Os bastidores do poder e da
política em primeira mão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Jaboatão - Cão Terapia
Brasil 22.05.2022 20:00

Rejeição menor que a de Doria favorece Tebet como melhor opção na 3ª via

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A escolha de Simone Tebet (MDB) para representar a chamada terceira via na eleição presidencial não se explica pela principal informação revelada nas pesquisas de intenção de voto. Com apenas 2% da preferência, a senadora empata, dentro da margem de erro, com o ex-governador João Doria (PSDB), que chegou a 4% no mais recente levantamento do Ipespe. Em vez da intenção de voto, a resposta que lhe favorece é outra: a rejeição mais baixa. Segundo o instituto, 37% não votariam de jeito nenhum em Simone. Já em relação ao tucano, esse porcentual sobe para 53%. As informações são do Estadão.

Mas não é só. Há ao menos mais dois fatores que beneficiam Simone na disputa direta com Doria. O primeiro diz respeito à obrigatoriedade de partidos investirem ao menos 30% dos recursos dos fundos partidário e eleitoral em candidaturas femininas. Com uma mulher disputando a Presidência, o MDB já dará um passo importante no cumprimento da cota, uma vez que campanhas presidenciais devem ter um teto de aproximadamente R$ 70 milhões só no primeiro turno – o partido receberá acima de R$ 417 milhões.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Petrolina - São João
Pernambuco 22.05.2022 19:30

Intensidade de chuvas amanhã vai de moderada a forte, alerta Apac

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A Agência Pernambucana de Água e Clima (APAC) emitiu, há pouco, aviso meteorológico com previsão de pancadas de chuvas de intensidade moderada a forte amanhã. O alerta é válido para a Região Metropolitana do Recife, Mata Norte e Mata Sul do Estado.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Gravata Coffee Festival
Brasil 22.05.2022 19:00

O que motivou jovens a tirarem o título de eleitor

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Contrariando o pensamento de que estariam desinteressados da política, os jovens se mobilizaram e, na reta final do prazo hábil para a votação de outubro, chegaram ao recorde de novos títulos de eleitor. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de dois milhões de brasileiros com 16, 17 e 18 anos se habilitaram para o primeiro pleito — número 47% superior ao de 2018, por exemplo. As informações são do O Globo.

Ouvidos pelo Globo, dez representantes desta faixa etária, de todas as regiões do país, explicaram o que impulsionou a busca pelo primeiro voto: a percepção de que educação e saúde pioraram, a preocupação com a alta de preços e a sensação de que é necessário se engajar na tentativa de ver as agendas prioritárias seguirem adiante — a massificação do uso de tecnologia, por exemplo — são alguns dos motores desse movimento.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Ipojuca - Maio 2022
Pernambuco 22.05.2022 18:30

Garanhuns tem novo roteiro cultural

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Já está aberto para visitação o mais novo espaço de comercialização e exposição de obras plásticas de Garanhuns, o Expo Lago. O local foi idealizado pelo professor e escritor Josevaldo Araújo em parceria com Mano Imóveis, proprietário da Reserva que abrigada o mais novo ponto turístico da Cidade das Flores, no Agreste pernambucano.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Caruaru - março 2022
Brasil 22.05.2022 18:00

Possivelmente sem Lula e Bolsonaro, debates começam em 6 de agosto

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Até o momento, 16 debates entre os candidatos à Presidência da República foram anunciados em 2022. Foram marcados 9 encontros para o 1º turno e outros 7 no 2º turno. Só o jornal Folha de S.Paulo e o portal UOL terão o debate transmitido exclusivamente pela internet. Todos os outros serão veiculados nas TVs e rádios. O pontapé será dado pela CNN em 6 de agosto. As informações são do Poder 360.

A última vez que a transmissão de um debate foi realizada em meio online foi em 2010, quando a Folha de S.Paulo e o UOL receberam em estúdio os então candidatos Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV).

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Cabo - Unidade de Saúde da Família
Brasil 22.05.2022 17:50

Alagoas tem nova representação no Senado a partir de terça

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Pela primeira vez, Alagoas terá dois suplentes assumindo simultaneamente as vagas de seus titulares no Senado Federal. O senador Rodrigo Cunha (União Brasil) já vai pedir licença para tratar de interesses particulares (de 121 dias no mínimo). O senador Renan Calheiros (MDB), também. No lugar deles, assumem a ex-prefeita de Ibateguara, Eudócia Caldas, e o empresário Rafael Tenório. A posse de Eudócia vai ocorrer na próxima terça, enquanto a de Rafael, na primeira semana de junho. As informações são do Blog do Edivaldo Júnior.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Arcoverde - São João 2022
Pernambuco 22.05.2022 17:45

Marília explica sua posição sobre aborto

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Com a pequena Bárbara nos braços, a pré-candidata do Solidariedade ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, postou sua indignação com a notícia de que seria a favor do aborto. "Sou contra o aborto", diz. O vídeo, que circula em grupos, reproduz uma fala dela favorável ao aborto. Mas, segundo afirma neste vídeo, foi editado de um contexto por adversários que começaram a reproduzir o mesmo jogo sujo da campanha no Recife, em 2020, quando disputou a Prefeitura do Recife.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Camaragibe - Maio 2022
Pernambuco 22.05.2022 17:30

Psol em pé de guerra

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Uma verdadeira troca de farpas tomou conta das redes sociais do presidente do Psol, Juliano Medeiros, e o pré-candidato a deputado federal pelo partido em Pernambuco, Marlos Porto. O fato aconteceu ontem, após o presidente da sigla, que já declarou seu apoio à candidatura do ex-presidente Lula, publicar elogios ao humorista Gregório Duvivier.

Segundo Medeiros, Duvivier saiu vitorioso da participação na live com o pré-candidato pelo PDT à presidência, Ciro Gomes, na última sexta. Ao ser questionado sobre o que motivou o comediante a sugerir que os apoiadores de Ciro deveriam migrar para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas urnas, a fim de “salvar a democracia”, Duvivier respondeu que só pediu para o pedetista retirar sua candidatura, e que “uma coisa não tem nada a ver com outra”.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Serra Talhada 2021
Pernambuco 22.05.2022 17:00

Direto do túnel do tempo

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O registro é de 22 de dezembro de 1985, dia em que o então Governador de Pernambuco, Roberto Magalhães, inaugurou, em Umãs, 3° Distrito de Salgueiro, a adutora que levou as águas do Velho Chico às cidades e distritos do Sertão Central. Na foto, discurso do ex-vereador João Nelson, responsável pelo pedido ao governo estadual pelo ramal. Se você tem uma foto histórica no seu baú e deseja vê-la postada neste quadro, envie agora pelo WhatsApp 81.9.8222-4888.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Belo Jardim 2 - Abril
Pernambuco 22.05.2022 16:30

Antonio Coelho mostra força política em Petrolina

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Lideranças de todo o estado se reuniram em Petrolina, ontem, para homenagear e parabenizar o deputado estadual Antonio Coelho pela passagem do seu aniversário.

O encontro, organizado pelo prefeito Simão Durando e amigos do parlamentar na Chácara Millenium, transformou-se num grande ato político, de agradecimento, prestação de contas, demonstração de prestígio, força e apoio à sua reeleição para a Assembleia Legislativa.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE São Lourenço da Mata
Brasil 22.05.2022 16:00

Bolsonaro diz que não vai taxar compras feitas com aplicativos

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, ontem, que não pretende assinar Medida Provisória (MP) para criar impostos para compras por aplicativos. A ausência dessas taxas favorece aplicativos de compras como Shoppe, AliExpress e Shein, por exemplo.

“Não assinarei nenhuma MP para taxar compras por aplicativos como Shopee, AliExpress, Shein, etc. como grande parte da mídia vem divulgando”, disse o presidente. “Para possíveis irregularidades nesse serviço, ou outros, a saída deve ser a fiscalização, não o aumento de impostos. Boa tarde a todos!”, completou o presidente.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Bandeirantes Maio 2022
Brasil 22.05.2022 15:00

Há 70 anos, a travessia de Guimarães Rosa pelas veredas fez brotar um grande sertão

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Em 19 de maio de 1952, um grupo de 18 boiadeiros saiu tocando o gado pelo interior de Minas Gerais. Travessia que levou 10 dias e consumiu 240 quilômetros. Levavam junto um senhor de quase 44 anos, quieto, mas curioso, anotando e perguntando tudo. Tanto que um dos líderes do grupo, Manuel Nardi, às vezes até se aborrecia. Mas valeria a pena. Desse inquieto vagar, anotar e perguntar, surgiria, quatro anos depois, o livro Grande Sertão: Veredas. E também Corpo de Baile. As informações são do Brasil 247.

O autor, João Guimarães Rosa, nascido em 1908 na pequenina Cordisburgo (MG), tinha se formado em Medicina, escrevia contos e poemas (ganhou um concurso em 1936 com a obra Magma, só publicada muito tempo depois) e virou cônsul após prestar concurso no Itamaraty. Estava na Alemanha quando o Brasil rompeu com o país europeu durante a 2ª Guerra Mundial. Chegou a ser preso. Já no pós-guerra, em 1946, publicou o livro de contos Sagarana.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Nord Hotels
Pernambuco 22.05.2022 14:45

Bolsonaristas se empolgam com Anderson em Petrolina

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Pré-candidato a governador de Pernambuco pelo PL, o ex-prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, caiu na graça do eleitor bolsonarista. Até em Petrolina, reduto até então sem pontuar nas pesquisas, devido ao favoritismo de Miguel Coelho, pré-candidato do União Brasil, Anderson cantou de galo. Foi carregado nos braços. Na maratona pelo Sertão, falou ontem em Petrolina para um auditório lotado. Explicou suas propostas para mudar Pernambuco e da gestão Bolsonaro, com destaque para as ações no Estado e no São Francisco, especialmente. A caravana "Simbora mudar Pernambuco" segue por todo domingo no São Francisco.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE SESC - Férias de Janeiro