Caruaru - Jan 2022

28/01


2022

Coluna da sexta-feira

Rejeitado pelos recifenses

Feita com exclusividade para este blog, a pesquisa do Instituto Opinião, de Campina Grande (PB), postada ontem, traz um cenário sombrio para o prefeito João Campos no julgamento do seu primeiro ano de mandato. Contabilizados os que, verdadeiramente, aprovam a gestão, apenas 35% dos recifenses consideram seu desempenho como ótimo ou bom, enquanto 19% consideram ruim ou péssimo.

Quando comparada com a gestão de Geraldo Júlio, seu antecessor, quase metade da população afirma que não houve mudanças, 11% afirmam que mudou para pior e apenas 34% acham que mudou para melhor. Quase metade dos entrevistados disseram que acham o prefeito inexperiente e 40% afirmaram ser experiente, enquanto 10% não responderam.

Outro item preocupante para o prefeito está no discernimento da população quanto ao futuro do Recife. Dos entrevistados, 48% disseram que a cidade está parada, sem grandes obras e investimentos, enquanto 31% disseram que a cidade está andando para frente e outros 18% acham que está andando para trás.

Entre os entrevistados, 43% disseram que os morros continuam sendo tratados da mesma forma, inadequada, 25% afirmaram que piorou e apenas 20% acham que melhorou. Na questão das palafitas, 40% disseram que não houve nenhuma mudança, 24% afirmaram que piorou e 22% avaliaram que melhorou. O instituto Opinião sondou a população ainda sobre a temática mobilidade urbana.

Para 39% dos entrevistados, não houve nenhuma mudança, 33% disseram que piorou e apenas 24% acham que houve alguma melhora. Ainda na avaliação por setores, o da Saúde piorou para 43% dos entrevistados e continua igual para 34%. Entre os que acham que melhorou, a soma é de apenas 20%. Quanto aos moradores de rua, outra promessa dele, 37% disseram que continua igual, 31% afirmaram que piorou e apenas 22% disseram que melhorou. No item morros, o julgamento da população também é negativo.

Caos na saúde – No início da pandemia, João Campos posou como o gestor mais eficaz no enfrentamento ao problema, chegando a fazer vídeos pelas redes sociais colocando Recife no topo em rapidez na vacinação. Mas a saúde, no geral, não mudou nada para os recifenses.  Quase metade dos entrevistados - 43% - disseram que a saúde mudou para pior e outros 34% afirmaram que continua igual, uma sinalização de que a população julga que não houve nenhuma intervenção para melhorar o atendimento da população no serviço público municipal de saúde.

Geraldo, o pior prefeito – O PSB tem lá suas razões para não ter insistido com a decisão do ex-prefeito Geraldo Júlio de abrir mão da sua postulação ao Governo do Estado. Na pesquisa do Opinião, ele aparece como o pior prefeito da capital ao lado do petista João da Costa, ambos com 15% de avaliação negativa. E olha que ele saiu da Prefeitura se apresentando como a bala que matou Kennedy. Chegou a propalar, em mídia estadual, Recife como a capital do Nordeste.

Federação tucana – PSDB e Cidadania deram, ontem, mais um passo para formação da federação partidária na disputa proporcional. Reunido em Brasília com o secretário-geral do PSDB, Beto Pereira, e os líderes do partido na Câmara, Adolfo Viana (BA), e no Senado, Izalci Lucas (DF), o presidente tucano Bruno Araújo escalou os aliados para conduzir as conversas, com o objetivo de mapear PSDB e aparar eventuais arestas regionais. Na semana passada, a Executiva Nacional do Cidadania já havia aprovado a federação com outra sigla pelos próximos quatro anos. Além do PSDB, o Podemos, o MDB e o PDT também estão no radar do partido comandado por Roberto Freire para uma eventual aliança.

Gesto com professores – O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou, ontem, que o Governo Federal concederá reajuste de 33,24% no piso salarial de professores da educação básica. “Esse é o maior aumento já concedido, pelo Governo Federal, desde o surgimento da Lei do Piso”, afirmou em publicação em seus perfis nas redes sociais. De acordo com nota oficial do Ministério da Educação, valor mínimo dos vencimentos de R$ 2.886,24 será de R$ 3.845,63.

Na cerca para fugir – Ao tomar conhecimento de que o deputado federal Daniel Coelho abriu mão da presidência do Cidadania no Estado, o marqueteiro Marcelo Teixeira matou a charada. Avalia que está se preparando para pular a cerca. "Brizola dizia que um político quando queria dar uma debandada se encostava na cerca até achar um buraco para fugir. Daniel está costeando a cerca", ironizou Marcelo. O publicitário tem razão. Daniel estava a caminho do PSDB, mas pode recuar diante do anúncio da federação partidária que está sendo fechada entre a legenda tucana e o Cidadania.

CURTAS

DEMORA UM POUCO – Raquel Lyra (PSDB) só assumirá, oficialmente, que deixará a Prefeitura de Caruaru para disputar o Governo do Estado após o PSB anunciar o seu candidato, provavelmente o deputado federal Danilo Cabral. Sua preocupação, no momento, é fortalecer a chapa proporcional tucana.

DOUGLAS FEDERAL – Ontem, por exemplo, Raquel teve uma longa conversa com o ex-senador Douglas Cintra, candidato a deputado federal. Empresário e produtor rural no Agreste, Douglas ainda está filiado ao PTB, mas deve ingressar no PSDB. É um dos nomes que Raquel quer ajudar em Caruaru.

Perguntar não ofende: Geraldo Júlio diante do espelho: "Espelho meu, existe pior prefeito do que eu?"


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

ALEPE - Ações Sociais - Janeiro 2022

27/01


2022

PT quer ampliação do prazo para formação de federações

O PT pediu ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso que amplie o prazo definido na legislação eleitoral para que os partidos se organizem em federações – ou seja, se juntem para atuar de maneira unificada por um período mínimo de quatro anos.

A lei que autoriza a criação de federações partidárias foi aprovada pelo Congresso, vetada por Jair Bolsonaro e restaurada pelos parlamentares em 2021. Pela regra atual, o prazo para que as legendas oficializem o pedido de federação vai até 1º de março.

O pedido do PT foi apresentado em uma ação do PTB que discute se essas federações são constitucionais. Como a ação já é relatada por Barroso, caberá a ele julgar a demanda do Partido dos Trabalhadores ou enviar o tema ao plenário do STF. Partidos como PSB, PCdoB e PV também deve levar um pedido de prorrogação ao Tribunal Superior Eleitoral.

O PT pede no documento que Barroso reveja a decisão que estabeleceu, para as federações, o mesmo prazo para que um partido seja habilitado a disputar eleições – seis meses antes da votação em primeiro turno.

Segundo resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), partidos que não estejam formalmente registrados até 1º de março não podem apresentar candidatos nas eleições 2022. O mesmo prazo foi definido por Barroso para as federações.

O PT pede que Barroso amplie esse prazo para o dia 5 de agosto. E que, se não for possível, se estabeleça ao menos uma prorrogação até 31 de maio, "atribuindo-se prazo hábil ao Tribunal Superior Eleitoral para análise dos eventuais pedidos de registro de federação que, porventura, ainda restem pendentes".


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cabo - Pavimentação e Drenagem

27/01


2022

Jaboatão lança site para agendamento de testes contra a Covid-19

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou, hoje, uma plataforma on-line para agendamento de testes rápidos para a Covid-19. A iniciativa é uma estratégia da gestão municipal para otimizar o sistema de testagem, evitando eventuais pontos de aglomeração e, consequentemente, possíveis contaminações. Já é possível realizar o agendamento para vagas disponíveis amanhã, no sábado (29) e domingo (30), por meio do site www.saudevigilante.jaboatao.pe.gov.br.

Estarão disponíveis, para esta sexta-feira, 240 vagas no ponto de coleta montado no Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres, e o atendimento ao público vai das 9h às 16h. No sábado, o ponto de testagem vai ser montado na Praça Nossa Senhora do Rosário, em Jaboatão Centro, com capacidade para realizar 300 testes, no horário das 9h às 15h. E no domingo, o atendimento vai ser feito no estacionamento do Shopping Guararapes, em Piedade, das 10h às 18h, com oferta de 300 testes.

Amanhã, a partir das 15h, serão abertas as vagas para testagem na segunda-feira (31). Já na segunda, a partir das 15h, abrirão as vagas para a terça (1) e a quarta-feira (2). Na quarta, a partir das 15h, estarão disponíveis as vagas da quinta (3) e sexta-feira (4). E na sexta, a partir das 15h, os usuários poderão agendar os testes para o sábado (5), domingo (6) e a segunda-feira (7).

Durante a semana, funcionam como pontos fixos no Jaboatão, para testagem contra o novo coronavírus, os seguintes locais: o Centro de Referência Ambulatorial Covid-19 e o Centro Cultural Miguel Arraes, ambos localizados no bairro de Prazeres; e as policlínicas Manoel Calheiros (Curado), Cônego Pedro de Souza Leão (Cavaleiro) e Leopoldina Tenório (Jardim Jordão). Aos finais de semana, a prefeitura realiza ações itinerantes em pontos específicos, que variam de acordo com a programação. As informações são disponibilizadas no site Saúde Vigilante e nos canais oficiais de comunicação da prefeitura.

A Secretaria Municipal de Saúde do Jaboatão dos Guararapes reforça que segue recomendação do Ministério da Saúde e passa a adotar a utilização, de forma criteriosa, dos testes rápidos de antígeno, priorizando pacientes sintomáticos e seus contatos, com foco no diagnóstico assistencial da Covid-19, e que não recomenda, neste momento, a realização de triagem de assintomáticos e busca ativa de casos.

Importante lembrar que os testes só serão aplicados mediante apresentação de documentação oficial com foto e comprovante de residência, além do uso obrigatório e correto da máscara, cobrindo boca e nariz, bem como será exigido o respeito às normas sanitárias em vigor, como o distanciamento social.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina Dezembro 2021

27/01


2022

Pré-candidato, Armandinho toma gosto pela política

O professor, pesquisador e músico caruaruense Armandinho, da banda Fulô de Mandacaru, desponta como pré-candidato a deputado estadual. Sobrinho da vereadora Perpétua Dantas (PSDB), ele chegou a coordenar sua campanha vitoriosa à Câmara Municipal de Caruaru, em 2020. Rompido com a tia, Armandinho tem atuado em defesa da Cultura parece que tomou gosto pela política.

O artista teve projeção nacional em 2016, quando a Fulô de Mandacaru venceu o reality "Superstar", da TV Globo. Armandinho é servidor efetivo da Educação de Pernambuco e segue estudando: participa de um grupo de pesquisa na UFPE. Ele tem graduações em Pedagogia e Educação Fisica, além de Mestrado em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas; e Doutorado em Educação (ambos pela UFPB).

Em 2021, realizou Pós-Doutorado em Educação pela conceituada Universidade do Porto (Portugal). No ano passado, esteve na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, onde apresentou um plano emergencial para cadeia produtiva cultural do Nordeste. 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/01


2022

Vereadores vencem ação impetrada pela oposição em Pesqueira

Na última terça-feira, foi publicada a sentença sobre a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) que corria em segredo de justiça contra os 5 vereadores de Pesqueira, eleitos pelo partido Republicanos, a mesma legenda do Cacique Marquinhos, prefeito eleito em 2020 e que ainda espera decisão do STF sobre a Lei da Ficha Limpa para assumir ou não o mandato.

A ação foi impetrada pelo candidato a vereador Luciano Brito e membro do grupo político da ex-prefeita Maria José (DEM). A ação visava impugnar os mandatos dos vereadores: Zé Maria Campos, Zezinho da Briboca, Pastinha Xukuru, Sil Xukuru e Bal de Mimoso, com base no não preenchimento da cota de gênero feminino. Tese essa que não foi acolhida pelo Ministério Público Eleitoral e nem pela juíza eleitoral em sua sentença. Com a decisão, o grupo político soma mais uma vitória contra a sua oposição em Pesqueira e os vereadores permanecem nos respectivos mandatos.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Arcoverde janeiro 2022 - 2

27/01


2022

Itaíba suspende festas devido avanço da Covid-19

O aumento significativo do número de cidadãos itaibenses contaminados com os vírus da Covid-19 e da Influenza H3N2, decorrente da quadra pandêmica vivenciada no Estado de Pernambuco, no mês de janeiro, levou a prefeita de Itaíba, Regina Cunha (Podemos), a baixar decreto (nº 008/2022) proibindo a realização de festas e eventos no município até o próximo dia 11 de fevereiro. As proibições já começam a valer a partir de amanhã.

“Estamos vivendo um novo período difícil, que merece todo o nosso cuidados, atenção e responsabilidade. Graças ao avanço da vacinação, apenas 3% dos pacientes precisam de cuidados médicos, a maioria apresenta apenas sintomas leves, mas nem por isso podemos relaxar e esses eventos precisam ser suspensos temporariamente para que possamos controlar a disseminação do vírus. Pedimos que estiver em atraso, que vacine-se, tome sua segunda dose ou a dose de reforço e vacine suas crianças”, afirmou a prefeita.

Somente nos últimos 5 dias foram registrados 144 novos casos da doença em Itaíba. Hoje, ocorreu maior registros de casos em apenas 24 horas: 61 casos, o que vem acarretando provocando uma elevação no atendimento no Hospital Municipal, apesar dos casos não serem de maiores gravidades. O município tem hoje 05 pacientes internados.

Pelo decreto, a proibição compreende, além da sede do município os distritos de Negras e Jirau, além de todos os povoados, assentamentos e localidades da zona rural. Durante esses próximos 15 dias, foram proibidas a realização de eventos públicos ou privados com ou sem venda de ingressos; a realização de confraternizações e eventos festivos em locais fechados e abertos, em especial aqueles que possuam piscinas, quadras, parques e campos de futebol; a realização de vaquejadas, ou eventos assemelhados e a realização de jogos e campeonatos de futebol.

O descumprimento do decreto ocasionará a informação dos dados do infrator às autoridades policiais e ministeriais competentes, com a abertura de inquéritos e processos cabíveis. O decreto também determinou a obrigatoriedade de apresentação do passaporte de vacinação para fins de acessos a todos os estabelecimentos públicos municipais.

Já a realização de cultos e celebrações religiosas, ficam permitidas, observando o limite máximo de 50% (cinquenta por cento), da capacidade dos templos, com a utilização obrigatória de máscaras e com o distanciamento social.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

27/01


2022

A versão da Prefeitura de Cabrobó

Nota Oficial

Tendo em vista as recentes manifestações da mídia, declarando que a Prefeitura de Cabrobó teria descumprido recomendação do Ministério Público, a Gestão Municipal vem a público esclarecer que em nenhum momento a orientação do Ministério Público do Estado de Pernambuco foi contrariada. Já é pacífico na jurisprudência nacional que o cargo de secretário municipal tem natureza política e não estaria abarcado nos casos de nepotismo previstos na Súmula Vinculante n.13 do STF.

O município declara que segue fielmente a lei e as orientações das instituições de controle e sempre mantém uma relação institucional de respeito e cumprimento das obrigações legais e constitucionais. Por fim, esclarecemos ainda que o recém nomeado secretário possui vasta experiência na gestão pública sendo servidor público aposentado e já tendo desempenhado os cargos de assessor especial do gabinete do prefeito e de secretário municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Habitação e Turismo em gestões passadas.

Prefeitura Municipal de Cabrobó


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

SESC - Férias de Janeiro

27/01


2022

STF manda Bolsonaro prestar depoimento amanhã

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) preste depoimento na Polícia Federal, amanhã, às 14h. O chefe do Executivo terá que explicar vazamento do inquérito do ataque hacker ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Clique aqui e confira a íntegra da decisão.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bandeirantes novembro 2021

27/01


2022

Sextou de amanhã tem tributo a Nelson Gonçalves

A carreira do cantor Nelson Gonçalves, fenômeno musical no Brasil entre os anos 70 e 90, recordista em venda de discos abaixo apenas de Roberto Carlos, será destacada no Sextou de amanhã. Responsável pela produção de um álbum com canções dele, a ser lançado em abril, a cantora pernambucana Cristina Amaral confirmou sua presença no programa.

Além de falar sobre a vida e os sucessos de Nelson Gonçalves, que atingiu a impressionante marca de 100 milhões de discos vendidos, com mais de 200 canções, entre elas A volta do boêmio, a mais tocada, Cristina vai cantar algumas das canções que selecionou para o álbum. "Nelson Gonçalves, uma saudade", tema da sua incursão no mundo do célebre cantor, é para quem gosta, verdadeiramente, da boa música.

O Sextou vai ao ar às 18 horas pela Rede Nordeste de Rádio, formada por mais de 40 emissoras, tendo como cabeça de rede a Nova FM 98,7, no Recife. Se você deseja ouvir pela internet, clique no botão Rádio acima ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na play store.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Pousada da Paixão

27/01


2022

PSDB dá aval para federação com Cidadania

Em busca de alianças para fortalecer a pré-candidatura de João Doria ao Palácio do Planalto, a Executiva Nacional do PSDB deu aval, hoje, por unanimidade, para que o partido avance nas negociações de federação partidária com o Cidadania. As informações são do portal Valor Econômico.

“Temos um levantamento preliminar que indica que essa federação com o Cidadania é bem-vinda. Precisamos avançar agora no regramento para essa convivência. O Cidadania tem sido parceiro importante do PSDB e há convergência política tanto em eleições quanto na atuação no Legislativo”, afirmou o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo.

Os dirigentes da legenda defenderam celeridade no desfecho das negociações para que, se o casamento sair do papel, as siglas possam definir rapidamente as chapas que vão disputar as eleições estaduais e nacionais.

Além de Araújo, o secretário-geral do PSDB, Beto Pereira, e os líderes do partido na Câmara, Adolfo Viana (BA), e no Senado, Izalci Lucas (DF), estão responsáveis por conduzir as conversas, “com o objetivo de mapear PSDB e aparar eventuais arestas regionais”.

Na semana passada, a Executiva Nacional do Cidadania aprovou que a legenda componha uma federação com outra sigla pelos próximos quatro anos. Além do PSDB, o Podemos, o MDB e o PDT também estão no radar do partido comandado por Roberto Freire para uma eventual aliança.

Com bancada menor na Câmara, o Cidadania pode ficar sem tempo de propaganda no rádio e na televisão e sem acesso aos recursos do fundo partidário nas eleições dos próximos anos caso não consiga eleger pelo menos 11 deputados federais em 2022. A aliança com outras legendas poderia aumentar as chances de atingir a cláusula de desempenho.

Após o aval para que as negociações com outros partidos avancem, uma comissão foi formada para sentar à mesa com representantes das quatro legendas que já demonstraram disposição em se unir ao Cidadania.

Há uma nova reunião da Executiva do partido marcada para 1 de fevereiro. A expectativa é que o grupo apresente um parecer sobre as conversas e indique qual seria a melhor opção para a legenda se vincular pelos próximos quatro anos.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
Publicidade

Publicidade

Publicidade

TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Opinião

Publicidade
Apoiadores
Parceiros