18/06


2021

Porto do Recife, o novo desafio de Lindoso

Ligado ao deputado Luciano Bivar, presidente nacional do PSL, o engenheiro José Lindoso passou a dirigir o Porto do Recife. Não tenho dúvida de que fará um excelente trabalho à frente do Conselho de Administração do ancoradouro. Conheço Lindoso de velhos carnavais. Para ser mais preciso, me aproximei dele a partir da sua competente gestão como interventor do Bandepe no Governo Joaquim Francisco.

Secretário de Imprensa de Joaquim, sou testemunha da gestão inovadora, do desafio espinhoso e cumprido com sucesso por Lindoso. Escolhido para a difícil e quase impossível missão, através do então presidente do Banco Central do Governo Collor, Francisco Gros, Lindoso desembarcou no Recife, vindo da Paraíba, sob o olhar de desconfiança do governador e, principalmente, da comunidade bandepiana. Até porque o então banco estatal era considerado massa falida, uma instituição irrecuperável.

Até a mídia subestimou a  capacidade e inteligência de Lindoso. Quem agiria diferente? Afinal, para não ser fechado o Bandepe perdeu 3,5 mil servidores e 98 agências tiveram suas atividades encerradas na capital e no interior. Desempregados, os bancários se vingavam de Joaquim Francisco em solenidades públicas nas quais estava presente, com hostilidades que iam de xingamentos à protestos que acabavam em grandes confusões.

Com a paciência de Jó, jogo de cintura e uma enorme capacidade para o diálogo, Lindoso, como num toque de Midas, deu conta do recado. O banco não virou um castelo de areia, como se esperava. Pelo contrário, voltou a ser lucrativo, reconquistou a confiança dos seus clientes e do mercado, tendo sido depois comprado por um grupo privado.

Servidor aposentado da Caixa Econômica Federal, José Lindoso se despediu do Bandepe como herói e foi cumprir outras missões na vida pública. Ocupou o cargo de diretor comercial da CEF durante todo o mandato do presidente Itamar Franco. Também foi Secretário Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos, em 2019.

No currículo, exibe uma vasta experiência em gestão pública, reestruturação de empresas e em transições de empresas públicas para privadas. No Governo Joaquim, também recuperou a Cilpe – Companhia Industrial de Leite de Pernambuco. Especialista em recuperação de empresas, também evitou a falência da FERROBAN (Ferrovias Bandeirantes S.A.), em São Paulo. 

Com baixo calado para atracar mais navios, aumentar sua receita e capacidade de operacionalização, o Porto do Recife se constitui no mais novo desafio de Lindoso, este pernambucano obstinado e corajoso, que não tem medo de missões que os fracos enxergam e julgam impossíveis.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Pousada da Paixão

18/06


2021

Coluna da sexta-feira

Quebradeira nos restaurantes 

Dos mais de 1 milhão de bares e restaurantes que existem no Brasil, mais de 300 mil fecharam as portas de vez por causa da pandemia do novo coronavírus. Na cidade de São Paulo, 30 mil dos mais de 70 mil estabelecimentos existentes fecharam, de acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), só no ano passado. Em Belo Horizonte, onde o isolamento está sendo mais demorado, a proporção é bem maior.

Segundo a mesma instituição, cinco mil dos 12 mil bares e restaurantes de BH fecharam, ou seja, um a cada três deixou de operar. O mesmo aconteceu na cidade do Rio do Janeiro: 40% dos estabelecimentos deixaram de funcionar, ou três mil dos 10 mil estabelecimentos. Atualmente, 73% dos bares e restaurantes no Brasil que resistiram, já retomaram as atividades.

Desses, 18% estão atuando só com delivery ou comida para viagem. Cerca de 38% estão com serviço à lá carte e só 21% funcionam com o bufê. O faturamento está menor do que o esperado para 71% dos empreendimentos. As receitas estão em queda, uma vez que parte dos gastos dos consumidores se reduziu: para 39%, o tíquete médio por compra está igual ou maior do que antes da pandemia. Ou seja, 61% dos consumidores estão gastando menos.

Com a queda nas receitas, também cai o número de vagas oferecidas pelos bares e restaurantes. Cerca de 51% estão trabalhando com menos da metade dos funcionários que tinham antes de a reabertura ser permitida e 64% não pretendem voltar a contratar no momento, mesmo com o retorno às atividades.

Famosos não resistem – Em São Paulo, estabelecimentos tradicionais fecharam as portas nos últimos meses. Em abril, o La Frontera e o Pasv, também da região central, encerraram as suas atividades. Nas redes sociais, o bar Cateto, na região de Pinheiros, zona oeste paulistana, anunciou que “diante de uma pandemia mundial que ninguém estaria pronto para prever ou se preparar, nós, como tantos outros pequenos negócios, não resistimos”. Anúncio semelhante foi feito pelo bar Capivara, na Barra Funda, também na zona oeste. Em Brasília, entre os tradicionais e mais famosos que não resistiram, o Piantella, reduto dos políticos.

Crise é geral – No Rio de Janeiro, segundo levantamento do Sindicato de Bares e Restaurantes do Estado (SindRio), encerraram as suas atividades o Bar Leo, duas unidades do Ráscal (CasaShopping e Rio-Sul), o Laguiole Lab, Puro, Aconhego Carioca (Leblon), a cervejaria Yeasteria, o restaurante Zuka e o Espirito Santa. Em nota, a Companhia Tradicional de Comércio, que administra o bar Astor, em Ipanema, e duas unidades da Bráz Pizzaria, no Jardim Botânico e na Barra da Tijuca, afirmou que os estabelecimentos de Ipanema e da Barra da Tijuca interromperam as suas atividades. De acordo com a companhia, 22 funcionários foram demitidos da unidade da Barra da Tijuca e outros 44 foram desligados do bar Astor.

Em outros setores – A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus provocou o fechamento de 135 mil estabelecimentos comerciais no País. A perda equivale a 10% do número de estabelecimentos comerciais com vínculos empregatícios existentes antes da crise sanitária, segundo cálculos da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). A migração gradual de parte das vendas presenciais para o comércio online deve fazer o varejo encerrar o semestre com 80 mil lojas a menos, segundo o mesmo estudo, que é arrasador.

Lula pisa na bola – Pelas redes sociais, o ex-presidente Lula disse, ontem, que, se eleito, iria por abaixo o teto de gastos. Ex-presidente do Banco Central no próprio Governo Lula, Henrique Meirelles comentou o assunto. Afirmou que o petista está mal-informado sobre o teto de gastos — regra que limita o crescimento das despesas à inflação. “O teto não impede políticas sociais; ao contrário: cria condições para o crescimento e para o país gastar melhor com as pessoas”, disse o economista.

O ex-comunista – O governador do Maranhão, Flávio Dino, anunciou que está de saída de seu partido, o PCdoB. A legenda passará a não ter nenhum governador. Dino anunciou a decisão, ontem, por meio de sua conta no Twitter. “Uma grande Frente da Esperança é um vetor decisivo para um novo ciclo de conquistas sociais para o Brasil. A tal tarefa seguirei me dedicando”, declarou. Flávio Dino está em seu segundo mandato à frente do Governo do Maranhão. Antes, foi deputado federal de 2007 a 2011. Esteve filiado ao PCdoB nos últimos 15 anos, segundo afirmou no Twitter.

CURTAS

NO PSB – A tendência é que Dino migre para o PSB e se candidate ao Senado no ano que vem. Há cerca de 15 dias ele esteve com o presidente do partido, Carlos Siqueira, e acertou a filiação à sigla. Siqueira disse que não há acordo para outros quadros do PC do B migrarem junto com Flávio Dino, mas que egressos da sigla seriam “bem-vindos” no PSB. A sigla de Siqueira também está próxima de filiar outro importante político do campo da esquerda: o deputado federal Marcelo Freixo (Psol-RJ), que poderá ser candidato a governador.

NOVAS ELEIÇÕES – O Tribunal Regional Eleitoral define amanhã ou na próxima quarta-feira a data das eleições suplementares para prefeito dos municípios de Capoeiras e Palmeirina, no Agreste Meridional, segundo o advogado Emílio Duarte, que atuará na eleição nos dois municípios. Já Pesqueira, São José da Coroa Grande, Águas Belas e Joaquim Nabuco, que também devem ter novos pleitos, estão sem previsão no calendário.

Perguntar não ofende: Lula continua desinformado ou é mesmo muito mal assessorado?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Mesquita

Bolsonaro admite que não houve corrupção no BNDES após gastar R$ 48 mi em buscas. A “caixa preta do BNDES” foi uma das bandeiras eleitorais do presidente, que queria “desmascarar” a corrupção dos governos anteriores.


Petrolina abril 2021

17/06


2021

Amanhã tem Sextou com Santana

Espaço aberto para os artistas brasileiros no Frente a Frente das sextas-feiras, o quadro Sextou de amanhã será com Santana, o Cantador. Uma entrevista reveladora. Santana abre o coração e conta tudo sobre sua carreira extremamente bem-sucedida na forrolândia.

Revela, por exemplo, que chegou a ser barrado no próprio baile em que seria a principal atração num show benemérito para Arlindo dos 8 baixos. A entrevista vai ao ar às 18 horas para 44 emissoras em Pernambuco, Alagoas e Bahia.

Se você deseja ouvir pela internet e está navegando neste blog, clique no botão Rádio acima ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na play store.

Imperdível!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


17/06


2021

Vandenbergue de volta à CBF

Afastado da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) há dois anos, depois de ocupar por 20 anos a Diretoria de Assuntos Legislativos da instituição, o pernambucano Vandenbergue Machado está de volta à velha casa, pela qual é apaixonado e tem relevantes serviços prestados.

Uma fonte em Brasília me passou, há pouco, que ele está assumindo a Assessoria. Com certeza, fará um grande trabalho. É uma das pessoas que mais têm trânsito no Congresso Nacional, respeitado por todos os partidos e lideranças do Senado e Câmara.

É uma craque na articulação!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


17/06


2021

Tupanatinga FM de volta ao Frente a Frente

Já integrante no passado da Rede Nordeste de Rádio, a Tupanatinga FM 104,9, em Tupanatinga, no Agreste pernambucano, volta a retransmitir o Frente a Frente, programa ancorado por mim, de segunda à sexta-feira, no horário das 18 às 19 horas. O regresso está marcado para a próxima segunda-feira.

Aos parceiros da emissora, um grande abraço e uma excelente volta.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca 2021

17/06


2021

FBC: Senado fez história ao aprovar MP da Eletrobras

O Senado fez história, hoje, ao aprovar a MP que democratiza o capital da Eletrobras, passo decisivo para atrair investimentos para o setor de energia, que é estratégico para o País. A afirmação é do líder do governo, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), que acompanhou a votação na sessão remota ao lado do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

“O ministro Bento trouxe o conhecimento e o apoio necessários para esta importante vitória, que vai transformar o setor de energia e atrair investimentos relevantes para promover o nosso desenvolvimento”, disse Fernando Bezerra.

“Como ministro de Minas e Energia, gostaria de agradecer em nome do governo a sua liderança nesta importante medida para a modernização do setor elétrico brasileiro”, acrescentou Bento Albuquerque.

Durante a sessão, o líder do governo defendeu a contratação de termelétricas a gás no interior do Brasil. “Muitos estão falando que não se deve confundir os interesses estaduais ou regionais com o desenvolvimento nacional. Muito pelo contrário. Esse é um momento ímpar e inadiável de conciliar o desenvolvimento nacional com um dos maiores problemas do Brasil, que é a desigualdade regional. Por isso que em boa hora o projeto aprimorado pelo senador Marcos Rogério induz a localização de termelétricas na direção do interior do Brasil”, explicou FBC.

Ao lembrar as críticas que envolveram a construção de Brasília, Fernando Bezerra explicou que as termelétricas vão impulsionar o desenvolvimento no interior do país. “Quantos arautos do pessimismo não se levantaram, alegando que estaríamos torrando o dinheiro da República e, hoje, a realidade é que Brasília induziu o agronegócio no Centro-Oeste. Será o mesmo com essas termelétricas, que vão impulsionar o desenvolvimento do Norte, Centro-Oeste e Nordeste, para que o gás chegue como energia barata para estimular o desenvolvimento da indústria”.

O líder do governo também defendeu o aumento para 8 mil MW de energia para a contratação de termelétrica a gás. “Mesmo com essa ampliação, a matriz brasileira vai depender muito pouco do gás. Mas é importante que a gente amplie, mas vamos continuar crescendo onde somos imbatíveis, que é a energia renovável”.

De acordo com Fernando Bezerra, a matriz energética brasileira é uma das mais limpas do mundo, com 65% da energia gerada por fonte hidráulica enquanto a média mundial é de 16%. Já o gás natural tem participação de apenas 2% na matriz brasileira e de 23% no mundo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Joao

Fez história,kkkk kkkk...quem vai pagar a conta dos jabutis inseridos na MP da Eletrobrás somos nós, pior, a bandeira vermelha vai aumentar em torno de 20%, ou seja, quem pagará a conta novamente, o contribuinte! Não engana-nos senador.


Caruaru Campanha São João

17/06


2021

Melhora nos indicadores permite flexibilizar restrições

O Governo de Pernambuco informou, hoje, que os municípios da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e parte do Sertão poderão avançar no Plano de Convivência, com horários estendidos de funcionamento de atividades e serviços. A partir da próxima segunda-feira (21.06), até o dia 4 de julho, para as Macrorregiões 1, 2 e 4 o horário de funcionamento de boa parte dos setores poderá se estender até às 22h durante a semana e até às 21h nos fins de semana. Na Macrorregião 3 – que engloba as Gerências Regionais de Saúde com sedes em Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada – a partir de segunda-feira, até o dia 27, as atividades econômicas poderão voltar a funcionar até às 18h, tanto nos dias de semana como aos sábados e domingos.

A secretária executiva de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ana Paula Vilaça, explicou que entre as flexibilizações anunciadas há medidas específicas setoriais. “As academias terão de fechar às 22h durante a semana, e às 18h nos finais de semana. Além disso, museus, teatros e cinemas poderão voltar a funcionar, com limite de 30% da capacidade. Já os eventos corporativos poderão ser realizados com até 50 pessoas”, informou. O funcionamento do comércio de praia será decidido pelas prefeituras, assim como as medidas de fiscalização. A secretária esclareceu ainda que é preciso atenção máxima ao cumprimento aos protocolos para que a economia não precise sofrer novas restrições.

De acordo com o secretário estadual de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, a retomada do comércio de praia nos fins de semana será um fator importante para o período de férias de julho. “Vamos trabalhar junto às prefeituras dos municípios litorâneos para que o ordenamento e a aplicação dos protocolos sejam observados nessa nova fase”, apontou.

Segundo o secretário estadual de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, continua sendo observado em Pernambuco uma desaceleração dos indicadores da Covid-19. “Em relação aos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), por exemplo, na Semana Epidemiológica 23, registramos uma redução de 10% em comparação à semana 22 e de 12,3% em relação à semana 21. Nas solicitações de leitos de UTI, houve redução de 16% no acumulado do Estado. A 1ª Macrorregião teve queda de 15%. O Agreste apresentou redução de 30%. A 3ª Macrorregião conseguiu reverter a tendência de alta e encerrou a semana com um cenário de estabilidade, com redução de 4%. Já a 4ª Macrorregião manteve a estabilidade, com uma leve oscilação de oito casos a mais”, analisou.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou, por sua vez, que o número de solicitações de leitos de terapia intensiva nos primeiros quatro dias desta semana aponta para nova redução em todas as regiões. Já há uma queda de 11% na 1ª; de 28% na 2ª; 44% na 3ª; e 13% na 4ª Macrorregião. “O principal impacto destes indicadores é sentido na rede de saúde. Hoje a fila de espera por leito de UTI está zerada de maneira consolidada, além da taxa de ocupação das UTIs que, pela primeira vez em quase quatro meses, está abaixo de 90%”, disse.

André Longo atribuiu esses números, que mostram sinais de melhora, a uma série de medidas restritivas que foram intensificadas de forma progressiva, e também à vacinação e à expansão da rede de atendimento, além do impacto do final do período de sazonalidade. No entanto, ele reforçou que, apesar de estarmos colhendo frutos do esforço, o comportamento social de cada um permanece sendo determinante.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

CABO

17/06


2021

Jaboatão faz mutirão para zerar 2ª dose da Coronavac

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), anunciou, hoje, que o município fará um grande mutirão, no final de semana, para aplicação da segunda dose da vacina da Coronavac. Os imunizantes serão entregues nesta sexta-feira e a expectativa é para zerar a fila de espera. As pessoas que já estão cadastradas serão informadas sobre data e local no aplicativo ou site De Olho na Consulta.

No sábado, os pontos de vacinação funcionarão das 8h às 16h, mas a Prefeitura do Jaboatão definiu que, no horário da manhã, serão aplicadas as primeiras doses nos usuários que já estão agendados. O turno da tarde será exclusivamente para a segunda dose da Coronavac. Já domingo, a vacinação será apenas da segunda dose da Coronavac das 8h às 13h, nos nove drive-thru e na Policlínica Mariinha Melo, localizada no bairro de Vila Rica.

“Recebi a informação do Ministério da Saúde que Jaboatão receberá cerca de sete mil doses da vacina da Coronavac. É uma grande notícia porque, com esse quantitativo, vamos conseguir zerar a fila de espera pela segunda dose.Por isso, vamos montar um grande mutirão, no final de semana, para aplicar essas doses. E não precisa se preocupar com novo agendamento. Data e local serão para a imunização serão informadas pelo aplicativo ou site De Olho na Consulta”, destacou o prefeito Anderson Ferreira.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bandeirantes Junho 2021

17/06


2021

Cultura de Caruaru realiza campanha solidária

A rádio Cultura de Caruaru realiza, no próximo sábado, das 8h às 13h, mais uma edição da campanha Cultura Solidária. O evento será realizado nas proximidades do Espaço Cultural Tancredo Neves e o programa A Feira de Caruaru, comandado pelo radialista Hérlon Cavalcante, será apresentado no local, com participação do cantor Novinho da Paraíba

Na primeira edição da campanha, a emissora conseguiu arrecadar mais de duas toneladas de alimentos, que se transformaram em mais de 300 cestas básicas.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

17/06


2021

MP recomenda que atos dos dias 19 e 20 não ocorram

Considerando a atual conjuntura da pandemia da Covid-19 no Estado de Pernambuco e em razão da divulgação da realização de manifestações populares marcadas para os dias 19 e 20 de junho, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu simultaneamente recomendações aos grupos organizadores que se abstenham de qualquer tentativa de aglomeração, em respeito às normas sanitárias para prevenção de contágio devido à pandemia de Covid-19. 

Pelos atos de sábado (19), foram notificados da Recomendação nº 02/2021 os integrantes das Frentes Povo sem Medo e Brasil Popular, da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares, do Partido dos Trabalhadores (PT), do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), bem como as demais entidades sindicais e movimentos sociais que estão convocando a população, por meio das redes sociais, a participar de manifestação presencial no próximo 19 de junho, às 9h, com concentração na Praça do Derby. 

Pelos atos de domingo (20), a Recomendação nº 03/2021 foi dirigida aos integrantes do Grupo Aliança por Pernambuco, bem como aos demais grupos ou movimentos que estão convidando para a motociata em 20 de junho, às 10h, com saída do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, em direção ao Centro de Convenções, em Olinda. Foi determinada a remessa de cópia da Recomendação nº 03/2021 ao Ministério Público Federal (MPF) para conhecimento e adoção das medidas cabíveis, diante da notícia da suposta participação do presidente da República na manifestação.

As recomendações ministeriais ressaltam a gravidade do momento e transcrevem números do estágio atual da pandemia do coronavírus em Pernambuco, com 3.622 casos da Covid-19 e 72 óbitos confirmados em 15 de junho de 2021, bem como taxa de ocupação dos leitos de UTI em 93%, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde.

A 34ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania, com atuação na Promoção da Saúde da Capital destaca ainda que, entre as medidas de enfrentamento admitidas pela Lei nº 13.979/2020 para prevenção ao Covid-19, estão previstos: o isolamento, a quarentena, o uso de máscaras em locais abertos e fechados, assim como a não aglomeração de pessoas. A decretação dessas medidas pelos estados e municípios deve ser imposta na dose necessária para evitar a propagação da pandemia, sempre com fundamento em evidência científica e em análise sobre informações estratégicas em saúde (art. 3º,§ 1º).

As recomendações reforçam que a adoção de tais medidas não se trata de faculdade, mas de poder-dever atribuído à Administração Pública, a ser concretizado na vida em sociedade em dosagem suficiente para evitar, segundo evidências científicas e análises estratégicas em saúde, o alastramento acelerado da doença, impedindo, assim, o colapso do sistema de saúde planejado para o atendimento médico dos infectados.

O MPPE ainda lembrou o teor do Decreto Estadual nº 50.846, de 11 de junho de 2021, que determina no art. 25: “Permanece vedada no Estado a realização de shows, festas, eventos sociais e corporativos de qualquer tipo, com ou sem comercialização de ingressos, em ambientes fechados ou abertos, públicos ou privados, inclusive em clubes sociais, hotéis, bares, restaurantes, faixa de areia e barracas de praia, independentemente do número de participantes”. Assim, não é permitida, pelo referido decreto, neste momento, a realização de manifestação presencial. 

As recomendações foram publicadas na íntegra no Diário Oficial Eletrônico de hoje, páginas 11-14. Disponível em: https://www.mppe.mp.br/mppe/comunicacao/diario-oficial-link-comunicacao/category/701-diario-oficial-2021?download=10342:diario-oficial-eletronico-mppe


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
Publicidade

TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores