22/04


2021

Coluna da quinta-feira

Bolsonaro e Biden frente a frente

Por Houldine Nascimento – interino

A participação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Cúpula de Líderes do Clima, que tem início hoje, está cercada de expectativas. Uma delas porque será o primeiro encontro, mesmo que de forma virtual, entre o chefe do Executivo brasileiro e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que organiza o evento. Ao todo, foram convidados 40 chefes de Estado.

Os dois partilham de visões opostas quanto à questão ambiental: enquanto o líder norte-americano colocou como uma de suas prioridades debater e implantar ações para enfrentar os impactos causados por mudanças climáticas, Bolsonaro buscou flexibilizar, em vários momentos de sua gestão, regras ambientais.

Em 2019, a Amazônia Legal (formada por nove estados brasileiros) teve a maior área devastada dos últimos dez anos: foram 9.762 km² de área atingida, segundo o Prodes – Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Brasileira por Satélite, vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Conforme alertas, houve 89.176 focos de queimadas, o que representou crescimento de 30% em relação ao ano anterior.

Atrelado a isso está Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, que tem sido alvo de diversas críticas por sua atuação à frente da pasta. Um ano atrás, em 22 de abril, em uma reunião ministerial, Salles chegou a defender mudanças profundas nas normas ambientais, simplificando-as. Em suas palavras, era hora de “passar a boiada”.

De lá para cá, Salles agiu. Na última segunda-feira (19), mais de 400 servidores do Ibama assinaram um ofício expondo a paralisação de todas as atividades de fiscalização de infrações ambientais no órgão. Os profissionais culparam nova regra do Ministério do Meio Ambiente, determinando que a multa dada por um fiscal passe antes pela autorização de um superior.

É um aditivo a uma notícia-crime prestada dias antes ao STF pelo ex-superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Alexandre Saraiva, contra o ministro, que, nas palavras do delegado, dificultou ação fiscalizadora que apreendeu mais de 200 mil metros cúbicos de madeira, considerada pela PF a maior da história do Brasil. Ricardo Salles atuou para liberar o carregamento, ilegalmente desmatado segundo a própria Polícia Federal. A situação resultou no desligamento de Saraiva.

O presidente Bolsonaro, contudo, mantém Salles no cargo. Na última semana, o chefe do Executivo enviou uma carta a Biden, prometendo eliminar o desmatamento ilegal até 2030. Antecipou-se ao encontro de hoje, na tentativa de mudar a imagem negativa sobre a questão ambiental no País. Em carta aberta, artistas dos dois países também pediram ao presidente do EUA para que recuse acordos com o Brasil. É nessa atmosfera que a Cúpula de Líderes sobre o clima acontecerá.

APOIO – Em meio à pressão internacional para que deixe o cargo, com direito a uma discussão com a cantora Anitta no Twitter, o ministro Ricardo Salles recebeu, ontem, apoio de diversos colegas do Governo Federal e de parlamentares da base, que utilizaram nas redes sociais a hashtag “#FicaSalles”. À tarde, o presidente Jair Bolsonaro e outros ministros deram força a Salles em um almoço na casa do titular da pasta das Comunicações, Fábio Faria. O grupo chegou a fazer uma foto e compartilhar nas redes. Bolsonaro e Salles estavam ladeados.

ORÇAMENTO – O presidente Bolsonaro sancionou, ontem, o projeto aprovado pelo Congresso para resolver o impasse o Orçamento deste ano. A lei retira da meta fiscal o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) e o BEm Emergencial, que permite redução de jornada e salário de trabalhadores para preservar empregos. A medida também torna mais simples o corte de verbas dos ministérios. Assim, o Governo Federal está autorizado a deixar quase R$ 100 bilhões fora da meta. O prazo final para sancionar o Orçamento termina hoje.

MENOR MORTALIDADE – Em março, o Recife teve a menor taxa de mortalidade para Covid-19 em relação às outras capitais nordestinas. O índice da capital pernambucana ficou em 20,9, ou seja, de cada 100 mil habitantes, 21 faleceram devido ao novo coronavírus. Em seguida, vêm São LuÍs (22,5), Maceió (27,8), Teresina (30,4), Aracaju (41,5), Salvador (46,1), Natal (47,6), Fortaleza (54,3) e João Pessoa (73,8). A informação foi extraída do banco de dados do Ministério da Saúde e divulgada, ontem, pelo prefeito João Campos (PSB) nas redes sociais.

COBRANÇA – A deputada estadual Priscila Krause (DEM) cobra explicações da Prefeitura do Recife e do Governo de Pernambuco sobre o envio de 215,4 mil ampolas de Propofol para sete estados. A medicação, utilizada na intubação de pacientes com Covid-19, foi adquirida pela gestão municipal em abril de 2020 e perderia a validade no dia 30 deste mês. No ano passado, Recife comprou 591 mil itens, dos quais 434 mil foram direcionados ao Estado. A denúncia de que esses produtos estavam encostados e prestes a vencer partiu da própria parlamentar no começo do mês. “Foi doação ou se repassou com custo para os estados beneficiados? O contribuinte recifense pagará por isso?”, questiona Priscila.

CONFIRMAÇÃO – A confirmação do repasse das ampolas de Propofol a sete estados foi feita pelo próprio secretário estadual de Saúde, André Longo, na última terça (20), ao participar de uma reunião virtual na Comissão de Saúde da Alepe. Ao Jornal do Commercio, a Secretaria respondeu que os fármacos foram "emprestados" na primeira semana de abril. Alagoas, Amapá, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe foram contemplados com os medicamentos.

CURTAS

LUTO 1 – Causou impacto no Estado a morte do cantor pernambucano Augusto César, 61 anos, na última terça (20). A informação, no entanto, foi divulgada por Elton Luna, um de seus filhos, ontem. O músico foi internado em um hospital do Recife na segunda (19). No dia seguinte, foi intubado e teve várias paradas cardiorrespiratórias. Ele tinha diabetes, sofria de insuficiência renal grave e apresentou desconforto respiratório devido à Covid-19. O enterro ocorreu ainda ontem, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, onde nasceu.

LUTO 2 – Com 35 anos de carreira, Augusto César foi um dos grandes nomes da música romântica e marcou época com sucessos como “Ela acabou comigo”, “Escalada” e “Como posso te esquecer”. Enquanto compositor, escreveu 100 canções. Ele também se notabilizou por vender os próprios CDs nas ruas do Recife. Algumas artistas o homenagearam, casos de Adilson Ramos e Michelle Melo. Já o prefeito de Paulista, Yves Ribeiro (MDB), decretou luto oficial de três dias.

Perguntar não ofende: Ricardo Salles fica depois do cara a cara entre Bolsonaro e Biden?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

Saudades de quando o (Lulinha) era dono da Friboi, e a carne era R$ 10,00 o quilo.

Fernandes

A cantora Anitta chama o governo Bolsonaro de governo de FEZES.

Fernandes

Nem precisa ser vidente...

Fernandes

Todos criticam esse desgoverno, mas é preciso reconhecer que hoje estamos muito melhores do que na semana que vem. Rsrsrsrs.

marcos

O Brasil está a dois anos e quatro meses Sem corrupção no governo Federal. A Esquerda Corrupta e incompetente mete o dedo e rasga.


Ipojuca 2021

21/04


2021

Ouça o especial sobre o Rei, Timóteo e Belchior

Neste feriado de Tiradentes, o Frente a Frente resgatou os especiais do rei Roberto Carlos, de Agnaldo Timóteo e de Belchior. São três grandes nomes da MPB que marcaram época pelo romantismo das canções. Vale a pena conferir na íntegra a homenagem ao trio!

 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina abril 2021

21/04


2021

Uma defesa do indefensável

Vergonhosa a nota em defesa da secretária de Infraestrutura, Fernandha Batista, assinada por seis prefeitos integrantes do Consórcio do Pajeú. Além de recheada de erros gramaticais, com teor de rasgação de seda, tenta encobrir uma mentira deslavada da auxiliar do governador Paulo Câmara, responsável pela manutenção das estradas.

Falo do trecho que liga Sertânia ao distrito de Cruzeiro do Nordeste, de 32 km. Os prefeitos me atacam porque falei simplesmente uma verdade: os 9 km que a secretária enche a boca para dizer que restaurou são de péssima qualidade, tipo obra sonrisal, que não resiste a uma chuva de trovoada no Sertão. 

Não consigo entender como os prefeitos, que parecem não ter o que fazer, a não ser bajular o poder, saem em defesa de uma estrada horrível. Falo com cátedra. Estou em Afogados da Ingazeira e para chegar à minha terra enfrentei, hoje, mais uma vez, a famigerada estrada.

Aliás, aquilo não pode ser tratada como estrada. Está mais para o figurino de uma tábua de pirulito. É, mais do que isso, uma grande cratera, onde se trafega a 40 km por hora, no máximo, para não cair nos buracos. É muita cara de pau desses prefeitos defenderem o indefensável.

O Pajeú já esteve melhor representado.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

ALEPE

21/04


2021

Teobaldo convida Clarissa para o Podemos

O deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos) recebeu, ontem, em seu gabinete no Recife, o vereador Júnior Tércio e a deputada estadual Clarissa Tércio. Na pauta, as dificuldades que estados e municípios têm enfrentado diante dessa pandemia e o cenário político local. Teobaldo, que é presidente da sigla em Pernambuco, aproveitou a oportunidade para convidar Clarissa para ingressar no Podemos e disputar um novo mandato na Assembleia Legislativa. Além disso, ele incentivou Júnior Tércio a concorrer a uma vaga na Câmara Federal. 

Para Ricardo Teobaldo, Clarissa e Júnior Tércio "têm muito a contribuir" com o Estado e com o Podemos. “A eleição de Júnior Tércio para vereador do Recife foi uma demonstração que ele pode contribuir ainda mais com Pernambuco. Assim, fiz formalmente o convite para que ele dispute uma vaga na Câmara Federal. À Clarissa, estendi o convite para que ela dispute sua reeleição para a Assembleia Legislativa pelo Podemos”, destacou. 

O parlamentar ainda exaltou a presenção da família Tércio na política: “Júnior e Clarissa têm feito um grande trabalho nas comunidades e na defesa da sua representação, principalmente no segmento evangélico. Hoje são duas grandes lideranças e será um prazer contar com eles no projeto do Podemos.”


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


21/04


2021

Advogado denuncia prisão ilegal de colega

O advogado Valdemir Cavalcanti entrou em contato com o blog, na noite de hoje, para denunciar a prisão do colega Vinicius Paes Barreto. De acordo com ele, policiais militares prenderam Barreto durante o exercício da profissão, o que caracteriza uma ilegalidade.

“É um abuso de autoridade”, afirma. O advogado detido foi levado para a Central de Flagrantes do Recife e Valdemir Cavalcanti segue acompanhando o caso.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bandeirantes 2021

21/04


2021

Flavio anuncia que atuará como advogado em Brasília

O senador Flavio Bolsonaro (Republicanos-RJ) divulgou, hoje, em sua conta oficial no Instagram que pretende atuar como advogado em Brasília. Ele publicou uma imagem com a nova carteirinha de sócio da Seccional local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF). A informação recebeu destaque na coluna de Tales Faria, no UOL.

"Na foto, Flavio Bolsonaro aparece recebendo a carteira das mãos do presidente da entidade no Distrito Federal, Delio Lins e Silva. Em mensagem aos colegas advogados, Flávio Bolsonaro afirmou: 'Minha atuação em Brasília se inicia via sociedade individual de advocacia e estou apto a atuar em qualquer causa em que eu não possua impedimento", ressaltou Tales.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

21/04


2021

Prefeitos saem em defesa da secretária de Infraestrutura

Seis prefeitos de cidades do Sertão do Pajeú enviaram, há pouco, ao Blog um comunicado em defesa da secretária estadual de Infraestrutura, Fernandha Batista. Os seis gestores são do PSB e integram a base do Governo de Pernambuco. Eles destacam, no texto abaixo, ações da secretária na região.

Leia na íntegra:

"Prezado Magno, 

Permita-nos, de forma democrática e respeitosa, expressar nossa discordância quanto às publicações que você tem feito sobre a atuação da Secretária Estadual de Infraestrutura, Fernanda Batista. 

A Secretária é jovem, técnica competente, e tem desenvolvido inúmeras ações no Pajeú sempre mantendo uma postura de diálogo permanente com as Prefeituras. 

Quando as chuvas atingiram fortemente Afogados no ano passado, destruindo o trecho da rodovia que dá acesso ao município, em menos de 24 horas ela disponibilizou máquinas e equipamentos para reconstruir a via. A Compesa está elaborando um projeto, orçado em 500 mil reais, para melhorar o abastecimento da cidade. Ainda em Afogados, foi instalada uma rede adutora e sistema de abastecimento no loteamento Pajeú, melhorando o abastecimento em todo o bairro do São Braz. No município também teremos a ampliação da estação de tratamento, no valor de 100 mil, e sistemas de abastecimento para mais seis comunidades rurais, incluindo Poço de pedra. 

Em carnaíba, seria iniciadas as obras que porão um fim ao rodízio no bairro de Carnaíba Velha. 

Em Quixaba, a Compesa está contratando a empresa para iniciar a obra que vai ampliar a produção de água para o município. 

Em Itapetim, a secretaria de infraestrutura foi responsável pelas obras de saneamento do município, orçadas em oito milhões de reais. 

Já foi contratada e está prestes a iniciar as obras do sistema de abastecimento de água na comunidade do papagaio, e a ampliação da produção de água, com estação móvel de tratamento, em São José do Egito. Além das adequações na rede de distribuição de água para os sítios Santa Clara e Lagoinha, em Tabira. 

Em Sertânia, a secretaria de infraestrutura implantou cinco quilômetros de tubulação, melhorando o sistema de abastecimento de água. 

No município, o Governo do Estado finalizou as obras de requalificação da primeira etapa da PE-265, no segmento de 8,3 quilômetros. Os trabalhos tiveram início em setembro de 2020 e foram realizados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), sob a supervisão da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra). A iniciativa faz parte do Programa Caminhos de Pernambuco e já está beneficiando mais de 147 mil moradores região, com investimento de R$ 3,8 milhões. 

A rodovia passará por mais duas etapas para a sua reconstrução total. Aguarda-se apenas o edital para a contratação da empresa responsável. Serão beneficiados o subtrecho entre Coqueiros e a entrada da cidade de Sertânia e o outro que vai do município até o distrito de Pernambuquinho, na divisa com a Paraíba. As duas fases somam 39,3 quilômetros e contam com investimento de R$ 36 milhões. 

O Governo do Estado se comprometeu e concluiu a primeira etapa da requalificação da PE-265, que sai da BR-232 e segue até a sede do município de Sertânia. É uma obra aguardada há 20 anos por quem trafega pela localidade. Os projetos da segunda e terceira fase já foram concluídos e serão licitados em breve. 

Estão com serviços avançados a PE-275, que corta Sertânia. Também foram finalizados projetos importantes para o Sertão do Moxotó, que beneficiarão as PEs 337, do distrito de Sítio do Nunes até a divisa com a Paraíba, passando pela sede de Flores, até a 264, em São José do Egito, e a 336, que vai de Ibimirim a Inajá.

Em Brejinho, já está em andamento a licitação para requalificação da estrada que liga o ambó à sede do município, obra orçada em 800 mil reais. 

O governador Paulo câmara refez toda a PE-292 no trecho entre Afogados da Ingazeira e o trevo de acesso à Iguaraci. 

Diferente do que você afirma, tanto a secretária Fernanda Batista quanto o Governador Paulo Câmara tem relevantes serviços prestados Pajeú e o Moxotó. E olha que só abordamos ações nas áreas de estradas e abastecimento.

Agradecemos o espaço que você nos concede para o exercício do contraditório. Um forte abraço e bom trabalho.

Ângelo Ferreira 
Prefeito de Sertânia 

Anchieta Patriota 
Prefeito de Carnaíba

Alessandro Palmeira 
Prefeito de Afogados da Ingazeira 

Luciano Torres 
Prefeito de Ingazeira

Adelmo Moura 
Prefeito de Itapetim

Zeinha Torres 
Prefeito de Iguaracy


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Anuncie Aqui - Blog do Magno

21/04


2021

PF vê ameaça contra Bolsonaro e intima Boulos

Ex-candidato do Psol à Presidência em 2018 e à Prefeitura de São Paulo em 2020, Guilherme Boulos disse, hoje, que foi intimado a depor pela Polícia Federal. O motivo seria uma infração à Lei de Segurança Nacional por críticas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“Fui intimado pela PF na Lei de Segurança Nacional por um tweet sobre Bolsonaro. A perseguição deste governo não tem limites. Não vão nos intimidar!”, escreveu.

Segundo o psolista, ele está sendo acusado pela PF de "ameaçar" Bolsonaro em um comentário público sobre o presidente feito em 20 de abril de 2020.

“Um lembrete para Bolsonaro: a dinastia de Luís XIV terminou na guilhotina...”, publicou Boulos em sua conta oficial no Twitter. Ele terá de se apresentar à Superintendência da Polícia Federal em São Paulo no dia 29 de abril, às 16h.

*Com informações do Yahoo!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

marcos

Mas não é de se admirar a ignorância dos Canhotos, em 2016 Lula o Ladrão comentou que Joaquim José da ilva Xavier o Tiradentes foi Crucificado. Agora vem Bolos dizendo que o Rei Luis XIV foi morto na Guilhotina. Isso é uma Cambada de Jumentos.

Fernandes

Bolsonaro tentando intimidar os opositores. Pega o beco marcos de camaragibe queima rosca.

marcos

Boulos pode ter ameaçado Bolsonaro, mas assassinou mesmo foi a história. O rei francês Luís XIV não foi guilhotinado. Ele morreu em 1 de setembro de 1715 de gangrena, poucos dias antes de seu septuagésimo sétimo aniversário e com 72 anos e 100 dias de reinado – o mais longo reinado e governo do mundo ocidental. Seu corpo foi sepultado na Basílica de Saint-Denis, em Paris. Quem se classifica como intelectual deveria saber isso, mas não é o caso de Boulos. Essa é a educação Paulo Freire. kkkkkkkk


Blog do Magno 15 Milhões de Acessos 2

21/04


2021

Os 61 anos de Brasília

Além do feriado de Tiradentes, o dia 21 de abril também é a data em que Brasília foi inaugurada. Erguida em 1960, a cidade nasceu para se tornar o centro do poder no Brasil. Foi lá que me firmei como jornalista, ainda nos anos 1980, e desde então acompanho de perto o corre-corre da política na capital federal.

Felicitações a Brasília pelos 61 anos!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


21/04


2021

Rádio Camará FM promove sábado solidário

Preocupada com diversas famílias que estão em situação de vulnerabilidade social neste período de pandemia, a Rádio Camará 98,5 FM vai promover, no dia 24 de abril, o Sábado Solidário. O presidente da emissora, Jonas Silva, e outros comunicadores estão envolvidos na iniciativa.

O evento começa a partir das 8h da manhã na Eliza Cabral. Quem quiser contribuir poderá fazer uma doação financeira de qualquer valor. Toda renda será revertida para os Institutos Maria José de Souza e Doutores da Felicidade. 

“Durante todo esse período de pandemia, a Rádio esteve empenhada em fazer algumas ações que, de certa maneira ajudasse a nossa população. Chegamos a fazer alguns anúncios de maneira gratuita, procuramos incentivar a população nas compras do comércio local e agora chegou a vez de arrecadar fins para os institutos parceiros. Só com a solidariedade iremos vencer essa pandemia”, afirmou Jonas Silva.

A Camará 98,5 FM é uma das emissoras que integram a Rede Nordeste de Rádio e transmitem o programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro. 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha