Jaboatão - Nova UBS PET

18/09


2021

Museu alemão não quer devolver fóssil contrabandeado do Araripe

Representação do dinossauro Ubirajara jubatus, descrito
em 2020 por pesquisadores estrangeiros a partir de fóssil
retirado ilegalmente do Brasil - Wikipedia

Por Rodrigo de Oliveira Andrade

O Museu de História Natural de Karlsruhe, na Alemanha, informou em comunicado enviado à Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP) no início de setembro que não devolverá o fóssil de Ubirajara jubatus, exemplar raro de dinossauro do Cretáceo Inferior, período geológico que durou de 146 milhões a 100 milhões de anos atrás. O material foi encontrado na bacia do Araripe, na divisa dos estados do Ceará, Piauí e Pernambuco, e retirado ilegalmente do Brasil em 1995.

A instituição alega que o fóssil chegou antes de 2007. Por causa de uma legislação promulgada em 2016 – a Lei de Proteção de Propriedade Cultural (Kulturgutschutzgesetz) –, a Alemanha não se vê obrigada a devolver fósseis e outros bens culturais originários de outros países adquiridos até 2007. Eles não estariam sujeitos à Convenção da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), de 1970, que determina a devolução de bens culturais comprovadamente originários de outras regiões do mundo. O fóssil de U. jubatus seria, assim, parte legal da coleção do museu de Karlsruhe, pois teria sido importado em conformidade com as regulamentações vigentes. Ocorre que, no Brasil, os fósseis são considerados propriedade do Estado, sejam eles encontrados em terras públicas ou privadas, e não podem ser retirados do país nem comercializados.

A primeira lei brasileira sobre patrimônio fossilífero data de 1942 e estabelece que a extração desses materiais depende de autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) – em 2018, o órgão passou a se chamar Agência Nacional de Mineração (ANM), vinculada ao Ministério de Minas e Energia. Em 1990, o antigo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) publicou uma portaria estipulando que cientistas estrangeiros precisariam também de sua autorização para fazer coletas no Brasil. Um ano depois, a Lei de Usurpação definiu como crime a exploração de matéria-prima pertencente à União sem autorização.

O holótipo de U. jubatus foi encontrado na bacia do Araripe, mas desde 1995 integra a coleção do Museu de Karlsruhe, na Alemanha - Smyth, R. et al. Cretaceous Research

Segundo Renato Ghilardi, presidente da SBP, o argumento usado pelo museu alemão para não devolver o holótipo – peça única que serve de base para a descrição de uma nova espécie – é preocupante porque pode abrir precedente para que também não devolvam outros fósseis contrabandeados do Brasil que integram seu acervo. “Essa decisão pode estimular instituições de outros países a fazerem o mesmo”, diz o pesquisador, que antes da decisão anunciada neste mês estava em contato com o museu alemão para discutir a devolução do fóssil e evitar que o caso chegasse à Justiça. Ele conta que o museu estava disposto a negociar e parecia haver consenso de que a devolução do holótipo seria o caminho mais adequado para encerrar essa disputa. “A pandemia do novo coronavírus comprometeu as conversas, que se tornaram menos frequentes. Até que no início de setembro recebemos uma mensagem do paleontólogo Eberhard Frey, curador do museu de Karlsruhe, informando-nos sobre essa lei alemã e que não pretendiam devolver o material.”

U. jubatus tinha o tamanho de uma galinha, andava sobre duas patas e o corpo era coberto por fios longos e finos – uma forma rudimentar de penas. Sua descrição se deu em um estudo publicado em fins de 2020 na revista Cretaceous Research por uma equipe internacional de pesquisadores, entre eles Frey.

Para atestar a legalidade do holótipo, ele apresentou aos editores da publicação um documento emitido e assinado em 1995 por José Betimar Melo Filgueira, à época chefe do escritório regional do antigo DNPM no Crato, Ceará. O ofício autorizava o transporte de “duas caixas contendo amostras calcárias com fósseis, sem nenhum valor comercial, com o objetivo precípuo de proceder estudos paleontológicos”. O documento, porém, não especificava quantos e quais fósseis estavam naquelas caixas nem dizia nada sobre serem enviados definitivamente para fora do país. “Do modo como foi redigido, os autores podem continuar a descrever novas espécies pelos próximos 20 anos alegando que todos os holótipos saíram de dentro delas”, disse a paleontóloga Aline Ghilardi, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em entrevista a Pesquisa FAPESP em março.

A decisão anunciada pelo museu de Karlsruhe provocou ampla repercussão nas redes sociais, com numerosos protestos enviados à instituição alemã. Dezenas de cientistas se mobilizaram para exigir a devolução do material. Em meio às críticas e a pedido da SBP, a Cretaceous Research retirou o artigo do ar até que as questões levantadas fossem esclarecidas. Renato Ghilardi teme que Frey agora use a legislação alemã para exortar os editores do periódico a restabelecer o acesso ao artigo.

Representação artística de Tupandactylus navigans (à esq.), espécie de pterossauro do Cretáceo cujo fóssil foi recuperado pela Polícia Federal em 2013 (à dir.) - Victor Beccari

Questão internacional

O tráfico de fósseis é um problema em vários países. No Brasil, tende a se concentrar na bacia do Araripe. Em parte, porque a região é conhecida como uma das poucas a abrigar fósseis de animais pré-históricos com tecidos moles bem preservados. Os fósseis contrabandeados costumam ser enviados ao exterior pelos portos, sobretudo os de São Paulo e do Rio de Janeiro, dentro de contêineres no meio de outros materiais, dificultando sua identificação pelos fiscais alfandegários.

Recentemente, a polícia francesa interceptou mais de mil fósseis do Araripe em um carregamento de pedras de quartzo. Em 2013, a Polícia Federal conseguiu interceptar um carregamento com 3 mil amostras em uma operação contra o tráfico de fósseis no porto de Santos. Os materiais, todos do Araripe, foram encaminhados pelas autoridades à Universidade de São Paulo (USP) para análise e catalogação. No meio das peças estava um exemplar quase completo de Tupandactylus navigans, espécie de pterossauro do Cretáceo, analisado em detalhes em um estudo publicado em agosto na PLOS ONE por um grupo de pesquisadores brasileiros e portugueses, tendo à frente o paleontólogo Victor Beccari, que acaba de concluir o mestrado pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal, e está associado à USP.

Até então, as amostras encontradas permitiam saber apenas poucos detalhes sobre o crânio do animal. Agora, dado o bom estado de conservação do fóssil apreendido em 2013 e o fato de ele estar praticamente completo, é possível ter uma ideia mais clara e abrangente de seu tamanho e hábitos alimentares. Segundo o artigo, T. navigans tinha aproximadamente 2,5 metros de envergadura e cerca de 1 metro de altura – quase metade correspondente à longa crista sobre sua cabeça. Devia se alimentar essencialmente de sementes, abacaxis ou frutos duros.

Os pesquisadores pretendem se aprofundar no estudo do exemplar. O objetivo é, entre outras coisas, usar luz ultravioleta para tentar estimar a coloração de sua crista. “Isso mostra que o Brasil dispõe de pesquisadores e infraestrutura adequada para coletar, estudar e preservar seus fósseis”, ressalta Renato Ghilardi.

*Texto originalmente publicado por Pesquisa FAPESP.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cabo - Pavimentação e Drenagem

18/09


2021

Pernambucana na ONU

Da coluna de João Alberto

A pernambucana e diretora-presidente Adjunta da Neoenergia, Solange Ribeiro, foi nomeada nova vice-presidente do Conselho do Pacto Global da ONU. É a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Seu Conselho se reúne duas vezes ao ano e incentiva seus representantes a participarem dos assuntos relevantes ao planeta e à sociedade.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina setembro 2

18/09


2021

Olinda agenda dose de reforço para idosos acima de 70

A Prefeitura de Olinda abriu, hoje, o agendamento da dose de reforço destinada ao público com idade a partir de 70 anos, assim como para pessoas com alto grau de imunossupressão. A marcação é feita no site oficial (www.olinda.pe.gov.br).

 A vacinação, que segue as orientações das autoridades de saúde do Governo do Estado, começa a ser aplicada na segunda-feira (20), nos locais disponibilizados pela Secretaria de Saúde. O critério para as pessoas a partir dos 70 anos receberem o reforço é ter no mínimo um prazo de seis meses da data que completou o esquema vacinal (segunda dose).

Já para as pessoas com imunossupressão, o prazo mínimo é de 28 dias da data que completou o esquema vacinal. Os documentos necessários para anexar no site da Prefeitura de Olinda e também apresentar no ponto de vacinação são: documento com foto, CPF, comprovante de residência, cartão de vacinação (Covid-19) e laudo médico ou receituário (com carimbo do médico e datado).

Para os acamados com 70 anos ou mais, o responsável deverá fazer contato pelo telefone (81) 9.9191.5891 e realizar agendamento. As pessoas idosas que residem em Instituições de Longa Permanência (ILPI) não precisarão de agendamento. As equipes de vacinadores visitarão as unidades.

Confira a relação: 

I - Imunodeficiência primária grave. 
II - Quimioterapia para câncer.
III - Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras.
IV - Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4
V - Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, ≥14 dias.
VI - Uso de drogas modificadoras da resposta imune (vide tabela 1).
VII - Pacientes em hemodiálise.
VIII - Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Tabela correspondente ao VI:

Metotrexato
Leflunomida
Micofenolato de mofetila
Aza prina
Ciclofosfamida
Ciclosporina
Tacrolimus
6 - mercaptopurina
Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe)
Inibidores da JAK (Tofaci nibe, baraci nibe e Upadaci nibe).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Sindicontas

18/09


2021

Prefeito de Goiana comemora licitação de obra da PE-75

Está confirmada a restauração da rodovia PE-075, no trecho que liga Goiana a Itambé. A contratação da empresa classificada e vencedora do procedimento licitatório responsável pela execução da obra foi publicada hoje no Diário Oficial do Estado.

Segundo o prefeito de Goiana, Eduardo Honório (PSL), esta foi mais uma solicitação sua atendida pelo governador Paulo Câmara (PSB), assumindo o compromisso de melhoria da rodovia que trará mais segurança aos motoristas que se deslocam diariamente entre as cidades e municípios adjacentes.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


18/09


2021

PL dá a animais maltratados direito de processar tutor agressor

Rambo e Spike foram os primeiros cães brasileiros a conquistar o direito de ser autores de um processo contra seus antigos tutores, após estes viajarem e deixarem os animais sozinhos por um mês. A medida inédita foi tomada pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) e serviu de referência para a criação do Projeto de Lei 3200/2021, na Câmara Federal. 

O texto dá o mesmo direito a outros animais vítimas de maus-tratos no país. O deputado Eduardo da Fonte (PP-PE) é autor da proposta, que foi protocolada na última quinta-feira (17).

De acordo com o texto, a fiscalização caberá ao Ministério Público. "Obviamente, os animais serão assistidos pelos seus representantes legais. A lei reconhecerá a dignidade própria dos animais, regulamentando a possibilidade deles demandarem indenização pelas agressões e danos sofridos", explicou Da Fonte.

A demanda foi uma solicitação de Lula da Fonte, em conjunto com a vereadora Andreza Romero, do Recife, e o deputado estadual Romero Albuquerque (todos do PP). “Precisamos, há muito tempo, ampliar o debate em torno da causa animal e avançar, com este e com outros projetos que reconhecem a capacidade dos animais postularem por si”, pontuou Albuquerque.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca - Microempreendedores

18/09


2021

Silvio Filho visita Itaquitinga e faz entregas em Condado

O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) esteve, na manhã de hoje, no município de Condado, na Mata Norte, para realização de entregas e anúncios ao lado do prefeito Antônio Cassiano (Republicanos). De lá, o deputado seguiu para Itaquitinga, na mesma região, onde participou de uma reunião com lideranças políticas da cidade. 

Em Condado, Silvio participou do evento que marcou a volta às aulas, da reinauguração do ginásio Paulão, além da entrega de dois veículos para a secretaria municipal de Educação. “É um prazer participar, nesta manhã, ao lado do prefeito Cassiano e demais secretários municipais, de entregas e anúncios para a população. São equipamentos importantes para o esporte e o lazer e, também, para a educação do município”, falou. 

O deputado também anunciou o investimento de R$ 2,2 milhões para a construção da Escola Ludovico Gouveia, com seis salas de aula e quadra poliesportiva, no bairro Loteamento Sonho de Patrimônio. “Pensar no futuro é melhorar a vida das pessoas através da educação das crianças”, disse Silvio, que esteve acompanhado do secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Tomé Franca, e do vereador licenciado de Condado e secretário executivo, Samuel Andrade.

Já em Itaquitinga, Silvio visitou lideranças ao lado do pré-candidato a deputado estadual e ex-prefeito de Igarassu Mario Ricardo (PTB), com quem construiu uma boa relação pessoal e política. “Tivemos aqui o privilégio de receber o apoio do ex-vereador e candidato a prefeito, Levi, juntamente com parte dos vereadores do município. Conversa muito boa sobre as necessidades da população e ações para o município”, ressaltou. Ao final, o grupo participou de uma entrevista na Rádio Itaquitinga FM.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Caruaru volta as aulas 2021

18/09


2021

Armazém do Campo celebra centenário de Paulo Freire

Um ato político-cultural no Recife visando à comemoração do centenário de Paulo Freire, considerado uma das maiores referências da Educação do mundo, será realizado amanhã (19). A festividade está prevista para iniciar às 9h, em frente ao Armazém do Campo, na Avenida Martins de Barros, 387, no bairro Santo Antônio, área central da cidade.

Na ocasião, os participantes seguirão em cortejo até o Marco Zero. Lá, grupos de maracatus, cordelistas, religiosos e artistas se apresentarão encerrando com uma ciranda. A iniciativa tem como objetivo realizar um ato de expressões da educação popular com diversos sujeitos sociais que têm se inspirado no legado de Freire.

O ato é uma realização da Campanha Latinoamericana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire, que reúne dezenas de organizações sindicais, movimentos populares e organizações não governamentais, que destaca que em diversos lugares do País e do mundo estarão homenageando esse educador.

“Milhares de manifestações serão realizadas no mundo todo, como forma de celebrar a sua memória e defender o seu legado. Apesar das limitações impostas pela pandemia e seus devidos e necessários cuidados, iremos organizar formas para celebrar, comemorar e festejar, bem como alimentar e renovar o nosso compromisso em defesa de suas ideias e práticas em defesa da democracia", afirma um trecho do manifesto lançado pela campanha.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

18/09


2021

Baixa Verde expõe roteiro turístico na 28ª Agrinordeste

A Agrinordeste 2021 acontece no Centro de Convenções de Pernambuco, entre os dias 6 e 8 de outubro. Esta é considerada a maior feira do agronegócio do Norte/Nordeste do país. Dentre os diversos espaços da feira, o turismo rural tem uma grande importância. Graças a uma parceria com a Associação Pernambucana de Turismo Rural e Ecológico de Pernambuco (Aperturr) e o Ministério do Turismo, foram selecionados roteiros turísticos regionais, que vão compor a Feira de Turismo Rural do Brasil dentro da Agrinordeste 2021.

O roteiro "Minha Bernarda de Santa Cruz da Baixa Verde" foi um dos roteiros selecionados para participar da feira por se destacar em responsabilidade ambiental, cultura e desenvolvimento territorial. O objetivo é mostrar vivências com dança, artesanato, gastronomia regional, poesia, música e conexão com a natureza em espaço para contação de histórias ou durante o espetáculo do por do sol.

Segundo a diretora de Turismo do município, Elis Almeida, o roteiro Minha Bernarda será um diferencial da feira. “Vamos apresentar com muito amor e respeito os produtos turísticos criativos e genuínos da nossa Santa Cruz da Baixa Verde. As novas demandas turísticas exigem vivências e processos ativos de imersão na cultura local. O turismo alcança todos os setores da sociedade gerando renda, desenvolvimento e inclusão”, disse. 

Para o prefeito Irlando Parabólicas (PP), o município de Santa Cruz da Baixa Verde ainda será conhecido como um destino turístico no estado e no país: "Temos a consciência do potencial turístico da nossa cidade, porém esse potencial nunca foi explorado. Na Agrinordeste, vamos apresentar uma parte do trabalho que começamos a realizar na minha gestão, com o roteiro da Serra da Bernarda, um lugar encantador que merece ser conhecido por todos que gostam de viajar."

"Nossa Bernarda não deixa a desejar em nada, principalmente na cultura e no pôr do sol, um dos mais belos do país. É apenas o começo, temos muito a fazer. Estamos cuidando da nossa cidade, pois o destino turístico só é bom para o turista se antes for excelente para nossa comunidade”, completou o prefeito.

Sobre a Agrinordeste

A feira é consolidada como o maior evento indoor do Agronegócio do Norte/Nordeste. Ocupa uma área superior a 9 mil metros quadrados, reunindo variados segmentos de negócios. Com abrangência nacional, a mostra registrou, em 2019, a participação de expositores de 12 estados e do Distrito Federal. Este ano, a expectativa é de uma participação maior. O evento é gratuito e aberto ao público.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Pousada da Paixão

18/09


2021

Vice de Ibimirim denuncia arrombamento de gabinete

O vice-prefeito de Ibimirim, Charles do Paulistão (Podemos), foi à Polícia denunciar que seu gabinete foi arrombado. De acordo com ele, os invasores foram identificados.

"As câmeras já nos ajudaram a identificar os responsáveis. Mas isso não nos impedirá de seguir em frente, lutando pela cidade que queremos para o futuro”, disse.

Na última segunda-feira (13), ele registrou um boletim de ocorrência sobre o arrombamento. Charles relatou que estava há 40 dias sem ir à Prefeitura, quando foi ao prédio para instalar a placa de vice-prefeito em sua sala e encontrou a fechadura danificada, com sinais de violação.

Charles rompeu com o prefeito Welliton Siqueira (PCdoB). Segundo uma fonte, em reserva, o prefeito também se desentendeu com o irmão Edeson Siqueira, antes pré-candidato a deputado estadual.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

SESC Agosto 2021

18/09


2021

..e eu não quero mais nada

Nel mezzo del cammin di nostra vita Dante Alighieri, A Divina Comédia

No meio do caminho da minha vida eu encontrei você
E eu não quero mais nada.
O sol parou, a lua suspirou, o céu caiu.
Você deteve o próprio passo e me seguiu.
Deu-me a mão e imitou meu passo, pé a pé.
Parecia só, mas estava sossegada.
Tudo o que queria pra mim ganhou sentido.
Brotou uma flor no meio do asfalto
E meu velho coração pulsou sem medo.
É desse jeito a nossa caminhada.
Nunca mais sozinho, você é meus amores.
Sempre é plural, múltiplo de dois, muito, demais.
Eu sou seu cateto, você, minha hipotenusa.
Você me basta, me sossega, me acalma.
Mas você também me excita, me agita, me atrai.
Você largou tudo para vir comigo. E veio ficando.
E eu só tenho paz se roubo a sua.
Você não olhou pra trás e eu sigo em frente.
Nós somos um. E somos todos. Poucos, os dois.
E tantos. Nunca me sacio de você. 
Sempre quero mais, saber mais, amar mais.
Quero amar você como se só houvesse amanhã.
Você é meu desejo, meu abrigo, meu raio de luz.
Sem você não existe o resto nem o texto. 
Eu leio nos teus olhos os mares
nunca dantes navegados,
Os espaços que nunca serão conquistados,
O céu, a terra, e o Éden infinito
Do tamanho do botão de sua blusa.
Nada existe que eu possa lhe dar
Que você já não tenha,
A não ser tudo o que eu quero, 
Com você não saio mais de minha infância,
A seu lado navego minha madureza.
Tudo o que eu tiver de ter virá de tua mão aberta.
Não tenho medo de nada, nem de te perder,
Pois nada há, a não ser o que tiver de te achar.
Sou tua sombra e és minha luz,
Seu abraço é minha força,
Seu beijo, o sabor dos meus sonhos.
O dia em que eu te encontrei nunca acaba,
O galo nunca para de cantar,
Nem a coruja deixa de espiar.
Nossos trens nunca partem da estação,
Nossa rotina é uma chegada que não cessa 
E nossas surpresas nunca admitem retiradas. 
No meio do caminho de nossa vida,
De nossas vidas,
Achei você e não preciso de mais nada.
Quero apenas o calor de seu colo
E a agulha sábia de sua bússola.
Quero ser a areia de sua ampulheta.
Com isso corro o mundo sem sair do lugar.
Nossa vida não cansa, não gasta, não para.
Nosso paraíso é o jardim que nos acolhe
No meio do caminho de nossas vidas
Eu me deparei com você
Você parou pra me ver
...e eu não quero mais nada.

José Nêumanne de Castro Pinto, ano X


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bandeirantes Agosto 2021

18/09


2021

Marília pede e Câmara faz seminário dedicado a Freire

A Câmara dos Deputados realizará, na próxima segunda-feira (20), a  partir das 9h, um seminário em homenagem ao centenário de Paulo Freire. O objetivo do evento, que irá acontecer de maneira remota e durante todo o dia, é debater, ampliar e aprofundar o pensamento e o método de ensino desenvolvido pelo patrono da educação brasileira.

A iniciativa foi proposta pela deputada federal Marília Arraes (PT-PE) e contará com a participação das deputadas federais Luiza Erundina (PSOL-SP), Lídice da Mata (PSB-BA) e do deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE). Marília irá mediar a mesa "A atualidade do pensamento de Paulo Freire", a partir das 15h30.

Os participantes da mesa serão: Agostinho Rosas (professor titular da UPE associado ao Centro de Estudos Paulo Freire); Maria Monica Antunes Sales de Melo (diretora do Instituto Capibaribe); e Sérgio Haddad (doutor em História e Filosofia da Educação pela USP, professor e pesquisador de Paulo Freire).

"É sempre importante e fundamental promover debates sobre Educação, já que é através do conhecimentos que as sociedades se transformam. Diante de tantos ataques contra o pensamento freiriano e do centenário de Paulo Freire comemorado em setembro, tivemos a ideia de realizar esse seminário na Câmara. Não podemos deixar que toda construção realizada por Freire seja diminuída por um governo que não acredita na transformação social", afirma Marília.

Quem foi Paulo Freire?

Paulo Freire foi uma das vozes mais importantes da educação e da filosofia no Brasil no Século XX. Seus ensinamentos, sua produção acadêmica e literária seguem extremamente atuais e alimentam as utopias de grande parte daqueles que lutam por uma sociedade justa. Em vários países, a produção da filosofia educacional freiriana segue ajudando educandos e educadores a compreender a complexidade das relações de poder na sociedade, ao passo que instrumentaliza e constrói os saberes pela educação formal e não-formal.

Paulo Freire, Miguel Arraes e o MCP

A gestão de Miguel Arraes à frente da Prefeitura do Recife, entre 1960 e 1963, foi fortemente marcada pela priorização de ações e projetos estruturadores nas áreas de educação e cultura. Foi na gestão de Arraes, ao lado de Paulo Freire, que a Prefeitura criou o Movimento de Cultura Popular (MCP), que tinha como principal foco a alfabetização e a educação de base.

O MCP tinha por objetivo ajudar na construção de uma consciência política e social entre os trabalhadores e trabalhadores no intuito de tornar a população mais apta para a participação na vida do país. Entre diversas ações, o movimento realizou uma experiência através do rádio, transmitindo programas de alfabetização e de educação de base com recepção organizada em escolas experimentais. Paralelamente, procurou diversificar suas atividades, criando “parques” e “praças de cultura”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


18/09


2021

Raquel vem ao Recife e inicia movimentação para 2022

Blog Cenário

Costumeiramente a deputada estadual Priscila Krause (DEM), que em 2018 foi apoiada por Raquel Lyra (PSDB), em Caruaru, cumpre agenda na cidade. Mas, neste sábado (18), os papéis se inverteram: a presidente estadual do PSDB que foi até a capital pernambucana. A dupla ainda contou com a presença do vereador do Recife Alcides Cardoso (DEM).

Priscila e Raquel possuem uma excelente relação, desde a Assembleia Legislativa, quando Lyra cumpriu dois mandatos de deputada. Não é segredo para ninguém que o sentimento de Krause é que o DEM esteja no palanque da tucana, mas a chegada de Miguel Coelho alterou a conjuntura.

Mesmo que Raquel não assuma publicamente sua pré-candidatura, seus movimentos caminham nesta direção e o compromisso de hoje é uma prova disso. A gestora da principal cidade do interior do estado tem avançado nas conversas e articulações, e pelo que o Blog Cenário apurou, esse é um projeto que não tem mais volta.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
Publicidade

Publicidade

Publicidade

TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Opinião

Publicidade
Apoiadores
Parceiros