Nova Orla Jaboatão

24/07


2021

Flávio diz que vai à Justiça após acesso ilegal de dados

Veja

O senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro, anunciou que irá recorrer à Justiça contra a Receita Federal após Veja ter revelado auditoria sigilosa do Tribunal de  Contas da União (TCU) que mostra que os dados fiscais do parlamentar foram acessados ilegalmente por um funcionário do Fisco. A suspeita do TCU era a de que parte do corpo técnico estaria utilizando o banco de dados de movimentações financeiras e declarações de Imposto de Renda para perseguir autoridades pré-definidas.

Veja publicou nesta edição o resultado das descobertas de dois servidores designados pelo TCU para investigar a atuação da autarquia e a produção de relatórios de inteligência financeira pelo Coaf, o órgão governamental de combate à lavagem de dinheiro, e revelou que pelo menos oito pessoas, sendo seis autoridades, tiveram seus acervos financeiros e fiscais vasculhados indevidamente entre 2018 e 2020. Uma delas é Flávio Bolsonaro.

“Como sempre falei, fui vítima de alguns bandidos infiltrados no serviço público, com o único intuito de atingir o Presidente Jair Messias Bolsonaro. As providências jurídicas já estão sendo tomadas. O jogo do poder é bruto, mas Deus está conosco”, disse o senador.

Investigado por suspeitas de integrar um esquema de rachadinhas e de embolsar parte do salário de funcionários quando era deputado estadual no Rio, ele sempre utilizou como um dos pilares de sua defesa a tese de que teria tido seus sigilos quebrados de forma ilegal por promotores do Ministério Público do Rio após um relatório do Coaf, segundo ele também obtido de forma irregular, ter detectado movimentações financeiras atípicas do policial militar aposentado Fabrício Queiroz, acusado de ser o operador do parlamentar na Assembleia Legislativa fluminense (Alerj).

Em março, os auditores do TCU se reuniram com equipes da Receita para tratar do caso Flávio e pediram, entre outras coisas, acesso à identidade dos funcionários que acessaram a base de declarações do senador ao longo de 2016, 2017 e 2018, período em que o MP suspeita ter havido a prática de rachadinha no gabinete dele na Alerj.

Por força de uma liminar concedida pelo ministro do STF Alexandre de Moraes ainda em 2019, a auditoria do TCU não pôde ter acesso à data exata em que os dados sigilosos foram acessados, mas a simples confirmação de que o episódio de fato ocorreu deve se tornar a mais nova arma jurídica de Flávio no caso das rachadinhas. Em agosto passado, a defesa do político já havia levantado a hipótese de que haveria uma organização criminosa instalada na Receita Federal no Rio com o objetivo de municiar o Coaf com informações que poderiam atingi-lo.

No caso de Flávio, o funcionário autor da devassa, que não teve a identidade revelada, acabou condenado em um procedimento administrativo interno à pena de suspensão.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Joao

Coitadinho , tão inocente, vai dizer que nunca fez uso das rachadinhas.


Petrolina Julho 2

24/07


2021

Diogo vai à SDS pedir reforço na segurança do Agreste

Vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) se reuniu, ontem, com o novo secretário de Defesa Social do Estado, Humberto Freire, para debater pleitos necessários na área de segurança no Agreste. O parlamentar apresentou demandas para os municípios de Santa Cruz do Capibaribe, Jataúba, Brejo da Madre de Deus e Taquaritinga do Norte. Esta foi a primeira agenda dos dois após a posse de Freire. 

Entre os pleitos, Diogo solicitou a necessidade da implantação da Patrulha Rural nas zonas rurais de Santa Cruz do Capibaribe, Jataúba, Brejo da Madre de Deus e Taquaritinga do Norte. “Essa demanda surge da necessidade de maior atenção a possíveis assaltos recorrentes nas rodovias e estradas vicinais, atraídos possivelmente pelo alto fluxo de bens e capitais na região do Polo de Confecções do Agreste”, explicou. 

A  implantação de uma Delegacia de Atendimento à Mulher em Santa Cruz do Capibaribe mais uma vez foi pauta do deputado, que recentemente se reuniu com a chefia da Polícia Civil para apresentar essa necessidade. Outro ponto debatido foi sobre a importância da Operação Têxtil, que notadamente já é um êxito na fase de mais movimentação no Polo de Confecções, sobretudo nos municípios de Toritama, Santa Cruz e Caruaru.

De imediato, o deputado recebeu sinalização positiva do secretário sobre a viabilidade da demanda. Diogo Moraes ainda falou sobre a necessidade de instalação de câmeras de monitoramento para Jataúba e Santa Cruz, além do pedido para o projeto de um Complexo de Segurança para Jataúba, que terá parceria com a prefeita Cátia e o vice-prefeito Fábio Mamão. 

Transporte Intermunicipal

Ainda ontem, Diogo Moraes também se reuniu com o novo presidente da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal, que agora está sob a liderança de Antônio Junior, para tratar de pleitos importantes de diversas regiões do Estado. Um deles é sobre o prazo de regularização para os ônibus que realizam o transporte de turismo em Pernambuco.

“Com a pandemia, centenas de profissionais que atuam nessa área viram suas atividades serem suspensas. Por isso, pedimos a flexibilização do prazo para pagamento das vistorias necessárias para esse tipo de serviço”, comentou o deputado.

Além disso, Diogo Moraes ainda debateu com o gestor a necessidade de um Terminal Rodoviário em Santa Cruz do Capibaribe. “Uma cidade do tamanho de Santa Cruz merece melhores estruturas para receber os visitantes que circulam no município e movimentam nossa economia. Com isso, será possível ampliar a oferta do transporte público intermunicipal. Essa é uma demanda que já pleiteamos ao Governo e com a chegada de Antônio, conversamos sobre essa necessidade”, afirmou.

Na pauta, também foi discutida a importância de melhorias de infraestrutura necessárias para o Terminal de toyoteiros Tiúma, em São Lourenço da Mata, que recebe toda demanda do Agreste do Estado.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Pousada da Paixão

24/07


2021

Uma parceria de mais de 15 anos

Da coluna de João Alberto

André Rio e Roberto Menescal nunca esconderam sua paixão pelo Rio de Janeiro, onde se tornaram grandes amigos. Para assinalar os 15 anos da primeira apresentação que fizeram juntos, lançam em todas as plataformas digitais, uma canção inédita, uma bossa nova, intitulada "Era uma vez", música de Menescal com letra de André Rio. Quando a pandemia acabar, eles voltam a fazer show no Recife.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca - Muro de Arrimo

24/07


2021

Bia Kicis lidera Rota da Fruticultura em Juazeiro

Uma ação da Rota da Fruticultura da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride/DF), movimentou o Vale do São Francisco na manhã de hoje. Liderada pela deputada federal Bia Kicis (PSL-RJ), que é presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio Familiar e da Comissão e Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, a comitiva visitou a Agrovale, onde conheceu as etapas de produção de cana-de-açúcar em sistema irrigado.

Depois de conferir a experiência bem-sucedida do gotejamento subterrâneo, que possibilita índices de produtividade superiores a média nacional (75 TCH), e acompanhar o processo de colheita mecanizada, que vem sendo implantado gradativamente, a deputada Bia Kicis, elogiou o agronegócio regional, destacando os avanços conquistados pela empresa sucroalcooleira. "Um semiárido produtivo que superou todas as nossas expectativas.  Depois de conhecer os obstáculos contornados pela Agrovale, voltamos inspirados com o intercâmbio de experiências e tecnologias que será muito útil às Rotas de Integração Nacional no projeto de ampliação de empregos e renda", ressaltou.

A Rota da Fruticultura é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, em conjunto com órgãos parceiros, associações e entidades locais. O programa segue as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Regional e integra as estratégias do ministério para, com inclusão produtiva, desenvolver regiões.

A Rota da Fruticultura, da Ride/DF, reúne o Distrito Federal, 29 municípios de Goiás e 4 municípios de Minas Gerais e produtores rurais; associações; grupos comerciais; setor público; governos federal distrital, estaduais e municipais; setores de logística, entre outros. Também estiverem presentes na visita representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf),Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Joao

Como se esta puxa-saco bozolóide liderasse alguma coisa. É cada capa de matéria, meu Jesus!



24/07


2021

Feitosa publica vídeo em resposta a Guilherme Boulos

O deputado estadual coronel Alberto Feitosa (PSC) publicou um vídeo em suas redes sociais em resposta ao líder do PSOL Guilherme Boulos. Sem nominar o parlamentar pernambucano, o psolista disse que Feitosa está "intimidando e atacando" as codeputadas das Juntas (PSOL) por obter uma liminar na Justiça que determina a retirada de postagens ofensivas contra ele.

“Bolsonarismo não tem limite, um deputado bolsonarista de Pernambuco resolveu atacar e intimar as Juntas, mandato coletivo do PSOL na Alepe, e a Jô Cavalcanti, uma das codeputadas. Isso começou quando ele foi à linha de frente contra o projeto 'despejo zero' e agora entrou na Justiça para tirar do ar os perfis das redes sociais das Juntas”, afirmou Boulos em vídeo (assista abaixo).

Em resposta, Alberto Feitosa disparou: “Boulos, eu não ataquei e não quis intimidar ninguém, eu utilizei da Justiça. Eu fui treinado para manter a lei e a ordem, já você vai as ruas para depredar e invadir o patrimônio alheio.” O deputado pernambucano segue: “Se não está gostando do Bolsonarismo, o Brasil é um país livre, vá pra CUBA!”


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Joao

Bolsonaristas idiotas, não apenas funcionais, literalmente analfabetos, controlados através de lives e fake news disseminadas por um asno.

VACÉLY WACEMBERG SANTOS DUARTE

Socialistas de iPhone que controlam uma massa de analfabetos funcionais os verdadeiros imbecis inúteis! Parabéns deputado????

Joao

Quando não é Cuba, é Venezuela.....O assunto deste bolsotontos é sempre o mesmo. Coronel Feitosa, nas próximas eleições vamos mandar o seu ídolo Bozo, não para Cuba, pois lá ele não seria bem vindo. Vamos mandar ele para EUA para servir cafezinho ao seu ídolo asnatico Trump!


Caruaru Novas Creches

24/07


2021

Recife lança edital para acolher desabrigados em hotéis

Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas, a Prefeitura do Recife publicou, hoje, no Diário Oficial do Município, o aviso de credenciamento para oferta de 200 vagas de hospedagem para acolhimento de população em situação de vulnerabilidade e risco social. A publicação visa a cadastrar estabelecimentos da rede de hotelaria, podendo ser pousada ou hotel.

O objetivo da iniciativa é promover medidas para prevenir e mitigar riscos e agravos sociais decorrentes da disseminação da Covid-19. A ação faz parte do projeto Recife Acolhe, um programa guarda-chuva que pretende garantir ampliação e reforço das ações socioassistenciais já existentes, além de viabilizar a execução de novos projetos nos eixos de moradia, segurança alimentar, empregabilidade, doações e ações institucionais.

Inicialmente, o investimento estimado do município na contratação de empresas para a oferta de vagas de acolhimento é de até R$ 3,6 milhões por 180 dias, podendo ser prorrogado, a critério da Secretaria. Neste valor, está contido o gasto estimado da diária para cada uma das 200 vagas ofertadas, que é de, no máximo, R$ 100.

Entre as demais exigências para a execução do serviço, estão: acomodar hóspedes em cômodos individuais ou compartilhados, garantindo distanciamento seguro devido à atual situação sanitária, e ofertar cinco refeições diárias servidas no próprio estabelecimento. O edital completo pode na página da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas no portal da Prefeitura do Recife a partir da segunda-feira (26).

Para participar da seleção de pessoa jurídica, o interessado deve enviar, na data indicada, a documentação exigida no edital para o e-mail [email protected] As empresas credenciadas deverão ofertar no mínimo cinco vagas e acolher apenas as pessoas encaminhadas pelo pelos serviços da Assistência Social do município, como o Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) ou Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

CABO

24/07


2021

A boa política industrial

Por Armando Monteiro Neto*

Temos observado mais recentemente o ressurgimento das políticas industriais. O exemplo clássico vem dos Estados Unidos, que uniram Democratas e Republicanos no Senado para aprovar por ampla maioria a Lei de Competição e Inovação com recursos da ordem de US$ 250 bilhões. A pandemia e a consequente desarticulação das cadeias globais de fornecimento reforçaram a compreensão do papel estratégico da indústria para a própria soberania dos países.

No Brasil, políticas industriais mal desenhadas, com um amplo repertório de subsídios e desonerações tributárias, sem clareza na definição de metas e mensuração de resultados, deixaram um legado de desequilíbrios fiscais e setoriais. Há, porém, experiências bem-sucedidas.

Quando Ministro em 2016, lançamos o programa Brasil Mais Produtivo, em parceria com o SENAI, SEBRAE, ABDI e Apex, voltado para o chão de fábrica de pequenas e médias indústrias com foco na eficiência produtiva, promovendo melhorias de processos com baixo custo e alto impacto.

O programa contava com metas e a contrapartida financeira dos beneficiários, aumentando o comprometimento das empresas. A meta inicial foi aumentar em 20% os níveis de produtividade, o que foi superado com ganhos de até 52%. Em sua primeira fase, foram atendidas 3 mil empresas no País. Destas, 151 pernambucanas.

Os resultados positivos gerados pelo Brasil Mais Produtivo ensejaram a sua ampliação nos últimos anos, sendo bem avaliado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). As duas instituições destacaram a necessidade de inserção do programa em uma política ampla de desenvolvimento industrial, articulada a outras iniciativas públicas. Até julho deste ano, o agora renomeado Brasil Mais, beneficiou 63 mil micros, pequenas e médias empresas, não somente da indústria, mas de diversos setores, sendo 1340 em Pernambuco.

Uma boa política industrial deve ser centrada no incremento da produtividade, no acesso à inovação e no desenvolvimento de competências. Além disso, deve contar com uma estrutura de governança capaz de planejar, executar e avaliar as ações em permanente diálogo com o setor privado.

Afinal, crescer pela indústria é o melhor caminho para gerar empregos de qualidade, disseminar tecnologia, garantindo elevado efeito multiplicador para o conjunto da economia.

*Ex-senador e ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bandeirantes Junho 2021

24/07


2021

Bezerros: Mendonça articula R$ 1,5 mi para maternidade

A audiência da prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino, e do ex-ministro Mendonça Filho (ambos do DEM) com o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, no mês passado, em Brasília, já rendeu bons frutos para o município. A Secretaria Municipal de Saúde já recebeu R$ 1,5 milhão de recurso extra orçamentário solicitado na audiência será utilizado para a conclusão da obra da Unidade Mista São José, conhecida como maternidade, que está paralisada há dois anos.

"A gente vai diminuir as transferências dos cidadãos de Bezerros para outros municípios. Que as mães voltem a ter seus bebes aqui Em Bezerros e que a gente possa melhorar a qualidade da prestação do serviço de saúde”, declarou a prefeita Lucielle Laurentino, ao receber Mendonça ontem, numa visita a obras da UPA e da maternidade do município. 

Mendonça Filho comemorou a chegada do recurso: “Esse valor é um aporte significativo para a saúde no município e é o resultado do esforço que a prefeita Lucielle tem feito em buscar apoio, em ir a Brasília e mostrado as necessidades de Bezerros."

Desde o início deste ano, Mendonça já conseguiu apoiar a saúde de Bezerros articulando em Brasília pela liberação de quatro respiradores pulmonares para atendimento a pacientes Covid-19. Na Educação, Mendonça conseguiu, também, dois ônibus escolares com recursos de emendas parlamentares de quando ainda era deputado em 2018.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

24/07


2021

Manifestantes protestam contra Bolsonaro no Recife

Foto:  Arthur Mota/Folha de Pernambuco
Manifestantes contrários ao governo Bolsonaro se reuniram na Praça do Derby, na área central do Recife, na manhã de hoje, para mais um ato contra o governo e em defesa da vacinação. Este é o quarto protesto em escala nacional contra o presidente desde maio.

No ato, também há também cartazes e faixas contra o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e contra os militares que compõem o governo. São vistas bandeiras de partidos como o PDT, PSB, PT, PSOL, PCO e PSTU.

Majoritariamente de máscara, muitos militantes puxaram gritos de guerra em favor do ex-presidente Lula (PT). Entre os movimentos populares e partidários presentes são ressaltadas pautas como a necessidade de aceleração na vacinação, um novo auxílio emergencial de R$ 600 e protesto contra a Reforma Administrativa que tramita no Congresso. 

O ato seguiu da Praça do Derby até a avenida Guararapes, também na área central do Recife. Alguns políticos de esquerda estiveram no protesto, entre eles o senador Humberto Costa e os deputados federais Carlos Veras e Marília Arraes, ambos do PT.

*Com informações da Folha de Pernambuco


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

VACÉLY WACEMBERG SANTOS DUARTE

Falta do que fazer! Se jogarem uma carteira de trabalho somem todos.

Sérgio Ricardo Claudino Patriota

Bolsonaro já era. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK



24/07


2021

Facen oferta créditos acadêmicos a alunos de fora

Nos próximos dias 28 e 29 de julho, será realizada, no casarão da Faculdade Central do Recife (Facen), a Primeira Semana da Prática Pura do Direito. O evento, que faz parte do projeto “Entra em Pauta na Facen”, será aberto e gratuito para estudantes de Direito de outras instituições de ensino superior, com certificação de atividade acadêmica complementar de 10h, mas as vagas são limitadas.

“Nossa ideia é implantar no Recife, através da Faculdade Central, um programa de créditos acadêmicos, baseado no que é feito em instituições de ensino superior da Europa. Os estudantes poderão trocar experiências com professores e alunos de outras faculdades, ampliar seus conhecimentos e utilizar esses créditos em horas de atividades acadêmicas complementares, exigidas na graduação, explica o diretor-geral da Facen”, Frederico Belfort.

O objetivo das atividades é que os alunos possam vivenciar a prática do Direito, a partir de casos concretos. No primeiro dia do evento, os estudantes irão reabrir o julgamento encenado no filme “Meu Nome não é Johnny”, através da apresentação de novas teses de defesa e acusação, sob a supervisão dos docentes. O júri simulado marca a estreia do Cine Central que, periodicamente, fará análises jurídicas decorrentes de obras cinematográficas relevantes.

Já no dia 29, os discentes terão a difícil tarefa de promover a defesa dos acusados de um dos crimes mais chocantes de Pernambuco, a macabra história dos “canibais de Garanhuns”. Na atividade, os alunos terão acesso à decisão de pronúncia e denúncia dos canibais e outras peças do processo e vão ouvir a explicação sobre o caso, através da perspectiva de um psicólogo judicial. O profissional vai abordar os distúrbios dos acusados e as técnicas que foram utilizadas na elaboração dos laudos. 

A Faculdade Central do Recife vai disponibilizar 30 vagas para alunos de outras instituições. Os interessados devem entrar em contato com a secretaria acadêmica da Faculdade, através do WhatsApp (81-99418.4000) e garantir logo a vaga.

Os certificados de atividade complementar, emitidos pela Facen, estão de acordo com os termos exigidos pelo Ministério da Educação (MEC), de modo a serem aceitos na Faculdade Central do Recife e em outras Instituições de Ensino Superior (IES). O evento totaliza 10 (dez) horas de Atividade Complementar, decorrente da participação nas duas atividades.

SERVIÇO
Primeira Semana da Prática Pura do Direito
Onde: Faculdade Central do Recife
Quando: 28 e 29/07, das 16h às 21h
Contato: (81) 99418.4000


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha