20/06


2021

A Rose de Renan e a Mônica de Lula

Por Augusto Nunes, do R7

Mônica Veloso virou celebridade nacional em 2007, quando o Brasil ficou sabendo que as contas da jornalista que tivera uma filha com Renan Calheiros eram bancadas por uma empreiteira. Reeleito presidente do Senado no início daquele ano, o parlamentar alagoano acabou renunciando ao cargo para escapar da cassação. Mônica virou capa da revista Playboy, escreveu um livro sobre a história, apresentou um programa de TV, casou-se de novo e submergiu no semianonimato. Melhor: tenta submergir. Sempre que o líder da bancada do cangaço ganha espaço no noticiário, a caso é ressuscitado e reapresenta às novas gerações a protagonista do romance com final infeliz.

Em dezembro de 2013, Rosemary Noronha virou celebridade nacional, quando o Brasil ficou sabendo das bandalheiras cometidas pela chefe do escritório da Presidência da República em São Paulo que se referia a Lula como “meu namorado”. Denunciada pelo Ministério Público e demitida por Dilma  Rousseff, Rose saiu de cena e continua na semiclandestinidade. Cuidam de mantê-la em liberdade advogados contratados pelo Instituto Lula. O ex-presidente não deu um pio sobre a história. Nem é cobrado por repórteres aos quais dita insultos a gente honesta.

Em 2007, Mônica Veloso não foi qualificada pela imprensa de “amiga” do presidente do Senado. A palavra era a certa: amante. “Renan Calheiros foi uma vítima do falso moralismo da mídia”, viajou José Dirceu num artigo publicado em seu blog. O senador foi vítima da verdade. Falso moralismo é a expressão que se aplica ao tratamento dispensado há mais de 7 anos à dupla formada por Lula e Rosemary Noronha.

Meio mundo sabe que Mônica esteve para Renan como Rose para o ex-presidente. Mas a amante de Lula é identificada como “amiga” do amante.

Abstraídas as formidáveis diferenças de ordem estética, o que distingue uma da outra é a origem do patrocínio. Mônica foi financiada por uma empreiteira. Rose ganhou um empregão federal e dele se valeu para prosperar como traficante de influência e quadrilheira. Como tem feito Lula desde 2013, Renan fez o possível para não comentar a história. Acabou falando e não convenceu ninguém. O ex-presidente ainda crê que uma patifaria deixa de existir se o seu arquiteto finge ignorar os fatos. Um dia terá de falar. É bom que encontre álibis menos toscos que os apresentados pelo senador.

Renan acha que Lula foi preso político. Lula diz que Renan “tem credencial” para o papel de relator da CPI da Pandemia — e de picadeiro. Se as ex-amantes contassem tudo o que sabe, os dois estariam flertando na cadeia.


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Comentários

Joao

Esse é o maior idiota do jornalismo do momento, assim como o imbecil Alexandre Garcia. Ainda trabalham, graças ao puxa saquismo do Bozolóide. Disseminadores de fakes, idiota!


Jaboatão Habitacional Suassuna

20/06


2021

A enchente do Capibaribe e a fake news de Tapacurá

Da coluna de João Alberto

Duas grandes enchentes atingiram o Recife. A primeira, em 1966. A segunda, ainda maior, em 1975. Começou na tarde do dia 17 de julho, uma quinta-feira, num dia de sol. O Rio Capibaribe e os muitos canais da cidade foram subindo e transbordaram, alagando bairros inteiros, 80% da cidade. As ruas ficaram intransitáveis, dezenas de árvores caíram, muitos carros viraram, todos os serviços literalmente pararam, as lojas, muitas inundadas, fecharam.

Mais da metade da cidade ficou sem energia elétrica, os hospitais funcionavam à luz de velas. O transporte nos bairros era improvisado em botes e barcos, um verdadeiro terror. Quando começou a enchente, o governador José Francisco Moura Cavalcanti deu entrevista no Palácio do Campo das Princesas, alertando para a enchente e pedindo para as pessoas voltassem para suas casas. A água ficou a noite inteira e só começou a baixar no final da tarde do dia seguinte. Outras 25 cidades banhadas pelo Rio Capibaribe foram atingidas, algumas duramente como Camaragibe e São Lourenço da Mata.

Morreram 107 pessoas e 350 mil ficaram desabrigados, muitos perdendo tudo nas suas casas destruídas. Eu morava na Boa Vista, uma das poucas regiões da cidade que não foi atingida e pude ir trabalhar na reportagem do Diario de Pernambuco. Recordo de ter feito a cobertura, usando um caminhão do Exército cedido aos jornalistas. Entre as imagens que me marcaram foi o estádio da Ilha do Retiro, transformado numa enorme piscina.

Outro episódio da cheia de 1975 foi o boato (hoje seria uma fake news) de que a barragem de Tapacurá teria estourado. O pânico generalizado aconteceu no dia 21 de julho, quatro dias após o início da enchente, quando os recifenses tentavam voltar à rotina e contabilizavam prejuízos. Eu testemunhei o drama, em torno das 10h, de um dia de sol. Lembro o cenário: pessoas abandonaram seus carros nas ruas, deixaram seus comércios abertos e corriam sem rumo, alguns tentaram subir nos prédios.

Em geral, a crença é de que uma grande onda viria acabar com a cidade, como um tsunami. Eu tinha saído do Banco do Brasil, no Recife Antigo, onde trabalhava, para ir para a redação do Diario de Pernambuco, na Praça da Independência. O governador Moura Cavalcanti comunicou-se com a administração da barragem de Tapacurá e constatou que a situação era normal. Ele, então, dirigiu-se para o meio da confusão, em frente ao Diretório Central dos Estudantes, na Rua do Hospício. Os estudantes choravam, agitados.

O governador disse que a notícia não era verdadeira, que se Tapacurá houvesse estourado ele não estaria ali naquele momento. Os estudantes se acalmaram e tomaram as ruas gritando para o povo que a notícia sobre o estouro de Tapacurá era falsa, que era boato, que estava tudo bem. O jornalista Homero Fonseca fez uma investigação acerca da origem do boato. A conclusão é teria surgido na Avenida Caxangá, uma das mais atingidas pela cheia.

Alguém soltou o comentário, que foi se espalhando no boca a boca e através das rádios, causando pânico na cidade. Ninguém pensou em conferir se era verdade porque havia um sentimento coletivo de desespero. Hoje, a história parece coisa de folclore. As pessoas que viveram aquele acontecimento, no entanto, quase sempre têm uma história tragicômica para contar.


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Pousada da Paixão

20/06


2021

TRE julgará recurso de prefeito e vice de Arcoverde

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) vai analisar, na próxima quarta-feira (23), um recurso eleitoral interposto pelo prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel (MDB), o vice Israel Rubis (PP) e a ex-prefeita Madalena Britto (PSB) contra a segunda cassação de mandato determinada pela 57ª Zona Eleitoral. Existe a possibilidade de que a chapa vencedora do pleito municipal em 2020 seja novamente afastada. Neste caso, o presidente da Câmara de Vereadores, Siqueirinha (PSB), voltaria a ocupar interinamente o posto de prefeito.

O prefeito e o vice são alvos de uma ação de investigação judicial eleitoral (nº 0600494-55.2020.6.17.0057) por abuso do poder político. O juiz eleitoral Drauternani Pantaleão havia determinado a cassação dos diplomas de Wellington Maciel e Israel Rubis, em 10 de dezembro de 2020. Algumas irregularidades teriam sido constatadas em uma carreata realizada da coligação União por Arcoverde, em 1º de novembro.


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20/06


2021

Manifestantes fazem ato pró-Bolsonaro no Grande Recife

Manifestantes pró-Bolsonaro saíram em uma motociata para defender o presidente da República e sua gestão. O ato aconteceu hoje, na Avenida Beira Mar, no bairro de Piedade, Jaboatão dos Guararapes. As informações são jornalista Anna Tenório, da Folha de Pernambuco.

A concentração teve início às 10h da manhã deste domingo e não faz parte do evento oficial, convocado há algumas semanas pelo grupo "Aliança por Pernambuco" e cancelado após a recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O ato saiu às 11h.

Mesmo com a chuva, os manifestantes mantiveram o cronograma. Saindo de Piedade, os manifestantes percorreram a Avenida Agamenon Magalhães em direção ao Centro de Convenções, onde está previsto o ponto de encerramento da motociata. Em alguns momentos, um carro de som tocou o Hino Nacional Brasileiro. Entre as bandeiras do movimento está a defesa da gestão do presidente Bolsonaro e a defesa do voto impresso.

Assim como houve na manifestação contrária ao presidente da República, acontecida neste sábado (19) no Recife, agentes de Conciliação do Estado também acompanham o ato político para garantir a segurança dos presentes. A mesa permanente de diálogo criada pelo Governo de Pernambuco conta com representantes das Secretarias de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Justiça e Direitos Humanos, Defesa Social, Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Casa Civil e Ministério Público.

A deputada estadual Clarissa Tércio (PSC) marcou presença na manifestação. Durante o percurso, a parlamentar, que fez transmissão ao vivo do ato, empenhou palavras de ordem de "Brasil acima de tudo e Deus acima de todos". "Passando agora na padaria Boa Viagem, esse local que é simbólico, esse local aqui onde se marca praticamente todos os movimentos. Olha aí crianças e idosos na rua", disse Clarissa, que fez o trajeto em um quadriciclo. 

Em outro momento, a deputada leu comentários de apoiadores. "O presidente não pôde estar aqui, mas ainda assim a gente está com muita determinação e garra gritando pela nossa liberdade, pedindo a Deus pela nossa Nação. A gente já sabia que a probabilidade era muito grande. Mas na presença ou na ausência a gente tá aqui apoiando. um dia ele vai tá aqui", relatou.

O pastor Júnior Tércio (Podemos) foi um dos políticos que participou do ato em defesa do presidente. "Estamos aqui em Olinda. Olha que coisa linda esse movimento", narrou o vereador. 

O deputado estadual Alberto Feitosa (PSC) também foi ao ato e participou do percurso de moto. Em sua transmissão nas redes sociais, o parlamentar reforçou a quantidade de motocicletas que aderiram ao movimento. "Esse é o brasil que a gente quer, o povo está indo pra rua, povo de bem, pedindo liberdade, e pedindo disciplina, pedindo pelo desenvolvimento do nosso país. É isso que a gente precisa", disse.

Caruaru

Além da Região Metropolitana do Recife, os manifestantes também pretendem se reunir em Caruaru, na tarde de hoje. A manifestação não deve ser no formato de "motociata" e está prevista para começar às 14h. A concentração está marcada para acontecer na Rua Nossa Senhora das Dores. 


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20/06


2021

Até hoje, 3ª via de centro nunca deu certo no Brasil

Os resultados das 8 eleições presidenciais de 1989 para cá mostram que a ideia de uma 3ª via tem muito de wishful thinking –quando se confunde desejo com probabilidade real – e quase nada de conexão com a realidade do país. Nunca houve uma 3ª via para valer no Brasil, no sentido do que alguns partidos buscam hoje, com um candidato de centro e fora da polarização esquerda-direita.

Poder360 compilou os resultados de todas essas eleições desde 1989 com dados do TSE e da página Políticos do Brasil. O resultado desse levantamento mostra um histórico desfavorável para que se tenha um 3º candidato competitivo representando forças do chamado centro político. A experiência recente indica ser improvável que surja um nome viável para tirar as vagas de Lula ou de Bolsonaro do 2º turno.

A eleição de 1989 foi a única com um 3º candidato competitivo desde a redemocratização. Mas aquele foi um pleito solteiro, só para presidente. Situação diferente da atual, quando candidatos a presidente, deputado federal, deputado estadual, senador e governador fazem campanha ao mesmo tempo e são votados no mesmo dia.

Em 1989, que teve a 1ª eleição direta para presidente depois da ditadura militar (1964-1985), houve uma clara polarização entre centro-direita, representada por Fernando Collor (PRN, à época) e esquerda, dividida em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Leonel Brizola (PDT). A 3ª via daquela disputa teria sido o tucano Mario Covas (1930-2001), mas ele fracassou e ficou mais atrás, em 4º lugar, sem nunca ter tido chances reais de vencer.

Brizola ficou em 3º, e fora do 2º turno, mas apenas 0,7 ponto percentual atrás de Lula. Seria incorreto dizer que o pedetista era a 3ª via em 1989. Brizola e Lula disputavam a mesma faixa do eleitorado de esquerda, que ficou dividido.

Não deixa de ser notável, entretanto, que a eleição de 1989 tenha sido a única das 8 disputas diretas pós-ditadura em que a diferença entre o 2º e o 3º candidatos ficou abaixo de 5 pontos percentuais. 

A matéria completa está disponível no Poder360.


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Petrolina abril 2021

20/06


2021

André Ferreira reforça parceria em Canhotinho e Quipapá

O deputado federal André Ferreira (PSC) e os prefeitos de Canhotinho, Sandra Paes, e de Quipapá, Alvinho Porto (ambos do DEM), se reuniram na última sexta (19), em Canhotinho, para definir o planejamento da parceria, iniciada em 2018, para o restante do ano. Ficou definido o repasse de verbas para a saúde e infraestrutura, por meio de emendas, além de máquinas que serão utilizadas em obras e, também, na zona rural. 

No encontro, o parlamentar informou à prefeita Sandra Paes que, além de verbas para saúde, muito necessárias no atual momento de pandemia do coronavírus, destinou emenda para obras no município, como calçamento de ruas e a revitalização da entrada da cidade. Também anunciou que Canhotinho receberá três retroescavadeiras nos próximos dias.

“Tenho uma parceria antiga com o município de Canhotinho. Primeiro com o então prefeito Felipe Porto e, agora, com Sandra Paes, que é uma gestora muito capaz e vai avançar ainda mais na administração da cidade. Como fiz com outros gestores, venho visitando as cidades para ouvir as demandas de cada um. Canhotinho receberá verbas para a manutenção da saúde e, também, destinei emenda para infraestrutura. E vamos continuar trabalhando para que esta cidade se desenvolva cada vez mais.”, afirmou André Ferreira.

Já Quipapá receberá emenda para saúde e outra para que seja investido em obras na cidade, como o calçamento de ruas, uma demanda antiga em todo o município. “Alvinho Porto é jovem, dinâmico e vai mudar a cara de Quipapá, que sofreu muito nas últimas gestões com a falta de apoio em Brasília. Agora, a realidade é outra”, acrescentou o parlamentar.

A prefeita Sandra Paes agradeceu o apoio do deputado, principalmente num momento em que a cidade se prepara para viver uma nova era, com o início das atividades da fábrica da Masterboi no município. “Estamos conduzindo Canhotinho para um futuro próspero. Por isso, essa parceria com o deputado André Ferreira é muito importante”, afirmou a gestora.


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Ipojuca 2021

20/06


2021

OAB Pernambuco cobra reabertura do Judiciário

Por Houldine Nascimento, da equipe do Blog

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB/PE), Bruno Baptista, se pronunciou durante a semana sobre a situação do Judiciário no Estado. Ele cobrou a reabertura ao TJPE e destacou que a decisão de manter fóruns fechados está causando muito prejuízo à sociedade.

"A reabertura do Judiciário, respeitando todos os protocolos sanitários, é uma medida urgente e necessária. Desde o dia 16 de dezembro/20 até hoje 17 de junho/21, os processos físicos do TJPE só tiveram seus prazos em curso durante 18 dias. DEZOITO DIAS!", disse por meio das redes sociais da OAB/PE.

Bruno Baptista também lembrou reajustes de auxílios e gratificações de magistrados durante a pandemia, além de uma licitação de R$ 4,1 milhões aberta recentemente para a aquisição de 50 novos veículos para o Tribunal de Justiça de Pernambuco em um período de crise econômica e com trabalho remoto no setor Judiciário.

Ainda de acordo com Baptista, a OAB Pernambuco "recorreu ao Conselho Nacional de Justiça para que a digitalização dos processos físicos seja feita o quanto antes, bem como melhorias no Processo Judicial Eletrônico (PJe) e no atendimento à advocacia".


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Caruaru Campanha São João

20/06


2021

Vitória vacina 2,3 mil pessoas em mutirão da Coronavac

Em um mutirão realizado em Vitória de Santo Antão, 2,3 mil pessoas que ainda não tinham recebido a segunda dose da Coronavac foram imunizadas ontem. A ação, organizada pela Secretaria de Saúde e Bem-Estar do município, ocorreu depois de o Governo de Pernambuco ter distribuído as doses da vacina para várias cidades do Estado que tiveram a vacinação com a Coronavac suspensa devido à falta de insumos para produção da vacina do Butantan. 

Para Vitória, foram destinadas 3.190 doses e todas as pessoas que procuram a vacinação conseguiram ser atendidas. O secretário de Saúde e Bem-Estar, Eudes Lorena, atribui o sucesso do mutirão a organização estrutural e humana: “Queremos agradecer a todos que colaboram com esse momento, desde a população que compareceu para se vacinar a toda equipe, composta por mais de 100 pessoas e que esteve a todo o momento empenhada para atender a todos.”

Para o mutirão no município, foram estruturados três polos de vacinação, sendo eles o Colégio Pedro Ribeiro, na Matriz, a Escola Comercial, no Maués, e o Colégio Caic, em Água Branca.  

Quem não pôde comparecer nesse sábado ainda poderá se vacinar. A vacinação com a Coronavac estará sendo realizada no Colégio 03 de Agosto, no Livramento, ou no Pátio de Eventos Otoni Rodrigues, no Centro. Já os acamados serão vacinados pelas próprias unidades de saúde.


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CABO

20/06


2021

De bigu com a modernidade

Picapes: entenda as razões de tanto sucesso

O segundo carro mais vendido no Brasil em maio passado foi a caminhonete Fiat Strada, com 9.918 unidades (o primeiro foi um hatch, o Argo, com 10,9 mil). A picape compacta respondeu por 77% das vendas do segmento. A médio-compacta Fiat Toro é sempre top-five no ranking. No geral, o comércio de picapes teve um avanço de 158% em comparação com o mesmo período do ano passado. Em suma: 17% dos veículos vendidos no mês passado foram picapes.

Se você achava que picape é só um carro para fazendeiro, para transportar cargas, mude seu conceito: elas continuam robustas, capazes de enfrentar lama e ‘costelas-de-vaca’, mas ficam cada vez mais confortáveis e, principalmente, valorizadas. Um estudo da startup Mobiauto com 56 modelos/versões 2020 de picapes vendidas no Brasil mostra que 55 delas valem mais hoje do que em janeiro do ano passado.

E a valorização tem uma média impressionante, de 18,2%. Mas da metade, por exemplo, são versões (14) da Toyota Hilux. A Ford Ranger XLS 2.2 turbodiesel 4×4, automática de cabine dupla, valorizou incríveis 32,8%. Em janeiro de 2020, era comprada por R$ 125,3 mil; agora, a mesma versão vale hoje R$ 166,4 mil.

A Ranger XLS é líder de vendas do segmento intermediário e vem equipada com motor capaz de gerar 160cv de potência, com torque de 39,25 kgfm. Entre outros atributos, tração 4x4 com reduzida e capacidade de imersão de 80cm.

“Além da clientela ser fiel, tanto no campo como nas cidades, elas ainda têm muita durabilidade, principalmente as equipadas com motores a diesel. Por isso, você as usa por quase um ano e meio e elas passam a valer mais do que antes”, analisa o especialista automotivo Sant Clair Castro Jr., CEO da Mobiauto.

E os exemplos vão além da Toyota e da Ford - e incluem a Volkswagen (Amarok); Chevrolet (S10); Mitsubishi (L200); Nissan (Frontier); e Fiat (Toro). Esta última, por sinal, perdeu valor, mas por um motivo relevante: a chegada da versão reestilizada, há poucas semanas, travou a cotação das anteriores no mercado. “É praxe evitar a compra de um modelo em seu último ano de ‘carroceria antiga’”, lembra Castro Jr.

A participação das picapes nas vendas gerais, comparando-se com os SUVs, os queridinhos dos consumidores urbanos, mostra uma evolução semelhante. Há dois anos, os utilitários-esportivos eram donos de 22,6% do mercado de veículos - e já chegam a 30,7%; as caminhonetes, naquele  mesmo período, tinham 12,8% e pularam agora para 17,7%, segundo a própria Mobiauto.

E vale lembrar: não são carros baratos. As de cabine dupla, por exemplo, começam acima dos R$ 80 mil (como a VW Saveiro Robust CD ou Fiat Strada Endurance). A desatualizada Renault Oroch tem preço já acima dos R$ 92 mil - e vem com lista de equipamentos bem espartana. A popular Chevrolet S10, versão CD Advantage 2.5 bicombustível, só vai para a garagem de quem pode desembolsar a partir dos R$ 157 mil. 

O que rola por aí

Fiat Toro - Chegou há poucas semanas e, mesmo com menos mudanças no design do que o previsto, teve até fila de espera. De novidade, e das boas, o novo motor 1.3 turbo flex, com torque de 27kgfm e até wi-fi nativo para até 8 celulares.

Chevrolet - Fará uma picape baseada no Tracker para substituir a Montana, com estreia no comecinho do ano que vem. A marca também confirmou investimentos para a produção no Brasil na nova S-10

Volkswagen Tarok - Com base na mesma plataforma do Polo e do T-Cross. Chega também no ano que vem - e tem também como alvo a Toro.

Nissan Frontier - Passará por uma reestilização e deve vir importada da Argentina já no segundo semestre.

Multas com desconto de 40% - A lei que modificou recentemente o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) tornou obrigatória a adesão dos órgãos de trânsito ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). O aplicativo é de graça e permite que o motorista receba notificações na tela do celular e pagá-las com 40% de desconto. Detrans de 9 estados ainda não o adotaram - um deles, o de Pernambuco (no Nordeste, também não se preparam Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte. Dezessete já permitem o desconto - desde que o usuário reconheça a infração e abdique de questioná-la depois. Desenvolvido pelo Serpro, SNE está disponível desde 2016. Ah, só por curiosidade: sabem quanto o Detran/PE arrecadou no ano passado? R$ 32,2 milhões. Em 2021, já pôs nos cofres R$ 12,7 milhões. 

Carga pesada - A Volkswagen Caminhões e Ônibus, que acaba de completar 40 anos, começou a produzir em série o caminhão elétrico e-Delivery, único 100% concebido, desenvolvido, testado e aprovado em território brasileiro. É a primeira do país com montagem em larga escala de veículos com tecnologia zero emissões. Por enquanto, o primeiro modelo, um e-Delivery 11 toneladas 4x2, vai compor a frota da própria montadora.

Motocicletas - Os fabricantes de motos populares estão enfrentando um problema bom e ruim, ao mesmo tempo: apesar de terem elevado a produção mensal de modelos populares, como CG 160, a espera do cliente para receber sua compra pode passar dos 45 dias. Os mototaxistas e os prestadores de serviço para aplicativos de entrega são os maiores consumidores desse segmento. 

Tapa no visual - A Stellantis, nova dona Peugeot, acaba de revelar mais um spoiler sobre o novo visual do 3008. O modelo trará atualizações que vão desde os faróis, lanternas, grade e até mesmo na posição do emblema da marca. Quem também vai mudar é o Renault Captur: as versões da linha 2022, por exemplo, terão novo motor 1.3 turbo. E irá receber uma reestilização visual leve e que focará nos faróis em LED. O já cansado Kwid, da mesma marca, igualmente mudará. A Hyundai também já trabalha em modificações no design no Creta. O SUV talvez venha com motor 1.0 turbo. A Citroën vai tentar “ressuscitar” o C3 com projeto indiano. 

Legislação - A Câmara dos Deputados aprovou esta semana uma MP que aumenta o limite do valor dos veículos novos comprados com isenção de IPI por clientes PCD (pessoas com deficiência). A MP dobra o teto para a isenção originalmente proposto pela Presidência da República - que era de R$ 70 mil e agora foi elevado para R$ 140 mil. “A limitação foi uma injustiça contra a pessoa com deficiência. O teto fixado praticamente eliminava a possibilidade de PCDs comprarem um veículo dentro das características mínimas necessárias para atender suas necessidades", avalia Rodrigo Rosso, presidente da Abridef, a associação que reúne as indústrias e comércios de tecnologia assistiva. 

Preço da gasolina - Maceió e Teresina foram as capitais que mais apresentaram alta no preço deste combustível: hoje, ambas têm valores, por litro, na casa dos R$ 6. Os dados são da Vale Card, o cartão de abastecimento aceito em 25 mil postos credenciados em todo o país. Na Bahia, o preço subiu 2,28% na primeira quinzena de junho. Em Pernambuco, 2,30%; no Rio Grande do Norte, 2,96%. Deus acima de todos e os preços da gasolina acima de tudo: em um ano, o custo do produto para o consumidor final subiu mais de 44% no país. Ah, a inflação acumulada nos últimos 12 meses, a partir do IPCA, foi de 8,06%.

O tal do preto -  A Mitsubishi acaba de apresentar duas edições limitadas para Outlander e Outlander Sport - que, na verdade, é o ASX repaginado. Não há modificações no conjunto de motor e câmbio, mas no acabamento interno e externo, sim. O Outlander Sport Black Edition terá apenas 100 unidades. O chamado preto brilhante, agora moda em tudo quanto é modelo de todas as marcas, vai preponderar: teto, retrovisores, aerofólio traseiro, grade dianteira, saídas de ar laterais, detalhes dos para-choques e até nas rodas.

Novo Sportage - O mais popular SUV da Kia deve mesmo chegar ao Brasil no final todo renovado, com luzes diurnas em C, barra iluminada na traseira e outros detalhes. É um design bem ousado. No geral, vem cheio de tecnologias. Por dentro, uma central multimídia em formato curvado que se estende até o painel de instrumentos digital.

*Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.


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Bandeirantes Junho 2021

19/06


2021

Bahia vai investir 70 mi de dólares em infraestrutura turística

A Tarde

O Governo da Bahia está buscando, cada vez mais, intensificar o turismo no Litoral Norte. Para isso, prevê um alto investimento em ações de acessibilidade e infraestrutura. O objetivo é conseguir aproveitar mais o potencial turístico da região, aumentando a atividade econômica. Em entrevista ao Isso é Bahia da rádio A Tarde FM, o secretário de Turismo da Bahia, Mauricio Bacelar detalhou as ações.

"Serão 70 milhões de dólares investidos pelo Governo da Bahia com recursos de operações de crédito do banco Pan-americano para qualificar com infraestrutura, investimento na área de cultura, sócio-ambiental, urbanização no entorno da Baía de Todos os Santos. Isso vai incrementar o turismo naútico e gerar renda", disse em entrevista ao programa na manhã desta quinta-feira, 17.

A região tem sido explorada pela iniciativa privada, que segue com participação na exploração turística da área. "A iniciativa privada vai investir nos próximos 12 anos. Esses investimentos serão implementados até o ano de 2033. Novo empreendimentos já serão inaugurados este ano".

Para melhorar a acessibilidade à região, o governo pretende construir um aeroporto em Conde. De acordo com o Maurício Bacelar, técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) já visitaram a cidade e identificaram duas áreas aptas a receber o equipamento.

"Temos investimentos em municípios da região. Da parte pública, existe um estudo aprovado pela ANAC sobre o investimento em um aeroporto na cidade de Conde para atender a demanda que será criada por esses investimentos", revelou o secretário de turismo.

Além do aeroporto em Conde, há negociações para a implantação de vôos regionais para cidades em áreas turísticas da Bahia. "Para a Chapada Diamantina nós queremos colocar vôos regionais. Teremos através da companhia Subaé os vôos de Salvador para Mucugê. Queremos estimular vôos para Paulo Afonso e Teixeira de Freitas. Temos conversado com as companhias aéreas já que isso estimula a atividade turística e econômica da região", disse Bacelar.

As ações fazem parte do próximo Prodetur, 'Programa de Desenvolvimento do Turismo - Nacional Bahia', que volta as atenções para a região do Litoral Norte da Bahia, onde visa atrair investimentos de mais de R$ 1 bilhão de reais.


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Serra Talhada 2021