Lavareda

03/12


2020

Doria diz que vai imunizar “brasileiros de SP” em janeiro

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou, hoje, que a vacina CoronaVac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, será aplicada na população paulista em janeiro de 2021.

A vacina ainda está na terceira fase de teste, em que a eficácia precisa ser comprovada antes de ser liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O governo estadual afirma que o relatório final deve ser enviado ao órgão ainda em dezembro e que não deve ser necessário solicitar o uso emergencial da vacina.

"Em São Paulo, de forma responsável, seguindo a lei, no próximo mês de janeiro, cumprindo o protocolo com a Anvisa e obedecendo aos princípios de proteção à vida, nós vamos iniciar a imunização dos brasileiros de São Paulo. Não vamos aguardar março", disse Doria.

O governador criticou o anúncio feito pelo governo federal de que o calendário de vacinação nacional deve começar em março de 2021. A CoronaVac ainda não foi incluída no plano do Ministério da Saúde.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

ALEPE

03/12


2020

Mourão discursa na abertura do Fórum do Semiárido

A chuva não impediu a abertura do Fórum do Semiárido. Pouco antes da chegada da comitiva da Vice-Presidência da República à Mossoró (RN), a terra ficou molhada, renovando as esperanças do povo da região. Foi com esse clima diferente que a cidade recebeu autoridades para a abertura do Fórum do Semiárido.

Além do vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), a presença de várias autoridades, dentre elas, o deputado federal General Girão (PSL-RN), presidente da Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido – idealizadora do evento. Também participaram da abertura, ministros e parlamentares. 

Mourão frisou que "esta é a hora do Semiárido. A grande tarefa do governo Bolsonaro é criar as facilidades e as condições para que tudo aquilo que foi discutido aqui seja implementado. A água, com bons projetos, vai transformar o semiárido em um grande celeiro”. Segundo Mourão, o Fórum é o ambiente ideal para a produção de convergências e fomentos. “Podemos definir um amplo programa com objetivo de aproveitamento das potencialidades de região”, finalizou. 

Para o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido, General Girão, o que foi visto hoje  no evento "é a reunião de um leque de conhecimento agregado na nova fronteira de desenvolvimento sustentável". Ainda segundo ele, "o objetivo é aprimorar o plano e transformá-lo em lei federal, assegurando sua continuidade”. 

A prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini (PP), disse que "o plano é uma redenção para o povo e uma oportunidade de geração de empregos e renda". O vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto (PCdoB), ressaltou que “a parceria com a Codevasf e o Ministério do Desenvolvimento Regional pode mudar todo esse cenário e trazer novas divisas”.

“É possível transformar deserto, em lavouras e pomares produtivos”, emendou o ministro da Educação, Milton Ribeiro. Já o coordenador de Projetos Especiais da Codevasf, Luiz Curado, destacou que o PDS foi esquecido ao longo dos últimos 20 anos. “Agora é preciso restaurar o plano e escrever uma nova história”.

A a deputada federal e presidente da Frente Parlamentar Mista do Agronegócio e Agricultura Familiar, Bia Kicis (PSL-DF), e o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) também estiveram presentes no evento e demonstraram apoio ao Plano de Desenvolvimento do Semiárido.

Programação desta sexta-feira

Amanhã, os debates estarão acontecendo na Universidade Federal Rural do Semiárido – Unifersa, onde todos os segmentos (agentes públicos, empresas e representantes da sociedade) estarão debruçados debatendo os 13 eixos temáticos propostos, tais como: a água e seu aproveitamento no semiárido, educação, segurança jurídica e fundiária, turismo, meio ambiente, recursos minerais, resíduos sólidos, tecnologia e inovação, transporte  e logística, entre outros.

Serviço
Fórum de Desenvolvimento do Semiárido 2020
Onde: Teatro Municipal Dix-Huit Rosado Maia e Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) – Mossoró (RN) 
Quando: De 3 a 5 de dezembro de 2020
Mais informações: www.semiaridobrasil.com.br


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

O Jornal do Poder

03/12


2020

TSE barra primeiro prefeito sub judice

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou, na sessão de hoje, o primeiro registro de candidatura de um prefeito eleito no país. A decisão atinge Adair Henriques da Silva, do DEM, que venceu a eleição em Bom Jesus de Goiás, na região sul do estado. Ele foi o candidato mais votado no primeiro turno, recebendo 50,26% dos votos válidos. Porém, o TSE anulou a eleição e determinou novo pleito para 2021.

Consultado, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) disse que não se manifesta sobre julgamentos. A reportagem tenta localizar a assessoria de comunicação do diretório estadual do Democratas em Goiás.

O TSE também ordenou a convocação do presidente da Câmara Municipal, da legislatura que se inicia no próximo ano, para exercer provisoriamente o cargo de prefeito na cidade.

A nova eleição vai ser organizada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), conforme decisão do ministro relator Edson Fachin, com data a ser divulgada.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu no Zap

03/12


2020

José Mucio não quer ser ministro de Bolsonaro

Procurado, há pouco, pelo blog, o agora ex-presidente do Tribunal de Contas da União, José Mucio Monteiro, disse que ficou lisonjeado pela lembrança e a cordialidade do presidente Bolsonaro, mas que não faz parte do seu projeto de vida, depois de encerrar a sua missão na corte suprema de contas do País, assumir mais funções públicas.

Em fala na solenidade pós escolha de Ana Arraes para presidência do TCU, ontem, Bolsonaro disse que José Mucio, que está deixando o TCU, seria bem-vindo para integrar a sua equipe. Foi um convite público para o pernambucano, que foi ministro de Lula e colega do presidente na Câmara quando deputado, assumir uma função de destaque em sua gestão.

Mucio apenas ouviu e não se manifestou, mas em contato com o blog disse que não passa pela sua cabeça ser ministro de Bolsonaro. O ex-presidente do TCU, depois de dois anos na função, antecipou sua aposentadoria em 2 anos e 7 meses. Deve voltar a morar no Recife a partir de janeiro. Há quem aposte que tem planos para disputar o Governo de Pernambuco em 22, o que nega.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


03/12


2020

Prefeita eleita de Juazeiro prioriza área da saúde

Em entrevista, há pouco, ao Frente a Frente, a prefeita eleita de Juazeiro (BA), Suzana Ramos (PSDB), disse que sua prioridade absoluta, a partir de janeiro, quando toma posse, será a saúde. Ela está extremamente preocupada com a nova onda da pandemia do coronavírus e afirmou que se for necessário irá abrir um hospital de campanha. Do campo de oposição ao governador Rui Costa, do PT, Suzana disse que formou uma ampla aliança com políticos também ligados ao governador e que espera contar com o seu apoio para atacar os problemas mais cruciais de Juazeiro. "O governador não vai nos faltar", destacou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

03/12


2020

Encontro de ciência, pesquisa e inovação reúne Governo e Univasf

Blog do Alberes Xavier

Teve início, hoje, o I Encontro Interinstitucional de Ciência, Pesquisa e Inovação no Vale do São Francisco. O evento contou com a participação do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Ramos, do reitor pró-tempore da Univasf, Prof. Paulo César Faunges, do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IF-Sertão, Prof. Alexandre Côrrea, representando a reitora Prof.ª Maria Leopoldina Veras, e do presidente da Facape, Antônio Henrique Habib. Com transmissão ao vivo pelo Canal TV Caatinga no YouTube, o encontro segue até amanhã.

Com objetivo de articular e discutir demandas de ciência, pesquisa, inovação e políticas públicas de desenvolvimento regional com interface entre a Univasf e o Governo de Pernambuco, por intermédio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), além de debater ações voltadas para consolidação de ambientes e empreendimentos de inovação no estado.

Na programação do primeiro dia, ainda contou com palestras do presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Pesquisa de Pernambuco (Facepe), Fernando Jucá, do presidente do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), Antônio Vaz, e do diretor de Ambiente de Inovação e Formação Superior da Secti, Carmelo Filho Após as palestras, já no período da tarde, os participantes visitaram locais estratégicos para o setor no município de Petrolina, como o Porto da Cidade, o Campus de Ciências Agrárias e o Espaço de Ciência e Cultura.

O secretário de CT&I, Lucas Ramos, destacou a importância do evento ser iniciado em Petrolina. “Minha satisfação é ver nossa cidade ocupando lugares estratégicos no desenvolvimento do futuro de Pernambuco e do Brasil. A nossa contribuição com políticas públicas que servem de inspiração e de modelo para outras unidades federativas, que enxergam em nós esse protagonismo do nosso estado sempre na vanguarda no setor de CT&I”, disse, ao reforçar os trabalhos em conjunto. “É com parcerias que a poderemos ampliar esses espaços, junto com o Governo e a Academia, fazendo conexão com as empresas e setores produtivos, que iremos fazer funcionar a hélice tripla de desenvolvimento”, reforçou.

Ao lado do presidente da Facepe, Fernando Jucá, Lucas Ramos anunciou o lançamento de um edital no valor de R$ 1 milhão e 50 mil reais, que vai viabilizar a pesquisa científica em museus. “Serão 150 bolsas de incentivo acadêmico para promoção de estudos dentro dessas instituições, preservando nossa história e com um olhar no futuro, para onde iremos”, contou, ao destacar que em dezembro outro será lançado. “Ainda em dezembro, teremos um novo edital, que vai se chamar “Locus da Inovação”, com o objetivo de ouvir das instituições e das pessoas, quais os problemas são prioridade para as políticas regionais. Uma chamada pública para concorrer e encontrar ambientes de inovação. Porque a partir daí, a gente vai poder transformar ainda mais Pernambuco”, concluiu o secretário.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


03/12


2020

Rorró reúne gestores do Sertão para palestras

A prefeita eleita de Floresta, Rorró Maniçoba (PSB), reuniu, hoje, em sua residência, prefeitos eleitos e reeleitos do Sertão. Palestras estão sendo ministradas por especialistas convidados pela anfitriã. A equipe foi composta por João Batista (contabilidade e consórcio público), Marcos Lira (aspectos legais no início da gestão), Anderson Torreão e Laércio Queiroz (Saúde Pública), Eduardo Araújo (sistema de convênios) Antônio Fernando (FUNASA- As etnias indígenas e desenvolvimento regional), Raimundo Moreira de Almeida Neto (BNB-Linhas de Crédito Agrário), Ecodreti (aterro sanitário), Adelmo Azevedo (BNB-abatedouro regional) e Aurivalter (Codevasf-impulso de desenvolvimento regional).

Em sua fala de abertura, a prefeita fez questão de apresentar a vice-prefeita Bia Numeriano (Rede), e destacou a importância desse encontro para o fortalecimento da região e para construção de uma pauta comum aos municípios representados. “Nossa região precisa ser vista com um outro olhar pelos governos e devemos estar fortalecidos e organizados para conseguirmos essa atenção para nossas demandas”, disse.

Entre as demandas, Rorró adiantou a necessidade da regionalização da saúde, através do COMSIM – Consórcio dos Municípios do Sertão de Itaparica e Moxotó, com a implantação de uma GERES e de uma UPA; um Ciretrans especial e uma usina de asfalto. A pauta será levada à discussão em audiência com os governos Estadual e Federal.

Participaram do evento o único prefeito reeleito do grupo, o da cidade de Itacuruba, Bernardo Maniçoba (MDB), de Belém do São Francisco, Gustavo Caribe (MDB), Cabrobó, Elionai (Avante), Carnaubeira da Penha, Elizinho (MDB), Mirandiba, Evaldo Bezerra (PSB), Inajá, Marcelo de Alberto (PSD), Ibimirim, Wellington Siqueira (PCdoB), Santa Cruz da Baixa Verde, Irlando (PP), Tacaratu, Washington (MDB), Triunfo e João Batista (PR), representando Luciano Bomfim (Avante).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


03/12


2020

Ibope admite a O Poder que fez boca de urna no Recife

O jornal O Poder informou, com exclusividade, que o Ibope fez boca de urna no Recife, levantamento que não foi divulgado pela Rede Globo. O Ibope admitiu que fez o levantamento e enviou sua narrativa a O Poder.

Está tudo na edição das 19h. Se você não é assinante, leia e assine grátis em www.jornalopoder.com/edicoes.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


03/12


2020

A confra da super cobertura do blog

Reuni, há pouco, no Mingus, no Pina, Zona Sul do Recife, a equipe de jornalismo que fez a cobertura das eleições de primeiro e segundo turno das eleições municipais. Uma iniciativa minha em retribuição ao sucesso dos mais de 700 mil acessos, somados o primeiro e segundo turnos. Sob a coordenação da editora Ítala Alves, se envolveram na cobertura Houldine Nascimento, Eloise Veiga, Rafael Cabral, Edson Mota e nas redes sociais Rayanne Sena. Na área técnica, Geisa e Gabriela Souza.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha