Caruaru - Jan 2022

28/01


2022

Chuvas em Caruaru derrubam até teto de shopping

Uma forte chuva e trovões foram registrados em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, hoje. Ruas e avenidas da cidade ficaram alagadas, e parte do teto de um shopping caiu. As informações são do G1/Caruaru.

Por meio de nota, a diretoria do Caruaru Shopping informou que devido ao grande volume de água, fora do comum, a chuva provocou alguns danos. "Já estamos trabalhando para corrigir os problemas. Até o momento não haverá alteração no funcionamento do Shopping", destacou.

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), choveu cerca de 21.98 mm durante as últimas duas horas. Confira no vídeo algumas imagens registradas e enviadas por leitores do blog.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

ALEPE - Ações Sociais - Janeiro 2022

28/01


2022

Jaboatão lança edital da maior PPP de iluminação do Estado

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes vai publicar, no Diário Oficial Municipal de amanhã, o edital da licitação na modalidade concorrência pública da maior Parceria Público Privada (PPP) do Estado para modernização de todo o parque de iluminação pública do município com lâmpadas de LED. O valor do contrato é estimado em mais de R$ 280 milhões. Além da implantação, o projeto visa também a eficientização, expansão, operação e manutenção da estrutura. As empresas privadas interessadas em participar apresentarão suas propostas e, no dia 16 de março deste ano, acontecerá o leilão na B3, que é a bolsa de valores oficial do Brasil, com sede em São Paulo.

A modelagem do projeto foi estruturada pelo BNDES com o objetivo de propiciar ganhos para o município e para a população com a oferta de um melhor serviço, ampliação da rede, adequação dos parâmetros luminotécnicos e requalificação de locais de lazer.

Pelo contrato, a concessionária vencedora implantará o sistema, no prazo máximo de 15 meses, nas vias públicas, pontos turísticos e históricos, praças, parques, campos e quadras esportivas. Também serão implementados um centro de controle operacional e suporte técnico para garantir a qualidade da iluminação pública.

“Esse é um momento histórico para o nosso município, por ser a concretização da maior PPP de iluminação pública do Estado e num setor que atende a toda população. Além da economia no consumo de energia elétrica de 71% que o LED proporciona, vamos garantir mais segurança às pessoas, tanto no deslocamento nas vias como nos momentos de lazer. É um sistema que tem várias vantagens, como baixo custo de manutenção, redução da poluição visual e preservação do meio ambiente porque o LED não emite radiação ultravioleta e não contém mercúrio. Por tudo isso, não há dúvida de que Jaboatão passará a ter um parque de iluminação pública que será referência no País”, disse o prefeito Anderson Ferreira.

Conforme o contrato, o valor de contraprestação mensal a ser pago pelo município à concessionária será baseado em metas de desempenho estabelecidas e apuradas periodicamente pelo verificador independente.

Chefe do Departamento de Estruturação de Projetos do BNDES, Guilherme Martins disse que o banco se baseou nas melhores práticas de modelagem de PPPs de iluminação pública. “Acreditamos que, tão logo o projeto esteja em implantação, tanto os moradores de Jaboatão quanto o poder público poderão sentir um grande impacto positivo”, disse.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cabo - Pavimentação e Drenagem

28/01


2022

Moraes não aceita recurso e mantém depoimento de Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), não reconheceu, hoje, o agravo apresentado pela Advocacia-Geral da União (AGU) e manteve o depoimento do presidente Jair Bolsonaro (PL) à Polícia Federal (PF).

Mais cedo, o advogado-geral da União, Bruno Bianco, entrou com um agravo regimental no STF e alegou o direito de ausência do presidente em um depoimento marcado para esta sexta na superintendência da PF em Brasília.

Na decisão, Moraes diz que a AGU protocolou a petição defendendo a ausência de Bolsonaro sabendo que não estava de acordo com os termos da lei. “A Advocacia-Geral da União – AGU protocolou a petição nº 3671/2022, nesta data, às 13h:49 – 11 minutos antes do horário agendado para o interrogatório – e recebida no Gabinete às 14h:08, sabendo tratar-se de RECURSO MANIFESTAMENTE INTEMPESTIVO POR PRECLUSÃO TEMPORAL E LÓGICA”, diz trecho da decisão.

O depoimento de hoje ocorreria por conta de uma decisão de Moraes, que é relator do inquérito que apura um suposto vazamento de documentos sigilosos. Bolsonaro era esperado na PF às 14h, mas não compareceu.

Na decisão, Moraes aponta que ainda, em dezembro, ao conceder mais 45 dias ao presidente para marcar o depoimento, ele havia dito expressamente que aceitaria depor.

