Nova Orla Jaboatão

27/07


2021

SINTEPE se pronuncia sobre desvio de recursos dos professores

EXCLUSIVO

Após muitas cobranças nas redes sociais, por mais de uma semana, finalmente o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (SINTEPE) se pronunciou sobre a nova resolução do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que autorizou, por mais três anos, o uso de recursos da educação para pagar aposentados e pensionistas da FUNAPE, em prejuízo do aumento da remuneração dos professores da ativa. 

Todavia, o SINTEPE, controlado pelo PT, partido aliado do PSB no Estado, se pronunciou minimizando a resolução do TCE. Confundindo FUNDEF e FUNDEB, com os recursos dos 25% da educação, o SINTEPE deu uma nota contemporizadora, quase que pedindo aos professores para não cobrarem do PSB o cumprimento da Constituição Federal em Pernambuco para aumentar a remuneração dos professores da ativa. 

Na verdade, houve uma mudança na Constituição Federal em 2020, dizendo que os 25% da educação não podem ser usados para pagar aposentados e pensionistas, parágrafo 7° do artigo 212. O assunto, ao contrário do que disse erroneamente a nota do SINTEPE, não tem relação com FUNDEB ou FUNDEF. Faltou assessoria jurídica para o SINTEPE, pois não conseguiu nem mesmo compreender o que o Blog estava noticiando. Um assunto novo, surgido em 2020, com a Emenda Constitucional 108, agravado com a nova resolução do TCE, publicada agora em julho de 2021.  

O fato dos 25% em educação, garantidos pela Constituição Federal, custearem aposentadorias e pensões impede que os professores da ativa tenham maiores aumentos, pois não há folga orçamentária. Paulo Câmara (PSB) prometeu um piso de quatro mil reais para os professores do Estado, em sua primeira campanha de 2014, mas até hoje não cumpriu. Enquanto isso estados como o Maranhão há anos pagam mais de 6 mil reais de piso dos professores (R$ 6.358,96).

Pelo visto, a aliança do PT com o PSB no Estado custará ainda mais caro para os professores da rede estadual. Enquanto isso, no Maranhão, um estado mais pobre que Pernambuco, mas com um sindicato forte, independente e atuante, o piso dos professores da rede estadual maranhense está em R$ 6.358,96 em 2020. 

Leia a nota do SINTEPE, confundindo 25% da educação com FUNDEB e FUNDEF, assuntos diferentes:

"Há 20 anos o Sintepe denuncia que o Governo do Estado aplica o dinheiro do FUNDEF e do FUNDEB para o pagamento da remuneração dos trabalhadores e trabalhadoras em educação, aposentados e pensionistas. Essa prática foi recorrente com a autorização dos Tribunais de Contas em quase todos os estados brasileiros. A CNTE também luta contra a aplicação inadequada desse recurso. A valorização e a luta pela ampliação dos direitos dos aposentados e aposentadas deve ser permanente e a legislação hoje é clara sobre a devida responsabilidade do tesouro estadual com a folha de pagamento dos aposentados/as e pensionistas. Sendo assim, o Sintepe reforça que o assunto citado no Blog do Magno não é novidade para as organizações sindicais que representam a categoria e que já travam esta luta há vários anos pela correta aplicação dos recursos do FUNDEB. Esta é uma luta de décadas de sindicatos e da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação)”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina Julho 2

27/07


2021

O picadinho do Fred

O companheiro Aldir Júnior, sonoplasta da Rede Nordeste de Rádio, provou e aprovou o famoso picadinho do Fred, na 405 Sul, um dos tradicionais e afamados de Brasília. Para o almoço, convidei também minha irmã Denise Martins, também jornalista, Jobson Sales, do INSS na corte, e Aristeu Plácido Júnior, o embaixador pernambucano em Brasília.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Pousada da Paixão

27/07


2021

Polícia analisou 16 câmeras de segurança do prédio de Joice

O Departamento de Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados (Depol) informou em nota, hoje, ter realizado perícia em 16 câmeras do prédio onde a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) ocupa um apartamento funcional em Brasília. O órgão também ouviu os funcionários que trabalham no local.

O inquérito sobre o caso foi encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF) e caberá ao órgão decidir sobre o envio das informações para a Justiça Federal. 

Peritos da Polícia Civil realizam nesta 3ª feira a perícia no apartamento da deputada. Eles são acompanhados por agentes do Depol. 

Joice diz que foi agredida na madrugada do domingo (18.jul.2021). Ela afirma ter acordado com lesões pelo corpo e sobre uma poça de sangue e diz não se lembrar do que aconteceu. A deputada disse ter “alguns suspeitos” e já relatou quem seriam as autoridades policiais. A Depol, no entanto, não se pronunciou sobre a possibilidade de algum estranho ter entrado no apartamento da congressista.

Ainda na nota, a Câmara diz haver segurança na região dos edifícios com apartamentos funcionais cedidos a congressistas. “Os prédios possuem vigilância armada e porteiros, ambos 24 horas por dia, 7 dias por semana.  Além disso, há câmeras de segurança e rondas ostensivas, com viatura caracterizada”, diz a nota. 

Fontes ouvidas pelo Poder360, no entanto, afirmam que a segurança foi reforçada no local depois de o caso ter sido revelado pela deputada, na última quinta-feira.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca - Muro de Arrimo

27/07


2021

Norte também transmite entrevista com Bolsonaro

A Rede Líder FM, de Tocantins, líder, literalmente, em audiência naquele Estado, também irá retransmitir a entrevista exclusiva deste blogueiro com o presidente Jair Bolsonaro, hoje, das 18 às 19 horas, pela Rede Nordeste de Rádio. O sistema é formado pelas rádios Lider FM de Colina, Paraíso e Alvorada, cobrindo 70% do território tocantinense.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/07


2021

Rede Gazeta de Rádios transmite entrevista com Bolsonaro

As rádios que compõem a Rede Gazeta de Alagoas, comandadas pelo senador e ex-presidente Fernando Collor de Melo, também irão retransmitir a entrevista que este blogueiro fará, logo mais, às 18h, com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Ao todo, três emissoras vão difundir a entrevista, a Gazeta FM, 94,1 de Maceió, a Gazeta FM de Arapiraca e a Rádio Gazeta de Pão de Açúcar.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Caruaru Novas Creches

27/07


2021

Mata Norte e Agreste na rota de FBC e Miguel

Municípios da Mata Norte e do Agreste pernambucanos estão na rota da comitiva liderada pelo senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), hoje. Com o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), o deputado federal Fernando Filho (DEM) e o deputado estadual Antonio Coelho (DEM), o senador vai a Limoeiro, Timbaúba, Orobó e Paudalho. 

Em Limoeiro e Paudalho, o grupo participa de reuniões com os respectivos prefeitos Orlando Jorge e Marcelo Gouveia. Na ocasião, também prestigiam o aniversário de emancipação das duas cidades. 

Em Timbaúba, acompanhado do prefeito Marinaldo Rosendo, FBC e comitiva devem se reunir com representantes da Usina Coaf/Cruangi e visitar as instalações da UPA e Policlínica Municipal.

Renovar parcerias, colocar o mandato à disposição das cidades e debater o cenário político para as eleições de 2022 estão na pauta dos encontros políticos da jornada da comitiva ao longo da semana.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

CABO

27/07


2021

Mais de 200 mil doses de vacinas contra a Covid-19 chegam a PE

Na manhã de hoje, Pernambuco recebeu uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19. O voo – trazendo 21 volumes, contendo 164.200 doses da Coronavac/Butantan e 43 mil da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz – aterrissou no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre às 7h30. Os lotes foram levados ao Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para verificação de temperatura e separação das doses por cidade, e serão encaminhados, amanhã, às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), onde ficam à disposição dos gestores municipais de todo o Estado.

Os quantitativos fazem parte das mais de meio milhão de doses previstas para chegar ainda esta semana a Pernambuco, conforme anunciou o governador Paulo Câmara, em pronunciamento na última segunda-feira (26.07). “As vacinas da Astrazeneca devem ser utilizadas para completar os esquemas vacinais das pessoas com comorbidades, que precisam tomar a segunda dose. Já os imunizantes da Coronavac serão destinados para aplicação das duas doses, permitindo que avancemos na imunização por faixa etária no nosso Estado", destacou Paulo Câmara.

O Ministério da Saúde informou ao Governo de Pernambuco, esta semana, que serão encaminhadas ao todo 506.470 doses do Estado. Além dos montantes recebidos na manhã de hoje, são esperadas mais 204.500 unidades da Astrazeneca e 94.770 da Pfizer/BioNTech até a próxima quarta-feira (28.07).

“A chegada de novas doses possibilitará um incremento na nossa campanha de imunização contra a Covid-19. É importante que os municípios se organizem para viabilizar o acesso das pessoas às segundas doses e garanta que elas fechem seus esquemas vacinais”, enfatizou a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo.

Desde o dia 18 de janeiro, quando teve início a campanha de vacinação, Pernambuco já recebeu um total de 6.663.000 doses de imunizantes, sendo 3.352.170 da Astrazeneca, 2.433.360 da Coronavac, 709.020 da Pfizer e 168.450 da Janssen.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bandeirantes Junho 2021

27/07


2021

Paulista: homenagem a Augusto César acaba em confusão

Em Paulista (PE), uma homenagem ao falecido cantor Augusto César terminou em caso de polícia na tarde de ontem. O episódio envolveu a instalação de uma placa indicativa de rua no bairro Vila Torres Galvão.

Líder do governo Yves Ribeiro (MDB) na Câmara Municipal, o vereador Itamar das Montanhas (Cidadania) contratou a empresa Makna Empreendimentos Artísticos Ltda. para fazer o serviço. Um de seus auxiliares acompanhava a instalação da placa.

Segundo informações repassadas ao Blog, houve uma discussão entre este homem, cuja identidade ainda não foi revelada, e um dos proprietários da empresa, Joel Andrade, que é autor do Hino de Paulista. O funcionário do vereador não ficou satisfeito com o local em que a placa foi colocada.

Durante o bate-boca, Ronnie Andrade (foto), que é filho de Joel e também sócio da Makna, interveio. A família relata que Ronnie foi agredido na boca. De acordo com Ricardo Andrade, irmão da vítima, o vereador Itamar entrou em contato para mostrar descontentamento com o caso e prometeu "tomar as providências cabíveis".


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

27/07


2021

De mãos dadas

Nas últimas horas, o empresário Fernando Lucena publicou uma série de fotos em sua conta no Instagram. Em várias delas, aparece em simultâneo com o deputado federal Daniel Coelho (Cidadania) e ao lado da prefeita Raquel Lyra (PSDB), com direito a mãos dadas pelas andanças em Caruaru.

As imagens misturam o público e o privado, uma vez que Lucena é o primeiro-cavalheiro da cidade e recebe um salário polpudo de quase R$ 8 mil ao garantir uma boquinha no gabinete de Daniel. Uma grande pergunta se faz: qual era a real condição de Fernando ali? Foi como marido da prefeita ou assessor de deputado?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/07


2021

Ciro Nogueira aceita convite e será o novo ministro da Casa Civil

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) aceitou oficialmente o convite do presidente Jair Bolsonaro e será o novo ministro da Casa Civil.

Ciro confirmou a informação após se reunir com Bolsonaro no Palácio do Planalto. O próprio presidente já havia antecipado, na semana passada, que o senador iria para a Casa Civil.

"Acabo de aceitar o honroso convite para assumir a chefia da Casa Civil, feito pelo presidente. Peço a proteção de Deus para cumprir esse desafio da melhor forma que eu puder, com empenho e dedicação em busca do equilíbrio e dos avanços de que nosso país necessita", escreveu Nogueira em uma rede social.

Nogueira é presidente do PP e membro do grupo conhecido no Congresso como Centrão.

A ida dele para a Casa Civil é uma estratégia de Bolsonaro de se fortalecer politicamente. O presidente tenta estreitar seus laços com o grupo, fundamental para o governo ganhar votações no Congresso, e também busca melhorar a relação do governo com o Senado, onde a CPI da Covid tem gerado desgastes para o Palácio do Planalto.

A Casa Civil é um dos mais importantes da Esplanada e, além de auxiliar na articulação política junto ao Congresso, atua na coordenação de ações do governo com outras pastas.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Joao

GRANDE surpresa, que manchete!