Presidente da Compesa anuncia estação de tratamento para Bonito

O pré-candidato à Prefeitura de Bonito pelo MDB, Ademir Alves, esteve reunido, hoje, com o presidente da Compesa, Alex Campos, e foi informado sobre a liberação da obra de reforma da Estação de Tratamento de Água do distrito de Alto Bonito. Esta conquista é um desdobramento da visita técnica, realizada pelo mesmo, no último mês, na sede da Compesa, e solucionará o problema da falta de água da população local.

Toca Jabô

O lançamento da pré-candidatura de Madalena e Gilsinho à prefeita e vice-prefeito de Arcoverde, respectivamente, também marcou a confirmação do apoio dos ex-prefeitos Julião Guerra, Erivânia Camelo e Rosa Barros a pré-campanha da socialista. Os três estavam presentes no evento realizado na noite da sexta-feira, no Persone. Em seus discursos exaltaram a experiência de Madalena e a juventude de Gilsinho para recolocar Arcoverde no caminho certo.

“Madalena, o povo de Arcoverde clama pela sua volta. Nossa cidade precisa voltar a crescer, a ouvir o povo, a construir um futuro com justiça social, trabalho e seriedade. Você é a eterna prefeita dessa cidade e o povo saberá decidir na hora certa a sua volta à prefeitura. Esse é o começo de uma grande caminhada, uma caminhada que vai unir o povo de Arcoverde”, disse Julião Guerra.

Paulista - No ZAP

O ministro da Pesca, André de Paula, confirmou, há pouco, em Brasília, durante audiência em seu gabinete, sua presença na festa dos 18 anos do blog, marcada para o dia 23 de maio, a partir das 20 horas, no Mirante do Paço, no Recife Antigo. “Fui em todas as comemorações do seu blog e jamais poderia deixar de compartilhar este momento tão importante”, disse André.

Informei ao ministro que tudo está sendo organizado para ficar marcado como um dos maiores eventos institucionais do ano na área da comunicação. Disse que, para alegrar o ambiente, a grande atração será a Super Oara, do meu amigo Beto, hoje comandada pelo seu filho Elaque, artista de mão cheia.

No palco, subirão muitos artistas de renome para dar uma canjinha e homenagear o blog, entre eles Alcymar Monteiro, o rei do forró autêntico. Para trazer frevo, nosso ritmo mais efervescente, dois astros: André Rio e Almir Rouche. Também irão soltar a voz Josildo Sá, Irah Caldeira, João Lacerda, Daniel Bueno, Novinho da Paraíba, Cristina Amaral, Fabiana, a Pimentinha do Nordeste, e Walquiria Mendes.

Será uma festa de adesão!

Jaboatão - Toca Jabô

Menos de um mês após um micro-ônibus do sistema transporte complementar da rede municipal do Jaboatão dos Guararapes ter atropelado fiéis que participavam de uma procissão, no Domingo de Páscoa, no bairro de Marcos Freire, tragédia que resultou na morte de cinco pessoas, outro acidente envolvendo um veículo da frota foi registrado, na manhã de hoje. De acordo com relatos de passageiros, o automóvel teria “perdido os freios” enquanto tentava subir uma ladeira no Ibura e atropelado um grupo de motoqueiros ao descer de ré.

Ex-prefeito do município, Elias Gomes criticou o atual governo municipal, sob gestão do prefeito Mano Medeiros (PL), ao apontar omissão da prefeitura na fiscalização do transporte público. E disse ser necessário “mudar sistematicamente” as políticas para o setor a partir de um plano que preveja a renovação e organização da frota.

“É preciso assumir responsabilidades. Jaboatão amanheceu diante de uma nova quase tragédia anunciada, que por pouco não resultou em algo mais grave. Hoje a cidade se vê no mais completo isolamento político-administrativo, sem zeladoria. Estamos todos nos perguntando sobre o que falta para que a prefeitura promova as mudanças necessárias”, observou Elias.

Petrolina - Melhor cidade para viver 2024

O livro “Uma noite em Anhumas” é uma história da economia e sociedade canavieiro-açucareira de Alagoas e Pernambuco, no século vinte, contada por meio de fragmentos biográficos de familiares do autor (Maia Gomes, Maias, Gomes de Barros, Bahias, Pedrosas, Calheiros, Cardosos, Kuhns e outros) e de pessoas a eles ligadas que foram protagonistas na construção da referidas economia e sociedade.

O livro tem 624 páginas, existência independente, mas também pode ser lido como uma continuação de “O trem para Branquinha” (do mesmo autor, 564 páginas, 2018). A impressão de “Uma noite em Anhumas” terminou há poucos dias. O lançamento no Recife será feito na Mercearia Pará (Rua Olímpio Tavares, 110, Casa Amarela), às 19 horas, da próxima quinta-feira (25).

Ipojuca - Minha rua top

Por Juliana Albuquerque – repórter do Blog

Mesmo sem poder votar durante a sessão de hoje na Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, uma vez que estava na condição de suplente, o deputado Coronel Aberto Feitosa (PL) não deixou de participar do encontro. Marcado pela primeira vitória da categoria, o projeto teve o texto substitutivo proposto pela delegada Gleide Ângelo (PSB) aprovado por três votos a favor e dois contrários. Com isso, voltará a ser analisado, na próxima terça-feira, na Comissão de Constituição e Justiça da Alepe.

“Agora o cancão vai piar”, comemorou o deputado, ao usar a expressão que retrata que as coisas vão apertar. “Vamos lutar pelo que ė justo para categoria que todos os dias expõe a própria vida pela segurança pública dos pernambucanos. O que não dá é aceitar os reajustes propostos pelo Governo de 3,5% em 2025 e 3% em 2026 quando a previsão da inflação é de índices superiores a esses percentuais”, reforçou o parlamentar, que promete convocar toda a categoria para estar presente na próxima terça feira.

Pelo regimento interno, depois de ser apreciado e votado na Comissão de Constituição e Justiça, passará novamente pelas Comissões de Administração, de Finanças e de Segurança Pública para só depois disso, ir à votação em plenário.

Caruaru - Geracao de emprego

O pré-candidato a prefeito de Camaragibe pelo PL, Felipe Dantas, participou, no último domingo, no Rio de Janeiro, do ato em “Defesa da Democracia e pela Liberdade”, convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na ocasião, Felipe e Sidney Édipo (que é pré-candidato a vereador no Recife) acompanharam o deputado federal Coronel Meira (PL), tomaram café da manhã e presentearam Bolsonaro com uma camisa do Sport, horas antes do evento. “É uma honra representar Camaragibe e Pernambuco, ao entregar o manto do Sport para o nosso eterno presidente. Mais do que a camisa de um time, este gesto é o reconhecimento de que o Nordeste sempre teve papel de destaque no cenário nacional”, afirmou Felipe Dantas.

Camaragibe Agora é Led

Por Juliana Albuquerque – repórter do Blog

A instalação de três câmeras para monitorar o tráfego em uma das vias mais movimentadas e com maior número de sinistros de transito em Arcoverde, a PE-270, que liga a cidade aos municípios de Buíque, Tupanatinga e Itaíba, foi motivo de indignação de vereadores, ontem.

Em vez de parabenizar a iniciativa da autarquia de trânsito municipal, a Arcotrans, dirigida há cerca de oito meses por Vladimir Cavalcanti, terminou sendo motivo de ameaça em plena tribuna. Em vídeo da sessão de ontem, bastante exaltado, o vereador Eriberto do Sacolão ameaçou o diretor da Arcotrans, por conta do convênio firmado entre a autarquia de trânsito com o DER para monitoramento do local.

“O convênio firmado foi só para que a gente pudesse liberar o espaço que passa de uma via, uma via urbana e também monitorar a questão de acidente de trânsito, dando uma segurança maior para as pessoas. Não temos nem acesso às imagens, elas vão direto para a central do DER no Recife. Estamos pedindo a solicitação para acessar as imagens ao DER, não para notificar, não para autuar, mas sim para gente ver a questão de segurança pública naquela área”, explica o diretor da Arcotrans, ao justificar sua iniciativa, que não caberia nenhum posicionamento contrário justamente vindo de parlamentares.

O problema é que, conforme um dos vereadores citou durante a sessão, João Taxista, grande parte dos motoristas de Arcoverde sequer utilizam o cinto de segurança, infração gravíssima de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito. E, ao que tudo indica, para esses vereadores, a instalação das câmeras foi interpretada como uma afronta à impunidade praticada por legisladores municipais que deveriam salvaguardar o cumprimento da legislação.

Belo Jardim - Vivenciando Histórias

Candidato a prefeito nas eleições de 2020, Francisco Padilha desponta como forte nome para disputar, nas próximas eleições, a Prefeitura de Paulista. O futuro prefeiturável foi acolhido de braços abertos pelo PDT e promete uma campanha independente, focada no desejo de mudança da população.

“Por conhecer o melhor e o pior de cada gestão é que surge o meu desejo de ser a oportunidade que Paulista precisa para fazer diferente e reescrever a sua história”, afirma Padilha. A escolha pelo PDT, uma legenda de Centro, também foi abraçada desde o início. “Será uma campanha independente, sem padrinhos, sem radicalismos de Esquerda ou Direita. Estamos em busca do equilíbrio. O foco é o povo, a nossa cidade”, garantiu o pré-candidato.

Vitória Reconstrução da Praça

O Museu de Arte de Brasília (MAB) irá sediar, no próximo dia 20 de maio, às 17h, a cerimônia de entrega do Prêmio Engenho Mulher 2024. Organizado pela jornalista Kátia Cubel, da Engenho Comunicação, o Prêmio Engenho Mulher foi criado para valorizar a equidade de gênero, o empoderamento feminino e a contribuição da mulher à sociedade por meio do reconhecimento de mulheres que, profissionalmente, transformam o mundo ao seu redor.

Na primeira edição, em 2023, duas mulheres foram premiadas: a oncologista Ísis Magalhães, diretora do Hospital da Criança José Alencar, e a deputada Doutora Jane, que atuou como delegada da Polícia Civil no combate à violência de gênero.

“Desde 2004 realizamos o Prêmio Engenho de Comunicação – O Dia em que o Jornalista Vira Notícia, para fortalecer a liberdade de expressão, a transparência, a ética, a cidadania e a democracia. Em 2020, devido a tantos ataques que nós, mulheres, vínhamos sofrendo, decidi criar o Prêmio Engenho Mulher, para valorizar as transformações que tantas mulheres incríveis processam ao seu redor. Tivemos a primeira edição somente no ano passado. E, agora, já estamos trabalhando na segunda edição. Nesta edição, haverá até três vencedoras, a serem escolhidas por um júri notável de mulheres jornalistas”, afirmou Kátia.

Foi lançada ontem, em todas as plataformas digitais, uma música inédita da multiartista sertaneja Maria Dapaz. O single foi lançado pela gravadora Atração, de São Paulo. Intitulada “Tempo de Serenata”, a composição retrata uma época carregada de saudade, onde a interpretação de Dapaz prende o ouvinte desde as primeiras notas, revelando aos poucos algumas memórias da sua infância.

Maria Dapaz faleceu em 2018, deixando um extraordinário legado de composições inéditas gravadas por ela mesma, em formato voz e violão, que hoje, graças ao trabalho de pesquisa e resgate da produtora responsável pelo acervo, Jocelyne Aymon, em parceria com a gravadora Atração, se torna acessível ao grande público e aos fãs da cantora. Clique no link disponível e ouça a belíssima canção

Por Juliana Albuquerque – repórter do Blog

Estão abertas as inscrições para a primeira pós-graduação em Direito Eleitoral do Instituto dos Magistrados do Nordeste (IMN). Projetado para profissionais que buscam aprofundar seus conhecimentos nesse campo dinâmico e vital para a democracia, o programa oferece uma abordagem abrangente das complexidades legais que regem o processo eleitoral.

Com duração de um ano, as aulas têm início no dia 20 de maio, e ocorrem duas vezes por semana, nas segundas e quartas, no formato semipresencial, com aulas on-line (por videoconferência pelo Zoom), das 19h às 22h. Já as aulas presenciais, cujo dias serão definidos pela coordenação do curso, ocorrerão na sede do IMN, no Pina. 

Assim como ocorre em todos os cursos promovidos pelo IMN, o corpo docente é formado por especialistas de renome na área, a exemplo de Orson Lemos, diretor-geral do TRE-PE; Eratóstenes Gomes, servidor da Justiça Eleitoral há 30 anos e especialista em Direito Eleitoral pela Escola Superior de Advocacia – ESA; Marcos Carvalho de Andrade, servidor efetivo do TRE-PE desde julho de 1996; José Guerra, Doutor em Direito Eleitoral, entre outros especialistas com ampla trajetória de atuação na área eleitoral.

As inscrições podem sem feitas na sede do IMN (Av. Domingos Ferreira, 341, Pina), ou através do telefone (81) 3877.6523 ou pelo WhatsApp (81) 9.9211-0602, no horário comercial. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: [email protected].

Saiu, há pouco, da fantástica e criativa usina de ideias da RXZ, agência de publicidade do meu amigo Renê Bensoussan, a marca alusiva aos 18 anos deste blog. Eu, particularmente, gostei muito. Espero que esta também seja a impressão dos leitores e seguidores. Na sua moldagem, destaque para os profissionais Betinho Montenegro, Bernardo Brayner, Alexandre Mariz e Ivson Sampaio.

A RXZ é top!

Com relação a matéria postada, no último sábado, sobre um suposto “calote” de R$ 50 mil realizado pelo prefeito de Gravatá, Padre Joselito Gomes (Avante), e sua esposa, a primeira-dama Viviane Facundes, referente ao aluguel de uma casa, o casal solicitou ao Blog o seu direito de resposta, transcrito abaixo:

Em que pese ser público o processo movido pela proprietária, a matéria deixa claro que houve calote dos locadores na locatária, dando prejuízo da quantia acima referida.

É importante frisar que os fatos narrados incutem inverdades com o objetivo de recair maculas nas pessoas ora noticiantes, razão pela qual impõe seja restaurada a verdade dos fatos, mediante os esclarecimentos abaixo.

1. Vem informar que o imóvel alugado da proprietária Candice Padilo, foi entregue conforme os termos do contrato.

2. Ainda, que o imóvel fora entregue sem qualquer recusa pela proprietária, fato deixando claro que o imóvel encontrava-se em perfeitas condições ao receber aas mesmas.

3. Ainda, que após a entrega das chaves do referido imóvel, o mesmo fora alugado a terceiros.

5. Que de fato existe um processo em curso ajuizado este ano, ou seja, mais de ano após a saída dos inquilinos do imóvel. E que ainda não foram intimados a respeito, onde tomaram conhecimento do procedimento pela imprensa.

6. Ainda, que de fato o processo é público, mas é estranho chegar ao conhecimento da imprensa mesmo antes dos envolvidos.

8. Que como dito acima, não foram sequer intimados a respeito do referido procedimento jurídico, que irão demonstrar e provar que os fatos narrados pela autora não condizem com a verdade.

9. Frisando mais uma vez, que não houve oportunidade para que os mesmos façam a sua defesa no judiciário, assim, aguardando serem intimados para tanto.

Não se pode admitir que haja a disseminação de informações falsas e preconceituosas na mídia seja ela a qualquer nível.

Gravatá, 23 de abril de 2024

Assessoria jurídica do prefeito Padre Joselito e sua primeira-dama

Por Juliana Albuquerque – repórter do Blog

Por três votos a favor e dois contrários, com um voto de minerva surpreendente dado pelo presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Fabrízio Ferraz (SD), foi aprovado, há pouco, o projeto substituto da deputada Gleide Ângelo (PSB) ao texto original do Governo de Pernambuco que extingue, até 2026, o fim das faixas salariais da polícia e bombeiros militares.

Pelo substitutivo aprovado, o fim da Faixa A fica mantido para junho deste ano e o fim das demais faixas, antecipado para junho de 2025.

“Visto que ainda será votada a LOA de 2025, a antecipação do fim das faixas para 2025 dá a valorização que o policial e bombeiro militar tanto precisa, enquanto o Governo ganha tempo para se organizar. Orçamento para Segurança pública se tem, falta vontade política para fazer”, comentou Gleide durante a audiência.

Com a aprovação, o projeto, que iria ser votado, amanhã, no plenário da Alepe, voltará a ser analisado na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Alepe.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, denunciou a deputada federal Carla Zambeli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti Neto no âmbito da investigação da invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça. Zambelli foi denunciada como mandante do crime.

A denúncia é pela prática de 10 crimes:

·      7 crimes do artigo 154-A e par. 2 do CP (invasão de dispositivo informático);

·      3 crimes do artigo 299 do CP (falsidade ideológica), por terem inserido documentos ideologicamente falsos no sistema informático.

Procurada, a assessoria de imprensa da deputada e a defesa de Delgatti ainda não se manifestaram sobre a denúncia.

A invasão do site do CNJ, segundo investigação da Polícia Federal, aconteceu em novembro de 2022. Em 4 de janeiro de 2023, Delgatti inseriu documentos falsos no sistema do órgão, como um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), assinado pelo próprio magistrado.

O hacker disse à PF que Zambelli redigiu o falso mandado, o que ela nega. Delgatti também colocou no sistema uma falsa quebra de sigilo das contas bancárias do ministro.

Delgatti está preso desde agosto por causa da investigação do hackeamento do CNJ. Em depoimento à PF, ele confessou o crime e relatou a participação da deputada federal.

Por Juliana Albuquerque – repórter do Blog

Pacientes que integram o programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) de Parnamirim e usam a Casa de Apoio da Prefeitura, localizada em Santo Amaro, no Recife, correm o risco de perder esse suporte por conta de ação de despejo movida pela proprietária do espaço, por falta de pagamento.

Desde dezembro de 2017, o então prefeito de Parnamirim na época, Tácio Pontes, que consta como fiador do contrato, não honra com o pagamento da mensalidade do imóvel, que serve como Casa de Apoio da Prefeitura de Parnamirim no Recife. A prática se estende à atual gestão do prefeito Nininho Carvalho, o que gerou um processo judicial por parte da proprietária de ordem de despejo, para que possa reaver a posse do seu único bem imóvel.

“Em várias oportunidades nos autos deste processo, informamos que não houve pagamentos desde 12/2017, por isso, foi requerido também de forma extrajudicial, a entrega do Imóvel, já que, além de não ter havido a renovação contratual, a autora encontra-se à 64 (sessenta e quatro) meses sem receber os aluguéis de seu único bem imóvel”, relata trecho da ação de despejo movida pela proprietária do imóvel.

No total, de acordo com a ação, que além do ex-prefeito Tácio Pontes tem como réu o município de Parnamirim, a autora também informa que além dos aluguéis atrasados, há também inadimplência junto à Compesa. No total, entre aluguel e Compesa, os débitos ultrapassam o valor de R$ 500 mil.