Jaboatão - Nova UBS PET

25/09


2021

Miguel chega a ato de filiação com Priscila

Por Houldine Nascimento, da equipe do Blog

Algumas das principais lideranças políticas aguardadas para o ato de filiação de Miguel Coelho ao Democratas chegaram há pouco ao Armazém 14, no Bairro do Recife. Entre os nomes, estão o presidente nacional do DEM, ACM Neto; os prefeitos de Salvador, Bruno Reis, de Florianópolis, Gean Loureiro, e de Campina Grande, Bruno Cunha Lima; o presidente do DEM em Pernambuco, Mendonça Filho, e o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).

O vice-presidente do PSL, Antonio Rueda, também veio. O partido está próximo de uma fusão com o Democratas.

A deputada estadual Priscila Krause (DEM) chegou na comitiva com Miguel. O destino da parlamentar em 2022 tem sido alvo de especulações. 

O evento começou com uma hora de atraso. A área interna está cheia de políticos e apoiadores.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cabo - Pavimentação e Drenagem

25/09


2021

Recife entra no clima da filiação de Miguel ao DEM

Por Américo Rodrigo*

Na capital pernambucana é possível identificar alguns outdoors fazendo referência à filiação de Miguel Coelho ao Democratas. O ato está marcado para acontecer na manhã de hoje (25), no Armazém 14, bairro do Recife. No trajeto pela BR-232, também foram instalados diversos outdoors semelhantes.

Nomes como o presidente nacional do DEM, ACM Neto, do governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, além dos prefeitos de Florianópolis, Gean Loureiro, e de Salvador, Bruno Reis confirmaram presença. Lideranças estaduais também devem comparecer.

O ingresso do prefeito de Petrolina ao DEM acontece após a negativa do MDB para que Miguel pudesse disputar o Governo do Estado pela sigla. Existe também uma expectativa para que outros gestores ligados à família Coelho se filiem ao partido.

*Do Blog Cenário


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina setembro 2

25/09


2021

Um desbravador da notícia

Por Allison Torres*

Jornalista de primeira linha, autor de vários livros e conhecedor profundo da história política do Brasil, Magno Martins, figura importante no cenário político nacional, tirou o final de semana para repousar em Brejo da Madre de Deus, mais precisamente na belíssima Pousada da Paixão em Nova Jerusalém.  

A convite da Diretoria de Turismo e Secretaria de Comunicação do Brejo, nas pessoas de Calí Oliveira e Sucilly Kelly, Magno rompeu as muralhas de Pedra de seu Plinio Pacheco e visitou vários pontos do município. Pela manhã, conheceu a Vila de Fazenda Velha e encantou-se com o Atelier Pedra da Paixão, de Junior, Leandro e Ild. Eles apresentaram algumas obras de artes feitas da pedra de granito.  

Voz pulsante do rádio, apaixonado por histórias do povo nordestino contadas em seus livros, com destaque para Reféns da Seca, obra que li e apresenta ao Brasil os efeitos da maior estiagem dos últimos 50 anos, Magno conheceu Dona Rita, uma gangarra de 116 anos, simplesmente a mulher mais velha do Brasil.

Uma mulher cheia de histórias, lúcida. Para contá-las, embora dificuldades por conta de sua audição, ela encheu o coração de Magno e fez ir às lágrimas.

Ela fala com a inteligência que Deus deu aos moradores de Lagoa de Pedra, um sítio na Zona Rural do grande município bicentenário do Agreste. Tanques de água ajudam a comunidade a enfrentar a seca braba que castiga o Nordeste. O jornalista pode contemplar uma das grandes maavilhas que Brejo se orgulha de ter: a Igrejinha de Lagoa de Pedra, lugar referência para o turismo. 

O final da tarde ficou reservado para visitar o Parque Nilo Coelho de Esculturas Monumentais. Enormes blocos de granito viraram esculturas de dois a sete metros, algumas chegando a 15 toneladas, 37 peças foram agrupadas por temas em nove setores e Magno pode ver, conhecer e ouvir os projetos futuros para esse espaço. Ainda faltou muita coisa para gente visitar. Um dia apenas em Brejo é muito pouco.  

*Jornalista


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Sindicontas

25/09


2021

A águia das terras secas do Brejo

Quando estive em Brejo da Madre de Deus, quinta-feira passada, o jovem jornalista Allison Torres, da equipe de comunicação da Prefeitura, me desafiou para cumprir um roteiro que aceitei de imediato com uma pauta que todo jornalista gostaria de cair em suas mãos: entrevistar dona Rita Maria da Conceição, a alma viva e bela mais longeva do País, batendo o recorde de 116 anos.

A princípio, tomei um susto. Não dava para acreditar mesmo. Repeti a indagação várias vezes: 116 anos? Tem a certidão de nascimento para comprovar? Tinha tudo, mas tinha sobretudo uma lição de vida, um testemunho impressionante de sobriedade. Ninguém percebeu - nem Allison, o pauteiro, nem Cali Oliveira, secretário de Turismo de excelente nível, nem tampouco Galo, o motorista que nos levou até lá - mas não consegui segurar minhas lágrimas.

Dona Rita é uma expressão de amor abundante, um rio jorrando vida nas terras secas de Brejo da Madre de Deus. Sua longevidade é algo que precisa de uma tese de Medicina. Como alguém consegue viver tanto em meio a tamanha adversidade, passando fome, sede, boa parte da maturidade vivendo feito bicho, dormindo no chão, correndo o risco de contrair Chagas, enfermidade transmitida pelo barbeiro presente em casas de taipa como a sua?

Meu pai Gastão Cerquinha é quase centenário, 99 anos. Mas está com fortes sinais de senilidade. Dona Rita, não. Apesar de surda, quando consegue entender o interlocutor apresenta um raciocínio lógico, inteligente e concatenado. Cita datas, nomes de pessoas do seu convívio familiar. Contando histórias, as vezes ri para não chorar da sua própria desgraça em alguns momentos tenebrosos da longa caminhada. 

Tenebrosos e doloridos. Perdeu um filho com seis dias de vida. Foi abandonada pelo marido quando Pedro, o único filho que escapou, tinha apenas seis anos. Hoje, com 57 anos, Pedro não larga a mãe. Cuida dela na casinha de taipa do sítio Bandeira, a 45 km de Brejo, como um tesouro que Deus lhe deu, manifestando gestos e atitudes do preceito bíblico do zelo, amor e respeito aos pais.

Mas é latente sua revolta com o pai Faustino, mulherengo que jogou a mulher na sarjeta da vida. "Uma vez, ele implorou para eu reconhecê-lo como pai. Eu neguei três vezes como Pedro diante de Cristo. Como posso aceitar um pai que me abandonou com seis anos de vida? Foi um covarde, nos fez passar fome. Minha mãe foi à luta, cortou cana, lavou roupa, arrancou mato e limpou banheiro. Chegou até a pedir socorro pelas casas para não deixar eu passar fome", desabafou.

O testemunho de vida de Dona Rita me fez lembrar a águia, ave que possui a maior longevidade da espécie. Chega a viver cerca de 70 anos. Mas para chegar a essa idade, aos 40 anos precisa tomar uma séria e difícil decisão: suas unhas estão compridas e flexíveis, e já não conseguem mais agarrar as presas, das quais se alimenta.

O bico alongado e pontiagudo, se curva. Apontando contra o peito estão as asas envelhecidas e pesadas, em função da grossura das penas. Voar aos 40 anos já é bem difícil. Nesta situação, a águia só tem duas alternativas: deixar ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias.

Este processo consiste em voar para o alto de uma montanha e lá reconhecer-se, em um ninho que esteja próximo a um paredão. Um lugar onde, para retornar, ela necessite dar um voo firme e pleno. Ao encontrar este lugar, a Águia começa a bater o bico contra a parede até arrancá-lo, enfrentando corajosamente a dor que esta atitude acarreta. 

Espera nascer outro bico, com o qual irá arrancar suas velhas unhas. Com as novas unhas começa a arrancar as velhas penas. Após cinco meses, "renascida", sai para o famoso voo de renovação, para viver então mais trinta anos.

Dona Rita é a águia de Brejo da Madre de Deus!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


25/09


2021

Coluna do sabadão

Miguel apresenta credenciais

Por Houldine Nascimento – interino

Na noite que antecede o ato de filiação ao Democratas, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, disse estar com “as energias carregadas” para, em suas palavras, “construir um projeto de Estado e de futuro para Pernambuco”. A mensagem veio durante um encontro promovido com a imprensa, em um restaurante no Pina, Zona Sul do Recife.

Mesmo enfatizando que o propósito da reunião era o de confraternizar, o pré-candidato do DEM ao Governo de Pernambuco já deu algumas pistas sobre seu projeto, além de marcar posição contra a Frente Popular. Miguel falou em “devolver o brilho e a altivez” ao Estado, além de ressaltar indicadores ruins de Pernambuco.

“Nós temos o estado que mais cobra imposto no Nordeste e o que menos gera emprego no Brasil. É o pior estado em distribuição de água e o nono mais violento do Brasil. Está muito claro que o pernambucano está insatisfeito e tem o direito de estar. Cabe a nós, lideranças políticas, ter a habilidade e entender esse sentimento e poder ofertar ao eleitor um projeto que ele se sinta parte”, afirmou.

Miguel Coelho também disse não ter pressa e falou em “construir caminhos” para o pleito em 2022. Sobre uma eventual nacionalização na corrida eleitoral, o prefeito de Petrolina assegurou que não está preocupado: “Se você olhar as eleições nacionais e estaduais, o eleitorado pernambucano sempre votou desassociado. É óbvio que tem uma influência, mas o eleitor percebe a perspectiva do voto útil, o que melhor agrega ao seu estado.”

“Se a gente ficar falando muito de Brasil no debate estadual, a gente vai falar pouco de Pernambuco, e Pernambuco precisa ser tratado. A gente precisa gastar energia e tempo para encontrar uma solução para esses problemas que não são novos, mas continuam tirando o sono de 3,7 milhões de pernambucanos, que estão desalentados”, continuou. No jantar, também estiveram presentes o presidente estadual do DEM, Mendonça Filho, o deputado estadual Antonio Coelho e o deputado federal Fernando Coelho Filho, ambos do DEM.

Para o ato de filiação, hoje, são aguardados 500 políticos e convidados. Das lideranças nacionais, o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, os prefeitos de Salvador, Bruno Reis, e Florianópolis, Gean Loureiro, além do presidente nacional do Democratas, ACM Neto. Antonio Rueda, vice-presidente do PSL, partido que fará fusão com o DEM, também é aguardado, assim como o líder do Governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), pai de Miguel, Antonio e Fernando.

“Unidade continua” – Miguel Coelho comentou o anúncio da formação de um bloco oposicionista integrado por PL, PSDB, PSC e Cidadania, contendo ao menos dois pré-candidatos ao Governo do Estado: os prefeitos de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, e de Caruaru, Raquel Lyra. “Avalio como muito positivo, afinal de contas mostra que a gente está na mesma página”, disse. “Foi um movimento de parte da oposição em prol da oposição. Nem tentem criar uma separação porque não existe. A unidade continua”, prosseguiu.  

Aceno – Durante um breve discurso, o prefeito Miguel Coelho fez referência à deputada estadual Priscila Krause (DEM), um dos destaques do partido no Estado: “Não tenho como fazer esse agradecimento a Mendonça sem registrar também o acolhimento que recebi de todos do DEM, desde o nosso anúncio. Em nome da deputada Priscila Krause, que tem uma história belíssima dentro do partido e com certeza tem muito o que contribuir com esse projeto, mas acima de tudo com o futuro de Pernambuco.” Miguel também ressaltou que Priscila foi a primeira pessoa que ele procurou ao decidir ingressar no DEM, além de falar em gratidão. 

Incógnita – Paira uma indefinição sobre o destino de Priscila em 2022. Nos últimos dias, cresceram rumores sobre uma ida para o PSDB, que é presidido por Raquel Lyra em Pernambuco. A proximidade entre as duas é um fator levado em conta nessa especulação. Contudo, fontes de DEM e PSDB ouvidas pelo Blog negaram essa mudança, pelo menos por ora. Um aliado da própria Priscila definiu como “boato”. A boa relação com Mendonça pode pesar para a permanência. Como nada é definitivo na política, segue a dúvida.

Dia D – O Governo do Estado alertou os 184 municípios para o fato de 780 mil pernambucanos estarem com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada. A data de hoje foi escolhida para esta mobilização visando à aplicação em massa do imunizante. “Estamos com 65% da nossa população vacinada com a primeira dose, mas apenas 33% com a imunização completa. É fundamental que consigamos avançar nesse público”, declarou o governador Paulo Câmara.

Covidário – Depois de o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, testar positivo para a Covid-19, outros integrantes do Governo Federal também foram diagnosticados com a doença: a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e o chefe da Advocacia-Geral da União, Bruno Bianco. Filho “03” do presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) também está com Covid. Ele não integra o Governo, mas esteve na comitiva presidencial que foi à ONU, assim como Queiroga.

CURTAS

DESPEITO – O vereador Neudo da Itã (DEM), de Carnaíba, se insurgiu contra as inúmeras homenagens feitas ao saudoso compositor Zé Dantas. “Eu quero saber o que tanto ele fez por Carnaíba para ter tanta honraria”, chegou a dizer sobre o conterrâneo ilustre, famoso pela parceria com Luiz Gonzaga.

MUTIRÃO – Liderado por Anderson Felipe e Severo, o projeto social Todos promove hoje, das 14h às 17h, um mutirão na comunidade do Bode, no Pina, Zona Sul do Recife. Atendimentos jurídico, psicológico e nutricional, aferição de pressão arterial e glicose estão entre os serviços ofertados na Rua Oswaldo Matos.

Perguntar não ofende: Priscila Krause seguirá no DEM?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca - Microempreendedores

24/09


2021

Miguel fala em “devolver altivez” a Pernambuco

Por Houldine Nascimento, da equipe do Blog


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Caruaru volta as aulas 2021

24/09


2021

Mendonça dá as boas-vindas a Miguel Coelho

Por Houldine Nascimento, da equipe do Blog

O presidente estadual do Democratas, Mendonça Filho, saudou o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, na noite de hoje. As boas-vindas ao gestor, que está prestes a se filiar ao DEM, foram dadas em um restaurante no Pina, Zona Sul do Recife.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

24/09


2021

Mais de 40 mil doses de vacinas da Astrazeneca chegam a PE

Uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19, da Astrazeneca/Fiocruz, chegou a Pernambuco na tarde de hoje. As 43.250 doses deverão ser utilizadas, exclusivamente, para a aplicação da segunda dose em trabalhadores industriais. Os lotes foram desembarcados no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre às 16h50, e encaminhados à sede do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para checagem, armazenamento e separação por município.

Os imunizantes deverão ser enviados às Gerências Regionais de Saúde (Geres) ainda na madrugada deste sábado (25.09), para reforçar a campanha de mobilização pela aplicação da segunda dose nos municípios pernambucanos, chamada de Dia D.

Desde o início da campanha, em janeiro deste ano, Pernambuco já recebeu 12.303.250 doses de vacinas contra a Covid-19. Desse total, foram 4.360.020 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 4.481.720 da Coronavac/Butantan, 3.287.700 da Pfizer/BioNTech e 173.810 da Janssen.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Pousada da Paixão

24/09


2021

Alexandre Garcia é demitido da CNN

Em comunicado oficial, divulgado na noite de hoje, a CNN Brasil afirma que “rescindiu” o contrato com o jornalista Alexandre Garcia após defender o tratamento precoce contra a Covid-19.

“A decisão foi tomada após o comentarista reiterar a defesa do tratamento precoce contra a Covid-19 com o uso de medicamentos sem eficácia comprovada”, diz um trecho da publicação.

“O quadro ‘Liberdade de Opinião’ continuará na programação da emissora, dentro do jornal ‘Novo Dia'”, continua.

A CNN ainda finaliza a nota garantindo que “reforça seu compromisso com os fatos e a pluralidade de opiniões, pilares da democracia e do bom jornalismo”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Wellington Antunes

Já foi tarde, esse lambe-botas, negacionista que só sabe desinformar, há muito vem conversando babaquices. Senil.

VACÉLY WACEMBERG SANTOS DUARTE

A ditadura continua…

Joao

Duas alternativas a este imbecil: manicômio ou mesmo cadeia. Lambe coturno !


SESC Agosto 2021

24/09


2021

Filiação de Miguel já conta com 8 partidos e mais de 30 prefeitos

Além de nomes de peso nacional e estadual do Democratas, a filiação do prefeito Miguel Coelho terá a presença de lideranças de outras sete siglas partidárias. O evento marcado para amanhã, às 10h, no Armazém 14, bairro do Recife, contará ainda com mais de 30 prefeitos das quatro regiões pernambucanas.

O ato político reunirá no total cerca de 500 políticos e convidados de todo o Estado. Segundo Miguel, o evento pretende levar uma mensagem de esperança para as forças políticas do Estado e para a população. "É o início de uma construção, de um debate que o Democratas deseja promover com outros partidos, com a sociedade, com todos que querem fazer a mudança em Pernambuco. Precisamos nos unir todos, discutir a realidade da vida das pessoas, levar esperança e apresentar propostas para superar esse momento difícil que Pernambuco atravessa", avalia o prefeito.

A filiação de Miguel Coelho ao DEM é uma das primeiras movimentações políticas do partido para construir uma candidatura ao Governo do Estado para 2022. Após o evento, o Democratas deve promover encontros para discutir pautas relacionadas a temas de interesse da população como a recuperação da economia, saúde pública, a situação das estradas, abastecimento de água, geração de empregos, segurança, entre outros assuntos.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bandeirantes Agosto 2021

24/09


2021

Ouça agora o Sextou com Maciel Melo

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista do cantor, compositor, poeta e escritor Maciel Melo ao quadro “Sextou” do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique no link disponível e confira. Está incrível!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Clênio de Azevedo Nunes

Boa noite, Magno! Gostaria que você entrevistasse o Poeta Flávio Leandro no \"Sextou\". Soube que ele anunciou o fim da carreira nos palcos.



24/09


2021

Aos 116 anos, pobre, dona Rita contraria a ciência

Ao apagar as 116 velinhas do seu aniversário em 5 de março deste ano, com uma lucidez invejável, dona Rita Maria da Conceição, a mulher mais idosa do Brasil e a segunda do mundo, abriu um paradigma contrariando dogmas da Medicina para bater todos os recordes da longevidade: nunca se alimentou bem, não foi adepta de caminhadas, passou fome e, emocionalmente, rangeu muito os dentes, com o coração abalado.

Rangeu os dentes, inicialmente, quando perdeu o seu primeiro filho com apenas seis dias de vida. Rangeu, novamente, ao parir o segundo herdeiro e ser abandonada pelo marido. Sozinha no mundo, na criação de Pedro, seu único filho, que até hoje cuida dela numa casinha de taipa no sítio Bandeira, a 45 km do centro de Brejo da Madre de Deus, no Agreste Setentrional, passou fome para não deixar o filho morrer de fome.

Branca, de olhos azuis, dona Rita tem sangue herdado de DNA holandês. Sua família aportou no Agreste na mesma sina da perseguição portuguesa aos judeus no século passado em Pernambuco. Não é filha única. Seus pais tiveram 14 filhos. Passados 116 anos, o que impressiona nela é a lucidez. A audição praticamente já deu adeus, mas quando consegue compreender uma pergunta responde tudo com um raciocínio lógico e rápido.

Lembra-se dos nomes das irmãs. “Tenho duas irmãs de nome Maria e duas de nome Severina. Viajei muito para Monteiro (PB) para rever meus parentes, espalhados ainda no Recife e em São Paulo”, diz ela. Auxiliada pelo filho Pedro, dona Rita consegue tirar da sua memória muitas pérolas. Lembra dos dias terríveis que viveu cortando cana no canavial para arranjar o dinheiro do leite do filho.

Fala, também, do tempo em que esteve mais ocupada na labuta do dia a dia, como lavandeira. “Lavei muita roupa, meu filho. Limpei mato, lavei banheiro, comi o pão que o diabo amassou”, consegue se expressar. A zona rural de Brejo da Madre de Deus ainda tem casas de taipa, sinal da pobreza extrema manifestada na própria rotina da senhora mais idosa do País.

Há mais de dez anos, passa o dia em cima da cama. Numa queda, quebrou o fêmur há 13 anos, mas mesmo assim diz ser feliz. Segundo o filho, dona Rita come de tudo, não sente sequer uma dor de cabeça. Dias atrás, foi internada num hospital em Santa Cruz do Capibaribe com fortes dores de ouvido. “Mas fez uma lavagem e logo ficou boa. Minha mãe é muito saudável”, diz Pedro, que pegou uma briga com servidores do cartório de Santa Cruz quando foi até ali requisitar uma segunda via da certidão de nascimento da mãe.

“A mulher teimou comigo, disse que minha mãe já tinha morrido e não queria tirar a segunda via”, contou Pedro. Vivendo a velhice na extrema pobreza, Dona Rita ganhou, há pouco, uma corrente de solidariedade que já deu resultado. Uma cama usada apareceu em sua casa. Antes, ela dormia no chão. A ONG Conscientizando Vidas Marly Neves Jordão, administrada pela moradora Carmem Diniz, está tentando construir uma casa digna para ela e o filho, salvando-os da ameaça de contrair a doença de Chagas provocada pelo barbeiro presente em casas de taipa.

Dona Rita também não enxerga por um dos olhos. Recentemente, teve a saúde debilitada após ter contraído Chikungunya. Desde então, Pedro toma conta da mãe e disse que ela "já sofreu muito na vida".

“A gente comia farinha com água para matar a fome. Vi minha mãe dormir com fome para deixar a comida somente para mim, ainda pequeno”, conta Pedro.

"Nunca abandonei nem jamais vou abandonar minha mãe, ela é tudo para mim. Passou por muita coisa nessa vida para eu estar aqui, vivo hoje”, acrescenta. Dona Rita e Pedro vivem apenas com uma pequena aposentadoria e têm uma vida muito sofrida.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha