Nova Orla Jaboatão

25/07


2021

Os 55 anos do atentado a bomba no aeroporto do Recife

O ex-vereador do Recife Flávio Régis de Carvalho me lembrou hoje do atentado a bomba ocorrido há exatos 55 anos no Aeroporto dos Guararapes. No violento episódio ocorrido durante o regime militar, seu pai, o jornalista e poeta Édson Régis (foto), faleceu com a explosão do artefato. Outra vítima fatal foi o vice-almirante Nelson Gomes Fernandes.

Outras 14 pessoas ficaram feridas. Naquele dia, o marechal Artur da Costa e Silva, então postulante à Presidência, era esperado no terminal. Ele estava em João Pessoa e decidiu alterar a maneira como chegaria à Sudene, no Recife, vindo de carro.

O episódio ainda causa dor em Flávio e ele responsabiliza uma organização de esquerda pelo crime. Na versão dada pelos militares à época, o atentado visava a atingir Costa e Silva. Já a historiadora Marcília Gama afirmou que a versão oficial dada à imprensa na época contradiz um inquérito policial militar feito pela Secretaria de Segurança Pública.

A Comissão Estadual da Verdade e Memória Dom Hélder Câmara chegou a ser criada para investigar a situação, mas se limitou a investigar questões do Estado, dando um desfecho bastante contestado por Flávio. Consta que o caso não pôde mais ser reaberto desde 2006 em razão da Lei de Anistia.

Flávio, contudo, segue sua luta para que os fatos sejam plenamente apurados.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina Julho 2

25/07


2021

Interesse pela terceira dose

Da coluna de João Alberto

O biólogo Átila Iamarino, um dos maiores especialistas no coronavírus, é cético sobre a necessidade de uma terceira dose das vacinas Pfizer, CoronaVac e AstraZeneca. Revela, com razão, que os maiores interessados são os fabricantes dos imunizantes, que teriam muito lucro com a medida.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Pousada da Paixão

25/07


2021

Vice-prefeito de Moreilândia morre aos 45 anos

O vice-prefeito de Moreilândia (PE), Edmundo Coelho Júnior, 45 anos, faleceu na tarde de ontem. Júnior de Aurora, como era conhecido, estava internado há quatro dias no hospital São Vicente, na cidade de Barbalha, no Ceará. As informações são do Blog do Nill Júnior.

Há mais um ano, ele lutava contra um câncer no intestino. A notícia da morte do político foi divulgada nas redes sociais da Prefeitura.

O velório e o enterro do corpo do vice-prefeito ocorrem hoje, no distrito de Caririmirim, em Moreilândia. Edmundo Coelho Junior era solteiro e morava com a sobrinha.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca - Muro de Arrimo

25/07


2021

Lucas faz nova vistoria nas obras da ETE Cabrobó

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Lucas Ramos, promoveu, ontem, nova vistoria na Escola Técnica Estadual (ETE) Prof.ª Maria Amélia, em Cabrobó. Com mais da metade das obras executadas em sete meses após a assinatura da ordem de serviço de retomada da construção da unidade, avançam as tratativas para antecipação do cronograma de conclusão dos serviços.

"Estamos garantindo todas as condições econômicas e financeiras para que a empresa antecipe o cronograma de entrega e a escola seja inaugurada ainda em 2021, com a presença do governador Paulo Câmara, no mês de dezembro. Isso permitirá ampliar a oferta de cursos e a quantidade de alunos matriculados já no início do próximo ano", revelou Lucas Ramos.

Somente no primeiro semestre de 2022, a ETE receberá 180 estudantes, matriculados nos cursos de Agronegócio e Logística. "Queremos ir além. Com a aceleração dos serviços e a conclusão antecipada, a unidade poderá contar com 540 alunos até o final de 2022 e poderemos trazer novos cursos para sua grade curricular, como Administração e Energias Renováveis", explicou o secretário.

Lucas Ramos reforçou que ver a ETE concluída é um sonho para os cabroboenses. "Batalhamos incansavelmente para garantir os recursos da ordem de R$ 11,4 milhões, oriundos do Tesouro Estadual e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). E, à frente da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, imprimimos um novo ritmo para o projeto, retomando as obras e acompanhando de perto cada etapa da construção. Nossa meta é que esse equipamento transformador seja entregue o quanto antes e comece a transformar a vida da população de Cabrobó e do Sertão do São Francisco", destacou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


25/07


2021

Meu regresso

Bati asas de minha amada Triunfo 9 horas em ponto. Almocei no restaurante Asa Branca, em Belo Jardim, onde encontrei, casualmente, o prefeito Gilvandro Estrela (DEM), no salão Vip, comemorando o batizado da netinha Marina, ao lado dos pais e de uma penca de parentes. Foi uma alegria vê-lo com a saúde plenamente recuperada, 90 dias após se submeter a uma intervenção cirúrgica para retirada de um câncer no intestino.

Gilvandro está cheio de planos e projetos para os próximos meses. Disse que inicia um conjunto de obras para entregar no fechamento do seu primeiro ano de gestão, em janeiro de 2022. Revelou que avançou muito no programa de vacinação contra a Covid-19, não apenas na primeira quanto na segunda dose do imunizante. 

"Só não zeramos ainda porque não há velocidade na distribuição da vacina. Não sou príncipe", brincou, referindo-se ao prefeito do Recife, João Campos (PSB), cujo tratamento pelo Estado na entrega do imunizante parece ser diferenciado, segundo reclamação de um grande número de gestores municipais.

Aproveitei o reencontro com Gilvandro para negociar, junto à Câmara de Vereadores de Belo Jardim, a entrega do meu título de Cidadão Honorário para agosto. Aprovado por unanimidade, foi uma indicação do vereador Claudemir de Xucuru (Republicanos), segundo mais votado nas eleições passadas.

Amanhã, tomo minha segunda dose da vacina AstraZeneca, no Recife, e na terça-feira embarco para Brasília, retomando a rotina de trabalho no Congresso.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Caruaru Novas Creches

25/07


2021

Monteiro acompanha no Sertão demandas atendidas

Em uma agenda intensa pelo Sertão Pernambucano, o deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE) conversou ontem com aliados, ouvindo as demandas e acompanhando de perto os resultados de seus compromissos, como faz habitualmente. Ainda pela manhã, o parlamentar esteve em Cabrobó, onde esteve com o ex-prefeito Auricélio Torres e os vereadores João Pedro, Paulo Gonçalves e Glênio Rodrigues.

Para o município, Fernando Monteiro, que destinou recursos para a agricultura familiar, reforçou também a entrega, para os próximos dias, de um trator para uma associação local, mesmo período em que serão perfurados mais 25 poços artesianos em diferentes localidades, possibilitando a ampliação da produção agrícola e da pecuária na região.

Em Santa Maria da Boa Vista, Fernando Monteiro esteve com o ex-prefeito Humberto Mendes e o ex-secretário de Finanças do município, Sidney Carvalho. Na cidade, as obras de recuperação da PE-550, no trecho que liga Urimamã a Caraíbas, outro pleito dos sertanejos abraçado pelo deputado, estão em plena execução.

A agenda de ontem seguiu também por Petrolina, onde o deputado pernambucano viu de perto um dos quatro poços que tiveram recursos destinados por ele já em funcionamento. Entre eles, o do Sítio Volta da Carolina, do produtor Clésio, que até então cuidava da produção de ovinos e caprinos e que agora vai conseguir produzir o alimento para a sua criação. Este único poço atende a 16 famílias, reforçando a agricultura familiar da localidade e do seu entorno.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

CABO

25/07


2021

Calote no Consórcio NE levanta suspeitas sobre Gabas

Veja

A CPI da Pandemia já recebeu mais de 280 mil páginas de inquéritos sigilosos do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que apuram irregularidades cometidas por Estados no enfrentamento da pandemia. Um dos casos mais escandalosos envolveu o Consórcio Nordeste, presidido no ano passado pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT). Dona da Hempcare Pharma, empresa de distribuição de medicamentos à base de maconha, que contava com apenas dois funcionários, a empresária paulista Cristiana Prestes Taddeo embolsou 48 milhões de reais ao vender  300 respiradores destinados a nove Estados nordestinos. A quantia foi paga antecipadamente pelo consórcio em um contrato cheio de fraudes — e até hoje a mercadoria não foi entregue. Em depoimento prestado aos investigadores, Cristiana levantou suspeitas contra dois ex-ministros de Dilma Rousseff: Carlos Gabas (secretário-executivo do Consórcio Nordeste, que validou a compra) e o prefeito de Araraquara, Edinho Silva.

A apuração chegou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) após resvalar em Rui Costa, que prestou depoimento à Polícia Federal na condição de “potencial investigado”. O caso é uma sucessão de  irregularidades: a Hempcare Pharma não fabrica respiradores. A suposta parceira chinesa que seria a real fornecedora do equipamento opera no ramo de construção e não tinha qualificação para fabricar os aparelhos, de acordo com o governo de Pequim.

Os investigadores estão convencidos de que a negociação foi fraudada para desviar recursos públicos, em uma manobra que ultrapassaria “os limites da vilania”. Segundo a Polícia Civil baiana, a Hempcare Pharma construiu uma verdadeira rede criminosa que atua de forma estruturada, com apoio de lobistas para venda e compra de respiradores.

Cristiana chegou a ser presa e teve bens bloqueados pela Justiça. Em depoimento prestado aos investigadores, ela disse que, na época dos eventos, recebeu um telefonema de Gabas, que teria se identificado como “irmão de alma” de Edinho, prefeito de Araraquara. De acordo com Cristiana, Gabas afirmou que o município paulista estava precisando de 30 respiradores, mas que Edinho estava sem recursos para bancar a compra. No depoimento, Cristiana afirma que “estava implícito um pedido” e se propôs a fazer uma “doação”. De acordo com o Ministério Público, a tal doação seria na verdade uma propina para viabilizar o fechamento do negócio. A “doação” teria um custo de R$ 1,5 milhão e seria arcada com os valores recebidos do Consórcio Nordeste, mas os ventiladores — de novo — nunca foram entregues.

Procurado por VEJA, Gabas, ex-ministro da Previdência, disse que a versão apresentada pela empresária “não tem pé nem cabeça”. “Ela me comunicou, ‘olha, vou doar respirador para a prefeitura de Araraquara’, e eu falei ‘Que bom’. Ela dizia que a fábrica dela era lá. Não pedi nada. O prefeito me disse que ela não entregou nada, só prometeu. Não tem cabimento essa história. A criminosa é ela. Ela que tem de responder pelo dinheiro que ela roubou. Quem denunciou à polícia fui eu”, afirmou. Edinho Silva, ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), não se manifestou.

No mês passado, um requerimento apresentado pelo senador Eduardo Girão (Podemos-CE) para convocar Gabas a prestar depoimento à CPI da Pandemia acabou rejeitado pelos senadores. “A CPI deve ser ampla e irrestrita. O povo quer toda a verdade, e não apenas uma parte dela. Não dá para jogar a sujeira pra baixo do tapete”, disse o senador a VEJA. “Essa CPI, diferente do mensalão e do petrolão, não quer rastrear o dinheiro. Sou favorável a que se investigue tudo."


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bandeirantes Junho 2021

25/07


2021

Ronan sofre críticas por show com aglomeração em bar

O jornalista e cantor Ronan Tardin foi alvo de críticas após se apresentar em um bar com muita aglomeração no bairro do Ipsep, Zona Sul do Recife, na noite de ontem. Em vídeos compartilhados pelo próprio Ronan no Instagram, várias pessoas aparecem cantando e dançando perto umas das outras.

O novo plano de convivência do Governo do Estado liberou música ao vivo nos bares e restaurantes, mas segue em vigor a proibição de dancing, o que foi desrespeitado diversas vezes durante a apresentação de Tardin.

"Se preparem (sic) quando entrar na terceira onda e parar tudo novamente. Isso é um absurdo", comentou o internauta Newton Flávio Jr. em uma das publicações de Ronan.

"Retornar é preciso, mas aglomeração não dá, né. Em outro vídeo, aparece a galera dançando, sem distanciamento, o que ainda não é permitido, lamentável isso", escreveu Sirleide Alves.

Na manhã de hoje, Ronan Tardin publicou um vídeo no Instagram, tentando justificar o episódio. "Quem viu aquela cena tem toda a razão de criticar porque parece que 'tá' daquele jeito o tempo todo, e não foi isso o que aconteceu. Quem estava no show sabe que eu parei e parava o show de cinco em cinco minutos para falar que não podia ficar em pé, que não podia circular sem máscara, não podia ir ao banheiro sem máscara nem ter pista de dança. Eu cumpri e expliquei o protocolo várias vezes durante o show. O bar fez a mesma coisa", argumentou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

25/07


2021

Novo ataque de tubarão em Piedade

Um homem de 32 anos foi vítima de mais um ataque de tubarão na região da Igrejinha de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, às 12h20 de hoje (25). Após ter sofrido uma lesão na parte posterior da coxa esquerda e glúteos, ele foi conduzido, consciente, para o Hospital da Aeronáutica, na mesma cidade. As informações são do JC.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Pernambuco, a vítima estava em águas rasas. Os guarda-vidas realizaram a contenção da hemorragia, com o apoio da equipe de Moto resgate. A ocorrência está em andamento.

O incidente acontece exatamente duas semanas após o auxiliar de serviços gerais Marcelo Costa Santos, 51 anos, ter morrido após ser mordido pelo animal no mesmo ponto da Praia de Piedade. O tubarão chegou a amputar a mão direita da vítima e a causar um ferimento profundo em sua coxa direita. Ao chegar no hospital, a vítima teria sofrido uma parada cardiorrespiratória e falecido.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


25/07


2021

Recife alcança 70% dos adultos vacinados com 1ª dose

O Recife chegou à marca de 70% da população adulta vacinada contra a Covid-19 – o que representa 863.380 pessoas com pelo menos uma dose do imunizante. A cidade tem 1.237.614 pessoas acima dos 18 anos que estão aptas a receber o imunizante anticovid. A operacionalização do Plano Recife Vacina mantém a capital pernambucana acima da média nacional de imunização, que está atualmente nos 44,6%.

Do total de pessoas vacinadas, 30,29% completaram o esquema vacinal. Ou seja, 315.385 pessoas já receberam duas doses da vacina e outras 59.487 tomaram a dose única do imunizante da Janssen. Na última semana, a Prefeitura do Recife ampliou a vacinação contra a Covid-19 para pessoas acima dos 31 anos. Além disso, todos os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde também estão sendo imunizados na capital.

A secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, reforça que a vacinação é a maneira mais rápida e eficiente para frear o avanço da covid-19 na cidade. “É importante que tenhamos o maior número de pessoas vacinadas para vencer a pandemia. Não paramos de vacinar os nossos cidadãos em nenhum dia e pedimos que a população continue nos ajudando indo aos postos se vacinar. Lembramos também que vacina boa é vacina no braço e todos os imunizantes que oferecemos têm a sua eficácia comprovada por estudos científicos”, destaca a gestora, que enfatiza ainda a necessidade de completar o esquema vacinal com as duas doses do imunizante para garantir a proteção.

A importância da vacina como forma de controle da circulação do novo coronavírus se torna ainda mais evidente quando se observa os números de óbitos por síndrome respiratória aguda grave (srag) em um dos primeiros grupos prioritários a ser imunizado na cidade. As mortes por srag, confirmados para covid-19, de idosos acima de 60 anos tiveram uma queda de 68,83%. Esse dado é comparativo entre as duas primeiras semanas anteriores ao início da vacinação anticovid no município (em 19 de janeiro) e as duas primeiras semanas de julho.

Investindo em inovação tecnológica, a Prefeitura do Recife optou por oferecer um sistema 100% digital para realizar cadastro e agendamento da população elegível para receber a vacina contra a covid-19: o Conecta Recife (http://conectarecife.recife.pe.gov.br). Dessa forma, a utilização da plataforma garante uma gestão eficiente do controle de estoque e demanda dos imunizantes, evitando, por exemplo, o desperdício de doses, a suspensão do serviço, aglomeração e filas nos centros de vacinação.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha