Jaboatão vai conquistar você

12/01


2022

A mulher não está sozinha, diz Clodoaldo

Sensível a luta em defesa das mulheres e para acabar com a violência praticada contra o gênero, o deputado Clodoaldo Magalhães conseguiu promulgar mais uma lei de sua autoria. O texto estabelece princípios a serem observados pelo governo estadual na execução de políticas públicas relacionadas com o enfrentamento dos crimes de violência contra a mulher.

A ideia é garantir, por meio desta lei, que todos os casos sejam divulgados pelo estado, desde que haja a concordância da vítima e que não a exponha. “A mulher precisa autorizar essa publicidade e os seus dados pessoais devem ser preservados”, esclarece o parlamentar.

Ainda de acordo com a lei promulgada este mês, a investigação do caso deve ser integrada com o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública. E deve garantir à vítima segurança pública, assistência social, jurídica, saúde, educação, trabalho e habitação.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Caruaru - Jan 2022

12/01


2022

Lambança no caso Beatriz

Por Cláudio Soares*

A confissão do suposto acusado e o exame de DNA não são suficientes para apontar o verdadeiro culpado. É preciso demonstrar outras evidências que corroborem e confirmem os autores do crime. É peremptório demonstrar também a motivação do crime. É absolutamente distinto este caso.

E a direção do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, onde Beatriz foi morta? No mínimo, poderia ter sido omissa. Por que a cena do crime foi adulterada e as filmagens apagadas? Quando as autoridades policiais não chegam a um consenso, vislumbram-se as lambanças de sempre.

Passaram-se seis anos sem a elucidação do caso. Houve uma verdadeira profanação em matéria de coleta de provas no local do crime, imagens de câmeras apagadas e depois, supostamente, recuperadas. Um perito que teria se corrompido e maquiado um falso laudo foi demitido. Uma investigação policial que trocou de delegado seis vezes.

Em fevereiro de 2016, o primeiro delegado responsável pelas investigações, Marceone Ferreira, disse que não descartava a participação de mais de uma pessoa no crime. Pessoas investigadas sem o mínimo de critério técnico ou jurídico. Este caso está uma verdadeira desordem e teratológica policial. Ninguém apresentou provas robustas e elementos convincentes.

E este ano, coincidentemente período eleitoral, se finaliza numa versão estranha: comparação de material genético e uma suposta confissão. Eu fico me perguntando: como ocorreu a logística para essa esquisita confissão? Por que o suspeito resolveu confessar somente agora? Quem acompanhou essa duvidosa confissão? É espantosa a mudança de delegados no referido caso.

Em março de 2020, a investigação da morte de Beatriz Angélica já havia mudado de comando pela quarta vez. A delegada Polyanna Néry deixou o caso, no dia 16 de março daquele ano. O caso seguiu sendo investigado pelos delegados Isabella Cabral Fonseca Pessoa e João Leonardo Freire Cavalcanti. O crime completou seis anos, em 2022.

Eu, na minha ótica criminalista, não acredito ainda nesta investigação nem na propositura das provas, muito menos na confissão.

*Advogado e jornalista


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cabo - Pavimentação e Drenagem

12/01


2022

Bolsonaro critica Barroso e Moraes: Quem pensam que são?

O presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou, hoje, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso. Afirmou que os ministros são “defensores de Lula”.

“Quem é que esses dois pensam que são? Quem eles pensam que são? Que vão tomar medidas drásticas dessa forma, ameaçando, cassando liberdades democráticas nossas, a liberdade de expressão? Por que eles não querem assim? Porque eles têm um candidato. Os dois, nós sabemos, são defensores do Lula. Querem o Lula presidente”, disse Bolsonaro em entrevista nesta manhã para a Gazeta Brasil, de São Paulo.

O chefe do Executivo afirmou que Moraes “joga fora da Constituição” por defender a cassação do registro de quem difundir desinformação contra adversários durante eleições. “Isso é jogar fora das 4 linhas [da Constituição]”, disse o presidente.

Bolsonaro criticou artigo escrito por Barroso em que defendeu a regulamentação das redes sociais. O presidente do TSE (Superior Tribunal Eleitoral) disse no texto que a ascensão das mídias sociais permitiu o aparecimento de “verdadeiras milícias digitais” e “terroristas verbais que disseminam o ódio”. Questionado sobre a posição de Barroso, o presidente disse que o ministro entende de “terrorismo”.

“Não se pode falar em terrorismo digital, que terrorismo é esse? É o que ele acha que é? Quem são esses checadores das fake news pelo Brasil? (…) Essa medida do Barroso ao falar isso de ‘terroristas’ isso não cola. É um desespero. Não posso acusar você de um crime sem o mínimo de indícios”, disse.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Joao

Só no Brasil mesmo, o cara está defendendo o uso de mentiras sobre os adversários políticos, bem como as milícias digitasi. Seria cômico, se isso não fosse dito por um Presidente da República. Esse cara pensa que os eleitores são gado.


Petrolina Dezembro 2021

12/01


2022

Polícia detalha investigação do caso Beatriz

Do portal FolhaPE

Em coletiva de imprensa realizada, há pouco, no auditório da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), foi detalhada a investigação que culminou na identificação de Marcelo da Silva, de 40 anos, assassino de Beatriz Angélica Mota. Segundo a SDS, ele já está preso, por conta de um crime de estupro de vulnerável.

A criança de sete anos foi encontrada morta dentro do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Petrolina, no Sertão do Estado, em 10 de dezembro de 2015. A menina foi alvo de 10 golpes de faca (e não 42, como havia sido divulgado depois do crime; a correção foi feita na coletiva) dentro de um depósito de material esportivo da escola.

"Agradecemos a todos os policiais civis e da científica que se dedicaram nesses seis anos, sem medir esforços para fazer todas as perícias e análises possíveis. Graças a isso, chegamos, com provas técnicas e científicas, ao autor do crime bárbaro", disse o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire.

"Com essa indicação cabal, procedemos a outras diligências. O suspeito indicado foi devidamente interrogado, confessando a prática do homicídio de Beatriz. Ele, inclusive, apresentou a narrativa temporal que coube perfeitamente ao que vinha sendo investigado. Vários exames complementares de confirmação foram feitos até chegar ao laudo final. A Força Tarefa permanece trabalhando para compilar tudo que é necessário para ser encaminhado ao Ministério Público", detalhou.

"O acusado queria dinheiro para fugir da cidade. Pela narrativa, ele disse que fez aquilo porque 'foi a pessoa que encontrou'. Pelo susto dela, ele disse que decidiu silenciá-la com as facadas", explicou o secretário.

Motivação

Também foi detalhada a suposta motivação para o crime. "Temos a motivação alegada. Que, ao ter contato do assassino com a vítima, ela teria se desesperado e, por isso, foi silenciada a golpes de faca. Motivação que se coaduna com o trabalho científico e técnico. As imagens foram recuperadas em 100%. Não há como macular a investigação. Muito se especulou sobre uma atuação intencional de prejudicar a investigação. Isso não aconteceu. Se houve uma ação ilegal do ponto de vista administrativo, isso foi analisado, mas não houve fraude do ponto de vista criminal. Reafirmo: o trabalho foi sério, chegando a uma prova de DNA que proporcionou o interrogatório e uma confissão", explicou Freire.

"O trabalho de refino da amostra (de DNA) permitiu a inclusão no banco de perfis genéticos, com as comparações. Tivemos um incremento recente de profissionais especializados, além de equipamentos. O perfil do acusado foi inserido no banco em 2019, após o trabalho de mapeamento de pessoas presas. Houve um primeiro indicativo (genético) em 2021. Depois disso, foi feita uma nova coleta dos materiais dele, na semana passada, para ter a certeza do "match", do confronto positivo dos dados", explicou Humberto.

O secretário informou, ainda, que o acusado já estava preso por um crime prévio. "Atendemos os familiares da vítima e apresentamos as informações disponíveis. O acusado já se encontra preso por conta de um crime de estupro de vulnerável", completou o secretário. Foi detalhado, ainda, que o acusado tem histórico de crimes sexuais. Ele foi preso por isso em 2017. Mesmo com esse histórico, foi ressaltado, durante a coletiva, que não há indício que ele tentou crime sexual contra a vítima.

Sobre a quantidade de facadas, o secretário explicou a mudança (de 42 para 10). "Temos um laudo que indica 10 perfurações a faca. Antes, se falava do número de fotografias. O acusado alegou que fez isso (número de facadas) porque só ia parar até silenciar a vítima", disse.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


12/01


2022

Bolsonaro: Ômicron é “bem-vinda” no Brasil

Sem citar dados ou nomes, o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que a nova variante Ômicron, da Covid-19, “não tem matado ninguém” e que ela é “bem-vinda” no Brasil, “segundo pessoas estudiosas”. O comentário foi feito pelo chefe do Executivo federal enquanto concedia entrevista à Gazeta Brasil, na manhã de hoje.

Bolsonaro ainda minimizou a primeira morte por Ômicron registrada no Brasil. De acordo com ele, o homem que morreu pela variante em Goiás “já tinha problemas seríssimos, em especial nos pulmões”.

“A Ômicron não tem matado ninguém. O que morreu aqui em Goiás não foi de Ômicron… Com Ômicron… Na verdade, ele foi com Ômicron, e não de Ômicron. Ele já tinha problemas seríssimos, em especial nos pulmões. E acabou falecendo”, justificou Bolsonaro.

A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia, município da região metropolitana da capital goiana, confirmou, na última quinta-feira (6/1), o primeiro óbito pela nova variante do coronavírus. O registro foi feito por meio de sequenciamento genômico e, segundo a pasta, foi o primeiro do Brasil.

A vítima da doença foi um homem de 68 anos, portador de doença pulmonar obstrutiva crônica e hipertensão arterial. Ele estava internado em uma unidade hospitalar. O paciente era contactante de um caso que a pasta já havia confirmado como infecção pela variante. O homem estava vacinado com três doses.

“A Ômicron, que já espalhou pelo mundo todo, como as próprias pessoas que entendem de verdade dizem, deve ter uma capacidade de se divulgar, de se difundir muito grande, mas de letalidade muito pequena. Dizem até que seria um vírus vacinal. Deveria até, segundo algumas pessoas estudiosas sérias e não vinculadas a farmacêuticas, né, dizem que a Ômicron é bem-vinda e pode, sim, sinalizar o fim da pandemia”, declarou Bolsonaro.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Arcoverde janeiro 2022

12/01


2022

Cachoeiras de Bonito, as 7 maravilhas de Pernambuco

Há três dias em Bonito, a 140 km do Recife, no Agreste Setentrional, já me apaixonei pela cidade e seu povo. Ontem, fiz a agenda das cachoeiras, que foram escolhidas como uma das sete maravilhas de Pernambuco. Ao chegar em Bonito, comece o roteiro das cachoeiras por Véu da noiva. É lá que se pode fazer de tudo, desde um banho em águas que formam uma piscina até uma aventura de esporte radical, como rapel e tirolesa.

No entorno da cachoeira tem restaurante, banheiro com chuveiro e estacionamento. A piscina natural é o poço Dantas, água represada, formando um pequeno para um mergulho tranquilo. O acesso a cachoeira é por trilha. É recomendável usar roupas leves e com proteção UV, bastante protetor solar, calçados como tênis ou de borracha antiderrapante e repelente.

A cachoeira Véu da Noiva tem 37 metros de altura e é bastante conhecida por ser o lugar preferido para atividades radicais como Rapel, que é feito com bastante segurança, instrutores bem experientes. Para quem gosta de aventuras, o rapel é incrível, adrenalina a mil e ainda é uma grande oportunidade de ver o visual da região por um ângulo mais que privilegiado. Após a descida com o rapel a trilha para subir era bastante complicada, hoje fizeram uma escadaria em cimento que facilitou muito a subida.

A Cachoeira Véu da Noiva é tão bonita e o lugar é tão maravilhoso que dá vontade de descer várias vezes com o rapel. Depois de fazer o rapel a dica é descer de tirolesa, com 300 metros de extensão e 70 metros de altura. Meu filho Magno Filho e Maria Beatriz, filha de minha Nayla, fizeram e adoraram.

O custo para fazer o rapel é de R$ 40 por pessoa e a tirolesa fica por R$35. Todos os equipamentos de segurança estão incluídos, como sapatos de borracha antiderrapantes e luvas. A tirolesa leva a quem arrisca para o outro lado da região e a vista para a cachoeira véu da noiva fica mais linda ainda. Depois da tirolesa, o passeio até a Cachoeira de Barra Azul.

A trilha para lá é tranquila, pode-se chegar de carro também, porém é bom que seja um carro mais alto ou com tração, pois as subidas são complicadas. A Cachoeira Barra Azul tem 30 metros de altura e por estar dentro de uma propriedade particular a taxa de visitação é de R$ 5 por pessoa. A cachoeira tem um poço bem legal para banho e é possível acampar nos arredores dela. É preciso ter cuidado com as pedras, que são escorregadias e não ultrapassar a área das placas de advertência.

Depois da Barra Azul, conhecemos as cachoeiras da Gruta e da Pedra redonda. O acesso também custa R$ 5 por pessoa para visitar as cachoeiras. A trilha pode ser um pouco escorregadia, mas conhecer a cachoeira da Pedra redonda compensa qualquer perrengue. É boa para banho, suas águas são geladas e revigorantes. A Cachoeira da Gruta fica um pouco antes da Pedra Redonda, porém não é muito boa para banho por ter muitas pedras. Se der tempo passe nela apenas para admirar a beleza.

Na Cachoeira da Pedra redonda é uma pedra redonda enorme, que parece que ficou presa no lugar e a água desce no entorno dela. A vegetação tomou conta da parte superior da pedra deixando o lugar ainda mais bonito. Na propriedade que administra a Cachoeira da Pedra Redonda tem área de camping e restaurante.

Depois da Cachoeira da Pedra Redonda a trilha de volta é bem pesada para o topo da Cachoeira do Véu da Noiva. A trilha é pesada pela inclinação não pela dificuldade de ter pedras ou precipícios, mas por cansar bastante a subida. Outra opção é voltar pela trilha de acesso a Cachoeira Véu da Noiva que fica logo ao lado da entrada da Cachoeira da Pedra Redonda e admirar mais uma vez a sua beleza e grandeza.

O Camping do mágico é uma área privativa, com banheiros, restaurante e piscina. Uma corredeira passa pelo camping com a opção de acampar nas margens do rio. Uma delícia de lugar! Além de usufruir da área do camping, é possível fazer atividades esportivas, como arvorismo e tirolesa.

Para acessar a área do camping do mágico é cobrado o day use de R$ 10 por pessoa. O local tem estacionamento privativo e lá é possível também alugar as barracas para seu camping. O arvorismo + tirolesa custam R$ 35 por pessoa. Se você quiser fazer apenas a tirolesa custa R$ 15 por pessoa.

O almoço do roteiro acontece no restaurante do Camping do Mágico, a comida é gostosa e com um preço bom. Como o camping do mágico tem estrutura de banheiros. De todas as cachoeiras de Bonito, entretanto, a Paraíso é uma das mais recomendadas para banho e também a melhor opção para crianças e idosos.

A cachoeira é de fácil acesso, tem várias quedas d’águas e prainhas que a tornam perfeita para o banho e para deixar a criançada se divertir. No local há um restaurante para quem quiser passar o dia se divertindo. Estivemos, por fim, no Bonito Ecoparque, espaço para quem gosta de aventura. No local há cachoeira, mas as principais atrações são o rapel, o arvorismo, a tirolesa e a escalada. É cobrada uma taxa para quem quiser passar o dia ali desfrutando de toda a estrutura, que conta também com piscina, restaurante e parquinho para as crianças. Se você quiser, também pode se hospedar ou acampar.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

12/01


2022

A esperança para mudar e construir os sonhos de Pernambuco

Por Miguel Coelho*

Nós ajudamos Pernambuco a crescer quando o nosso Estado mais precisou. Construímos um sonho grande e ele virou realidade com a garra, com a força, com a energia transformadora dos trabalhadores e das trabalhadoras da nossa terra. A gente se reencontrou com a vocação pernambucana de grandeza, reassumimos a liderança no Nordeste, voltamos a ter orgulho de quem somos, do Leão do Norte, da força que Pernambuco sabe que tem, voltamos a sorrir, a acreditar, a ter inspiração para fazer diferente e a vida melhorar.

Mas nos últimos oito anos se estabeleceu no Estado um governo acomodado, pouco ativo e tímido, que paralisa a nossa economia. Uma gestão marcada pelo marasmo, pela preguiça e pela falta de liderança para ir à luta e fazer com que voltemos a crescer. Um governo que desistiu de agir, que se rendeu às dificuldades porque não sabe enfrentá-las. Que desistiu de lutar para que Pernambuco recupere a sua autoestima, a sua altivez e não continue como está: campeão em desemprego, em pobreza, em desestímulo aos negócios, no desabastecimento de água, na falta de segurança e do medo.

Nós temos um Estado tão rico, tão grande, temos um povo tão obstinado e determinado a trabalhar e a persistir em seus sonhos, e mesmo assim está do jeito que está. Mas nós, eu, você, os homens e as mulheres de todas as regiões, sabemos que tem algo errado que precisa mudar neste ano. Nós não vamos desistir de ver Pernambuco gerar de novo oportunidades para todos. As pessoas querem e sabem trabalhar, se tiverem as oportunidades, como no passado já houve.

A gente cansou de juntar frustração, quer mesmo é juntar sonhos, ter brilho nos olhos e garra para realizá-los. Não é qualquer dificuldade que pode paralisar Pernambuco. Se o Brasil vai mal, temos vários exemplos de Estados e de municípios que se superaram porque souberam fazer o que precisa ser feito e até o que nunca foi feito. Se na minha terra, Petrolina, batemos recorde de geração de empregos, de acordo com o IBGE, e somos a melhor cidade para se viver no Nordeste, segundo estudo da Macroplan divulgado nacionalmente pela Revista Exame, Pernambuco também pode. Pernambuco não precisa ter as piores estradas do Brasil, conforme a Confederação Nacional dos Transportes. Nem apresentar resultados tão ruins em relação aos demais Estados do Nordeste na saúde, na educação, na geração de Negócios.

Todos sabemos que é possível e é preciso fazer diferente. Basta darmos o primeiro passo, reconhecendo que está na hora de mudar, de inovar, de renovar. Fizemos lá atrás, ao trazer refinaria, montadora, estaleiro, Hemobras, fábricas, comércio, empregos e atividade econômica. Vamos fazer de novo, com olhar para o futuro, com ousadia, sensibilidade e, acima de tudo, esperança, que é a verdadeira força de toda e qualquer mudança.

*Prefeito de Petrolina e pré-candidato ao Governo de Pernambuco


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Joao

Com apoio e apoiando um acéfalo, não é sonho candidato, mas pesadelo!


SESC - Férias de Janeiro

12/01


2022

Mãe da menina Beatriz é impedida de acompanhar coletiva

Do JC Online

Lucinha Mota, a mãe da menina Beatriz, morta com 42 facadas dentro de uma escola particular em Petrolina, no Sertão do Estado, teve o acesso negado à coletiva de imprensa convocada pela Secretaria de Defesa Social para apresentar os detalhes sobre a identificação do suposto assassino de sua filha. De acordo com informações preliminares, Lucinha quis acompanhar a apresentação dos detalhes junto com a imprensa, o que não a foi permitido. Após exigir a liberação da entrada, a mulher foi liberada para adentrar o prédio da SDS, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife.

"Eu vou entrar. Pode ter certeza de que vou entrar. Vocês não estão lidando com nenhum animal, nenhum cachorro, não. São seis anos aguardando resposta e soube através da imprensa", disse revoltada a mãe da menina.

Lucinha não foi convidada para acompanhar a coletiva tampouco recebeu informações do Estado e investigadores acerca da confirmação, dada ontem, da identificação do suposto assassino de sua filha.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bandeirantes novembro 2021

12/01


2022

Pernambuco terá quatro escolas Cívico-Militares

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na última segunda-feira, a lista com os estados e municípios contemplados pelo Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), para o ano de 2022. Pernambuco foi contemplado com quatro unidades educacionais, nos municípios de Bezerros, Petrolina, Jaboatão dos Guararapes e Altinho.

O Pecim disponibilizou para este ano 89 vagas, conforme Portaria MEC n° 925, antecipando a meta prevista para o programa que era implantar, até 2023, 216 Escolas Cívico-Militares (Ecim) em todo país.

Os entes federativos que foram contemplados deverão atender as condições técnicas necessárias para a implantação do Pecim. O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma parceria entre o MEC e o Ministério da Defesa, direcionado para escolas com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e com alunos em situação de vulnerabilidade social. O Pecim está presente em 25 estados e no Distrito Federal, atendendo aproximadamente 85 mil alunos.

Clique aqui e confira a lista completa de Estados contemplados.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Pousada da Paixão

12/01


2022

No Sextou, a musicalidade de Lampião

Você sabia que Lampião tinha uma veia poética e chegou a compor músicas, inclusive uma retratando a sua bravura? Vai tomar conhecimento disso e conhecer muitas outras canções que embalaram as noites alegres do Rei do Cangaço com sua Maria Bonita e seu bando no Sextou da próxima sexta-feira. O retrato vivo desse lado desconhecido de Lampião será desvendado pelo historiador Frederico Pernambucano de Melo, a maior autoridade brasileira na história do Cangaço.

Frederico Pernambucano de Melo nasceu no Recife, é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Recife. Sua especialização profissional abrange, além do Direito, Administração de Assuntos Culturais. Em 1988, foi eleito para a Academia Pernambucana de Letras (APL).

É membro do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano. Foi procurador federal no Recife e, de 1972 a 1987, integrou a equipe do sociólogo Gilberto Freyre na Fundação Joaquim Nabuco, que o reconhecia, já em 1984, como “mestre dos mestres em assuntos de cangaço”.

Dentre outros livros, é autor de Guerreiros do Sol – violência e banditismo no Nordeste do Brasil (A Girafa), Estrelas de couro – a estética do cangaço (Escrituras) e A guerra total de Canudos (Escrituras). No Sextou, ele vai abordar a faceta musical de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, que para alguns foi herói, mas para outros nunca passou de um grande bandido.

Transmitido pela Rede Nordeste de Rádio para mais de 40 emissoras em Pernambuco, Alagoas e Bahia, o Sextou do Frente a Frente começa às 18 horas, tendo como cabeça de rede a Nova FM 98,7, no Recife. Se você deseja ouvir pela internet, clique no botão Rádio acima ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na play store.

Clique no link e ouça a canção Minha vida, de autoria de Lampião

Imperdível!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


12/01


2022

Governo de PE gasta R$ 779 mil com hospedagem em Noronha

Por Houldine Nascimento, repórter do Blog

A Autarquia Territorial de Fernando de Noronha, subordinada ao Governo de Pernambuco, gastou R$ 779,8 mil ao contratar duas pousadas para a prestação de serviços de hospedagem. A  pousada Colina dos Ventos obteve R$ 485.164,47, enquanto a Paraíso do Atlântico recebeu R$ 294.697,01 dos cofres públicos.

Sem licitação, as contratações ocorreram após um parecer da assessoria jurídica da ilha. O responsável pela autorização foi o diretor administrativo financeiro de Noronha, Césio Costa Rodrigues dos Santos, conforme consta no Diário Oficial do Estado no último dia 21.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


12/01


2022

Coluna da quarta-feira

A dor de Lucinha e Sandro

Por Houldine Nascimento – interino

Os pais da menina Beatriz Angélica, Lúcia Mota e Sandro Romilton, anunciaram que estarão na entrevista coletiva que ocorre hoje, às 9h, no auditório da Secretaria de Defesa Social (SDS), no Recife. A garota foi assassinada em 10 de dezembro de 2015 dentro de uma escola particular em Petrolina, no Sertão pernambucano. Desde então, o crime seguiu sem uma resolução.

Em uma live realizada na noite de ontem, Lucinha revelou que soube pela imprensa que a força tarefa responsável pelas investigações identificou o assassino. De acordo com ela, não houve uma procura do Governo do Estado. "Fomos pegos de surpresa. Eu acho desumano por parte da Polícia fazer algo nesse sentido e não nos comunicar. São quatro delegados que estão no inquérito e um não podia parar para me ligar?", questionou.

O possível desfecho do caso Beatriz chega quase duas semanas depois de o governador Paulo Câmara (PSB) aceitar o pedido da família para federalizar as investigações. Para isso, Lucinha e Sandro caminharam mais de 700 km de Petrolina até o Recife em um ato que comoveu diversos pernambucanos nas cidades por onde passaram. Uma jornada que teve início em 5 de dezembro e foi concluída no último dia 28.

"Eu tenho certeza de que amanhã a gente vai saber o que está acontecendo. Se essa pessoa que foi presa é o assassino de Beatriz. Eu oro todos os dias para a gente chegar até ele. Peço a Deus que se confirme e tudo isso acabe", desabafou Lucinha.

Segundo apuração da TV Globo, que teve acesso ao laudo final do caso, o assassino se chama Marcelo da Silva e está preso em Salgueiro, no Sertão do Estado. Por meio de nota, a SDS disse que o suspeito está detido por outros delitos e confessou o crime.

"A identificação do suspeito se deu por meio de análises do banco de perfis genéticos do Instituto de Genética Forense Eduardo Campos, que identificou o DNA recolhido na faca utilizada no crime. Em confrontação de perfis genéticos do banco, chegou-se ao DNA do suspeito", traz um trecho do comunicado.

Esclarecimentos – Representantes da Polícia Civil, Polícia Científica e Ministério Público de Pernambuco prometem detalhar como chegaram ao assassino da menina Beatriz na coletiva desta quarta-feira (12). Na nota de ontem, a SDS afirmou que a força tarefa “foi mantida mobilizada até a elucidação deste crime” por determinação de Paulo Câmara. “A equipe revisitou todo o inquérito e realizou novas diligências”, completou.

Pressão sobre Paulo – Dezembro de 2021 foi difícil para o governador Paulo Câmara, que teve de lidar com a pressão da família de Beatriz para que houvesse a federalização das investigações. Se levada adiante, atestaria a incompetência do Governo para todo o Brasil, já que não conseguiu elucidar o caso por mais de seis anos. As denúncias de violência doméstica contra o então secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, também deixaram o gestor em uma situação desconfortável.

Nem Freud explica – O senador Humberto Costa (PT) vem expondo na imprensa o seu desejo de concorrer ao Governo de Pernambuco, mas de um jeito esquisito: só é candidato se for dentro da Frente Popular, grupo político chefiado pelo PSB e de que os petistas oficialmente não fazem parte. A presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann, foi mobilizada para endossar o nome de Humberto em veículos nacionais. O parlamentar também defende que Paulo Câmara concorra ao Senado. Assim, o caminho ficaria livre para o PT.

Eventos se recolhem – Com o novo protocolo de enfrentamento à Covid-19 e ao surto de Influenza A em Pernambuco, diversos eventos anunciaram a suspensão. Foi o caso do Olinda Beer, uma das maiores prévias carnavalescas do Estado. Em comunicado, os organizadores afirmam que a realização “se tornou inviável”. A festividade estava prevista para ocorrer no dia 20 de fevereiro.

Movimentações – Dois dos pré-candidatos de oposição fizeram movimentações fora do Estado nos últimos dias. O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), se reuniu com o presidente da Petrobras, general Silva e Luna, na última segunda (10). A justificativa foi a de avaliar o plano de investimentos para a conclusão da Refinaria Abreu e Lima, que promete gerar até 10 mil empregos. Já o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (DEM), fez uma visita técnica ao governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), ontem, em Maceió.

CURTAS

DOAÇÃO – A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) doou 1 mil cestas básicas a Ilhéus, uma das cidades baianas atingidas pelas fortes chuvas no final do ano passado.

FILA ZERADA – O Ministério da Cidadania informa que zerou a fila do programa Auxílio Brasil ao incluir 3 milhões de famílias na folha de pagamento. Com isso, passa a atender 17,5 mi.

Perguntar não ofende: Por que o Governo de Pernambuco encontrou o assassino da menina Beatriz só depois de decidir federalizar o caso?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Joao

Já diz o ditado: antes tarde do que nunca. Por que o blogueiro não pergunta aos lambe-botas do acéfalo em PE, principalmente aquele que se diz candidato ao governo com apoio do bozolóide, por quê ele é contra a vacina para crianças e se este é também?



11/01


2022

Jogos e eventos devem exigir teste de Covid-19

Jogos de futebol e eventos sociais, como casamentos e formaturas, deverão exigir teste negativo de Covid-19 e "passaporte da vacina" para a entrada do público, se este for maior que 300 pessoas, informou o governo de Pernambuco.

As medidas são as mesmas anunciadas ontem, devido à epidemia de Influenza A H3N2 e ao aumento de casos de infecção pelo novo coronavírus. As informações foram divulgadas pelos secretários estaduais de Saúde, André Longo, e de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, durante uma coletiva de imprensa realizada no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, hoje. As medidas entram em vigor a partir da sexta-feira.

A partir dessa data, tem início a cobrança do "passaporte da vacina" em bares, restaurantes e outros serviços de alimentação, onde as mesas podem ter, no máximo, 20 clientes. Isso inclui, por exemplo, lanchonetes nas praças de alimentação de shoppings.

Para pessoas de até 54 anos, é preciso estar imunizado com duas doses ou a vacina em dose única. Para quem tem mais de 55 anos, é necessário ter tomado a dose de reforço. Isso também vale para cinemas, museus e teatros.

Nos eventos, além do passaporte vacinal, será exigida a apresentação de teste negativo de Covid-19, sendo com 24 horas de antecedência para exames de antígeno e de 72 horas para exames de RT-PCR.

"Se assemelham aos eventos abertos os jogos de futebol. O Campeonato Pernambucano, que vai se iniciar agora no dia 22 de janeiro deverá cumprir a determinação prevista para ambientes abertos. Portanto, limite de 3 mil pessoas ou 50% da capacidade, exigindo passaporte vacinal e a exigência do teste negativo de antígeno ou PCR", declarou Rodrigo Novaes.

O número máximo de frequentadores será de 50% da capacidade do espaço, ou 3 mil pessoas, em locais abertos, e mil pessoas, em locais fechados. Até a vigência do novo decreto, vale no estado o limite de 7,5 mil pessoas em eventos.

Novaes afirmou que as regras devem ser seguidas até mesmo pelos eventos que já venderam ingressos para períodos posteriores ao novo decreto. "Existiam eventos já marcados para este final de semana, que já teriam vendido ingressos, anunciado, que acabarão por ser cancelados ou ajustados, adequados às novas determinações", disse.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha