Jaboatão vai conquistar você

21/01


2022

Coluna da sexta-feira

Sem mandato, sem sucessor

O governador Paulo Câmara queria ser candidato a senador e convencer o PSB a apoiar a candidatura de Humberto Costa, pelo PT, mas não conseguiu dobrar as principais lideranças socialistas. Contou apenas com o apoio do ex-presidente Lula por razões óbvias. Vai ficar, portanto, até o fim da sua gestão, entrando em 2023 na fase mais difícil da sua vida pública, a condição de político sem mandato.

É o sereno que nenhum homem público deseja. Joaquim Francisco, de quem fui secretário de Imprensa, dizia que político sem mandato é obrigado a cortar o capim que cresce no quintal da sua casa porque não aparece mais nenhum assecla ou bajulador para tal missão. O que não consigo entender é algo muito simples: como Paulo Câmara aceita ficar sem mandato sem o direito de eleger o seu sucessor?

Com José Neto, seu nome preferencial, caso viesse a ser eleito, teria uma espécie de compartilhamento de poder. Com Danilo Cabral, alternativa que se especula já certa pelo PSB para disputar o Palácio em nome da Frente Popular, Paulo Câmara não teria ou terá, se ele também vier a ser eleito, o mesmo trânsito, a mesma liberdade e o mesmo poder de influência na futura gestão. Até porque ficará a versão de que não foi ele que escolheu Danilo, mas o clã Campos.

O governador tende a entrar no ostracismo, portanto, sem ter o direito de fazer o nome de sua preferência. Se Geraldo Júlio, apontado como o candidato natural, abdicou da disputa, Câmara, para um bom entendedor, ficou livre para fazer o seu sucessor, mas tende a não ter esse direito, aceitando Danilo. Mesmo que tenha proximidade com Danilo, tendo sido seu chefe de gabinete na Câmara de Vereadores do Recife, conforme informei ontem, Zé Neto candidato estaria ungido pela força política e escolha pessoal dele, como fez Eduardo Campos quando escolheu o próprio Câmara, há oito anos, para disputar a sua sucessão.

Pela primeira vez se assiste em Pernambuco um governador de dois mandatos ficar desempregado, obrigado a bater ponto como auditor no Tribunal de Contas, sua casa de origem, no futuro, porque não teve o direito legítimo de escolher o seu sucessor. 

Puxão de orelha - Postagem, ontem, do repórter e colunista do sabadão deste Blog, o eclético Houldine Nascimento, extraída de uma entrevista do ex-presidente Lula, deixou os socialistas com os nervos à flor da pele. Tudo porque o petista deu um chega pra lá na cacicada do PSB pernambucano. "Embora o PSB tenha direito em Pernambuco de indicar o candidato a governador, não pode tratar o PT de forma pequena. É apenas isso que está em jogo e Humberto Costa é muito fiel na sua relação com o PSB", desabafou. Por Lula, o candidato seria Humberto e Paulo Câmara disputaria o Senado. 

É o senador? - O deputado André de Paula, presidente estadual do PSD, já se considera o candidato a senador escolhido na chapa da Frente Popular. Deve ter muita força com Lula, porque sem direito de bancar a candidatura de Humberto, o que se esperava é que o PT exigisse em contrapartida a vaga de senador, até porque espaço de vice-governador não interessa em absoluto a Lula. O que o ex-presidente quer é, já se achando eleito de véspera, contar com o maior número possível de candidatos a senador do PT nos Estados.

O benfeitor - Para irritar a prefeita Raquel Lyra (PSDB), o deputado estadual José Queiroz (PDT), que já sonha acordado em disputar a Prefeitura de Caruaru em 2024, espalhou uma penca de outdoors na BR-232 e na própria capital do forró, com uma mensagem sugerindo que foi o grande renovador das políticas públicas do município. Que, acima dele, só Deus. 

A pauleira do neto - De Mário Covas Neto, neto do ex-governador paulista Mário Covas: "O que não entendo é a posição de Geraldo Alckmin. Não ganha nada com isso. Pelo contrário. Ficará marcado como alguém rancoroso, que faz qualquer aliança para poder derrotar o governador João Doria, como alguém que deu as costas ao seu eleitor tucano, ou alguém que lamentavelmente não fez da coerência seu norte político. E, por essas razões, a meu ver, Alckmin está absolutamente equivocado." 

O rebelde Ciro - Na convenção do PDT que oficializará sua pré-candidatura ao Planalto, hoje, em Brasília, o ex-ministro Ciro Gomes dirá que é necessário ser rebelde para enfrentar o desgoverno de Jair Bolsonaro, lutar contra quem não aceita a ciência e para mudar o quadro de polarização entre o atual inquilino do Palácio do Planalto e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Criado pelo publicitário João Santana, o slogan “A rebeldia da esperança” já vem sendo criticado no mercado da política por lembrar o livro "A audácia da esperança", do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. 

CURTAS

REBU JURÍDICO - A OAB investiga a conduta do advogado Rafael Nunes, envolvido na defesa de Marcelo da Silva, suspeito de assassinar a facadas a menina Beatriz Angélica Mota, de 7 anos, em Petrolina, no Sertão. A advogada que estava na defesa antes, Niedja Mônica da Silva, entrou com uma representação na entidade alegando que o cliente foi "coagido" a destituí-la do caso.

ESTRANHO RECUO - Por falar no caso da garota Beatriz, o que ninguém está entendendo é a nova conduta da mãe Lucinha, que passou a confiar cegamente na versão de que foi de fato o presidiário Marcelo da Silva que matou a sua filha. O que leva uma pessoa a tirar a vida de uma criança de apenas 7 anos só porque ela se assustou diante dele? Essa foi a motivação? 

Perguntar não ofende: Para o PT, Alckmin deixou de ser chuchu depois de virar palatável aos olhos de Lula como vice? 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Joao

Pergunta não ofende: para o acéfalo , o que ele achava do centrão antigamente, continua a pensar a mesma coisa?


Caruaru - Jan 2022

20/01


2022

PoderData: Lula tem 42% e empata com soma dos rivais

Pesquisa PoderData realizada de 16 a 18 de janeiro mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando a corrida eleitoral ao Palácio do Planalto com 42% das intenções de voto no 1º turno. O presidente Jair Bolsonaro (PL) é o 2º colocado, com 28%. Os percentuais de todos os candidatos oscilaram na margem de erro de 2 pontos percentuais da pesquisa em relação ao último levantamento, realizado de 19 a 21 de dezembro de 2021, quando o petista estava com 40% e Bolsonaro com 30%.

Esta rodada, no entanto, trouxe um fato novo: Lula entrou na zona do empate técnico em comparação ao somatório das intenções de voto dos demais candidatos. O petista pode se eleger no 1º turno se tiver a maioria dos votos válidos –em outras palavras, se for mais votado que todos os oponentes, juntos.

É a 2ª vez a pesquisa PoderData registra um empate técnico entre Lula e a soma de todos os outros nomes testados. A 1ª foi em julho de 2021, quando o petista tinha 43% contra 44% de uma lista menor de adversários. Em 3º lugar no 1º levantamento eleitoral do PoderData do ano está o ex-juiz da Lava Jato e ex-ministro da Justiça, Sergio Moro (Podemos), que marca 8%.

Ciro Gomes (PDT) tem 3% das intenções de voto; João Doria (PSDB) e André Janones (Avante), 2% cada; Simone Tebet (MDB) e Alessandro Vieira (Cidadania), cada um com 1%. Rodrigo Pacheco (PSD) e Luiz Felipe d’Avila (Novo) não tiveram menções o suficiente para pontuar. São 6% os que votariam em branco ou nulo e o mesmo percentual respondeu que não sabe como responder.

A pesquisa PoderData foi realizada por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 3.000 entrevistas em 511 cidades nas 27 unidades da Federação de 16 a 18 de janeiro de 2022. O registro no TSE é 02137/2022.

Para chegar a 3.000 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. 

Outros números da pesquisa podem ser conferidos no Poder360.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Wellington Antunes

Hoje vai ter bozoloide que não vai conseguir dormir


Cabo - Pavimentação e Drenagem

20/01


2022

Os 28 imortais pernambucanos

Da coluna de João Alberto

A Academia Brasileira de Letras tem atualmente cinco acadêmicos pernambucanos: Marcos Vilaça, Geraldo Holanda Cavalcanti, Evanildo Bechara, Evaldo Cabral da Costa e o recém-eleito José Paulo Cavalcanti Filho. E já foram imortais da casa Joaquim Nabuco, Maciel, Monteiro Barbosa Lima Sobrinho, Austregésilo de Athayde, Adelmar Tavares, Martins Júnior, Sousa Bandeira. Antônio Carneiro Leão, Álvaro Lins, Múcio Leão, Olegário Mariano, Medeiros e Albuquerque; Manuel Bandeira, Artur Orlando, Mauro Mota, Dantas Barreto, Antônio Austregésilo, Silva Ramos, João Cabral de Melo Neto, Celso Vieira, Oliveira Lima e Marco Maciel.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina Dezembro 2021

20/01


2022

Veja: ex-assessor confirma rachadinha no clã Bolsonaro

Uma reportagem publicada com exclusividade pela Veja, na noite de hoje, traz a declaração de Waldiz Ferraz, um dos amigos mais próximos do presidente Jair Bolsonaro (PL), atestando rachadinha nos gabinetes de Jair e dos filhos Flávio e Carlos. À revista, o ex-assessor do chefe do Executivo afirma que Ana Cristina Valle, ex-mulher do capitão, comandou esquema nestes três gabinetes.

“Ela (Ana Cristina Valle) fez nos três gabinetes. Em Brasília, aqui no Flávio e no Carlos. Ela que fazia, mas quem é que assinava? Quem assinava era ele (Jair Bolsonaro). É batom na cueca.”

Rachadinha consiste em reter irregularmente parte do salário dos funcionários e configura crime de peculato. De acordo com Waldir Ferraz, que é aposentado da Marinha Mercante, o esquema entrou nos gabinetes da família Bolsonaro ainda nos anos 1990.

Para ler a matéria completa, basta acessar este link.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Joao

Segundo o ex-assessor é uma verdadeira quadrilha de rachadores!



20/01


2022

Elza e Mané

Por Roberto Vieira*

Era um inferno.

Além da fome.

Além miséria. 

A tradicional família brasileira disse NÃO. 

Pecado.

Mil vezes pecado. 

Muito pior que Didi e Guiomar. 

Pois Guiomar era discreta.

Didi um lorde.

Elza e Mané?

Nunca.

Se beijavam nas boates

Nas ruas.

No banheiro da seleção brasileira em Santiago. 

Era muito amor para tanta gente mal amada.

Escândalos. 

Falência. 

Ataque miliciano na casa do casal.

Telefonemas com xingamentos.

P...

Q.....

Etc.

Elza e Mané, o casal mais odiado do Brasil. 

A Alegria do Povo.

A voz do planeta fome. 

Dizer que Elza e Mané foi love story.

É mentira.

Elza apanhou.

Mané quase matou os dois embriagado.

Dirigindo um carro.

Mas eles se amaram pra vida inteira.

Porque qualquer maneira de amor vale a pena. 

Em um Brasil onde o amor é palavra abstrata.

Dura menos que os 90 minutos de futebol. 

Menos que os 3 minutos de Lama.

Os 3 minutos de Eu sou a Outra. 

Pois é. 

Para quem acredita que Deus não joga bola com o universo. 

Elza disse adeus nesse 20 de janeiro. 

Mesmo 20 de janeiro no qual Mané se foi.

Elza e Mané.

Romeu e Julieta brasileiros.

Hoje?

Tem samba e amor até mais tarde no céu. 

Hoje.

Dia de São Sebastião do Rio de Janeiro. 

João vai dormir sossegado.

*Médico oftalmologista, historiador e escritor pernambucano


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Arcoverde janeiro 2022

20/01


2022

Diretora do Crea encontra secretário de Habitação

A diretora geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mutua/PE), Roberta Meneses, participou hoje de uma reunião de alinhamento com o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Tomé Franca. A pauta do encontro foi a seleção simplificada que o órgão público lançou e que contemplará a categoria de engenheiros. 

Na ocasião, o gestor pôde conhecer o trabalho realizado pela Mútua em defesa desta importante classe de profissionais, que é imprescindível para a construção de uma sociedade desenvolvida.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

20/01


2022

MPPE suspende atendimento presencial ao público

O atendimento presencial ao público externo está suspenso em todas as unidades do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) entre os dias 21 de janeiro e 2 de fevereiro. A medida, voltada a minimizar os riscos de contágio pela variante ômicron do novo coronavírus e pelo vírus Influenza H3N2, foi implementada por meio da Portaria Conjunta PGJ-CGMP nº 002/2022.

A publicação normatiza as providências estabelecidas em reunião realizada hoje (20) com participação da Procuradoria-Geral de Justiça, Corregedoria Geral do Ministério Público, CAO Educação, Subprocuradoria-Geral de Justiça em Assuntos Administrativos, Ouvidoria, Secretaria-Geral e AMPPE.

Durante o período mencionado, o acesso às unidades do MPPE será restrito ao público interno da Instituição, bem como a magistrados, advogados, defensores públicos e auxiliares da Justiça, bem como partes e interessados desde que comprovem a necessidade de atendimento presencial de urgência. Nesses casos, será exigido que as pessoas admitidas apresentem comprovante do ciclo vacinal completo e utilizem os equipamentos de proteção individual indicados, nos moldes das exigências em vigor desde a publicação da Portaria Conjunta PGJ-CGMP nº 012/2021.

O MPPE seguirá atendendo ao público pernambucano de forma prioritariamente virtual, com o recebimento e tramitação eletrônicos de documentos, realização de audiências extrajudiciais e reuniões por meio da ferramenta Google Meet.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

SESC - Férias de Janeiro

20/01


2022

Morre cantora Elza Soares

 A cantora Elza Soares, 91 anos, morreu hoje no Rio de Janeiro. A assessoria confirmou a morte por causas naturais da artista nascida na capital fluminense. Leia a nota abaixo:

"É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais.

Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação.

A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim."

Elza Soares da Conceição iniciou sua carreira musical ainda nos anos 1950. De lá para cá, gravou 34 discos. Ela teve oito filhos e foi casada com o jogador de futebol Garrincha, que faleceu em 20 de janeiro de 1983, há exatos 39 anos.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bandeirantes novembro 2021

20/01


2022

Ipojuca registra melhor índice de CVLI desde 2004

A prefeita do Ipojuca, Célia Sales (PTB), anunciou hoje uma grande conquista na área de Segurança: a cidade obteve em 2021 o menor índice de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) de toda a série histórica desde 2004. Segundo os dados oficiais do Governo do Estado, pelo indicador, o município ipojucano registrou 36 mortes violentas no ano passado, representando uma redução de 33% na comparação com 2020, quando foram contabilizados 54 homicídios. 

Além disso, outro bom resultado foi o de Crimes Contra o Patrimônio (CVP). Em 2017 foram registrados 717 crimes. Em 2021, o número caiu para 187 registros, o melhor índice da cidade desde 2010.

De acordo com a prefeita Célia Sales, a curva decrescente de CVLI, iniciada de 2017 para 2018, no início da sua primeira gestão, se deve ao compromisso assumido com o município de investimentos na área de segurança pública. “Em 2017, primeiro ano da nossa gestão, o número de homicídios foi de 139 e agora reduzimos para 36. Isto é o resultado de diversas ações e investimento ao longo dos anos para permitir que a população se sentisse mais segura”,  disse.

Na ocasião, a gestora promoveu a entrega simbólica dos novos fardamentos para as equipes de Segurança Pública do Ipojuca, certificou os agentes que participaram do treinamento da nova tecnologia de spray não letal e formalizou a ampliação das câmaras de videomonitoramento que passaram de 40 para 129, reforçando as áreas monitoradas em todos os distritos.

O secretário de Defesa Social do Ipojuca, Osvaldo Morais, salientou que o trabalho do dia a dia  envolve 25 viaturas da Guarda Municipal, entre motos e carros, o que representa um grande diferencial na transmissão de segurança por parte da população, principalmente no que concerne aos crimes contra o patrimônio. “Os agentes na rua, somado ao monitoramento virtual, representa uma rede de segurança para o cidadão, que se estabelece como um modelo preconizado como um dos mais modernos, e Ipojuca está dentro dele”, pontuou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Pousada da Paixão

20/01


2022

Em Garanhuns, Levanta Pernambuco volta a se reunir

O movimento Levanta Pernambuco, que inclui PSDB, PL, PSC e Cidadania, volta a debater os problemas do Estado e possíveis soluções amanhã (21), a partir das 19h. O primeiro encontro de 2022 será realizado na Associação Garanhuense de Atletismo (AGA), no bairro Heliópolis, em Garanhuns, Agreste do Estado.

Participam do evento: os presidentes estaduais do PSDB, Raquel Lyra; do PL, Anderson Ferreira; e do Cidadania, Daniel Coelho; o deputado federal Fernando Rodolfo (PL); o deputado estadual Álvaro Porto (PTB); o ex-senador Armando Monteiro (PSDB); os ex-prefeitos Izaías Régis (Garanhuns), Débora Almeida (São Bento do Una) e Rossine Blesmany (Lajedo), além de lideranças de toda a região.

O encontro será limitado a 300 pessoas e exigirá comprovação do esquema vacinal completo contra a Covid-19 na entrada. Desde outubro passado, quando foi iniciado, o Movimento Levanta Pernambuco já percorreu as regiões da Mata Sul e Norte, do Agreste Setentrional e Central, do Sertão Central, de Itaparica e do Araripe, além da RMR.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/01


2022

Antonio anuncia R$ 1 mi para Assistência Social de Xexéu

O deputado estadual Antonio Coelho (DEM) anunciou, hoje, um importante reforço para o caixa do município de Xexéu, na Mata Sul pernambucana. Em visita para participar das celebrações em homenagem a São Sebastião, padroeiro da cidade, assegurou a destinação de R$ 1 milhão para a assistência social do município.

O parlamentar garantiu ao prefeito Thiago de Miel (PSC) que o dinheiro estará disponível em breve a fim de que possa ser investido na melhoria da qualidade de vida da população em situação de vulnerabilidade social.

“O dinheiro já foi empenhado e, dentro de pouco tempo, estará disponível nos cofres da Prefeitura de Xexéu e à disposição do nosso prefeito Thiago para que ele possa fazer diversas ações e ajudar justamente aqueles que mais necessitam e vêm enfrentando muitas dificuldades”, destacou o líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Antonio assinalou que os recursos são resultantes de uma articulação do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) junto ao Ministério da Cidadania. Durante a missa solene em homenagem a São Sebastião, o deputado ressaltou a fé e a solidariedade do santo padroeiro bem como a sua dedicação no combate à fome.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
Publicidade

Publicidade

Publicidade

TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Opinião

Publicidade
Apoiadores
Parceiros