Nova Orla Jaboatão

25/07


2021

Mitos, verdades e histórias dos Irmãos Evento

Da coluna de João Alberto

O Recife perdeu recentemente Joel Datz, que com o irmão Abrahão formou a dupla “Irmãos Evento", que marcou época na nossa cidade. Surgiu de repente e passou a ser uma presença constante nos principais eventos. Inicialmente surgiram como penetras, sempre juntos, com roupas iguais simples, muitas vezes vestidas pelo avesso, mas logo começaram a fazer amizades. E entraram entre os colunáveis do meu livro “Sociedade Pernambucana".

Passaram a ser convidados para as festas, numa época chegou a se dizer que sem eles nenhum evento era completo. Tinham anotados todos os eventos que iam. Joel me garantiu terem sido 60 mil em 40 anos, quatro por dia. Com um detalhe: nunca tiveram celular, não assistiam televisão, Sabiam dos eventos pelos jornais, pelo boca a boca. Judeus não ortodoxos, nunca eram vistos com o quipá, um pequeno chapéu usado pelos judeus, um dos símbolos do Judaísmo.

O buffet nos eventos sempre estava no alvo deles. Comiam muito. Fui testemunha de uma maldade que fizeram com Abrahão. Sugeriram a ele fazer um sanduíche com wasábia, a raiz forte japonesa verde, sempre ao lado dos pratos japoneses. Ele aceitou, ficando com a boca ardendo. Foi socorrido pela dona da casa de recepções, que o levou para o banheiro. Recuperado, voltou a se servir normalmente dos outros pratos. Em vez de ficar com raiva, riu da brincadeira, de extremo mau gosto. Eles bebiam sempre sucos e refrigerantes, no máximo uma taça de champagne.

A dupla adorava andar a pé, numa resistência impressionante. Altos, brancos, magros e portando barbas longas, aparadas a cada quatro anos, no dia 29 de fevereiro. Uma vez depois do desfile do Galo da Madrugada, atraindo a mídia. Pareciam gêmeos, mas Abrahão era cinco anos mais velho.

Criou-se um folclore em torno deles. Sabia-se que tinham se formado em engenharia civil, sem exercer a profissão. Aliás, nunca se soube o que eles realmente faziam. Moravam num casarão na Praça Chora Menino, que vivia cheia de mato. Joel, depois da morte do irmão, mudou-se para um apartamento perto. Tinha o hábito de amanhecer sempre na portaria, alegando que era para não perder a hora, gostava de ver o dia nascer, porém, para muitos que era com medo de falecer em casa e de ninguém ficar sabendo. Ele infartou em 2015, poucos suberam.

Dizia-se que eles tinham um apartamento na Avenida Boa Viagem. Eram donos da “Loja dos Parafusos”, na Rua da Palma, que por economia não tinha energia elétrica, fechava antes de escurecer. Eram conhecidos por não gostar de gastar nada, mesmo tendo posses.

Abrahão morreu em 1995. Recordo de outro fato interessante. O Diario de Pernambuco publicou na primeira página, uma foto de Joel com uma pá colocando areia no túmulo do irmão, no cemitério israelita. Muita gente disse que foi o único dia na vida em que ele trabalhou. Maldade pura, embora na verdade nunca se soube de algum trabalho dos irmãos. Depois da morte do irmão, Joel passou um tempo afastado, acabou voltando, mas sem conseguir mais o sucesso da dupla. Antes da pandemia, sempre o encontrava na porta da Folha de Pernambuco, lendo o exemplar que ganhava.

Recordo da seção “Meu Tipo Inesquecível” da revista Seleções, em que uma pessoa conhecida assinava um texto na primeira pessoa sobre alguém marcante no seu passado. Joel e Abrahão mereceriam estar naquela seção. Muita gente poderia assinar.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina Julho 2

25/07


2021

Ministro do Turismo inaugura orla de Balsas (MA)

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, esteve ontem em Balsas, no Maranhão, para entregar a primeira parte da nova orla da cidade. Segundo ele, o investimento feito pela pasta foi de R$ 1, 6 milhão.

Gilson enviou uma mensagem ao Blog sobre o assunto. "É com muita felicidade que volto à cidade de Balsas, no Maranhão, que pela primeira vez recebe uma visita oficial de um ministro do Turismo. Acompanhado do prefeito Erik Silva e de Roberto Rocha, estamos entregando a primeira etapa da nova orla da cidade. Obra essa fruto de um investimento de R$ 1,6 milhão do Ministério do Turismo, garantidos por emenda parlamentar do senador", disse.

"Juntamente com cidades maranhenses como Carolina, Riachão e Fortaleza dos Nogueiras, Balsas ganha um espaço que vai ajudar a dinamizar o turismo de natureza em toda a região da Chapada das Mesas. Essa iniciativa do governo do presidente Jair Bolsonaro certamente garantirá um melhor aproveitamento do nosso rico potencial para o ecoturismo no pós-pandemia, uma das grandes tendências mundiais", concluiu.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Pousada da Paixão

25/07


2021

Morre empresário Beto Mergulhão

O empresário Carlos Alberto Mendes Mergulhão, conhecido como “Beto Mergulhão”, faleceu hoje devido a complicações causadas pela Covid-19. Ele estava internado no Hospital Português, no Recife, desde abril.

Mergulhão se destacou no ramo gastronômico, com restaurantes como La Fondue, com unidades na capital pernambucana e em Gravatá, e o Kisu, de comida japonesa, no RioMar Recife. Ele deixa esposa e três filhos.

Uma nota foi emitida nas redes sociais do restaurante La Fondue: "Bom dia, meus amigos. É com muita tristeza que anunciamos o falecimento de nosso querido Beto Mergulhão, empresário que deu início ao projeto do La Fondue Unique, dentre outros importantes. Foram 4 meses lutando pela vida, mas Deus resolveu chamá-lo e seu ciclo, em vida, foi encerrado. Neste momento difícil e de luto para toda a família e para os amigos, o La Fondue informa que suas duas unidades - Boa Viagem e Gravatá - não irão funcionar neste domingo, dia 25 de julho. Contamos com a compreensão de todos."


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca - Muro de Arrimo

25/07


2021

Até breve, Triunfo!

Triunfo, minha amada amante, parto hoje, após uma semana em teus braços, sem te dar adeus. Só um até breve. Adeus é um olhar indiferente e perpétuo. Eu vim somente dizer que te amo tanto e quem ama não se despede com adeus de morte. Eu não digo adeus, apenas vou embora, porque o trem que chega é o mesmo trem da partida, como cantou Milton Nascimento. Aprendi a não chorar nas despedidas, para poder abreviar o reencontro.

Foram nove dias correndo cedo em teus campos verdes tomados pelo branco da neblina friorenta. Subi e desci tuas ladeiras, namorei teus casarões coloridos e centenários, vi que és mais bela do que imaginava de cima do teleférico. Ouvi do teu povo lendas que povoam suas mentes, como a da serpente azul do açude.

Sobre tuas calçadas de paralelepípedos andei sonhando acordado. Em cada esquina, um careta, teu símbolo vivo da alegria, do frevo chicotado descendo as ladeiras. No Betus, tomei o trago, um vinho que embalou a emoção do nosso reencontro sem nostalgia. No Café do Brejo, me embregerei em teu solo fértil e fecundo da doçura dos teus quitutes.

Na Pousada da Baixa Verde a cerveja desceu mais redonda com fondue de bode. Botei meus olhos em teus museus, revivi o cangaço da morte violenta e do sangue de vingança de Lampião. Sobre tuas lajes de pedras frias tomei sorvete de rapadura com cobertura de mel de engenho. Vi da cana verde brotar a tua cana que embriaga, teu licor que seduz e teus quitutes que adoçam a vida.

Triunfo, a despedida é um até logo, mesmo que o logo ainda seja demorado. Não digo adeus, porque um adeus é a metade da morte. É uma despedida que dói, uma incerteza de um reencontro, é uma saudade permanente, é uma lembrança marcada para vida. Minha vida é sempre uma partida, sem nunca dizer adeus.

Um até logo,Triunfo amada, é para que o destino nos dê um reencontro feliz. Quando não temos medo da despedida é porque já fomos embora com o corpo presente. Pra que sofrer com despedida? Se quem parte não leva nem o sol, nem as trevas. E quem fica não se esquece tudo o que sonhou, me  ensinou Rita Lee.

Parto, Triunfo, apenas com saudade. A minha saudade é a confortável esperança do reencontro. Saio com a certeza de que a dor da saudade não se compara com a alegria do reencontro. 

Fui, Triunfo, amanhã volto!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


25/07


2021

A memória, o tempo e o pensamento

Por Inácio de Barros Melo Neto*

Quando o primeiro tijolo se dispôs a erguer a Faculdade de Medicina de Olinda, eu o olhava com uma elevada dose de gratidão e de esperança.

Ao ver a primeira turma de médicos formada por nós, voltei, em silêncio e sozinho, àquele mesmo lugar da fundação inicial e percebi que a memória cuida de conservar mais do que imagens: ela preserva princípios.

Prometi a mim, sob o olhar de Deus, tendo aquele tijolo como testemunha, que faríamos mais que paredes: faríamos um compromisso com a vida!

Formar médicos é mais do que dividir conhecimento e atribuir diplomas. É construir cidadãos, gente envolvida com empatia, comprometida com a dor do outro. No fim, é contribuir para a construção de uma sociedade com sentimento de coletividade, onde o conhecimento técnico-científico somente tem sentido se for utilizado a serviço do bem comum.

Revisitando o ontem, percebo que os nossos princípios permaneceram os mesmos, na busca de um ensino de excelência, de incutir em nossos alunos valores humanos, compromissos éticos, dando de si, antes de pensar em si.

Não faltaram dificuldades nessa caminhada, mas sobraram ânimo, trabalho e fé.

Deslocamos nossos recursos para aprimorarmos constantemente nossa infraestrutura física e tecnológica. Contamos com abnegação de um corpo funcional leal e a inteligência de professores de excelência.

Muito além do que podíamos imaginar, nesse período o Brasil e o mundo mudaram. Uma pandemia aniquilou milhões de vidas.

O funcionamento da sociedade foi alterado brutalmente, obrigando-a ao isolamento. Os recursos econômicos minguaram e um sem-número de empresas conheceu a quebra.

Mas nós continuamos, ainda que nos fosse imposto sacrificar tantos projetos que tínhamos em pauta para nossos alunos e para a comunidade em geral.

Adaptamo-nos. Fizemos vigorosos investimentos em tecnologia, pessoal e treinamento, a fim de – em um novo ambiente – continuarmos a produzir conhecimento. Mas não um conhecimento frio, estético, convencional. Permanecemos humanizando nosso corpo discente.

A FMO foi umas das primeiras instituições brasileiras de ensino superior na área de saúde a defender junto ao Ministério da Educação – mesmo em meio à pandemia - a integração das atividades de graduação dos alunos de medicina ao trabalho dos serviços de saúde, assumindo, na linha de frente do combate à pandemia, a sua parcela de responsabilidade no combate à COVID-19.

Mantivemos as atividades dos alunos vinculados ao regime de internato ou residência, sempre adotando todas as ações sanitárias necessárias à segurança daqueles alunos esforçados na contenção da pandemia da COVID-19.

De modo que essa primeira turma que agora recebe o seu diploma saiu condecorada com a prática de saber ser humana!

Compreendeu que há no médico um inato dever cívico, sendo-lhe indispensável dar eficácia aos princípios de comprometimento com a saúde pública e com o seu desenvolvimento técnico-científico, atributos inafastáveis para o exercício da medicina.

A primeira turma de médicos da Faculdade de Medicina de Olinda é o nosso primeiro tijolo lá fora. É a nossa semente lançada e que irá florescer com vigor, justificando nosso trabalho e incentivando a continuidade de nossa caminhada.

Quando a memória me trouxe essas relíquias do início de tudo, fez-me ver que o tempo, essa ilusão através da qual Deus nos permite realizar, abençoou nossa caminhada e presenteou nossos esforços.

À memória e ao tempo, une-se aqui meu pensamento e o de toda a coletividade que faz a FACULDADE DE MEDICINA DE OLINDA para externar nossa gratidão por podermos ser. Porque somos quando realizamos o outro, pelo outro e em função do outro.

Parabéns aos que fazem a primeira Turma de Médicos da Faculdade de Medicina de Olinda (2021.1). Obrigado pela existência de cada um de vocês.

*Diretor-geral da Faculdade de Medicina de Olinda


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Caruaru Novas Creches

25/07


2021

De bigu com a modernidade

Gasolina cara? Veja 10 dicas para economizar

No início de julho, a Petrobras anunciou mais aumento no valor do combustível nas refinarias. Isso reflete, muitas vezes de forma desonesta, nos preços dos postos: o produto comprado por um valor menor, antes do reajuste, é elevado automaticamente. Não à toa, o  preço da gasolina já ultrapassa R$ 6 na maior parte do Brasil. Os acreanos pagam até R$ A Ticket Log, empresa de gestão de frotas, divulgou que o preço médio deste combustível no Brasil é de R$ 6,015.

Segundo estudo da Ticket Log, o Nordeste liderou no primeiro semestre do ano as maiores altas do diesel e do etanol - que alcançou incríveis 40% de elevação em comparação com dezembro de 2020, quando foi comercializado a R$ 3,706 (agora, a R$ 5,163). O diesel, por sua vez, avançou 24,57% no período, quando os postos registraram o valor médio de R$ 4,741, o litro. Em Alagoas, o diesel comum e o S-10 foram comercializados pelo preço médio mais alto de toda a região, a R$ 4,875 e R$ 4,934, respectivamente. O etanol mais caro, por sua vez, esteve no Rio Grande do Norte, a R$ 5,574. Já a gasolina com valor médio mais alto foi encontrada no Piauí, a R$ 6,139.

Tanto o diesel, quanto o diesel S-10, com o menor preço médio foram comercializados em Pernambuco, a R$ 4,618 e R$ 4,595, respectivamente. Na Bahia, os postos comercializaram o etanol mais barato, a R$ 4,951. A Paraíba segue com a gasolina com valor médio mais baixo da região, a R$ 5,624. De qualquer forma, devemos protestar, reclamar, ir às ruas, escolher melhor nossos dirigentes, mas podemos fazer algo sozinhos: mudar práticas e conceitos nas atividades diárias com o uso do carro. Confira as dicas que a coluna preparou para vocês, consumidores.

Caminhe mais - Avalie sempre a possibilidade de deixar o carro em casa e realizar caminhadas para ir à padaria, à academia. É bom para reduzir colesterol, excelente para o bolso. E use mais o transporte público. É verdade que o sistema público de transporte das capitais brasileiras é bem capenga. Mas ainda, nem que seja nos finais de semana, os trens de metrôs, ônibus ou serviços de aplicativos. Gasta-se menos - ao reduzir o orçamento mensal para gastos com locomoção - e ainda evita-se os já célebres engarrafamentos das regiões metropolitanas.

Seja consciente - Certos comportamentos trazem, por si só, maior consumo de combustível. Como manter o ar-condicionado sempre ligado. Carros com menor cilindrada gastam mais com o ar ligado. Por isso, use-o apenas quando realmente for necessário. Ou trocar frequentemente de marchas - e ainda na velocidade inadequada. É certo que os modelos mais novos, automáticos, fazem isso no tempo certo. Mas, às vezes, é preciso ajustar o modo de condução: esportiva ou eco, por exemplo? A primeira, por exigir alta RPM do motor, gasta bem mais. 

Posto é posto - Às vezes, não é a marca (bandeira estampada na cobertura) que determina a qualidade da gasolina. Abasteça e confira as reações do seu carro: consumo, engasgados, panes etc. Não registrou problemas? Seja fiel ao estabelecimento, então.

Pneus calibrados - Não esqueça desse detalhe. Quando eles estão com quantidade de ar abaixo do recomendado pelo fabricante, há resistência na rolagem e o carro consome mais. Isso sem contar o desgaste dos pneus, que são caros.

Manutenção em dia - Mantenha o carro sempre bem cuidado. Um motor mal regulado gasta mais combustível. Assim também evita imprevistos que podem estourar as finanças. Por isso, verifique regularmente se é necessário trocar os filtros de ar, de óleo, de combustível e fazer a substituição das velas. Mas não faça em postos de combustíveis. Visite um mecânico de sua confiança.

‘Esqueça’ de aquecer - Até 20 anos atrás, era quase obrigatório o motorista dar uma acelerada caprichada ao ligar o carro. É para aquecer o motor, principalmente em períodos frios e em modelos movidos a etanol. Essa mania é agora desnecessária, mas há quem a pratique ainda. Isso gasta mais combustível do que pensamos. E mais: quando estiver parado no farol, a aceleração é desnecessária. Outra prática que ajuda na economia é sempre ir observando o trânsito à frente e, ao notar que o tráfego vai parar, desacelere o veículo aos poucos antes de frear. 

Peso pesado - Evite levar muito peso no carro. Você sabia que cargas superiores a 10kg já influenciam no consumo? A razão é óbvia: quanto mais pesado, mas força o veículo exige para entrar em movimento.

Alinhamento e balanceamento - O alinhamento correto o desgaste prematuro dos pneus; o balanceamento, evita ou reduz as trepidações. Juntos, previnem o excesso do atrito dos pneus no solo e não deixam que o veículo perca desempenho.

Acelerar e frear - Dirigir de maneira agressiva, além de ser perigoso, também não é interessante quando o objetivo é economizar combustível. Para prevenir o desgaste do motor, é importante trocar as marchas de forma suave e medir a força do pé no acelerador para não desperdiçar combustível. O trânsito intenso das grandes cidades também contribui para que o combustível vá embora mais rápido, já que é muito comum andar e parar a todo instante. As acelerações e freadas exigem mais do motor e aumentam o consumo.

Ponto morto - Não creia na lenda de que é econômico deixar o carro em ponto morto. Na verdade, a prática é bem perigosa: se o carro estiver desengatado e sem auxílio do freio-motor, o sistema de freio será mais exigido e poderá falhar. Deixe o carro engatado na marcha mais alta, mesmo sem acelerar.

Baiano arretado - A Ford e o Ford Fund, o braço filantrópico da companhia, acabam de reconhecer a inteligência de dez brilhantes estudantes de engenharia em todo o mundo, com o prêmio Global de Engenharia Alan Mulally. Este ano, um dos dez vencedores é da Bahia: Johann Erickson, estudante do 4º semestre de Engenharia Automotiva do Centro Universitário Senai-Cimatec, de Salvador. Como prêmio, ele recebeu uma bolsa de estudos de US$ 10 mil para ser usada em seu desenvolvimento acadêmico. Para Johann, além da satisfação com o reconhecimento, o prêmio será um auxílio importante para a manutenção dos estudos. “Se não fosse por essa bolsa, eu provavelmente não conseguiria continuar no curso. Ela vai impulsionar meu aprendizado, uma vez que não vou precisar me preocupar com a parte financeira”, comentou.

Novidades Chevrolet - A marca da General Motors está preparando o lançamento de quatro modelos até o fim do ano - e cada um será revelado a partir das próximas semanas por meio de uma websérie. A estratégia faz parte do pacote de investimentos de R$ 10 bilhões no Brasil - inclusive para o desenvolvimento da futura geração da picape Montana. “Vamos ter uma novidade por mês a partir de setembro", diz Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul.

Motos Triumph - A marca britânica acaba de anunciar que vai desenvolver motocicletas de competição para as categorias Motocross e Enduro. Nos próximos meses será anunciado o calendário de lançamento e a apresentação das motos. 

Carros elétricos - Os veículos movidos a energia elétrica ganham cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Balanço da associação brasileira que cuida do setor mostra que, no primeiro semestre de 2021, o crescimento das vendas foi de 84% em relação ao ano anterior. Foram emplacados 13.899 novos veículos. No mês de junho, o crescimento foi de 13% em relação a maio, com 3.507 novos emplacamentos. E pela primeira, o elétrico mais emplacado foi um comercial leve, o Furgão BYD eT3. Pode parecer pouco, mas não é: em junho, a BYD emplacou no país 82 furgões. O Chevrolet Bolt EV fechou o primeiro semestre como o carro elétrico mais vendido da sua categoria: ao todo já existem cerca de 200 unidades do crossover de zero emissão rodando no país.

Protótipo do Mustang - E por falar em carro eletrificado, vale lembrar: a Ford levou pela primeira vez ao Festival de Velocidade de Goodwood, no Reino Unido, um dos eventos automobilísticos mais tradicionais do mundo, uma mostra composta somente de veículos elétricos. E anunciou como grande novidade o início de venda na Europa do Mustang Mach-E GT, versão de alta performance do seu novo SUV elétrico. Com potência de 487cv e aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos. Esse é o carro de cinco passageiros mais rápido já oferecido pela Ford na Europa. Além de dois motores elétricos a bateria, suspensão adaptativa, freios Brembo e pneus especiais, o Mustang Mach-E GT tem tração nas quatro rodas com uma calibração exclusiva, com maior distribuição de torque nas rodas traseiras para apimentar o desempenho esportivo.

Multas parceladas - A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou proposta que estabelece regras para o parcelamento e a cobrança das multas de trânsito. Se o veículo for registrado em local diferente da infração, o parcelamento poderá ser feito mediante convênio entre os diferentes órgãos governamentais - o que hoje não é permitido, segundo a Agência Câmara. Além disso, apenas o pagamento da primeira parcela será suficiente para que o motorista regularize a sua situação para emissão dos certificados (registro e licenciamento) - a não ser que haja outro impedimento. A proposta segue para análise da CCJ. 

Câncer de mama - E como falei de legislação, vale lembrar: a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5033/20, que destina 10% da arrecadação com multas de trânsito para as despesas com o tratamento de câncer de mama em hospitais públicos ou conveniados do SUS. Isso pode garantir R$ 800 milhões anuais de repasses para o SUS. Você concorda com a iniciativa? Mande e-mail para [email protected]

CNH: fique de olho - O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu novos cronogramas para a retomada de serviços como renovação de CNH e transferência de veículos. Os motoristas do Ceará e Sergipe devem ficar atentos, pois têm novos prazos para serviços destinados a condutores habilitados, veículos registrados e infrações de trânsito. Essas deliberações determinam novos períodos para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH); transferência de propriedade de veículos; registro e licenciamento de veículos novos; apresentação de defesa prévia; de indicação do condutor infrator; e de apresentação de recursos. 

Mobi 2022 - O compacto hatch da Fiat vendeu mais de 250 mil unidades desde o lançamento - e agora está no topo do ranking dos populares. A linha 2022 tem como destaque o Mobi Trekking - que está com design renovado, com novos adesivos no capô, logo escurecido da Fiat na dianteira e na traseira e retrovisores externos com luzes indicadoras de direção. De série, volante multifuncional, console de teto com porta-objetos e espelho auxiliar e, como diferencial, a central multimídia de 7” com Android Auto e Apple CarPlay com projeção sem fio. Desenvolvida no Brasil, a central é intuitiva, funcional e amigável - com as seguintes funções: navegação via Waze e Google Maps; música (Streaming | MP3); reconhecimento de voz (Siri | Google Voice); leitura e resposta de mensagem “handsfree” para SMS e WhatsApp; e integração com calendário. Preços? A partir de R$ 43.990 (Easy), R$ 51.690 (Like) e R$ 55.490 (Trekking).

*Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

CABO

24/07


2021

Covaxin: Anvisa encerra análise de pedido de uso emergencial

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu por unanimidade, hoje, encerrar o processo que tratava da autorização temporária de uso emergencial, em caráter experimental, da vacina Covaxin. As informações são da Agência Brasil.

A decisão foi tomada após a Anvisa ser comunicada pelo laboratório indiano Bharat Biotech Limited International que a empresa brasileira Precisa não possui mais autorização para representá-la no país. A farmacêutica é a fabricante da vacina Covaxin.

A diretora Meiruze Freitas, relatora do processo, destacou no voto que "o rompimento da relação comercial entre as empresas, bem como a decadência de requisito fundamental para a Autorização de Uso Emergencial, implica em impedimento da manutenção e continuidade da avaliação do pedido. A negativa está ancorada ao princípio da eficiência, uma vez que seguir com uma avaliação técnica de uma petição já administrativamente corrompida implicaria em significativo desperdício de esforços e recursos da administração".

Em nota, a agência informou que o processo “será encerrado, sem a avaliação de mérito do pedido de autorização temporária de uso emergencial, em caráter experimental, protocolado pela empresa Precisa Comercialização de Medicamentos Ltda no dia 29 de junho deste ano”.

Estudos clínicos

Também pelo fato da Precisa não representar mais a Bharat Biotech no Brasil, ontem (23), a Anvisa já havia suspendido, cautelarmente, os estudos clínicos da vacina Covaxin no país. Por determinação da Coordenação de Pesquisa Clínica (Copec) do órgão, os ofícios comunicando a suspensão cautelar foram enviados ao Instituto Albert Einstein e à então patrocinadora do estudo, a empresa Precisa Comercialização de Medicamentos Ltda. A aplicação da vacina em voluntários brasileiros não chegou a acontecer.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bandeirantes Junho 2021

24/07


2021

Garanhuns ganha unidade especializada em oftalmologia

O município de Garanhuns passa a contar agora com uma unidade especializada em oftalmologia. O equipamento faz parte da rede Oftalmo PE, e foi inaugurado ontem (23), em solenidade que contou com a presença do prefeito Sivaldo Albino (PSB) e do secretário estadual de Saúde, André Longo. Serão beneficiados diretamente pacientes de 100 municípios do Agreste e Sertão; com consultas, exames e cirurgias oftalmológicas.

Com investimento de R$ 5 milhões, o equipamento será contratualizado através do Governo do Estado, em uma ação para descentralizar o atendimento oftalmológico em Pernambuco. "Esta é uma unidade credenciada para atender pacientes do Sistema Único de Saúde, e que vai promover desde a consulta até a realização de cirurgias. As pessoas vão poder ser atendidas mais perto de onde residem, sem precisar fazer deslocamentos até Recife", destacou André Longo.

Durante a inauguração também estiveram presentes o secretário-adjunto de Saúde do Estado, Humberto Antunes; a secretária municipal de Saúde, Catarina Tenório; o secretário-executivo da pasta, Paulo Mendonça; e o diretor técnico médico da unidade, Daniel Alves. Também os prefeitos João Lucas, Douglas Duarte, Edson Quebra Santo, Tirri, Rivaldo Junior e a prefeita Beta Cadengue, além de ex-prefeitos do Agreste Meridional; o presidente da Câmara de Vereadores, Johny Albino; e demais representantes do Legislativo, secretários municipais, profissionais de saúde e outras autoridades municipais.

"Deixo aqui o agradecimento ao Governo do Estado, através do governador Paulo Câmara, que possibilitou que este serviço seja ofertado aqui em Garanhuns. Vamos poder atender uma demanda que estava reprimida há meses, em virtude da pandemia da Covid-19, com uma estrutura moderna e de qualidade", afirma o prefeito Sivaldo Albino.

Além dos atendimentos ambulatoriais, o local dispõe de consultórios equipados e exames de alta tecnologia, centro cirúrgico moderno e um serviço de urgência e emergência oftalmológica 24 horas por dia. Serão promovidos cerca de 9 mil exames, 4 mil consultas e 2 mil cirurgias ao mês.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

24/07


2021

OAB-PE cobra expulsão de sargento que agrediu advogado

O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire de Barros, determinou, ontem, que seja julgado pelo Conselho de Disciplina da PMPE o processo de demissão contra o sargendo da PM por agressão ao advogado Guilherme Interaminense. O caso de violência ocorreu em 2019. A determinação surge após atuação da OAB Pernambuco, por meio da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP).

Freire acolheu os termos da investigação da Corregedoria Auxiliar da PM, que reconheceu a infração disciplinar do sargento, recomendando a instauração de Procedimento Administrativo Militar Demissionário. O despacho do secretário, publicado no Diário Oficial de ontem, é o último estágio antes do julgamento de mérito do caso.

A Corregedoria Auxiliar abriu a investigação após uma representação da CDAP. Na nota técnica da Corregedoria Auxiliar Militar da PMPE, dentro da sindicância administrativa SEI SIGPAD nº 2019.8.5.000688, o oficial condutor da apuração opina “pelo acolhimento do entendimento a que chegou o Encarregado Processante” e recomenda a “instauração de Procedimento Administrativo Disciplinar Militar demissionário devido a, que dos autos consta, comprovação das supostas acusações”.

O presidente da OAB-PE, Bruno Baptista, ressalta que a defesa das prerrogativas é um pilar essencial da Ordem e que o desfecho deste procedimento é a prova inconteste de que a CDAP tem atuado para defender a advocacia. “Temos o compromisso inarredável de defesa das prerrogativas, e a nossa CDAP está à altura desse desafio. Fizemos o desagravo, mas não ficamos só nisso: acionamos o policial nos meios cabíveis e, ao seu tempo, o caso está tendo um desfecho. Nenhuma violação de prerrogativa passará em branco”, assevera.

Presidente da CDAP, Carlos Barros destaca o trabalho da comissão no caso. “A CDAP está muito unida e ciente do seu papel. O desfecho do caso é fruto da dedicação de todos sempre na defesa da advocacia”, afirma.

HISTÓRICO – Na noite de 21 de março de 2019, no bairro do Centro, em Jaboatão dos Guararapes, Grande Recife, o advogado Guilherme Interaminense foi agredido após chamar a atenção do sargento da PM de que ele não poderia usar de violência contra seu cliente.

Após ouvir a advertência, o PM partiu em direção ao advogado, desferiu golpes no rosto, levando-o ao chão, momento em que ele pressionou o seu fuzil no estômago de Guilherme. O militar também esfregou a sua farda no rosto do advogado e continuou com agressões verbais contra o profissional e à advocacia. Tudo foi presenciado por populares. A CDAP prestou assistência no caso imediatamente.

No dia 5 abril de 2019, a OAB-PE representou contra o policial junto à Secretaria de Defesa. A representação foi entregue pessoalmente pelos presidentes da seccional, Bruno Baptista, e da CDAP, Carlos Barros, ao então secretário, Antônio de Pádua (foto).

Em 29 de maio, a OAB-PE realizou um desagravo público em favor do advogado em frente ao batalhão onde os PMs eram lotados, no Centro de Jaboatão dos Guararapes. O ato contou com as presenças de dirigentes da Ordem federal, seccional e da subseção Jaboatão dos Guararapes, além de dezenas de advogados e advogadas.

*Com informações da OAB em Pernambuco


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


24/07


2021

Bolsonaro anda de moto com Braga Netto em Brasília

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez um passeio de moto por regiões próximas ao centro da capital federal na manhã de hoje. Sem máscara, Bolsonaro conversou e tirou fotos com apoiadores no bairro Estrutural e também em quadras residenciais da Asa Norte. Ele ainda fez uma parada na Catedral.

Na sequência, Bolsonaro voltou ao Palácio da Alvorada, sua residência oficial. Durante o passeio, o presidente esteve acompanhado de seguranças e pelo ministro da Defesa, Walter Braga Netto, pivô da mais recente crise envolvendo ameaças às eleições. Na tarde de hoje, o presidente compartilhou nas redes sociais um vídeo com trechos do passeio.

 *Com informações do Estadão


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Joao

Só foi a CPI e congresso entrarem em recesso que a diarréia cessou !