“No ponto, convém rememorar – diferentemente do que, estranhamente alegado pela AGU no presente agravo – que, ao formular o pedido de dilação do prazo para a sua oitiva, o Presidente concordou expressamente com seu depoimento pessoal e restou acentuado que: “o Senhor Presidente da República, em homenagem aos princípios da cooperação e boa-fé processuais, atenderá ao contido no Ofício nº 536307/2021-SR/PF/DF”.

Aliados de Bolsonaro já haviam relatado à CNN que o presidente se recusava a ser ouvido pela delegada responsável pelo caso, Denisse Ribeiro – que, além de conduzir a apuração sobre o suposto vazamento de documentos sigilosos, também cuida do inquérito das fake news, das milícias digitais e da live em que o presidente atacou a segurança das urnas eletrônicas.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina Dezembro 2021

28/01


2022

Deputada denuncia perseguição a crianças não-vacinadas

Na última quarta-feira, a deputada estadual Clarissa Tércio (PSC) fez fortes críticas ao prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira (PSB), por afirmar que impedirá crianças não-vacinadas contra a Covid-19 de acessarem às salas de aula. A parlamentar argumenta que a medida é inconstitucional.

Para ela, o prefeito não dispõe de autoridade para impedir as crianças de irem às escolas e também critica a perseguição contra os alunos promovida por Palmeira. “O prefeito não pode impedir os alunos de acessarem as salas de aula.  Essa vacina infantil contra o novo coronavírus não está incluída no Programa Nacional de Imunização, dessa forma, não pode ser obrigatória. Ele não é maior do que a Constituição Federal que garante o acesso à educação”, afirmou a deputada.

A deputada alertou que a atitude do prefeito poderá incorrer no crime de abuso de autoridade. “Essa medida é inadmissível. Buscaremos adotar as medidas cabíveis para proteger e resguardar o direito das crianças”, finalizou a deputada.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


28/01


2022

Criança atacada por tubarão em Noronha é transferida

A criança de oito anos que foi atacada por um tubarão na praia do Sueste, em Fernando de Noronha, na manhã de hoje, foi transferida, há pouco, para o Hospital Português, no Recife. A aeronave com a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea decolou do aeroporto da ilha às 15h.

A turista foi mordida na perna e foi levada imediatamente, na caçamba de um carro, para o hospital São Lucas, na Ilha. O nome da vítima, que é de São Paulo, não foi divulgado. As informações são da jornalista Ana Clara Marinho, para o G1/PE.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Arcoverde janeiro 2022 - 2

28/01


2022

Ciro diz que Lula enriqueceu banqueiros


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Rafael C.Soares Quintas

Dá-lhe Ciro, esse Lulaladrão tem que ser desmascado kkkkkkkkk


Serra Talhada 2021

28/01


2022

Anderson Ferreira referência na RMR

Com os números pífios do infante prefeito do Recife, João Campos (PSB), na pesquisa do Opinião, a estrela que passa a despontas na Região Metropolitana é o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, presidente estadual do PL. Nunca na história da capital pernambucana um prefeito teve tão pouco protagonismo e baixa aprovação.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Joao

E puxa saquismo continua !


SESC - Férias de Janeiro

28/01


2022

Miguel recebe alta e retorna às agendas de trabalho

Após cumprir isolamento por ter sido diagnosticado com covid-19, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, retornou ao trabalho. O gestor recebeu alta depois de fazer testes na manhã de hoje. Logo em seguida à liberação, Miguel já foi até a Casa do Saber para a entrega de computadores, impressoras e outros itens para reforçar a educação de Petrolina.

O prefeito estava afastado desde o início da semana após realizar testes de rotina, que diagnosticaram covid-19. Miguel não apresentou sintomas da doença, cumpriu isolamento e durante a semana fez agendas de forma remota, como reuniões virtuais com secretários e outras autoridades.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bandeirantes novembro 2021

28/01


2022

Criança é atacada por tubarão em Noronha

Do G1/PE 

Uma turista de 10 anos foi atacada por um tubarão na Praia do Sueste, em Fernando de Noronha, na manhã de hoje. Segundo informações de testemunhas, a criança foi mordida no pé e foi levada, de carro, para o hospital da ilha.

O nome da vítima não foi divulgado. Ela estava com o pai na praia, que faz parte do Parque Nacional Marinho, e foi socorrida por monitores do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) e militares do Corpo de Bombeiros.

A criança foi levada para o Hospital São Lucas, que ainda não divulgou informações sobre o estado de saúde da paciente. Também não foi divulgado de que Estado é a turista ferida após o ataque.

Segundo a Administração da Ilha, um avião de salvamento foi enviado a Noronha para fazer a transferência da paciente para o Recife. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que, até a chegada da UTI aérea, a criança está sendo estabilizada e recebendo a devida assistência médica.

Foi também na Praia do Sueste que, em 21 de dezembro de 2015, aconteceu o único incidente considerado pelos pesquisadores como ataque de tubarão na ilha. O turista paranaense Márcio de Castro Palma da Silva, de 32 anos, perdeu a mão e parte do braço direito após ser mordido pelo animal.

O último incidente com tubarão em Fernando de Noronha ocorreu no dia 13 de janeiro de 2021. Um turista do Rio de Janeiro foi mordido na mão por um tubarão quando surfava na Cacimba do Padre. O visitante, de 52 anos e nome não divulgado, levou 32 pontos e recebeu alta hospitalar.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Pousada da Paixão

28/01


2022

Bolsonaro apaga a história. Até Dom Hélder atingido

O presidente Jair Bolsonaro decidiu cancelar os decretos de luto oficial a personalidades do mundo político, artístico, religioso e empresarial, que morreram durante governos passados. Além de famosos, vítimas de acidentes aéreos também tiveram suas homenagens canceladas. As informações são do site da Rádio Jornal.

Entre os famosos que tiveram seus lutos oficiais revogados estão o bispo católico Dom Hélder Câmara – indicado quatro vezes ao Nobel da Paz –, Frei Damião – respeitado religioso entre os nordestinos –, o empresário Roberto Marinho, ex-presidente das Organizações Globo e o antropólogo e cientista político Darcy Ribeiro.

As vítimas dos acidentes aéreos do voo 1907, da Gol, em 2006, e do voo 3054, da TAM, ocorrido em 2007, também perderam os lutos oficiais. 

A Presidência da República diz que o ato é uma tentativa de “desburocratização”, segundo o portal Poder360. O objetivo, segundo o governo, é manter um “processo contínuo de organização e racionalização normativa”.

Apesar disso, recentemente, Bolsonaro decretou luto oficial pelo escritor Olavo de Carvalho, morto esta semana. No total, pelo menos 25 decretos de luto oficial foram revogados.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Joao

Verdadeiramente um acéfalo. Concede luto a um energúmeno imbecil como Olavo de Carvalho, e tira o luto oficial a pessoas como: dom Hélder Câmara e Frei Damião. O que aquele jornalista cloroquina do blog tem a falar sobre isso? Vai bozolóide fala algo?



28/01


2022

Professor alerta para problemas de geração hidrelétrica

Resfriamento climático, fenômenos El Niño e La Niña e uma análise e diagnóstico do regime de chuvas no Vale do São Francisco nos últimos 180 dias. Estes foram alguns dos temas apresentados, na noite de ontem, em Petrolina, durante a palestra ‘Perspectivas do clima para 2022 e sua tendência para 15 anos', ministrada pelo professor, meteorologista e pesquisador da Universidade Federal de Alagoas, Luiz Carlos Molion.

No encontro, uma promoção do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR) e a UBYFOL (multinacional brasileira especialista em nutrição vegetal), o professor que também é PhD em Meteorologia e pós Doc em Hidrologia de Florestas, alertou para a perspectiva de invernos rigorosos nos próximos 10 ou 15 anos no sul e sudeste do Brasil, vazões reduzidas no Rio São Francisco e um grande problema com a geração hidrelétrica. "A grande solução, principalmente para os produtores agrícolas, será a criação de cooperativas de geração de energia termo solar (CSP)", sugeriu.

Molion também surpreendeu o público ao discordar da hipótese, amplamente divulgada pela mídia, que o clima do planeta esteja se aquecendo. "De acordo com essa hipótese, para frear o aquecimento é necessário reduzir as emissões de CO2. Demonstra-se que essa hipótese não tem bases físicas sólidas e que a tendência do clima é de resfriamento global nos próximos anos devido ao mínimo de atividade solar, que ocorre a cada 100 anos aproximadamente", argumentou. O professor encerrou a palestra detalhando algumas práticas agronômicas que contribuem para conservação de água e dos solos e para aumentar a produtividade dos pomares.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), Jailson Lira, que participou da mesa na abertura dos trabalhos, o encontro foi muito esclarecedor e rico de novas informações para a categoria e para o agronegócio regional. Também fizeram parte da mesa o gerente regional da UBYFOL, Danilo Ferreira e o presidente do DINC – Distrito de Irrigação Nilo Coelho, José Loyo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
Publicidade

Publicidade

Publicidade

TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Opinião

Publicidade
Apoiadores
Parceiros