Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes

12/06


2021

Bolsonaro passeia de moto e causa aglomeração em SP

O presidente Jair Bolsonaro participou, hoje, do ato político “Acelera para Cristo”, que ficou conhecido como “motociata”. Milhares de motociclistas percorrerão 129 km e passarão por 14 pontos. As informações são do Poder360.

Sem máscara, o presidente provocou aglomeração e cumprimentou apoiadores. Segundo Jackson Vilar, organizador do evento, o ato é a favor do presidente Jair Bolsonaro, em defesa do “voto auditável”, e a favor da médica Nise Yamaguchi e “todos os médicos que sofrem ataques da esquerda”. 

A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP)  afirmou que o livro Guinness Book, que registra recordes, estava “de olho” no ato, que, de acordo com ela, pode ser o maior da história. Também disse que a “motociata” é em homenagem a Jesus e servirá para arrecadação de alimentos e para enaltecer a “liberdade“.

Saiba quais são os pontos do percurso:

Avenida Olavo Fontoura;
Praça Campos de Bagatelle;
Avenida Santos Dumont;
Avenida do Estado;
Ponte Governador Orestes Quercia;
Marginal Tietê;
Rodovia Bandeirantes (trevo km 62);
Marginal Pinheiros;
Ponte Engenheiro Ari Torres;
Avenida dos Bandeirantes;
Corredor Norte-Sul – Avenida Rubem Berta;
Avenida Pedro Álvares Cabral;
Praça Armando de Sales Oliveira;
Praça Ibrahim Nobre (Obelisco).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Mesquita

Motociata de Bolsonaro cercado por 6.300 PMs assim é bom, quero vê-lo nos debates.

Wellington Antunes

Quem quer saber de Guiness Book? Grande bosta! O povo quer é vacina que o governo desse genocida não providenciou em tempo hábil e hoje alcançamos o triste record de quase 500 mil mortes. Triste recorde, isto sim.


Petrolina abril 2021

12/06


2021

Ministro do Turismo lamenta morte de Marco Maciel

Nota de pesar 

Pernambuco e o Brasil perdem uma referência de homem público. Plural, íntegro, dedicado exclusivamente à coisa pública. Marco Maciel tinha um profundo senso do dever, um verdadeiro sacerdote que procurava servir a coisa pública sem se servir. Exemplo de dignidade, de honestidade, de dedicação à coisa pública pelo conhecimento. Estudava os problemas nacionais, os problemas locais e dedicava-se às soluções com uma grande capacidade de articulação. Na minha opinião, ele merece todos os aplausos pelo tipo de vida que levou. Pernambuco e o Brasil devem enaltecer, divulgar e mostrar a todos a dimensão de homem público, a dimensão de político, a dimensão de honestidade, da capacidade de luta de Marco Maciel. 

Gilson Machado Neto
Ministro do Turismo"


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca 2021

12/06


2021

Recife decreta luto pela morte de Marco Maciel

Devido ao falecimento do ex-vice-presidente da República e ex-governador de Pernambuco Marco Maciel, o prefeito João Campos (PSB) decretou luto oficial de três dias no Recife. Marco Maciel morreu aos 80 anos de idade, na madrugada de hoje, em Brasília.

“O Brasil e Pernambuco perdem um grande político, o recifense Marco Maciel. Em 45 anos de vida pública ocupou diversos cargos, culminando com a vice-presidência da República, por dois mandatos. Sempre fazendo política buscando construir pontes e entendimentos. Minha solidariedade à família e aos amigos. Que possam encontrar conforto neste momento de dor. Estou decretando luto oficial por três dias no Recife”, declarou Campos.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Caruaru

12/06


2021

Luto por Marco Antônio de Oliveira Maciel

Por Paulo Magnus*

Perdemos um homem especial, uma referência pública, cuja conduta deveria ser seguida por todos, principalmente num momento tão conturbado da vida pública deste país.

Descansou depois de anos de sofrimento e alienação mental, deixando para a família o sentimento de absoluto dever cumprido.

Mais do que perder um amigo, perdemos uma das melhores memórias deste país.

Ele tinha uma capacidade incrível de conectar pessoas e a maestria de conhecer todas as pessoas pelo nome. 

Aprendi muito com ele, abriu muitas portas para todos que a ele pediram algum apoio. 

Na história da humanidade, em especial, no nosso tempo, nunca a morte esteve tão próxima das pessoas e das famílias.

Temos que brindar a vida e reavaliar nossos atos, sempre exercitando A expressão  Temos que cuidar de muita gente, pois mais do que nunca, podemos sim, precisar de alguém que cuide de nós. Viva a Sociedade do Cuidar.

* Empresário, diretor-presidente da MV


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


12/06


2021

FHC homenageia Marco Maciel e destaca lealdade

Por Houldine Nascimento, da equipe do Blog

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) também lamentou a morte de Marco Maciel. Em uma publicação no Twitter, há pouco, FHC apontou "lealdade" do político pernambucano que foi vice-presidente durante seus dois mandatos à frente do Brasil, entre 1995 e 2002.

"Morreu hoje Marco Maciel. Exerceu a vice-presidência nas duas vezes em que fui Presidente. Se me pedirem uma palavra para caracterizá-lo diria: lealdade. Viajei muito, sem preocupações: Marco exercia com competência e discrição as funções que lhe correspondiam. Deixa saudades", escreveu Fernando Henrique.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

CABO

12/06


2021

A volta dos pombinhos

Enfim, depois de uma temporada sem um único registro nas redes sociais, o que levantou a suspeita de que o namoro havia tido um ponto final, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e a deputada federal paulista Tabata Amaral (sem partido) fizeram juras de amor, hoje, dia dos namorados.

O amor é lindo e tem que ser celebrado!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bandeirantes 2021

12/06


2021

Corpo de Marco Maciel será velado no Senado

Os pernambucanos não terão a chance de se despedir de Marco Maciel, um de seus grandes líderes, que faleceu hoje aos 80 anos, em Brasília. O velório ocorrerá no Salão Negro do Senado, das 14h30 às 16h30. Já o sepultamento está marcado para o Cemitério Campo da Esperança, às 17h30.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

12/06


2021

PE decreta luto oficial pela morte de Marco Maciel

Por Houldine Nascimento, da equipe do Blog

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), se pronunciou, há pouco, sobre a morte do ex-vice-presidente Marco Maciel. Por meio das redes sociais, o gestor lamentou o falecimento de Maciel e decretou luto oficial de sete dias:

"Com a morte de Marco Maciel, o Brasil perde um político que sempre esteve aberto ao diálogo e ao entendimento. Ao longo de sua trajetória como deputado, governador, senador, ministro e vice-presidente da República, Marco Maciel defendeu suas posições com ética e elevado espírito público. Características que também o destacaram na Academia Brasileira de Letras. Presto minha solidariedade à dona Anna Maria Maciel, aos filhos e demais parentes e amigos. Fica decretado luto oficial de sete dias, em homenagem a esse grande pernambucano", publicou Câmara.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Anuncie Aqui - Blog do Magno

12/06


2021

DEM PE emite pesar pela morte de Marco Maciel

Nota Democratas Pernambuco

O Brasil perde o maior representante do diálogo e do espírito público

O Brasil, a política e o Democratas perdem um dos melhores homens públicos da história do país: Marco Maciel. Maior representante da política do diálogo, exemplo de espírito público, de ética, de moralidade, de integridade, de trabalho e compromisso com os valores democráticos. Após anos acometido pelo Alzheimer, nos deixa hoje com um legado de ensinamentos como o seu sacerdócio político e trabalho em defesa dos interesses de Pernambuco, do Brasil e dos valores democráticos. 

De formação cristã humanista, exerceu a vocação política desde o movimento estudantil, tendo construído uma carreira pública exemplar como vice presidente da república, senador, ministro da Educação, deputado, presidente da Câmara dos Deputados, governador de Pernambuco e imortal da Academia Brasileira de Letras.

Marco do liberalismo e o Marco de Pernambuco, como gostava de ser lembrado, Maciel foi e continuará sendo, para o nosso partido e para o país, uma referência política em defesa dos valores liberais, da democracia, do entendimento e da busca pelos consensos. Entre seus inúmeros aprendizados, a defesa de que “devemos buscar sempre, entre o que nos separa, aquilo que pode nos unir”. Com gentileza e cordialidade ímpar, foi um colecionador de amigos de variadas linhas ideológicas.  

Vitorioso na trajetória pública e pessoal, teve na sua serenidade a força de um grande líder. Um pernambucano raiz, sempre exaltou os nossos símbolos, defendeu nosso povo. Foi um grande governador com visão de futuro deixando sua marca em todos os cantos do nosso Estado. Deixa um vazio muito grande.

Nós do Democratas e do Instituto Liberdade e Cidadania abraçamos dona Ana Maria, sua companheira de todas as horas, os filhos Gisela, João Maurício e Cristiana e a todos os familiares e amigos.  

Ao nosso grande líder, nossa homenagem e agradecimentos por poder conviver e compartilhar do seu exemplo de dedicação à construção de um Pernambuco e de um Brasil democrático, melhor e mais justo. 

Recife, 12 de junho de 2021.
Mendonça Filho
Presidente Estadual do Democratas 
e do Instituto Liberdade e Cidadania.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Blog do Magno 15 Milhões de Acessos 2

12/06


2021

Políticos lamentam morte de Marco Maciel

Com a morte do ex-vice-presidente Marco Maciel, na madrugada de hoje, aos 80 anos, vários políticos se manifestaram, emitindo pesar. Confira, abaixo, algumas mensagens:

Hamilton Mourão (PRTB), vice-presidente do Brasil: "Neste sábado, o Brasil se despede do ex-Vice-Presidente Marco Maciel. Político com extrema capacidade de negociação e dotado de espírito público, contribuiu para o engrandecimento do Brasil, sempre pautado pela ética e probidade. Meus sentimentos aos familiares e amigos."

Michel Temer (MDB), ex-presidente do Brasil: "Quero lamentar a perda de um pacificador e cultor das instituições e do federalismo. Marco Maciel dignificou a classe política com seu espírito público, seu preparo intelectual e a boa prática administrativa. Meus sinceros sentimentos a sua esposa D Ana Maria, filhos e familiares."

ACM Neto, ex-prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM: "Marco Maciel foi um dos fundadores e um dos mais importantes quadros do nosso partido. Com sua exemplar atuação na vida pública, escreveu uma história irretocável de dedicação ao nosso país. Em minha trajetória, pude me inspirar e aprender com seus ensinamentos. Ex-vice-presidente da República, Marco Maciel foi uma liderança capaz de motivar políticos de todas as idades. Hoje, envio toda solidariedade e carinho aos familiares e amigos deste grande líder."

João Doria (PSDB), governador de São Paulo: "Triste com a morte do ex-vice-presidente da República, Marco Maciel. Aos familiares e amigos minha solidariedade neste momento de dor."

Ciro Gomes (PDT), ex-ministro e ex-governador do Ceará: "Lamento a morte do ex-vice-presidente do Brasil, Marco Maciel. Homem decente e de espírito publico, dignificou as melhores tradições pernambucanas na política brasileira. Meus sentimentos à família e amigos."

Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados: "Lamento o falecimento de Marco Maciel, homem de espírito público, aberto ao diálogo, um democrata. Meus sentimentos aos familiares e amigos."

Jarbas Vasconcelos (MDB), senador de Pernambuco: "Marco Maciel foi uma das grandes expressões da política brasileira. Ainda jovem atravessou as fronteiras de Pernambuco, ocupando os maiores cargos da república, sempre com seu estilo hábil, agregador, discreto e elegante. Foi um dos fiadores da transição democrática. Atuamos em campos políticos opostos até nos somarmos em um grande esforço para recuperar o ambiente social e econômico de Pernambuco em 1998. Afastado da vida pública há muitos anos, por grave enfermidade, construímos uma relação sincera de respeito e amizade. Foi uma das pessoas mais dignas que conheci e convivi, sempre cultivando a boa política, o diálogo e o amor por Pernambuco e pelo Brasil. Envio minha solidariedade e carinho para Anna Maria, Gisela, Cristiana, João Maurício e todos os familiares e amigos."

Fernando Bezerra Coelho (MDB), senador de Pernambuco: "Brasil perde um de seus mais ilustres filhos. Com uma trajetória política marcada pela integridade e compromisso com interesse público, Marco Maciel foi exemplo de diálogo e conciliação em todos os cargos que ocupou. Como vice-presidente da República, soube a exata dimensão do cargo, que exerceu com ponderação sempre em busca do bem comum. Como governador de Pernambuco, trabalhou pelo desenvolvimento do semiárido, missão que ainda nos desafia. Deixa legado que inspira todos aqueles que acreditam que a política é um instrumento de transformação do país. Meus sinceros sentimentos e solidariedade à família e aos amigos."

Luciana Santos (PCdoB), vice-governadora de Pernambuco: "Lamento a morte do ex-governador Marco Maciel. Em sua vida pública pautou-se pela cordialidade e abertura para o necessário diálogo entre os diferentes. Manifesto minha solidariedade a Anna Maria, seus filhos e toda família."

Randolfe Rodrigues (Rede), senador do Amapá: "Lamento profundamente a partida do ex-vice-presidente da República, Marco Maciel. Marco Maciel sofria de mal de Alzheimer e vivia recolhido em Brasília desde 2014. Foi personagem relevante no processo de redemocratização do país, quando fundou a Frente Liberal. Ocupou postos importantes na República, passagens marcadas pelo diálogo, pela cordialidade, pelo zelo e competência. Desejo à família e aos amigos os mais sinceros sentimentos."

Bruno Araújo, presidente nacional do PSDB: "Um homem honrado. Nasceu para servir na vida pública com vocação e dedicação exemplar. A história contemporânea da Política (“P” maiúsculo) brasileira teve nele um articulador mestre com discrição e humildade de um franciscano. Nesse momento de extremos, a lembrança de sua postura mostra como a luta de ideias e posições precisa retornar ao eixo civilizatório.

O Marco Maciel, maestro da redemocratização, vice-presidente da República, ministro, governador de Pernambuco, presidente da Câmara dos Deputados, senador, deputado estadual e líder estudantil, será uma referência na formação de quadros da Política que serve à sociedade. Os nossos mais sinceros sentimentos a Anna Maria, companheira de toda uma vida, e a toda sua família."

Armando Monteiro Neto (PSDB), ex-ministro e ex-senador: "Como político, Marco Maciel encarnou as maiores virtudes republicanas, honradez e dedicação às melhores causas. Como cidadão exemplar, nos deixou lições de moderação, equilíbrio e civilidade, que devem ser sempre valorizadas, especialmente neste tempo em que vivemos. Uma grande perda para o Brasil. O meu abraço a Dona Ana Maria e familiares."

Anderson Ferreira, prefeito de Jaboatão dos Guararapes e presidente estadual do PL: “Pernambuco e o Brasil perderam hoje um dos políticos de maior envergadura e liderança. Marco Maciel exerceu com maestria todos os cargos que ocupou como secretário, deputado, senador, governador, ministro e vice-presidente da República. Sua ética, o estilo discreto e ao mesmo cativante eram as suas marcas. Meus sentimentos à família neste momento de perda.”

Professor Lupércio (SD), prefeito de Olinda: "Um homem que desde muito jovem ocupou funções destacadas e assumiu grandes responsabilidades como deputado estadual, federal, presidente da Câmara, senador, ministro da Educação, além dos cargos anteriormente citados e outras honrosas missões assumidas por ele. A cidade de Olinda e todos os olindenses têm uma gratidão histórica com Marco Maciel. O nosso título de Patrimônio Cultural da Humanidade, conferido pela Unesco, foi obtido em 1982, último ano da administração dele no governo de Pernambuco. Tendo a sua gestão papel importante sobretudo na organização da complexa documentação que sacramentou a Marim dos Caetés como monumento mundial. Um dos traços mais marcantes da personalidade de Marco Maciel foi a sutileza, que ele soube utilizar junto com o diálogo e a tolerância no bom trato de fazer política. Professor Lupércio se solidariza com familiares e amigos de Marco Maciel."

Raquel Lyra, prefeita de Caruaru e presidente estadual do PSDB: "Recebi com pesar a notícia do falecimento do ex-vice-presidente da República e ex-governador de Pernambuco, Marco Maciel. Conciliador, honrado e íntegro, ao lado do presidente Fernando Henrique Cardoso fez muito ao Brasil, sem esquecer jamais de seu estado e de seu povo, em todas as funções que exerceu como deputado, senador e ministro. Em nome do PSDB de Pernambuco, expresso nossa profunda solidariedade à sua esposa, Anna Maria, filhos, toda família, inúmeros amigos e a nossa gente que se despede hoje de um de seus grandes líderes."

Miguel Coelho (MDB), prefeito de Petrolina: "Pernambuco tem uma larga tradição de formar homens e mulheres notáveis. O vice-presidente Marco Maciel foi uma dessas figuras que marcaram época e deixaram legado. Para nossa tristeza, hoje perdemos esse homem público brilhante. Deputado estadual, federal, senador, ministro, governador e vice-presidente, o currículo demonstra o tamanho de Marco Maciel. Tinha uma mente extraordinária, sendo imortalizado na Academia Brasileira de Letras. Era ainda amado pelos seus pares e admirado entre seus opositores. Acima disso, foi amado pelos pernambucanos. Orgulho do Nordeste, Marco Maciel honrou sua gente e permanecerá imortalizado na nossa história de bravos guerreiros. Minha solidariedade a todos os familiares e amigos. Mais que um dia triste, este sábado, 12 de junho de 2021, é uma data de reverência a um ilustre filho que tanto fez por Pernambuco e pelo Brasil."

Raimundo Pimentel (PSL), prefeito de Araripina: "Pernambuco se despede de um grande homem público. Marco Maciel, ex-governador do nosso Estado, ex-vice-presidente da República, ex-senador nos deixou hoje, mas sua história de vida, política e o seu legado serão lembrados ainda por muito tempo. Esta foto foi em 2006, quando eu era deputado estadual e prestei uma justa homenagem a Marco Maciel no plenário da Assembleia Legislativa pelos seus 40 anos de vida pública à época. Que as próximas gerações de políticos se espelhem na seriedade e comprometimento de Maciel. Descanse em paz!"

Ângelo Ferreira (PSB), prefeito de Sertânia: "Hoje o Brasil e Pernambuco perdem um grande político. Marco Maciel, de brilhante atividade política, exerceu muitos cargos: foi Governador de Pernambuco, duas vezes vice-Presidente da República, foi Senador e também deputado estadual e federal. Um líder conhecido pela sua capacidade de diálogo e conciliação, deixa um grande legado. Registramos, que teve muitos serviços prestados ao nosso município de Sertânia e à sua população. Nossos sentimentos aos seus familiares e amigos." 

Eduardo da Fonte, deputado federal e presidente estadual do Progressistas: "O Partido Progressistas de Pernambuco lamenta profundamente a morte de Marco Maciel, recifense e grande quadro da política nacional. Homem público honrado, será sempre reconhecido pelo estilo conciliador e por sua grande capacidade pacificadora. Nosso sentimento de pesar aos familiares, especialmente a esposa Ana Maria e aos três filhos e netos, e aos amigos. Que Deus conforte o coração de todos."

André de Paula, deputado federal e presidente estadual do PSD: "Um amigo, um exemplo, um líder. Agradeço a Deus, todos os dias, pelo privilégio que tive de conviver intensamente com Marco Maciel. De tê-lo como professor e fonte permanente de inspiração. A dona Anna Maria e aos seus filhos, Gisela, João Maurício e Maria Cristiana, meu abraço solidário, a manifestação do meu pesar, pedindo a Deus que os abençoe e conforte neste momento tão difícil de dor e de despedida. Vai-se o homem, fica o exemplo. Obrigado, Marco Maciel!"

Silvio Costa Filho, deputado federal e presidente estadual do Republicanos: "Lamento profundamente a morte do ex-governador, deputado, senador e vice-presidente Marco Maciel. Um homem que sempre cultivou a boa política, o diálogo e o amor pelo Estado e pelo Brasil. Marco Maciel é uma grande referência para todos nós. Sempre trabalhou em defesa dos interesses de Pernambuco. Sem dúvida alguma, é um exemplo para a nossa geração. Sempre foi um homem sereno, equilibrado, que procurou fazer política respeitando a todos, independentemente de posição partidária, ideológica ou social. Nesse momento de dor, me solidarizo com todos os familiares e amigos que ele construiu ao longo da vida pública. "

Danilo Cabral (PSB-PE), deputado federal: "Pernambuco perdeu Marco Maciel. Sua trajetória como deputado, senador, governador e vice-presidente teve o símbolo da correção e lealdade aos seus princípios. Cultivou, na vida pessoal e política, o valor do respeito a fidalguia com as pessoas, que tanto faz falta hoje ao Brasil."  

Ricardo Teobaldo, deputado federal e presidente estadual do Podemos: "Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento do ex-vice-presidente da República Marco Maciel. Sua vida se confunde com a história política do nosso estado e do nosso país. O Brasil e Pernambuco ficam menores com sua partida. A nós, fica a responsabilidade de defender seu legado e sua trajetória. Meus profundos sentimentos a Ana Maria Maciel, sua esposa e companheira inseparável, a seus filhos e amigos."

André Ferreira, deputado federal e presidente estadual do PSC: "A política no Brasil e, principalmente, em Pernambuco perde uma das suas principais referências. Marco Maciel foi a história da política nos últimos 50 anos. Sempre cordial, emprestou a sua grandeza a todos os cargos que ocupou, de deputado a vice-presidente da República. Exercia a política com elegância e inteligência e tinha uma capacidade enorme de buscar convergências nas divergências. Deixo aqui os meus sentimentos à sua esposa, Ana Maria, aos seus filhos e familiares. Que encontrem em Deus o conforto necessário neste momento tão difícil."

Daniel Coelho, deputado federal e presidente estadual do Cidadania: "Meus sentimentos para todos os familiares e amigos do vice-presidente Marco Maciel. Pernambuco e o Brasil perdem um homem público que dedicou a vida ao país."

Fernando Monteiro (PP-PE), deputado federal: "A partida de Marco Maciel, marco de Pernambuco, representa a perda também de parte importante da história política do nosso Estado e do País. Marco Maciel deixa a todos nós o legado de um homem público sempre aberto ao diálogo sem esquecer de suas convicções. Meus sentimentos a toda a família e amigos. Que Deus conforte a todos neste momento tão difícil."

Marília Arraes (PT-PE), deputada federal: "Diante do falecimento do ex-vice-presidente da República, Marco Maciel, a deputada federal Marília Arraes (PT/PE) externa sua solidariedade aos familiares e amigos do pernambucano."

Antonio Coelho (DEM), deputado estadual e líder da Oposição na Alepe: "O Brasil e o Pernambuco se despedem, neste sábado, de um dos seus principais líderes políticos. Homem do diálogo, Marco Maciel sempre foi referência na vida pública pela sua incessante busca pelo entendimento e pelo consenso, mesmo entre aqueles que dele discordavam. E foi ancorado na defesa da democracia, nos valores de integridade, moralidade e compromisso público que construiu uma vitoriosa trajetória política e de trabalhos prestados ao nosso Estado e ao nosso país quando ocupou cargos importantes na política nacional: vice-presidente da República, ministro, governador de Pernambuco, senador, deputado estadual e federal.

Marco Maciel soube honrar o seu povo, o nosso Pernambuco, e deixa-nos um legado desafiador em tempos atuais de tanta polarização: fazer política com ponderação e sempre em busca do bem comum. Desse grande líder, ficarão guardadas a admiração e a inspiração de trabalhar pelo nosso povo.A familiares e amigos, os meus sinceros sentimentos!"

Manoel Ferreira (PSC), deputado estadual: "Fiquei muito triste com a notícia da morte de Marco Maciel. Com altivez, senso de Justiça e sabedoria, enobreceu os cargos de deputado, governador, senador, ministro e vice-presidente da República que ocupou. Conhecia como poucos o tempo da política. E trabalhou incansavelmente para ajudar Brasil e Pernambuco a superarem suas dificuldades. Que Deus acolha a sua esposa Ana Maria, seus filhos e demais familiares neste momento de dor."

Priscila Krause (DEM), deputada estadual: "Hoje é um dia de tristeza e despedida de um dos homens públicos mais importantes de Pernambuco e do Brasil. Para mim, um líder, um grande amigo meu, de meu pai e de minha mãe, o padrinho de meu marido, uma das minhas principais inspirações na política, Marco Maciel. Com ele me orgulho de ter aprendido a fazer política com ética, diálogo e respeito à coisa pública. Tive a honra e sorte de ainda jovem vivenciar de perto experiências e exemplos do que na prática é democracia, baseada nos mais nobres preceitos da República. A Escola Macielista. 

Foi um homem marcado pela busca do entendimento. Como o próprio dizia, a política nunca foi para ele um exercício ou desfrute de poder. Ele a entendia e praticava como possibilidade de transformar a sociedade. E assim viveu a política defendendo Pernambuco e o Brasil como governador, vice-presidente da República, deputado, senador e ministro. Marco Maciel também viveu para sua família. Com o coração apertado, deixo meu abraço especial para Anna Maria, seu amor de uma vida inteira, seus filhos Gisela, Cristiana e João Mauricio, em nome de toda a família e a seus inúmeros amigos. 

Marco Maciel era imortal da Academia Brasileira de Letras. Não só: em tempos difíceis da política brasileira, é também imortal nos exemplos de como exercê-la. Levantar e honrar o seu legado é um compromisso nosso."

Diogo Moraes (PSB), deputado estadual e vice-líder do Governo na Alepe: "Foi com muito pesar que recebemos na manhã de hoje o falecimento do ex-vice-presidente da República, Marco Maciel. Pernambucano, Maciel faleceu aos 80 anos em Brasília, devido a complicações do Mal de Alzheimer. Advogado e professor, Marco Maciel foi deputado, governador de Pernambuco, senador, ministro-chefe do Gabinete Civil da Presidência da República e vice-presidente da República de 1995 a 2003, no governo Fernando Henrique Cardoso. Deixou o legado de fazer política com muito diálogo e tranquilidade. Ensinou muito e sua história continuará ensinando como grande figura pública que foi. Fica aqui toda minha solidariedade a sua família, Anna Maria, sua esposa, e aos três filhos."

João Paulo (PCdoB), deputado estadual: "Lamento o falecimento de Marco Maciel. Lembro que na ocasião da morte do meu pai, fez questão de me mandar um telegrama de solidariedade. Assim era ele, cordial, aberto ao diálogo e sempre respeitando as posições políticas. Meus sentimentos a toda família e amigos."

Alessandra Vieira (PSDB), deputada estadual: "Lamento o falecimento do ex-vice-presidente da República, Marco Maciel. O pernambucano foi um grande político, exercendo também os cargos de deputado, senador e governador, numa trajetória de muita dedicação ao nosso estado e nosso país. Deixo meus sentimentos de pesar a todos os seus familiares e amigos."

Romerinho Jatobá (PSB), presidente da Câmara Municipal do Recife: "Com grande tristeza  recebemos a notícia da morte de Marco Maciel. Ex-vice presidente, governador, senador, ministro, Marco Maciel teve uma vida inteira dedicada ao serviço público. Um homem que prezava acima de tudo por diálogo e a cordialidade, virtudes que tanta falta fazem à política desses tempos. Deixa um legado inestimável para todos nós. Aos familiares e amigos, a Câmara Municipal do Recife presta condolências."

Alberto Feitosa (PSC), deputado estadual: "O pernambucano Dr. Marco Maciel, descansou! Deixa um grande legado de exemplo de ética, moral e conduta ilibada no exercício de cargos eletivos. Pessoa de fino trato com seus interlocutores, trabalhava mais de dezoito horas por dia em prol da sociedade, pelo povo e pela Pátria. O Brasil perde uma de suas grandes referências na política. Que Deus o receba na condição de um cristão ardoroso e conforte seus familiares e seus muitos amigos."

Wanderson Florêncio (PSC), deputado estadual: "Lamento profundamente o falecimento do ex-governador de Pernambuco e ex-vice-presidente da República Marco Maciel, que passou pela vida pública sem deixar nenhuma mancha. Político aberto ao diálogo, fiel aos correligionários e respeitoso com os adversários, Marco não tinha inimigos. Paciente e homem de muita fé, deixou um grande legado e inspirou muitos políticos que trabalharam e cresceram ao seu lado. Deixo um abraço fraterno a todos os familiares e desejo que Deus possa confortar a esposa Ana Maria Maciel, filhos e netos."


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha