05/03


2021

Força feminina que vem do Pajeú

Folha de Pernambuco

Há mais de um século, o Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março, como forma de celebrar a luta pela igualdade de gênero no mundo todo. O Rotary Club do Recife, que se reúne semanalmente, antecipou as celebrações em um encontro virtual, ontem, com a presença da subprocuradora geral de Justiça em Assuntos Institucionais do MPPE, Zulene Norberto, na palestra on-line que destacou a sua terra natal, o Pajeú.

Zulene, que se intitula “pajuzeira das Flores” em homenagem ao Pajeú, no Sertão de Pernambuco, participou da solenidade também para o reconhecimento e valorização cultural da região. “A gente trouxe a palestra da dra. Zulene como uma forma de elevar o conhecimento e a importância cultural da região do Pajeú, de onde ela nasceu e possui laços familiares”, explica o jornalista e ex-presidente do Rotary Club do Recife, Joezil Barros.

Joezil enfatiza que também foi uma forma de ressaltar o trabalho de Zulene, que já foi presidente do Rotary Club em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, assim como foi o esposo dela, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Fernando Cerqueira. “Ambos foram presidentes do Rotary Club Boa Viagem, sendo mais uma razão para a homenagem à Zulene, que trouxe uma palestra consagrada”, conta Joezil.

Em sua fala, ela saudou os presentes e enfatizou o ponto positivo da data, sendo seu discurso para o estímulo das mulheres. “Me dizia uma amiga octagenária tempos atrás que todas as jovens são belas, porque carregam a beleza da idade. Essa frase continua viva na minha memória e com ela também homenageio aquela senhora que estava tão debilitada pela força da idade. Todas são belas e estão a se deliciar com a época dos encantos e com as indagações das escolhas da profissão que irão seguir”, contou.

Durante a homenagem no Rotary, Zulene Norberto também reverenciou a força feminina das outras duas etapas da vida, chegando à fase mais experiente. “Caras damas rotárias, meus respeitos fraternos e a minha homenagem de incentivo diante de tudo que realizam com a certeza de que a fé, acrescida pela esperança, pelo compromisso e pela confiança são prumos e nortes que nos conduzem à realização do bem”, finalizou a subprocuradora geral de Justiça.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cabo 2021

05/03


2021

Feitosa apresenta medidas para minimizar impacto econômico

Para reduzir a pobreza e evitar o endividamento ainda maior dos pernambucanos, visto o alto índice de desemprego causado ao longo desse um ano de pandemia da Covid-19, o deputado estadual Alberto Feitosa (PSC) apresentou, ontem, um pacote de indicações de medidas que fazem referência ao impacto econômico causado pelo surto de coronavírus.

A primeira delas solicita a criação de um programa de auxílio emergencial estadual para os pernambucanos que se encontrem em estado de vulnerabilidade social, enquanto perdurar a pandemia de Covid-19. O documento justifica o pedido citando que as medidas adotadas pelo Estado causaram graves impactos sociais e econômicos e, ainda, a carência de ações inteligentes e eficazes no combate ao vírus colaborou para o fechamento de empresas e perda dos empregos.

O segundo documento requer a proibição da apreensão de veículos cujo pagamento do IPVA não esteja em dia, assim como taxas de licenciamento e de bombeiros e multas. A indicação pleiteia, ainda, a prorrogação do prazo para pagamento dos tributos citados de março para dezembro de 2021.

A terceira indicação faz um apelo ao governador Paulo Câmara no sentido de atender aos pedidos da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Pernambuco (Abrasel-PE) no intuito de reduzir o impacto econômico que as empresas do ramo vão sofrer diante de mais um decreto com medidas restritivas que prejudicam o setor. Dentre as solicitações, o adiamento temporário do pagamento de todos os impostos estaduais, sem multa ou juros, no prazo de 120 dias e parcelamento posterior pelo mesmo prazo, para todas as empresas do segmento; suspensão do vencimento de todas as dívidas e parcelamentos de tributos estaduais, prorrogando o seu vencimento por igual período; suspensão de qualquer ação fiscalizatória por 120 dias; criação e acesso a linhas desburocratizadas e direcionadas de crédito de capital de giro para os empresários do setor; suspensão das cobranças da Compesa e Copergás por 120 dias.

Todas as ações solicitadas nas indicações devem perdurar enquanto persistir a situação de pandemia. “É preciso pensar na situação econômica de cada pernambucano, sendo empregador ou empregado e, nesse sentido, qualquer ação voltada ao menor endividamento possível da população deve ser prioridade do Governo do Estado. Só medidas de isolamento não adiantam, é preciso agir com inteligência”, argumentou Feitosa.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


05/03


2021

Armando no Frente a Frente

A caminho de uma nova legenda, o PSDB, o ex-senador Armando Monteiro Neto é o convidado de hoje do Frente a Frente. Aborda a dificuldade sanitária com foco nos municípios, que enfrentam, segundo ele, uma crise sem precedentes sem se vislumbrar uma saída enquanto o Governo não acelerar o programa nacional de imunização, do Ministério da Saúde.

O programa começa às 18 horas pela Rede Nordeste de Rádio, formada hoje por 44 emissoras, tendo como cabeça de rede a Hits 103,1 FM. Se você deseja ouvir pela internet e está navegando no blog, clique no botão Rádio acima ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio no play store.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca 2021

05/03


2021

Armando assina ficha de filiação ao PSDB na segunda-feira

O PSDB de Pernambuco irá empossar, na manhã da próxima segunda-feira, na sede da sua presidência, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, que recebe o cargo da atual presidente Alessandra Vieira, e realiza o ato de filiação do ex-ministro e ex-senador Armando Monteiro Neto.

Em virtude da pandemia da Covid-19, o encontro, que contará com a presença do presidente nacional Bruno Araújo, será reservado respeitando todos os protocolos de segurança que o momento exige. Participam de forma remota da reunião filiados do PSDB e lideranças do grupo político de Armando Monteiro.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


05/03


2021

Na Globo, Roberta revela amor sem limite pela mãe

Na entrevista ao programa de Ana Maria Braga, da Globo, hoje, a jovem Roberta Mascena, 25 anos, emocionou o Brasil ao explicar por que resolveu vestir o uniforme de faxineira da sua mãe Marlene Cordeiro na colação de grau da sua formatura em Pedagogia, em Santos, litoral paulista. "Tenho o maior orgulho dela. Queria apresentar essa mãe maravilhosa, que me deu tudo na vida, principalmente sabedoria. Ela é a minha grande heroína, razão do meu viver", desabafou, sob o olhar emocionado de Marlene Cordeiro, sua mãe, que assistia, simultaneamente, ao vivo.

Firme, inteligente, segura, envolvente e cativante, Roberta não tremeu em nenhum instante diante da telinha da poderosa. Pelo contrário, exibiu uma performance sensacional. Do outro lado, a mãe, sertaneja de fibra de Afogados da Ingazeira, capital do Pajeú das flores, chorou ao confessar que ficou extremamente emocionada e feliz com a homenagem da filha. No próximo domingo, Roberta estará no Fantástico, programa de maior audiência da Globo. Clique e confira.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Jaboatão Março 2021

05/03


2021

Empreendedorismo feminino em foco no Dia da Mulher

Protagonismo, inovação e autonomia. No Dia da Mulher, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) reúne diversas empreendedoras para bater um papo sobre Economia Criativa. O encontro virtual conta com palestra e mediação da jornalista Patrícia Raposo, editora do site Movimento Econômico, da Rádio CBN Recife. Com o tema “Descubra seu potencial criativo”, as espectadoras serão apresentadas a um panorama do empreendedorismo feminino no Brasil e receberão dicas de como iniciar o próprio negócio. A live será transmitida nesta segunda-feira (8), às 11h, no canal da Fundaj no YouTube.

“A escolha desse tema foi feita pela necessidade de discutir e valorizar o potencial criativo feminino, já que trilhar esta jornada é também um caminho de autoconhecimento”, justifica a coordenadora-geral de Gestão de Pessoas, Mary Ann Pimentel. “Em meio à pandemia, muitas mulheres perderam seus empregos e precisaram pensar estratégias para driblar a crise. Dessa forma, algumas conseguiram uma renda extra e, outras, anteciparam seus sonhos. O caminho para o sucesso está na habilidade para pensar e agir diferente, diante das situações impostas”, aponta.

Anos à frente de processos de gerência e no campo da Economia, a jornalista Patrícia Raposo destaca que empreender é a saída para quem não consegue emprego em meio à crise. “Qualquer pessoa que busque empreender precisa ter em mente que os desafios farão parte de sua rotina, mas com organização e dedicação é possível obter resultado”, avalia Raposo, que promete falar sobre a etapa de planejamento e a importância da comunicação para iniciativas bem-sucedidas. “A nova economia tem nos empurrado para o empreendedorismo e as plataformas digitais podem ajudar.”

É o caso da advogada Suzana Gueiros, idealizadora da Fatto di Fiori — Tábuas Finas, que participará do evento contando sua experiência. Em maio de 2020, ela decidiu investir em uma nova fonte de renda e apostou na apresentação nas redes sociais com fotos profissionais. “Resolvi desde o início focar no marketing, por isso incluí as fotos no meu orçamento inicial”, lembra. Com uma semana do lançamento, Suzana já tinha atendido a 40 pedidos das tábuas personalizadas. Às vésperas de completar um ano, a Fatto di Fiori conta com quase 2,5 mil seguidores no Instagram (@fattodifiori).

“Surgiu de uma junção de oportunidade com necessidade. Comecei a perceber no início da pandemia que o consumo do mercado online cresceu bastante. Principalmente aqueles relacionados à comida. As tábuas de aperitivo já eram algo que eu gostava de produzir para receber visitas. Então, percebi que poderia comercializar”, conta a advogada. “Na crise, nossa renda foi diminuindo. Casei minha habilidade para a montagem, o mercado propício e a necessidade”, avalia. Na live, Suzana conversa com Patrícia sobre as decisões, observações e desafios.

O público vai conferir os depoimentos de colaboradoras da Fundaj que também encontraram no ato de empreender uma possibilidade para complementar a renda. São histórias como a da auxiliar de serviços gerais Sandra dos Santos, que vende picolés gourmets e das auxiliares administrativas Fátima Barroca e Marilia Meirelles. Uma faz feijoada e a outra é especialista em bolo de noiva e recepções, respectivamente. Já no campo das confecções, a educadora Jamille Barros lançou sua própria marca de bijuterias, enquanto Élida Nathália e a auxiliar Joice Oliveira investiram no bordado.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina 2021