisas mais simples. 

Na simplicidade da vida, assim como num gole de café pela manhã, ela encontra as respostas para o verdadeiro propósito, a essência do viver. Além de ser uma das melhores da MPB, com uma penca de prêmios internacionais e nacionais, Margareth Menezes, como Fagner e Nando Cordel, se dedica a cuidar dos pobres fora do palco, longe da fama.

Com a sua Fábrica Cultural, ONG criada em 2008 para atender crianças carentes da periferia de Salvador, Margareth é uma Irmã Dulce, envolvida 24 horas do seu dia em uma obra social. É lindo o seu jeito de servir e estender à mão aos negros, como ela, excluídos da sociedade baiana, em busca do sol nascente nos morros da Ribeira, bairro onde nasceu. 

A Fábrica Cultural realiza ações sociais e culturais abertas ao público pobre, crianças carentes a partir dos seis anos de idade. Esses trabalhos são frequentes e pontuais para a comunidade da cidade baixa, região de Salvador, assim como para toda cidade. “A Fábrica Cultural busca formar profissionais com ênfase no fazer artístico, despertar nestes jovens e adolescentes a sua vocação", diz a cantora.

Entre os cursos da sua instituição está o Iaô Aprendiz em Cena, iniciativa para qualificar profissionalmente jovens, de 16 a 22 anos, na área teatral. Tem disciplinas específicas, como História do Teatro, Expressão Corporal, Expressão Vocal e Improvisação, e componentes curriculares voltados para a formação cidadã, entre eles Noções de Direito Trabalhista e Prevenção de Acidente de Trabalho, Direitos Humanos, Estudo de Gênero, Raça e Cidadania e Ética.

As aulas são ministradas por profissionais reconhecidos, como o ator global Jackson Costa, com quem estive na visita ao projeto. Na entrevista ao Frente a Frente, Margareth fala das dificuldades em tocar o projeto provocadas pela pandemia. Chega a confessar que está precisando da mão amiga e do coração largo do empresariado para soerguer parte do telhado da Fábrica que desmoronou. 

Vamos ajudar esse projeto maravilhoso. Os interessados podem me procurar. Sou parceiro nessa obra, porque estive lá e sei da sua importância social e da dedicação da Maga, que sonha acordada em fazer mais por essa gente sofrida.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Caruaru Campanha São João 2

23/06


2021

Coluna da quarta-feira

Ducha fria na CPI  

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), jogou, ontem, uma ducha fria na CPI da Covid no Senado, que está sendo tocada na outra casa. “Não vai trazer efeito algum”, previu, diante dos rumos que as investigações estão tomando, servindo muito mais para palanque político.  Responsável por pautar pedidos de impeachment, o deputado alagoano afirma que não há “circunstâncias” para abertura de um processo contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“Neste momento, a CPI é um erro. A guerra está no meio. Como é que você vai apurar crime de guerra no meio da guerra? Como vai dizer qual é o certo?”, disse Lira em entrevista ao jornal O Globo. “A CPI polarizou politicamente e não vai trazer efeito algum, a não ser que pegue alguma coisa”, acrescentou. Lira acha que a demora para o governo assinar o contrato com a Pfizer não resolveria o problema da pandemia.

Segundo ele, do momento da proposta da farmacêutica até a assinatura do contrato pelo governo, o Brasil poderia ter recebido três milhões de doses a mais da vacina contra a covid-19. “É muita dose. Ajudaria muita gente. Mas resolveria o problema da pandemia?” Lira também diz que a situação é diferente de outros países com populações menores. “Três milhões de doses no Brasil não vacinam Alagoas”.

O presidente da Câmara disse também que um impeachment precisa de circunstâncias específicas. “Falta um conjunto de coisas. Enquanto a economia tiver em crescimento… Veja bem, não estou faltando com respeito a nenhuma vítima. 499 mil [mortos], 501 mil, são todas significativas como uma vida. Pelo amor de Deus! O que estou dizendo é que o impeachment não é feito só disso”.

Lira também afirmou que, no momento, Bolsonaro tem votos na Câmara para segurar processos abertos contra ele. Segundo o congressista, pautar o impeachment agora seria um teste com “122 votos que querem contra 347 que não querem”.

Vez das reformas – O presidente da Câmara diz que o foco no momento é votar as reformas administrativa e tributária e as privatizações. Também disse que tem compromisso, desde sua eleição, com seis frentes, entre elas a das mulheres, ruralistas e anticorrupção. “E hoje essas matérias estão vindo.” Lira defendeu ainda a reforma administrativa, que está sendo discutida em uma comissão especial da Câmara. Segundo ele, o texto não irá acabar com o funcionalismo. “Não vai mexer em um centímetro de direito adquirido, tenho dito isso. Não vamos permitir nada da promulgação para trás. Agora, da promulgação para a frente, é nossa obrigação fazer um Estado mais ágil, mais moderno”.

Prisão do presidente – O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), 48 anos, recebeu a 1ª dose da vacina contra a covid-19 na última segunda-feira, em Macapá. Na fila da vacinação, o vice-presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid foi abordado por um bolsonarista e os dois protagonizaram uma discussão acalorada. O eleitor, que tinha o rosto de Jair Bolsonaro (sem partido) estampado em sua máscara de proteção, questionou o senador sobre a “CPI da palhaçada” em Brasília. Em resposta, Randolfe disse que a comissão prenderá o presidente.

Reforma no Recife – Os vereadores do Recife aprovaram, ontem, em segunda votação, a reforma da Previdência municipal proposta pelo prefeito João Campos (PSB). Ao todo, 19 mil servidores serão afetados pelas regras, que aumentam a idade mínima para aposentadoria e a alíquota previdenciária, além de alterar o cálculo para concessão do benefício. A primeira votação ocorreu segunda-feira passada na sessão mais longa da história do Legislativo recifense. A reforma foi enviada pela prefeitura no dia 7 de junho, em caráter de urgência, e é composta por cinco projetos, sendo três do Executivo, um de lei complementar e um de emenda à Lei Orgânica.

Até um diplomata – A Operação Suborno, desencadeada, ontem, em Pernambuco e outros quatro Estados, resultou na prisão de 18 suspeitos de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro e na apreensão de mais de R$ 500 mil em dinheiro, dez carros, armas, relógios, joias, segundo a Polícia Civil. Entre os presos, estava um ex-diplomata, que não teve o nome divulgado. Também foram apreendidos dólares e euros, em quantia ainda não contabilizada, bloqueados R$ 44 milhões do grupo criminoso e sequestrados imóveis, incluindo entre eles um posto de combustível que a polícia acredita que era utilizado para lavagem de dinheiro, segundo o delgado Ivaldo Pereira, titular das investigações.

Reação da jornalista – Os apoiadores de Bolsonaro estão circulando uma foto antiga da jornalista Laurene Santos, da TV Globo, atacada pelo presidente, em que aparece sem máscara ao lado de outros dois repórteres, tudo antes da pandemia. Mesmo assim, a imagem é compartilhada como se tivesse sido tirada no momento atual, como se a jornalista estivesse sendo hipócrita. Ela pegou o print de uma conversa de WhatsApp com o clique e alertou os seguidores do Instagram. “Atenção: Esta foto está sendo compartilhada nas redes sociais com uma informação falsa. O registro foi feito antes da pandemia, na cidade de Aparecida. Aproveito para reiterar meu respeito às inúmeras manifestações de apoio”, escreveu ela na legenda.

CURTAS

DISCO DE ALCEU – A moça bonita da praia de Boa Viagem encontra a mensageira dos anjos no novo disco do cantor Alceu Valença. "Sem Pensar no Amanhã" é o primeiro dos três álbuns acústicos gravados pelo artista pernambucano, todos com lançamento previstos para este ano. A obra combina releituras de clássicos de sua carreira com canções inéditas em um "roteiro cinematográfico", como define o próprio músico.

PLANO SAFRA – O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento anunciou, ontem, o Plano Safra 2021/2022. O Governo destinará R$ 251,22 bilhões ao programa e escolheu o slogan “Cada vez mais verde” para o novo ciclo. Participaram de evento no Palácio do Planalto o presidente Jair Bolsonaro, a ministra Tereza Cristina (Agricultura), os ministros Paulo Guedes (Economia), Ricardo Salles (Meio Ambiente), outros integrantes do governo e congressistas.  Foram investidos R$ 14,9 bilhões a mais em relação ao plano anterior.

Perguntar não ofende: Quando a CPI da Pandemia vai chamar Geraldo Covidão para depor?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Joao

Esquece o divisão, fale mais do planaltão. A compra da covaxin indiana com ágio de mais 1000% está batendo à porta do Planalto. Seria isso o descontrole do acéfalo. Este não joga água fria na cabeça de ninguém, o passado o condena.


CABO

22/06


2021

Congresso decreta luto oficial pelas 500 mil mortes

O Congresso Nacional decretou, hoje, luto oficial de 3 dias em homenagem às 500 mil mortes de covid-19 do país. O Brasil chegou, no sábado, à marca de mortos. O Ministério da Saúde confirmou às 17h28 mais 2.301 óbitos em 24 horas, totalizando 500.800 vítimas desde o início da pandemia. As informações são do portal Poder360.

“Em ato conjunto do Senado Federal e da Câmara dos Deputados decretamos luto oficial por 3 dias em razão dessa triste marca que alcançou o Brasil de 500 mil mortos e nesse instante peço licença aos senhores senadores e senhoras senadoras para que possamos propor um minuto de silêncio em homenagem às 500 mil vítimas brasileiras do coronavírus”, afirmou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), durante sessão deliberativa da Casa.

Os senadores também aprovaram um voto de pesar por conta do número de mortes da pandemia no país. A 1ª morte pela doença no país foi registrada em 17 de março de 2020. A marca do meio milhão de mortes pela covid foi alcançada 51 dias depois de o país ter chegado às 400 mil mortes.

O número põe o Brasil em 2º lugar no ranking de números absolutos de vítimas, atrás apenas dos Estados Unidos. Os dois são os únicos países que ultrapassaram a marca de 500 mil mortes. Em relação ao tamanho da população, o Brasil é o 8º no ranking mundial, com 2.347 mortes por milhão de habitantes.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, lamentou as mais de 500 mil mortes pela covid-19 no país e afirmou trabalhar “incansavelmente” para acelerar o ritmo de vacinação no país. O presidente Jair Bolsonaro não se pronunciou. Dos 22 ministros do governo de Bolsonaro, apenas 3 lamentaram a marca. O levantamento foi feito considerando os posicionamentos ou a ausência deles até às 9h deste domingo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bandeirantes Junho 2021

22/06


2021

Desembargador rejeita nova operação da PF no Recife

O desembargador federal Roberto Machado negou pedido do Ministério Público Federal em Pernambuco, em decisão do último dia 25 de maio, para a realização de nova operação de busca e apreensão decorrente da Operação Casa de Papel, que investiga irregularidades na compra de materiais hospitalares pela Prefeitura do Recife na gestão do ex-prefeito Geraldo Julio durante a pandemia. De acordo com a decisão, a negativa se justifica porque há procedimentos judiciais em curso no sentido de concluir a mudança de âmbito da Operação Casa de Papel, que passou da responsabilidade da primeira instância (13ª Vara) para a segunda instância do Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

O processo passou do primeiro para o segundo grau da Justiça Federal a pedido do atual chefe do Gabinete de Projetos Estratégicos do governo de Pernambuco, Renato Xavier Thiebaut, um dos alvos da Operação Articulata, ocorrida em dezembro de 2020, justamente um desdobramento da Operação Casa de Papel. Em nove de fevereiro deste ano, o juiz da 13ª. Vara Federal em Pernambuco, Cesar Arthur Cavalcanti de Carvalho, declinou da competência. Inicialmente o processo foi sorteado para o gabinete do desembargador Paulo Machado Cordeiro, mas doze dias depois passou a ser tratado no Pleno do TRF-5, tendo sido redistribuído para o desembargador Roberto Machado. Agora, as decisões a respeito das investigações atinentes às operações Casa de Papel e Articulata estão vinculadas e sob responsabilidade do desembargador.

De acordo com informações públicas inseridas no Processo Judicial Eletrônico, o pedido de busca e apreensão por ora negado (número 089940-08.2020.4.05.8300) se relaciona a processo que trata de corrupção ativa, crimes de lavagem ou ocultação de bens e constituição de organização criminosa. Aparecem como acusados nomes como Luciano Cyreno Ferraz, primo do ex-secretário de governo da Gestão Geraldo Julio, João Guilherme Ferraz, o empresário de gráficas Sebastião Figueiroa, seus filhos Suellen Figueiroa e Davidson Figueiroa, e o empresário Filipe Bezerra Figueiredo, empresário da área de alimentação e academias do Recife, também investigado pela Operação Antídoto da Polícia Federal no Recife. Ele seria o dono da empresa Saúde Brasil, companhia de pequeno porte, com apenas dois funcionários, que negociou mais de R$ 25,8 milhões com a Secretaria de Saúde do Recife em 2020.

Ainda segundo a decisão do desembargador Roberto Machado, estão sob sua responsabilidade nesse mesmo processo pedidos de quebra de sigilo de dados e/ou telefônicos, de prisão temporária e de prisão preventiva.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021