Caruaru - Jan 2022

17/01


2022

Aliados de Geraldo tentaram anular investigações no plantão

EXCLUSIVO

Segundo advogados criminalistas, sob reserva de fonte, três dos principais assessores do ex-prefeito Geraldo Júlio (PSB) tentaram uma manobra "manjada" de anular as investigações da Operação Apneia, no plantão do STJ em Brasília, quando os ministros estavam de férias coletivas. Neste caso, a decisão coube ao presidente do STJ isoladamente. A Operação Apneia é a que investigou a compra sem licitação de 500 respiradores sem licença da ANVISA e testados em porcos. O presidente do STJ rechaçou a suposta manobra da defesa dos aliados de Geraldo ao decidir um recurso de habeas corpus, protocolado em 10 de janeiro sem alarde em Brasília.  

"Em juízo de cognição sumária, verifica-se que inexiste flagrante ilegalidade que justifique o deferimento do pleito liminar em regime de plantão. Considerando que o pedido se confunde com o próprio mérito do recurso, deve-se reservar ao órgão competente a análise mais aprofundada da matéria por ocasião do julgamento definitivo. Ante o exposto, indefiro o pedido de liminar", decidiu o presidente do STJ. No caso, o Ministério Público Federal ofereceu duas denúncias criminais. Uma será analisada pela Justiça Federal de São Paulo. Outra será analisada pela Justiça Estadual de Pernambuco. Antes, o TRF5 do Recife também tinha negado um habeas corpus com o mesmo pedido, de anular as provas da compra dos respiradores testados em porcos. 

A tentativa de anulação partiu de Jailson Correia (ex-secretário de Saúde de Geraldo), Felipe Bittencourt (homem-forte de Geraldo nas compras sem licitação da covid-19) e Mariah Bravo (sobrinha de Sileno Guedes e nomeada por Geraldo para assessorar a Secretaria de Saúde). Felipe chegou a ser proibido pela Justiça Federal de entrar no prédio da Prefeitura, bem como foi afastado do cargo. Jailson chegou a ter a prisão requerida pelo Ministério Público, mas a Justiça negou o pedido de prisão. Mariah foi exonerada pelo atual prefeito João Campos, no início de 2021, quando vazou a notícia que ela foi indiciada pela Polícia Federal neste inquérito.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

ALEPE - Ações Sociais - Janeiro 2022

17/01


2022

Túnel da Abolição é interditado devido a alagamento

Do G1/PE

O Túnel da Abolição, no bairro da Madalena, na Zona Oeste do Recife, ficou alagado depois das chuvas que caíram na madrugada de hoje. De acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano da capital, o problema foi registrado às 6h03 e equipes foram enviadas ao local.

Por causa do alagamento, o trânsito ficou complicado na região. O Túnel da Abolição passa por baixo da Avenida Caxangá, um dos principais corredores viários da cidade, e liga a Rua Real da Torre à Rua João Ivo da Silva. O local conecta as zonas Norte e Oeste da capital pernambucana.

Imagens enviadas ao WhatsApp da Globo mostram o engarrafamento de veículos na Rua Real da Torre. A CTTU informou que, devido à interdição, o trânsito passou a ser desviado para a Avenida Caxangá.

Somente veículos grandes, como ônibus e caminhões, podem passar no local. A CTTU informou, ainda, que a manutenção do Túnel da Abolição é de responsabilidade do governo do estado.

Por meio de nota, o Grande Recife Consórcio informou aconteceu "devido a uma queda de energia durante a madrugada" e que isso fez com que as bombas de sucção não funcionassem. Equipes de manutenção foram enviadas ao local.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cabo - Pavimentação e Drenagem

17/01


2022

Perla é atração do próximo Sextou

Perla, cantora paraguia que bombou entre os anos 70 e 80, é a entrevistada do próximo Sextou. Naturalizada brasileira, ela ganhou fama por seus hits românticos e boleros que ficaram na memória por gerações. Também conhecida por sua lendária versão da música "Fernando", do grupo ABBA, ela está fora da mídia, mas mora em São Paulo.

Ermelinda Pedrozo Rodriguez D'Almeida, a Perla, fez 70 anos, mas continua com a mesma voz maravilhosa que Deus lhe deu. "A música é meu remédio e sei que, através da música, eu curo muita gente. Eu ganhei muitos fãs no Brasil", disse.

Perla mora em uma chácara na Granja Viana, na região de São Paulo. Leva uma vida simples, longe dos holofotes e ao lado de vários animais. Para ela, a sua maior riqueza é continuar cantando. "Eu sou muito verdadeira com o meu público. Não posso dizer qual o melhor show, sempre tem uma emoção diferente e não tenho medo também. Eu amo o palco, amo as pessoas e me sinto bem porque eles têm bom gosto, têm boa audição. Eles [fãs] sabem o que é bom e continuam fiéis a você", explicou.

O Sextou romântico com Perla vai ao ar na próxima sexta-feira, no horário do Frente a Frente às 18 horas, através da Rede Nordeste de Rádio, formada por mais de 40 emissoras em Pernambuco, Alagoas e Bahia. Se você deseja ouvir pela internet, clique no botão Rádio acima ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na play store.

Clique no link e ouça a chamada que passa a ser veiculada a partir de hoje no Frente a Frente.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina Dezembro 2021

17/01


2022

Grupo que comanda reeleição de Bolsonaro cobra flexibilidade de Guedes

Partidos do centrão e militares do governo que integram a coordenação de campanha à reeleição de Jair Bolsonaro (PL) cobram "flexibilidade" e "sensibilidade" do ministro Paulo Guedes nas decisões econômicas da pasta durante 2022, para que Bolsonaro consiga colher benefícios eleitorais.

Até agora, a leitura que o "QG" bolsonarista faz é de que Bolsonaro está desgastado com a campanha contrária à vacinação na pandemia e, além disso, não conseguiu capitalizar a longo prazo nenhuma decisão do governo junto ao eleitorado mais vulnerável, como o auxílio emergencial e, agora, o anúncio do Auxílio Brasil. A avaliação é de que a ajuda gerou aumento de popularidade de Bolsonaro no primeiro ano da pandemia, mas, depois, o presidente se perdeu em suas pautas ideológicas e não conseguiu organizar políticas públicas permanentes na área social para converter em votos neste ano.

Nos últimos dias, segundo o blog da Andréia Sadi apurou com integrantes do governo, Guedes tem sido alvo cada vez mais de críticas entre os partidos do centrão pois não estaria disposto a fazer novas concessões na área social, por exemplo, tido como importante pelo núcleo da campanha para angariar votos junto a eleitores que, hoje, preferem o ex-presidente Lula.

Ocorre que Paulo Guedes tem repetido nos bastidores que não existe mais espaço fiscal para nenhum tipo de despesa – a não ser que haja um corte de gastos ou remanejamento de recursos indicado pelos políticos.

Fontes da cúpula do Congresso ouvidas pelo blog afirmam que, como Guedes tentou jogar para os parlamentares essa questão, Ciro Nogueira (PP), ministro da Casa Civil, passou a ser o responsável por dar o aval a remanejamentos do Orçamento- decisão que foi publicada na semana passada, por ordem de Bolsonaro.

Diante desse cenário, o núcleo de campanha de Bolsonaro cobra de Guedes, agora, que deixe de lado agendas que consideram como "pessoal" e abrace a “agenda de governo", ou seja, a agenda de reeleição.

Entre as ideias discutidas pelo centrão e bolsonaristas, estão de programas de habitação defendidos pelo ministro Rogério Marinho – adversário de Guedes dentro do governo – a reajustes de categorias de servidores públicos – pautas com gastos elevados e objeção do ministro da Economia. No caso dos reajustes, Guedes tem aconselhado Bolsonaro a vetar o reajuste para policiais mas o presidente teme perda de apoio junto à categoria além de reação de sua base mais radical. Se o presidente vetar, o Congresso tem repetido que é uma questão do Executivo e, portanto, pode manter o veto.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


17/01


2022

Prefeito de Toritama tem aprovação de 83%

Pesquisa realizada pelo Instituto Opinião, de Campina Grande, aponta o prefeito de Toritama, Edilson Tavares (MDB), com uma taxa de aprovação da ordem de 83,2%. A pesquisa avaliou a popularidade do gestor e o desempenho da administração em diversas áreas como saúde, educação, infraestrutura, assistência social, entre outras políticas públicas adotadas pelo governo.

As entrevistas foram realizadas nas seguintes localidades: Antão, Arlindo, Areal, Buraco Quente, Campo Alegre, Centro, COHAB, Deus é Fiel, Duque de Caxias, El Shaday, Independente, Izídio Tavares, Mangas, Novo Coqueiral, Planalto, Príncipe da Paz, Santa Maria, São João, Vila São Benedito e Valentim. Foi utilizada uma amostra probabilística casual simples, estratificada proporcionalmente à densidade populacional das áreas pesquisadas, com controle das variáveis: sexo e faixa etária, estratificadas de acordo com os dados obtidos junto ao IBGE. Foram realizadas 400 entrevistas.

O intervalo de confiança estimado é de 90% e a margem de erro máxima é de 4,1 pontos percentuais para mais ou para menos. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados.

A pesquisa mostrou que, além de boa aprovação, a gestão vem acertando no caminho escolhido, pois 83,4% dos entrevistados afirmaram que Toritama está no caminho certo (progredindo), atestando dessa forma o modelo de gestão orientado para resultados.

Quando se perguntou sobre a avaliação geral da gestão, 38,4% avaliaram como ótima, 37,0% disseram que é boa, 16,3% regular,  2,8% ruim e apenas 4% péssima. Dos entrevistados, 1,5% não responderam ou se recusaram.  Diante desse quadro, a avaliação da gestão chegou ao patamar 75,4% de índice ótimo e bom.

Segundo o prefeito, o resultado positivo está diretamente relacionado ao grande número de obras de infraestrutura realizadas no município, como a pavimentação de mais de 120 ruas, o calçamento das estradas da Vila São Benedito e São João, além da revitalização asfáltica do Centro. Na educação, seis novas escolas construídas desde 2017. Na saúde, a reforma das unidades de saúde e o combate efetivo a Covid-19, com o 1º hospital de campanha do interior do estado de Pernambuco. Além do incentivo à cultura e a execução eficiente dos programas da assistência social.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Arcoverde janeiro 2022 - 2

17/01


2022

Chuva causa transtornos em Pesqueira

Fortes chuvas e relâmpagos foram registrados, na noite de ontem, em Pesqueira, no Agreste de Pernambuco. No vídeo, enviado por leitores, é possível perceber que o volume de água foi intenso na cidade.

O Centro da cidade e várias ruas dos bairros vizinhos ficaram alagados. Uma escola municipal, um posto de combustíveis e um centro comercial ficaram cheio de água.

De acordo com a Apac, essas chuvas não são comuns no Agreste neste período do ano, mas elas estão acima do normal devido ao La Niña, um fenômeno climático responsável por invernos rigorosos e secas severas em todo o mundo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

17/01


2022

O Parque dos Dinossauros é aqui

MONTANHAS DA JAQUEIRA –  Assim aconteceu com os dinossauros há 60 milhões de translações terrestres, os Deuses do Olimpo despejaram chuvas de meteoros gigantes sobre a humanidade terrestre e sobre o planeta Brazil para exterminar as raças humanoides, eis a descoberta fantástica do bicho-grilo Adalbertovsky em suas pesquisas astrofísicas nas montanhas da Jaqueira. “Sobreviveram apenas exemplares de Homo Dinossauros, Neandertais, brucutus, Tiranossauros, Sapos Vermelhos, Bovinos Sapiens, zumbis de seitas”.

“Um meteoro gigante atingiu o vale dos dinossauros em Brasília. Tiranossauros Rex ocuparam as catedrais e os palácios do poder. O Armagedom é aqui, proclamaram ao instalar do Apocalipse. Sobreviventes do fogo dos meteoros, Trogloditas vermelhos, Bovinos Sapiens e zumbis fanatizados perambulam nas cavernas e nas crateras dos poderes no reino de Pindorama. Vírus gigantes, em forma de humanoides, ocupam a Esplanada dos Ministérios e dos Monastérios”.

“As saúvas do tempo de Jeca Tatu se transformaram em formigões gigantes de 1,80 m de altura. Elas se autoproclamam Saúvas Sapiens. São titulares de ministérios, diretorias, secretarias. “Ou o Brazil acaba com as saúvas, ou as saúvas acabam com o Brazil”, dizia o profeta Jeca Tatu. Elas venceram a guerra”.

“O vírus em forma de coroa deu um freio de arrumação na humanidade adâmica. Depois da chuva de meteoros, sobreviveram também algumas criaturas humanas virtuosas e do bem. Graças a Zeus!” A crônica apocalíptica do bicho-grilo Adalbertovsky está postada no Menu Opinião.   


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

SESC - Férias de Janeiro

17/01


2022

Coluna da segunda-feira

Impasse pela vaga no Senado

Por Houldine Nascimento – interino

Além de escolher quem disputará sua sucessão, o governador Paulo Câmara (PSB) tem outro impasse para resolver: o candidato da Frente Popular para o Senado. Se a situação era difícil com três nomes, tornou-se mais complicada com uma possível composição com o PT. Isso porque, a depender do acerto, a única vaga para a Casa Alta na eleição de 2022 pode ser ocupada por um petista.

Se o critério adotado fosse somente o capital político, a deputada federal Marília Arraes (PT-PE) preencheria esse requisito, mas seu litígio com os socialistas é conhecido do público há anos. A briga atingiu o ápice em 2020, quando ela disputou a Prefeitura do Recife com o primo João Campos (PSB) e sofreu todo tipo de ataque.

Com Marília inviabilizada, prevalece o nome de alguém que faça parte do grupo do senador Humberto Costa, a exemplo do deputado federal Carlos Veras, um meio-termo com a deputada estadual Teresa Leitão ou até mesmo o ex-prefeito do Recife e deputado estadual João Paulo (PCdoB), que está perto de voltar ao PT.

Antes disso, três presidentes de partidos da Frente Popular iniciaram movimentações mirando essa vaga ainda em 2021: os deputados federais André de Paula (PSD), Eduardo da Fonte (Progressistas) e Silvio Costa Filho (Republicanos). Em agosto, chegaram a conversar individualmente com o ex-presidente Lula, buscando apoio do líder petista na passagem pelo Recife.

Esta semana, o governador recebe o trio dentro do processo de escuta que instituiu com os aliados. De Paula e Silvio Filho vão ao Palácio do Campo das Princesas hoje. Da Fonte, por sua vez, deve encontrar Paulo Câmara amanhã. “Tenho colocado há algum tempo que o meu nome está à disposição da Frente Popular como uma alternativa para o Senado. Sempre reconhecendo que outros companheiros têm a mesma legitimidade de ter essa pretensão, e eu encaro com respeito”, afirma o dirigente do PSD a este Blog.

Presidente estadual do PDT, o deputado federal Wolney Queiroz também entrou no páreo. “O PDT tem essa postulação colocada pelo presidente [da sigla, Carlos] Lupi. Não é só o partido querer por querer. Há outras coisas importantes, como a questão geográfica: ter alguém do interior na chapa”, sustenta, em entrevista ao Blog, o parlamentar nascido em Caruaru.

Sonho do patriarca – Pai de Wolney, o deputado estadual José Queiroz (PDT) esteve perto de chegar à Casa Alta duas vezes, mas bateu na trave: a primeira em 1990, quando foi derrotado por Marco Maciel (PFL) numa disputa acirrada; e a segunda em 2018, ano em que seria um dos nomes da chapa governista, mas foi rifado após mais um acordo entre PT e PSB. Humberto Costa ocupou a vaga e acabou reeleito.

Cálculos – Para que Wolney Queiroz concretize o sonho do pai, é necessário que a nova negociação entre petistas e socialistas azede de vez. O líder pedetista na Câmara dos Deputados assegura que a relação com o PSB está “no melhor momento” e cita a aproximação entre os mandatários dos dois partidos no plano nacional, Carlos Siqueira (PSB) e Carlos Lupi (PDT). Diagnosticado com Covid-19, Wolney cumpre quarentena em casa e ainda não tem encontro marcado com o governador Paulo Câmara.

Presidenciável até o fim – Wolney Queiroz também rebate a informação que passou a circular na imprensa de que deputados pedetistas estão pressionando para que o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) desista da pré-candidatura à Presidência. “Procurei todas essas matérias e nunca tem um nome. É sempre uma fonte sob reserva. O histórico do PDT é de manter as candidaturas. Foi assim com Leonel Brizola, Cristovam Buarque e o próprio Ciro, que indiscutivelmente é um bom candidato”, avalia.

Vestindo a camisa – O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, fez fortes críticas ao PT, ontem, em um artigo publicado no jornal O Globo. Segundo ele, caso a sigla de esquerda vença as eleições, o Brasil fará “uma guinada para a Venezuela, para a Argentina ou para a Bolívia”. “Não é voltando ao tempo da CLT, de quase um século atrás, que daremos uma resposta para o país”, defende.

Crítica e resposta – Ex-aliado de Lula, Nogueira disse que o Partido dos Trabalhadores está “ferido, com as marcas do ódio da rejeição” e justificou o mau momento da economia brasileira ao citar a pandemia. O ministro também afirmou que o PT usa “contabilidade criativa” e esconde a ex-presidente da República Dilma Rousseff. A presidente nacional petista, Gleisi Hoffmann, respondeu ao chefe da Casa Civil, chamando o artigo de “mentiroso”, além de mandar Ciro “cair na real e olhar o Brasil”.

CURTAS

REMOÇÃO – Nesse final de semana, o pré-candidato a deputado estadual Raffiê Dellon (PSD) publicou nas redes sociais um vídeo, mostrando a remoção de barracas da Feira de Ferragens do Parque 18 de Maio, em Caruaru.

ARBITRARIEDADE – O episódio motivou novas críticas de Raffiê à prefeita Raquel Lyra (PSDB): “A Prefeitura, de modo arbitrário, derrubou as barracas na calada da noite. Isso é um costume da prefeita.”

Perguntar não ofende: Na Frente Popular, quais nomes sairão magoados após a escolha para o Senado?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Joao

Ciro Nogueira: picareta e corrupto. Um dos líderes do centrão juntamente com mais dois canalhas, Arthur Lira e Valdemar Costa Neto. Esses patifes pensam que tem moral para alguma coisa. Vão explicar o orçamento secreto que é melhor, canalhas!


Bandeirantes novembro 2021

16/01


2022

PSDB realiza encontro em Gravatá amanhã

O PSDB Pernambuco promove em Gravatá, amanhã (17), o seu primeiro encontro do ano. Em pauta, o fortalecimento do partido no Agreste e resultados de gestões tucanas na região, entre outros assuntos. O debate, no Centro de Desportivo Gravataense (CDG), a partir das 18h, promete seguir os protocolos de saúde que o momento exige e será coordenado pela presidente do PSDB em Pernambuco e prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, e pelo ex-prefeito de Gravatá e anfitrião do evento, Joaquim Neto.

“Esse encontro é mais um importante passo do nosso partido dentro do processo de preparação para as eleições deste ano, que está sendo consolidado com diálogo com lideranças, os nossos pré-candidatos e a população de todas as regiões do estado”, destacou a presidente do PSDB Pernambuco, Raquel Lyra. “Gravatá inicia os debates deste ano discutindo o papel do nosso partido na construção de uma nova agenda para o Agreste e para Pernambuco”, complementou Joaquim Neto.

Lideranças de toda a região já confirmaram presença no evento que será restrito para 300 convidados. Todos os participantes devem comprovar esquema vacinal completo (duas doses ou dose única para quem tem até 54 anos e o reforço para quem tem a partir de 55).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Pousada da Paixão

16/01


2022

Ministros do STF esperam mais ação de Aras contra Bolsonaro

Veja

Ministros do STF próximos a Augusto Aras dizem que ele vai abrir inquéritos contra Jair Bolsonaro na volta do recesso. O chefe da PGR tornou-se alvo de críticas frequentes por abrir investigações preliminares com o presidente e raramente avançar para apurações mais sólidas.

Os ministros do Supremo ouvidos pelo Radar acreditam na abertura de inquéritos, mas só. Denunciar o presidente por crimes, no entanto, é algo bem distante dos planos de Aras, dizem.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Joao

Esse é outro que vai queimar no inferno!



16/01


2022

Bahia: bombeiros fiscalizam limite de público nos eventos

A edição do Diário Oficial do Estado (DOE) da última sexta-feira (14) traz o decreto determinando que o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia observe a aplicação de penalidades a estabelecimentos que descumprirem o limite máximo de público nos eventos realizados no estado. As punições são: advertência escrita; multa; embargo temporário ou definitivo de obras e estruturas; interdição total ou parcial de obras, eventos, estabelecimentos, máquina ou equipamento e cassação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB.

Na última segunda-feira (10), após reunião com a secretária de Saúde, Tereza Paim, o governador Rui Costa decidiu reduzir de 5 mil para até 3 mil o número máximo de em eventos em todo o território baiano, incluindo estádios de futebol. O decreto foi publicado na terça-feira (11) e vale até o dia 25 de janeiro.

Além do número máximo de 3 mil pessoas, os eventos devem obedecer a regra de lotação máxima de 50% da capacidade de cada local. Estão mantidas no decreto as obrigatoriedades da comprovação de vacinação contra a Covid-19 e do uso de máscara pelo público participantes dos eventos. Essa exigência se estende a bares e restaurantes, que exigir dos clientes o comprovante de vacinação.

As informações são do portal Bahia Pra Você.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
Publicidade

Publicidade

Publicidade

TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Opinião

Publicidade
Apoiadores
Parceiros