FMO janeiro 2020

24/11


2021

Raquel participa de homenagem a Fernando Lyra

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), participou, na manhã de hoje, de uma homenagem ao ex-deputado estadual e ex-ministro da Justiça, Fernando Lyra, tio da chefe do Executivo municipal. O encontro aconteceu na Câmara dos Deputados, em Brasília, e também contou com a presença de João Lyra Neto e Márcia Lyra, irmão e esposa de Fernando.

"Com muita emoção e alegria, recebemos, hoje, a Medalha Mérito Legislativo em homenagem ao meu tio Fernando Lyra, indicada pela deputada federal Marília Arraes. Tio Fernando foi um dos grandes responsáveis pela redemocratização do país. Que orgulho e que honra poder participar dessa homenagem", comentou Raquel.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Jaboatão - Família Acolhedora

24/11


2021

Líder da oposição no Recife ironiza João sobre Carnaval

Por Houldine Nascimento, da equipe do Blog

Líder da oposição no Recife, o vereador Renato Antunes (PSC) criticou a gestão de João Campos (PSB) e repudiou a possibilidade de realização do Carnaval na cidade em 2022. O legislador foi irônico ao dizer que o prefeito deveria fazer a festa "pelo Zoom [aplicativo de vídeoconferência], de forma online". 

Antunes comparou a situação do festejo a de estudantes da rede municipal de ensino, que estão acompanhando as aulas em formato híbrido sob a justificativa de enfrentamento à Covid-19. “João Campos deveria realizar o Carnaval do Recife pelo Zoom, de forma online. Enquanto crianças estão proibidas de assistir às aulas na rede municipal de ensino, o prefeito do Recife vai buscar conselhos com o do Rio para encher nossas ruas durante o Carnaval. Ele precisa entender que a pandemia não acabou”, disparou.

Renato Antunes utiliza dados sobre o aumento no número de casos da Covid-19 na Europa para rechaçar a realização do Carnaval na capital pernambucana. “A Organização Mundial de Saúde está muito preocupada com o aumento no número de casos na Europa, que vive uma nova onda de infecção pelo coronavírus. O diretor-geral da OMS alertou que outras 500 mil mortes podem ocorrer até março se nada for feito. O alerta chega num momento em que vários países vivenciam recortes em taxas de infecção, alguns estão em lockdown total ou parcial”, pontuou.

O vereador do PSC também questionou a mudança de postura da Prefeitura, que antes foi categórica ao defender o isolamento social e reforçou que não tem "nada contra o Carnaval, que é uma festa de grande apelo cultural, social e econômico para a cidade". 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Joao

Esse povo do PSC só não fala do pastor Everaldo, por quê?


ALEPE - Ações Sociais

24/11


2021

Bolsonaro se reúne com presidente do Paraguai

O presidente Jair Bolsonaro se reuniu, hoje, no Palácio do Planalto com o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez. Conforme a agenda de Bolsonaro, os ministros Carlos França (Relações Exteriores) e Bento Albuquerque (Minas Energias) também participariam da audiência. As informações são do portal G1.

Antes do encontro, Bolsonaro afirmou que o governo brasileiro tem interesse em criar tilápias no reservatório da usina hidrelétrica de Itaipu (PR), cuja administração é dividida entre os dois países. Segundo o presidente, é preciso o aval do Paraguai para que a piscicultura seja liberada no local.

"Vamos continuar conversando porque depende do parlamento deles a piscicultura no espelho d'água da represa. Se der o sinal verde do Congresso dele, acho que vai ter. Nós vamos aumentar em 40% nossa produção de pescado, criando tilápia naquela região", disse Bolsonaro.

Após a reunião, os presidentes Jair Bolsonaro e Mario Abdo Benítez participaram de uma entrevista coletiva. Na ocasião, Bolsonaro disse que foram tratados na audiência diversos temas, entre eles, as negociações para a revisão do tratado de Itaipu, a ligação entre os dois países por pontes sobre o rio Paraguai, a criação de peixes no lago da usina de Itaipu e o combate ao crime organizado.

"Esta visita de serviço vem o nobre presidente do Paraguai tratar de vários assuntos. Como, por exemplo, estaremos, se Deus quiser, concluindo a segunda ponte com o Paraguai em meados do ano que vem. Também, nos próximos dias, estaremos em Carmelo Peralta, Porto Murtinho, assinando a segunda ordem de serviço da terceira ponte com o Paraguai, veio o senhor presidente da nação amiga tratar do anexo C de Itaipu binacional, também outros assuntos tratamos, como, por exemplo, daremos mais um passo na questão de criação de tilápia no lago de Itaipu", disse Bolsonaro.

O presidente brasileiro também disse que o "intercâmbio comercial" entre o Brasil e o Paraguai "tem ido muito bem" e "vai ficar cada vez melhor". "Tratamos também da questão do crime organizado. O Paraguai tem nos ajudado e muito nessa questão. Inauguramos há pouco mais um radar lá em Ponta Porã, que basicamente toda nossa fronteira está blindada com esse radar. Então, o nosso posicionamento, o nosso intercâmbio comercial tem ido muito bem e vai ficar cada vez melhor", afirmou Bolsonaro.

Abdo também destacou a relação entre os dois países e ressaltou a importância das tratativas para assinar as ordens de serviço da construção de uma nova ponte na fronteira, desta vez, entre Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, e o município paraguaio de Carmela Peralta, no departamento de Alto Paraguai.

Segundo Abdo, essa ponte fará parte da rota bioceânica, ligação terrestre entre Atlântico e Pacífico, e será importante para fortalecer as economias de Brasil e Paraguai.

Abdo também relatou, sem dar detalhes, que houve avanço nas discussões sobre a revisão do anexo C do tratado que viabilizou a construção da hidrelétrica de Itaipu, administrada em conjunto pelos dois países. O anexo C trata dos termos financeiros da hidrelétrica binacional e deve ser revisado até 2023.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cabo - Pavimentação e Drenagem

24/11


2021

Mendonça critica descaso do PSB com a falta de vagas nas creches

O ex-ministro da Educação Mendonça Filho criticou o descaso com a primeira infância, no Recife, após a denúncia de que 3.896 crianças e adolescentes que ficaram sem vagas em creches ou escolas em 2021, possam passar mais um ano fora das instituições. "Esse é o retrato dos 20 anos de gestões PSB e do PT. Na propaganda é tudo lindo. Na vida real, Recife é a quarta capital com maior demanda por vagas de creches no país, segundo pesquisa da Fundação Maria Cecilia Vidigal," destacou.

Mendonça Filho, quando ministro da Educação, autorizou a liberação de R$ 10 milhões para a construção de seis creches no Recife. A gestão do PSB não chegou a tirar as unidades do papel e alegou não conseguir terreno. "Investir na primeira infância é fundamental para o desenvolvimento escolar do estudante por toda a vida", pontuou Mendonça.

Conselhos tutelares do Recife das oito Regiões Político Administrativas (RPAs) denunciaram o processo de matrículas para a rede municipal de ensino do Recife. Os conselheiros solicitaram uma ação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para priorizar o andamento da lista de espera composta, em grande parte, por famílias em vulnerabilidade social e sem acesso a equipamentos que facilitem a inscrição. A Prefeitura do Recife recorreu da sentença e a ação, agora tramita em segunda instância, que aguarda a decisão de mérito pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


24/11


2021

Deputado propõe lei que torna Garanhuns “terra da magia natalina”

O deputado federal Fernando Rodolfo (PL/PE) apresentou, hoje, na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 4149/2021 que torna Garanhuns a “terra da magia natalina” e inclui o evento “Magia do Natal” no calendário turístico do Brasil.

No plenário da Câmara Fernando defendeu a aprovação da proposta fazendo uma explanação de como o natal de Garanhuns é diferente e atrai turistas de vários estados. “É com o peito carregado de orgulho que venho hoje falar do natal de Garanhuns. Fazemos ao longo dos últimos anos um evento que virou um espetáculo de luzes e de encanto e por isso a cidade merece o título de “terra da magia natalina”, disse o deputado que é filho da terra.

De acordo com Fernando, já foi iniciada uma articulação com o presidente Arthur Lyra para que o projeto tramite de forma rápida de maneira que antes do natal do próximo ano a lei já esteja aprovada na Câmara e no Senado.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

tadeu melo

Pelo amor de Deus, ele não tem o que fazer? Vem aqui em casa q te arrumo uma trouxa de roupa para lavar!


Petrolina outubro 2021

24/11


2021

Assinada ordem de serviço para pavimentação em Toritama

A ordem de serviço autorizando o início das obras na estrada do Sítio São João, em Toritama, foi assinada pelo prefeito Edilson Tavares, na tarde de ontem, com a presença do secretário de Obras, George Borba, do vice-prefeito Romero Filho e de vereadores da base governista.

Toda a estrada do Sítio São João, na Zona Rural da cidade, será pavimentada. A obra, que será construída com recursos próprios do município, irá contemplar mais de 2km de pavimentação, com drenagem, iluminação e sinalização. Os moradores da comunidade receberam a notícia com bastante entusiasmo e muita comemoração.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Sindicontas

24/11


2021

Eriberto Medeiros recebe Medalha do Mérito Legislativo

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros, recebeu a Medalha do Mérito Legislativo, concedida pela Câmara dos Deputados, na manhã de hoje, no Plenário Ulysses Guimarães. A comenda é a mais alta honraria da Casa e a indicação de Eriberto foi feita pelo 2º Vice-presidente da Câmara, o deputado federal André de Paula (PSD).

A medalha também foi concedida a personalidades como o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Martins, ao ex-presidente do Tribunal de Contas da União, José Múcio Monteiro, o ex-ministro Fernando Lyra (in memorian), o presidente da República, Jair Bolsonaro, entre outros nomes.

Criada em 1983, a Medalha Mérito Legislativo destina-se a condecorar autoridades, personalidades, instituições ou entidades, campanhas, programas ou movimentos de cunho social, civil ou militar, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil.

Na solenidade, onde também estava presente a 2ª Secretária, deputada federal Marília Arraes, Eriberto recebeu sua medalha das mãos do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do deputado André de Paula. “Me sinto muito feliz de ser condecorado com esta honraria na Casa de todos os brasileiros e brasileiras. Divido a alegria com meus colegas deputados e deputadas, vereadores, servidores, todos que fazem o Poder Legislativo de Pernambuco”, afirmou o presidente da Alepe.

Para Eriberto, a sua escolha se dá pelo reconhecimento dessa visão de defesa, valorização e união das instituições em Pernambuco. “Buscamos construir um Legislativo que esteja mais próximo da população, levando mais direitos e conquistas aos pernambucanos, especialmente os que mais precisam”, defendeu Eriberto.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca - Novembro

24/11


2021

TCE garante Priscila como denunciante em auditorias

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) rejeitou, por unanimidade, em sessão realizada na manhã de hoje, sete agravos apresentados pelo ex-secretário de Saúde do Recife Jailson de Barros Correia e por mais três ex-gestores da Pasta que objetivavam impedir a participação da deputada estadual Priscila Krause como denunciante em processos de auditorias do Tribunal sobre compras da Prefeitura do Recife na pandemia. De acordo com o relator, conselheiro Carlos Neves, “o Tribunal entende que o denunciante é parte do processo”. Com a decisão, a parlamentar poderá seguir atuando como parte dos processos de auditoria, participando de julgamentos e recorrendo de decisões. A decisão foi acompanhada por parecer do Ministério Público de Contas, representado pela procuradora-geral, Geramana Laureano.

De acordo com Priscila Krause, a decisão vai ao encontro do “interesse público” e confirma as regras do Tribunal, desconstruindo as tentativas dos investigados em “decidir quem pode e quem não pode denunciá-los”: “Eram afrontosos os pedidos dos assistentes do ex-prefeito Geraldo Julio de tirar o meu direito de participar dos processos de autoria como denunciante. Eles precisam entender que órgãos de controle não são extensões de Palácios de Governo. A decisão do TCE é uma vitória que nos garante continuar trabalhando incessantemente para que os cidadãos do Recife não sejam vítimas duas vezes, da pandemia e da corrupção”, registrou.

De acordo com o gabinete da deputada, os sete processos que a parlamentar foi confirmada como terceira interessada concluíram seus relatórios de auditoria, mas ainda não foram julgados. Conforme os relatórios (confira o detalhamento), essas auditorias do TCE-PE apresentam prejuízos num montante de R$ 26,7 milhões. “Foram denúncias que apresentei há um ano, um ano e meio, tratando de superfaturamento, superdimensionamento e escolhas de empresas de pequeno porte para fornecimento milionário de itens como luvas e seringas, por exemplo, que precisam ter consequência. Todos eles eu sou citada nos relatórios. Existem alguns outros que entramos e o relatório não registrou nossa participação o que ensejará uma outra atuação nossa, mas esses sete era algo cuja nossa participação é inequívoca”, acrescentou.

Desde maio de 2020, Priscila Krause já apresentou mais de 70 ofícios a órgãos de controle estaduais e federais apontando irregularidades em compras da gestão Geraldo Julio na pandemia. O TCE-PE conta com 48 auditorias especiais em andamento sobre essas aquisições. Além do ex-secretário de Saúde do Recife Jailson de Barros Correia, os agravos desprovidos foram apresentados pelos seguintes assessores: o ex-gerente de compras da Secretaria Paulo Henrique Motta Mattoso, o ex-gerente de assistência farmacêutica João Maurício de Almeida e a ex-diretora executiva de Administração e Finanças da Pasta Fernanda Emanuele Arantes Castro da Silva.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Caruaru - Feira da Sulanca

24/11


2021

Torcida por José Paulo Cavalcanti

Da coluna de João Alberto

Amanhã, a Academia Brasileira de Letras elege o novo ocupante da Cadeira 39, que era de Marco Maciel, que faleceu em junho. Dono de uma sólida carreira literária, com vários livros publicados, incluindo “Fernando Pessoa, Uma Quase Autobiografia”, com edições em mais de 20 países, José Paulo Cavalcanti Filho é candidato fortíssimo. Disputa com Ricardo Cavaliere, Godofredo de Oliveira Neto, Luiz Coronel, Camilo Martins e Leandro Gouveia. Marco Maciel foi eleito em 2003, com 28 votos, vencendo Fernando Morais, que teve nove votos e outros 11 candidatos, que não foram votados.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Arcoverde novembro 2021

24/11


2021

Garanhuns: Sivaldo quer turismo como carro-chefe

Por Houldine Nascimento, da equipe do Blog

No que depender do prefeito Sivaldo Albino (PSB), Garanhuns será um forte polo de atração turística em Pernambuco no próximo ano. Em entrevista ao programa Frente a Frente, ontem, o gestor falou dos planos para 2022 e algumas ações que estão sendo tomadas na principal cidade do Agreste Meridional.

“Nosso pensamento é tornar Garanhuns a terra dos grandes festivais. Nós estamos resgatando o Jazz Festival para o período de Carnaval, já para o próximo ano. Fazer o Santo Antônio da cidade, que é no período junino. Nós vamos fazer o ‘Viva Dominguinhos’ com mais um dia. Conversei com o governador (Paulo Câmara) para que a gente possa ampliar o Festival de Inverno de Garanhuns, que é o maior evento multicultural do Brasil”, afirmou ao âncora Magno Martins.

Segundo Albino, também existe a expectativa de um evento religioso para católicos e evangélicos, além de realizar a ‘Magia do Natal’ – tradicional evento de fim de ano – por 60 dias em 2022. Investimentos também estão sendo feitos em cartões-postais.

“Nós vamos fazer uma grande reforma no Cristo do Magano, estamos melhorando o relógio de flores. Também vamos construir um centro de convenções, além de fazer o acesso da vinícola, que é um ponto turístico, mesmo sendo privado, assim como o Lago São Francisco”, comentou.

Ainda de acordo com o prefeito, a 'Magia do Natal' custou R$ 3 milhões e levou nove meses para ser montada. Os recursos vieram da Prefeitura de Garanhuns. Este ano, o evento teve início na última sexta-feira (19) e vai durar 52 dias.

Sivaldo Albino estima que a ação movimente a economia local com valores que cheguem a R$ 50 milhões. “A expectativa é grandiosa. Todos os hotéis já estão lotados nos finais de semana de dezembro. Nós esperamos ter um movimento muito maior no próximo fim de semana”, projetou.

Incentivo ao esporte

O prefeito de Garanhuns também falou sobre a parceria com o Sete de Setembro, time de futebol da cidade que disputa o Campeonato Pernambucano A1. Sivaldo revelou que jogou na equipe de aspirantes do clube e lembrou que seu pai presidiu a agremiação alviverde.

"Eu joguei durante quatro anos na equipe e fui o artilheiro da equipe no Campeonato Pernambucano de Aspirantes. Eu era meia-atacante. Tivemos a felicidade de ver o Sete de Setembro retornar à elite do Pernambucano. A Prefeitura foi parceira em 2021 e temos o compromisso de ampliar essa parceria no ano que vem, tudo está alinhado com a diretoria do clube", disse.

Além disso, declarou que pretende investir no esporte amador, construir seis campos na cidade e reformar o Parque Euclides Dourado.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

24/11


2021

Nutricionista ainda precisa de ajuda para prótese

A nutricionista Jordânia Filipe, de 34 anos, residente do município de Serrita, no Sertão pernambucano, segue na luta para conseguir o valor da sua prótese. Ela teve a perna esquerda amputada após ser picada por uma aranha marrom. O caso ocorreu na praia de Coqueirinho, em João Pessoa, no último mês de maio.

Através da campanha feita pelo Blog, Jordânia já conseguiu arrecadar mais de R$ 10 mil reais, porém, a prótese que ela precisa custa R$ 44 mil. "Com a prótese, vou voltar a andar sem as muletas e ter as minhas mãos livres para dar continuidade às minhas atividades diárias", continua.

O leitor que se sensibilizou com a história de Jordânia e quiser ajudá-la, pode fazer a sua doação através do site de financiamento coletivo Vakinha, clicando aqui. As doações também podem ser feitas por meio de conta bancária:

Caixa Econômica Federal

Agência: 0776

Operação 013

Conta: 4623-1

Bradesco (Pix):

(81) 9.9825-5087 (celular)

Nome: Socorro Jordânia Filipe da Silva


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

SESC - Férias de Janeiro

24/11


2021

Arcoverde entrega 300 notebooks para professores

Na manhã de hoje, a Prefeitura de Arcoverde e a Secretaria Municipal de Educação promoveram a entrega de 300 notebooks novos para professores que constituem a rede municipal de ensino. Durante a ocasião, ocorrida no auditório da Secretaria de Educação, o prefeito Wellington Maciel (MDB) anunciou que a frota da rede municipal de ensino será contemplada com a aquisição de mais 11 ônibus.

“É de suma importância este investimento que será feito a partir no transporte escolar de Arcoverde, favorecendo especialmente aos nossos estudantes, mais ônibus à disposição. Com isso, estaremos suprindo uma grande demanda existente atualmente, para que cada estudante possa ir para a escola e retornar à residência da maneira mais segura e ágil”, ressaltou o prefeito.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bandeirantes novembro 2021

24/11


2021

Bolsonaro é chamado de genocida e mito na Câmara

O presidente Jair Bolsonaro foi à Câmara, hoje, para receber a medalha de Mérito Legislativo, que foi entregue em sessão solene no plenário. Durante o evento, Bolsonaro ouviu coros de "genocida", partindo de parlamentares rivais, e de "mito", por parte dos aliados.

Bolsonaro fez a pé o percurso de menos de 1 km do Palácio do Planalto ao Congresso, onde foi recebido pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Durante as falas que precederam a premiação, a segunda secretária da Câmara, deputada Marília Arraes (PT-PE), fez um discurso crítico a Bolsonaro. Ela disse que o Poder Executivo deve se comportar como representante do povo, mas nem sempre isso acontece.

“Como sabemos o Poder Executivo eleito de maneira majoritária deveria se comportar como representante do povo, mas muitas vezes esse pretenso povo age anti democraticamente quando animado por espíritos sectário, taxando como inimigos e excluindo os divergentes da entidade unitária e mítica da qual julgam fazer parte aqueles que não se encontram dentro do seu cercadinho mental”, afirmou, em alusão ao "cercadinho" de apoiadores que saúda o presidente todos os dias na porta do palácio da Alvorada.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Pousada da Paixão

24/11


2021

IFPE Belo Jardim está apto a incentivos de pesquisa

O curso de Engenharia de Software do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Belo Jardim foi credenciado como instituição habilitada à execução de atividades de pesquisa e desenvolvimento. A decisão saiu na edição de hoje do Diário Oficial da União, por meio da resolução nº 250, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que tem data de validade de dois anos.

Com isso, o curso de Engenharia de Software do IFPE Belo Jardim deve contar com recursos de empresas de tecnologia que recebem incentivos fiscais previstos na Lei de Informática. Esse aporte será aplicado em pesquisa e desenvolvimento pelo instituto.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


24/11


2021

Roma ingressa no PL e disputa Governo da BA

O ministro da Cidadania, João Roma, deixará o Republicanos e ingressará no PL para disputar o Governo da Bahia. É o primeiro acordo selado pelo presidente Bolsonaro com o presidente nacional da sua nova legenda, Valdemar Costa Neto. E mostra, na prática, que Bolsonaro vai interferir em todos os Estados para amarrar candidaturas majoritárias com o seu projeto de reeleição.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
Publicidade

Publicidade

Publicidade

TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Opinião

Publicidade
Apoiadores
Parceiros