Blog do Magno 15 Milhões de Acessos

19/01


2021

Noronha inicia vacinação de profissionais de saúde

Os profissionais de saúde e idosos acima de 75 anos do Arquipélago de Fernando de Noronha começaram a ser vacinados, hoje, contra a Covid-19. Após Pernambuco receber, ontem, o primeiro lote dos imunizantes, o Governo do Estado enviou à ilha 380 doses da CoronaVac – Instituto Butantan, que contemplarão 190 pessoas. Entre elas, está Dandara Matias Guedes, de 31 anos, a primeira noronhense vacinada da ilha. Ela atua como coordenadora de vigilância sanitária e está na linha de frente da Covid-19 desde o início da pandemia, tendo contribuído para testagens em massa e investigações epidemiológicas.

“Agora, com a chegada da vacina, poderemos ter um pouco mais de tranquilidade e esperança no amanhã. O governador Paulo Câmara assumiu o compromisso de resguardar a saúde de todos os pernambucanos, disponibilizando a vacina para as diversas regiões do Estado. Estou muito feliz e emocionado em saber que os noronhenses, começando pelos profissionais de saúde, serão vacinados e vão poder, pouco a pouco, voltar à normalidade que tanto sonhávamos”, comemorou o administrador de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha.

O gestor destacou que a imunização dos idosos será feita em domicílio, com a equipe de unidade de saúde da família (USF) visitando a casa de cada um deles para aplicar a vacina. “A previsão é de que até as 12h de amanhã todos sejam vacinados”, concluiu Rocha, calculando que serão imunizados 160 profissionais de saúde e 30 idosos cadastrados e acompanhados pela USF. Como a administração de Noronha recebeu as duas doses previstas para serem tomadas por pessoa, ele reforçou que, durante os 21 dias de espera até a segunda dose, as vacinas serão armazenadas adequadamente na ilha.

Para Dandara, ser a primeira ilhéu a receber a vacina confere a ela uma sensação de dever cumprido. “Desde março, a gente está na luta atrás de pessoal, fazendo prevenção, conscientizando e cuidando das pessoas. A sensação é muito boa, mas ainda não acabou. A gente continua na luta contra o novo coronavírus”, disse a coordenadora de vigilância sanitária, reforçando que as pessoas precisam continuar colaborando, com a utilização de máscaras e álcool em gel, para que Fernando de Noronha se mantenha sem casos graves.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

O Jornal do Poder

19/01


2021

Profissional de saúde é a 1ª vacinada em Serra Talhada

A profissional de saúde Maria do Carmo da Silva, de 62 anos, foi a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19, no município de Serra Talhada, hoje.

A vacina foi aplicada pela secretária de Saúde do município, Lisbeth Rosa Lima, que é enfermeira de formação, durante o lançamento da campanha de vacinação no Hospital São José, onde funcionam os leitos de retaguarda e o Centro Municipal de Covid do município.

Maria do Carmo da Silva é técnica de enfermagem e vacinadora da Unidade Bom Jesus I. Apesar de ser grupo de risco, ela decidiu permanecer trabalhando na unidade, reforçando o atendimento à população. "Eu fiquei muito emocionada em ser escolhida pelo município para ser a primeira pessoa a receber a vacina, um momento de muita alegria. Tomei a primeira dose, vou continuar me cuidando e daqui trinta dias vou tomar a segunda dose", comemorou a profissional.

Acompanhando a aplicação da primeira vacina, a prefeita Márcia Conrado destacou a importância do dia de hoje no combate ao coronavírus. "O grande dia chegou, hoje recebemos 1.722 vacinas, que serão divididas em duas doses, onde vamos poder imunizar 861 serra-talhadenses, iniciando pelos profissionais de saúde que atuam nos Leitos de Retaguarda, no Centro de Covid, no PNI, no Laboratório Municipal e na Atenção Básica", disse a gestora.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu no Zap

19/01


2021

Gerente da Anvisa fala sobre a vacina no Frente a Frente

No Frente a Frente de hoje, a farmacêutica e bioquímica Suzie Marie Gomes, gerente da Anvisa e especialista em regulação e vigilância sanitária, dá, com exclusividade, orientações aos que vão se vacinar contra a Covid-19, quebra preconceitos da Coronovac, vacina com apenas 54% de eficácia, e faz algumas advertências.

Segundo ela, quem tomar a vacina só estará imunizado 100% na segunda dosagem, 15 dias após a primeira. A entrevista vai ao ar durante o programa, que começa às 18 horas, com transmissão pela Rede Nordeste de Rádio, cuja cabeça de rede é a Hits 103,1 FM, no Grande Recife. Se você deseja ouvir pela internet, clique no botão Rádio acima, no horário do programa, ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na play store.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


19/01


2021

Anderson: Mesmo com a vacina, devemos nos cuidar

A vacinação contra a Covid-19, no município do Jaboatão dos Guararapes, teve início hoje, e quem recebeu a primeira dose foi a técnica de enfermagem do SAMU, Nayara Silva Rodrigues. Nesta primeira remessa, são 13.356 doses que serão aplicadas nos profissionais de saúde que atuam em UTI Covid, SAMU, enfermaria SRAG, UPA, vacinadores, coletadores de RTPCR e equipe da Vigilância Epidemiológica que trabalha diretamente nos casos da pandemia. Amanhã, a vacinação também atenderá aos 1.200 idosos e funcionários das 24 Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) cadastradas em Jaboatão.

O prefeito Anderson Ferreira acompanhou as primeiras aplicações, na base do SAMU, em Piedade, e ressaltou a importância da vacinação. “Essa vacina renova as nossas esperanças. As doses virão por etapas, por isso é fundamental que todos mantenham o uso da máscara, a higienização e o distanciamento social, até todos estarem imunizados. Tão importante quanto a vacina, são os cuidados que devemos tomar”, ressaltou.

Anderson também garantiu que Jaboatão está preparado para vacinar o público-alvo definido pelo Ministério da Saúde. “Vamos fazer o agendamento da data, hora e local através do aplicativo De Olho na Consulta, que pode ser baixado no celular e terá uma aba exclusiva para a vacinação contra a Covid-19. Mas também teremos pontos nas policlínicas da rede municipal de saúde, onde nosso pessoal dará apoio a quem necessitar. O agendamento é importante para evitar aglomerações. Além disso, vamos identificar quem precisa ser atendido em domicílio e também marcaremos a vacinação em um local próximo à residência da pessoa”, explicou.

Conforme a chegada das doses, serão montados pontos estratégicos para atender às pessoas que agendarão a vacinação. “Já temos estrutura, câmaras frias para armazenar mais de 600 mil doses e pessoal treinado. Montaremos pontos de drive-thru. Jaboatão é referência no cumprimento de metas de vacinação e agora o esforço será ainda maior”, assegurou o prefeito.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


19/01


2021

Chegam as primeiras vacinas de covid-19 em Petrolina

O primeiro lote com vacinas para a covid-19 chegou, na tarde de hoje, em Petrolina. As doses vieram do Recife em um caminhão refrigerado e foram distribuídas aos municípios da região do São Francisco na sede da 8ª Gerência Regional de Saúde.

Com a chegada das vacinas, Petrolina iniciará ainda nesta terça a campanha de imunização. A primeira dose será aplicada num ato simbólico em um profissional de saúde que atua na linha de frente do combate ao coronavírus. A solenidade está agendada às 17h, numa estrutura isolada no hospital de campanha Dom Carmelo, no Jatobá.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

19/01


2021

Enfermeira é a 1ª pessoa vacinada em Belo Jardim

A técnica em enfermagem Maria Verônica da Silva, de 47 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 em Belo Jardim, em uma cerimônia simbólica na Unidade de Pronto Atendimento (UPA24h) do município, na tarde de hoje. A aplicação da dose foi feita pela enfermeira e secretária de Saúde de Belo Jardim, Aline Cordeiro.

Moradora do bairro Euno Andrade da Silva, mais conhecido como Viana & Moura da Faculdade, Maria Verônica tem duas filhas e duas netas. Sem comorbidades, a profissional atua na área de enfermagem há 25 anos, destes, 14 foram dedicados a rede de saúde municipal. “Estou vivendo um momento histórico. Me sinto privilegiada em ter sido escolhida para representar a nossa equipe de enfermagem. Hoje para mim significa: vida, esperança e renascimento”, disse emocionada.

A cerimônia simbólica foi acompanhada pelo prefeito e o vice, Gilvandro Estrela e Maneco Manoel, respectivamente, pelo ex-ministro da Educação Mendonça Filho, pela secretária de Governo e Articulação Política, Joedna Souza, pelos profissionais de saúde da unidade e pela imprensa local.

“Em breve o nosso povo vai se livrar desse mal que é a Covid-19. Vamos começar a fazer a vacinação e a saúde vai voltar a reinar aqui e no mundo inteiro”, comemorou o prefeito Gilvandro Estrela.

Em entrevista à imprensa local, o ex-ministro da Educação, Mendonça Filho, destacou que Belo Jardim vive um momento histórico. “É um momento de renovação da esperança, de valorização da vida e ao mesmo tempo de celebração de um novo momento vivido por Belo Jardim. Gilvandro começa muito bem a sua gestão com uma conquista histórica para humanidade, para o Brasil, que é a vacinação contra a Covid-19. Desejo sucesso a todos os profissionais que atuam com coragem em defesa do nosso povo. Que Deus abençoe a nossa querida Belo Jardim”, disse em entrevista, Mendonça Filho.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

Olha o Mendonça querendo aparecer. Não esquecer ele votou contra os trabalhadores brasileiros a favor da reforma.



19/01


2021

Tabira inicia vacinação contra Covid-19

Na manhã de hoje, a secretária de Saúde de Tabira, Genedy Brito, retirou as vacinas de imunização ao COVID-19, a CoronaVac, liberada pela 10? GERES de Afogados da Ingazeira, acompanhada pela coordenadora Municipal do PNI (Programa Nacional de Imunizações), Carina Soares.

São 342 imunizantes, correspondente a 1° e 2° doses de 171 profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus.

Com transmissão ao vivo pela página oficial da Prefeitura Municipal de Tabira no Facebook, duas técnicas em enfermagem receberam a primeira fase do imunizante. Estavam presentes a prefeita de Tabira, Nicinha Melo, a secretária Genedy Brito e sua equipe, além do vereador Vianey Justo (MDB).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Jornao O Poder

19/01


2021

Marcílio entrega Cabrobó com saldo positivo

O ex-prefeito de Cabrobó Marcílio Cavalcanti (PDT) deixou a prefeitura financeiramente equilibrada, com todos os compromissos pagos e a quantia de R$ 4. 341.836,45 em conta corrente.

Passados 18 dias da posse dos eleitos, o ex-prefeito fez um balanço da administração (2017/2020), destacando ainda ações futuras, a exemplo do estoque de 5 mil seringas que deixou para ajudar na vacinação contra a Covid- 19.

"Construímos cinco escolas, uma creche, uma quadra e implantamos a UPA com todos os equipamentos. Nossa cidade, hoje, tem 70% da sua área saneada, adquirimos o terreno para o aterro sanitário e os servidores públicos foram valorizados com pagamentos em dia", pontuou.

O ex-prefeito enfatizou, ainda, os serviços realizados na iluminação pública com 100% de lâmpadas LED na sede e no interior, além do sistema de monitoramento com câmaras que tornaram o município bem mais seguro. "Para o combate a Covid - 19, deixamos ainda o município abastecido com respiradores, medicamentos nos 11 postos de saúde e Caps, álcool gel, 50 mil máscaras artesanais, 10 mil máscaras cirúrgicas e material para testagem", concluiu.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


19/01


2021

Capoeiras inicia vacinação contra a Covid-19

Prefeito interino de Capoeiras, o vereador Pitonho iniciou a imunização contra a Covid-19, na manhã de hoje, no município. Cidade do Agreste Meridional, Capoeiras realizou o planejamento prévio para desenvolver o protocolo de imunização e discutiu a operacionalização e logística em tempo recorde. O município também adquiriu a câmara fria para armazenamento do imunizante, conforme recomendação do fabricante.

À frente da reunião, a secretária executiva de Saúde do Estado, Dra. Ricarda Samara, orientou quanto aos processos regulatórios e de segurança para recebimento das vacinas e, também, quanto aos protocolos de imunização seguindo as fases orientadas pelo Governo Estadual.

No início da manhã, o prefeito Pitonho esteve na V GERES, localizado no município de Garanhuns, onde recebeu e conferiu as 224 doses destinadas à Capoeiras. Sob escolta da Polícia Militar, o gestor se deslocou até a cidade destino e, junto às autoridades de saúde, iniciou a cerimônia de imunização.

O médico Fernando Vaz, que estava em isolamento desde o início da pandemia, e a técnica em enfermagem Rosana foram os primeiros a receber a vacina. Pitonho, em suas redes sociais, afirma que irá garantir vacinação para toda a população e não medirá esforços para atingir este resultado.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha