01/03


2021

No Frente a Frente, a emoção da filha da faxineira

Localizada em Ubatuba, interior de São Paulo, a jovem Roberta Mascena, 25 anos, filha de Marlene Cordeiro de Oliveira, de Afogados da Ingazeira, que emocionou o País, ontem, ao revelar que vestiu o uniforme de trabalho da mãe faxineira para homenageá-la durante a formatura, concedeu, há pouco, uma entrevista exclusiva ao Frente a Frente. Revelou que fez a surpresa a mãe, ao colocar sua roupa do trabalho debaixo da beca, para tentar torná-la conhecida.

“Eu queria que o mundo conhecesse uma mulher de fibra, que amo muito, que deu seu sangue e sua energia para me fazer gente na vida”, confessou Roberta. Segundo ela, a mãe nunca viveu na miséria, como o site do G-1 chegou a destacar, mas na pobreza. “Tivemos uma vida de muitas dificuldades, somos pobres, mas não miseráveis”, ressaltou, adiantando que a mãe, quando nova, viveu um turbilhão de dificuldades, mas nunca passou fome.

A entrevista vai ao ar durante o programa, que começa às 18 horas pela Rede Nordeste de Rádio, formada por 44 emissoras em Pernambuco, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Hits 103,1 FM, no Grande Recife. Se você deseja ouvir a entrevista pela internet e está navegando no blog, clique no botão Rádio acima ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na play store. 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cabo 2021

01/03


2021

CMR suspende atividades presenciais a partir de amanhã

A Câmara Municipal do Recife irá suspender todas as atividades presenciais, a partir de amanhã, por tempo indeterminado. A decisão, tomada pela Comissão Executiva hoje à tarde, tem como objetivo reduzir os casos de Covid-19 na capital pernambucana, que está com ocupação acima dos 90% dos leitos hospitalares.

Com isso, o atendimento presencial que vinha acontecendo nos gabinetes fica suspenso, assim como o acesso à Casa de José Mariano, que só poderá ser feito por servidores autorizados para as funções essenciais. O texto com a resolução nº 203/2021, que orienta sobre as novas medidas administrativas, já seguiu para publicação no Diário Oficial do Legislativo.

“Temos acompanhado os dados da pandemia no Recife e no restante do Estado e compreendemos que o momento é extremamente preocupante. Decidimos por fechar mais uma vez a Casa para tentar impedir o fluxo de pessoas, na tentativa de achatar a curva”, afirmou o presidente da Câmara, Romerinho Jatobá (PSB). Ele explicou que as reuniões de todas as comissões, assim como as reuniões ordinárias, discussões e votações, seguem acontecendo de forma remota.

Desde março do ano passado, quando os números da Covid atingiram os primeiros indicadores elevados, a Câmara Municipal tem realizado as reuniões online, com transmissão via web para o público. “Vamos prosseguir com toda nossa pauta, votando e discutindo os projetos de interesse do povo recifense. Os parlamentares já estão familiarizados com o modelo e, infelizmente, essa é uma ação necessária para proteger a saúde das pessoas que vão à Câmara e também dos servidores que trabalham diariamente na Casa”, concluiu Romerinho.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


01/03


2021

Amupe transmite posse da nova diretoria ao vivo

Prefeitos e prefeitas votam, hoje, para eleger a nova diretoria da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) para o biênio 2019-2021. Logo mais, em assembleia extraordinária, os gestores eleitos tomarão posse na presença do governador Paulo Câmara e demais autoridades. Toda a cerimônia será transmitida ao vivo nos canais oficiais da Amupe no Youtube (www.youtube.com/amupe)  e Facebook (Amupe Oficial).

A composição da chapa possui representantes de todas as regiões de desenvolvimento de Pernambuco. Com 85% de renovação dos nomes, a chapa agrega também 15 dos 17 partidos políticos que elegeram prefeitos e prefeitas no Estado. A representação feminina obteve um salto positivo, o número de prefeitas na diretoria executiva, conselho fiscal e deliberativo dobrou de 6 para 12.

Durante a solenidade, o governador Paulo Câmara vai anunciar um conjunto de ações de apoio aos municípios. Já confirmaram presença o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE), Dirceu Rodolfo, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros, o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Fernando Cerqueira, o superintendente do Sebrae/PE, Francisco Saboya, o presidente da OAB/PE, Bruno Baptista, entre outras autoridades.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca 2021 IPTU

01/03


2021

Parques serão fechados nos fins de semana

O Governo de Pernambuco, após análise do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, anunciou, hoje, a proibição das atividades não essenciais das 20h às 5h, de segunda a sexta em todo o Estado. Além disso, aos sábados e domingos, somente serviços essenciais poderão funcionar. Também estarão fechados clubes sociais, praias e parques nos finais de semana. Nas praias, no entanto, será permitida apenas a prática de atividades esportivas individuais. As medidas, anunciadas pelo governador Paulo Câmara em pronunciamento, entram em vigor na próxima quarta-feira e são válidas até o dia 17 de março.

“Passamos o final de semana monitorando os dados da pandemia. O trabalho continuou nesta segunda-feira e, infelizmente, o cenário só se agravou, mesmo com a abertura de novos leitos de UTI. Estamos agora com 93% de ocupação em nossos leitos de terapia intensiva, e nada aponta para a melhora desse quadro. A contaminação e a hospitalização decorrentes da Covid-19 estão em aceleração, e precisamos reduzir o contato social para frear essa escalada dos números”, afirmou Paulo Câmara, lembrando ainda que supermercados, padarias, farmácias, postos de gasolina e serviços de delivery e pontos de coleta dos restaurantes permanecerão funcionando.

O governador anunciou também que o esforço de abertura de leitos de UTI continua. “Amanhã, teremos 18 novos leitos no Hospital Agamenon Magalhães em funcionamento, e até o final da semana chegaremos a 50 novas vagas. Estamos trabalhando com dedicação total para colocar em funcionamento a segunda maior rede de leitos de terapia intensiva do País”, reforçou Paulo Câmara, justificando que o cenário de aceleração da doença levou a taxa de ocupação para perto dos piores índices registrados no ano passado.

Amanhã, o governador estará em Brasília, para negociar a aquisição direta da vacina Sputnik. “Vamos buscar todas as possibilidades existentes para ampliar a imunização de todos os pernambucanos e pernambucanas”, finalizou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


01/03


2021

Cresce procura por consignado no Vale do São Francisco

O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo cujas parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou benefício da pessoa física.

Com taxas bem atrativas e longos prazos para pagar, essa linha de crédito vem ampliando o número de clientes no Vale do São Francisco, principalmente em Juazeiro e Petrolina, por atender satisfatoriamente o servidor público, funcionários do setor privado, aposentados e pensionistas da Previdência Social.

O consignado para o servidor público, oferece prazo de até 120 meses para pagamentos e as parcelas são descontadas da folha, não podendo ultrapassar 30% do valor total recebido e taxas a partir de 1,0%. Segundo o diretor Executivo do Sicredi Vale do São Francisco, Albérico Pena, o maior movimento desse segmento na atualidade tem sido feito pelos servidores da Codevasf, Univasf e IF-Sertão além dos funcionários do Governo do Estado de Pernambuco e prefeitura de Petrolina.

O diretor lembrou também que o Sicredi disponibiliza ainda a opção de crédito consignado, para os funcionários do setor privado. "As parcelas, para esse setor, são descontadas diretamente da folha de pagamento, sem poder ultrapassar 30% do valor recebido, taxas a partir de 1,0% a.m., sem exigência de garantias e até 48 meses para pagamento", ressaltou.

O crédito consignado INSS é uma modalidade que atende a todos os aposentados e pensionistas da Previdência Social. O valor é depositado em conta-corrente, e as parcelas são descontadas do próprio benefício, não ultrapassando 30% do valor recebido, com taxas a partir de 1,0% e prazo de até 84 meses para pagar. "Essa modalidade de empréstimo garante mais comodidade para os aposentados e pensionistas da Previdência Social", garantiu. Alberico Pena destacou ainda a Portabilidade Sicredi, que é a possibilidade da pessoa interessada trazer o empréstimo consignado para o Sicredi e aproveitar as condições visando a redução do valor das parcelas.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina 2021

01/03


2021

É pernambucana

Da coluna de João Alberto 

A Associação Médicos pela Vida, que publicou nota paga em vários jornais defendendo o uso de medicamentos de prevenção ao coronavírus, todos desaconselhados pela ciência, tem sede no Recife.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

01/03


2021

Faça crescer o canal do blog no YouTube

Em pouco mais de três meses, pulamos de cinco para oito mil os seguidores inscritos no canal deste blog no YouTube. Mas ainda está muito longe de alcançarmos a marca dos cem mil. Não é nada impossível. Basta só que você, caro leitor, cadastrado no blog – são mais de 1 milhão – vá lá no nosso endereço do YouTube – Blog do Magno (https://www.youtube.com/user/blogdomagno) – se inscreva e depois clique no sininho ao lado para ficar recebendo as notícias em primeira mão. Faça isso!

Imprensa livre e independente se faz com a ajuda e a colaboração de quem gosta e se sente representado pelo nosso trabalho. Inscreva-se no link acima e indique para mais alguém.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Anuncie Aqui - Blog do Magno

01/03


2021

Os festejos dos 15 anos do blog

A pandemia acaba nos afastando de pessoas bem próximas e amigas, como a multicomunicadora Branca Góes, conterrânea de Afogados da Ingazeira. Hoje, no reencontro, recebi dela uma super consultoria para as comemorações dos 15 anos do blog, em abril. O almoço foi no novo Tio Armênio, no Plaza Shopping, coordenado pelo competente Beto, uma maravilha de casa, aconchegante, bonita e com variado cardápio.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Jornao O Poder

01/03


2021

Danilo Cabral crítica privatização da Eletrobras e Chesf

O deputado federal Danilo Cabral (PSB) apresentou 28 emendas à medida provisória 1.031/2021, a MP da Eletrobras, com objetivo de preservar o patrimônio e a soberania nacionais. As propostas de alteração no texto vão desde a retirada da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) do rol de empresas a serem privatizadas como à manutenção das posições de trabalho. O parlamentar lembra que a oposição pediu a devolução imediata da MP pelo Congresso para Presidência da República, como a solicitação não foi atendida, há uma tentativa de minimizar os “estragos” do texto através de emendas.

“O governo não pode se desfazer de uma empresa lucrativa e um patrimônio estratégico para os interesses e a soberania nacional, especialmente no momento de crise que estamos vivendo e sem a ampla discussão com a sociedade”, criticou Danilo Cabral, líder do PSB na Câmara dos Deputados e presidente da Frente em Defesa da Chesf. A Eletrobras lucrou R$ 24 bilhões nos últimos dois anos e a proposta do governo com a capitalização da empresa é arrecadar R$ 16 bilhões. “O valor sequer seria suficiente para cobrir o prejuízo de abrir mão do lucro da Eletrobras, quanto mais repor os investimentos feitos pela União ao longo dos anos em construção de hidrelétricas e aquisição de equipamentos, por exemplo. Precisamos impedir a privatização de uma empresa que não dá prejuízo. Ela aporta bilhões no Tesouro Nacional. O que o governo pretende fazer é uma doação à iniciativa privada”, destacou.

Só a Chesf, ressalta Danilo Cabral, de janeiro a setembro de 2020, acumulou lucro líquido de R$ 1,4 bilhão, resultado superior em 3% ao apurado no mesmo período de 2019. São 70 anos de história e contribuição para o desenvolvimento do Nordeste, com 14 usinas hidrelétricas, uma termelétrica, 111 subestações e mais de 19 mil quilômetros de linhas de transmissão em todo território nacional, especialmente no Nordeste. “Como o governo pretende se desfazer de um patrimônio desses sem ampla discussão com a sociedade com o objetivo de fazer caixa?”, questiona. Em pesquisa do Datafolha, 70% da população afirmaram ser contra à privatização da Eletrobras.

Segundo Danilo Cabral, as emendas, além de proteger o patrimônio nacional, buscam discutir cada ponto do texto da medida provisória, tentando mitigar eventuais danos, caso a matéria seja pautada no Plenário. “Essa questão de quebra do monopólio, por exemplo, é um mito. Não há concorrência na produção de energia hidrelétrica, pois não temos como ter duas hidrelétricas no mesmo local. Fora que estamos tratando de uma questão de soberania nacional, tanto é que, nos Estados Unidos, 70% das hidrelétricas são controladas pelo Exército norte-americano”, exemplifica. Ele ressaltou também que as emendas buscam preservar o interesse público no manejo das águas dos rios. “Não podemos permitir que a vazão dos rios, o abastecimento d`água das populações ribeirinhas, bem como a agricultura irrigada sejam subordinadas ao setor privado”, comentou.

Para Danilo Cabral, outro ponto importante em relação a Eletrobras é que ela pode ser indutora de investimentos no país, especialmente neste momento de crise econômica. “A empresa não está atrelada ao teto de gastos, pode fazer aportes de investimentos, ajudando na recuperação da economia e gerando empregos”, completou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Blog do Magno 15 Milhões de Acessos 2

01/03


2021

Recife registra o equivalente a 10 dias de chuvas

A Prefeitura do Recife mobilizou, na manhã de hoje, dentro dos serviços da Ação Inverno 2021, cerca de mil profissionais de várias secretarias e órgãos para minimizar os impactos causados pela chuva. Em seis horas choveu aproximadamente, em média, 72,20 mm na capital pernambucana, o que equivale a cerca de 10 dias do mês de março, que possui uma média histórica de 212,20 mm de precipitação. Já o pico da maré ocorreu às 5h20, chegando a 2,4 metros. Na última sexta-feira (26), já havia chovido no Recife um volume de aproximadamente 75 mm em 12 horas.

A Defesa Civil do Recife informa que foram registradas apenas ocorrências leves na manhã, sendo 35 solicitações de vistorias e 60 pedidos de colocação de lonas plásticas. As equipes estão de prontidão para atender os chamados, que devem ser feitos pelo 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24h por dia. A Prefeitura do Recife está investindo mais de R$ 96 milhões na Ação Inverno 2021, incluindo ações de defesa civil, obras de contenção de encostas, eliminação de pontos de acúmulo de águas e limpeza de canais, entre outras.

Equipes formadas por 150 agentes e 165 orientadores de trânsito da CTTU trabalham em áreas que foram afetadas pelas chuvas. Além disso, equipes técnicas trabalham com o intuito de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade. Da 0h às 10h30 desta segunda-feira (1), foram registrados três acidentes de trânsito com vítima, nenhuma fatal. No período, a CTTU registrou ocorrências em 25 semáforos, dos quais oito já foram atendidos. As equipes técnicas já estão em deslocamento para normalizar todo o sistema. A Central de Operações de Trânsito (COT) da CTTU, que funciona 24 horas por dia, também realiza o trabalho de monitoramento das vias, identificando os pontos mais críticos, através de 162 câmeras de videomonitoramento.

Já a Emlurb registrou neste intervalo três ocorrências de quedas de árvores foram registradas, sendo duas quedas parciais (galhos) na Rua dos Navegantes, em Boa Viagem, e outra próxima ao Procape, em Santo Amaro, as duas já solucionadas -e uma queda total na Rua Ramiz Galvão, no Arruda, com a equipe no local fazendo a remoção.

A Emlurb também realizou a desobstrução de alguns pontos de acúmulo de água no dia de hoje. Caminhões equipados com jato de sucção atuaram em diversas vias da cidade, a exemplo das avenidas Boa Viagem, Agamenon Magalhães, Mascarenhas de Moraes, Conselheiro Aguiar, Caxangá, General San Martin, Rosa e Silva, Ruy Barbosa, além da Estrada dos Remédios, rua das Crioulas, rua Cardeal Arcoverde e rua Amélia.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha