Nova Orla Jaboatão

28/07


2021

Miguel e Raquel reafirmam unidade por mudança em PE

Em visita à Capital do Forró, hoje, o prefeito Miguel Coelho se reuniu com a prefeita Raquel Lyra na sede do palácio municipal. Líderes das principais cidades do interior de Pernambuco, os dois gestores sentaram à mesa para discutir o cenário político estadual e projetos de comum interesse para as prefeituras.  

A reunião foi acompanhada também pelo senador Fernando Bezerra e os deputados Fernando Filho e Antonio Coelho. Tanto Raquel quanto os Coelho reafirmaram a necessidade de fortalecer a unidade de todos os campos políticos do Estado que defendem uma mudança nos rumos de Pernambuco, com diálogo e propostas para resgatar a esperança e o protagonismo socioeconômico.

Após a reunião, Miguel mostrou confiança e animação. O prefeito de Petrolina acrescentou que a tendência é, nos próximos meses, visitar mais lideranças pernambucanas para aprofundar o debate em cada região do Estado. "Raquel e eu já estamos unidos como prefeitos de duas grandes cidades e como representantes da Frente Nacional dos Prefeitos. Mas estamos também em sintonia sobre a necessidade de uma mudança em Pernambuco. É preciso conversar com a população, buscar mais forças políticas para apresentar um projeto que resgate a autoestima de nossa população e a força de Pernambuco", ressaltou Miguel após o encontro com a prefeita.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina Julho 2

28/07


2021

PE avança no Plano de Convivência a partir da próxima semana

O Governo de Pernambuco anunciou, hoje, durante coletiva de imprensa, novas flexibilizações no Plano de Convivência com a Covid-19 em todo o Estado. A partir da próxima segunda-feira (02.08), bares, restaurantes e demais serviços de alimentação vão poder funcionar das 5h até meia-noite, todos os dias da semana. As atividades esportivas coletivas e individuais e os clubes sociais também seguirão esse novo limite de horário. Já os eventos corporativos, que continuam com permissão de funcionamento até às 23h, poderão ser realizados para um público de até 200 pessoas ou 50% da capacidade do local, o que for menor.

A secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, explicou que as colações de grau, aulas da saudade, cultos ecumênicos, cinemas, teatros e circos também poderão ampliar a capacidade para 300 pessoas, ou 50% do local, o que for menor. Ela esclareceu ainda que cinemas e teatros, especificamente, poderão funcionar até a meia-noite, durante todos os dias, a partir da próxima semana.

Ana Paula aproveitou para pedir mais conscientização da sociedade neste momento de flexibilizações das atividades econômicas, e respeito dos frequentadores aos protocolos de saúde. “Por conta de relatos sobre casos de desrespeito aos protocolos nos bares e restaurantes, principalmente após a liberação da música ao vivo, faço um pedido para que todos se conscientizem, pois ainda não vencemos a guerra e os números da pandemia podem voltar a piorar”, afirmou a secretária executiva, reforçando que apesar das medidas de flexibilização, os cuidados devem ser mantidos.

DADOS EPIDEMIOLÓGICOS – O cenário epidemiológico da Covid-19 continua em desaceleração em Pernambuco, de acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo. Ele ressaltou que todos os indicadores analisados estão em queda. Na Semana Epidemiológica (SE) 29, que compreende o período de 18 a 24 de julho, foram notificados 606 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). “Isso significa o mesmo patamar do final de novembro do ano passado. O quantitativo representa uma queda de 14,6% em relação à SE 28 e de 34% em relação à SE 27. Já em relação às solicitações de leitos, foram registrados 442 pedidos de vagas na Central de Regulação na SE 29, uma redução de 20% em relação à semana anterior”, afirmou André Longo.

O secretário também reforçou que, mesmo com dados positivos e avanços no Plano de Convivência, ainda é necessário manter as medidas de prevenção. “Apesar de estarmos dando passos à frente, os indicadores positivos ainda não nos permitem abdicar do cuidado. Esses indicadores são frutos de um esforço muito grande de toda a sociedade, que não podemos colocar em risco. Por isso, o uso correto da máscara, o distanciamento físico e os protocolos setoriais são o caminho para continuarmos avançando rumo a uma normalidade possível”, disse.

SEGUNDA DOSE – André Longo fez ainda um chamado à população sobre a importância de finalizar o esquema vacinal contra a Covid-19. “Com a primeira dose, nosso sistema de defesa começa a produzir os anticorpos, mas é na segunda dose que a resposta imunológica acontece de forma mais intensa, aumentando a eficácia e a tornando mais duradoura. Assim, as pessoas que não completam o esquema vacinal correm maior risco de contágio e, principalmente, de agravamento do quadro”, ressaltou. Nos últimos dois dias, Pernambuco recebeu a maior remessa de imunizantes em uma única semana. Do total de 506.470 doses, cerca de 73% (mais de 369 mil) são destinadas exclusivamente para as segundas aplicações.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Pousada da Paixão

28/07


2021

PP de Pernambuco se reúne com Ciro Nogueira

Representantes do Partido Progressistas de Pernambuco (PP) estiveram reunidos, hoje, com o novo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), para acompanhar a posse de Eliane Nogueira (PP) no Senado Federal. Estiveram presentes na cerimônia o vice-presidente estadual do PP, Lula da Fonte o deputado federal Fernando Monteiro, os deputados estaduais Claudiano Martins, Cleiton Collins, Romero Albuquerque, além da vereadora Andreza Romero, o secretário de Agricultura Familiar, Humberto Arraes e a empresária Rogéria Martins.

“A gente fica muito feliz em ver nosso partido tão bem representado. Tenho certeza de que Ciro Nogueira irá fazer um trabalho importante à frente da Casa Civil, exercendo fundamental papel para o desenvolvimento do nosso país. Aproveito para parabenizar a senadora Eliane Nogueira”, destacou Lula da Fonte.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca - Muro de Arrimo

28/07


2021

Frente a Frente direto da Cultura de Caruaru

Ancoro, daqui a pouco, dos estúdios da Cultura FM, em Caruaru, integrante da Rede Nordeste de Rádio, o Frente a Frente de hoje que terá a presença dos prefeitos Romero Leal, de Vertentes, Josué Mendes, de Agrestina, e Josafá Almeida, de São Caetano.

Ao vivo, os prefeitos farão um balanço do primeiro semestre das suas respectivas gestões nos dois últimos blocos do programa. O programa começa às 18 horas pela Rede Nordeste de Rádio, integrada hoje por 44 emissoras em Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Bahia. Se você deseja ouvir pela internet, clique no botão Rádio acima ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na play store.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


28/07


2021

Prefeitos de Consórcio conhecem equipamento contra câncer

Convidados pelo presidente do Coniape, o Consórcio de prefeitos do Agreste, Romero Leal (PSDB), prefeito de Vertentes, técnicos de uma empresa paulista apresentaram, hoje, em Caruaru, durante o encontro da entidade, uma tecnologia de primeiro mundo, capaz de identificar lesões nas mamas das mulheres em estágios iniciais, o Linda.

O equipamento tem o poder de salvar milhões de vidas todos os anos usando apenas uma imagem. Pelo Consórcio, será possível levar para as mulheres uma opção rápida, eficiente, indolor e sem efeitos colaterais para rastrear, detectar e priorizar essa doença cruel, que é o câncer de mama.

O Linda é aliado na detecção precoce do câncer de mama. Uma tecnologia que consegue enxergar as suspeitas cedo, quando as batalhas são potencialmente mais simples.

O equipamento nasceu para, segundo seus criadores, democratizar a saúde. Utilizando um dispositivo portátil, foi criado um modo simples, moderno e rápido para identificar lesões na mama em estágios iniciais.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Caruaru Novas Creches

28/07


2021

Assim é se lhe parece

Por Márcio Accioly

Quando Robert Felix morreu nos EUA, dia 10 de junho último, o mundo perdeu um dos mais sérios pesquisadores de fenômenos climáticos, abrindo lacuna de complexo preenchimento. O seu site, Ice Age Now, tornou-se referência compulsória a todos os que o conheciam e acompanhavam o seu trabalho, sendo ponto obrigatório de consulta diária.

Ele escreveu dois livros sobre o assunto (editados apenas em inglês), sendo que um deles se encontra esgotado e pode ser adquirido apenas como e-book: “Not by Fire but by Ice”. O segundo, intitulado “Magnetic Reversals and Evolutionary Leaps”, questiona até mesmo a teoria evolutiva de Charles Darwin e apresenta nova proposta.

As publicações, que podem ser adquiridas no endereço eletrônico iceagenow.info surpreendem os leitores em função de inacreditáveis acertos de suas projeções, pois tomam como base registros prévios e estudos irrefutáveis de expressivas figuras (como Piers Corbyn), a respeito da função do Sol com relação à vida no nosso planeta.

Apesar de o brasileiro em geral não ser adepto de leitura, a internet conseguiu de certa forma bloquear os excessos cometidos pela chamada grande mídia e impedir que as mentiras acabassem por nos soterrar com tanta desinformação. O mundo não está aquecendo e o ser humano não tem nenhuma influência sobre o clima.

O mundo está gelando! Ao publicar o seu livro no final do século XX, garantindo que estávamos mergulhados em nova era glacial, Felix foi ridicularizado pela maioria. Onde estão, agora, os que menosprezavam suas colocações, no instante em que se anuncia 25 graus negativos para algumas localidades no sul brasileiro (RS)?

Isso é clima de Canadá, no Hemisfério Norte, devido à proximidade com o Ártico polar. E enquanto se desentendem por espaços políticos, com alguns querendo impor regime comunista para se apropriarem do fruto do trabalho alheio, seria bom prestar atenção à previsão de Robert Felix que aponta a chegada da fome em curto tempo.

“Não irá demorar muito e as pessoas estarão nas ruas se matando por comida”, alertava. “A escassez na produção agrícola é iminente: teremos cheias, ondas de calor, frio extremo e tudo isso combinado resultará em caos incontrolável”. Basta ver o que já está acontecendo: nos EUA, a inflação vai alcançando índices assustadores!

Toda essa questão climática acontece dentro de ciclo natural. O mundo congela a cada 11 mil e 500 anos. O Sol diminui o ritmo de sua atividade e é ele quem comanda todo o processo. O astrofísico inglês Piers Corbyn, considerado, hoje, o maior estudioso da atividade solar, vem mostrando isso há anos, sem que lhe dispensem atenção.

A imprensa, está comprovado, passou a vida manipulando fatos e oferecendo ao público em geral tão somente aquilo que serve aos seus próprios interesses. A Rede Globo, que vivia falando em “aquecimento global”, muda agora a narrativa e diz que estamos sofrendo “mudanças climáticas”. Mas continua culpando a atividade humana.

Não existem culpados. Tudo faz parte de um ciclo. Nós sabemos estar aqui, agora, mas não temos a menor ideia aonde iremos no instante seguinte. O mundo também tem o seu ciclo e nós, vivendo nele, somos passageiros de viagem onde o que menos importa é a nossa opinião.

Os “administradores” das ações sociais não têm a menor noção do que acontece, mais alienados ainda pelas ilusões que eles próprios criam. Perderam a dimensão crítica. O fato é que estamos bem próximos de encruzilhada decisiva e ninguém sabe que rumo tomar. Só resta nos desejar boa sorte!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Joao

Seria o articulista fã de Olavo idiota de Carvalho e do imbecil Trump, ou ainda do acéfalo?


CABO

28/07


2021

A nova revolta da bancada de PE contra Bolsonaro

Veja Online

De olho na eleição de 2022, o presidente Jair Bolsonaro tem tentado tirar do papel alguns mega-projetos na região Nordeste, cujas obras começaram em gestões anteriores e ainda estão longe de terminar. Esses empreendimentos, que vem sendo tocados pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, rendem bons ativos ao capitão, que ainda aparece muito atrás do ex-presidente Lula nas últimas pesquisas eleitorais feitas na região. Uma obra em especial, no entanto, tem provocado desgaste e muita dor de cabeça ao governo: a Transnordestina.

Iniciada durante a era Lula e encampada pelos governos estaduais de Jarbas Vasconcellos, de Pernambuco, e Tasso Jereissati, do Ceará, a ferrovia tinha como objetivo ligar o interior do Nordeste – mais precisamente, a região conhecida como Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), que produz um grande volume de minério e grãos, aos dois principais portos locais, o de Suape (PE) e o de Pecém (CE). O problema agora é que o ministro Tarcísio decidiu mudar o projeto inicial e cortar dele a conexão de Suape, mantendo só a de Pecém, conforme ele anunciou na semana passada.

A divulgação do plano de retomada das obras, que era esperado para setembro, surpreendeu e gerou revolta nas bancadas da Câmara e do Senado de Pernambuco, que se reuniram nesta terça, 27, com o governador Paulo Câmara (PSB) para discutir a questão. “Suape não pode ficar de fora, considerando tudo o que representa no contexto da Transnordestina. É o momento de sairmos em campo buscando uma definição”, disse Câmara, que tem um encontro marcado com o ministro da Infraestrutura para o dia 16 de agosto. Já os parlamentares saíram da reunião decididos a levar o caso ao Tribunal de Contas da União e ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP).

Na visão do governo estadual e da bancada pernambucana, a decisão de excluir Suape não faz sentido, uma vez que a conexão da ferrovia com Pecém demandaria um ramal com 90 quilômetros a mais e um custo extra de 1,5 bilhão de reais. Em entrevista ao jornal Valor Econômico, Tarcísio declarou que não há viabilidade nem demanda para fazer os dois ramais e que optou só pelo de Pecém.

Os políticos de Pernambuco alegam que por trás da decisão há um interesse privado da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) de escoar o minério de ferro do Piauí pelo Ceará, onde teriam mais operações. A CSN coordena as obras da ferrovia como controladora de boa parte da concessionária Transnordestina Logística. Iniciado em 2006, o empreendimento deveria ter sido inaugurado em 2010, mas até hoje está com as obras paralisadas.

Nos bastidores, os parlamentares também apontam que há uma certa guerra política entre os envolvidos. Uma das ausências sentidas no encontro de hoje foi a do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), que é adversário político do senador Jarbas Vasconcelos (MDB-PE). Vasconcelos, por sua vez, é contrário à exclusão de Suape. Aliás, se o governo federal não retroceder no redesenho do projeto, a oposição pernambucana deve explorar politicamente o episódio, dizendo que por culpa do presidente Pernambuco ficou sem ligação com a Transnordestina.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bandeirantes Junho 2021

28/07


2021

Vice-presidente da OAB-PE parabeniza nova diretora da ANTAQ

A advogada e vice-presidente da Ordem dos Advogados de Pernambuco, Ingrid Zanella, um nome reconhecido no segmento de regulação de transporte aquaviário, prestigiou, no início da semana, a posse da primeira mulher diretora da Agência Nacional de Transporte Aquaviário – ANTAQ, Flávia Morais Lopes Takafashi, em Brasília. “Importante esse feito em espaço tão expressivo nacionalmente, materializa a importância da representatividade feminina em cargo técnico, aplaude Zanella.

“Flávia, além de uma excelente profissional em regulação do transporte aquaviário, trará toda sua sensibilidade e conhecimento para a ANTAQ. O momento por qual passamos, de crise econômica, exige esforços. Ela tem muito a oferecer”, ressalta Ingrid, que tem se posicionado sobre questões de interesse da advocacia e da mulher advogada.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

28/07


2021

FBC nega reeleição e prega palanques múltiplos em PE

Numa conversa, há pouco, em Caruaru, com este blogueiro, o líder do Governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB), negou que tenha planos de entregar o cargo para ficar mais livre na intenção de se empenhar com mais vigor na pré-campanha do seu filho Miguel, prefeito de Petrolina, a governador nas eleições do próximo ano.

“Isso nunca passou pela minha cabeça e o presidente sabe disso”, afirmou. FBC defende a tese de que o presidente, em razão da força de Lula no Nordeste, especialmente em Pernambuco, tenha múltiplas candidaturas a governador no Estado. “Gostei da resposta do presidente, ontem, em sua entrevista, quando disse que Gilson Machado pode ser candidato a senador e não a governador”, destacou.

“Porque – acrescentou – o presidente está consciente de que em Pernambuco sua tendência é admitir múltiplas candidaturas a governador para derrotar Lula, porque aqui teremos o palanque de Ciro, de Dória ou Eduardo Leite e, provavelmente, de Datena”, afirmou. Isso, segundo FBC, pode juntar forças para Bolsonaro num eventual segundo turno contra Lula.

Falando para o jornalista Tavares Neto, da Rádio Cultura, FCB disse que está descartada a sua candidatura a senador e a deputado federal. Não sou candidato à reeleição. O meu projeto, hoje, é unir as oposições, seja com meu filho governador, Raquel Lyra (prefeita de Caruaru) ou Anderson Ferreira (prefeito de Jaboatão)”, disse o líder bolsonarista no Senado.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


28/07


2021

Armando: Todo país precisa de uma indústria forte

Preocupado com o processo de desindustrialização pelo qual o Brasil tem passado, o ex-senador e ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro (PSDB), voltou a defender a formulação e execução de políticas industriais eficazes que fortaleçam o setor produtivo brasileiro, gerando empregos de qualidade.

“No passado, quando se falava em política industrial, muitos achavam ser apenas conceder incentivos ou promover desonerações. Não é isso. A política industrial tem que ser uma aliança entre o setor público e o setor privado para promover a competitividade da economia. A pandemia colocou luz neste processo. Todo País precisa ter uma indústria forte e precisa ter uma certa autossuficiência, sobretudo em alguns setores que são críticos, como por exemplo agora essa área de insumos, de equipamentos médicos”, afirmou.

Para Armando, uma política industrial efetiva precisa promover a renovação do parque fabril brasileiro e estimular a inovação e a transformação digital. “O País precisa de uma indústria forte, de uma indústria capaz de disseminar a tecnologia, de poder afirmar finalmente a própria soberania do País”.

Com a experiência de quem também presidiu a Confederação Nacional da Indústria (CNI) por oito anos, Armando diz ainda que para colocar a indústria no centro da agenda do desenvolvimento do País é preciso que se promovam ajustes na política macroeconômica, principalmente no câmbio valorizado e nos juros. Ele chama a atenção também para a reforma tributária, que está tramitando no Congresso Nacional. “Infelizmente, o Governo Federal não tem sido capaz de coordenar esse processo e agora apresenta uma reforma pífia, um arremedo de reforma. Isso não melhora o quadro de competitividade da indústria brasileira”, aponta.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
Publicidade

TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores