Toca Jabô

Governo usa de dor de mãe de criança com microcefalia para fazer propaganda

Revolta é o nome que se dá quando a dor de outra pessoa é utilizada, principalmente quando é para fins publicitários. Foi o que o Governo do Estado, pela Secretaria de Saúde, fez, ontem, quando expôs como grande feito da pasta o retorno das cirurgias do aparelho osteomuscular. O procedimento visa corrigir a luxação de quadril, típica em crianças diagnosticadas com a Síndrome da Zika Congênita/Microcefalia e estava sem ser realizado há bastante tempo.

Sem mencionar o fato de que não há quantidade suficiente de placas para realizar o procedimento nas 138 crianças que aguardam pela cirurgia, se aproveitou da mãe de uma criança de 8 anos, Thuana, que estava prestes a entrar no bloco cirúrgico, para coagi-la a dar seu depoimento sobre o retorno das cirurgias para postar no Instagram da pasta, conforme atesta vídeo, devidamente autorizado, que ilustra esse post.

Esqueceram também de mencionar que a qualidade das placas que existem, além de ser insuficiente, é de má qualidade e corre o risco de estourar dentro do corpo da criança já fragilizado.

O depoimento está estampado no perfil oficial da Secretaria de Saúde, mesmo diante de no próprio perfil, a mãe da criança revelar estar chateada com o uso da sua imagem sem ter explicado para qual fim seria.

“Ela ficou triste quando se viu na propaganda do governo, pois ela sabe o que sua filha chorou de dor por meses esperando a cirurgia. E ela não entende, tampouco a gente entende, um Governo que faz propaganda com a nossa dor, com a miséria de ter esperado por anos essa cirurgia. Sabendo que de 138 crianças apenas 1 concluiu o procedimento de operar os dois lados e as outras 137 ainda assim, estão chorando de dor”, diz Germana Soares, presidente da União de Mães de Anjos em Pernambuco, em carta de repúdio contra o ocorrido.

Diante da repercussão negativa do vídeo postado pela Secretaria de Saúde, o Governo tenta a todo custo remediar a situação. Segundo Germana, estão procurando as mães que estão unidas para participarem, na próxima segunda-feira, de Audiência Pública na Alepe sobre o tema, cuja a secretária de Saúde, Zilda Rego Cavalcanti, foi convocada a comparecer, para dizer que a cirurgia será marcada.

“Não vamos ceder. Estamos há mais de um ano esperando esse Governo se posicionar e o que tivemos de retorno até então só foi o silêncio. Não vamos agora retroceder a nossa luta. Porque pelo que o Governo propôs, serão duas crianças operadas por mês. Ou seja, serão mais de cinco anos para fazer a cirurgia de todas as crianças que estão na lista”, desabafa indignada Germana.

Paulista - No ZAP

Moradores do Agreste do Estado que usam a frota de ônibus da Astrotur foram pegos de surpresa, ontem, após a empresa afirmar que não irá mais operar na região a partir do dia 18 de maio. Até essa data, a empresa continuará a operar as seis linhas que levam os passageiros de Garanhuns para as cidades de Arcoverde, Bom Conselho, Calçado, Correntes, Jurema e Poção.

A justificativa para o encerramento das atividades da empresa no Agreste, segundo o Assistente de Tráfego da companhia em Garanhuns, Lucas Vilela, é a concorrência desleal.

“Ao logo dos anos, o nosso faturamento vem caindo em consequência da concorrência desleal que existe com transportes alternativos que operam de forma irregular na região”, explicou Vilela.

Embora a direção da Astrotur tenha tentado ao longo do tempo pedir uma fiscalização por parte dos órgãos públicos competentes, até o momento nada foi feito, o que levou na decisão de encerrar as atividades. “Infelizmente, serão, em média, 2,5 mil pessoas atingidas, além de 35 funcionários que trabalham em Garanhuns demitidos”, lamenta o analista de tráfego.

Petrolina - Melhor cidade para viver 2024

Em vídeo postado há pouco em suas redes, a vereadora Célia Galindo (PSB) criticou o veto do prefeito Wellington Maciel (MDB) feito hoje, 20 dias após aprovação da emenda que garantiria reajuste de 12% aos professores da rede municipal de educação. Segundo ela, na próxima segunda-feira, a Câmara Municipal irá trabalhar para que o veto seja derrubado. Confira o relato indignado da vereadora.

Ipojuca - Minha rua top

Mirella Almeida (PSD) é a primeira pré-candidata em Olinda a ser multada na Justiça Eleitoral por propaganda extemporânea. A multa foi confirmada pelo TRE, em julgamento realizado hoje, e fixada em R$5 mil.

O caso analisado pela Tribunal envolvia o uso de camisas dos guias de turismo de Olinda com os nomes de Mirella Almeida e Saulo Holanda, que teve parecer do Ministério Público e sentença pelo reconhecimento de propaganda extemporânea e multa.

‘’A Justiça Eleitoral reconheceu a propaganda extemporânea. Não é um caso simples, isolado, mas relevante esse caso das camisas dos guias de turismo, em Olinda. Estaremos ajuizando uma AIJE sobre esse assunto, que poderá levar a pré-candidata a outras penalidades, com a finalidade de frear o uso deliberado da máquina pública’’, comentou o pré-candidato Antônio Campos pelo PRTB.

Caruaru - Geracao de emprego

Os eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) preferem apoiar o atual prefeito do Recife, João Campos (PSB), do que o candidato do PT na eleição municipal, aponta pesquisa Atlas/CNN divulgada nesta sexta-feira (26).

Segundo o levantamento, 74,6% dos eleitores que votaram em Lula em 2022 manifestam intenção de votar em Campos. As informações são da CNN.

Já o deputado estadual pelo PT João Paulo conta com 13,7% da preferência entre os eleitores de Lula em 2022. Colega do parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), Dani Portela (PSOL) vem na sequência, com 7,7%.

No campo da direita, a pesquisa Atlas/CNN identificou que 58% dos recifenses que votaram em Jair Bolsonaro (PL) em 2022 pretendem votar no ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL) neste ano. Machado ocupou o cargo no governo Bolsonaro.

Logo atrás de Machado, aparece o próprio prefeito João Campos, com 31,1%. O advogado Tecio Teles (Novo), com 5,4%, e o secretário de Turismo de Pernambuco, Daniel Coelho (PSD), com 3,2%, vêm na sequência.

Entre os lulistas, 2% ainda não sabem em quem votar e 0,2% indicam voto nulo ou branco. Já entre os bolsonaristas, as porcentagens se invertem.

A pesquisa Atlas/CNN foi registrada no TSE sob o número PE-05351/2024. Foram entrevistados 827 moradores do Recife, por meio de Recrutamento Digital Aleatório (Atlas RDR), entre os dias 18 e 23 de abril. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Camaragibe Agora é Led

Caro Magno,

Com imensa satisfação venho desejar vida longa ao seu blog, e parabenizar pelos seus 18 anos (chegou à maioridade) no qual me delicio todas as manhãs. Como dizia o bordão do Jô Soares, não vá pra cama sem ele, digo: Não saia da cama sem ler o blog do Magno.

Grande abraço e até a comemoração.

Atenciosamente,

Marcilio Jota Gomes – Engº. Eletricista

Belo Jardim - Vivenciando Histórias

Por Cláudio Soares*

Maurílio Feitosa é um sertanejo de alma vibrante e coração apaixonado pela vida, emerge como uma figura de destaque na política local de Paulista. Natural de Pesqueira, Maurílio é um homem de hábitos simples, enraizado na cultura nordestina e entusiasta da poesia repentista.

Com uma trajetória marcada por sua atuação ao lado do então deputado federal Inocêncio Oliveira, Maurílio demonstrou seu comprometimento com o crescimento e desenvolvimento das cidades, direcionando recursos federais para diversas áreas, desde a educação até a cultura, passando pela saúde e infraestrutura.

Sua experiência no setor público, aliada à sua atuação como empresário no ramo de vendas atacadistas de pescados, proporciona-lhe uma visão abrangente dos desafios e oportunidades que permeiam a administração municipal.

Ao assumir a presidência do PRTB em Paulista, Maurílio reforça seu compromisso com a comunidade local, buscando criar um ambiente propício para o desenvolvimento sustentável da cidade.

Sua pré-candidatura a prefeito é o próximo passo nessa jornada, onde ele pretende aplicar sua expertise em gestão pública e sua paixão pelo bem-estar das pessoas em prol do crescimento e prosperidade de Paulista.

Com uma postura respeitosa e uma reputação de integridade, Maurílio Feitosa emerge como uma figura promissora na cena política local, pronta para liderar Paulista em direção a um futuro próspero e sustentável.

*Advogado e jornalista

Vitória Reconstrução da Praça

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu, ontem, que o Supremo Tribunal Federal (STF) arquive inquérito que apura se o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e o ex-senador Romero Jucá (MDB-RR) receberam R$ 5 milhões de suposta propina em troca de aprovar no Congresso leis que beneficiassem a Novonor, a antiga Odebrecht.

O inquérito foi aberto em 2017 a partir de delações premiadas de ex-diretores da empresa. Os colaboradores afirmaram que a empresa fez os pagamentos porque queria alcançar benefícios fiscais que favoreceriam subsidiárias no exterior. As informações são do portal G1.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, os elementos reunidos na investigação não são suficientes para o oferecimento de denúncia contra os políticos e não há novas linhas de investigação para serem exploradas. “A investigação não logrou êxito em comprovar concretamente a solicitação ou recebimento de vantagem indevida pelo parlamentar Renan Calheiros, no montante de cinco milhões de reais em espécie, consoante relatado unilateralmente pelos colaboradores”, afirmou.

Gonet citou que o ministro Dias Toffoli, do STF, anulou as provas do acordo de leniência, espécie de delação de empresas, e também dos dois sistemas que seriam usados pela então Odebrecht para registrar os pagamentos de propinas para políticos. Portanto, esses dados não podem ser usados.

“As oitivas de colaboradores expõem a história e a dinâmica de funcionamento do Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht, para que as ilicitudes praticadas por pessoas vinculadas ao mencionado grupo pudessem ser realizadas. Porém, apesar de esclarecerem esta estrutura ilícita e sua utilização para lavagem de dinheiro e pagamento de vantagens indevidas, não contribuem para a confirmação e a elucidação dos relatos e informações relativas aos supostos pagamentos de vantagens indevidas aos agentes políticos investigados”.

Caro Magno,

Há 18 anos, o seu blog é leitura obrigatória de quem faz ou gosta de política e gestão pública. Conhecedor dos atores e da cena política, você traz comentários inteligentes, precisos e atuais sobre a realidade de Pernambuco e do Brasil.

Crescentes sucessos! 

Murilo Guerra – superintendente do SEBRAE

O pré-candidato a prefeito de Belém de Maria pelo PP, Alexandre Neto, realizou, ontem, uma reunião estratégica com vereadores, lideranças e pré-candidatos ao Legislativo local nas eleições deste ano. Alexandre, que está em seu segundo mandato e atualmente ocupa o cargo de presidente da Câmara de Vereadores da cidade, destacou: “Estamos realizando uma pré-campanha baseada no diálogo. Sempre que ando pela cidade, percebo o sentimento de fazer a diferença na vida das pessoas. Temos uma equipe forte e comprometida com Belém de Maria”, pontuou Alexandre que, além do PP, conta com o apoio do PSB em sua pré-campanha.

Nota oficial

O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) vem a público expressar seu veemente repúdio e profunda preocupação com os trágicos acontecimentos registrados na madrugada desta sexta-feira (26), no Hospital da Restauração (HR), a maior unidade de urgência e emergência do Estado de Pernambuco. Durante o plantão noturno, um episódio de violência sem precedentes resultou na morte de um vigilante e de um paciente, chocando toda a sociedade.

Apesar de o hospital contar com vigilância armada, é alarmante constatar que o efetivo e as medidas de segurança adotadas foram insuficientes para prevenir esta fatalidade. Esta ocorrência destaca uma grave falha no sistema de segurança que precisa ser urgentemente revisada e fortalecida.

É preciso destacar, também, que a superlotação crônica, agora agravada, enfrentada pelo HR pode ter sido um fator contribuinte para este trágico desfecho. Corredores e alas abarrotadas de pacientes dificultam a efetiva supervisão e controle por parte das equipes de segurança, criando um ambiente onde tragédias como esta podem ocorrer.

O Simepe também repudia a contínua exposição ao risco enfrentada por médicos, demais profissionais de saúde e pacientes, que diariamente se veem em meio a condições de trabalho e atendimento precárias, agora agravadas por atos explícitos de violência.

Diante desta inaceitável situação, o sindicato exige e cobra do Governo do Estado de Pernambuco e da Secretaria Estadual de Saúde (SES) ações imediatas e efetivas que garantam a segurança e a integridade de todos os que frequentam o Hospital da Restauração e demais unidades da rede estadual. É essencial que medidas robustas sejam implementadas para garantir um ambiente seguro onde a saúde possa ser prestada com a dignidade que a população pernambucana merece.

O Simepe se solidariza com as famílias, pacientes e com todos os profissionais de saúde afetados por esta tragédia. Reafirmamos nosso compromisso em defender a integridade física e psicológica de nossos médicos e demais membros do corpo clínico, insistindo na necessidade urgente de rever e reforçar as estratégias de segurança em nossas unidades de saúde.

Caruaru agora tem um complexo olímpico para chamar de seu. A cidade passa a contar com o maior equipamento esportivo, no âmbito de escolas municipais, do Norte/Nordeste, o Complexo Olímpico Rei Pelé. A inauguração foi comandada, ontem, pelo prefeito Rodrigo Pinheiro, que esteve ao lado de secretários, vereadores e autoridades.

“Um sonho se tornou realidade. Caruaru agora conta com um espaço que será ocupado pelo nosso povo, pelos nossos esportistas e estudantes. Enquanto o gestor passado pensava em vender o terreno para a iniciativa privada, nós tivemos a coragem de transformar esse espaço num imponente complexo esportivo de padrão internacional, pensando na qualidade de vida dos caruaruenses”, falou Pinheiro aos presentes.

O prefeito também adiantou que Caruaru vai contar com um importante evento para as pessoas com deficiência. “Após retomarmos os jogos escolares, que a gestão passada parou por dois anos, vamos criar as Olimpíadas Escolares Paralímpicas aqui do município. Isso é inclusão e cuidado com as pessoas”, finalizou.

Implantado numa área de dois hectares, que fica localizada na ETI Álvaro Lins, o Complexo incentivará a prática esportiva por parte dos estudantes da rede municipal e estadual de ensino, bem como impulsionará as realizações de competições profissionais, de âmbito até nacional, no solo caruaruense. O investimento foi de quase R$ 5 milhões, com execução em um ano e cinco meses.

Por Juliana Albuquerque – repórter do Blog

A cada dia que passa, tem ficado mais evidente o tratamento de comadre dado pelo Governo Raquel Lyra (PSDB) a aliados políticos de primeira hora. É o caso da cidade de Vicência, na Mata Norte, administrada por Guilherme Nunes, conhecido popularmente por Guiga, que em seu segundo mandato, prepara o terreno para passar o bastão para o seu vice, Eder Walter, já oficializado pré-candidato à prefeitura pelo PSDB.

Por lá, dentro do Pernambuco sem Fome, lei instituída em dezembro do ano passado pela gestão da tucana, que visa combater a fome e a insegurança alimentar no Estado, pelo programa Bom Prato, instalou em Vicência, não uma, mas duas cozinhas comunitárias.

Mas, de acordo com anúncio recente do próprio prefeito, Vicência se prepara para inaugurar a terceira. Ou seja, será que o projeto de matar a fome do povo só é prioridade quando as cidades em que as cozinhas comunitárias são instaladas são geridas por aliados da governadora

“Aproximadamente 500 pessoas são atendidas diariamente nas nossas duas Cozinhas Comunitárias e estamos em busca de uma terceira para aprimorar mais ainda o serviço, diminuindo a insegurança alimentar e melhorando os índices do município”, afirmou o prefeito, em suas redes, há dois dias.

Chama atenção, porém, que em Vicência há uma população de 26 mil moradores, o que, na prática, não teria outro motivo se não ser impulsionar as entregas no município visando tão somente atrair eleitores para o projeto de continuidade da atual gestão. Até porque, segundo pesquisas recentes, o pré-candidato oficial do prefeito tem amargado uma grande desvantagem em relação ao pré-candidato da oposição, o empresário Neto de Dija (PSB).

A interpretação tem como base o fato de que na mesma região, cidades como Buenos Aires, Aliança, Nazaré da Mata e Orobó, que têm praticamente os mesmos índices de pessoas vivendo em situação de pobreza, critério para participar do Bom Prato, estão a ver navios até o momento.

Colocando em prática a estratégia de descentralização do mandato, o senador Fernando Dueire (MDB) pega estrada, hoje, rumo ao interior do Estado. Na rota, mais de 20 municípios do Agreste e Sertão pernambucano serão visitados, até a próxima segunda. O parlamentar vai se reunir com prefeitos e líderes políticos, além de ver de perto obras e equipamentos viabilizados através de sua atuação.

O Sextou de hoje presta homenagem ao rei Roberto Carlos, que completou 83 anos na semana passada. Entrevistei o seu maior biógrafo, o escritor e pesquisador Paulo César de Araújo, autor de Roberto Carlos em detalhes, um dos melhores livros sobre a trajetória do cantor, mas que acabou numa pendenga judicial por ter sido proibido pelo rei.

Depois de passar por todas as instâncias judiciais, o processo movido por Roberto Carlos contra o biógrafo chegou ao Supremo Tribunal Federal e foi julgado em 15 de junho de 2015. A batalha jurídica entre os dois começou em 2006, quando Paulo César lançou pela editora Planeta a biografia “Roberto Carlos em Detalhes”. O cantor reivindicava a proibição do livro justificando a defesa do seu patrimônio: a sua história pessoal.

Ele exigia ainda a prisão de Paulo César por dois anos e o pagamento de uma indenização milionária. O biógrafo diz que foi tratado como criminoso e atribui à visão patrimonialista e autoritária de Roberto Carlos a postura que o rei adotou no embate jurídico. O julgamento culminou com a vitória de Paulo César e a liberação de biografias e cinebiografias não autorizadas.

Mesmo com toda essa situação, Paulo César diz não guardar mágoa do então ídolo. Em 2014, ele lançou o livro “O réu e o rei: minha história com Roberto Carlos em detalhes”, em que conta a polêmica proibição. Fã ardoroso de Roberto, Paulo César lançou mais um livro sobre o artista.

“Outra vez”, o novo título, é uma história do ídolo da canção popular brasileira (coroado Rei da Juventude em 1965, por Chacrinha), contada por meio de suas músicas — 50 capítulos, cada um centrado em uma canção gravada por Roberto, numa narrativa que vai e volta no tempo. O primeiro capítulo é “O divã”, canção gravada em 1972, teoricamente fora do escopo do volume 1 (que abrange a vida de Roberto até 1970), mas é nela que o Rei se abre sobre sua infância e sobre o acidente na linha do trem, aos 6 anos, no qual perdeu parte da perna direita.

No Sextou, o consagrado biógrafo do rei fala dos grandes clássicos gravados pelo artista, seu envolvimento com a Bossa Nova e a Jovem Guarda. O programa vai ao ar hoje, das 18 às 19 horas, pela Rede Nordeste de Rádio, formada por mais de 40 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife.

A Polícia Federal em Pernambuco, por meio da Delegacia de Repressão a Crimes de Corrupção e Desvio de Recursos Públicos –

DELECOR/PE –, deflagrou, hoje, a Operação Tork, com o objetivo de dar continuidade às investigações que apuram o recebimento de vantagens indevidas por parte de prefeito de município da Mata Sul do Estado de Pernambuco.

O trabalho se originou a partir dos resultados da denominada Operação Dilúvio, deflagrada em duas fases pela Polícia Federal no ano de 2023 (meses de maio e setembro de 2023), e que apurou a prática de crimes de corrupção, desvio de recursos públicos, fraudes em licitação, lavagem de dinheiro, agiotagem, entre outros, atribuídos a agentes públicos, servidores, empresários e particulares.

Na operação de hoje, estão sendo cumpridos 10 mandados de busca e apreensão em endereços de pessoas físicas e jurídicas, cujos bens estavam em uso pelos investigados na Operação Dilúvio, todos localizados na cidade de Recife e Região Metropolitana.

Os crimes investigados na Operação Tork são de corrupção ativa e passiva, cujas penas máximas somadas podem chegar a 32 anos de reclusão, além de multa.

Do G1/PE

Um paciente do Hospital da Restauração (HR), no Derby, região central do Recife, roubou a arma de uma vigilante e matou a tiros outro segurança do local, na madrugada de hoje. O agressor também foi morto a tiros por outros seguranças da unidade ao tentar fugir do local.

A vítima foi identificada como Nivaldo Bezerra da Silva. Outro vigilante também foi atingido pelo paciente no peito, mas não se feriu graças ao colete a prova de balas.

O crime aconteceu por volta das 4h30, na entrada da ala vermelha. O paciente estava internado desde a terça-feira (23) na ala laranja, no setor de ortopedia do hospital, que é a maior emergência pública das regiões Norte e Nordeste.

Ele roubou a arma de uma vigilante e, logo em seguida, Nivaldo Bezerra tentou recuperar o armamento da colega. O agressor, então, atingiu o trabalhador com dois tiros. Profissionais tentaram reanimar a vítima, que não resistiu e morreu na emergência do HR.

O paciente tentou fugir por uma saída por trás do hospital, por meio de uma escada que dá acesso ao estacionamento de ambulâncias. Lá, rendeu um motorista e tentou fugir, mas foi interceptado por outros vigilantes do HR, que atiraram nele. Ele também morreu. Acompanhantes de pacientes internados no HR contaram que ouviram muitos tiros e que correram com medo.

O homem que roubou a arma era morador de Timbaúba, na Zona da Mata Norte. Ele estava internado por sentir dores na coluna. O nome dele não foi divulgado.

Por volta das 7h, a Polícia Civil levou os vigilantes sobreviventes para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife. Foram apreendidas as armas dos trabalhadores, incluindo a que estava com o paciente.