Lavareda

03/12


2020

Sucessão na Câmara também é explosiva

Perto de perder o poder no comando da Assembleia Legislativa, o PSB também corre enormes riscos na Câmara Municipal do Recife. Recém eleito, João Campos (PSB) está focado na transição e em conceder entrevistas para diversos veículos nacionais de comunicação. 

Enquanto isso, as costuras nos bastidores pelo controle da Casa de José Mariano seguem a todo vapor. O atual presidente, Eduardo Marques (PSB), pretende disputar a reeleição, já que a legislação permite novo mandato. No entanto, ele pode enfrentar o colega de partido Romerinho Jatobá, que segue montando chapa dia a noite, inclusive com a presença de oposicionistas na Mesa Diretora, como é o caso de Marco Aurélio Filho (PRTB), que vai estrear na CMR. 

Com a oposição renovada e ampliada, a Câmara deve enfrentar fortes turbulências a partir de janeiro e não seria surpreendente se o comando da Casa também fosse parar nas mãos de um rival do PSB. Ou pelo menos de algum parlamentar que não seja fiel aos socialistas. 

Embora a eleição para a Mesa só vá acontecer em janeiro, os acordos para ocupar postos nas principais comissões devem ser selados nas próximas semanas, incluindo as conversas com os novatos, que também buscam espaços.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

ALEPE

03/12


2020

Interrogatório de Sari Corte Real é hoje

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) realiza, hoje, a primeira audiência de instrução e julgamento do Caso Miguel, criança de 5 anos que morreu após cair do prédio de luxo em que sua mãe, a ex-empregada doméstica Mirtes Renata, trabalhava, no Recife.

A audiência, que acontece seis meses e um dia após a morte do menino, em 2 de junho, prevê o interrogatório de Sari Corte Real, ex-patroa de Mirtes, e testemunhas.

A sessão ocorre a partir das 9h, na 1ª Vara de Crimes contra a Criança e o Adolescente da Capital, na Boa Vista, no Centro do Recife. A audiência será conduzida pelo titular da unidade, o juiz José Renato Bizerra.

O pai de Miguel Otávio, o agricultor Paulo Inocêncio, chegou pouco antes das 9h ao local da audiência. Muito emocionado, ele afirmou apenas querer que seja feita justiça pelo que ocorreu com o filho. A mãe do menino, Mirtes de Souza, não falou com a imprensa antes de entrar no prédio.

Outros parentes acompanharam os dois, também com pedidos de que seja feita justiça. "Ela [Sari] vai responder presa, porque ela tem que pagar pelo que ela fez. Ela podia ter tirado ele [Miguel], ligado para a minha sobrinha [Mirtes]. Se fosse filho dela, ela não faria o que ela fez", disse Sandra Maria Santana, tia de Mirtes.

Representantes do Instituto Menino Miguel, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, exibiram uma faixa em frente ao local da audiência. Faixas com os dizeres "vidas negras importam" foram levadas por manifestantes, que ficaram na rua em frente ao fórum.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

O Jornal do Poder

03/12


2020

Tempo de celebrar a vida

Os dias agitados e frenéticos do novembro das urnas me fizeram dar as boas vindas a dezembro, o último e mais reflexivo mês do ano, que descortinou na terça-feira ainda da ressaca cívica eleitoral, atrasado. Hoje já vivemos o terceiro dia do mês que acende o fogo da hospitalidade e da caridade no coração.

Bem-vindo, dezembro! Mês das festas, presentes, família reunida, amigo secreto. Mês de reflexão. Que, além de tudo isso, seja  repleto de saúde, amor, paz e bênçãos! Dezembro chegou com a melhor notícia do ano: já na segunda semana do mês, a que começa domingo, o Reino Unido instala o reinado da vacina contra a Covid-19. Que maravilha! Que aporte logo neste Brasil da mortandade pelo mal do século.

Estamos tristes e abatidos. O vírus chinês isolou os homens, deu fim aos abraços, botou mais álcool em nossas mãos do que no fígado e na corrente sanguínea da alegria. Não viveremos o dezembro da troca de afetividades, da mão estendida a quem tem sede, das confraternizações entre amigos, das filas do reino encantado de Papai Noel, dos sinos a badalar esperança, a renovação da vida para o enfrentamento de um novo ano.

Não teremos a tradição da doçura do Natal e a folia do Réveillon. Dezembro de pandemia chega com mais dores do que sorrisos, mas sempre com a lição de que enseje em todos nós a medida certa das nossas necessidades, deixando espaço para realizar sonhos que foram adiados pelo isolamento social, que escondeu por trás das máscaras o que há de mais belo nesse País tropical: a mulher brasileira.

Bem-vindo, dezembro! Tenho certeza que vais trazer coisas boas, como a vacina. Sensações maravilhosas, cores e odores inesquecíveis. Que repita os dezembros do colorido, cheio de vida, repleto de energia positiva. O último mês é sempre mais belo e especial, de  pensamentos positivos e sensação de dever cumprido. É ao seu lado, dezembro, que todos nós queremos ser felizes para sempre. Dezembro nunca vai deixar de ser o mês do amor, da harmonia entre os homens, da fé em Cristo, do Natal de seu nascedouro para salvar vidas, curar enfermos e abrir a janela da eternidade.

Às vezes, a melhor parte fica guardada para o final, quando menos esperamos as coisas mudam e tudo ganha o rumo certo. E é por acreditar nisso, por ter fé e esperança em finais felizes que abraço dezembro com o maior dos carinhos.

Dezembro, tire o peso da minha alma que ficou para trás. Quero sol, calor, luzes, alegria renovada. Sensações belas, quentes e inesquecíveis. Quero estar perto de quem amo,  perdoar pelos erros, tentar fazer melhor sempre. 

Dezembro é tempo de celebrar a vida!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu no Zap

03/12


2020

Coluna da quinta-feira

Está pintando o azarão

Se a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa fosse hoje, o trabalhista Álvaro Porto teria amplas chances de derrotar o presidente da Casa, Eriberto Medeiros (PP). Porto é, hoje, estuário da extrema insatisfação dos deputados queixosos da gestão e do estilo Eriberto. Não dado a nenhum esforço pessoal pelo exercício da ternura, Eriberto só teria hoje 18 votos.

Já Porto, que está despontando com pinta de azarão, contabiliza, no momento, 20 votos dentro do seu balaio, enquanto 11 estão indecisos. Historicamente, o indeciso tende, majoritariamente, a votar na oposição pelo acumulado de decepções com quem está no poder.

Eriberto conseguiu a façanha, em apenas dois anos, de desagradar gregos e troianos. Não tem pulso, não tem liderança e é, na verdade, subalterno a um governador fraco e incompetente, detentor da maior taxa de rejeição entre os chefes de Estado dos últimos 50 anos, chamado de Câmara lenta pelos próprios aliados. Eriberto não atende telefone nem mesmo dos próprios colegas de parlamento.

O poder, que imagina que detém, subiu à cabeça. Os deputados reclamam que nas eleições municipais Eriberto invadiu bases, usou até de coação para eleger 20 prefeitos e um filho vereador no Recife, atropelando aliados num estilo coronelesco nunca visto no parlamento. Nem Guilherme Uchoa, já morto, que teve seis mandatos de presidente num estilo também mais para Chico Heráclio, o famoso Coronel de Limoeiro, ousaria tanto.

Há quem questione o direito de Eriberto em disputar a reeleição, porque já foi reeleito em 2019, depois de ser eleito em 2018, ano da morte de Uchoa, após 30 dias de mandato tampão do então vice-presidente Cleiton Collins. Haverá consulta ao Judiciário, podendo ocorrer o mesmo que se deu na última reeleição de Uchoa.

Os indicativos são, portanto, de que Eriberto, se a Justiça permitir a segunda reeleição, entre enfraquecido e sofra uma acachapante derrota. Hoje, a sorte dele depende da caneta de um governador que só tem um aliado respeitado entre os deputados, que pode evitar a chegada do azarão Porto ao poder: o hábil secretário de Governo, José Neto. Os ventos na Casa Joaquim Nabuco sopram em direção a Álvaro Porto.

Vacina – A Câmara dos Deputados aprovou, ontem, a medida provisória que destinou R$ 1,99 bilhão para o Ministério da Saúde viabilizar a produção e/ou a aquisição de 100 milhões de doses da chamada "vacina de Oxford" contra o novo coronavírus. O texto segue agora para análise do Senado. A matéria precisa ser aprovada até esta quinta-feira (3) para não perder a validade. A proposta foi aprovada na Câmara em votação simbólica, sem a contagem de votos no painel.

PSB faz balanço – Após conseguir manter a Prefeitura do Recife e conquistar o comando de cidades importantes, o PSB faz reunião virtual do Diretório Nacional, no próximo dia 11, para avaliação das eleições municipais e das perspectivas do partido para o futuro. O encontro também servirá para deliberações sobre o XV Congresso Nacional da sigla. Ao todo, o PSB elegeu 252 prefeitos e 2.948 vereadores em todo o país. No segundo turno, conseguiu vitórias consideradas prioritárias no Recife e em Maceió com os deputados federais João Campos e João Henrique Caldas, respectivamente. Em contrapartida, o ex-governador Márcio França sofreu um novo revés, desta vez, para a Prefeitura de São Paulo.

Transição no Cabo – A equipe de transição de governo do Cabo de Santo Agostinho se reuniu com representantes da comissão de transição da nova gestão, ontem, para fazer a entrega de documentos com informações sobre a atual gestão. O processo prevê o princípio de transparência entre a atual e a próxima gestão municipal. Os demonstrativos foram entregues pelo coordenador da comissão de transição do governo municipal, Eli José de Paula, ao coordenador da equipe da nova gestão, José Arimateia. “Estamos cumprindo o que determina a Lei Complementar, entregando os dados solicitados pela nova gestão”, disse Eli José.

MEC recua – O Ministério da Educação (MEC) decidiu revogar a portaria que pedia que as universidades federais e particulares retornassem com aulas presenciais a partir de 4 de janeiro. A repercussão negativa entre instituições e especialistas que disseram que a medida era inconstitucional acabou fazendo o governo voltar atrás. O ministro Milton Ribeiro falou à CNN que não esperava tanta resistência. "Quero abrir uma consulta pública para ouvir o mundo acadêmico. As escolas não estavam preparadas, faltava planejamento", afirmou ao canal. "A sociedade está preocupada, quero ser sensível ao sentimento da população."

CURTAS

NORONHA – O Arquipélago de Fernando de Noronha teve o registro de quatro novos casos da Covid-19. A informação foi divulgada ontem, pela Administração da Ilha. Com a confirmação dos novos pacientes, subiu para 234 o número de infectados, desde o início da pandemia, em março. Os novos infectados são moradores e trabalhadores da ilha e cumprem quarentena em isolamento domiciliar. O governo local também confirmou 12 curas clínicas. Com isso, 185 pessoas foram diagnosticas com curadas e 49 permanecem em quarentena.

FÁTIMA – A apresentadora da TV Globo e namorada do deputado federal Túlio Gadelha (PDT), Fátima Bernardes, de 58 anos, revelou, ontem, em suas redes sociais, que foi diagnosticada com câncer de útero, após uma série de exames de rotina. A jornalista, no entanto, amenizou o peso da notícia, ao informar que a doença está em estágio inicial, mas que cará afastada do comando do Encontro por alguns dias.

Perguntar não ofende: O governador vai ter força para interferir na eleição da Alepe?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

Bolsonaro começa a liberar os presentes de Natal para o povo. Fim do auxílio emergencial de R$ 300,00. 14 milhões de desempregados. Aumento da conta de luz. Aumento da cesta básica. Uma piroca para marcos mamador de camaragibe queimador de rosca.

marcos

Weintraub estava certo: PF deflagra operação a partir de venda de drogas na Universidade Federal da Paraíba Os comunas adoram ganhar dinheiro fácil.

marcos

URGENTE: PIB cresce 7,7% no 3º trimestre e traz de volta a esperança para a Economia Brasileira. A esquerda Corrupta e incompetente mete o dedo no cu e rasga. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

marcos

Tem calma Gretchen, teu negócio é dar o rabo na charneca para a galera do mal.

Fernandes

Bolsonaro começa a liberar os presentes de Natal para o povo. Fim do auxílio emergencial de R$ 300,00. 14 milhões de desempregados. Aumento da conta de luz. Aumento da cesta básica. Uma piroca para marcos mamador de camaragibe queimador de rosca.



02/12


2020

Fátima Bernardes tem diagnóstico de câncer no útero

A apresentadora de TV Fátima Bernardes revelou, hoje, por meio de sua conta oficial no Instagram, que foi diagnosticada com câncer de útero em estágio inicial. Aos seguidores, ela disse que vai se submeter a uma cirurgia e que, por isso, ficará afastada do programa que conduz na Rede Globo.

"Estou bem. Depois de uma série de exames de rotina, hoje recebi o diagnóstico de um câncer de útero em estágio inicial. Vou me afastar por uns dias do trabalho pra fazer a cirurgia. Como sempre usei minhas redes com total franqueza e verdade, preferi eu mesma passar essa informação para todos que me acompanham", escreveu Fátima.

"Enquanto isso, aproveito o aconchego dos meus pais, filhos, do meu amor e dos amigos próximos. E já agradeço pelo carinho, pelas boas energias de todos aqui. Logo, logo estarei de volta para nossos encontros", concluiu.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

02/12


2020

Arcoverde: Delegado arquiva investigação sobre corrupção eleitoral

O delegado de Polícia de Arcoverde, Rafael Henrique de Sena Oliveira, decidiu arquivar uma denúncia de corrupção eleitoral sobre um flagrante que ocorreu no último dia 15 de novembro, poucas horas antes das eleições. O blog teve acesso ao boletim de ocorrência, que traz as informações detalhadas acerca do caso.

Na ocasião, uma equipe da Rocam abordou o agente penitenciário Gleyson Rogerio Martins de Oliveira e encontrou com ele uma pistola calibre 40, que pertence à Secretaria de Administração Penitenciária da Paraíba, um carregador e 15 munições, R$ 3,2 mil, além de 800 santinhos de Wellington da LW (MDB), prefeito eleito de Arcoverde.

Gleyson estava em um Ford Fusion e acompanhado de uma outro homem. Ambos foram conduzidos à Delegacia. Há imagens que mostram o que foi apreendido na abordagem policial. Na quarta-feira passada (25), contudo, o delegado Rafael Henrique alegou “inexistência de elementos informativos mínimos para a instauração de inquérito policial” e, além de arquivar, devolveu o material encontrado com os suspeitos.

Diante da decisão do delegado, o ex-candidato a prefeito Zeca Cavalcanti (PTB) foi à Corregedoria de Polícia e ao Ministério Público pedir providências para que as investigações prossigam.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


02/12


2020

Vergonha na cara

Se tivesse vergonha na cara, o que não tem, o secretário de Agricultura, Dilson Peixoto, e os petistas da claque de Humberto Costa entregariam os cargos no Estado e na Prefeitura de imediato diante de tudo que aconteceu na eleição no Recife e das declarações do prefeito eleito João Campos pós eleição. Dilson, além de não ter expressão nem envergadura física, até porque só tem um metro e meio de altura, ouviu calado as críticas ao PT e a Humberto Costa. Não existe cargo que valha a pena tamanha humilhação!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


02/12


2020

Em Bom Jardim, Bonfim agora é bairro Deputado Severino Cavalcanti

No município de Bom Jardim, o atual aglomerado urbano conhecido como "Bonfim" passou a ser denominado, oficialmente, bairro Deputado Severino Cavalcanti. A lei entrou em vigor no último 24 de novembro ao ser publicada no Diário Oficial dos Municípios da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). O Projeto de Lei havia sido aprovado pela Câmara de Vereadores de Bom Jardim e sancionado pelo prefeito João Lira (PSD).

Severino José Cavalcanti Ferreira faleceu no dia 15 de julho de 2020 aos 89 anos. Também conhecido como "Seu Zito", ele militou politicamente em vários partidos. Oriundo de uma família de pequenos agricultores, foi deputado estadual por sete legislaturas e federal em três, além de prefeito de João Alfredo, sua cidade natal, por dois mandatos. Em sua carreira política, chegou a ocupar a presidência da Câmara dos Deputados.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


02/12


2020

Silvio parabeniza Ana Arraes por presidência do TCU

O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) parabenizou a nova presidente eleita do Tribunal de Contas da União, Ana Arraes. O parlamentar destaca que a ministra sempre realizou um belo trabalho em defesa do Brasil, enquanto deputada federal e ministra. Arraes, que integra o Tribunal desde 2011, foi eleita por unanimidade. Ela é a primeira nordestina a presidir o TCU.

“Não tenho dúvidas de que a ministra Ana Arraes fará um belo trabalho. O TCU tem um papel fundamental para o país e um papel pedagógico de fiscalização. O Tribunal precisa, cada vez mais, atuar no fortalecimento das boas práticas da gestão pública", disse.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha