Jaboatão

03/05


2021

Pernambuco recebe primeiro lote de vacinas da Pfizer

Pernambuco recebeu, hoje, o primeiro lote de vacinas contra o novo coronavírus produzidas pela Pfizer/BioNTech. As 17.550 doses do imunizante serão destinadas às cidades de Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Recife, conforme ficou acertado entre o Ministério da Saúde, Governo do Estado e municípios. Poderão ser beneficiadas pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades. Também foram entregues hoje mais 267.250 unidades da vacina Astrazeneca/Fiocruz, que serão destinadas às primeiras doses para idosos entre 60 e 64 anos de idade, trabalhadores das forças de segurança e salvamento e pessoas com comorbidades. Assim, mais 284.800 vacinas reforçarão a campanha de imunização contra a Covid-19 em Pernambuco.

“Estávamos na expectativa do recebimento dessas primeiras doses da Pfizer/BioNTech para ampliar ainda mais a imunização no Estado. Sabemos que ainda há muito o que fazer para garantir a vacinação de todos os pernambucanos, mas estamos nos empenhando, fazendo um esforço diário junto ao governo federal para garantir mais doses. De toda forma, a partir de agora temos uma terceira vacina no Estado, que vai contribuir para ampliar os grupos prioritários”, afirmou o governador Paulo Câmara.

A vacina da Pfizer/BioNTech será armazenada no Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), em freezers específicos, porque precisa ser acondicionada em uma temperatura entre -25°C e -15°C, podendo permanecer nessa faixa por até duas semanas. O PNI-PE ficará responsável por entregar os imunizantes aos municípios, de acordo com as solicitações de cada um. Nas cidades, o imunizante poderá ser guardado em temperatura entre 2°C e 8°C, mas somente por no máximo cinco dias. Após aberto o frasco, o prazo para utilização do insumo é de seis horas.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, assegurou que Pernambuco está preparado para receber as doses da Pfizer/BioNTech e armazená-las na temperatura ideal para garantir sua conservação. “Todas as especificidades serão respeitadas, assim como vem sendo feito com os outros fabricantes”, garantiu. Segundo a superintendente de Imunização da SES-PE, Ana Catarina de Melo, uma nova nota técnica do Ministério da Saúde, divulgada no último domingo (02.05), estabelece que a segunda dose da Pfizer/BioNTech deverá ser aplicada três meses após a primeira, da mesma forma como acontece com a vacina da Astrazeneca/Fiocruz. A nova orientação para todos os Estados ocorreu após análise do comitê técnico do ministério.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca 2021

03/05


2021

Jornalismo contemporâneo em debate daqui a pouco

Começa em instantes, a live em que eu vou falar sobre os desafios do jornalismo contemporâneo com a professora Tereza Albuquerque, que toca duas unidades de cursos preparatórios para o Vestibular com muito sucesso, uma no Recife e outra em Caruaru, na área de redação e linguagens.

A live será destinada ao seu público, mas, claro, disponível para os que seguem este blog pelo Instagram no @blogdomagno. Sintam-se convidados e não percam.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina abril 2021

03/05


2021

Políticas públicas só existem no governo?

Por Osvaldo Matos Jr.*

Em um primeiro momento, podemos achar que só existe políticas públicas nas esferas dos poderes púbicos municipais, estaduais e federal. Mas, a política pública também pode ser desenvolvida e realizada pelo mercado e pela sociedade.

Sempre que existe um problema dentro da vida coletiva localizada, regionalizada, nacionalizada ou até mundial surgem necessidades de tentar atenuar ou até acabar com esses problemas.

Nem sempre é através de uma lei que envolve os 3 poderes que se resolvem esses problemas. Podemos ter participações e soluções de vários agentes que dentro das suas expertises tentam ajudar a encontrar soluções que possibilitem criar diretrizes, envolvimento e viabilização de meios e recursos multicêntricos para alcançar suas metas.

Podemos usar como exemplo de políticas públicas governamentais as leis que tentam reduzir o trafego de veículos em regiões históricas, o cigarro em ambientes fechados ou a capacidade de lotação em eventos.

Na esfera privada campanhas de doação de agasalhos, de alimentos para desabrigados de enchentes, doações privadas para serviços médicos.

Quando falamos em políticas públicas de mercado podemos usar sistemas de premiação de qualidade, utilidades públicas e campanhas de recall de produtos.

No nosso país as ações de políticas públicas vêm se desenvolvendo a o longo dos últimos anos com a melhoria da performance das empresas em relação a responsabilidade social, uma maior integração das comunidades com seus representantes no legislativo e no executivo, ações do ministério público e da justiça, além de iniciativas massificadas de grandes veículos de comunicação em parcerias transversais e com a melhoria da qualidade dos envolvidos com organizações sociais.

Também as iniciativas das universidades e dos seus pesquisadores em vários campos da ciência e dos intercâmbios que permitem que os nossos mestres e doutores conheçam de forma mais profunda políticas públicas importantes em outras Nações mais desenvolvidas.

A popularização e cobertura da rede mundial de computadores também permite mais interatividade com os diversos protagonistas e estudiosos permitindo que a cada dia novas ideias e soluções são encontrados.

Assim como a medicina cuida de uma doença com vários tipos de tratamentos e equipes multidisciplinares, temos nos problemas gerados pela sociedade o envolvimento de muitas disciplinas que interagem para reduzir e solucionar os impactos gerados pelo convívio do homem em sociedade, com a natureza, com as suas aspirações, com a política, com as diversas doenças físicas e sociais e com os seus avanços tecnológicos e culturais.

O importante é sentir que essa evolução é uma realidade, ainda um pouco dificultada pelos entraves e limitações, mas depois do aumento da participação do mercado e da sociedade interagindo com o setor público sentimos grandes avanços na melhoria das relações sociais, nas atividades de preservação da vida, do meio ambiente e do melhor aproveitamento de recursos.

Podemos afirmar que quanto maior for essa interação mercado, sociedade e governo melhor vai ser o ambiente de desenvolvimento social e econômico sustentável de uma sociedade.

A construção de uma mentalidade não só acadêmica é uma alavanca para que possamos desenvolver os imputs criativos para o desenvolvimento e viabilização de boas políticas públicas que além de serem criadas, precisam ser mantidas e impulsionadas.

*Sociólogo, publicitário, cientista político, jornalista e especialista em Marketing digital, Comércio Exterior, Gestão Pública, Gestão do Turismo, Marketing, planejamento e Inteligência Competitiva


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

ALEPE

03/05


2021

Editorial analisa renascimento da aliança entre PT e PSB

No Frente a Frente de hoje, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, o meu editorial foi sobre a volta do PT a ocupar cargos nas gestões do PSB na Prefeitura do Recife e no Governo do Estado, ensaiando assim uma possível aliança para 2022. Vale a pena conferir!

O Frente a Frente tem como cabeça de rede a Rádio Hits 103,1 FM, em Jaboatão dos Guararapes.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


03/05


2021

Marqueteiro começa campanha com infância de Ciro

Foi divulgado o primeiro trabalho do marqueteiro João Santana para o presidenciável Ciro Gomes (PDT). A primeira peça publicitaria, em formato de vídeo, trata-se de uma entrevista realizada pela esposa de Ciro, Giselle Bezerra, que também é produtora cultura. Nas imagens, Ciro fala sobre a sua infância e juventude, do seu nascimento em São Paulo e como foi parar na cidade de Sobral, no interior do Ceará, onde começou sua vida pública. Confira!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Wildes Jackson Lopes

Pela experiência, perseverança e conhecimento desse brasileiro, e pelo que vimos, ou pelo que estamos vendo nesse nosso Brasil, o povo brasileiro já poderia permitir a Ciro Gomes a oportunidade de presidir esse país para que possa colocar em prática a serviço do nosso povo esse acervo que ele construiu em sua longa caminhada.


Bandeirantes 2021

03/05


2021

Morre ex-prefeito de Catende

Faleceu, na tarde de hoje, no Hospital Vale do Una, no município de Palmares, devido a complicações com o diabetes, o ex-prefeito de Catende Odorico Freire. Ele foi gestor da cidade por dois mandatos, de 1983 a 1988 e de 1993 a 1996.

A família ainda não divulgou informações sobre o local e horário do velório e enterro.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

03/05


2021

Priscila Lapa faz sua estreia no Frente a Frente

Na sua estreia, hoje, como comentarista do Frente a Frente, a cientista política Priscila Lapa comenta sobre as manifestações de rua, sábado passado, Dia do Trabalhador, em favor do Governo Bolsonaro, contra as medidas de restrição na pandemia impostas pelos governadores e, principalmente, de repúdio ao Supremo Tribunal Federal.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, Priscila tem mestrado e doutorado em Ciência Política pela mesma universidade. É, também, especialista em Ciência Política pela Universidade Católica de Pernambuco, graduada em Serviço Social e especialista em Sociologia Política. Polivalente, atua ainda como professora na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO).

O Frente a Frente é retransmitido pela Rede Nordeste de Rádio para mais de 40 emissoras em Pernambuco, Alagoas e Bahia. Se você deseja ouvir o programa pela internet, basta clicar no botão Rádio acima ou baixar o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio no play store.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Anuncie Aqui - Blog do Magno

03/05


2021

Partidarização do TCE compromete imagem do órgão

A tentativa do Tribunal de Contas de Pernambuco de construir uma imagem de regularidade para a compra, sem licitação, de 500 respiradores testados em porcos por parte da Prefeitura do Recife em 2020, repercute negativamente no meio político e na sociedade. Há quem acredite que o posicionamento partidarizado do Tribunal, já confrontado e desacreditado pelas investigações de órgãos fiscalizadores federais, compromete a imagem e a reconhecida isenção do órgão.

O que se vê nitidamente é que os tempos mudaram e que os papéis estão invertidos. Os governos, e não o Estado, estão acima das decisões. Foi-se o tempo do Tribunal de referência nacional. Vivemos um tempo em que as decisões não engrandecem nem aqueles que fazem o Tribunal nem o povo de Pernambuco.

Posicionar-se a favor da legalidade de um processo comprovadamente irregular é desrespeitar o trabalho de órgãos públicos e comprometer a história de um Tribunal que sempre zelou pela imparcialidade fundamentada pelo trabalho do seu corpo técnico, tornando-se referência no país.

Ao longo dos tempos o TCE teve no seu quadro conselheiros que construíram uma história de isenção e extremo cuidado com a coisa pública, a exemplo de Ruy Lins, Fernando Correia, Honório Rocha, Antônio Corrêa, Romeu da Fonte, Barreto Guimarães, Suetone Alencar, Oliveira Neto, Guedes Pereira, Jarbas Maranhão, só para citar apenas estes, todos já falecidos. Todos tinham posições políticas definidas, porém, nunca se viu nenhum deles tomar posições que viessem comprometer o Tribunal. Eles entendiam corretamente que estavam acima da política e das pessoas que fazem política. E que o resultado do trabalho no Tribunal deveria ser uma prestação de serviço à sociedade e não a partidos.

A aquisição dos respiradores foi feita junto a empresa da área veterinária sediada em São Paulo e se deu na gestão do ex-prefeito Geraldo Júlio (PSB), hoje secretário estadual de Desenvolvimento Econômico. Sem licitação, a transação foi realizada no contexto de combate à pandemia da COVID-19 e foi alvo de investigação da Polícia Federal, Ministério Público Federal e Ministério Público de Contas (do próprio TCE-PE) dentro da Operação Apneia, cujo inquérito aponta irregularidades cometidas pela PCR e atribui crimes a agentes públicos que atuaram na gestão de Geraldo Júlio. Ainda assim, voto apresentado no TCE pede que a dispensa de licitação seja julgada regular.

A Operação Apneia, há que se destacar, foi uma das vencedoras do IX Prêmio República de Valorização do MPF. Na semana passada, inclusive, a CPI da COVID-19 no Senado aprovou requerimento de compartilhamento de provas da operação. Ou seja, o trabalho que apontou ilegalidades na compra de respiradores de porcos servirá de suporte para as investigações da CPI.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Blog do Magno 15 Milhões de Acessos 2

03/05


2021

Hits deixa cabeça de rede do Frente a Frente

Um aviso importante aos ouvintes do Frente a Frente na Região Metropolitana do Recife: a partir de hoje, a rádio Hits 103,1 FM, em Jaboatão, deixa de retransmitir o programa e também a condição de cabeça de rede da Rede Nordeste de Rádio, responsável pela difusão do programa para mais de 40 emissoras em Pernambuco, Alagoas e Bahia.

Em breve, divulgaremos a nova emissora cabeça de rede para atender nosso público na RMR. Por enquanto, quem estiver no Grande Recife e quiser ouvir o programa clique no botão Rádio acima ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio no play store.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


03/05


2021

Ganhe o Mundo: livro por 446 reais a unidade

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE) julgou irregular, na última quinta-feira, uma auditoria especial realizada na Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, cujo objetivo foi "analisar a contratação de instituição de ensino especializado em idioma estrangeiro, no exercício financeiro de 2016" para o Programa Ganhe o Mundo do Governo do Estado. As informações são do site oficial do TCE.

Sob relatoria da conselheira Teresa Duere, o processo (1620864-0) resultou "na responsabilização e na aplicação de multa ao então secretário Frederico Amâncio e outros servidores". Frederico Amâncio era secretário de Educação de Pernambuco até dezembro de 2020 e assumiu a Secretaria de Educação no Recife, a partir de janeiro de 2021.

Segundo o TCE, foram imputadas duas multas ao ex-secretário de Educação, uma no valor de R$ 17 mil e outra, de R$ 25,3 mil. À superintendente do Programa Ganhe o Mundo, foram igualmente aplicadas duas multas, de R$ 17 mil e R$ 24,5 mil. A sanção pecuniária também foi imposta à gestora jurídica do órgão (R$ 9 mil), à gestora de análise de mercado (R$ 10 mil), e ao analista de mercado (R$ 10 mil).

A auditoria especial foi formalizada para "analisar a regularidade da contratação e da execução contratual decorrente do Pregão Eletrônico 097/2016 da Secretaria". O certame teve como objeto o ensino especializado de inglês e espanhol em cursos presenciais destinados a 75 mil alunos das escolas estaduais da rede pública de ensino.

Entre as supostas falhas apontadas pela auditoria do TCE estão "o início da execução do objeto antes da celebração do contrato, o que caracteriza desobediência à determinação do TCE; o planejamento ineficiente de turmas em período de férias com baixa frequência nos cursos ministrados e o preço dos livros-texto de inglês e espanhol acima daqueles praticados no mercado, custando R$ 446,25 por unidade".

O contrato 206/2016 também possui deficiência, segundo o TCE, na análise de mercado referente ao Programa Ganhe o Mundo. Segundo o relatório do TCE, desde a elaboração do orçamento estimativo, as empresas apresentaram valores com significativas distorções, quando comparadas com suas cotações. Como exemplo, uma empresa, que "inicialmente orçou em R$ 86 milhões e reduziu seu preço em R$ 27 milhões".

Os interessados ainda podem recorrer da decisão no TCE.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha