O Jornal do Poder

27/09


2020

O jogo começa hoje. Cuidado com os falsos profetas

Até ontem, a sucessão municipal estava resumida ao noticiário frio e sem emoção. Parafraseando o futebol - e a política o que é se não um jogo diabólico e maquiavélico - o juiz (a Justiça Eleitoral) vai mandar rolar a bola. Da canela para baixo, tudo é joelho: vale bater sem piedade. O que não vale é a agressão covarde e gratuita.

Covardia gratuita é mentir, dissimular. Numa campanha de pandemia, o território fértil do engodo e da enganação está pavimentado pelo asfalto pantanoso das fake news. Elas chegam para impressionar: em manchetes que chamam atenção, editadas com falsas fontes em supostos sites ou blogs de muita credibilidade e populares.

Checar a informação no Google é o primeiro passo. Se você não encontrar o assunto em links que liguem diretamente ao site referido, não acredite. Mais importante ainda: não difunda. Compartilhar fake news é porta aberta para o crime. E crime pode resultar em multa e até prisão.

O jogo que vale é o da desmistificação dos políticos na campanha. Esses têm que ser desnudados. Desnudar é investigar o seu passado, o que fez ou deixou de fazer, o que prometeu e nunca cumpriu. Se roubou, se mentiu, se já se envolveu em maracutaias, se honrou compromissos, enfim, se é ou não um político decente e confiável, comprometido com as grandes causas em defesa dos menos favorecidos.

A campanha começa hoje e até a eleição, com primeiro turno em 15 de novembro e o segundo em 29 de novembro, para capitais e colégios acima de 200 mil eleitores, carros com sons barulhentos aparecerão em seu bairro e rua com propaganda de candidatos. Essa mesma propaganda chegará até você por meio de santinhos, praguinhas, cartazes, adesivos e perfurados no vidro traseiro do carro.

A partir de hoje também estão permitidos os eventos de rua e internos, como caminhadas e carreatas. Comícios tradicionais estão abolidos por conta das regras da pandemia, porque se constituem atos propícios à aglomerações. O porta a porta também vale, mas preste atenção se o candidato está respeitando o uso de máscara.

O tempo da largada de hoje na propaganda também se dará pelas redes sociais. Mas o chamado guia eleitoral no rádio e na televisão só começa no próximo dia 9. Tempo de eleição é tempo próprio e propício à reflexão.

Muitos vão bater à sua porta, os falsos e verdadeiros profetas. Saiba distinguir um do outro como se separa o joio do trigo, porque o seu voto é a arma mais poderosa para transformar a sua vida e por consequência a de todos nós.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Potencial Pesquisa & Informação

26/09


2020

Agenda dos candidatos à Prefeitura do Recife

A campanha eleitoral começa oficialmente neste domingo (27). No Recife, vários candidatos iniciam os compromissos pela manhã. Confira, abaixo, a agenda dos prefeituráveis da capital pernambucana:

Alberto Feitosa (PSC)
Manhã - Aula de Dança e ginástica para a terceira idade em Boa Viagem
- Acompanha campeonatos de futebol na Macaxeira e no Prado
- Carreata em Dois Unidos
Tarde - Participa do aniversário da Igreja Missionária do Sítio São Braz, em Dois Irmãos

Carlos Andrade Lima (PSL)
10h - Caminhada no Ibura com candidatos a vereador do partido
16h - Inauguração do comitê Park 17, em Boa Viagem

Charbel Maroun (Novo)
Manhã - Abertura de campanha de candidatos a vereador do partido na Praça do Derby e na Jaqueira

João Campos (PSB)
9h - Visita à comunidade Irmã Dorothy, na Imbiribeira
11h - Reunião com equipe de um vereador
14h - Gravação para o programa eleitoral
18h - Reunião com a equipe de campanha
19h - Reunião com a equipe do Programa de Governo

Marco Aurélio (PRTB)
Manhã - Inauguração do comitê e adesivaço no bairro do Pina

Marília Arraes (PT)
9h - Carreata com concentração na Av. Domingos Ferreira, em Boa Viagem

Mendonça Filho (DEM)
10h - Caminhada no Ibura de Baixo (Sítio do Forró)
11h30 - Adesivaço no comitê na Torre (Rua Real da Torre, nº 1130). 

Patrícia Domingos (Podemos)
10h - Caminhada na comunidade Caranguejo Tabaiares, no Bongi

Os candidatos Cláudia Ribeiro (PSTU) e Thiago Santos (UP) não divulgaram a agenda de campanha até o fechamento desta matéria.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

26/09


2020

Justiça manda João Paulo remover propaganda irregular

A juíza da 100ª Zona Eleitoral de Olinda, Eunice Maria Batista Prado, considerou, hoje, que o candidato do PCdoB à Prefeitura, João Paulo, e o vereador Marcelo Soares, também do PCdoB, fizeram propaganda irregular. O motivo foi um adesivo em um veículo, que traz a frase “Marcelo Soares & João Paulo. Apoio: Ricardo. Nós somos. PCdoB. Partido Comunista do Brasil”.

A magistrada determina que a dupla retire imediatamente o adesivo, visto por ela como propaganda eleitoral antecipada, sob pena de multa diária de R$ 1 mil. A legislação só permite divulgação das candidaturas a partir de amanhã. “Entendo que a mensagem trazida no adesivo veicular acima transcrita configura uma vantagem aos pretensos candidatos, aqui representados, uma vez que se encontram presentes requisitos para configuração da propaganda eleitoral extemporânea, quais sejam o lapso temporal, uma vez que se deu anteriormente ao dia 27/09/2020, e que, implicitamente está posta a candidatura dos mesmos, levando à conclusão de que se trata de uma propaganda eleitoral subliminar”, argumenta a juíza Eunice Maria.

“Notifiquem-se os representados da presente decisão para que promovam e comprovem a retirada da propaganda, e citem-se da presente demanda, para no prazo de 02 (dois) dias, querendo, apresentar defesa”, complementa.

A representação partiu da coligação “Olinda segue em frente com o povo”, que tem o prefeito Professor Lupércio (SD) como candidato à eleição majoritária. A juíza eleitoral também determina que seja oficiado o Detran/PE para informar os dados dos veículos, para sua devida inclusão nos autos.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


26/09


2020

Marília inicia campanha com carreata até Brasília Teimosa

A candidata do PT à Prefeitura do Recife, Marília Arraes, dá a largada em sua campanha, amanhã, com uma grande carreata que sairá da Avenida Domingos Ferreira, passará pelo Parque Dona Lindu e percorrerá toda a Avenida Boa Viagem, com encerramento em Brasília Teimosa.

A carreata terá a presença de Marília, do candidato a vice-prefeito, João Arnaldo (PSOL), e dos candidatos a vereador do PT, PSOL, PTC e PMB. Marília Arraes tem liderado todas as pesquisas de intenção de voto para a Prefeitura do Recife.

Só nesta semana, três institutos mostraram a candidata petista na frente, entre eles o Instituto Opinião, que fez levantamento encomendado pelo blog. Os números foram divulgados na última quarta-feira (23) e Marília surgiu na dianteira com 19% das intenções de voto.

ATENÇÃO À SAÚDE - Marília participou de uma caminhada, no bairro de Santo Amaro, na tarde de hoje. Durante a atividade, reafirmou o seu compromisso com o fortalecimento da atenção básica na saúde do Recife. "É preciso garantir a cobertura a 100% da população com equipes completas e com plena condição de trabalho. Esse é um compromisso do Recife Cidade Inteligente”, declarou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


26/09


2020

Ipojuca: Santana inicia campanha com bicicletada

Em Ipojuca, o candidato a prefeito pelo PSB, Carlos Santana, inicia sua campanha amanhã em Nossa Senhora do Ó, um de seus principais redutos eleitorais. Uma bicicletada partindo da Praça Capitão Braz dará a largada para a campanha do socialista, cuja coligação tem o PT, PDT e Solidariedade. O Pedal 40 começa a concentrar às 6h, com partida às 6h40 pelas ruas do distrito.

Em seguida, o prefeiturável segue para agenda nos engenhos ipojucanos ao longo do dia. “Este primeiro dia de campanha reflete o espírito de nossas propostas. Queremos valorizar o urbano e o rural, além de unir a energia da juventude com a experiência de quem sabe trabalhar. O pedal 40 e as visitas aos homens e mulheres do campo simbolizam isso”, afirma Santana.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


26/09


2020

Em Arcoverde, Zeca dá a largada com carreata amanhã

O candidato à Prefeitura de Arcoverde Zeca Cavalcanti (PTB) abre sua campanha eleitoral, amanhã, com uma série de eventos, entre eles uma carreata. A partir das 09h, o ex-prefeito que disputa um terceiro mandato à frente do município, promove um adesivaço com a colocação de perfurados e adesivos na base 14, em frente ao Ipsep.

O petebista vai estar ao lado do candidato a vice de sua chapa, Eduíno Filho (Podemos), além de postulantes a vereador e os ex-deputados estaduais Júlio Cavalcanti (PSD) e Eduíno Brito (Podemos). Às 11h, Zeca Cavalcanti e Eduíno Filho promovem a primeira grande carreata da campanha batizada de "Arrancada do 14", marcando o início do que chamam da “grande vitória do povo”.

O evento tem concentração em frente à Ivel. De lá, segue pelas principais ruas e avenidas da cidade. A coligação das oposições, denominada de “Muda Arcoverde”, é formada por oito partidos: PTB, Podemos, PT, PL, PSD, DEM, PSDB e Republicanos. 

“Estamos dando início a uma campanha propositiva, limpa, de paz e participação, de forma a promover as mudanças que o povo de Arcoverde tanto espera e recolocar nossa terra de volta aos trilhos do desenvolvimento”, afirmou Zeca.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


26/09


2020

Márcia decide ser vice de Pastor Valdeir em Itaquitinga

Em Itaquitinga, na Mata Norte pernambucana, a pré-candidata a prefeita Márcia Souza (PSC) desistiu de disputar as eleições como cabeça de chapa e se uniu ao Pastor Valdeir (PTC) para, juntos, formarem a coligação "Novos caminhos para uma nova cidade". Em nota, Márcia comunicou sua decisão.

“A minha decisão foi tomada em prol de um grupo que fosse capaz de se unir para por um fim a um círculo vicioso de maus gestores, que não fazem nada por nossa cidade nem pela nossa gente. Eu decidi retirar a minha a candidatura à prefeita, apoiar o nome de Pastor Valdeir para prefeito e compor a chapa como vice por acreditar que a nossa união sairá vencedora no pleito que se avizinha", declarou.

"Os desafios que Itaquitinga tem pela frente e a relevância da nossa gente precisam ser tratados com responsabilidade e sobriedade. Acredito que prevalecerá o espírito público daqueles que entendem o que precisa ser feito. Política coletiva ainda se faz com honradez, honestidade, compromisso e aceitação. Quando estas condicionantes não se fazem presentes, a fim de se formar uma frente, a luta perde o sentido", continuou Márcia.

O Pastor Valdeir agradeceu à Márcia por aceitar integrar a chapa como vice. “Eu e Márcia discutimos a construção de uma união pelo futuro da nossa cidade e como podemos trabalhar para superar os desafios que estão postos, buscando soluções e iniciativas inovadoras. Agradeço a confiança e reafirmo o nosso compromisso de seguir lutando, juntos, pela melhoria da qualidade de vida da nossa população. Estamos fazendo uma renovação de verdade, levando em conta qualidade, competência e compromisso social”, afirmou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


26/09


2020

Justiça veta muvuca eleitoral em Tacaratu

O juiz Hugo Vinicius Castro Jimenez, que atende a 89ª Zona Eleitoral de Tacaratu, no Sertão de Itaparica, proibiu os partidos políticos de promoverem novas aglomerações na cidade. O pedido de tutela antecipada partiu do Ministério Público Eleitoral de Pernambuco.

Avante, MDB, PROS, PSB, PSD, PSDB, PL, Solidariedade, PP, PSC e PT foram as legendas requeridas judicialmente. O magistrado entendeu que era necessário atender o pedido do promotor eleitoral de Pernambuco em razão da pandemia e o risco de contágio pelas aglomerações.

A decisão obriga que os partidos e a Prefeitura respeitem o decreto estadual e organizem eventos com lotação máxima de 100 pessoas ou que atinjam 30% da capacidade do local. Quem descumprir a determinação estará sujeito à multa diária de R$ 40 mil. As Polícias Civil e Militar também foram comunicadas sobre a decisão judicial

“Ante o exposto, concedo a tutela provisória de urgência requisitada pelo MPE de modo que o município de Tacaratu e os partidos requeridos atendam fidedignamente as medidas de restrição reiteradas no Decreto Estadual n° 49.393/20 com lotação máxima de 100 pessoas atingindo 30% dos locais envolvidos. Para tanto, fixo em descumprimento multa astreinte de 40.000,00 reais, sem prejuízo das incidências do art. 347 do Código Eleitoral. Ofícios a Polícia Civil e PM local”, declarou o juiz Hugo Vinicius.

Nos últimos dias, diversos vídeos circularam na internet, mostrando centenas de pessoas circulando pelas ruas de Tacaratu em atos políticos, sem máscara e desrespeitando distanciamento social, além do som estridente.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


26/09


2020

Noé inicia campanha com buzinaço em Água Preta

O candidato do PSB à Prefeitura de Água Preta, Noé Magalhães, inicia sua campanha, amanhã, com um grande buzinaço, percorrendo as principais ruas da cidade, a partir das 8h40. Além do prefeiturável da coligação "Coragem para mudar Água Preta", que tem PDT e Patriota, além do PSB, o evento terá a presença do postulante a vice, Neto Cavalcanti (PSB), e dos candidatos a vereador dos três partidos.

O buzinaço terá o seu começo na Rua David Madeira, no Centro, em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Por volta das 13h40, a comitiva de Noé segue para a Zona Rural do município, numa visita aos moradores do Engenho Souza.

Os organizadores do evento político prometem respeitar todos os protocolos de combate à pandemia, evitando aglomeração e respeitando o distanciamento mínimo de 1,5 m.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


26/09


2020

Comerciantes da orla de Jaboatão têm acesso a crédito

Comerciantes que atuam na orla de Jaboatão dos Guararapes, nos bairros de Piedade, Candeias e Barra de Jangada, já começaram a ter acesso à linha de crédito de até R$ 10 mil, que foi intermediada pela Prefeitura em parceria com o BNB. O anúncio do microcrédito foi feito no início do mês, com o objetivo de apoiar os 250 comerciantes que passaram cinco meses sem exercer suas atividades por conta da pandemia do novo coronavírus.

Para auxiliar no processo, a Prefeitura de Jaboatão disponibilizou a Sala do Empreendedor da Regional 6, em Piedade, para que um representante do Banco do Nordeste pudesse receber os trabalhadores interessados para realizar a triagem dos documentos. Severino da Silva, um dos 18 comerciantes já aprovados, assinou, ontem, o contrato para a liberação de R$ 8.500. “Ter esse crédito aprovado é a chance de um retorno digno, porque quando compramos fiado em algum estabelecimento, ficamos impossibilitados de uma série de coisas. Ter dinheiro em mãos nos permite negociar e voltar a ter um negócio rentável”, pontuou.

Os recursos garantidos pela linha de crédito poderão ser investidos para a compra de estoque de alimentos, itens para melhoria de cada empreendimento, além de equipamentos de EPI e saneantes - necessários neste momento para ajudar a conter a pandemia da Covid-19.

“Além de todos os danos emocionais e perdas causadas pela Covid-19, essa pandemia atingiu a economia mundial pelas costas. Passar cinco meses sem saber de onde você vai tirar o sustento da sua família é desesperador. Durante este período, nossa gestão trabalhou no sentido de dar um alicerce aos comerciantes da orla”, comentou o prefeito Anderson Ferreira.

O gestor público lembrou que um dos incentivos aos empreendedores informais da orla foi a distribuição de cestas básicas realizada pela Prefeitura durante a quarentena. Para o retorno das atividades, todos os comerciantes da praia precisam seguir o protocolo de contenção da Covid-19, como uso obrigatório de máscaras e distanciamento entre barracas.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


26/09


2020

Doutor Vinícius anuncia apoio a Yves em Paulista

O vereador Vinícius Campos (SD), que foi pré-candidato a prefeito de Paulista, foi às redes sociais, hoje, para anunciar apoio a Yves Ribeiro (MDB) na eleição majoritária. Vinícius chegou a ser oficializado pelo diretório municipal do Solidariedade como postulante à Prefeitura, mas o comando do partido no Estado decidiu anular os efeitos da convenção para apoiar Francisco Padilha (PSB).

"Todo mundo acompanhou o golpe covarde que eu sofri da gestão de Junior Matuto e de seu candidato, Francisco Padilha, que inviabilizaram a minha candidatura a prefeito. A partir desse momento, pensando no melhor para Paulista, falei com os meus eleitores, com meu grupo político e, numa voz uníssona, decidimos aderir à campanha de Yves Ribeiro e Dido Vieira na nossa cidade", declarou em vídeo.

"Enxergamos neles a grande possibilidade de derrotar toda essa velha política que está ocupando a Prefeitura. Yves Ribeiro traz a experiência de um gestor de sucesso. É uma pessoa próxima ao povo e revolucionou a questão da moradia popular na cidade. Ele enxerga o que as pessoas mais humildes sofrem. [Já] Dido Vieira traz a juventude, a força, o empreendedorismo, que é o que essa cidade vai precisar nos próximos anos", justificou Vinícius.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha