O Jornal do Poder

19/10


2020

Justiça defere registro de Vanderlei em Brejinho

A Justiça Eleitoral deferiu o registro do candidato a prefeito de Brejinho José Vanderlei (PSB), que já administrou a cidade outras quatro vezes. Com o nome assegurado na disputa, o postulante tem a correligionária Zan Lucena na vice. Ele vai concorrer ao pleito de cadeira de rodas, consequência de uma queda que o fez fraturar o fêmur.

Vanderlei tem o apoio da prefeita Tânia Maria, também do PSB, que desistiu de lutar pela reeleição. O deferimento de sua candidatura entra em consonância com uma decisão proferida, no último sábado (17), pelo juiz da 99ª Zona Eleitoral, Carlos Henrique Rossi, que considerou improcedentes as impugnações contra o socialista.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu no Zap

19/10


2020

A pedido de quem os debates não acontecem?

A falta de debates no rádio e na TV é uma falta de respeito com o povo do Recife. Parece que ninguém se incomoda com ausência de propostas e o confronto democrático de ideias. Depois de oito anos de uma gestão reprovada pela maioria dos recifenses, o debate seria um momento fundamental para conhecer melhor todos os candidatos.

Num dos momentos mais importantes da campanha, onde o debate seria esclarecedor para a população, as emissoras de TV e rádio fecham as portas para os candidatos, fecham as portas para o Recife. É preciso cobrar que esses espaços de debate existam e sejam respeitados

A pedido de quem os debate não acontecem? Quem são os maiores interessados, ou os maiores beneficiados?

É importante ressaltar que a única emissora que se propôs a criar um debate democrático e propositivo, de forma legítima, foi a TV Jornal, do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. As demais deviam rever essa postura, em respeito ao povo do Recife.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

19/10


2020

Lavareda lança blog que acompanha candidaturas no País

Uma boa iniciativa. O cientista político Antonio Lavareda criou uma ferramenta digital para acompanhamento do ritmo das candidaturas majoritárias municipais nas 26 capitais do país neste 2020: o Blog Eleições Com Lavareda (www.eleicoescomlavareda.com.br) que permite consulta rápida ao percentual de cada candidato nas pesquisas dos institutos que divulgam seus resultados.

O Blog agrega e consolida o resultado percentual de todas as pesquisas de intenção de voto estabelecendo pesos de importância aos institutos mais longevos. É atualizado duas vezes ao dia. A página oferece, além da pesquisa das pesquisas – Poll of poll das capitais, a lista dos institutos com pesquisas registradas, notícias sobre eleições, artigos, livros, etc.

“Os agregadores de dados de pesquisas e médias ponderadas, calculadas por algoritmos para acompanhamento da evolução das intenções de voto em campanhas eleitorais, não são novidade. Utilizados há alguns anos, eles reduzem as margens de erro de levantamentos isolados e facilitam o exame dos números ao condensar os dados de diferentes fontes”, avalia Lavareda que também assina coluna semanal na revista IstoÉ, desde setembro passado.

Os sites FiveThirtyEight, RealClear Politics, HuffPost e The Economist são alguns dos exemplos mais conhecidos que utilizam médias simples dos resultados de pesquisas ou ponderações baseadas em um leque de fatores que variam entre eles. No caso do 538, agregador mais conhecido, é utilizada principalmente a margem de acerto dos institutos, mas ele já excluiu anteriormente pesquisas comissionadas por partidos. “No Brasil, nas eleições de 2020, é impossível levarmos em conta apenas o grau de acerto anterior porque os institutos se multiplicaram nos últimos anos, grande parte deles começando a operar há pouco tempo. Um número muito reduzido, por exemplo, divulgou levantamentos nas eleições presidenciais passadas”, diz o cientista político.

Assim, os critérios utilizados pelos algoritmos do Blog #EleiçõesComLavareda seguem os passos das classificações tradicionais dos centros de pesquisa: tempo de experiência dos institutos, metodologia utilizada nos levantamentos, além das características amostrais. O #EleiçõesComLavareda trabalha conforme manda a legislação apenas com pesquisas registradas no Tribunal Superior Eleitoral.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


19/10


2020

Odacy idealiza teleférico, prainha e museu para Petrolina

Neste fim de semana, o candidato a prefeito de Petrolina pelo PT, Odacy Amorim, cumpriu uma agenda extensa. Os compromissos de campanha foram compartilhados com o candidato a vice, Vinícius de Santana (PCdoB), e com a deputada estadual Dulci Amorim (PT).

Durante as visitas foram divulgadas algumas das ações do plano de governo da Coligação Petrolina com o povo para fazer melhor. Entre elas está a retomada do programa Bolsa Água. "É muito triste quando conhecemos a realidade de algumas comunidades que vivem sem abastecimento regular há anos. Por isso, a volta do Bolsa Água é a garantia de água para consumo humano. Se já é absurdo faltar água nas margens do São Francisco, imagine como é viver no sequeiro tendo que pagar carro-pipa?", comparou Odacy.

Além do socorro às populações da área de sequeiro, Odacy também se comprometeu com um forte projeto turístico e de lazer. "Vamos construir uma prainha na Orla de Petrolina, para garantir que aquele espaço possa ser aproveitado como local de banho. Também vamos construir um teleférico que ligará a Orla à Ilha do Fogo", adiantou o candidato.

Outro compromisso de Odacy é a construção do Museu do São Francisco na Ilha do Fogo. "Temos ali um espaço que precisa de vida, de movimento. Por isso, vamos agregar mais um atrativo à Ilha com a construção de um museu", garantiu o prefeiturável.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


19/10


2020

Muito mais que um vice

Dr. Gustavo Rosas, do PROS de Olinda, é o vice que todo candidato à prefeito deseja. Liderança dentro da cultura, tendo recebido o prêmio Diva Pacheco – Compositor Revelação de 2019, ambientalista do Green Peace há três décadas, e ligado diretamente ao Movimento Médico do Estado, sendo destaque durante a Pandemia no Médicos Solidários, reconhecido pela Rede Globo Nordeste.

Rosas, que foi candidato à prefeito em 2016, atualmente compõe a vice na chapa majoritária de Jorge Federal. É um grande articulador de bastidores, tem boa aceitação entre os Lulistas e Bolsonaristas, estando acima deste pastoril político. Nas caminhadas da coligação “Mudança de verdade” seu carisma e sua alta capacidade de conciliação tem alavancado a campanha, que hoje se tornou a terceira via na cidade Patrimônio. 

Um dos poucos políticos ligados à causa ambiental em Pernambuco, ele permanece com o tom verde em seus vídeos. Jorge absorveu grande parte das propostas de Gustavo no Programa de Governo, entre elas estão uma agenda cultural permanente na cidade que vai desde uma Fábrica do carnaval até o Festival Nacional da Música em Olinda dentro da consciência reciclável, passando por um concurso literário entre os estudantes do município.

Outra vertente positiva das propostas é o Circuito Cultural com roteiros para conhecer e ter acesso a moradia dos artistas como acontece na família de Mestre Vitalino no Alto do Moura e nos The Beatles em Londres. Também está previsto por Rosas uma reorganização do SUS através do “cuidar bem das pessoas” em que haverá quatro policlínicas nos pontos cardeais da cidade com emergência em clínica médica, Ginecologia/Obstetrícia e Pediatria e um Centro de Diagnóstico com transparência do uso dos recursos.

Primo do também médico Luciano Siqueira, atual vice-prefeito de Recife, parece que Gustavo Rosas tem tudo para ajudar na próxima gestão de Olinda.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


19/10


2020

Em Machados, candidato inova com comício itinerante

O empresário e candidato a prefeito de Machados pelo MDB, João Morais, realizou, no último sábado, uma carreata pelas ruas da cidade. Durante o ato, o candidato fez um comício itinerante. Em cada ponto da cidade, foi possível ouvir as propostas dele. Situado no Agreste Setentrional, Machados faz limites com as cidades: Natuba, Orobó, Bom Jardim, São Vicente Ferrer, Vicência e Limoeiro, alguns gestores desses municípios prestigiaram o evento.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


19/10


2020

Wellington e Madalena descumprem a lei em Arcoverde

Anunciado como um drive in, onde só poderiam participar as pessoas dentro dos veículos, a coligação União por Arcoverde, que apoia o candidato do MDB, Wellington da LW, descumpriu todas as leis, tanto da pandemia, como da Justiça Eleitoral, e promoveu um evento político proibido pelo juiz da 57ª Eleitoral, Drauternani Pantaleão, numa tentativa clara de desmoralização da justiça e do próprio Ministério Público Eleitoral que pediu a suspensão dos eventos.

Com palco e som montado na entrada da Cohab II, em plena Av. José Bonifácio, o candidato montou até camarote, superlotado, com direito a chapéu de papai Noel em meio a Covid-19 que já matou 53 pessoas e tem 1.683 casos confirmado na cidade.

Nas imagens é possível ver além da prefeita Madalena Britto (PSB), que deveria preservar pela garantia da lei e foi a primeira a descumpri-la, o candidato do MDB, Wellington da LW; o atual vice-prefeito Wellington Araújo; e os candidatos a vereadores Luciano Pacheco (MDB), Paulinho (PSB) e João Taxista (PSB), todos sujeitos a multa individual de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais).

Além do descumprimento das diretrizes eleitorais que proibiram as caminhadas, carreatas e comícios, entre outros eventos que aglomeram, o candidato Wellignton da LW incide nos tipos previstos nos artigos 268 e 330 do Código Penal, infringindo determinação do poder público, destinado a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa, que prevê detenção, de um mês a um anos, e multa; e desobedece a ordem legal de funcionário público que prevê detenção de quinze dias a seis meses e multa.

Com a realização do evento, o candidato e a prefeita Madalena Britto simplesmente ignoraram a lei, a justiça eleitoral e a proteção à vida devido a pandemia da Covid-19.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


19/10


2020

Noé realiza caminhada em Água Preta

O candidato a prefeito de Água Preta pela coligação ‘Coragem para mudar Água Preta’, Noé Magalhães, realizou uma grande caminhada na tarde de ontem. O evento, que contou com a presença do deputado estadual e irmão do candidato, Clodoaldo Magalhães, percorreu cerca de dois quilômetros.

Ao final da caminhada, acompanhado do seu candidato a vice-prefeito, Neto Cavalcanti, Noé fez um discurso com fortes críticas à atual gestão, prometendo agir com prioridade na área da Saúde, caso eleito no pleito do próximo dia 15 de novembro. “Quero dizer a todos vocês que um dos meus primeiros atos, a partir do dia 1° de janeiro de 2021, será realizar uma revolução na saúde do município. Vamos resgatar a saúde de Água Preta, que está totalmente abandona”, prometeu Noé. “Vamos realizar uma completa obra de infraestrutura em todos os postos médicos da nossa cidade, que hoje servem apenas de enfeite”, emendou o candidato.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


19/10


2020

“A Magia do Natal” de Garanhuns terá formato reduzido

A Prefeitura de Garanhuns realizará, entre os meses de novembro e dezembro, mais uma edição do evento “A Magia do Natal”, desta vez, em formato pensado especialmente para priorizar a segurança dos moradores e turistas. Desde o último sábado, a Praça Tavares Correia, que abriga o Relógio das Flores, e a Praça Souto Filho, conhecida como Fonte Luminosa, estão fechadas por tapumes metálicos para o recebimento da ornamentação do evento.

Com previsão de abertura das praças para a segunda quinzena de novembro, diferente das edições anteriores, a ornamentação não contará com espaços interativos, com o intuito de evitar o contágio por Covid-19. Algumas das peças utilizadas serão reaproveitadas de decorações anteriores. Também com o objetivo de evitar aglomerações, as apresentações musicais e artísticas estarão suspensas no Polo Prefeitura, principal palco do evento. Os tradicionais desfiles do Papai Noel, que abrilhantam a principal avenida de Garanhuns, também não poderão ocorrer este ano, já que as apresentações envolvem centenas de participantes.

Com o apoio da Secretaria de Saúde, o evento seguirá todos os protocolos indicados pelos órgãos sanitários e contará com pontos de apoio informativos sobre o combate à pandemia. Também em parceria com a Saúde e com a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), as barreiras sanitárias nas entradas da cidade serão intensificadas, para receber os turistas que irão visitar Garanhuns durante o período natalino.

Os hotéis, pousadas e estabelecimentos do setor alimentício também receberão orientações de biossegurança para que o público que visitará Garanhuns possa ser recebido com a total segurança necessária.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


19/10


2020

Bate papo da manhã analisa cenários de segundo turno

No “Bate Papo da Manhã”, programa que apresento todos os dias, no meu canal do YouTube, o assunto hoje foram os cenários de segundo turno na maioria das capitais. Vale a pena conferir!

Para assistir ao meu programa diariamente, basta se inscrever no meu canal, o https://www.youtube.com/blogdomagno, e ativar as notificações clicando no sininho.

A propósito, minha gente, preciso que meu canal no YouTube cresça e apareça! Vamos ampliar essa corrente. Quem me segue aqui ou é amigo entre os cinco mil amigos e os 17 mil seguidores e ainda não se inscreveu no canal do meu blog vai lá, dá uma forcinha. Imprensa livre e independente se faz com a ajuda e a colaboração de quem gosta e se sente representado pelo nosso trabalho. Inscreva-se no link acima e indique para mais alguém.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha