05/06
2008
O Serra da província?
Ao optar pela escolha de João Lyra Neto para o lugar de Jorge Gomes na Saúde, o governador Eduardo Campos (PSB) apostou no perfil gerencial do vice-governador. Espécie de curinga da equipe de Governo, Lyra vem percorrendo Estados para conhecer experiências bem-sucedidas nas áreas de segurança, educação e saúde.
Em Minas e São Paulo, por exemplo, já esteve por mais de duas vezes e auxiliado por uma consultoria de nível internacional, que serviu, inclusive, ao governador mineiro Aécio Neves, já amadureceu os projetos que tocará de imediato.
Eduardo queria um técnico da área para o setor e chegou a consultar o médico Antônio Figueira, do Imip, que não aceitou, conforme antecipamos nesta coluna. Diante disso, o governador preferiu recorrer a um dos seus melhores quadros.
Na função de vice, João Lyra tem dado conta de todas as missões recebidas, inclusive no campo político. Na Saúde, embora um grande desafio que surge pela frente, não deve ser diferente. A pasta, com suas peculariedades próprias, exige apenas gestão.
E o melhor exemplo disso, no plano nacional, foi José Serra. Acertando, Lyra passará ser o Serra tupiniquim. E com isso se projetar, futuramente, para um vôo político majoritário. Por que, não?
FALTA TRAQUEJO – Por falta de opção, o governador entregou ao ex-superintendente do Metrô do Recife, Sileno Guedes, a interlocução do Palácio com o poder Legislativo. O substituto de Labanca, entretanto, não tem o perfil para a função. Não conhece a Casa, não é ex-deputado e, portanto, não tem a experiência nem o traquejo político exigidos para cumprir com êxito a nova missão. O fato de ser apenas amigo do governador e uma pessoa da sua intimidade não é tudo. A Casa já está com saudade de Labanca.
Longe da velhice - Vaidoso como um pavão, Fernando Lyra ficou sem saber onde enfiar a cara, ontem, quando Eduardo, na posse de João Lyra, se referiu a ele como um político da geração de Pelópidas Silveira, hoje quase centenário. Ser vinculado ao ex-prefeito referência do Recife é uma honra, mas Lyra, que se acha um broto, se sentiu jurássico.
Leite desafia PT e não sai - “Não abro nem para um trem carregado de chumbo”, reagiu, ontem, o pré-candidato do PT a prefeito de Paulista, Sérgio Leite, ao confirmar que não se submete a nenhum tipo de pressão do PT, via Palácio das Princesas, para retirar sua candidatura. A pedido do PSB, Humberto Costa e Dilson Peixoto receberam a delegação de rifar Leite em nome da unidade da base governista.
União em Moreno - Eduardo Campos revelou à coluna que em Moreno a ordem é agregar todos os partidos da base em torno da candidatura do socialista histórico Adilson Gomes. Ali, o PR, de Inocêncio Oliveira, vai de Jane Mendonça e Vavá Rufino, este, embora no PSDB, apoiou Eduardo Campos no segundo turno nas eleições de 2006.
Enfim, a faculdade - Em mensagem ao governador e ao secretário de Educação, Danilo Cabral, o prefeito de Palmeirina, o neo-socialista Eudson Catão, transmitiu a alegria do povo do Agreste pela publicação, no Diário Oficial, do decreto que autoriza o funcionamento da Faculdade de Medicina de Garanhuns. Teve gente que fez lobby contra.
Curtas
VICE EM SÃO JOSÉ 1 – O prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares (PSB), encomendou uma pesquisa ao Ibope para escolher o seu vice. Com apenas quatro pontos de vantagem foi escolhido Ecleriston Ramos, do PTB.
VICE EM SÃO JOSÉ 2 – Evandro, que controla um grupo empresarial com faturamento de R$ 80 milhões/ano, pensou em desistir da reeleição. “Mas, mudei de opinião para dar uma surra em Gilvaney”, diz, referindo-se ao candidato do PR.
DESABAFO – Na sua fala de despedida, ontem, o ex-secretário de Saúde, Jorge Gomes, pediu licença ao governador para fazer um auto-elogio. “Não conheço ninguém mais leal aos princípios de Arraes e do PSB como eu”. Isso é verdade!
''Para o SENHOR Deus, controlar a mente de um rei é tão fácil como dirigir a correnteza de um rio''. (Provérbios 21-1)
Engraçada essa tua religião, não te permite uma aposta de módica quantia num campeonato de futebol mas te permite ficar matando e comendo animais silvestres e escrevendo essas sandices todas?
E se esses Paulista se meter a besta o SIOSAC,está preparado para dar uma aulinha para esse drogado safado que vem do sul para ká...
Nosso querido Sport será campeão da copa do Brasil eu creio 3X0 nesse Cúrintia de segunad divisão que os torcedores não sabem perder e pra calar o boca desse Paulista,Gilberto eu não posso apostar pois minha religião não permite...Mas se pudesse eu ia te quebrar numa parada só...Lamento até quinta..
sEVERINO iSIDORO você é um imbecil. Deve ter problemas de relação afetiva e muito mais, deve ter problemas de ereção. O Sport não precisa de sua aprovação para ser CAMPEÃO DE 1987. Ele é o CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987. Queira ou não queira vc. IDIOTA.
Severino a merda da copa do Brasil vai fazer o meu Fluminense ser campeão mundial no Japão,e seu Santa Cruz está na terceira divisão do brasileiro e vai parar na quarta,se é que ela existe...Rrsrsrsr Sport tem que ser respeitado o Flamengo abriu da parada então é w.o.
05/06
2008
Do site de Divane Carvalho
Gonzaga Patriota (PSB) já é carta fora do baralho na sucessão municipal de Petrolina, apesar de o seu partido ainda não ter comunicado, oficialmente, que apoiará o prefeito Odacy Amorim (PSB), candidato à reeleição. Só falta agora o governador Eduardo Campos decidir como compensar o deputado para que ele retire sua pré-candidatura.
Assessores próximos do governador acreditam que não será difícil encontrar uma compensação para o deputado que tentaria, pela quarta vez, se eleger prefeito de Petrolina. Dizem que uma das alternativas seria Eduardo Campos colocar algum aliado de Gonzaga Patriota na máquina do governo e tudo ficaria resolvido. Será?
Gonzaga Patriota é o candidato natural do PSB. Foi ele que enfrentou todos em 2000 e 2004, quando os "Fernandos" estavam coladinhos ao então governador Jarbas.
AQUI EM PETROLINA EU VOU VOTAR EM QUEM VOCE APOIAR, AGORA VA AJUDAR MEU CONTERRANEO EM SERRA TALHADA RONALDO MELO A DERROTAR 20 ANOS DE ATRAZO.
GONZAGA INFELISMENTE O CANDIDATO NAO É O POVO QUE DICIDE. O POVO CONTRA O PARTIDO, O PARTIDO GANHAR É DE LASCAR.
GONZAGA PATRIOTA CANDIDATO A PREFEITO ESCOLHIDO PELO POVO!!! ODACY... NUNCA FOI ELEITO PREFEITO!! DUVIDO TER VOTOS PRA ISSO... FBC... ESPERTO, "MALA"... EDUARDO CAMPOS.. SEM PALAVRAS...DECEPÇÃO!! NAO CONSIGO ACREDITAR QUE GP NAO VAI SER CANDIDATO.... QUE ABSUSRDO!!! VERGONHA P/ O PSB/
AINDA DIGO MAIS GOVERNADOR, SÓ QUEM TEM A PERDER COMO ESSA HUMILHAÇÃO QUE ESTAM FAZENDO COM PATRIOTA É O PSB... FBC, FBF, OA VÃO PERDER A ELEIÇÃO, NÃO VAMOS VOTAR NELES NÃO, VAMOS VOTAR CONTRA ESSE PESSOAL QUE QUEREM BOTAR DE GUELA A DENTRO, ELES NÃO ENTRAM NÃO... VAMOS ESPERAR PRA VER...KKKK
05/06
2008
" Caro Magno,
Como é do seu conhecimento. ontem, na comarca de Ipojuca, houve o julgamento de uma Ação Declaratória de improbidade administrativa ocorrida em 1999, impetrada pelo então promotor Miguel Sales (provavelmente já com pretensões políticas), cuja acusação versava sobre a contratação temporária de Severino Ramos de Oliveira em 1999 (e não várias contratações como está no Blog), que cessado o seu período de contrato recorreu à justiça com a intenção de permanecer no cargo.
A contratação foi realizada à luz da Lei Municipal 1.130/97 visando atender à necessidade temporária do Município de Ipojuca. Complementando a licitude do ato, o referido contrato temporário foi encaminhado e julgado legal pelo Tribunal de Contas de Pernambuco.
Diante do exposto, informo que respeito a decisão e o entendimento do Sr. Juiz e que, dentro do meu direito, recorrerei a instâncias superiores, por ter a convicção da legalidade do ato.
Quanto a outra informação no mesmo texto do blog, informo que é totalmente improcedente. O processo na justiça Federal de Brasília que versa sobre esta matéria está devidamente arquivado desde 18.12.2006, conforme arquivo em anexo.
Portanto, prezado Magno, como estamos vivendo período pré-eleitoral , quando é rotina procedimentos, por vezes escusos, na tentativa de reduzir ao máximo a competitividade no próximo pleito e por já ser sabedor, pela experiência de disputar e vencer três pleitos para o executivo municipal e um para deputado estadual, estou absolutamente tranquilo diante dos fatos recentes.
Coloco-me á disposição para esventuais esclarecimentos.
Um abraço,
Deputado Carlos Santana
PSDB-PE
VAMOS TORCER QUE O PT DE IPOJUCA CRIE JUÍZO E ESCOLHA O PROMOTOR MIGUEL SALES COMO CANDIDATO A PREFEITO DE IPOJUCA. TENHO CERTEZA QUE ELE COMO UM HOMEM QUE LUTA POR JUSTIÇA SOCIAL IRÁ MORALIZAR A ADMINISTRAÇÃO E LEVAR O DESENVOLVIMENTO PARA O POVO DE IPOJUCA.
Comenta-se que Carlos Santana, do PSDB de FHC, tenta voltar a prefeitura, buscando o apoio do PSB, do PT e até dos comunistas do PCdoB, bem como dos evangélicos. Porque eles não se coligam com Pedro, do PDT, que é aliado do governador. É o caso de Caruaru.
Dizem que não se faz concurso aqui porque o pessoal não passa. Se houver, vem gente de fora. Isso é um argumento corrupto. 1º, como justificativa de usar a prefeitura como máquina de captar votos; 2º um prova que, apesar de termos a 2ª receita do Estado, não se investe na educação básica.
Além de em Ipojuca não haver concurso concurso público, quando é uma regra de justiça e de igualdade, também desde os tempos de Carlos Santana que não se investiu na educação, por isso em Suape só tem gente de fora. Aqui o que vale mesmo é a compra de voto.
O certo é que até hoje ninguém não existe o Terminal Turistico de Porto de Galinhas. Como desde 2000, estava para ter esgoto em Porto de Galinhas e nada houve por falta de prestação de contas. Pedro continou sem prestar contas, o mesmo sucedendo com a Guatama e outros desvios de verbas públicas.
05/06
2008
O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Pernambuco (Crea) tem um novo presidente. O engenheiro José Mário Cavalcanti, candidato da oposição, bateu o atual presidente Roberto Muniz. No seu plano de gestão, José Mário irá retomar as atividades do Programa de Acessibilidade, da Fiscalização Preventiva Integrada e da Assessoria de Defesa do Consumidor, compartilhar a gestão e os resultados do Instituto de Qualidade (IQ) com as associações vinculadas ao sistema.
Quer implementar, ainda, ações que visem a maior interação entre as instituições de ensino e seus respectivos diretórios acadêmicos, interagir de forma mais eficaz com as instituições empresariais, com o objetivo de ampliar as oportunidades de trabalho para os profissionais do sistema e investir em qualificação da fiscalização do exercício legal das profissões vinculadas ao conselho.
05/06
2008
O último nome da lista sêxtupla de candidatos que disputam o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado (TJPE) ainda não foi definido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional de Pernambuco. Ainda faltam ser apurados 30 votos em separado (advogados que pagaram a OAB, mas constam como inadimplentes) distribuídos em cidades do Interior, como é o caso de Petrolina e Caruaru. Devido ao empate técnico registrado até o resultado parcial divulgado ontem, disputam a sexta colocação Flávio Régis e Márcio Jatobá. Vale ressaltar, que a ordem dos nomes poderá ser invertida, a partir da totalização que será anunciada ainda hoje pela OAB.
05/06
2008
A debandada dos secretários municipais de Caruaru já começou. Ontem, entraram com o pedido de exoneração os titulares das pastas de Educação (Oscar Capistrano, DEM), Saúde (Ivânia Porto), Serviços Públicos (Adjar Soares/DEM) e Governo (Reginaldo França, PMDB). Os dois primeiros, com a intenção de disputar a Prefeitura contando com o apoio do ex-prefeito Tony Gel (DEM). Adjar Soares precisou se desligar por motivos pessoais.
05/06
2008
Está virando rotina. O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) tem provado que está implacável com relação aos pré-candidatos que usam de artifícios para fazer propaganda eleitoral antecipada. Todavia, insistentemente, os políticos vêm infringido a Lei, especialmente, promovendo seus nomes nas inserções partidárias. As multas, consideradas relativamente “leves”, variam entre R$ 21 mil e R$ 53 mil. Como forma de aumentar a rigidez aos infratores, já está a todo vapor uma discussão pela adoção de medidas mais rigorosas. “Não posso adiantar que medidas são essas porque ainda estamos em processo de análise, mas valeriam ainda para esta eleição”, destacou o promotor de Justiça Eduardo Cajueiro.
05/06
2008
A comissão de vereadores da Câmara Municipal do Recife - Josenildo Sinésio (PT), Jurandir Liberal (PT), Gustavo Negromonte (PMDB), Eduardo Marques e Augusto Carreras (PV) - parece ter sensibilizado os senadores pernambucanos na tentativa de barrar ou reduzir o impacto da PEC 333/04. A emenda aprovada pela Câmara Federal daria mais três parlamentares ao Recife, porém reduziria o duodécimo do Legislativo, de 4,5% para 2% da receita do município. Ontem, a PEC chegou para a apreciação da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e o presidente Marco Maciel (DEM) indicou o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) para ser o relator.
PARA QUE MAIS VEREADOR SE O QUE TEM JÁ NÃO FAZEM NADA. DEVERIAM SE PREOCUPAREM COM A SAÚDE NO PAIS QUE É UM DESCASO, CONSULTA MARCADA PARA DAQUI A 6 MESES
Como Socialista e Municipalista, acho que deveria ser ainda maior o número de Vereadores no Brasil, entretanto sou radicalmente contra o número de deputados e senadores.
Pelo histórico se depender de Marco maciel vaitar aumento de vagas.
05/06
2008
Num momento em que o desmatamento avança, o IBGE registrou a ampliação das áreas de reservas florestais, que agora correspondem a 8,3% do território brasileiro -o percentual era de 6,5% em 2003, segundo a publicação ''Indicadores do Desenvolvimento Sustentável'', lançada ontem. Um dos motivos da expansão é o maior número de terras indígenas demarcadas -de 172 em 1992 para 405 em 2006.
Nessas áreas, a preservação das florestas é mais fácil, e o desmatamento não está tão presente. Na esteira também do avanço das terras indígenas, a população nativa subiu de 294,1 mil pessoas em 1991 para 734,1 mil em 2000 -puxada pela maior autodeclaração de índios e descendestes.
Ainda assim, o desmatamento é o principal entrave ao desenvolvimento sustentável do país, avalia o IBGE.